You are on page 1of 21

Mdulo V

TEORIAS DA MOTIVAO HUMANA


Ana Paula Amaral
Prof Coordenadora

Conceito
Motivao diz respeito a Motivos Motivu

Que pode fazer mover Que determina ou causa alguma coisa

Chave para a compreenso da conduta


Nuttin

Modelos motivacionais
1. Centrados nos instintos Darwin (1859): os instintos, assim como as estruturas morfolgicas, sofrem mutaes ao longo da ontognese. Mac Dougall (1908): refere a existncia de uma grande variedade de instintos (20), que explicariam o comportamento. 2. Integrados nas teorias de aprendizagem por reforo

Woodworth (1908): introduz o conceito de drive que designa um estado de activao geral. Hull (1943): fala em impulso ou estado de activao geral, fora do hbito e incentivo.

Modelos motivacionais
3. Centrados no dinamismo da personalidade Freud (1915): pulso 4. Integrados nas linhas humanistas

Maslow: teoria das necessidades (hierarquia das necessidades) Herzberg: teoria da motivao / higiene 5. Concepo relacional

Nuttin: teoria relacional

Modelo de Hull
Hull era behaviorista (1943) Este modelo insere-se no contexto evolucionista de Darwin

Considera o processo de aprendizagem como um processo inteiramente automtico, determinado por factores naturais do meio externo (fsico) e do meio interno (fisiolgico), sem interveno de ideias ou de processos psicolgicos, cuja origem e natureza sejam consideradas inexplicveis pelas leis da evoluo natural.

Modelo de Hull
Introduz os seguintes conceitos: Necessidade (need) Carncia ou privao orgnica de algo indispensvel sobrevivncia do organismo, assegurada pela adaptao deste s condies do meio. As necessidades ou carncias orgnicas (alimento, oxignio, gua, etc.) podem ser quantificadas em termos de tempo de privao e actuam no organismo provocando um feixe de estimulaes. Impulso (drive) Feixe de estimulaes que funciona como um aguilho energtico que leva o organismo a executar movimentos, por ex. procurar alimentos. Os impulsos geram estmulos energitizadores nos msculos e orgos efectores, em geral, cuja aco se pode caracterizar como um estado de tenso.

Modelo de Hull
Estimulao de impulso (stimulus drive) Estado de tenso provocado pela necessidade, reduzido quando, por ex. se encontra e consome o alimento. Os movimentos de procuram cessam, porque os estmulos do impulso deixam de activar o organismo. A satisfao da necessidade significa a sua reduo e a dos seus derivados ou acompanhantes. Caractersticas deste modelo: 1. O mecanismo fisiolgico da reduo da tenso, do impulso ou da necessidade, equivale ao restabelecimento do equilbrio homeosttico das condies internas de funcionamento do organismo. Exclui qualquer concepo finalista.

2.

Modelo de Nuttin Concepo Relacional


Necessidade No uma situao de carncia a prpria relao organismo / mundo um dinamismo que tende a estabelecer e a modificar a construo de relaes

Motivo Procura activa de relaes com objectos exteriores Factor dinmico da personalidade Cognitivamente elaborados, em termos de construo de finalidade

Modelo de Nuttin Concepo Relacional


Contributos 1. Harlow (a natureza do amor)

Objectivos da experincia de Harlow Identificar o factor determinante da vinculao afectiva me-filho (questiona a natureza secundria dessa vinculao) Testar a validade do principio hulliano de reduo de teno e da teoria explicativa do amor filial, como motivo secundrio aprendido por mecanismos de reforo. (Hull distingue impulsos primrios natureza fisiolgica e impulsos secundrios ou aprendidos natureza cognitiva e social)

Experincia de Harlow
Vaiveis independentes: - conforto de alimentao - conforto de contacto Varivel dependente: - n de horas que as crias passam junto das mes

Duas condies experimentais: A. Reproduz a realidade B. Os cuidados de alimentao e conforto separados Questo de investigao: os macacos passavam mais tempo junto da me de pano ou daquela que os alimentava? Resultados: os macacos passavam mais tempo junto da me de pano. Logo, os macacos no ficam ao p da me porque esta os amamenta. A vinculao afectiva e a alimentao so necessidades autnomas, uma no aprendida em funo da outra, ambas so necessidades primrias, porque indispensveis sobrevivncia. Nuttin tudo quanto relao primrio!!!

Modelo de Nuttin Concepo Relacional


Contributos 2. Spitz

Durante a II GG Spitz observou crianas rfs internadas em hospitais e constatou que, apesar de terem asseguradas as necessidades ditas bsicas, entravam em marasmo e morriam Hospitalismo de Spitz Quando passavam a ter alguns minutos dirios de comunicao verbal, contacto corporal (embalo) da parte de quem delas cuidava, deixavam de manifestar os problemas j referidos. Concluso: a comunicao (verbal e no verbal) uma necessidade bsica, porque imprescindvel ao bem-estar e vida.
Nuttin tudo quanto relao primrio!!!

Comparao das teorias


Para a teoria relacional da motivao todas as necessidades seriam primrias, na medida em seriam definidas pelo seu carcter de exigncia para um ptimo funcionamento do organismo. Os motivos so cognitivamente elaborados, em termos de construo de finalidade. A elaborao cognitiva confere ao comportamento uma perspectiva temporal. Motivos Aprendizagem Para as correntes behavioristas, neo-behavioristas e, em parte, a psicanlise No incio existe um nmero reduzido de necessidades primrias que leva aprendizagem. Depois, atravs de mecanismos de reforo, o organismo adquire novas necessidades (secundrias) que englobam todas as motivaes humanas. Aprendizagem Motivos

Comparao das teorias


A diferenciao entre necessidades primrias e secundrias constitui um problema conceptual no domnio da motivao. As necessidades de perceber, explorar o meio, permanecer sensorialmente em contacto com o mundo so to primrias quanto comer, dormir, etc. A necessidade ou motivo um esquema geral de interaco indispensvel sobrevivncia e bom funcionamento do organismo. , sempre, uma relao imprescindvel, uma relao organismo-meio ou eu-mundo.

Teoria da motivao humana de Maslow


As necessidades esto organizadas numa pirmide; A manifestao de uma necessidade surge aps a satisfao prvia de outra mais importante.

Teoria da motivao humana de Maslow

Fisiolgicas: alimento, repouso, abrigo, sexo. Segurana: segurana, proteco contra doenas, perigos, incerteza, desemprego, roubo. Sociais: relacionamento, aceitao, afeio, amizade, compreenso, considerao. Estima: necessidades do Ego: orgulho, auto-respeito, progresso, confiana, necessidades de status, reconhecimento, apreciao, admirao pelos outros. Auto-realizao: auto-realizao, auto-desenvolvimento, auto-satisfao.

Teoria da motivao humana de Maslow


No satisfao
As frustraes podem derivar de: Insucesso na profisso Desprazer no trabalho

Satisfao
Satisfao pode derivar de: Sucesso na profisso Prazer no trabalho

Baixo status Pouco prestgio Baixa interaco e relacionamento Ambiente de trabalho mal estruturado Remunerao desadequada

Interaco facilitada pela aparncia Prestgio na profisso Elevada interaco e relacionamento Polticas da empresa previsveis Remunerao adequada

Teoria da motivao humana de Maslow


Crticas: 1. 2. Dificuldades em encontrar provas empricas; No considerar as excepes de comportamento quando a hierarquia difere, quer culturalmente, quer individualmente.

Teoria da motivao / higiene de Herzberg


Herzberg considera 2 grupos de factores: 1. Factores de motivao SATISFAO

Trabalho estimulante, possibilidade do indivduo se desenvolver; Realizao - contribuio para a realizao de algo com valor; Reconhecimento que realizou um trabalho importante; Responsabilidade associada a novas tarefas.

2.

Factores de higiene

REDUZEM A INSATISFAO

Condies de trabalho (segurana, temperatura, iluminao) Regras de trabalho justas, polticas da instituio adequadas; Oportunidades de interaco com os colegas; Salrio; Superviso.

Teoria da motivao / higiene de Herzberg


Os 2 factores como 2 contnuos:

Teoria da motivao / higiene de Herzberg


Que importncia para a administrao? O melhoramento dos factores de higiene no leva a uma maior motivao, apenas permite reduzir a insatisfao. Crticas A existncia de diferenas culturais e individuais. Os factores de higiene para uns podem ser factores motivacionais para outros.

Comparao das duas teorias


Factores de Herzberg
O trabalho em si Responsabilidade Progresso Crescimento Realizao Reconhecimento Status Relaes interpessoais Superviso Polticas empresariais Segurana Condies fsicas no trabalho Salrio

You might also like