You are on page 1of 10

SE A APARNCIA NO FOSSE IMPORTANTE, PRESENTE NO VIRIA EMBRULHADO !

Uma boa embalagem precisa chamar ateno para si, alm de atender s suas funes bsicas de armazenar, proteger, transportar e valorizar um presente ou um produto.

Um pouco de histria O grande desenvolvimento da embalagem aconteceu com a revoluo industrial e a grande disponibilidade de bens e produtos que passaram a ser oferecidos. O auge deste processo ocorreu nos anos 50. Este foi o incio da escalada vertiginosa da embalagem e o momento em que se fixou um novo modo de consumo e de acesso a mercadorias e produtos. A cor o principal elemento da comunicao e a busca de cores diferenciadas uma das tendncias mais promissoras e duradouras. importante combinar texturas, cores e temas. Cores luminosas, extrabrilhantes, ultravioletas, iridescentes e extravagantes tm dado um novo realce aos papis e acessrios, tirando-os do lugar comum e constituindo uma nova tendncia: "cores no usuais". Os complementos usados atualmente nas embalagens so to variados que materiais inusitados como cordas, tecidos, papis reciclados, sementes, flores secas, telas de arame, borrachas etc. compem uma esttica moderna ou conservadora, conforme as tendncias do momento.

Lista de material Rgua, esquadros, lpis. Tesoura e estilete. Cola branca (PVA). Pistola de cola quente. Pincel para espalhar cola. Papelo microondulado, cartes de 240 a 440 g (tipo duplex, papel carto, kraft etc).

Dobradeira de osso. Papel fantasia para sacolas, envelopes. Fitas variadas e de diversos materiais como juta, papel torcido, cetim, palha da Costa, para laos.

O DISCO CROMTICO - COMPOSIO E HARMONIA

Nas combinaes entre os papis, fitas, flores e outros tipos de acabamento, preciso harmonizar as cores de forma correta. Conhecendo as diversas variaes dos tons, possvel combin-las em esquemas predeterminados como: monocromticos, degrades, cores contrastantes, de natal, country etc. Toda cor possui trs caractersticas: matiz (vermelho, verde ou azul, por exemplo), tom (escuro ou claro) e intensidade (cores vivas ou tons pastis). O disco cromtico se divide em : Cores primrias so as cores puras: vermelho, amarelo e azul. Cores secundrias so aquelas obtidas pela mistura de duas cores primrias (Ex.: amarelo + vermelho = laranja) Cores complementares so as que se encontram em oposio no disco de cores. Cores tercirias so as obtidas pela mistura de uma primria com uma ou mais cores secundrias. Designa a capacidade que tm as cores de parecer quentes ou frias. A metade esquerda do disco

cromtico mostra as cores quentes e vibrantes: os vermelhos e amarelos. A metade direita mostra as cores frias que transmitem tranqilidade: os azuis e os verdes. Cores anlogas: so as que aparecem lado a lado no disco. H nelas uma mesma cor bsica. Exemplo: o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado tm em comum a cor laranja. Cores neutras: ao misturar duas ou mais cores do disco cromtico, obtm-se uma nova srie de cores chamadas neutras: os amarelos acinzentados, os vermelhos amarronzados...

TCNICAS As caixas, sacolas, etc. podem ser montadas com o uso de duas tcnicas: CORTE e VINCO MONTAGEM e COLAGEM

CORTE e VINCO

O CORTE o contorno que ser destacado da folha em que foi

desenhada a embalagem. Uma tesoura amolada ou estilete devero ser usados para esta etapa. Se o estilete for usado, o corte dever ser feito de maneira suave e repetida, de modo a no pressionar demais o estilete contra o papel para no rasg-lo. O VINCO uma marca no papel com o uso de um objeto no cortante para que o mesmo se dobre com maior facilidade e de forma regular. Poder ser feito com a dobradeira de osso ou uma ponta de caneta sem tinta.

A MONTAGEM E COLAGEM

As peas que compem uma caixa so denominadas: "bolachas", responsveis pela superfcie e fundo da caixa; "tiras laterais" que sero unidas s bolachas para formar a tampa e o fundo da pea. A superfcie e o fundo podero ser formados por qualquer uma das figuras geomtricas ou outras formas variadas como flores, bichinhos, sol etc.

PROJETOS CAIXA RETANGULAR DE CORTE E VINCO

Material utilizado: Papelo microondulado ou Kraft 300g ou qualquer outro carto com gramatura a partir de 240 g. Fitas ou outro acabamento a escolher.

1. Risque e recorte os moldes em papel carto conforme o esquema acima. 2. Coloque os moldes sobre o avesso do papelo escolhido para a confeco da caixa e risque as linhas de corte e vinco com um lpis bem apontado. 3. Recorte o papelo somente pelas linhas contnuas (linhas de corte). 4. Com o auxlio da rgua e da dobradeira, vinque o papelo nas linhas tracejadas (linhas de vinco). 5. Aplique cola branca ou quente nas quatro lingetas da base e fixe-as para formar a caixa. Repita o procedimento para formar a tampa. 6. Enfeite a caixa com um lao ou outro acabamento de sua preferncia.

CAIXA REDONDA MONTADA

Material necessrio: papelo microondulado e cola fita, etc para acabamento

1. Recortar a bolacha para a tampa e marcar levemente com lpis a letra "T" de tampa. 2. Recortar a bolacha para o fundo com 3 mm a menos que a tampa, pois uma ir se encaixar dentro da outra. Esta medida para o caso de se usar papelo microondulado. Em outros tipos de papelo ou revestimento esta medida varivel. Marcar levemente com lpis a letra 'F"de fundo. 3. Recortar uma tira para a lateral da tampa com a largura desejada (Sugesto: 3 cm). As tiras laterais do papelo microondulado devero ser cortadas com as ondas em sentido vertical para dar flexibilidade circunferncia, com a medida do permetro da bolacha mais 1 cm de sobra. 4. Recortar uma tira para a lateral do fundo, usando o mesmo procedimento do item anterior. 5. Colar as bolachas s tiras, passando cola na beiradinha da tira lateral. Pode-se usar a cola quente ou a cola branca pura. 6. Colar a ponta que sobrou na prpria tira para arrematar. 7. Decorar com laos, etc. 8. OBS.: Se usar a cola quente, necessrio passar um fio de cola branca pura em todos os cantos internos e na unio bolacha-tira para reforar.

SACOLAS PRTICAS

Material utilizado: Papel de presente bem resistente (papel kraft 150 g ou outro qualquer de gramatura a partir de 150 g) Cordo tipo rabo de rato, corda, papel torcido ou qualquer outro que sirva para compor a ala.

1. Para servir de base para o molde da sacola, use uma pilha de livros ou outro objeto qualquer no tamanho desejado. 2. Pegue a folha de papel e corte um pedao de tamanho suficiente para envolver todo o objeto que serviu de molde. 3. Faa uma dobra na beirada superior. 4. Enrole o papel em torno do objeto e passe cola verticalmente para unir as pontas na parte de trs. 5. Dobre e cole a extremidade inferior como se faz com um pacote comum, para poder formar a base da sacola. 6. Tire o que serviu de molde de dentro da sacola. 7. Cole por dentro um retngulo de cartolina para reforar o fundo. 8. Faa uma dobra em cada lado da sacola, como se fosse uma prega at em cima. 9. Faa dois furos espaados e coincidentes com um vazador em cada face da sacola para prender a ala. 10. Passe o cordo escolhido pelos furos e d um n em cada extremidade ou ento feche a borda da embalagem com um lao de fitas, formando assim um saco de presente.

LAOS SIMPLES

1. Segurando a fita com as duas mos, forme um aro. 2. Encoste o aro no meio, formando um oito. 3. Franza o centro do lao. 4. Corte a sobra da fita. 5. Com a tira que sobrou, arremate o lao, dando um n no meio, deixando duas pontas iguais. 6. D o acabamento cortando as pontas em "V" e seu lao est pronto!

LAOS DUPLOS (ondas)

1. Segurando a fita com as duas mos, forme um aro. 2. Encoste o aro no meio, formando um oito. 3. Franza o centro do lao e faa mais duas laadas um pouco maiores, com

movimento de vai e vem. (feito ondas, superpondo uma na outra) 4. Corte a sobra da fita. 5. Com a tira que sobrou, arremate o lao, dando um n no meio, deixando duas pontas iguais. 6. D o acabamento cortando as pontas em "V" e seu lao est pronto!

LAOS CHEIOS OU REDONDOS (de floricultura) 1. O comprimento da fita vai depender do nmero de voltas que se pretende para o lao. 2. Um modelo cheio, de cinco voltas, necessita de uma fita com 1,50 cm de comprimento. 3. D cinco voltas ou mais em torno dos quatro dedos abertos, deixando uma ponta para dentro e outra para fora. 4. Dobre o lao ao meio, faa um pequeno corte enviezado de cada lado e amarre com uma fita dando um n bem apertado. 5. Abra as laadas, puxando uma a uma, comeando com a volta interna, fazendo um movimento de uma laada para cima e outra para baixo at que todas tenham sido abertas. 6. Repetir este procedimento com o outro lado do lao. O resultado ser uma forma circular com cada volta bem visvel.

BIBLIOGRAFIA

Autores no especificados. Coleo Boa Idia! Artesanato em Casa. Editora Abril Cultural. SHANNON, Faith. The art and craft of paper. Mitchell Beazley in association with Il Papiro. Vrios. Revistas mensais como Faa Fcil , Mos de Ouro e outras. Vrias Editoras: Globo, Abril, Nova Cultural. LINKS TEIS http://jota.com.br http://www.tecnopapel.com.br http://www.25demarco.com.br/

You might also like