You are on page 1of 4

Um ensaio sobre a gratido humana e a deciso

ABRAHAM SHAPIRO

FAA PRIMEIRO, E PENSE DEPOIS!

1. EXPOSIO H um modo de agir comum entre as pessoas que se preocupam mais com os fins do que com os meios pelos quais buscam satisfazer seus desejos e realizar planos. o modo que se orienta pela mxima: Faa o que tiver de ser feito, e depois resolva os problemas que surgirem. claro que ningum tem o poder de enxergar antecipadamente todas as consequncias de suas atitudes. No entanto, a experincia do dia a dia, chamada cognio, capacita o ser humano para prever resultados de suas aes. Ao tocar um fio eltrico descascado conectado a uma tomada, eu tomarei um choque. Depois da primeira experincia, isto se torna previsvel. Dependendo da intensidade com que eu passar a lmina de uma faca afiada sobre meu dedo, ela o cortar. Isto tambm previsvel aps a vivncia prtica. A esto apenas dois simples exemplos do que o processo cognitivo e de como pode ser empregado na tomada de decises. Todos os dias, a cada hora, a cada minuto, acrescentamos novas informaes ao nosso acervo pessoal de vivncias. Delas que resulta nossa capacidade de prever as consequncias de nossos atos, ainda que sempre reste e restar algo imprevisvel j que no temos conhecimento absoluto e sempre h coisas a aprender. Sob quais bases decidir? Como acertar? Quais critrios empregar? Somos ns os rbitros do certo e errado dos caminhos que ptamos seguir? Estes so as grandes questes do processo decisrio para as quais partilho, neste artigo, um critrio de resposta muito diferente de todas as tcnicas matemticas ou cientficas at agora apresentadas por outros autores.

2. ORIGENS Desde cedo, aprendi algo de minha religio que se prestou a educar-me sobre como julgar e decidir entre o que devo ou no fazer.

O Judasmo estabelece preceitos claros e objetivos sobre alimentos permitidos ao consumo de um Judeu. Para carnes de animais mamferos, por exemplo, a lei estabelece dois sinais simultneos para os animais permitidos como alimento: patas ou cascos fendidos e ruminao. O porco, por exemplo, tem cascos fendidos, porm no rumina. Sua carne seus derivados no so permitidos ao consumo alimentar de Judeus. Aos no Judeus esto liberados todos os animais como alimento, com apenas uma restrio bblica. Para conhecermos, faamos um rpido tour pela histria bblica. Aps o Dilvio e a saida de No e sua famlia da arca, D-us os abenoou e estabeleceu uma aliana assegurando-lhes que jamais haveria outro dilvio para destruir a terra. Fez surgir no cu o primeiro arco-ris atravs do qual selou para sempre esta aliana e forneceu um cdigo de sete leis sobre as quais uma nova civilizao seria construda. Estas leis representam o reconhecimento de que a moralidade na verdade, a prpria civilizao deve ser baseada na crena em D-us. As Sete Leis so uma herana para toda a humanidade de como deve conduzir sua vida espiritual, moral e pragmtica. So intemporais, no restritas a locais geogrficos e jamais podem ser alteradas ou modificadas, guiando todos os homens a perceber seu potencial mximo. Vamos a elas: 1. Reconhea que existe apenas um D-us 2. Respeite o Criador 3. Respeite a vida humana 4. Respeite a instituio do casamento 5. Respeite a propriedade alheia 6. Respeite todas as criaturas 7. Estabelea tribunais de justia Os antigos sbios Judeus traduziram toda a profundidade do significado deste cdigo legal. Ao olharmos o que eles consideram sobre a Lei nmero 6, vemos que respeitar todas as criaturas significa principalmente a obrigao de aliviar o sofrimento de um animal sobretudo a proibio de se cortar e comer o(s) membro(s) de um animal vivo (cf. Genesis 9:4).

3. GRATIDO E LIES APRENDIDAS O Judasmo ensina a prtica de pronunciar uma bno anterior e outra posterior ao consumo de qualquer alimento ou bebida permitidos pela Lei Mosaica. Esta uma manifestao de gratido a D-us e reconhecimento de que E-le dono do Universo. Estas bnos diferem entre si conforme a natureza dos alimentos ou bebidas ingeridos. Se uma fruta cresce em rvore como um pssego, por exemplo , sua

bno diferente daquela dita sobre uma que provm diretamente da terra como o morango. Para o vinho a bno diferente da que se pronuncia sobre a gua, e assim por diante. Por que a Lei estabeleceu esta prtica? Primordialmente, a finalidade a conexo com o Divino e o reconhecimento de que sua bondade nos concede acesso aos bens da criao com que o homem se mantm vivo. Mas tambm acredito que, em outros planos, este sistema inspira o indivduo a discernir sobre o que ir comer ou beber quanto a ser ou no permitido pela Lei , e tambm sobre a natureza do que ser ingerido. A lio tica por trs disto profunda e ampla. No existe, por exemplo, uma bno para o consumo da carne de um porco ou de qualquer outro alimento proibido. bvio. Sua ingesto uma trangresso. O mesmo ocorreria a um no Judeu que desejasse agradecer ao Criador por alimentar-se da carne de um animal que tenha sido barbarizado ou amputado a fim de lhe saciar a fome ou proporcionar o prazer de uma iguaria. Isto tambm uma proibio. Em outras palavras, este sistema nos convida ao conhecimento prvio daquilo com que nos alimentamos: Que alimento ?; Qual a sua natureza e origem?; Est de acordo com as regras sobre as quais o a moral e a tica se sustentam? Logo, para alimentos proibidos no existe bno que os torne permitidos, j que origina-se de uma transgresso a tais princpios. Pela Lei Judaica nada far, por exemplo, a carne de porco permitida como alimento de um Judeu, exceto no caso extremo de risco de morte. Para salvar uma vida, qualquer alimento permitido.

4. O PROCESSO DECISRIO Vamos s conexes entre os assuntos. Qual o problema de fazer antes para resolver as consequncias depois? Basicamente o mesmo de coma qualquer coisa, de qualquer modo, isto , apesar de possvel, no indicado. Muitas das nossas atitudes tm o poder de gerar consequncias terrveis e irreversveis. E dessas, muitas so previsveis e podem ser evitadas. Mas o que fazer para se evitar que sejam desempenhadas? Cosncincia, primeiro. E depois discernimento. Entra em cena o sistema Mosaico aplicado aos alimentos. Assim como antes a questo : O que estou prestes a comer?, Qual a sua origem?, um alimento permitido?; Qual a bno anterior e a posterior a sua ingesto?, agora as perguntas so: Minha atitude resultar em algo cuja natureza tica?, passvel de vir a pblico com honra?, Vindo a pblico ser

respeitado?. Portanto, no s o resultado deve ser julgado, mas tambm os meios utilizados para alcan-lo. E, igualmente ao que se passa com os alimentos proibidos sobre os quais no posso proferir uma bno, minhas aes devem passar pelo mesmo crivo. Assim, vejamos: Minha atitude permite que eu pronuncie uma bno de gratido antes de pratic-la? E aps produzir resultados? Eles me possibilitaro agradecer a D-us? Uma anedota diz que o ladro pede a D-us que abenoe seu trabalho. Ser isto tolervel? E se ele atingir o sucesso buscado, como sero os termos com que ele agradecer ao Todo-Poderoso? Graas, Senhor do Universo, por apossar-se de algo que no me pertence? E se os meios reais que eu utilizo para alcanar meus objetivos so a mentira, a omisso, o adultrio, o ganho ilcito, segundas e terceiras intenes e coisas semelhantes? A quem serei grato? No a D-us. Por este julgamento posso discernir cada atitude minha, cada mtodo, cada prtica, cada processo que adoto em busca de qualquer fim. Portanto, antes de decidir qualquer ao, analise as possveis consequncias. Tendoas listado, pergunte-se agora: O que obeterei como resultado tico? Poder lesar algum? Causar a queda de algum indivduo? moralmente correto? eticamente aceito? E caso haja algum nvel de reprovao, a deciso deve ser bloqueada e no desempenhada. No h prece no mundo capaz de reverter este julgamento.

5. POR QUE SER GRATO? Por que agradecer antes e depois de consumir um alimento ou bebida? S os animais consomem por instinto e pura necessidade. Igualmente, quando o homem simplesmente come ou bebe, equipara-se a um animal. A ele foi dado controlar seu mpeto. A ele foi dado o poder de elevar-se acima do instinto, transcender. Ele tem o poder de reconhecer, antes do consumo, a origem de seu alimento como um bem que no lhe pertencia originalmente, mas o trabalho e o suor lhe deu acesso. Mas para que esta conexo com o Ser Supremo ocorra de fato, seu alimento deve ter origem no respeito e submisso s regras que mantm o equilbrio e a sustentabilidade do mundo. Assim no sendo, o resultado a depreciao da vida, dos valores e de todo o ecossistema. A menos que reconheamos um Poder mais alto perante quem somos responsveis, e que observa e conhece as nossas aes, jamais superaremos o egosmo de nosso carter e a subjetividade de nosso intelecto. Se o prprio homem o rbitro do certo e errado, ento o certo para ele ser aquilo que deseja, independentemente das conseqncias sobre os seus semelhantes mais prximos ou os demais habitantes do planeta.

You might also like