You are on page 1of 5

Normas para apresentao de referncias bibliogrficas e citaes

Sempre que realizas trabalhos deves fazer referncia aos documentos consultados, acrescentando um captulo com a Bibliografia. No caso de inclures/transcreveres ideias e/ou excertos de textos de outras pessoas, tambm deves indicar o autor e a obra de onde retiraste a informao. Para isso h um conjunto de normas nacionais (NP 405), e internacionais (as mais conhecidas so as da APA American Psychological Association) que estabelecem a ordem dos elementos identificativos que devem constar da bibliografia e das citaes bibliogrficas. Os elementos a considerar numa referncia bibliogrfica so normalmente os mesmos para todos os tipos de documentao e estilos de citao, embora a ordem pela qual so apresentados possa variar. Esses elementos incluem: nome do autor; ano de publicao; ttulo; informao relativa edio (n de edio, local de publicao, editora, ) localizao da informao na obra (volume, pginas) Dependendo da natureza do documento, poderemos ter de acrescentar outras informaes: ISBN (nmero internacional normalizado das monografias), ISSN (nmero internacional das publicaes em srie), CD, DVD, VHS, CD-ROM, URL (Uniform Resource Locator identificador nico do documento existente na Web), Em linha, Registe-se que, a partir do momento em que se adopta um estilo de referenciao bibliogrfica, necessrio mant-lo, de forma a que toda a listagem se apresente homognea. Com a finalidade de uniformizar, na nossa escola, alguns procedimentos, vamos aqui expor algumas Normas, dando exemplos dos casos mais comuns.

1- PUBLICAES IMPRESSAS Os dados das obras impressas devem ser retirados da pgina de rosto. No caso das publicaes peridicas (jornais, revistas, ) deves consultar a ficha tcnica. 1.1Livros (termo tcnico: monografias) os dados da publicao devem ser apresentados na seguinte ordem:

LTIMO APELIDO, nome prprio e restantes apelidos (Ano da Publicao) Ttulo do livro (escreve-se em itlico, no caso de trabalhos impressos; sublinha-se se o trabalho for manuscrito). N da edio (se for a primeira no se menciona), Local de publicao: Editora. Exemplo: SARAMAGO, Jos (2001) Deste mundo e do outro. 7 ed., Lisboa: Caminho.

1.2-

Contribuies / partes / volumes de monografias (livros).

LTIMO APELIDO, nome prprio e restantes apelidos (Ano da Publicao) Ttulo da contribuio / parte / volume. In APELIDO, restantes nomes do autor ou responsvel pela monografia Ttulo da monografia. N da edio (se for a primeira no se menciona), Local de publicao: Editora, Localizao na monografia (indicao das pginas em que se encontra o captulo) Exemplo: JESUNO, Jorge Correia (1986) O mtodo experimental nas cincias sociais. In SILVA, Augusto Santos; PINTO, Jos Madureira Metodologia das cincias sociais. Porto: Afrontamento, p. 216-249

ESPECIFICAES DOS ELEMENTOS (ELEMENTOS E CASOS MAIS COMUNS) Autoria

DAS

REFERNCIAS

BIBLIOGRFICAS

Como j dissemos, escreve-se, em primeiro lugar e em MAISCULAS, o ltimo apelido do autor. Na indicao dos restantes nomes podes optar por usar apenas as iniciais. Neste caso deves colocar um ponto a seguir a cada inicial. Exemplo: SARAMAGO, J. (no te esqueas de manter sempre o critrio que seguires). Por vezes, o autor reconhecido por dois nomes, o que implica que os registes. Exemplo: LOBO ANTUNES, Antnio; Os nomes espanhis devem ser referenciados pelo primeiro apelido (pelo apelido que aparece a seguir ao nome prprio. Exemplo: MUOZ MOLINA, Antnio Se a obra tem dois ou trs autores, devem ser todos referenciados segundo a ordem de apresentao. Exemplo: MELO, Sofia; MARTINS, Ana Quando o nmero de autores for superior a trs, indica-se, geralmente, o primeiro seguido da expresso et al. expresso latina abreviada de et alli. que significa e outros. Exemplo: FARIA, Isabel Hub et al. No caso de o autor ser desconhecido ou do seu nome no constar do documento, o ttulo da obra ser a primeira referncia bibliogrfica; Quando se faz referncia, na bibliografia, a vrias obras do mesmo autor, publicadas no mesmo ano, indicam-se por ordem alfabtica do ttulo, acrescentando uma letra minscula ao ano (1984a); (1984b). Usa-se a mesma metodologia aquando da citao no texto (REIS, 1999a); (REIS, 1999b). Se a autoria da obra for de uma colectividade / instituio, o nome transcreve-se como aparece na fonte. No caso de ministrios, rgos legislativos, administrativos, religiosos ou outros, ficam subordinados zona ou pas a que dizem respeito. Exemplo: PORTUGAL, Ministrio da Educao Quando a obra no tem autor, mas director ou organizador, a seguir aos seus nomes colocam-se as abreviaturas correspondentes: (org.); (dir.)

Ttulo Nos ttulos e subttulos, usam-se iniciais maisculas na primeira palavra (do ttulo e do subttulo) e sempre que as regras gramaticais assim o exijam. Se o ttulo de uma obra integrar o ttulo de outra, todo o conjunto escrito em itlico, mas o ttulo inserido apresenta-se entre aspas francesas. Exemplo: Para uma leitura de Memorial do convento Quando, para alm do ttulo, a obra apresenta subttulo, este escreve-se tambm em itlico mas separa-se do ttulo principal com um travesso ou com dois pontos; Na referncia bibliogrfica, os ttulos de poemas (ou o seu primeiro verso, no caso de no terem ttulo), de captulos de um livro, de textos que pertenam a uma antologia, de contos que integrem um livro, de ensaios, de artigos de revistas e/ou jornais apresentam-se, geralmente, grafados entre aspas. Data / Local / Edio Se a data no estiver indicada, escreve-se (s.d) Se o local de publicao for desconhecido, escreve-se [s.l.] que so as iniciais da expresso latina sine loco que significa sem lugar; Se o nome da editora no constar na publicao, escreve-se [s.n.] que so as iniciais da expresso latina sine nomine que significa sem nome. 1.3Teses, dissertaes e outras provas acadmicas.

LTIMO APELIDO, nome prprio e restantes apelidos Ttulo da prova/tese/dissertao. Local de publicao: Entidade onde foi apresentada, ano. Notas complementares. Exemplo: ALMEIDA, Alexandre Monteiro O pensamento pedaggico de Serra e Silva. Braga: Universidade do Minho, 2002. Tese de Mestrado.

1.4- Publicaes Peridicas 1.4.1- Artigos de revistas, jornais os dados devem ser apresentados na seguinte ordem: LTIMO APELIDO, nome prprio e restantes apelidos Ttulo do artigo, Ttulo da Publicao, N da publicao. Data da publicao (completa). Pgs. em que se encontra o artigo Exemplo: GEADA, Eduardo A pginas tantas: espao aberto da filosofia e do saber: a modernidade e a biblioteca, A Capital. 1987-11-19, p.9 2- OBRAS NO IMPRESSAS 2.1- Filmes, documentrios em vdeo os dados devem ser apresentados na seguinte ordem:

LTIMO APELIDO, nome prprio e restantes apelidos do responsvel principal (realizador/produtor), (Ano da edio) Ttulo [suporte], Local de edio: nome do editor/distribuidor/produtor. Exemplo: SCORSESE, Martin (2004) A idade da inocncia [DVD]. EUA: Sony Pictures 2.2- Registos sonoros (discos de vinil, CD udio, minidisc geralmente apresenta-se a referncia do seguinte modo: LTIMO APELIDO, nome prprio e restantes apelidos (do compositor/intrprete), (Ano da edio) Ttulo. [suporte], Local de edio: Nome do editor/distribuidor/produtor. Exemplo: BETHNIA, Maria (2006) Pirata. [CD udio], Lisboa: EMI. 2.3- Documentos electrnicos A indicao bibliogrfica segue as mesmas regras para o material impresso (NP 405-1, de 1994), acrescentando-se os seguintes dados:
[Tipo de suporte] (entre parntesis rectos);

[Data da consulta] (entre parntesis rectos); Disponibilidade e acesso (URL) Exemplos: PAIVA, Luclia Referncias bibliogrficas e citaes: Como fazer? (Norma Portuguesa) [em linha]. [consult. em 7 de JANEIRO de 2008]. Disponvel em http://teses.mediateca.pt/apoio/html/mp405/ref_biblio.htm 3 Citaes A citao pode ser apenas uma referncia numrica com localizao inserida no texto (menos usada) ou uma citao autor-data-localizao (pgina) entre parnteses ( esta que te propomos, neste documento): Exemplo: Aprendi que o real um n que se desata no ponto rigoroso em que uma cena fulgor se enrola e levanta. (Llansol, 1991: 128) No caso de o nome do autor ser parte integrante do texto apenas devem ser colocados entre parnteses o ano e o nmero das pginas. Exemplo: Teresa Rita Lopes afirma que em Caeiro todas as coisas so divinas em si, no por serem partes de um todo divino (1990: 231).

No caso de as citaes terem at trs linhas, devem ser colocadas no corpo do texto, entre aspas. As citaes mais longas (com mais de trs linhas) devem constituir um pargrafo recuado (1cm em relao s margens esquerda e direita do texto), utilizandose letra tamanho 10, espaamento simples, sem aspas e seguida de (Apelido, ano de publicao: n da(s) pgina(s) de onde foi retirada a transcrio). No caso de uma citao indirecta (transcrio das ideias de um autor consultado, usando palavras tuas, ou seja, parafraseando), tambm necessrio citar a fonte porque a ideia continua a ser do autor consultado. Neste caso no necessrio indicar o n da pgina de onde foi extrado. A citao dos elementos com mais de um autor pode abreviar-se, referindo-se apenas o nome do primeiro autor seguido de et al., desde que a forma abreviada no implique uma correspondncia inadequada entre a citao e a lista das referncias bibliogrficas. Quando houver necessidade de citar mais do que uma obra para a mesma ideia, devem-se utilizar todas as referncias necessrias. Exemplo: (Fonseca, 1991; Faria et al., 2003).

NOTA: Uma lista de referncias bibliogrficas (ou bibliografia) constitui um captulo do trabalho e ordena-se por ordem alfabtica dos apelidos dos autores. Deves iniciar a primeira linha de cada referncia junto margem esquerda da pgina e avanar 0,5 cm nas linhas seguintes (observa, como exemplo, a lista de referncias bibliogrficas que a seguir indicamos)

BIBLIOGRAFIA APA (2001) Publication manual of the American Psychological Association. 5 ed. Washington: APA CEIA, Carlos (2003) Normas para apresentao de trabalhos cientficos. 4 ed. Lisboa: Editorial Presena. ESTRELA, Edite; SOARES, M. Almira; LEITO, M. Jos (2006) Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa: Dom Quixote. PAIVA, Luclia Referncias bibliogrficas e citaes: Como fazer? (norma Portuguesa) [em linha]. [consult. em 7 de JANEIRO de 2008]. Disponvel em http://teses.mediateca.pt/apoio/html/mp405/ref_biblio.htm PEREIRA, Alexandre; POUPA, Carlos (2006) Como escrever uma tese, monografia ou livro cientfico usando o Word. 3 ed. Lisboa: Edies Slabo.

You might also like