You are on page 1of 20

Apresentao

A questo do lixo de vital importncia para a sobrevivncia do planeta e a qualidade de vida da populao. Porm, vivemos numa sociedade onde a concentrao econmica e as desigualdades sociais vm crescendo a cada dia, agredindo direta e indiretamente o meio ambiente, notadamente nas cidades as quais, apesar de ocuparem 2% das terras do planeta, consomem 75% dos seus recursos naturais. As pessoas esto consumindo uma infinidade de produtos difceis ou impossveis de serem degradados. Com isso, a produo de lixo aumenta, contaminando e destruindo o solo, o subsolo, a gua e o ar. A grande maioria no se preocupa para onde ele vai ou o que vo fazer com ele, o que fatalmente provoca um acmulo de lixo no meio ambiente, alterando a qualidade de vida de todos os seres vivos. O Brasil joga fora 5,8 bilhes de reais, por ano, por no reciclar o seu lixo urbano. Dos quase 5.000 municpios brasileiros, apenas 200 praticam algum tipo de coleta seletiva (DIAS, 2002). No Estado da Bahia so coletados diariamente 10.398,3 toneladas de lixo, sendo que 60,4% desse total tem uma destinao inadequada (Indicadores de Desenvolvimento Sustentvel, IBGE 2000). O impacto causado na natureza, devido produo e destinao desordenada de lixo, tem levado a sociedade a buscar alternativas para minimizar a degradao do nosso ambiente e promover o bem estar da populao. preciso informar, sensibilizar e mobilizar o ser humano para a importncia da mudana de atitude e de comportamento. Esta cartilha tem o objetivo de informar as pessoas da importncia da reciclagem de lixo, do uso racional dos recursos naturais, da no gerao do resduo, incorporando, em suas relaes sociais, valores e princpios que alterem a forma tradicional de seu cotidiano, dentro e fora da empresa. Assim, cada um de ns estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a preservao do nosso planeta. Como voc pode ajudar nesse processo? Difundindo os conceitos aqui apresentados, destinando corretamente todo o lixo produzido dentro e fora da empresa e reduzindo a produo individual de lixo. COMPARTILHE ESSA IDIA !

A palavra lixo
A palavra lixo tem origem do latim lix, que significa cinza. Antigamente na Europa a maioria dos resduos domsticos vinham do fogo e da lareira, eram restos de lenha, carvo e cinzas. J os restos dos alimentos eram utilizados para rao animal, como esterco para horta e pomar. As cinzas que deram nome a todos os resduos domsticos ou residenciais eram aproveitadas para fabricar sabo.

Lixo no local de trabalho


A maioria das atitudes ecolgicas iniciadas em casa, que muitos j executam, podem ser adotados no local de trabalho. Em vez de pronunciarmos desculpas, como: No sou dono da empresa, imagine que nos escritrios tambm se desperdia uma enorme quantidade de RECURSOS NATURAIS, e que muita economia pode ser feita por conscincia prpria do empregado em prol da me natureza. E para abordarmos o tema: COLETA SELETIVA DE LIXO temos que conhecer os porqus que nos levam a AO de SEPARAR, ainda na fonte, o nosso lixo, num gesto de inteligncia, respeito e amor vida.

Origem do Lixo
Deus criou trs reinos para a me natureza. O Homem, pertencente ao reino animal, achou pouco e criou mais um, o reino plastical, portanto temos: O Lixo de origem MINERAL, VEGETAL, ANIMAL e SINTTICO (derivado do petrleo e sintetizado ou fabricado pelas indstrias petroqumicas).

Classificao
O Lixo classificado de acordo com sua fonte de origem. Lixo Residencial: o lixo produzido em nossas casas. Lixo Comercial: o lixo produzido pelos estabelecimentos comerciais. o nosso caso, o lixo que geramos nos escritrios da Coelba nossa responsabilidade. Lixo Pblico: o lixo produzido nas ruas, avenidas, praas, praias, feiras, etc. Temos tambm lixos gerados por .ontes Especiais como: Servios de Sade, Industrial, Agrcola, Radioativo, Qumico, etc.

Mineral

Vegetal

Animal

Sinttico

Residencial

Comercial

Pblico

Servio de Sade

Industrial

Qumico, Radioativo, Etc.

Prejuzos causados pelo lixo


1. Poluio do espao sideral (lixo espacial). 2. Poluio do Ar. Emisso de gases, poeiras, fumaas, Queimadas, etc.(lixo gasoso). 3. Poluio das guas : Rios, Mares, Lagos, Oceanos, Geleiras e Lenis Subterrneos . 4. Poluio Visual. 5. Mau cheiro e odores na sua putrefao. 6. Deslizamento de terra (acumulada em topo de morros). 7. Assoreamento de rios, lagos e manguezais (podendo causar at a morte). 8. Inundaes nas grandes cidades, entupimento ou obstruo de bueiros e bocas de lobo. 9. Provoca prejuzo navegao. 10. Destruio da .auna e .lora (aqutica e terrestre). 11. Acidentes terrestres (domsticos, Rodovirios) e areos (urubus). 12. Doenas atravs dos seus vetores (ratos, moscas, baratas mosquitos, etc), levando Morte atravs das guas contaminadas.
6

Vetores do lixo
INIMIGOS DOENAS TRANSMISSVEIS COMO SO TRANSMITIDAS

RATO

Leptospirose n Hantavrus n Peste Bubnica n Tifo Murino n Salmonelose


n n .ebre tifide n Clera n Verminose

Pelas suas fezes, urina, pulga e mordida. * Em 1 ano a fmea gera 98 novos ratos.

BARATA

Pelas suas patas, asas, corpo e pelas fezes.

* Em 01 ano e meio a barata gera 1..300 novas baratas. n Doenas Gastrointestinais n Vrus da Poliomielite n Bactrias intestinais
MOSCA
n Disenteria n .ebre Tifide n Salmonelose n Verminose n Outras bactrias e vrus

Pelas patas, asas, corpo, fezes e pela saliva. * 120 a 150 ovos por dia, ciclo reprodutivo de 12 dias at a fase adulta.

intestinais.

MOSQUITO

n Malria n Dengue n .ebre Amarela n Leishimaniose

Atravs da picada.

Conhea um ecoproduto
1. Produo no poluidora e materiais no txicos. 2. No utilizao de testes desnecessrios com animais e cobaias. 3. Baixo consumo de energia durante a Produo/Distribuio/Uso/Disposio. 4. Embalagem mnima ou nula. 5. Possibilita o reuso ou reabastecimento. (refil) 6. .acilita a coleta ou desmontagem aps o uso. 7. Possibilita a remanufatura ou reutilizao.

Reciclar igual a poupar energia


A COELBA, como distribuidora de energia eltrica, sentese no dever de, alm de educar o seu pblico consumidor, trabalhar internamente a Educao Ambiental de seus empregados e empreiteiros, para criar uma cultura ecolgica atravs de atitudes e aes concretas, dar o EXEMPLO no seu prprio ambiente de trabalho, j que a energia hidroeltrica est intimamente ligada questo ambiental. Veja quadro ao lado
8

1 Kg de ALUMNIO RECICLADO consome 15,4 Kwh de eletricidade - ECONOMIA de 95%. 1 Tonelada de PAPEL RECICLADO consome 4.200 Kwh de eletricidade - ECONOMIA de 64%. Com o VIDRO RECICLADO se economiza 50% de eletricidade. RECICLANDO PLSTICOS gasta-se a metade da energia consumida para inciner-lo.
9

Comportamento ideal na hora da compra


1. Recusar produtos derivados de espcies em EXTINO, ou proibidos por lei. 2. Levar em conta se BIODEGRADVEL ou no. (Se decompe na natureza, no polui) 3. Escolher produtos sem ALVEJANTES e CORANTES. (So poluentes) 4. Evitar produtos com empacotamento excessivo. (Geram mais lixo) 5. Preferir produtos com embalagens reciclveis e ou retornveis. (Evitar lixo) 6. Admitir pagar um pouco mais que os concorrentes, devido a sua total qualidade ambiental. 7. Evitar descartvel.

10

REPENSAR
O objetivo deste trabalho muito simples. Atravs da informao levar voc a parar, pensar, refletir sobre este contedo e chegar a tomar uma deciso, a mais importante deciso: a da AO. Ser educado, portanto, no o intelectual bem informado, ser educado aquele que age e pe em prtica o que lhe toca, o que lhe sensibiliza. Isto , de fato aprender, guardar para si o que bom, o que lgico, o que verdadeiro, o correto.

REDUZIR
Reduzir o consumo desenfreado, no comprar por impulso e sim pela verdadeira necessidade. No se deixar levar pela propaganda consumista, e sim planejar sua compra. Diminuir ou

REAPROVEITAR

4Rs

RECICLAR

Consertar o que est quebrado ou doar roupas e objetos que no esto em uso dando-lhe nova vida. Reutilizar para fins artesanais embalagens de metais, plsticos, papeis, borrachas, etc... Utilizar os dois lados do papel para escrever ou xerocar. , portanto dar nova utilidade ou ampliar a vida til daquele objeto.

A reciclagem pode ser artesanal ou industrial. O material aps separado limpo e destrudo, passando por processos fsico-qumicos, tomando a mesma ou outras formas, e utilidades distintas. Com isso gastase menos energia e gua no processo.

11

A grande descoberta
O exemplo da gigantesca corporao americana que fez recentemente um estudo sobre o contedo dos caixotes de lixo de seus escritrios administrativos. Todas as noites, durante uma semana, um grupo de trabalhadores despejavam os caixotes de lixo e faziam uma seleo de artigos, que haviam sido jogados pelos empregados da empresa durante o dia.

Ao somar o valor de artigos to pequenos como clips, elsticos, borrachas, lpis, canetas e muitos outros que tinham sido jogados fora durante a semana, somou-se cinqenta e duas vezes. Com isso os membros da empresa descobriram que mais de U$ 30.000 eram desperdiados, jogados fora todos os anos.
Autor: J.Paul Getty
12

Separar para coletar seletivamente


Quando misturamos o nosso lixo (cascas, papis, latas, alimentos, vidros, plsticos, etc.) estamos inviabilizando o reaproveitamento e a reciclagem destas matrias primas, cada dia mais raras, sendo jogadas em lixes ou enterradas nos poucos aterros sanitrios deste pas. Portanto, este o nico caminho da humanidade e ns no podemos ficar a reboque da histria contempornea, pois nossas riquezas naturais precisam ser preservadas pela sobrevivncia do planeta.

A Coletiva Seletiva de lixo a maior aliada da reciclagem. Tudo com a SEPARAO dos materiais reciclveis na .onte Geradora, ou seja, no prprio local onde so produzidos. Aps a separao, os materiais so coletados e encaminhados para o beneficiamento. Este sistema facilita a reciclagem, porque os materiais estaro mais limpos e, conseqentemente, com maior potencial de reaproveitamento.

13

Vantagens da coleta seletiva


1. Oportunidade de mudana de comportamento, de praticar cidadania, incentivando o respeito natureza e a solidariedade humana. 2. Economia de matria prima. Em vez de tirar da Natureza, se reaproveita ou se recicla. 3. Economia de energia eltrica e outras fontes energticas das indstrias. 4. Diminuio de lixo nas ruas. Ambiente limpo igual a povo educado. 5. .im das enchentes e dos alagamentos nas ruas por obstruo de canais fluviais. 6. Reduo de resduos para tratamento, coleta e destino final. (Economia) 7. Aumenta a vida til dos aterros sanitrios. 8. Reduo dos impactos ambientais nos aterros sanitrios. 9. Gera empregos, alm de acabar com a vergonha dos badameiros nos lixes das grandes cidades. 10. Melhoria da qualidade de vida e da sade pblica. 11. Incentivo ao crescimento das indstrias de reciclados.

14

PAPEL
Papel Reciclvel Papel Reciclado

Papel e papelo so formados principalmente por fibras celulsicas provenientes da madeira das rvores. Ao reciclar uma tonelada de papel, voc estar contribuindo para que deixem de ser cortados 60 ps de eucaliptos que precisariam de 8 anos para crescer. Cada tonelada de papel reciclado representa 3m3 de espao disponvel nos aterros sanitrios. Produzir papel a partir de papel usado consome cerca de 50% menos de energia do que fabric-lo a partir de rvores; utiliza-se 50 vezes menos gua, alm de reduzir a poluio do ar em 95%. A maior parte do lixo Comercial que saem dos escritrios so papis que deveriam ser reciclados.

PLSTICO
So artefatos fabricados a partir de resinas (polmeros) sintticas, derivadas do petrleo. A maioria dos plsticos no ainda biodegradvel e so responsveis pela poluio do solo, rios, mares e lagos, causando a morte da fauna local. Plsticos e borrachas quando queimados liberam substncias txicas, responsveis por inmeros problemas de sade, inclusive mortes. Mais de 160 toneladas de plsticos so encontradas nos oceanos do mundo.
15

VIDRO
Composio: areia (60%), feldspato, barrilha (18 a 20%), gua e energia. A mais antiga das embalagens, calcula-se uma idade de 4.500 anos. Cores: branco (sem cor), verde (escuro, claro, gua e esmeralda), azul, mbar (marrom). Nos pases desenvolvidos onde a Coleta Seletiva um processo natural praticado h dcadas existem lixeiras especiais para cada cor, o usurio antes de descartar na lixeira correspondente ele retira as tampas e lava, pois sabe que sero quebrados e derretidos de acordo com sua cor. Alemanha o Pas que mais recicla vidro no mundo - Um milho de toneladas. O Brasil recicla apenas 33% de sua produo anual. O vidro 100 % reciclvel com grande economia de gua e energia. A energia economizada com a reciclagem de uma garrafa suficiente para manter acessa uma lmpada de 100W durante 4 horas.

METAL
Extrado de minerais em processo primrio (.erroso e No ferroso). .erroso tudo que enferruja e no ferroso no enferruja, como alumnio, bronze, zinco, cobre e chumbo Cada vez que voc joga fora uma lata de alumnio est desperdiando tanta energia como se jogasse fora uma lata de gasolina. A energia economizada com a reciclagem de uma lata de alumnio suficiente para manter ligado um aparelho de TV durante 3 horas. O Brasil j campeo mundial em reciclagem de latas. Infelizmente no pela conscincia ecolgica e sim pela necessidade da populao pobre e pelo valor do alumnio. A cada 75 latas de ao recicladas salva-se uma rvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvo vegetal. 16

Dicas Importantes Para Coleta Seletiva


1. Lave - Garrafas de vidro, plsticos, embalagens de iogurte e outros vasilhames antes de colocar no lixo seletivo. Evita insetos e mau cheiro e aumenta o valor de revenda. 2. Lave e pressione as tampas para dentro, das latas de bebida ou de conserva para evitar acidentes. 3. Embale objetos de vidro, para evitar cortes ou perfuraes em quem manipula. 4. No amasse nem molhe os papis, pois ocupam menos espao e tem mais valor para reciclagem. 5. .ogo no resolve o problema do lixo. Ele transfoma o lixo slido em lixo gasoso, liberando gases venenosos que causam problemas de sade aos seres humanos e ao ambiente. - Na Bahia temos o Decreto Estadual N 7.967, de 5 de junho de 2001, que estabelece no artigo 140 inciso II a proibio da seguinte forma de destinao final de resduos slidos: queima de resduos slidos a cu aberto ou em recipientes, instalaes ou equipamentos no adequados. 6. Ao trocar as lmpadas queimadas, reutilize as embalagens das mesmas para o descarte.

17

Reciclvel
PAPEL
l Jornais e revistas l .olhas de caderno l Papis de computador l l l l l l l

No Reciclvel
l Papis sujos ou engordurados l Papel higinico /guardanapos l Papis metalizados (alumnio) l l l l l l l

(acaraj)

.otocpias Envelopes Provas /Apostilas /Rascunhos Cartazes velhos/ .olhetos Papis toalha Papeles /Caixas em geral Aparas de papel

Papis parafinados (picol) Papis Plastificados (capa de caderno) Papel carbono .otografias Etiqueta adesiva Tocos de cigarro Papis de fax

METAL
l Latas de folha de flandre l leo, leite, enlatados em geral l Lata de alumnio l Sucatas de automveis l Outras sucatas... l l l l

Clips Grampos Esponja de ao Canos

VIDRO
l Garrafas em geral l Recipientes em geral l Copos l .rascos (compotas, perfumes, l Espelhos l Lmpadas l Cermicas ou barro (utilize como entulho) l Porcelana l Tubos de TV l Vidro temperado (carro), faris,

remdios, etc.)

cristal, pirex. l Ampolas de remdios

PLSTICO
l Copo plstico l Copinhos de caf l Sacos plsticos l Embalagem de margarina l Embalagem de material de limpeza l Garrafas Pet de refrigerantes l Canos e tubos l Vasilha plstica

Cabo de panela Tomada Embalagem de biscoito Misturas de papel, plstico e metal (embalagem de leite de caixa) l .ibra de vidro l Acrlico
l l l l

18

Bibliografia
COLETA Seletiva, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte COMO Defender a Ecologia. So Paulo, Nova Cultural LTDA, 1991 CLARET Martins Prosperidade. Contnua. So Paulo, Editora Martins Claret, 1999 Dirio Oficial do Estado da Bahia, n LXXXV n17705 pginas 21 e 22, 6 junho de 2001 DIAS, G. .. Pegada Ecolgica e Sustentabilidade Humana. So Paulo: Gaia, 2002. 264 p. LIMA L. M. Q., Tratamento de Lixo. Humus Editora. So Paulo 1986 SERRA, Paulo R. M., Lixo Trate Bem Dele; Limpurb. Salvador-BA 1988 SIMON, 1992, So Paulo-SP

19

20

You might also like