You are on page 1of 9

ADMINISTRAO DE RECURSOS HUMANOS CONCEITOS GERAIS Desenvolver a qualidade de vida vem sendo um dos grandes desafios da atualidade em vrias

instituies e tambm nas prprias pessoas, visando no s a produtividade e a motivao da pessoa humana, mas tambm o prprio bem estar social que esta pessoa merece, ou seja, dignidade humana e reconhecimento no s salarial, mas nas prprias aes trabalhistas e pessoais que desenvolve. A rea de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformao dentro da organizao. Podemos definir Administrao de Recursos Humanos o ramo especializado da cincia da administrao que envolve todas as aes que tem como objetivo a integrao do trabalhador no contexto da organizao e o aumento de sua produtividade. rea que trata de recrutamento, seleo, treinamento, desenvolvimento, manuteno, controle e avaliao de pessoas. Est voltada ao fator principal que garante o funcionamento de qualquer organizao: as pessoas. Toda instituio deve preocupar-se com a motivao de seus funcionrios, uma vez que eles colaboram para a manuteno e funcionamento dirio da empresa. As organizaes no devem deixar de dar ateno aos seus colaboradores, principalmente pelo reflexo direto nos lucros da empresa. Tudo isto est ocorrendo devido ao fato de que h uma tendncia muito forte que os funcionrios motivados, capacitados e com um ambiente de trabalho favorvel tm alta produtividade impactando diretamente nos resultados da organizao. Hoje o cenrio diferente: os empregados so chamados de colaboradores, e os chefes de gestores.

O setor de Recursos Humanos era um mero departamento mecanicista que cuidava da folha de pagamento e da contratao do profissional que exigia desse profissional apenas experincia e tcnica, no havia um programa de capacitao continuada do profissional. O trabalho humano em organizaes tem merecido a ateno de muitos estudiosos, tentando compreender os fatores que influenciam o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho. Isto porque tudo que uma organizao capaz de realizar depende, em ltima anlise, das pessoas com que conta. Isto vale para todas as organizaes, independente da atividade a que se dedicam. A peculiaridade est em dar aos Recursos Humanos um tratamento adequado aos propsitos da organizao e aos valores que ela expressa. Por isso, no raro encontrarmos autores que sustentam que o primeiro pblico a ser considerado por uma organizao o pblico interno. A Administrao de Recursos Humanos lida com meios, com recursos intermedirios e no com fins. Lida com recursos vivos, extremamente complexos, diversificados e variveis, que so as pessoas. Os Recursos Humanos no esto somente dentro da rea de Administrao de Recursos Humanos, mas principalmente alocados nos diversos rgos da organizao e sob a autoridade de diversos chefes ou gerente. Tambm se preocupa fundamentalmente com a eficincia. Porm, o fato mais concreto de sua existncia que ela no pode controlar facilmente os eventos ou as condies que a produzem, por atuar em ambientes e em condies que no determinou e sobre os quais possui um grau de poder e controle muito pequeno. Os padres de desempenho e de qualidade dos Recursos Humanos so extremamente complexos e diferenciados, variando de acordo com o

nvel hierrquico, com a rea de atividade, com a tecnologia aplicada e com o tipo de tarefa e atribuio. A Administrao de Recursos Humanos no lida diretamente com fontes de receitas. A grande maioria das empresas ainda aloca Recursos Humanos em termos de centros de custos e no em termos de centros de lucros. Um dos aspectos mais crticos est na dificuldade de se saber se ela est fazendo ou no um bom trabalho. um terreno pouco firme e de viso nebulosa em que se pode cometer erros desastrosos ainda que na certeza de estar jogando corretamente. MODERNA GESTO DE PESSOAS A gesto de pessoas visa a valorizao dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava a tcnica e o mecanicismo do profissional. Pode-se afirmar que gerir pessoas no mais um fator de uma viso, sistemtica, metdica, ou mesmo sinnimo de controle, tarefa e obedincia. sim discutir e entender o disparate entre as tcnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gesto da participao e do conhecimento. A importncia da Gesto de Pessoas dentro das organizaes crucial, na medida em que administra e soluciona impasses comuns a todos:

Custo de transao (da economia institucional) - as prticas de Recursos Humanos reduzem os custos associados realizao e ao controle do mtodo de trabalho.

Dependncia de recursos (da cincia poltica) - as prticas de Recursos Humanos ajudam a empresa a adquirir um suprimento estvel de recursos escassos (capital intelectual e humano) que auxilia a empresa a competir.

Teoria da contingncia (da estratgia empresarial) - as prticas de Recursos Humanos se filiam estratgia empresarial para fornecer um ajuste que leva a resultados.

Teoria institucional (da sociologia) - as prticas de Recursos Humanos transferem conhecimentos e idias de empresa para empresa convertendo em rotina as melhores prticas de um ramo produtivo.

Psicologia cognitiva (da psicologia) - as prticas de Recursos Humanos ajudam a criar uma mentalidade comum ou cultura na empresa que reduz os custos do sistema de comando e aumenta o envolvimento.

OBJETIVOS GERAIS Ajudar a organizao a alcanar seus objetivos e realizar sua misso; Proporcionar competitividade organizao; Administrar a mudana; Conquistar e manter pessoas na organizao, trabalhando e dando o mximo de si, com uma atitude positiva e favorvel.
Representa o que provoca euforia e entusiasmo, mas tambm as

coisas pequenas e numerosas que frustram e impacientam, que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organizao.
Considera a espcie e qualidade de vida que a organizao e seus

participantes levaro e a espcie de participantes que a organizao pretende cultivar.


Criar, manter e desenvolver condies organizacionais de aplicao,

desenvolvimento e satisfao plena dos Recursos Humanos e alcance dos objetivos individuais.

SUBSISTEMAS DA ADMINISTRAO DE RECURSOS HUMANOS E SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS Em funo da racionalidade, da filosofia e cultura organizacional surgem as polticas, ou seja, as regras estabelecidas para governar funes e assegurar que estas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos

desejados. Os Subsistemas da Administrao de Recursos Humanos e tambm conhecido como polticas de Recursos Humanos referem-se s maneiras pelas quais a organizao pretende lidar com seus membros e por intermdio deles atingir os objetivos organizacionais, permitindo condies para o alcance de objetivos individuais. 1. POLTICAS DE PROVISO DE RECURSOS HUMANOS Onde recrutar, em que condies e como recrutar os Recursos Humanos necessrios organizao; Critrios de seleo de Recursos Humanos e padres de qualidade para admisso, quanto s aptides fsicas e intelectuais, experincia e potencial de desenvolvimento, tendo em vista o universo de cargos dentro da organizao; Como integrar os novos participantes ao ambiente interno da organizao, com rapidez e eficcia.
2. POLTICAS DE APLICAO DE RECURSOS HUMANOS

Como determinar os requisitos bsicos da fora de trabalho para o desempenho das tarefas e atribuies do universo de cargos da organizao; Critrios de planejamento, alocao e movimentao interna de Recursos Humanos, considerando o posicionamento inicial e o plano de carreira; Critrios de avaliao da qualidade e da adequao dos Recursos Humanos atravs da avaliao de desempenho. 3. POLTICAS DE MANUTENO DE RECURSOS HUMANOS Critrios de remunerao direta dos participantes (avaliao de cargo e salrio no mercado de trabalho); Critrios de remunerao indireta dos participantes (benefcios sociais e prticas do mercado de trabalho); Como manter uma fora de trabalho motivada;

Critrios relativos s condies fsicas ambientais de higiene e segurana que envolvem o desempenho das tarefas; Relacionamento de bom nvel com sindicatos e representaes de pessoal. 4. POLTICAS DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS Critrios de diagnstico e programao de preparao e reciclagem; Critrios de desenvolvimento de Recursos Humanos a mdio e longo prazos, visando contnua realizao do potencial humano; Criao e desenvolvimento de condies capazes de garantir a sade e excelncia organizacional, atravs da mudana do comportamento do participante. 5. POLTICA DE CONTROLE DE RECURSOS HUMANOS Como manter um banco de dados capaz de fornecer as informaes necessrias para as anlises quantitativa e qualitativa da fora de trabalho disponvel na organizao; Critrios para auditoria permanente da aplicao e adequao das polticas e dos procedimentos relacionados com os Recursos Humanos organizacionais. ATIVIDADES DA REA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEO O Recrutamento/Seleo de Pessoal importante para a instalao e manuteno da empresa. O Recrutamento/Seleo visa buscar e selecionar candidatos que tenham identidade com a cultura da empresa, buscando manter esta caracterstica e quando necessrio proceder s devidas adaptaes. Na verdade, o recrutamento funciona como um processo de comunicao: a organizao divulga e oferece oportunidades de trabalho ao mercado; ou seja, um conjunto de tcnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro

da organizao. O processo de recrutamento varia de empresa para empresa, dependendo da necessidade de um empregado em determinado setor. Contratar funcionrio inadequado traz prejuzo financeiro, desperdcio de tempo e treinamento e baixa produo. A rea de Recrutamento/Seleo tem os seguintes objetivos: Planejar entrevistas, poupando que os candidatos fiquem horas esperando. Propiciar que os candidatos fiquem vontade nas entrevistas Atender bem aos seus clientes internos e externos Manter a igualdade no tratamento de seus amigos e parentes na concorrncia com os demais candidatos Observar a legislao trabalhista (contrataes regulares e sem discriminao) TIPOS DE RECRUTAMENTO DE PESSOAL RECRUTAMENTO INTERNO O recrutamento interno compreende utilizar os recursos disponveis na prpria empresa. visto como uma valorizao dos recursos internos, atravs de transferncia de pessoal, promoes de pessoal, transferncias com promoes de pessoal, programas de desenvolvimento de pessoal e plano de carreiras. RECRUTAMENTO EXTERNO Quando no possvel obter candidatos s vagas no mbito da organizao, recorre-se ao recrutamento externo e significa que as vagas sero preenchidas por candidatos externos de fora da organizao. O recrutamento externo feito com candidatos reais ou potenciais, disponveis ou empregados em outras empresas atravs de tcnicas de recrutamento. RECRUTAMENTO MISTO

Ao fazer um recrutamento interno, o indivduo deslocado para a posio vaga precisa ser substitudo em sua posio atual. Se for substitudo por outro empregado, o deslocamento produz uma vaga que precisa ser preenchida. Quando se faz o recrutamento interno, em algum ponto da organizao surge sempre uma posio a ser preenchida atravs do recrutamento externo, algum desafio, oportunidade ou horizonte deve ser oferecido ao novo empregado, sob pena de procurar desafios e oportunidades em outra organizao que lhe parea melhor. PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Define a estratgia global da rea de RECURSOS HUMANOS, a quantidade necessria de pessoas para ocupao dos cargos organizacionais e os indicadores que iro monitorar os resultados estabelecidos no planejamento inicial. REMUNERAO E BENEFCIOS Relaciona-se poltica salarial e de benefcios definida pela empresa, descrio de cargos, realizao de pesquisas salariais, objetivando equidade interna e aperfeioamento contnuo das prticas aplicadas, tendo em vista a reteno de talentos. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Promove aes de capacitao para garantir a atualizao, preparao e desenvolvimento contnuos dos funcionrios. Essas aes so estruturadas dentro de um Plano de Desenvolvimento Anual, resultante do levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento de todo o quadro funcional da organizao, contemplando os treinamentos que sero ministrados, prazos, locais e custos envolvidos. RELAES TRABALHISTAS Define critrios, normas e procedimentos, garantindo a aplicao de aes justas e respeitando os acordos sindicais estabelecidos. ADMINISTRAO DE PESSOAL

Engloba a operacionalizao e o controle dos processos de admisso, demisso, assiduidade, clculo e processamento de salrios, recolhimento de impostos trabalhistas, frias, entre outras atividades. HIGIENE E SEGURANA Define a estratgia global da rea de RECURSOS HUMANOS, a quantidade necessria de pessoas para ocupao dos cargos organizacionais e os indicadores que iro monitorar os resultados estabelecidos no planejamento inicial. MEDICINA DO TRABALHO E SEGURANA Desenvolve aes para garantir condies fsicas e ambientais seguras e adequadas ao pleno exerccio das atividades dos trabalhadores.

Aluno: Valtemir Siqueira Francesconi Valtemir.siqueira@hotmail.com

You might also like