You are on page 1of 4

PAM: 85- 102 normal.

A medida da PAM est indicada nas seguintes situaes: - Quando a instabilidade cardiovascular pode ser antecipada: - Pacientes com importantes aumentos de Ventrculo Esquerdo; - Doenas valvulares avanadas; - Quando a utilizao de cristalides ou colides vai ser grande; - Infarto Agudo do Miocrdio ou histria de angina de qualquer tipo; - Histria de doena pulmonar grave; - Parada Cardaca e Reanimao Cardiopulmonar; - Cirurgias Intracranianas. - Quando houver manipulao direta do sistema cardiovascular: - Cirurgia Cardaca; - Cirurgia Vascular de grande porte; - Cirurgia Torcica - especialmente quando h necessidade de ventilao pulmonar; - Inabilidade ou impossibilidade de medir corretamente: - Traumatismos extensos; - Obesidade; - Queimaduras extensas; - Choque (embora seja muito difcil a puno, existe a possibilidade de disseco da artria pelo cirurgio); Outras: - Hipotenso Induzida; - Hipotermia Induzida; - Necessidade de freqentes medidas dos gases arteriais; - Sepsis; - Distrbios eletrolticos graves; - Coagulopatias;

- Uso de heparina para anticoagulao.

CONCEITO: Presso Arterial Mdia a presso efetiva que leva o sangue aos tecidos durante o ciclo cardaco Ela representa no somente a fora que dirige a perfuso pelo organismo humano, mas tambm reflete uma parte do trabalho cardaco. Consiste na ausculta dos sons de Korotkof - complexo de sons audveis que ocorrem por turbulncia, instabilidade da parede arterial e formao de onda de choque produzidos pela ocluso externa ou presso sobre uma artria maior. O primeiro som audvel representa a presso sistlica e o ltimo e abafado somrepre-senta a presso diastlica. A PAM,neste caso, pode ser calculada pela frmula acima. Erros deste mtodo ocorrem por resultado de deficincias nas transmisses dos sons, como um estetoscpio longo ou por sensibilidade alterada do observador na ausculta dos sons. Manmetros anerides esto sujeitos a erros de calibrao e devem ser aferidos periodicamente. Causas patolgicas ou iatrognicas de diminuio do fluxo sangneo arterial como o choque cardiognico ou o uso de vasopressores, podem resultar em atraso na gerao dos sons e significativo erro nas medidas da PA. Em contraste, a baixa complacncia dos tecidos ao do balo do esfigmomanmetro encontrada, por exemplo, em pacientes com tremores, requerem excessiva presso de ocluso, o que pode produzir leituras mais elevadas da PA. Definio Presso Arterial Mdia (PAM) Consiste na introduo de um cateter em uma artria atravs de uma puno ou disseco, que conectado a um sistema de transmisso depresso, um transdutor de presso que por sua vez conectado ao monitor. Indicaes - Pacientes com nveis pressricos instveis, em uso de drogas vasoativas, ps-operatrios de grandes cirurgias, no choque, em grandes queimados. O local de escolha para a PAM geralmente artria radial, podendo ser utilizada as femurais ou pediosas.

Assistncia de Enfermagem na PAM

Montar corretamente o sistema de PAM utilizando tcnica assptica, com coneces unidadas evitando a entrada de ar no sistema e zerando-o adequadamente.

Auxiliar na passagem do cateter Fixar adequadamente o cateter a pele Manter o monitor com os alarmes ligados Manter o sistema pressurizado com infuso contnua de soluo de heparina Observar freqentemente o membro puncionado para identificar complicaes como: cianose, parestesia e dor Sempre que for manipular o cateter ou sistema utilizar tcnica assptica Renovar o curativo a cada 24 horas e observar o stio de entrada do cateter para identificar alteraes na pele e presena de secrees. Trocar a soluo de heparina a cada 24 horas e o transdutor a cada 48 horas Zerar o sistema a cada 4 horas ou a cada mudana de posio do paciente Realizar flash de soluo heparinizada aps coleta de sangue Observar continuamente a curva de presso Ao retirar o cateter, fazer a compresso no local por 5 minutos, e realizar o curativo compressivo COMPLICAES Obstruo do cateter; Isquemia distal; Hemorragia; Equimose Macia (infiltrao de sangue extravasado no tecido subcutneo); Embolia gasosa; Dor; Espasmos arterial; Infeco;

MTODO NO INVASIVO: Aferindo a PA obtm-se a presso sistlica (PAS) e a presso diastlica (PAD). Para verificarmos a PAM utilizamos a seguinte frmula:

PAM= PAS + (PAD x 2) / 3

MTODO INVASIVO (PAI) Um cateter (abocath) introduzido dentro de uma artria (radial, braquial, femoral ou pedioso); A circulao colateral deve ser confirmada antes da introduo do cateter. Se no houver circulao e a artria canulada estiver obstruda, podem ocorrer isquemia e infarto da rea distal ao local canulado.

TESTE: A circulao colateral pode ser verificada seja atravs do teste de Allen para avaliar as artrias radial e ulnar, seja atravs do teste ultra-snico com Doppler para qualquer uma das artrias.

Assistncia de Enfermagem na PAM TESTE DE ALLEN: As artrias radial e ulnar so Montar corretamente o sistema de PAM utilizando tcnica assptica, com coneces comprimidas simultaneamente e pede-se ao paciente que feche o punho, unidadas que a mo empalidea. Depois de e paciente adequadamente. fazendo com evitando a entrada de ar no sistema o zerando-oabrir a mo, a presso sobre a artria ulnar liberada, mantendo-se a presso sobre a Auxiliar A passagem do cateter artria radial.na mo adquire uma tonalidade rsea se a artria ulnar estiver permevel. Fixar adequadamente o cateter a pele Manter o monitor com os alarmes ligados Manter o sistema pressurizado com infuso contnua de soluo de heparina Observar freqentemente o membro puncionado para identificar complicaes como: cianose, parestesia e dor Sempre que for manipular o cateter ou sistema utilizar tcnica assptica Renovar o curativo a cada 24 horas e observar o stio de entrada do cateter para identificar alteraes na pele e presena de secrees. Trocar a soluo de heparina a cada 24 horas e o transdutor a cada 48 horas Zerar o sistema a cada 4 horas ou a cada mudana de posio do paciente

You might also like