You are on page 1of 41

ISCAP

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAO DO PORTO

EMPREENDEDORISMO
Ano lectivo 2010/11 | 1. semestre

Objectivos da Disciplina
Capacidade de Compreender a importncia do empreendedorismo no Desenvolvimento Econmico e Social. Social. Capacidade de Interpretar e Compreender as questes bsicas do Empreendedorismo. Empreendedorismo. Desenvolver as Competncias Necessrias ao Lanamento e Desenvolvimento de Iniciativas Empresariais. Empresariais.

Definio de Empreendedorismo
No h apenas uma definio de Empreendedorismo. Empreendedorismo. o processo de criao e/ou expanso de negcios que so inovadores ou que nascem a partir de oportunidades identificadas. identificadas. Intraempreendedorismo: Intraempreendedorismo: quando uma pessoa dentro de uma empresa tem a responsabilidade directa em tornar uma ideia num produto final lucrativo aps inovao politicas de inovao nas grandes empresas. empresas.

EMPREENDEDORISMO COMO PROCESSO


O empreendedorismo um processo e no um acontecimento nico, desenvolvendo-se ao longo desenvolvendodo tempo em fases distintas: distintas: criao de novo produto ou servio e/ou reconhecimento de oportunidade; oportunidade; reunio dos recursos necessrios; necessrios; incio do negcio; negcio; gesto e crescimento da empresa; empresa; recompensa. recompensa.

O EMPREENDEDOR - na teoria econmica Um especialista em correr riscos Um intermedirio no processo de mercado Um inovador Um especialista em tomar decises Um inventor produz ideias, o empreendedor f-las (Shumpeter). f(Shumpeter).

IMPORTNCIA DO EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo no a resposta para todos os problemas dos pases mas um caminho de soluo para vrios deles; Envolve no apenas o crescimento do PIB mas a mudana estrutural dos negcios e das sociedades; Fim dos paradigmas das grandes empresas empregadoras, do emprego formal, feliz e para toda a vida; Corte nos empregos das grandes empresas e duplicao do n de novas empresas criadas anualmente (EUA); Mudana nos valores bsicos: vnculo vitalcio, salrios crescentes, lealdade empresa; O ensino deve estimular a iniciativa empreendedora, gerar um circulo virtuoso, um caldo cultural e econmico, estimulando o gene empreendedor dos alunos, motivandomotivandoos a criar os seus negcios e viverem os seus sonhos.

IMPORTNCIA DO EMPREENDEDORISMO
Nvel de Desemprego altssimo em Portugal: fragilidades estruturais do sistema de emprego uma a falta de empreendedorismo; empreendedorismo; 30% das diferenas entre taxas de crescimento do PIB so atribudas a diferenas nos nveis de empreendedorismo: empreendedorismo: impacto fortssimo nas economias dos pases; Aumento do nmero de empresas criadas por mulheres e minorias.

Os empreendedores nascem ou formamformam-se?


Caractersticas de personalidade comuns: - Iniciativa - Capacidade de comunicao - Necessidade de realizao - Desejo de independncia - No se preocupam com as adversidades - Autoconfiana.

Capacidades para se ser empreendedor com sucesso


Identificar e Avaliar oportunidades Definir um conceito de negcio Identificar os recursos necessrios Adquirir os recursos necessrios Implementar o negcio.

Matriz do Empreendedor (TIMMONS)

elevado

Inventor

Empreendedor

Criatividade inovao

Promotor

Gestor
elevado

baixo Capacidade de gesto Know-how de negcios

Matriz do Empreendedor
Para ser empreendedor de Sucesso tem que ter a criatividade e a inovao de um inventor e as qualidades de gesto de um gestor; gestor; Estas capacidades podem ser aprendidas; aprendidas; O que favorece pases que nutrem e promovam a criatividade e tenham infrainfraestruturas que permitam a aprendizagem das capacidades de gesto. gesto.

Pode o Empreendedorismo ser Promovido?


Apesar dos traos empreendedores serem mais prevalentes nalguns indivduos do que noutros, o empreendedorismo pode ser promovido; promovido; Factores extrnsecos como cultura e educao aumentam o universo dos que se tornam empreendedores Empreendedor-Inovador: Empreendedor-Inovador: desejo de sucesso, capacidade de trabalhar arduamente, criatividade, pensamento prprio, capacidade de criar equipa de sucesso. sucesso. Ser empreendedor quem abre um vulgar caf? Ou um rapaz que engraxa sapatos por necessidade?

Cultura Empresarial
45% dos Europeus gostariam de ter o seu prprio negcio comparado com 65% dos americanos; Etapas da Vida sujeitas a Influncias: - infncia: pais ou famlia - adolescncia: escolhas de educao - idade adulta: educao/formao/comunidade/trabalho - meia idade: trabalho/satisfao no trabalho/famlia.

Cultura Empreendedora
Presena de Atitudes Empreendedoras entre a Populao: Populao: Imagem positiva e de sucesso dos negcios independentes; independentes; Disponibilidade de conhecimentos para gerir negcios independentes; independentes; Redes de contactos de negcios para facilitar entrada no mercado; mercado; Familiarizao com tarefas associadas a negcios; negcios; Ambiente de apoio ao falhano. falhano.

Educao e Empreendedorismo
As capacidades de Gesto, o Know-How dos KnowNegcios e a criatividade podem ser aprendidos e desenvolvidos; As capacidades e caractersticas empreendedoras podem ser cultivadas atravs de programas educacionais de Empreendedorismo; Empreendedorismo; Estudos indicam que se o processo de educao criar uma atmosfera de pensamento empreendedor altera as atitudes dos estudantes e produz mais empreendedores de sucesso.

Universidades e Empreendedorismo
Passar do como pensar ou do como gerir empresas para como criar empresas ou como fazer dinheiro; O ensino superior em Portugal esteve sempre afastado do Mundo dos Negcios; As maiores tecnolgicas dos EUA nasceram nas Universidades (Google, Lycos, Intel, Lycos, Genentech,o Genentech,o Silicon Valley foi um terreno alugado pela Universidade de Standford). Standford).

Empreendedorismo na Europa
20 pases da UE em projectos ligados criao de pequenas empresas no Ensino Secundrio (Portugal no est includo); Casos de Sucesso : Plano Empresarial de Viena (ustria), Escola Empresarial Norueguesa, Programa TOP (Holanda), Ensino para Desenvolvimento do Esprito Empresarial (Irlanda), Science Enterprise Challenge (Reino Unido),

MEDIR O EMPREENDEDORISMO
Indicador Auto-Emprego Qualificado : taxas Automais elevadas (Blgica, Reino Unido) e menos (Portugal, Itlia); Indicador fluxo de entrada e sada de autoemprego: autoemprego: melhores (Holanda e Reino Unido) piores (pases mediterrnicos).

Relatrio GEM (London Business (London School) School)


Separa empreendedorismo por necessidade (alternativa sobrevivncia) de empreendedorismo por oportunidade; Novos negcios mais frequentes na faixa etria dos 25 aos 34 anos; Factores que determinam o empreendedorismo: empreendedorismo: apoios financeiros, programas governamentais de incentivos, Educao e Formao, Transferncia de resultados da I & D, Normas culturais e sociais.

TENTATIVA DE SNTESE (texto 1 distribudo)


A maioria dos entrevistados prefere a hiptese de que no se trata de dom de nascena; Empreendedorismo no ADN mas ambiente, condies e circunstncias; Mas como explicar o facto de poucas pessoas quererem montar o seu prprio negcio e a imensa maioria no?

TENTATIVA DE SNTESE (texto 1 distribudo)


POUCO OU NADA ACADMICO NO EMPREENDEDORISMO RAROS EMPREENDEDORES SE BASEIAM EM TEORIAS OU LEITURAS DO QUASE 100% INTUIO E MUITO POUCO AO RESTO SO GRANDES OBSERVADORES DO MUNDO: sempre atentos, sempre ligados ao mundo e da retiram as maiores lies.

TENTATIVA DE SNTESE (texto 1 distribudo)


OS EMPREENDEDORES SO INQUIETOS E INDIGNADOS: no se contentam com o mundo. Querem mudar tudo e nunca param. Os crebros parecem nunca relaxar. O EMPREENDEDOR NO EMPREENDE POR DINHEIRO: o sonho, a necessidade de criar, de mudar, parecem ser as grandes motivaes.

Questionrios
Caractersticas de um empreendedor (A1) Teste de Avaliao do Empreendedor (A2); Sentimentos dos Empreendedores: - de controlo - de independncia - de assumir riscos.

Questionrios
A1 : Procura desenvolver o perfil mdio de um empreendedor (mas h muitas excepes) A2 : Procura avaliar a capacidade de ser empreendedor. Avalia as capacidades necessrias para evitar ser um empreendedor fracassado.

Sntese das Caractersticas de um Empreendedor Tpico


Sentimento de independncia e necessidade de realizao (e reconhecimento); Assumir riscos (financeiros, sociais, psicolgicos); Ambiente Familiar favorvel: pais empreendedores ou a trabalhar por conta prpria que apoiam e estimulam independncia, conquista e responsabilidade; Educao formal importante. Necessidades educacionais em finanas, planeamento estratgico, marketing e Gesto;

Sntese das Caractersticas de um Empreendedor Tpico


Valores Pessoais: liderana, ser um vencedor, crena na vitria, tica; Idade: maioria inicia-se entre 22 e 45 anos; iniciaHistria Profissional: As experincias anteriores podem ser importantes em muitos casos nomeadamente relacionados com aspectos tcnicos; Motivao: as mais frequentes so independncia, dinheiro, realizao, oportunidade, satisfao com o trabalho.

O Futuro do Empreendedorismo
ViveVive-se a poca do Empreendedorismo A formao em empreendedorismo alastra a todos os graus acadmicos e a todos os pases Os governos demonstram o maior interesse pela sua promoo incluindo incentivos O apoio da sociedade em geral ao empreendedorismo nunca foi to reverencial Cultura que valoriza o indivduo que cria negcios As grandes empresas continuaro a ter interesse na forma especial de empreendedorismo (intra). intra).

Papel do Empreendedorismo no Desenvolvimento Econmico


O Empreendedorismo um processo dinmico de criar riqueza No consiste apenas em aumentar a produo e o rendimento Papel das pequenas empresas no emprego e inivao Envolve mudanas de Estruturas de negcio e da sociedade Algumas teorias do Crescimento dizem que a inovao o factor mais importante no Desenvolvimento.

RESUMO DO CONCEITO
Empreendedorismo processo de criar algo de novo, dedicando tempo e esforo, assumindo riscos e recompensas: - processo de criao - exigncia de tempo e esforo - assumir riscos - recompensas (econmicas, sociais,).

1.4. AS OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO


Conceito: Situao na qual uma pessoa pode explorar uma nova ideia de negcio susceptvel de criar lucro/valor; Algo de Novo: novos produtos e servios, novos mercados, novos processos de produo, novas matrias primas, novas formas de organizar as tecnologias existentes, As oportunidades so geradas por factores econmicos, tecnolgicos e sociais factores estes em constante mudana.

OPORTUNIDADES E CONFLUNCIA DE FACTORES


ALTERAES ECONMICAS E SOCIAIS

OPORTUNIDADE

NOVOS MERCADOS E CANAIS DE DISTRIBUIO

DISPONIBILIDADE TECNOLGICA

OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO
Factores geradores de Oportunidades: Oportunidades: Mudanas tecnolgicas; Mudanas Polticas e Regulamentares; Mudanas Sociais e Demogrficas; Formas: Formas: Novos Produtos ou Servios Novos Mercados Novos Mtodos Produo Novas Matrias Primas, Novas Formas de Organizao,

OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO
A probabilidade de sucesso de novas empresas varia conforme os Sectores: 4 Dimenses na Diferenas entre Sectores: - condies de acesso ao conhecimento; - condies da procura; - Ciclos de Vida dos Sectores; - Estrutura dos Sectores.

OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO
Condies de Acesso ao Conhecimento: Conhecimento: A intensidade/nvel da I & D: mais Investigao mais oportunidades O foco da Inovao (pblico ou privado); privado); natureza da inovaes (inovaes efectuadas por PMEs favorecem sucesso das novas empresas mais geis e flexveis)

OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO
Condies da Procura: Procura: Grandes Mercados: favorecem as novas Mercados: empresas Mercados em Crescimento: favorecem por via da Crescimento: possibilidade de satisfazer procura que as empresas existentes no atendem; atendem; Mercados Segmentados: favorece porque a Segmentados: existncia de nichos permite a sua explorao em pequena escala e sem conquistar clientes das empresas j existentes. existentes.

OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO
Ciclo de Vida dos Sectores: Sectores: Idade do Sector: sectores jovens incentivam mais Sector: as novas empresas porque as existentes no satisfazem tudo e ainda no apresentam a experincia dos sectores maduros; maduros; Existncia de um Modelo Padro de fabrico limita a entrada de novas empresas e a eficincia favorece as empresas j existentes. existentes.

OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO
Estrutura dos Sectores: Sectores: Intensidade do Capital: sectores capital intensivo Capital: so mais adversos s novas empresas; empresas; Sectores com dependncia da Publicidade: so Publicidade: mais adversos pois a publicidade tem efeitos que se acumulam ao longo do tempo; tempo; Sectores concentrados: mais adversos concentrados: Dimenso das Empresas: sectores com empresas Empresas: de maior dimenso so mais adversos. adversos.

OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO
Vantagens das Empresas j Existentes para Explorar Novas Oportunidades: Curva da Aprendizagem que favorece capacidade de introduzir novos servios e produtos Reputao j existente junto de clientes e fornecedores Acesso a recursos e Cash Flows j existentes.

OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO
A Criatividade surge da combinao de diversos factores: factores: capacidades Intelectuais, Conhecimentos, pensamento flexvel, traos de carcter como aceitar risco e a ambiguidade, ambiente que incentive a criatividade. criatividade. Empreendedores precisam de Inteligncia para o Sucesso: Sucesso: analtica (capacidade de pensar de forma crtica e analtica), prtica ( capacidade de resolver o problemas quotidianos da vida), criativa (capacidade de formular novas ideias e novas maneiras de resolver problemas), social (capacidade de conviver bem com os outros). outros).

OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO
A Informao Desempenha um Papel Crucial no Reconhecimento das Oportunidades
Capacidade de Reconhecer Oportunidades

Melhor Acesso Informao

Maior Capacidade de Utilizar a Informao

OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDOORISMO
Tcnicas Prticas para Reconhecer Oportunidades : Construir uma Ampla base de Informao Organizar as Informaes e o Conhecimento Melhorar o Acesso Informao Construir uma Inteligncia Prtica (esta pode ser desenvolvida) Obter o equilbrio entre o excesso de optimismo e o receio de alarme falso / lado negativo. negativo.

You might also like