You are on page 1of 31

Mdulo III

O INDIVDUO E O GRUPO
Ana Paula Amaral
Prof Coordenadora

CLASSIFICAO DOS GRUPOS


Existem diversas classificaes, por exemplo: Primrios e Secundrios Os Primrios podem ser:

- Pertena - Referncia

Existem dois eixos que tambm nos permitem fazer uma classificao dos grupos: Naturais Artificiais Momentneos - Persistentes

CARACTERSTICAS DOS GRUPOS PRIMRIOS


1. Interaces

2. Emergncia de normas 3. Objectivos colectivos comuns 4. Emergncia de uma estrutura informal 5. Emoes e sentimentos colectivos 6. Inconsciente colectivo 7. Equilbrio interno e externo

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


Comente a seguinte afirmao:

Grupo = Somatrio de indivduos

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


A afirmao anterior falsa, dado que o grupo no resulta da soma de indivduos, mas sim das interaces estabelecidas entre eles.

Grupo = Interaces entre indivduos


O grupo um todo com: - Vida prpria - Opinies - Reaces - Valores

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


Comente a seguinte afirmao:

A vida de grupo determina o que somos! determina a nossa individualidade!

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


A afirmao anterior falsa, influencia, mas no determina em absoluto. A relao do indivduo com o grupo interactiva, existem influncias recprocas. O grupo age sobre o indivduo, mas o indivduo tambm age sobre o grupo. O indivduo no um mero produto dos grupos, do meio.

No podemos esquecer a importncia Da nossa personalidade! Das nossas motivaes! Da nossa capacidade de reflectir!

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


Podemos escapar influncia dos grupos? No! Temos diferentes comportamentos consoante o local, o grupo onde estamos; Existem determinados comportamentos originados pelo ser grupal; Adoptamos certos esteretipos sem nos darmos conta; Adoptamos as normas e valores do grupo.

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


O grupo que exerce maior influncia sobre o indivduo aquele que num momento especfico se torna determinante na sua vida.

Dinmica de Grupo /Teoria de Campo de K. Lewin Espao Psicolgico: totalidade de factores psicolgicos que afectam um indivduo num determinado momento da sua vida.

Teoria de Campo de K. Lewin


Espao de Vida
E F P S E P F S O espao de vida do indivduo varia topologicamente ao longo da sua existncia.

Teoria de Campo de K. Lewin


O comportamento do indivduo depende das mudanas que ocorrem nesse campo, no seu espao de vida, num determinado momento da sua vida. O grupo tambm tem um espao de vida Qualquer mudana no campo /espao de vida de um grupo, por ele sentida como significativa, opera transformaes importantes no grupo.

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


Presso de conformidade (PC) Presso para integrar os indivduos do grupo entre si. A conformidade existe como uma exigncia do grupo em relao a quem dele participa. Essa exigncia unifica as condutas, opinies, percepes, informaes e ideias. Relaciona-se com a coeso do grupo Relaciona-se com a necessidade de segurana, caracterstica do ser humano: - Necessidade de Aprovao - Necessidade de Certeza Pode ser limitativa da criatividade, da originalidade do indivduo Varia inversamente margem de tolerncia do grupo

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


Presso de conformidade A no conformidade com o grupo um risco errneo. Temos 2 tipos de PC: 1. Presso normativa: conformidade com as normas e padres do grupo; 2. Presso informacional: a informao considerada como verdadeira para o grupo. Variao da PC (todos os factores que reforam a coeso, reforam a PC): Factores externos: hostilidade do meio ambiente; Factores internos: um trabalho que motive o grupo e torne mais cooperante.

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


Estranhos, opositores e desajustados no grupo Apesar da PC exercida sobre os membros do grupo, podem existir reaces de no conformidade por parte de um elemento do grupo. Estranho visitante que traz consigo determinadas intenes que o grupo procura perceber e s quais reagir. As reaces do grupo quanto ao estranho dependem de vrios factores: 1. O comportamento do indivduo face aos valores, normas e padres do grupo (acolhedor ou hostil); 2. As informaes sobre os seus grupos de associao, o que pe em jogo alguns esteretipos, preconceitos, etc; 3. A evoluo das ideias do grupo sobre as intenes do indivduo.

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


Nefito Distingue-se do anterior, pois apesar de ser um estranho introduzido no grupo, foi chamado a fazer parte dele. Depois da anlise feita pelo grupo, ele pode ser aceite ou rejeitado. O nefito em relao ao grupo as suas atitudes variam com: As condies da sua chegada; O grau de discrdia entre os seus grupos anteriores e o novo (hbitos, linguagem, mtodos de trabalho, opinies); O grau de ignorncia dos padres do grupo; A sua maneira de ser, a sua capacidade de adaptao, o seu grau de aproximao; As suas expectativas relativamente ao grupo.

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


O grupo em relao ao nefito Reaces do grupo: No incio so determinadas pelas condies de chegada do nefito (esperado ou imposto), por tudo aquilo que se diz a seu respeito (esteretipos e boatos antecipados), pelo grau de preparao do grupo sua chegada; Numa fase intermdia, so determinadas pela prpria pessoa do nefito, pelas suas respostas postas prova; A reaco final compreende a sua aceitao ou rejeio (hostilidade, rejeio bode expiatrio do grupo).

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


O desajustado e o opositor

Em qualquer grupo existe um margem de tolerncia ao desvio, i., afastamentos tolerveis de conduta em relao s normas e modelos do grupo. Um grupo primrio em que exista uma grande PC e padres rgidos, apresenta intolerncia ao desvio. As reaces do grupo ao desvio dependem: 1. do grau de desvio em relao margem tolervel; 2. Status pessoal do desajustado, antes de ser considerado como tal (o prestigio anterior pode neutralizar a revolta do grupo); 3. Riscos que o desajustado representa para o grupo.

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


O desajustado e o opositor

Se o desajustado resistir PC, o grupo pode elimin-lo. Inmeras palavras qualificam o desajustado no solidrio: traidor, renegado, ovelha negra, Com o opositor o processo semelhante, porm existem grupos democrticos que o aceitam quando a sua atitude corresponde a um status (i. , quando se espera dele, relativamente ao grupo, a contradio, a oposio).

COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E DE GRUPO


O marginal

Marginal = margem do grupo = margem da lei fora de Distncia moral do indivduo relativamente aos valores, opinies, normas de conduta do grupo. Distncia espacial, quando o marginal no participa nas actividades do grupo. A marginalidade, porm, no exclui a adeso a outro grupo. Por exemplo, os sem-abrigo relativamente sociedade so marginais, mas eles prprios formam grupos. O marginal integral caracteriza-se pela ausncia de referncia e pertena grupal.

VANTAGENS DE TRABALHAR EM GRUPO


Diviso de tarefas Tomadas de deciso de maior risco Enriquecimento de decises Poder e influncia face ao exterior Maior rapidez e eficcia na concretizao dos objectivos Segurana Criao de laos de amizade

DESVANTAGENS DE TRABALHAR EM GRUPO

Pensamento de grupo Transformao do eu em ns Tomadas de deciso empobrecidas

UM BOM PARTICIPANTE NO GRUPO DEVE:

Respeitar os outros Integrar-se no grupo No perder a sua individualidade No ser conformista Cooperar

BARREIRAS COMUNICAO NO GRUPO

Juzos de valor Pensar somente em si prprio Diferenas entre as pessoas ()

O MORAL DE UM GRUPO

Sentido de ns Sentimento de solidariedade - nvel de eficcia do grupo - sentimento de pertena ao grupo

O moral reflecte:

Dois aspectos importantes e interligados: 1. Grau de satisfao das necessidades pessoais 2. Eficcia com que o grupo realiza os seus prprios objectivos

FACTORES QUE CONTRIBUEM PARA UM BOM MORAL


1. Bom funcionamento das relaes afectivas interpessoais
Maior coeso grupal Maior cooperao Maior performance grupal

2. Bom funcionamento das relaes com a liderana


Confiana no chefe Ausncia de conflitos

3. Confiana na acessibilidade dos objectivos do grupo Os sucessos alcanados aumentam a confiana no grupo

FACTORES QUE CONTRIBUEM PARA UM BOM MORAL


4. Cooperao e esprito de participao
Implicao pessoal no grupo Participao nas decises

5. Tolerabilidade aos constrangimentos e presses externas


Maior coeso grupal Maior resistncia a presses externas Maior autonomia

3. Ambiente alegre e despreocupado

FACTORES QUE CONTRIBUEM PARA UM BOM MORAL


7. Maturidade do grupo e capacidade de reflexo dos membros

Capacidade de reflectir sobre os objectivos e formas de participar nas decises Maior resistncia do grupo

FACTORES QUE AFECTAM O MORAL DO GRUPO


Conflitos entre sub-grupos Presses externas Tenses internas Rivalidades de liderana

Formas de desmoralizar um grupo 1. Propagao de desconfiana entre os membros (traies, acusaes, ); 2. Propagao de desconfiana relativamente liderana (boatos sobre os chefes); 3. Difuso da falta de esperana em atingir os objectivos (multiplicidade de obstculos);

FACTORES QUE AFECTAM O MORAL DO GRUPO

Formas de desmoralizar um grupo 4. Esforo de dissociao do grupo (criao de sub-grupos conflitos); 5. Intensificao dos grupos de presso sobre o grupo; 6. Perturbaes das reunies de grupo; 7. Difuso de falsas informaes, rumores (utilizao das crenas e valores do grupo, das suas dvidas); Estes aspectos apesar de interligados, nem sempre coincidem.

O MORAL DO GRUPO

Considera-se que os grupos so motivados por duas categorias de necessidades: 1. Psicolgicas necessidades emocionais. Os indivduos atravs do seu comportamento no grupo procuram satisfazer as suas necessidades pessoais. 2. Sociolgicas Os indivduos preocupam-se mais com as actividades do grupo relacionadas com o seu trabalho.

You might also like