You are on page 1of 2

Check List de Equipamentos

Relatrio de inspeo diria de Bate Estacas Eng. Antonio Fernando Navarro


Equipamento n: Marca: Modelo: Operador: Inspeo por: Data:
COM S N NA

Avaliao das qualificaes do operador do equipamento


O operador encontra-se habilitado e qualificado? O operador encontra-se identificado por crach? O operador recebeu treinamento admissional de SMS? Existem auxiliares para apoio operao do equipamento?

Verificaes dirias dos motores e mquinas


1. Estado geral dos retrovisores? 2. Abastecimento de combustvel antes do incio das atividades? 3. Manuteno correta dos nveis dos leos de freio e de motor e de gua do radiador? 4. O motor est com o seu plano de manuteno e limpeza em dia? 5. Os dispositivos de segurana encontram-se em suas corretas posies? 6. As luzes de advertncia e de alarmes de operao encontram-se funcionando? 7. Freio de emergncia funcionando corretamente? 8. Sapatas de freio dos tambores novas e corretamente ajustadas? 9. H vazamentos diversos: gua, combustvel e/ou lubrificante? 10. Lana, roldanas, eixos, ganchos e travas de segurana em condies adequadas? 11. Mangueiras furadas, ressecadas, rgidas ou descascadas? 12. Partida do motor funcionando corretamente? 13. Alternador em bom estado? 14. Fusvel de amperagem correta e em bom estado? 15. Lmpadas funcionando? 16. Bateria com nvel adequado, sem vazamentos e com bornes em bom estado? 17. Est sendo feito o controle bimensal de inspeo dos equipamentos e acessrios atravs da colocao de etiquetas coloridas do bimestre?

COM

NA

Avaliao das condies gerais dos cabos de ao


1. A quantidade de fios arrebentados menor que 10% dos fios de cada perna? 2. H diminuio da espessura dos cabos pelo desgaste? 3. H amassamento dos cabos? 4. Os cabos encontram-se lubrificados? 5. As polias e roldanas encontram-se em boas condies? 6. Existem pontos de corroso ou de desgaste acentuado nos cabos? 7. H presena de gaiolas de passarinho? 8. O lao (olhal) foi conformado em Tranado Flamengo? 9. H arames partidos prximos aos acessrios? 10. Existe destranamento de cabos, dobras ou protuberncias de alma? 11. H ruptura de arames na superfcie externa dos cabos? 12. O lao (olhal) manual encontra-se preso com clips de acordo com a norma N-2170? 13. Est sendo feito diariamente inspeo de ganchos, manilhas, eslingas e acessrios? 14. H sapatilho mordendo o cabo? 15. H sapatilho com abertura menor do que o dimetro do cabo? 16. H sapatilho com desgaste total em algum ponto da coroa? 17. Sapatilho com rachadura? 18. As lonas de freio dos tambores esto em condies normais de utilizao e sem desgaste acentuado? 19. Existem corroso, trincas, deformaes e desgaste nos acessrios?

COM

NA

Avaliao dos componentes e parte eltricas


1. O chicote de fios encontra-se em boas condies, sem emendas ou com essas adequadamente protegidas?

COM

NA

2. H fios soltos e sem qualquer identificao ou proteo? 3. As conexes eltricas so providas de plug prova dgua? 4. Os painis eltricos esto providos com disjuntor DR? 5. Os circuitos eltricos encontram-se sinalizados adequadamente? 6. O equipamento encontra-se eletricamente aterrado por meio de haste de aterramento? Nota 1

Avaliao das condies de segurana


1. O operador e seus ajudantes encontram-se utilizando os EPIs adequados funo e operao? Nota 7 2. O extintor de incndio encontra-se carregado, com etiqueta de inspeo atualizada e com lacre? 3. H colaborador com a misso de orientar o operador do equipamento? 4. H indicao em local visvel de carga mxima que o equipamento pode transportar / iar? 5. A rea onde esto os equipamentos encontra-se sinalizada toda volta guardando uma distncia mnima de uma vez e meia a altura da maior torre de bate estacas nessa mesma rea? 6. O isolamento da area foi feita com tela do tipo cerquite sobre moldura de madeira? 7. O acesso permitido somente ao pessoal autorizado pelo profissional de SMS? 8. proibida a permanncia de pessoas no envolvidas com a atividade especfica, ao redor do equipamento, num raio inferior a 1,5 vezes a altura da lana do mesmo? 9. O dispositivo de segurana manual da lana encontra-se em bom estado? 10. O dispositivo de segurana mecnico encontra-se lubrificado? 11. O leo do depsito hidrulico encontra-se no nvel recomendado? 12. As estacas encontram-se estocadas em local cercado e sinalizado e escoradas para evitar que se desloquem acidentalmente? 13. A estaca foi laada estrutura da torre por meio de cabo de ao para evitar seu tombamento? 14. Caso haja necessidade do ajudante subir pela torre para ajuste do cepo de cravao ou da laada dever faz-lo com um dos talabartes preso aos degraus da torre e o outro ao trava quedas 15. O terreno apresenta-se com desnveis ou interferncias? Nota 2 16. So realizados trabalhos em dias de chuva? Nota 3 17. H vazamento de combustvel do motor? Nota 4 18. Montagem e desmontagem do bate estacas e descarregamento de estacas Nota 5 19. So empregados componentes improvisados na montagem do equipamento? Nota 6

COM

NA

tens adicionais
1. A rea onde os bate estacas esto operando encontra-se isolada, com distanciamento de pelo menos uma vez e meia a altura da lana/guia do equipamento? 2. A rea encontra-se corretamente sinalizada, alertando a todos para os riscos da atividade? 3. A APR encontra-se na frente de servio e foi divulgada a todos os envolvidos? 4. Na observao da "nega" e repique da estaca o apontador e os ajudantes devero estar posicionados sem que haja risco de serem atingidos pelo equipamento, pela estaca ou pela projeo de materiais, devendo estar a no mnimo uma vez e meia a altura do comprimento da lana. Caso isso no seja possvel, devero ficar posicionados lateralmente cravao e nunca frontalmente ao equipamento. Isso est ocorrendo? 5. Quando em uma mesma rea isolada houverem dois bate estacas em trabalho de cravao esses devero estar posicionados de "costas" um para o outro, evitando assim que o acidente em um dos equipamentos, inclusive a soltura acidental da estaca possa causar daos no outro equipamento. Isso est ocorrendo?

COM

NA

Observaes (Notas inseridas)


1) A haste de aterramento eltrico deve ter sido inserida no solo pelo menos 100cm, devendo estar interligada a fio condutor de 35 mm, preso base do bate estacas com conexo de arruela prensada. 2) Se o terreno apresentar desnvel, tubulaes ou envelopes no underground , deve ser providenciada estiva de madeira, com dormentes capazes de resistir aos esforos. 3) Os trabalhos devero ser interrompidos durante chuvas, na iminncia de queda de raios ou de fortes ventos. 4) Deve ser providenciada manta de PEAD para ser posicionada sob o equipamento imediatamente abaixo do tanque de combustvel da mquina, para recolhimento do produto vazado. 5) Durante a montagem e desmontagem do equipamento e o descarregamento das estacas deve-se isolar completamente a rea, sinalizando-a adequadamente. 6) No devero ser empregados na montagem do equipamento componentes improvisados ou inadequados ao equipamento, principalmente pinos e polias. 7) O operador do bate estacas e os seus ajudantes devero utilizar como proteo auditiva plug de insero e protetor do tipo concha, conjugados.

COMENTRIOS: 1. 2. 3. 4.

You might also like