You are on page 1of 13

Dicas sobre Banco de Dados SQLEXPRESS 2005

Verificar se SQL est Rodando


O primeiro passo verificar se o SQL est rodando. Entre no SQL Configuration Manager:

Confira a instncia (nome) do SQL instalado (SQLEXPRESS), e se est running

A instncia do SQL dever conferir com a instncia no Viaweb Download:

Caso no seja igual, edite o nome no Viaweb Download.

Dependendo da verso do Windows pode ser que o Microsoft SQL Server seja instalado corretamente, mas os programas fiquem bloqueados para a criao de novos bancos de dados (databases). Caso receber uma mensagem de erro ao abrir o VIAWEB download pela primeira vez, pode significar que o programa no tem permisso para criar o banco de dados sozinho. Para resolver esse problema, seguem algumas dicas : Logar como administrador da mquina. Rodar o VIAWEB download como administrador normalmente far com que ele tenha direitos para criar o banco de dados. Dar permisses ao usurio logado para acessar o SQL Se a opo anterior no surtir efeito, dar direitos de administrador no SQL ao usurio logado. (D autorizao ao usurio para logar no SQL como administrador)
http://blog.techdreams.org/2007/11/create-database-permission-denied-sql.html

Entrar no Windows Vista usando a conta administrativa Abrir SQL Server Surface na rea Configuration do aplicativo : (Iniciar -> Todos os programas -> Microsoft SQL Server 2005 -> Configuration Tools -> SQL Server Surface Area Configuration)

Clique em Adicionar Novo Administrador (apontado na imagem).

Abre uma nova janela com o ttulo SQL Server User Provisioning Tool for Vista, e exibe as permisses no painel da esquerda.

Selecione a permisso Member of SQL Server SysAdmin role on SQLEXPRESS disponvel no painel esquerdo e adicione ao painel da direita com a ajuda do boto Adicionar ( > ) .

Clique no boto OK para salvar as alteraes. Isso tudo! Agora o seu login do Windows tem privilgios administrativos no SQL Server. Tentar abrir o software novamente.

Criar o Banco de Dados Manualmente.


Se ainda no for possvel abrir o software, deve-se criar o Banco de Dados:

Criar Banco de Dados manualmente: Clicar em Iniciar - executar CMD ENTER C:\> sqlcmd -S localhost\SQLEXPRESS 1>use BD_Download ""verifica existencia de database"" 2>go 1>create database BD_Download ""cria database"" 2>go
Tentar abrir o software novamente.

Dar Permisses de Leitura e Escrita ao Banco de Dados Criado.


Se ainda assim o erro persistir, deve-se dar permisso de escrita ao Banco de Dados:

Alterar database para ler e escrever: Clicar em Iniciar - executar CMD ENTER C:\> sqlcmd -S localhost\SQLEXPRESS ""abre sql"" 1> Alter database BD_Download set read_write; 2> go 1> exit C:\>exit
Abrir o software novamente.

Usar o Banco de Dados mestre do SQL


Se nada disso funcionar, como ltimo recurso pode-se optar por usar o database mestre do SQL, fazendo a ressalva de no se poder fazer backup deste, ou transfer-lo para outro PC. Para isso na janela de configuraes do banco de dados do Viaweb Download deixar a opo "002 - Database" em branco e clicar em "testar conexo". Caso o teste seja executado com sucesso, pode-se gravar e abrir o software novamente. Se aps todos esses passos o problema persistir, provavelmente outra coisa. Verificar se o SQL server est corretamente instalado e rodando, bem como o framework. Atualizar o windows pode resolver problemas no framework tambm. Em todos os casos possvel obter suporte conosco para melhor identificao de problemas. (41 ) 3285-3652 suporte@viawebsystem.com.br ou no nosso site, via webchat: www.viawebsystem.com.br

Backup do Banco de Dados


Quando instalamos corretamente o software de Banco de Dados (SQL), pode no parecer a coisa mais importante de incio, mas essencial fazermos um backup. Comumente vamos utiliz-lo em casos de perca do banco de dados (inmeros motivos) e mudana de mquina (PC), Para realizar o backup, siga as instrues:

Instale o programa SQL Server Management Studio Express 2005.


Ele fica instalado na pasta do Microsoft SQL,

Inicialize o Programa :

Conecte a instncia do SQLEXPRESS do seu PC:

Visualize os Bancos de Dados e procure o que quiser fazer backup:

Com o boto direito selecione a opo backup:

Aps selecionado o banco de dados, clique em OK:

Observe onde ser salvo o backup e clique em OK. A seguinte mensagem aparece :

Clique em OK e pronto! Backup realizado.

Restauro do Banco de Dados


Para restaurar o banco de dados: Inicialize o Programa :

Conecte na instncia do SQLEXPRESS do seu PC:

Visualize os Bancos de Dados e procure o que quiser restaurar:

Com o boto direito selecione a opo restore:

Aps selecionado o banco de dados, clicar em OK:

Observe que a restaurao automtica. A seguinte mensagem aparece :

Clique em OK e pronto! Banco de dados restaurado!

You might also like