You are on page 1of 2

lus palma de Jesus http://geografismos.blogspot.

com

Escola Secundria Ferno Mendes Pinto Almada GEOGRAFIA ENSINO SECUNDRIO

GEOGRAFIA

COMO LER UM GRFICO

EXEMPLO:

ANLISE DO GRFICO Ttulo

Grfico dos principais consumos energticos escala mundial, desde 1970 actualidade e prospectiva at 2025

Identificao Resumo

Elevado crescimento do consumo dos principais recursos energticos: petrleo, carvo, gs natural e energias alternativas. Com destaque para os elevados valores do petrleo e gs natural nos prximos anos. Nos ltimos trinta anos o consumo energtico duplicou e prevse igual aumento nos prximos 25 anos. O petrleo manter a sua liderana mas o gs natural ultrapassar o consumo do carvo que ainda assim quase que ver duplica a sua procura. As energias alternativas crescem mas a nica fonte energtica que deixar de crescer a partir de 2020. O consumo energtico depende da industrializao que a nvel mundial tem alastrado a pases at h pouco no desenvolvidos sobretudo a China. Nos pases desenvolvidos os transportes e aquecimento individuais contribuiro para a procura de energias apesar dos progressos tecnolgicos no seu consumo.

Tendncias evolutivas

Anlise

Explicao: Relacionar com causas/variveis conhecidas

Concluso (tese principal)

A procura energtica tem sido crescente e as energias renovveis no conseguiro crescer pelo que os problemas ambientais crescero.

lus palma de Jesus http://geografismos.blogspot.com COMO FAZER UMA LEITURA BREVE?

Escola Secundria Ferno Mendes Pinto Almada GEOGRAFIA ENSINO SECUNDRIO

Escrever um pargrafo que deve comear com a identificao e resumir o tema principal do grfico: 1. Identificao : 1.1. Indicar o TTULO, mais a ESCALA, mais a DATA do grfico Dar o ttulo: Identificar o tema principal do grfico com uma ou duas palavras e.g. Consumos energticos ou Movimentos Migratrios Escalas usuais em ttulos: a nvel mundial; a nvel de continentes (indicar o nome do continente ou regio geogrfica); a nvel nacional (indicar o nome do pas); a nvel regional (indicar o nome da regio); a nvel local (indicar o nome do lugar ou concelho) e.g. no Mundo; na Amrica; em Portugal; no Alentejo; em Almada ou na rea Metropolitana de Lisboa Datas a mencionar: o ano ou perodo de tempo do fenmeno representado no grfico e.g. na Actualidade ou em 1145 ou entre 1974 e 2004 2. Resumir o tema principal : 2.1. Desenvolver numa ou duas frase o ttulo, revelando a principal ideia do grfico. e.g. O crescimento da criminalidade ou A diminuio do nvel de vida ou O crescimento da criminalidade provocou a diminuio da qualidade de vida 2.2. Enumerar as variveis observadas no grfico (normalmente a legenda do grfico identifica-as) e.g. a taxa de mortalidade infantil ou o PIB per Capita
COMO FAZER UMA LEITURA COMPLETA? (acrescentar ao indicado em 1. e 2. os pontos 3. 4. e 5.) Escrever um pargrafo para cada um destes aspectos: tendncias evolutivas, explicao e concluso:

3. Tendncias evolutivas: 3.1. Indicar o tipo de evoluo das variveis do grfico: Evoluo positiva: e.g. Nos ltimos quatro anos o poder de compra dos professores aumentou Evoluo negativa: e.g. Nos ltimos quatro anos o poder de compra dos professores diminuiu Evoluo nula: e.g. Nos ltimos quatro anos o poder de compra dos professores manteve-se igual 3.2. Indicar a intensidade da evoluo: Reduzida: uma evoluo simples: e.g. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 [r=+1] Intensa: uma evoluo aritmtica: e.g. 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20 [r=+2] Muito Intensa: uma evoluo geomtrica: e.g. 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 [q=*2] 4. Explicao: 4.1. A evoluo de uma varivel explica-se pela sua relao com outra varivel do grfico (ou porque um tema muito conhecido e subentende-se que o aluno a conhece ou a estudou). Relao aleatria: sem relao; as variveis evoluem ao acaso Relao causal directa: e.g. Nmero de acidentes aumentou devido ao aumento do consumo de drogas Relao causal inversa: e.g. Nmero da mortalidade infantil diminuiu devido subida da qualidade de vida 5. Concluso: 5.1. Se possvel terminar com uma sntese da ideia principal: e.g. A procura crescente de petrleo coloca o planeta em risco

You might also like