You are on page 1of 47

Manual de Utilizao MT6000 MasterTool ProPonto

Rev. D 04/2010 Cd. Doc: 6299-040.3

altus

Condies Gerais de Fornecimento

Nenhuma parte deste documento pode ser copiada ou reproduzida de alguma forma sem o consentimento prvio e por escrito da ALTUS Sistemas de Informtica S.A., que se reserva o direito de efetuar alteraes sem prvio comunicado. Conforme legislao vigente no Brasil, do Cdigo de Defesa do Consumidor, informamos os seguintes aspectos relacionados com a segurana de pessoas e instalaes do cliente: Os equipamentos de automao industrial, fabricados pela ALTUS, so robustos e confiveis devido ao rgido controle de qualidade a que so submetidos. No entanto, equipamentos eletrnicos de controle industrial (controladores programveis, comandos numricos, etc.) podem causar danos s mquinas ou processos por eles controlados, no caso de defeito em suas partes e peas, erros de programao ou instalao, podendo inclusive colocar em risco vidas humanas. O usurio deve analisar as possveis conseqncias destes defeitos e providenciar instalaes adicionais externas de segurana que, em caso de necessidade, atuem no sentido de preservar a segurana do sistema, principalmente nos casos da instalao inicial e de testes. imprescindvel a leitura completa dos manuais e/ou caractersticas tcnicas do produto, antes da instalao ou utilizao do mesmo. A ALTUS garante os seus equipamentos contra defeitos reais de fabricao pelo prazo de doze meses a partir da data da emisso da nota fiscal. Esta garantia dada em termos de manuteno de fbrica, ou seja, o transporte de envio e retorno do equipamento at a fbrica da ALTUS, em Porto Alegre, RS, Brasil, ocorrer por conta do cliente. A garantia ser automaticamente suspensa caso sejam introduzidas modificaes nos equipamentos por pessoal no autorizado pela ALTUS. A ALTUS exime-se de quaisquer nus referentes a reparos ou substituies em virtude de falhas provocadas por agentes externos aos equipamentos, pelo uso indevido dos mesmos, bem como resultantes de caso fortuito ou por fora maior. A ALTUS garante que seus equipamentos funcionam de acordo com as descries contidas explicitamente em seus manuais e/ou caractersticas tcnicas, no garantindo a satisfao de algum tipo particular de aplicao dos equipamentos. A ALTUS desconsiderar qualquer outra garantia, direta ou implcita, principalmente quando se tratar de fornecimento de terceiros. Pedidos de informaes adicionais sobre o fornecimento e/ou caractersticas dos equipamentos e servios ALTUS, devem ser feitos por escrito. A ALTUS no se responsabiliza por informaes fornecidas sobre seus equipamentos sem registro formal. DIREITOS AUTORAIS Srie Ponto, MasterTool e QUARK so marcas registradas da ALTUS Sistemas de Informtica S.A. IBM marca registrada da International Business Machines Corporation. Windows e Windows Vista so marcas registradas da Microsoft Corporation.

Sumrio

Sumrio
PREFCIO DESCRIO DESTE MANUAL DOCUMENTOS RELACIONADOS TERMINOLOGIA CONVENES UTILIZADAS SUPORTE TCNICO REVISES DESTE MANUAL O MASTERTOOL PROPONTO MT6000 1 1 1 2 3 4 5 6

INSTALAO O CD DE DISTRIBUIO REQUISITOS DE HARDWARE E SOFTWARE INSTALANDO O PROPONTO INSTALANDO O ACROBAT READER INICIANDO O PROPONTO LICENA DE SOFTWARE MODO DEMONSTRAO DESINSTALAO FUNES DO PRODUTO ORGANIZAO EM PROJETO COMPONENTES DO BARRAMENTO TELA DE DESENHO POR SEGMENTO RVORE DE COMPONENTES VISUALIZAO DAS CTS E MANUAIS VERIFICAO DO BARRAMENTO GERAO DE ETIQUETAS LISTA DE MATERIAL COMANDOS MENU ARQUIVO NOVO BARRAMENTO ABRIR BARRAMENTO SALVAR SALVAR COMO FECHAR INFORMAES DO PROJETO IMPRIMIR SAIR

7 7 7 8 8 10 10 10 11 12 12 12 12 12 13 13 13 13 14 14 14 14 14 14 14 15 15 16 ii

Sumrio MENU EDITAR RECORTAR COPIAR COLAR MENU DESENHO INSERIR REMOVER MOVER P/ DIREITA MOVER P/ ESQUERDA TELA DE DESENHO TELA DE COMPONENTES TELA DE DOCUMENTAO TELA DE PARMETROS MENU FERRAMENTAS VERIFICAR BARRAMENTO GERAR ETIQUETAS OPES MENU AJUDA CONTEDO E NDICE INFORMAES DO COMPONENTE CARACTERSTICAS TCNICAS MANUAL OUTROS MANUAIS BASES COMPATVEIS SOBRE O PROPONTO PROCEDIMENTOS PROJETO DE BARRAMENTO DE FORMA GRFICA A TELA DE COMPONENTES A TELA DE DESENHO A TELA DE BASES COMPATVEIS PARAMETRIZAO VERIFICAO DA VALIDADE DA CONFIGURAO ATRIBUIO DE TAGS AOS PONTOS DO SISTEMA GERAO DE ETIQUETAS DE IDENTIFICAO DOS MDULOS FORMATO DAS ETIQUETAS CHAMANDO A PLANILHA DE ETIQUETAS CONFIGURANDO A PLANILHA DE ETIQUETAS CONFIGURANDO A IMPRESSO DA PLANILHA DE ETIQUETAS PREENCHENDO A PLANILHA DE ETIQUETAS IMPRIMINDO AS ETIQUETAS RELATRIOS RELATRIO DE PROJETO LISTA DE MATERIAIS RELATRIO DE VERIFICAO DE BARRAMENTO GLOSSRIO GLOSSRIO DA SRIE PONTO GLOSSRIO DE REDES GLOSSRIO GERAL 16 16 16 16 16 16 16 16 16 16 17 17 17 17 17 17 17 17 17 17 17 17 17 18 18 19 19 19 21 24 25 26 29 30 30 32 33 33 34 36 36 37 39 40 41 41 41 42

iii

Prefcio

Prefcio
A seguir, apresentado o contedo dos captulos deste manual, das convenes adotadas, bem como uma relao dos manuais de referncia relacionados com este software.

Descrio deste Manual


Este manual descreve o MasterTool ProPonto MT6000, s vezes referido apenas como ProPonto, e est dividido em cinco captulos e um apndice. O captulo 1, O MasterTool ProPonto MT6000, apresenta uma descrio do ProPonto, suas principais caractersticas e funes. O captulo 2, Instalao, descreve o CD de distribuio e a instalao do ProPonto. O captulo 3, Funes do Produto, apresenta, de forma detalhada, a funcionalidade do ProPonto. O captulo 4, Comandos, apresenta de maneira seqencial todos os comandos do menu do ProPonto. O captulo 5, Procedimentos, descreve os principais procedimentos efetuados com o ProPonto, usando exemplos. O apndice A, Glossrio, relaciona as expresses e abreviaturas utilizadas neste manual.

Documentos Relacionados
Para obter informaes adicionais sobre o ProPonto e sobre a Srie Ponto, podem ser consultados outros documentos disponveis no CD de distribuio deste produto e no site da Altus na Internet, www.altus.com.br
Cdigo MU209000 MU299026 CT109000 CT109001 MU209100 MU203028 MU203026 Denominao Manual de Utilizao da Srie Ponto Manual de Utilizao da Rede PROFIBUS Caractersticas Gerais da Srie Configurao da cabea PROFIBUS Manual de Utilizao PO3045 UCP Manual de Utilizao MasterTool MT4100 Manual de Utilizao ProfiTool - AL3865

Prefcio

Terminologia
Neste manual, as palavras software e hardware so empregadas livremente, por sua generalidade e freqncia de uso. Por este motivo, apesar de serem vocbulos em ingls, aparecero no texto sem aspas. As seguintes expresses so empregadas com freqncia no texto do manual. Por isso, a necessidade de serem conhecidas para uma melhor compreenso. CP: Controlador Programvel - entendido como um equipamento composto por uma UCP, mdulos de entrada e sada e fonte de alimentao UCP: Unidade Central de Processamento, o mdulo principal do CP, que realiza o processamento dos dados MasterTool: identifica o programa ALTUS para microcomputador padro IBM-PC ou compatvel, executvel em ambiente WINDOWS, que permite o desenvolvimento de aplicativos para os CPs das sries Ponto, PICCOLO, AL-2000, AL-3000 e QUARK. Ao longo do manual, este programa ser referido pela prpria sigla ou como "programador MasterTool" Browser: Interface de visualizao de pginas HTML via protocolo HTTP.

Outras expresses podem ser encontradas no apndice A, Glossrio.

Prefcio

Convenes Utilizadas
Os smbolos utilizados ao longo deste manual possuem os seguintes significados: Este marcador indica uma lista de itens ou tpicos. maisculas PEQUENAS indicam nomes de teclas, por exemplo ENTER.
TECLA1+TECLA2 usado para teclas a serem pressionadas simultaneamente. Por exemplo, a digitao simultnea das teclas CTRL e END indicada como CTRL+END.

usado para teclas a serem pressionadas seqencialmente. Por exemplo, a mensagem Digite ALT, F10 significa que a tecla ALT deve ser pressionada e liberada e ento a tecla F10 pressionada e liberada.
TECLA1, TECLA2

MAISCULAS GRANDES indicam nomes de arquivos e diretrios. Itlico indica palavras e caracteres que so digitados no teclado ou vistos na tela. Por exemplo, se for solicitado a digitar A:MASTERTOOL, estes caracteres devem ser digitados exatamente como aparecem no manual. NEGRITO usado para nomes de comandos ou opes, ou para enfatizar partes importantes do texto. As mensagens de advertncia apresentam os seguintes formatos e significados:

PERIGO: O rtulo PERIGO indica que risco de vida, danos pessoais graves ou prejuzos materiais substanciais resultaro se as precaues necessrias no forem tomadas.

CUIDADO: O rtulo CUIDADO indica que risco de vida, danos pessoais graves ou prejuzos materiais substanciais podem resultar se as precaues necessrias no forem tomadas.

ATENO: O rtulo ATENO indica que danos pessoais ou prejuzos materiais mnimos podem resultar se as precaues necessrias no forem tomadas.

Prefcio

Suporte Tcnico
Para acessar o Suporte Tcnico ligue para (51) 3337-3633 em Porto Alegre, RS, ou para o Suporte Tcnico mais prximo conforme a pgina da Altus na INTERNET: www.altus.com.br E-MAIL: altus@altus.com.br

Caso o equipamento j esteja instalado, aconselhvel providenciar as seguintes informaes antes de entrar em contato: Modelos de equipamentos utilizados e configurao do sistema instalado Nmero de srie da UCP, reviso do equipamento e verso do software executivo, constantes na etiqueta fixada na sua lateral Informaes do modo de operao da UCP, obtidas atravs do programador MASTERTOOL Contedo do programa aplicativo (mdulos), obtido atravs do programador MASTERTOOL Verso do programador utilizado

Prefcio

Revises deste Manual


O cdigo de referncia, da reviso e a data do presente manual esto indicados na capa. A mudana da reviso pode significar alteraes da especificao funcional ou melhorias no manual. O histrico a seguir lista as alteraes correspondentes a cada reviso deste manual:

Reviso: A Aprovao: Luiz Gerbase Autor: Joaquim Souza

Data: 10/2001

Observaes: Verso inicial


Reviso: B Aprovao: Luiz Gerbase Autor: Luciano Bueno Data: 10/2001

Observaes: Formatao do manual para o novo modelo.

Reviso: C Aprovao: Luiz Gerbase Autor: Joaquim Souza

Data: 03/2003

Observaes: Includas observaes para instalao como administrador no Windows 2000 ou superior.

Reviso: D Aprovao: Telma Camargo Autor: Lus Felipe Kummer

Data: 04/2010

Observaes: Includo suporte ao Windows 7. Reviso do uso das marcas de propriedade da Microsoft. Reviso da seo sobre a instalao do ProPonto. Revisor Tcnico: Roberto Martiny Revisor Editorial: Rafael Oliveira

Captulo 1

O MasterTool ProPonto MT6000

O MasterTool ProPonto MT6000


A Srie Ponto um sistema para controladores programveis, utilizando as redes de campo padro, tal como o PROFIBUS e DEVICENET. Desta maneira, garante-se a compatibilidade com qualquer UCP que siga estes padres. A srie possui tambm UCPs de alta capacidade interligadas diretamente ao mdulos de E/S. Recomenda-se a leitura da Caracterstica Tcnica geral da Srie Ponto (CT109000) para mais detalhes. O software MasterTool ProPonto MT6000 uma ferramenta de auxlio ao projeto de um barramento da Srie Ponto. Possui as seguintes funes: Projeto dos barramentos de mdulos de maneira grfica, atravs de uma tela de desenho na qual se pode inserir e visualizar os mdulos e bases da Srie Ponto. Esta tela de desenho do barramento dividida em quatro segmentos, exatamente igual a um barramento fsico. Verificao da validade da configurao conferindo itens tais como: consumo de corrente, compatibilidade de bases e limites de projeto. Caso ocorra algum tipo de erro (incompatibilidade entre mdulo e base, falta de terminador etc.) ele ser apresentado em uma tela de mensagens de erros, informando tambm a posio onde ocorreu o erro para que se possa localiz-lo facilmente e corrigi-lo. Consulta a toda documentao tcnica dos produtos da Srie Ponto de uma maneira rpida e integrada (CTs e manuais). Atribuio de Tags aos pontos do sistema e uso destes tags no MasterTool. Gerao de etiquetas para identificao dos mdulos. Gerao de lista de materiais. Configurao a partir de uma lista de mdulos e bases disponveis na "rvore dos componentes".

O software executvel nos sistemas operacionais Windows 98, Windows 2000, Windows XP e Windows 7, (todos 32bits).,podendo ser operado por mouse e/ou teclado. O software est disponvel nas verses portugus e ingls.

Captulo 2

Instalao

Instalao
Este captulo descreve como distribudo o ProPonto, os requisitos de hardware e software necessrios a sua execuo, o procedimento para a sua instalao em disco rgido e como iniciar sua execuo.

O CD de Distribuio
O ProPonto distribudo em um CD contendo os arquivos e diretrios listados a seguir . Arquivos: INSTALL.EXE : LEIAME.TXT : CONTRATO.TXT : README.TXT : CONTRACT.TXT : Instalador, deve ser executado para iniciar a instalao Informaes recentes, no includas no manual do produto Contrato de Licena de Software Altus Verso do arquivo Leiame.txt em Ingls Verso do arquivo Contrato.txt em Ingls

Diretrios: [GSD] : [PUBLICP] : [PUBLICI] : [ACROB95] : [WORDVIEW] : [PowerPoint] : [Apresentacoes] : [MATR_POR] : [MATR_ING] : Arquivos GSD Manuais e CTs da Srie Ponto Manuais e CTs em ingls da Srie Ponto Acrobat Reader, deve ser instalado para se visualizar as CTs Word Viewer Power Point Viewer Apresentaes de produtos da Srie Ponto Arquivos de instalao em portugus Arquivos de instalao em ingls

Requisitos de Hardware e Software


Para a instalao e utilizao do ProPonto, so necessrios os seguintes requisitos mnimos de hardware e software:
Plataforma Processador Espao em Disco Memria RAM Vdeo Resoluo Browser compatvel PC com Windows 98, Windows 2000 SP4, Windows XP SP2 (32bits) ou Windows 7 (32bits). Pentium 100 MHz (mnimo) 50 MB (mnimo) 64 MB (mnimo) Super VGA 800x600 (recomendvel) Internet Explorer 3.0 ou superior Netscape 4.6 ou superior

Captulo 2

Instalao

Instalando o ProPonto
Para instalar o ProPonto, deve-se executar o programa Setup.exe na raiz CDROM. Inicialmente deve-se selecionar o idioma desejado, atravs da seguinte tela:

Figura 2-1 Tela de seleo da linguagem Aps o idioma ter sido escolhido, a instalao continua a partir do respectivo programa instalador, que apresenta na seqncia as seguintes telas: Welcome: apresenta a janela de boas vindas; Software Licence Agreement: apresenta o Contrato de Licena de Software Altus. Estando de acordo com os termos do contrato, deve-se aceit-lo para que a instalao prossiga; Readme Information: apresenta o arquivo Readme.txt; Choose Destination Location: nesta tela, deve-se selecionar o diretrio onde vai ser instalado o ProPonto; Select Program Folder: nesta tela, deve-se selecionar o nome do folder a ser criado no menu Iniciar;

Start Copying Files: a cpia dos arquivos para o disco rgido se inicia a partir desta tela.

Ao final da instalao, apresentada uma tela confirmando ou no o sucesso da operao. ATENO: Para instalar ou desinstalar o ProPonto nas verses Windows 2000 ou superior necessrio utilizar um login com privilgios de administrador.

ATENO: Aps a instalao no Windows 2000 ou superior necessrio reinicializar o micro.

Instalando o Acrobat Reader


Os arquivos de CTs e manuais neste CD encontram-se no formato pdf , e necessitam do visualizador Acrobat Reader ou compatvel para serem visualizados. O visualizador Acrobat Reader pode ser instalado executando-se o arquivo Ar32e301.exe , que se encontra no diretrio [acrob95] na raiz do CD .

Captulo 2

Instalao

Captulo 2

Instalao

Iniciando o ProPonto
Aps a instalao, o ProPonto pode ser executado a partir do menu "Iniciar \ Programas \ ProPonto". Quando utilizado em conjunto com o MasterTool Programming MT4000 ou MT4100, para a configurao de um barramento de uma CPU da Srie Ponto, o ProPonto no deve ser executado a partir do menu Iniciar, e sim a partir do prprio MasterTool, conforme explicado no Manual de Utilizao MasterTool MT4100.

Licena de Software
Ao ser executado pela primeira vez, o ProPonto solicita que o usurio preencha os dados do Contrato de Licena de Software: nome da empresa, nmero de srie e chave de software. O nmero de srie e a chave de software encontram-se no encarte frontal da caixa do CD. A figura a seguir mostra a tela de preenchimento da licena de Software:

Figura 2-2 Tela de Licena de Software Aps o preenchimento correto destas informaes, pode-se utilizar normalmente o programa.

Modo Demonstrao
Pode-se executar o ProPonto em modo demonstrao. Neste modo de operao, no necessrio preencher os dados do contrato de licena de software, mas a funcionalidade do produto fica reduzida, pois apenas os trs primeiros componentes do segmento zero sero salvos. Para se executar o ProPonto em modo demonstrao, deve-se pressionar o boto Sair na tela de preenchimento de licena de software, e confirmar a execuo neste modo.

10

Captulo 2

Instalao

Desinstalao
Para se desinstalar o ProPonto, seguir os seguintes passos: Fechar todos os programas. Clicar no boto Iniciar do Windows, apontar para Configuraes e, em seguida, clicar em Painel de controle. Clicar duas vezes no cone Adicionar/remover programas. Clicar em MasterTool ProPonto MT6000 na guia Instalar/desinstalar e, em seguida, em Adicionar/remover. Seguir as instrues na tela.

ATENO: Para instalar ou desinstalar o ProPonto no Windows 2000 ou superior necessrio utilizar um login com privilgios de administrador.

11

Captulo 3

Funes do Produto

Funes do Produto
Este captulo apresenta as funes do produto. O detalhamento da operao feito nos captulos Comandos e Procedimentos .

Organizao em Projeto
O ProPonto utiliza o conceito de projeto, que estabelece uma relao entre vrios arquivos formando um ambiente de trabalho. Um nico projeto poder ser aberto por vez, e suas informaes sero salvas em um arquivo com a extenso .GBL.

Componentes do Barramento
Um barramento da Srie Ponto composto de um mdulo mestre (UCP ou cabea remota de rede de campo) e diversos mdulos escravos (tipicamente mdulos de E/S). Um barramento pode se dividir em at quatro segmentos de barramento. O ProPonto possui os seguintes componentes de um barramento: Componentes que formam o meio fsico: bases, expansores de barramento, cabos de expanso e terminadores Componentes conectados sobre bases, ou mdulos: cabeas remotas, CPUs, mdulos de E/S, fontes de alimentao

Recomenda-se a leitura da Caracterstica Tcnica geral da Srie Ponto (CT109000) e do Manual de Utilizao da Srie Ponto (MU209000) para mais detalhes.

Tela de Desenho por Segmento


A tela de desenho do ProPonto permite criar um barramento, inserindo-se os componentes (bases e mdulos) sobre o barramento, de maneira grfica. No captulo Procedimentos mostrado um exemplo desta tela (figura 5-3), para o segmento zero. possvel selecionar qual dos quatro segmentos (0 a 3) ser exibido. Em cada segmento, existem 14 reas reservadas para posies fsicas. Em cada posio fsica pode se inserir at dois componentes: uma base (rea inferior da posio fsica) e um mdulo (rea superior da posio fsica). As duas posies iniciais devem ser utilizadas para cabeas remotas, CPUs e/ou fontes de alimentao. As duas posies finais devem ser utilizadas para expansores de barramento, cabos de expanso de barramento e terminadores. As dez posies centrais devem ser utilizadas apenas para os mdulos de E/S e interfaces de rede.

rvore de componentes
A rea a esquerda da tela mostra uma rvore de componentes com pastas que classificam os componentes entre Fontes, CPUs, Cabeas Remotas, Interfaces de Rede, Mdulos de E/S, Bases, Expansores, Cabos e Terminador. Esta rvore pode ser expandida at o nvel de componente (um mdulo ou uma base). Esta organizao facilita o trabalho de insero dos componentes no barramento, pois permite que eles sejam encontrados mais facilmente. O ProPonto possui uma lista das bases compatveis com cada mdulo, facilitando a insero de bases. O usurio no precisar ficar procurando por uma que seja compatvel com o mdulo j 12

Captulo 3

Funes do Produto

inserido. Ele poder simplesmente escolher apenas entre bases que j sero compatveis com o mdulo da mesma posio.

Visualizao das CTs e Manuais


O ProPonto permite a visualizao do arquivo de caractersticas tcnicas (CT) e/ou do manual de qualquer componente de forma bastante simples: basta selecionar o componente e pressionar o boto CT ou MAN. Os arquivos de CT e os manuais so fornecidos no CDROM ou podem ser obtidos por download na Internet. So distribudas no formato .pdf , e para que possam ser corretamente apresentadas, o respectivo visualizador (Acrobat Reader, disponvel no CDROM) precisa estar instalado no micro que estiver executando o ProPonto. O ProPonto permite tambm que se apresentem informaes resumidas sobre estes componentes: cdigo de almoxarifado, cdigo comercial e descrio comercial. Isto facilita a identificao das caractersticas do mdulo, por exemplo, se uma entrada ou uma sada, quantos pontos, qual a tenso/corrente de trabalho, etc.

Verificao do Barramento
O ProPonto permite que se verifique a correo do barramento do ponto de vista da topologia e do balano de energia.

Gerao de Etiquetas
O ProPonto permite a criao de etiquetas para identificao do mdulo e seus pontos de E/S. Cada etiqueta possui de uma a trs linhas para identificar o mdulo, e diversas linhas para identificar os pontos de E/S. A primeira linha de identificao do mdulo composta de 5 dgitos numricos: trs que identificam o painel eltrico no qual o barramento montado, e duas que identificam o mdulo de forma nica no painel. Esta identificao do mdulo pode ser utilizada, em conjunto com o nmero do ponto, nas anilhas da fiao de campo. As linhas de identificao dos pontos de E/S na etiqueta correspondem aos tags dos pontos no campo. ATENO: Maiores detalhes sobre as etiquetas de identificao de mdulos podem ser obtidas no captulo 5, Procedimentos .

Lista de Material
O ProPonto possibilita a gerao da lista de material, contendo todos os componentes ALTUS necessrios para a construo do barramento (mdulos, bases, cabos, terminadores, expansores, fontes, etc).

13

Captulo 4

Comandos

Comandos
Nesta seo descreve-se em detalhes todos os comandos de menu disponveis no ProPonto. Esto disponveis os seguintes itens no menu do ProPonto: Arquivo Editar: Desenho Ferramentas Ajuda

Menu Arquivo
Novo Barramento
Cria um novo projeto de barramento Ponto. Se houver outro projeto aberto, solicita confirmao para fechar este projeto, e tambm para salv-lo, se existirem alteraes no salvas. O novo projeto receber provisoriamente o nome de NoName.GBL . Quando o projeto for salvo, um novo nome dever ser fornecido.

Abrir Barramento
Abre um projeto existente de barramento Ponto. Solicita o nome do arquivo, com a extenso . GBL, e permite definir um caminho, digitando diretamente, ou fazendo um "browse". Se houver outro projeto aberto, solicitar confirmao para fechar este projeto, e tambm para salv-lo, se existirem alteraes no salvas.

Salvar
Salva o arquivo de projeto. Se o nome ou o caminho ainda no esto definidos solicita sua definio. O caminho poder ser definido fazendo um "browse" ou digitando-se manualmente.

Salvar Como
Salva o projeto solicitando que o usurio confirme o nome de arquivo ou selecione um novo nome para o arquivo de projeto.

O caminho poder ser definido fazendo um "browse" ou digitando-se manualmente.

Fechar
Fecha o projeto, solicitando confirmao para salvar projeto, se existirem alteraes no salvas.

14

Captulo 4

Comandos

Informaes do Projeto
Abre uma tela que contm informaes gerais do projeto, digitadas pelo usurio, conforme mostra a seguinte figura:

Figura 4-1 Tela Informaes do Projeto Os campos desta tela so: Ttulo do Projeto: texto com at 64 caracteres Empresa: texto com at 64 caracteres Verso do Projeto: texto com at 8 caracteres Data: data do projeto Tcnico: texto com at 32 caracteres Observaes: cinco linhas com breve descrio do projeto Prefixo de Etiquetas de Mdulos: valor numrico de 3 dgitos, utilizado para gerar etiquetas para mdulos deste barramento Nmero Mximo de Caracteres do Programador: valor numrico de 2 dgitos, utilizado para limitar o tamanho dos tags na tela de documentao. O valor default para projetos novos de 7 caracteres

Imprimir
Imprime os relatrios do ProPonto: Projeto: imprime toda a estrutura do projeto; Lista Material : imprime todos os componentes ALTUS necessrios para construir o barramento; Verificao de Barramento : imprime as mensagens de erro e/ou warning do comando Verificar Barramento.

Todas as impresses podem ser realizadas numa impressora local, ou numa impressora de rede. Os relatrios podem ser disponibilizados de trs maneiras distintas: 15

Captulo 4 na impressora na tela (apenas visualiza, sem imprimir) em arquivo

Comandos

Sair
Encerra o ProPonto, solicitando confirmao para salvar projeto, se existirem alteraes no salvas.

Menu Editar
Recortar
Remove o componente selecionado e o coloca na rea de transferncia

Copiar
Copia o componente selecionado para a rea de transferncia

Colar
Insere o componente da rea de transferncia na posio selecionada

Menu Desenho
Inserir
Insere um componente, mdulo ou base, na posio selecionada no desenho do barramento.

Remover
Remove o componente selecionado, mdulo ou base.

Mover p/ Direita
Move todos os componentes, mdulos ou bases, de uma posio para a direita, a partir do componente selecionado, dentro da rea reservada para mdulos (as 10 posies centrais de cada segmento). O ltimo mdulo ou base, se existir, perdido.

Mover p/ Esquerda
Move todos os componentes, mdulos ou bases, de uma posio para a esquerda, a partir do componente selecionado, dentro da rea reservada para mdulos (as 10 posies centrais de cada segmento). O primeiro mdulo ou base, se existir, perdido.

Tela de Desenho
Chama a tela de desenho.

16

Captulo 4

Comandos

Tela de Componentes
Chama a tree-view de componentes.

Tela de Documentao
Chama a tela de documentao para o mdulo selecionado.

Tela de Parmetros
Chama a tela de parmetros para o mdulo selecionado.

Menu Ferramentas
Verificar Barramento
Verifica a correo do barramento do ponto de vista da topologia e do balano de energia (suficincia de corrente fornecida pelas fontes) e mostra a tela com os resultados encontrados.

Gerar Etiquetas
Chama a planilha Excel utilizada para se gerar e imprimir as etiquetas dos mdulos do barramento.

Opes
Chama a tela de configuraes do ProPonto, onde se define os diretrios dos cones e imagens, o diretrio dos arquivos de caractersticas tcnicas dos componentes e o idioma utilizado pelo software.

Menu Ajuda
Contedo e ndice
Apresenta um help resumido sobre o uso do ProPonto, no formato HTML. necessrio um browser tipo Internet Explorer ou Netscape para visualiz-lo.

Informaes do Componente
Mostra informaes resumidas sobre o componente selecionado (cdigo comercial, cdigo de almoxarifado e descrio comercial). O componente pode ser selecionado na rvore de componentes ou no desenho do barramento.

Caractersticas Tcnicas
Invoca o visualizador para exibir a Caracterstica Tcnica do componente selecionado. O componente pode ser selecionado na rvore de componentes ou no desenho do barramento.

Manual
Invoca o visualizador para exibir o manual do componente selecionado.

Outros Manuais
Invoca o visualizador para exibir outros manuais genricos da Srie Ponto. 17

Captulo 4

Comandos

Bases Compatveis
Mostra uma lista de todas as bases compatveis com o componente, caso o componente seja um mdulo. O componente pode ser selecionado na rvore de componentes ou no desenho do barramento

Sobre o ProPonto
Mostra a tela de identificao e verso do software.

18

Captulo 5

Procedimentos

Procedimentos
Este captulo descreve os procedimentos para a utilizao do software ProPonto.

Projeto de Barramento de Forma Grfica


Para se realizar o projeto de um novo barramento, primeiramente deve-se entrar no menu arquivo e executar a opo Novo Barramento. Dessa forma, ser criado um novo barramento, vazio. A Tela de Desenho, e a Tela de Componentes abrem automaticamente.

Figura 5-1 Novo Barramento Em seguida devem ser escolhidos na rvore de componentes os componentes de barramento que sero inseridos no projeto. Para isto, deve-se selecionar o componente na rvore de componentes e arrast-lo para posio desejada na tela de desenho, na qual ele ser inserido. Caso o componente no possa ser inserido naquela posio, uma mensagem de erro correspondente ser apresentada. Existem algumas restries quanto a posio que o componente inserido no barramento. Estas restries so verificadas em dois instantes distintos: na insero do componente e na verificao de barramento, descrita adiante.

A Tela de Componentes
Esta tela possui uma "rvore de componentes" com todos os componentes que podem ser inseridos em um barramento da Srie Ponto, conforme mostra a figura abaixo:

19

Captulo 5

Procedimentos

Figura 5-2 A Tela de Componentes O usurio poder apenas selecionar os componentes, somente um por vez, mas no poder edit-los ou apag-los. Existem apenas dois nveis na rvore: o primeiro representa os grupos, o segundo os componentes. Esta tela possui os seguintes botes na sua parte inferior : Boto "Info": chama a tela com as informaes do respectivo item selecionado na rvore de componentes; Boto "CT": apresenta o arquivo contendo as caractersticas tcnicas do respectivo item selecionado na rvore de componentes. Fica desabilitado se o item selecionado no possuir um arquivo de caractersticas tcnicas. Boto "MAN": apresenta o arquivo contendo o manual do respectivo item selecionado na rvore de componentes. Fica desabilitado se o item selecionado no possuir um arquivo de manual associado. Boto "Bases": chama a tela contendo as Bases Compatveis do respectivo mdulo selecionado na rvore de componentes. Fica desabilitado se o item no for um mdulo.

Observar que os botes Info , CT , MAN e Bases desta tela possuem botes equivalentes na Tela de Desenho. Os botes desta tela atuam sobre o componente selecionado nesta tela, enquanto que os botes da Tela de Desenho atuam sobre o componente l selecionado.

20

Captulo 5

Procedimentos

A Tela de Desenho
Esta tela representa um barramento da Srie Ponto. O barramento montado de forma grfica, inserindo-se os componentes (bases e mdulos) sobre o barramento, conforme a figura a seguir:
Selecionar segmento

Posies reservadas p/ mdulos

Posies reservadas p/ bases

Figura 5-3 A Tela de Desenho Esta figura representa um dos quatro segmentos do barramento. Para selecionar o segmento a ser apresentado, deve-se utilizar os botes tipo guia , na parte superior esquerda da tela. Em cada segmento, existem 14 posies reservadas para componentes. Em cada posio pode-se inserir um base (rea inferior da posio) e um mdulo (rea superior da posio). A numerao das posies fixa, ser sempre a mesma para cada segmento, e correspondem ao "Cdigo do Componente", mostrados logo abaixo das bases. As posies do segmento zero so definidas como 0A, 0B, 00, 01, ... , 09, 0C e 0D, sempre iniciando com 0. As posies do segmento 1 so 1A, 1B, 10, 11, ... , 19, 1C e 1D, sempre iniciando com 1. As posies dos segmentos dois e trs so definidas desta mesma forma. As 10 posies centrais de cada segmento so reservadas para serem utilizadas apenas por Mdulos de E/S ou Interfaces de Rede. As duas posies iniciais de cada segmento podero ser utilizadas por Fontes, CPUs, Cabeas Remotas e Expansores. As duas posies finais de cada segmento podero ser utilizadas por Expansores, Cabos e pelo Terminador. A definio exata de quais componentes podem ser inseridos em quais posies feita na tabela 5-1, mais adiante neste mesmo captulo

21

Captulo 5 Para inserir um componente (mdulo ou base) numa posio, deve-se:

Procedimentos

Selecionar o componente na rvore de componentes (pressionar boto esquerdo do mouse) Selecionar a posio desejada na rea de base ou na rea de mdulo (pressionar boto esquerdo do mouse) Pressionar o boto "Inserir" ou a tecla INS

Outra maneira de realizar inseres arrastar o mdulo ou base desejado da rvore de componentes para a posio desejada na Tela de Desenho. Para arrastar, deve-se pressionar o boto esquerdo do mouse sobre o componente desejado, movimentar o mouse (mantendo-se o boto esquerdo pressionado) at a posio desejada e soltar o boto. Antes de inserir, o ProPonto classifica o componente como base ou como mdulo, e faz as seguintes consistncias: Se o componente for uma base e se tenta inserir em uma rea de mdulo, o ProPonto emitir uma mensagem de erro: "Voc est tentando inserir uma base no local de um mdulo" ; Se o componente for um mdulo e se tenta inserir em uma rea de base, o ProPonto emitir uma mensagem de erro: "Voc est tentando inserir um mdulo no local de uma base " ; Se o componente for inserido em uma rea invlida (nem base, nem mdulo), nada acontece ; Se o componente for inserido em uma rea correta mas no vazia, o ProPonto alertar o usurio: "Esta posio j est ocupada. Deseja substituir ?", e aguardar confirmao ou cancelamento da ao ; Se o componente for inserido em uma rea correta e vazia, ele ser inserido nesta rea .

A tabela a seguir define quais tipos de mdulos e bases podem ser inseridos em quais posies, para cada um dos quatro segmentos : M D . B A S E Segmento 0: Fonte CPU Cabea Remota Interface de Rede Mdulo Base Expansor Cabo Terminador Segmento 1: Fonte CPU Cabea Remota Interface de Rede Mdulo Base Expansor Cabo Terminador 0A 0B 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 0C 0D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1A 1B 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 1C 1D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2A 2B 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 2C 2D - - - - - - - - - - - - - - - - - - 22

M D . B A S E

Segmento 2: M Fonte CPU D .

Captulo 5 Cabea Remota Interface de Rede Mdulo B Base A Expansor S Cabo Terminador Segmento 3: Fonte CPU Cabea Remota Interface de Rede Mdulo Base Expansor Cabo Terminador -

Procedimentos -

M D . B A S E

3A 3B 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 3C 3D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Tabela 5-1 Validao da Insero de Mdulos e Bases Pode-se copiar e colar mdulos ou bases j inseridos no barramento, da forma padronizada no Windows, atravs dos comandos correspondentes no menu Edit, ou das teclas de atalho CTRL-C e CTRL-V. Para remover um componente, deve-se selecionar um mdulo ou base e clicar em "Remover". Para verificar ou inserir as bases compatveis com determinado mdulo, deve-se clicar no boto de "Bases Compatveis". Para mover um mdulo ou base para a direita ou esquerda, deve-se clicar no boto correspondente e o mdulo ou base ser movida. Todos os mdulos (ou bases) subsequentes sero movidos igualmente. Esta tela possui os seguintes botes na sua parte inferior : Boto Inserir : insere o componente selecionado na rvore de componentes Boto Remover : remove o componente selecionado Boto "Bases Compatveis": chama a tela contendo as Bases Compatveis do respectivo mdulo selecionado na Tela de Desenho. Fica desabilitado se o componente no for um mdulo Boto Mover Esquerda : move todos os componentes, mdulos ou bases, de uma posio para a esquerda, a partir do componente selecionado, dentro da rea reservada para mdulos (as 10 posies centrais de cada segmento). O primeiro mdulo ou base, se existir, perdido Boto Mover Direita : move todos os componentes, mdulos ou bases, de uma posio para a direita, a partir do componente selecionado, dentro da rea reservada para mdulos (as 10 posies centrais de cada segmento). O ltimo mdulo ou base, se existir, perdido Boto "Informaes": chama a tela com as informaes resumidas do componente Boto "Verificar Barramento": verifica a correo do barramento do ponto de vista da topologia e do balano de energia (suficincia de corrente fornecida pelas fontes) e mostra a tela com os resultados encontrados Boto "Documentao" : chama a tela de documentao para o mdulo selecionado Boto "Parmetros" : chama a tela de parmetros para o mdulo selecionado Boto "CT": apresenta o arquivo contendo as caractersticas tcnicas do respectivo item selecionado na rvore de componentes. Fica desabilitado se o item selecionado no possuir um arquivo de caractersticas tcnicas. 23

Captulo 5

Procedimentos Boto "MAN": apresenta o arquivo contendo o manual do respectivo item selecionado na rvore de componentes. Fica desabilitado se o item selecionado no possuir um arquivo de manual associado.

Pode-se executar algumas destas funes relacionadas ao componente de uma maneira mais rpida, pressionando-se o boto direito do mouse sobre o componente desejado.

Observar que os botes Informaes , CT , MAN e Bases Compatveis desta tela possuem botes equivalentes na Tela de Componentes. Os botes desta tela atuam sobre o componente selecionado nesta tela, enquanto que os botes da Tela de Componentes atuam sobre o componente l selecionado.

A Tela de Bases Compatveis


A tela de Bases Compatveis proporciona um mtodo alternativo para selecionar uma base para determinada posio, ao invs de selecion-la a partir da rvore de componentes e arrast-la para a posio desejada. Esta tela mostra todas as bases compatveis com o mdulo selecionado. Pode-se selecionar uma das bases apresentadas, e pressionar o boto Inserir , para que ela seja inserida na posio correspondente.

Figura 5-4 A Tela de Bases Compatveis Recomenda-se que este mtodo alternativo de inserir uma base compatvel seja amplamente utilizado, pois o usurio no precisar ficar procurando por bases compatveis na rvore de componentes, alm de no correr o risco de escolher uma base incompatvel com o mdulo da posio.

24

Captulo 5

Procedimentos

Parametrizao
Os mdulos da Srie Ponto necessitam de parmetros de configurao que definem o seu modo de funcionamento. Por exemplo, determinado mdulo analgico pode ser configurado como 4-20 mA ou 0-20 mA, etc. A definio e insero dos parmetros chamada de parametrizao. A parametrizao dos mdulos no ProPonto feita atravs da Tela de Parmetros, chamada a partir do menu ou a partir da Tela de Desenho. A figura a seguir mostra a tela de parmetros para um mdulo PO1112 :

Figura 5-5 A Tela de Parmetros Os mdulos possuem parmetros default, que so atribudos no momento da insero. Para se alterar o valor de um parmetro qualquer, deve-se : Chamar a Tela de Parmetros para o mdulo desejado Selecionar o parmetro desejado na coluna Parmetro Alterar o valor do parmetro na coluna Descrio por faixa: o valor do parmetro informado como um campo numrido por lista: o valor do parmetro informado a partir de uma lista de valores vlidos, chamados a partir do cone do campo sendo editado.

Existem duas formas distintas de se informar um novo valor para determinado parmetro:

A figura a seguir mostra a tela de preenchimento do valor de um parmetro tipo lista :

Figura 5-6 Selecionando o Valor de um Parmetro

25

Captulo 5

Procedimentos

Verificao da Validade da Configurao


Aps o projeto do barramento, deve-se verificar a sua validade. Para isto, deve-se pressionar o boto "Verificar Barramento" localizado na Tela de Desenho. Os erros e warnings encontrados so apresentados na janela de Mensagens de Verificao de Barramento, localizada logo abaixo da tela de desenho. indicado tambm a posio em que ocorreu o erro, facilitando a sua correo. A figura a seguir mostra esta janela:

Figura 5-7 Verificao da Validade da Configurao A verificao de barramento um tipo de validao do barramento projetado, e analisa os seguintes itens: Elemento no lugar errado; Falta de elementos; Falta de mdulo em cima da base (tratados como warning, e no erro, pois podem existir bases vazias p/ expanso); Consumos e Nmero mximo de mdulos no barramento; Capacidade de dados;

As mensagens de erro/warning relativas a cada um desses itens so descritas na seguinte tabela:

26

Captulo 5 Tipo da mensagem Mensagem Incompatibilidade entre mdulo e base na posio XX Encontrados elementos aps Terminador Terminador no encontrado

Procedimentos Causas quando a base da posio XX NO compatvel com o mdulo inserido nesta mesma posio, ou vice-versa quando existir algum elemento aps um "Terminador", no segmento atual ou no(s) prximo(s); quando NO existir o Terminador" em nenhum dos segmentos do barramento Mdulo sem base na quando existir um mdulo na posio posio XX XX mas NO existir nenhuma base nesta mesma posio Barramento quando NO existir uma base na interrompido por posio XX e existir outra(s) base(s) falta de base na aps esta neste mesmo segmento posio XX Cabea Remota ou quando NO existir um mdulo CPU no encontrada "cabea remota" ou "CPU" inserido na posio 41 do barramento (segunda posio do segmento zero); Cabo no quando NO existir um "Cabo" base encontrado no fim inserido no final do segmento X, e o do segmento X segmento seguinte (X+1) NO estiver vazio Expansor no quando NO existir um "Expansor" na encontrado no fim penultima posio do segmento X, e o segmento seguinte (X+1) NO estiver do segmento X vazio Expansor no quando NO existir um "Expansor" ou encontrado no incio "Base de Fonte" nas bases inseridas na do segmento X segunda posio do segmento X (exceto segmento zero), e este segmento NO estiver vazio Fonte no quando este segmento X NO estiver encontrada no vazio, quando NO existir o atributo segmento X "Fonte" nos mdulos inseridos nas suas duas posies iniciais, e quando o segmento anterior (X-1) tambm NO possuir fonte, CPU ou cabea remota nas duas posies iniciais Falta de mdulo em quando existir uma base e NO existir cima da base na um mdulo inserido nesta mesma posio XX posio (exceto para Terminador , Cabo ou Expansor, pois nenhum (Warning) mdulo inserido sobre estes) Fonte com excesso Quando o consumo de corrente dos de mdulos na mdulos for maior que a capacidade de posio XX corrente da fonte

Elemento no lugar errado

Falta de Elementos

Consumos no Barramento e Nmero de Mdulos

27

Captulo 5 Excedeu limite de XXX mdulos no barramento Capacidade de dados de entrada (XXX bytes) excedida Capacidade de dados de sada (XXX bytes) excedida

Procedimentos Quando o limite de mdulos de todo o barramento for ultrapassado Quando o nmero de entradas digitais e entradas analgicas ultrapassar o limite da cabea remota no barramento quando o nmero de sadas digitais e sadas analgicas ultrapassar o limite da cabea remota no barramento

Capacidade de Dados de Cabeas Remotas

Capacidade de Dados de CPUs

Capacidade de dados quando o nmero de entradas e sadas de entradas e sadas digitais ultrapassar o limite da CPU no digitais (XXX bytes) barramento excedida

Tabela 5-2 Verificao da Validade da Configurao

28

Captulo 5

Procedimentos

Atribuio de Tags aos Pontos do Sistema


Os tags e descries dos mdulos e de seus pontos de E/S podem ser inseridos na Tela de Documentao. Esse Tags podero ser usados para a gerao de etiquetas de identificao dos mdulos de E/S e seus sinais de campo.

Figura 5-8 A Tela de Documentao A rea superior desta tela mostra o cdigo e a descrio comercial do mdulo selecionado, e no pode ser editado. A rea central desta tela mostra os tags e descries do mdulo selecionado, para serem editados pelo usurio. Cada linha corresponde a um ponto de E/S do mdulo. O tamanho dos campos Descrio limitado em 64 caracteres. O tamanho dos campos Tag limitado por Nmero Mximo de Caracteres do Programador, definido na tela de informaes gerais do projeto, e tambm pelos seguintes valores: 12 caracteres para mdulos de at 16 pontos 4 caracteres para mdulos de at 32 pontos

O Cdigo do Componente no Painel, apresentado na rea inferior da tela, composto por dois valores, no editveis: prefixo de Etiquetas de Mdulos, definido na tela de informaes gerais do projeto (trs caracteres, na figura aparece como GUS ) posio do mdulo (dois caracteres, na figura aparece como 00)

Os campos Etiqueta 1 e Etiqueta 2 so utilizados em fontes, CPUs e cabeas remotas. Podem ser preenchidos com informaes adicionais para a etiqueta destes mdulos, limitados em 12 caracteres. A posio do mdulo, normal ou invertida, pode ser informada na rea inferior da tela, para que se possa gerar as etiquetas de identificao de mdulos no formato correspondente. O ProPonto permite que todos os tags e descries possam ser aproveitados no software programador MasterTool MT4100, a partir da verso 3.00. O MasterTool importa estes dados diretamente do arquivo de projeto ".GBL" do ProPonto, atravs do comando "Ler" dentro da tela de alocao de operandos. 29

Captulo 5

Procedimentos

Gerao de Etiquetas de Identificao dos Mdulos


Os mdulo de E/S possuem etiquetas onde o usurio pode identificar os tags dos sinais de campo. As etiquetas so fornecidas em uma folha microserrilhada prpria para impresso em impressoras jato de tinta. O ProPonto permite a criao de etiquetas para os mdulos da Srie Ponto. As etiquetas so editadas e impressas no Microsoft Excel, com as informaes preenchidas na tela de documentao do ProPonto. Para isto, existe o arquivo ETQ.XLS, fornecido junto com o ProPonto, que uma planilha Excel contendo o layout das etiquetas no formato do papel a ser impresso. Neste arquivo, existe a macro ImportGBL, que permite ao usurio selecionar quais mdulos devem ter suas etiquetas preenchidas, e preenche automaticamente os dados da etiqueta do mdulo nas clulas apropriadas no Excel. Aps o preenchimento das etiquetas, pode-se imprimi-las, no prprio Excel. As margens podem variar de impressora para impressora, e devem ser ajustadas antes da impresso. As sees a seguir descrevem estas operaes em detalhes.

Formato das Etiquetas


As etiquetas so inseridas no painel frontal dos mdulos e servem para identificar o mdulo em questo e seus respectivos pontos de E/S. Existem dois tipos de etiquetas para os diversos mdulos da Srie Ponto: etiquetas de 32 tags etiquetas de 16 tags.

Estas etiquetas esto ilustradas na seguinte figura:

Figura 5-9 Etiquetas

30

Captulo 5

Procedimentos

A etiqueta de 16 tags utilizada para mdulos que possuem at 16 pontos de E/S ou mdulos especiais (CPU, Cabea, Fonte de Alimentao, etc). J a etiqueta de 32 tags utilizada para mdulos de 32 ou mais pontos de E/S. As etiquetas possuem trs campos distintos, conforme a figura 5-9: Tag do Mdulo, Tags dos Pontos de E/S e Tira de Remoo. o campo Tag do Mdulo identifica o mdulo atravs de trs letras mais o nmero da posio do mdulo no barramento, conforme apresentado na tela de documentao no campo Cdigo do Componente no Painel. os campos Tags dos Pontos de E/S so os campos onde impresso o tag do respectivo ponto de E/S do mdulo, conforme preenchido na tela de documentao do respectivo mdulo. No caso do mdulo ser uma CPU, Cabea remota ou Fonte, ser preenchida nestes campos os valores de Etiqueta 1 e Etiqueta 2 definidos na tela de documentao. a Tira de Remoo no preenchida com nenhum valor, pois este campo tem a funo de auxiliar a remoo da etiqueta do mdulo. Normal Invertido

As etiquetas podem ser impressas de dois modos:

Isto se deve ao fato de que os mdulos da Srie Ponto podem ser montados na posio normal ou na posio invertida (de cabea para baixo). A macro se encarrega de preencher invertido ou no conforme a escolha do usurio. Caso a impresso seja invertido o campo do mdulo ficar no topo da etiqueta e a tira de remoo na parte inferior da etiqueta. A figura a seguir mostra trs exemplos para a melhor compreenso das formas de preenchimento das etiquetas:

Figura 5-10 Preenchimento das etiquetas

31

Captulo 5

Procedimentos

Chamando a Planilha de Etiquetas


O arquivo ETQ.XLS, fornecido junto com o ProPonto, uma planilha Excel contendo o layout das etiquetas no formato do papel a ser impresso. A partir do menu Ferramentas \ Gerar Etiquetas , no ProPonto, faz-se a chamada do Excel, j com este arquivo aberto. A figura a seguir mostra a planilha de 32 tags : Figura 5-11 Planilha de Etiquetas

Ajustar margens conforme impressora

Ajustar largura conforme impressora

Selecionar planilha de 16 tags

Selecionar planilha de 32 tags

Chamar macro para preencher etiquetas

32

Captulo 5

Procedimentos

O arquivo ETQ.XLS possui duas planilhas, uma de 16 e outra para 32 tags, representando respectivamente a folha na qual as etiquetas sero impressas:
Cdigo PO8510 PO8511 Denominao 10 Folhas de 14 etiquetas de 16 tags 10 Folhas de 14 etiquetas de 32 Tags

Para selecionar a planilha de 16 ou 32 tags, deve-se utilizar as guias correspondentes no lado inferior esquerdo do Excel, conforme mostrado na figura 5-11. A macro ImportGBL preenche automaticamente as clulas da planilha com dos dados dos mdulos selecionados pelo usurio, conforme descrito adiante neste captulo.

Configurando a Planilha de Etiquetas


Antes de se preencher qualquer valor na planilha de impresso das etiquetas, deve-se fazer o seguinte ajuste no Excel: setar no menu Opes, guia Geral, o tamanho e tipo de fonte para Arial 10;

Configurando a Impresso da Planilha de Etiquetas


Antes de ser feita a impresso pela primeira vez na cartela de etiquetas, recomenda-se que sejam feitas algumas impresses em uma folha branca, para ajustar as margens de impresso e largura da coluna de ajuste, pois as impressoras tem uma pequena variao de acordo com modelos e fabricantes, gerando diferentes impresses. Recomenda-se repetir os seguintes passos at que os ajustes estejam satisfatrios: Inserir uma folha branca na impressora Ajustar as margens de impresso Superior e Esquerda, no menu Arquivo \ Configurar Pgina , guia Margens, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 5-12 Configurao das Margens 33

Captulo 5

Procedimentos Ajustar a largura da Coluna de Ajuste, mostrada na figura 5-11 , de forma a centralizar os textos das etiquetas mais a direita da folha Ajustar a impresso para modo Paisagem e o tipo de papel para Envelope, pois a folha microserrilhada de etiquetas um pouco mais espessa que as folhas tradicionais. Para maiores detalhes de como fazer esta operao, favor consultar o manual de sua impressora. Preencher as etiquetas da planilha com quaisquer valores, manualmente ou atravs da macro clicando ImportGBL , conforme descrito na seo seguinte; Imprimir uma pgina de teste, atravs do comando Arquivo \ Imprimir , do Excel.

A planilha ETQ.XLS foi preparada para impressoras a jato de tinta da Cannon BJC4000 mas as impresses podem variar de acordo com fabricante e modelo de impressora. Cabe ao usurio ajustar esta planilha para imprimir corretamente. Depois de ajustada corretamente a planilha, recomenda-se salva-la com outro nome, para que todas as configuraes ajustadas tambm sejam salvas. Para isto, deve-se utilizar o comando Arquivo \ Salvar Como... , no menu do Excel, e escolher um diretrio e um nome de arquivo quaisquer.

Preenchendo a Planilha de Etiquetas


O usurio pode preencher o contedo da planilha de etiquetas de duas diferentes maneiras : preencher manualmente preencher automaticamente atravs da macro ImportGBL

Para preencher manualmente, o usurio utiliza apenas o Excel, e edita livremente as clulas das etiquetas. Nenhuma informao buscada do ProPonto. Para preencher automaticamente, o usurio utilizar a macro ImportGBL , que busca as informaes dos mdulos selecionados e os coloca nas clulas correspondentes de forma automtica. A macro disparada clicando no boto ImportGBL, na planilha de etiquetas, no Excel. Primeiramente o usurio deve especificar qual arquivo .GBL dever ser carregado pela macro para selecionar as etiquetas a serem impressas. Em seguida, ser aberto o dilogo representado pela seguinte figura:

34

Captulo 5

Procedimentos

Figura 5-13 Seleo das etiquetas a serem impressas Nesta tela, o usurio seleciona quais mdulos sero utilizados, e os dados do mdulo (tags ,cdigo do componente, etiqueta1 e etiqueta 2, preenchidos na tela de documentao) sero automaticamente preenchidos na planilha, quando se pressionar o boto OK. O campo Mdulos do Segmento mostra um subconjunto dos mdulos editados no ProPonto. Este subconjunto apresentado conforme as seguintes selees feitas pelo usurio: segmento, selecionado no campo Segmento do Barramento nmero de tags, 16 ou 32, selecionado no campo Mdulos com . So apresentados apenas os mdulos possuem nmero de tags compatveis com a planilha com a qual foi chamada. posio do mdulo, normal ou invertido, selecionado no campo Imprimir Mdulos.

Para selecionar quais etiquetas devem ser preenchidas, deve-se clicar nos respectivos check box dos mdulos. Pode-se tambm utilizar seguintes botes de auxlio de seleo: Marcar Segmento : marca o check box de todos os mdulos do segmento selecionado Limpar Segmento : desmarca o check box de todos os mdulos do segmento selecionado Selecionar : marca o check box de todos os mdulos a partir da posio determinada no campo ao lado esquerdo do boto, no segmento selecionado e nos demais segmentos subsequentes

Para fazer a excluso de uma determinada etiqueta, deve-se remover a marca do check box correspondente, ou utilizar o boto Limpar Segmento. Ao terminar de selecionar as etiquetas o usurio deve clicar no boto OK para efetuar a importao dos dados do ProPonto para a planilha Excel. Ser feito o preenchimento automtico de no mximo 7 colunas de etiquetas (duas etiquetas por coluna) por vez ou a quantidade de colunas que o usurio 35

Captulo 5

Procedimentos

definir no campo Configurao da Folha. Com este artifcio o usurio pode reaproveitar parte de uma folha j utilizada para a impresso.

Imprimindo as Etiquetas
Aps o preenchimento da planilha, pode-se imprimir as etiquetas atravs do menu Arquivo \ Imprimir , no Microsoft Excel . Certificar que todos os passos descritos nas sees anteriores foram efetuados: preencher etiquetas utilizando fonte Arial 10; efetuar impresses de teste em uma folha branca, para ajustar as margens de impresso e largura da coluna de ajuste; configurar impresso para modo Paisagem e tipo de papel Envelope; inserir na impressora a folha microserrilhada correspondente a planilha utilizada (folha PO8510 para 16 tags ou folha PO8511 para 32 tags) .

Relatrios
O ProPonto possui os seguintes relatrios, acessados a partir do menu Arquivo \ Imprimir : Relatrio do projeto; Lista de materiais; Relatrio da verificao do barramento. na impressora na tela (apenas visualiza, sem imprimir) em arquivo

Estes relatrios podem ser disponibilizados de trs maneiras distintas:

Quando se executa qualquer um destes relatrios, inicialmente ele ser apresentado na tela, por um visualizador de relatrios, com um novo menu, conforme mostra a seguinte figura:

36

Captulo 5

Procedimentos

Figura 5-14 Visualizador de Relatrios O cabealho com o ttulo do relatrio e os detalhes do projeto, tais como empresa, verso, data, etc, so mostrados neste figura, e so comuns aos trs relatrios. Os detalhes de cada relatrio so descritos nas sees a seguir. O visualizador de relatrios mostra uma pgina por vez. Inicialmente, ele apresentado na pgina 1. Para se alterar a pgina apresentada, deve-se utilizar os comandos Prxima e Anterior , no menu Pginas , ou nos cones da toolbar do visualizador. Para se imprimir o relatrio, na impressora ou em arquivo, deve-se utilizar o menu Arquivo deste visualizador de relatrios.

Relatrio de Projeto
O Relatrio do Projeto mostra toda a estrutura do projeto, os mdulos e bases inseridos, suas descries, um resumo por segmento e alguns dados de totalizao. A figura a seguir mostra a pgina 1 do Relatrio de Projeto :

37

Captulo 5

Procedimentos

Figura 5-15 Relatrio de Projeto

38

Captulo 5

Procedimentos

Lista de Materiais
A Lista de Materiais este relatrio faz uma totalizao e mostra todos os componentes ALTUS necessrios para construir o barramento (mdulos, bases, cabos, terminadores, expansores, fontes, etc). A figura a seguir mostra o relatrio de Lista de Materiais :

Figura 5-16 Relatrio de Projeto

39

Captulo 5

Procedimentos

Relatrio de verificao de barramento


O Relatrio da verificao de barramento imprime os erros e warnings obtidos aps uma operao de "Verificar Barramento" . A figura a seguir mostra o relatrio de Verificao de Barramento:

Figura 5-17 Verificao de Barramento

40

Apndice A

Glossrio

Glossrio
Glossrio da Srie Ponto
Barramento: Conjunto de mdulos de E/S interligados a uma UCP ou Cabea de Rede de Campo. Barramento Local: Conjunto de mdulos de E/S interligados a uma UCP. Barramento Remoto: Conjunto de mdulos de E/S interligados a uma cabea de rede de campo. Base : Componente onde so inseridos os mdulos de E/S, UCPs, fontes e demais mdulos da Srie Ponto. Cabea de Rede de Campo: Mdulo escravo de uma rede de campo. responsvel pela troca de dados entre seus mdulos e com um mestre de rede de campo. Cabo de Expanso: Cabo que interliga os expansores de barramento. Cdigo Comercial: o cdigo do produto, formado pelas letras PO e seguidos por quatro nmeros. Expansor de Barramento: Mdulo que interliga um segmento de barramento em outro Interface de Rede de Campo: Mdulo mestre de redes de campo, localizado no barramento local destinado a fazer a comunicao com cabeas de rede de campo. Segmento de barramento: Parte de um barramento. Um barramento local ou remoto pode ser dividido em no mximo quatro segmentos de barramento. Terminao de Barramento: Componente que deve ser conectado no ltimo mdulo de um barramento. Trilho: Elemento metlico com perfil normalizado segundo a norma DIN50032, tambm chamado de trilho TS35. UCP: Unidade Central de Processamento, responsvel pela execuo do programa aplicativo.

Glossrio de Redes
Canal serial: Interface de um equipamento que transfere dados no modo serial. Escravo: Equipamento ligado a uma rede de comunicao que s transmite dados se for solicitado por outro equipamento denominado mestre. Mestre: Equipamento ligado a uma rede de comunicao de onde se originam solicitaes de comandos para outros equipamentos da rede. N ou nodo: Qualquer estao de uma rede com capacidade de comunicao utilizando um protocolo estabelecido. Protocolo: Regras de procedimentos e formatos convencionais que, mediante sinais de controle, permitem o estabelecimento de uma transmisso de dados e a recuperao de erros entre equipamentos. Rede de comunicao: Conjunto de equipamentos (ns) interconectados por canais de comunicao. Time-out: Tempo preestabelecido mximo para que uma comunicao seja completada, que, se for excedido, provoca a ocorrncia de um erro de comunicao. 41

Apndice A

Glossrio

Glossrio Geral
Barramento: Conjunto de sinais eltricos agrupados logicamente com a funo de transferir informao e controle entre diferentes elementos de um subsistema. Bit: Unidade bsica de informao, podendo estar no estado 0 ou 1. Byte: Unidade de informao composta por oito bits. Database: banco de dados. Default: valor pr-definido para uma varivel, utilizado em caso de no haver definio. Diagnstico. Procedimento utilizado para detectar e isolar falhas. tambm o conjunto de dados usados para tal determinao, que serve para a anlise e correo de problemas. Endereo de mdulo: Endereo pelo qual o CP realiza acessos a um determinado mdulo de E/S colocado no barramento. E/S (entrada/sada): Dispositivos de entrada e/ou sada de dados de um sistema. No caso de CPs, correspondem tipicamente a mdulos digitais ou analgicos de entrada ou sada, que monitoram ou acionam o dispositivo controlado. Hardware: Equipamentos fsicos usados em processamento de dados, onde normalmente so executados programas (software). Interface: Dispositivo que adapta eltrica e/ou logicamente a transferncia de sinais entre dois equipamentos. Kbytes: Unidade representativa de quantidade de memria. Representa 1024 bytes. Menu: Conjunto de opes disponveis e exibidas no vdeo por um programa, a serem selecionadas pelo usurio a fim de ativar ou executar uma determinada tarefa. Mdulo de E/S: Mdulo pertencente ao subsistema de Entradas e Sadas. Nibble: Unidade de informao composta por quatro bits. Octeto: Conjunto de oito bits numerados de 0 a 7. Operandos: Elementos sobre os quais as instrues atuam. Podem representar constantes, variveis ou conjunto de variveis. RAM (Random Access Memory): Memria onde todos os endereos podem ser acessados diretamente de forma aleatria e a mesma velocidade. voltil, ou seja, seu contedo perdido quando desenergizada, a menos que possua bateria para reteno dos valores. Software: Programas de computador, procedimentos e regras relacionadas operao de um sistema de processamento de dados. Subsistema de E/S: Conjunto de mdulos de E/S digitais ou analgicos e interfaces de um Controlador Programvel. Tag: Nome associado a um operando ou a uma lgica que permite uma identificao resumida de seu contedo. Troca a quente: Procedimento de substituio de mdulos de um sistema sem a necessidade de desenergizao do mesmo. Normalmente utilizado em trocas de mdulos de E/S. UCP: Unidade central de processamento. Controla o fluxo de informaes, interpreta e executa as instrues do programa e monitora os dispositivos do sistema. Word: Unidade de informao composta por dezesseis bits.

42

You might also like