You are on page 1of 70

MDULO DE GESTO FINANCEIRA

MANUAL

ndice Objectivo geral do Mdulo. Apresentao do Mdulo. Objectivos de progresso da aprendizagem. 1. A Gesto Financeira e a Economia Social. 2. Introduo s finanas das instituies do sistema de solidariedade e de segurana social. Informao contabilstica e financeira, anlise financeira e gesto financeira. Objectivo especfico 2.1. A Contabilidade como sistema de informao. Fluxos da instituio e conceitos fundamentais. As pticas financeira, econmica e monetria. 2.2. Gesto Financeira. Objectivos. Decises financeiras. 2.3. Anlise Financeira. Objectivos. Vertentes de anlise: resultados e risco. Questes 3. Documentos de base da Anlise Financeira e da Gesto Financeira e sua interpretao. Objectivo especfico 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. Balano Demonstrao de Resultados Demonstrao dos Fluxos Monetrios Elaborao articulada das demonstraes financeiras

Questes e Exerccios 4. Medidas de desempenho econmico e financeiro. Objectivo especfico 4.1. Medidas de Valor dos Benefcios Sociais 4.2. Medidas de Dimenso 4.3. Indicadores ou Rcios Econmicos e Financeiros

Questes e Exerccios

Tpico complementar 5. Valor temporal do dinheiro Objectivo especfico Questes e Exerccios

Bibliografia e ligao a links

Objectivo geral do Mdulo Pretende-se que, no final, os leitores do Mdulo estejam em condies de:

Saber o significado da contabilidade, da anlise financeira e da gesto financeira como ferramentas indispensveis ao processo de tomada de deciso das instituies do sistema de solidariedade e de segurana social; Conhecer os objectivos das principais demonstraes financeiras e saber interpretar o significado das principais rubricas nelas incluidas; Identificar e interpretar os acontecimentos econmicos e financeiros mais importantes, a partir das principais demonstraes financeiras; Conhecer as principais medidas e indicadores que permitem analisar o cumprimento da misso e o desempenho da instituio em termos econmicos (evoluo da sua actividade e eficincia da gesto) e em termos financeiros (estrutura de capitais, equilbrio financeiro e liquidez).

Apresentao do Mdulo. Objectivos de progresso da aprendizagem

Este mdulo abarca um conjunto diversificado de temas de Finanas, apresentados em linguagem simples e introdutria. Est estruturado em trs captulos principais. O 1 destes captulos apresenta uma introduo s finanas das instituies do sistema de solidariedade e de segurana social, incluindo a distino entre as reas cientficas da Contabilidade, da Gesto Financeira e da Anlise Financeira, seus objectivos e significado como ferramentas de deciso. O 2 tem por objecto de estudo a apresentao dos principais documentos de base da Anlise Financeira e da Gesto Financeira, e as principais tcnicas para a sua interpretao. O 3 apresenta os principais indicadores que permitem analisar o desempenho da instituio em termos financeiros, tanto no plano estrutural como no plano mais imediato da liquidez e do equilbrio financeiro, e em termos econmicos, no que respeita evoluo da sua actividade e eficincia da gesto. Estes trs captulos podem ser estudados como blocos lectivos homogneos. Ao 2 captulo corresponde um dia de sesses presenciais e uma semana de estudo (sensivelmente 10 h). Ao 1 e ao 3 meio dia de sesses presenciais e meia semana de estudo cada. As sesses de trabalho devero ser seguidas ininterruptamente.

Em todos os captulos existe uma autoavaliao que ajudar o leitor a progredir com segurana.

1. A Gesto Financeira e a Economia Social Nas organizaes sem fins lucrativos, os objectivos so geralmente sociais e econmicos, mas existe tambm a conscincia da necessidade de no se verificarem deficits financeiros. Geralmente, verificam-se baixos nveis de excedentes com margens de lucro (quando as h) reduzidas. Os activos fixos so reduzidos, e a actividade considerada frequentemente em base anual, dispondo apenas um reduzido nmero de organizaes de planos de actividades (explcitos) a longo prazo. A maioria dispe de um gestor ou responsvel financeiro. Dada a sua natureza, os principais indicadores de desempenho e os critrios de avaliao do sucesso das organizaes da economia social so por exemplo: Nmero de pessoas ou entidades servidas; Apoio da comunidade para os projectos desenvolvidos; Diversidade das fontes de recursos; Aumento e diversificao dos activos, financeiros e no financeiros; - Capacidade de demonstrar prticas de gesto efectivas das actividades desenvolvidas e competncia do pessoal; Utilizao de investimentos (edifcios, por exemplo). Do ponto de vista dos doadores e financiadores destas organizaes consideram-se pontos fracos: A fraca capacidade de planeamento e de gesto financeira (falta de preparao para avaliar riscos, custos e benefcios); A falta de activos para garantir segurana econmica e financeira. Mas existem igualmente pontos fortes: Fontes variadas e mistas de fundos, que podem incluir doaes, subsdios e rendimento comercial (venda de produtos ou de servios) Possibilidade de se obterem condies favorveis de financiamento (taxas de juro reduzidas) necessrio: - Mais conhecimento sobre finanas para permitir uma mais eficiente utilizao de recursos das organizaes da economia social; - Melhor avaliao do desempenho financeiro. H que dispor de medidas para os recursos utilizados e para os benefcios gerados. - Procurar maximizar o valor social associado aos programas desenvolvidos, para o que importa procurar avaliar o valor dos benefcios sociais obtidos. Para isso h que calcular os benefcios e os custos associados implementao dos programas. Para avaliar benefcios de tipo social (melhoria de condies de sade ou de qualidade de vida, poupana de tempo, criao de emprego, etc.) dever recorrer-se s metodologias de avaliao apropriadas.

- Caminhar no sentido de formas de governao com mais inovao, mais sustentabilidade financeira e maior participao dos agentes envolvidos; - Valorizar a utilizao de instrumentos financeiros adequados com vista a contribuir para a criao de emprego e para efeitos multiplicadores que justifiquem ajudas directas (subsdios, por exemplo) ou indirectas (dedues fiscais por exemplo). As chamadas boas prticas utilizadas no sector privado so aplicveis s organizaes no lucrativas. So os valores e os padres de comportamento que geralmente condicionam o desempenho global das instituies. O papel da gesto financeira assim importante por todas estas razes. A gesto baseada no valor (value based management) pode ser aplicada a organizaes no lucrativas, possibilitando assim uma mais eficaz utilizao dos recursos de capital social disponveis. Para isso, importa procurar uma melhor gesto dos programas de actividades sociais, identificar e avaliar o valor social dos servios ou produtos fornecidos. Diversas dimenses de gesto devero ser consideradas, como o planeamento estratgico, os recursos organizacionais, a liderana ou a avaliao do desempenho. A obteno e a utilizao de recursos dever envolver objectivos a realizar e a avaliao dos esforos realizados na instituio, com vista a conseguir a melhor utilizao das capacidades da instituio. Para medir o seu desempenho global, as organizaes no lucrativas, que tm resultados a muito longo prazo, muito difceis de quantificar, devero avaliar o impacto da sua misso, medir os resultados das actividades e avaliar as capacidades de gesto e de obteno de fundos. Ao nvel dos programas fundamental a avaliao do impacto social e dos resultados a longo prazo. Trata-se de um dos desafios mais difceis destas instituies. Entre os recursos esto, naturalmente, os recursos financeiros. O desempenho financeiro uma rea muito importante de medida do desempenho. Adicionalmente, a medida do valor social dos programas sociais em certa medida baseada tambm na gesto financeira. Ainda quanto aos recursos financeiros, importa que sejam obtidos de modo adequado ao ciclo de vida das actividades e programas, isto , fontes de fundos de curto prazo para programas de curto prazo e fontes de apoio mais significativas e fiveis para apoio a necessidades financeiras de natureza mais permanente. Importa tambm procurar garantir os recebimentos atempados destes fundos para fazer face s necessidades de pagamentos da instituio.

A gesto e a anlise financeira comeam geralmente com um conjunto completo de demonstraes financeiras: - Demonstrao da Situao Financeira (Balano) - Demonstrao dos Resultados Lquidos (Receitas Despesas) obtidos - Demonstrao dos Fluxos Monetrios Estes trs documentos apresentam a composio do patrimnio e o modo como se formam os resultados e as disponibilidades em dinheiro da instituio, respectivamente. A partir destes documentos possvel estudar decises financeiras alternativas de investimento em actividades e programas sociais e de obteno de fundos, e realizar anlises financeiras que permitem avaliar o desempenho financeiro. Importa dispor de valores de referncia em outras organizaes que permitam ter em conta as condies gerais que afectam as organizaes do sector no lucrativo. Critrios de avaliao como o Valor actualizado lquido sero teis porque permitem conhecer hoje o valor criado ao longo do programa ou da actividade, a partir da aplicao de recursos efectuada.

2. Introduo s finanas das instituies do sistema de solidariedade e de segurana social. Informao contabilstica e financeira, anlise financeira e gesto financeira.

Objectivo especfico: No final deste captulo, dever estar apto a:


Saber qual o significado e os objectivos da contabilidade, da anlise financeira e da gesto financeira como ferramentas indispensveis ao processo de tomada de deciso; Fazer a distino entre as trs formas de olhar os fluxos de uma instituio; Saber identificar e caracterizar as principais decises financeiras; Conhecer as duas vertentes complementares de anlise das decises financeiras: resultados e risco.

2.1. Contabilidade como sistema de informao. Fluxos da instituio e conceitos fundamentais. As pticas financeira, econmica e monetria. A contabilidade tem por finalidade proporcionar informao compreensvel, fivel e comparvel sobre o desempenho econmico e financeiro da instituio, que seja til a um vasto conjunto de utilizadores internos e externos interessados na actividade e na continuidade da instituio (beneficirios, clientes, trabalhadores, gestores, Estado, investidores, credores, pblico). A contabilidade o processo de identificar, medir e comunicar informao econmica e financeira, que permite aos gestores julgar e decidir com conhecimento de causa, com o objectivo de apoiar a tomada de deciso, avaliar e controlar os recursos existentes e facilitar as funes de contedo social.

A Contabilidade como sistema de informao Fonte de informao sobre a situao da instituio e o desenvolvimento dos negcios Cria condies para o cumprimento de obrigaes de carcter legal e fiscal Possibilita a resposta a questes como Quais os resultados da instituio? Qual o valor gerado para os beneficirios ? Qual a posio, devedora ou credora, da instituio face a terceiros? Como se esto a processar os recebimentos e os pagamentos?

objectivo da contabilidade a recolha, registo e tratamento dos factos decorrentes das operaes efectuadas pelas instituies, por forma a elaborar demonstraes financeiras que relevem: - a situao econmica e a capacidade de gerar valor - a situao patrimonial e financeira - a situao monetria e a capacidade de gerar liquidez - o cumprimento das obrigaes, incluindo as de carcter fiscal, como se poder constatar nos captulos seguintes deste Mdulo.

As vrias perspectivas da contabilidade A partir da distino entre uma contabilidade externa relativa instituio no seu todo e uma contabilidade interna visando apurar resultados no s globais mas tambm por produtos, servios, mercados, etc.: Contabilidade geral D-nos a situao econmico-financeira da empresa e a sua situao perante o exterior (endividamento, responsabilidades em geral) em concordncia com os preceitos de normalizao contabilstica Contabilidade analtica Permite um controlo mais directo e pormenorizado das actividades da instituio sendo uma importante fonte de informao (anlise de custos, dos proveitos, rendibilidade, impacte das decises, etc.)

Embora discutvel, admite-se a existnciade de dois ramos, interligados: Contabilidade financeira Quantifica a informao necessria elaborao e preparao do relatrio financeiro anual para o exterior da instituio Contabilidade de gesto Prepara a informao operacional a utilizar pelos gestores nas suas funes de planeamento, avaliao e controlo, com vista a assegurar uma utilizao racional dos recursos disponveis

Tendo em conta o perodo a que a relevao dos factos respeita: Contabilidade histrica Proporciona uma viso retrospectiva da gesto, mostrando-nos, por exemplo, at que ponto os objectivos foram alcanados, constituindo um elemento fundamental para o planeamento da actividade futura Contabilidade previsional ou oramental Exprime os resultados, a estrutura e a actividade desejvel no futuro. Configura-se como o resultado dos oramentos elaborados para a execuo da estratgia e do plano futuros.

Em instituies com alguma dimenso e que desenvolvem actividades mltiplas, poder interessar o recurso contabilidade analtica ou de gesto que propicie os necessrios desdobramentos por centros de responsabilidade, possibilitando o desdobramento dos mapas das demonstraes financeiras, oramento e controlo de execuo oramental, em vrias peas contabilsticas, obtendo-se em cada uma delas os efeitos de cada um dos diferentes tipos de actividades desenvolvidas (por exemplo, actividades principais, como benefcios de segurana social e de sade, e outras actividades de aco social, como creches, jardins de infncia, ATL, lares para idosos, apoio domicilirio, etc.). O Plano Oficial de Contabilidade das Instituies do Sistema de Solidariedade e de Segurana Social (POCISSSS), aprovado pelo Decreto-Lei n 21/2002, de 25 de Janeiro, foi elaborado e adaptado em conformidade com as normas, regras, mtodos, conceitos e princpios consignados no Plano Oficial de Contabilidade Pblica e constitui um importante instrumento para a gesto do sistema de informao financeiro da segurana social, base do controlo oramental e fonte fivel de informao econmico-financeira para a gesto, na ptica do reforo da transparncia do sector. O sistema contabilstico, englobando as vrias perspectivas da contabilidade, consiste num conjunto de operaes, metodologias e suportes de informao, atravs dos quais se processa o tratamento de toda a actividade das instituies, tendo em vista relevar o oramento e o controlo da sua execuo, a situao econmico-financeira e o valor patrimonial bem como a anlise dos custos e proveitos por forma a obter a informao simultneamente relevante, fivel e atempada (POCISSSS, p.540).

Fluxos da instituio e conceitos fundamentais. As pticas financeira, econmica e monetria. H trs formas ou pticas de olhar para os fluxos da instituio:

ptica financeira ptica econmica ptica monetria. ptica financeira: Considera os direitos e as obrigaes de carcter financeiro: receitas e despesas respectivamente. - A perspectiva financeira da instituio obtida atravs da leitura do Balano, e permite analisar a importncia dos recursos econmicos da instituio, o equilbrio financeiro, a liquidez, a autonomia financeira.

10

ptica econmica: Considera os fluxos reais externos e internos (consumos ou utilizaes de meios ou recursos (consumo de matrias-primas, energia, etc; utilizao de mo de obra, equipamentos, instalaes) e obteno de produes: custos e proveitos.
-

Nesta perspectiva, procura analisar-se a economicidade dos meios e a capacidade de gerar bens e servios. Os quadros de informao a utilizar so as Demonstraes de Resultados (por natureza e por funes).

ptica monetria: Para se assegurarem os fluxos reais externos de entradas dos fornecedores (despesas) e de sadas para os utentes ou clientes (benefcios ou receitas), tornase necessrio proceder correspondente contraprestao pecuniria (ou valorizao monetria no caso de benefcios sociais). Gera-se um conjunto de fluxos externos que tem a ver com a circulao da moeda, da se designarem por fluxos monetrios (com sentido inverso ao dos fluxos reais): pagamentos (fluxos de sada de meios lquidos de pagamento) e recebimentos (fluxos de entrada de meios lquidos de pagamento). - A preocupao agora a de existirem ou no meios lquidos de pagamento e capacidade de a instituio os gerar. A sua representao faz-se na Demonstrao de Fluxos Monetrios (ou de Caixa).

Tipo de Fluxos Fluxos financeiros - externos: Despesas Receitas Fluxos econmicos - internos: Custos Proveitos Fluxos monetrios - externos: Pagamentos Recebimentos

Perspectiva

Quadros demonstrativos contabilsticos Balano

Financeira

Econmica

Demonstraes de Resultados (por natureza e por funes).

Monetria

Demonstrao de Fluxos Monetrios

11

No captulo seguinte, voltar-se- a estes conceitos e sua aplicao, desenvolvendo-se a anlise do balano e das outras demonstraes contabilsticas.

2.2. Gesto Financeira. Objectivos. Decises Financeiras.

funo financeira cabe gerir os fluxos financeiros (de entrada e sadas de dinheiro), visando maximizar a sua utilidade relativamente aos objectivos da instituio. Para isso, ocupa-se das decises financeiras. As decises financeiras podem ser encaradas numa dupla perspectiva: - Temporal: decises a curto prazo ou a mdio e longo prazo - Contedo especfico: Decises estratgicas programas/projectos, obteno de fundos e realizao de benefcios sociais (numa empresa com fins lucrativos: polticas de investimento, de endividamento e de distribuio de resultados); Decises tcticas planos e oramentos financeiros anuais, oramentos de tesouraria Decises operacionais gesto das dvidas a curto prazo, do crdito concedido, dos depsitos em instituies financeiras e caixa, etc.

As principais decises financeiras so as seguintes:


Que Programas/Projectos de longo prazo realizar ? Como obter o dinheiro necessrio para a sua implementao ? Qual o montante de recursos financeiros de curto prazo que possibilita a satisfao das necessidades financeiras da instituio ?

Duas outras perspectivas devem ser mencionadas: tradicional e moderna. - Perspectiva tradicional: Papel fundamental do tesoureiro na gesto dos depsitos em instituies financeiras e caixa: Entradas previstas + Saldo Inicial Sadas previstas + Saldo final desejado A mdio prazo foroso que, ano aps ano Entradas previstas Sadas previstas

12

- Perspectiva moderna: coloca-se a preocupao com as decises de obteno de fundos e de realizao de benefcios sociais (previsionais e efectivos) (numa empresa com fins lucrativos a preocupao com as decises de investimento, de financiamento e de controlo da rendibilidade).

Horizonte temporal

Decises financeiras - Investimentos em Programas e Projectos para Realizao de benefcios sociais - Obteno de fundos

Mdio/Longo Prazo (estratgia financeira) Gesto Financeira

Curto Prazo ou Gesto da tesouraria em sentido lato (decises operacionais)

Gesto: - do Activo Circulante - dos Passivos de Curto Prazo

Numa organizao sem fins lucrativos, o objectivo fundamental ser a maximizao do valor dos benefcios sociais realizados. Numa organizao com fins lucrativos, o objectivo ser a maximizao dos fluxos de caixa (cashflows) ou fluxos monetrios1 e a maximizao da riqueza dos accionistas/scios, medida como o valor actual dos fluxos de caixa a conferir aos titulares do capital da organizao no futuro (ou, numa perspectiva econmica e financeira mais ampla e que procure compatibilizar os vrios interesses em jogo na organizao e os objectivos da gesto, a maximizao do valor da organizao/criao de valor para o accionista).

Os quadros demonstrativos contabilsticos serviro de base gesto financeira de mdio e longo prazo e de curto prazo: Mdio e Longo Prazo: Demonstrao dos Fluxos Monetrios (ou Plano Financeiro) Visa garantir o equilbrio financeiro previsional a longo prazo Entradas + saldo inicial - sadas saldo final desejado

O conceito de lucro contabilstico pouco operacional e pouco relevante face ao de Fluxos de caixa, que um mais consistente e contabilisticamente independente.

13

e ambm a Demonstrao de Resultados e o Balano

Curto Prazo: Oramento de Tesouraria Traduo do oramento global em termos de recebimentos e pagamentos previsionais, visando o equilbrio de tesouraria de curto prazo Recebimentos + saldo inicial - pagamentos saldo final desejado

No Captulo 3, sero apresentados em detalhe os Documentos de Mdio e Longo Prazo referidos, que so fundamentais para a gesto e para a anlise financeiras das instituies do sistema de solidariedade e de segurana social e da sua evoluo.

2.3. Anlise Financeira. Objectivos. Vertentes de anlise: resultados e risco.

Anlise Financeira. Objectivos. Definio A anlise financeira consiste num conjunto de instrumentos e mtodos (que estabelecem relaes ou indicadores entre contas, agrupamentos de contas ou grandezas econmico-financeiras) cuja finalidade avaliar o desempenho econmico e a realizao de polticas e os seus efeitos na situao financeira da instituio em cada momento, a partir de documentos de informao contabilstica e financeira. Anlises integradas permitiro criar um corpo de conhecimentos mais estruturado e sustentado.

Assim, a anlise financeira: Habilita os gestores com informao til para a tomada de deciso Fornece elementos de controlo importantes sobre as decises tomadas

O Balano e a Demonstrao de resultados tm constitudo os elementos financeiros de base para a realizao da anlise financeira e, mais recentemente, tambm a Demonstrao de fluxos monetrios.

14

Vertentes de anlise: resultados e risco

A anlise das decises financeiras dever ter em conta duas vertentes complementares: - Resultados: capacidade de uma instituio para realizar benefcios sociais a partir das actividades desenvolvidas (numa organizao com fins lucrativos, os resultados ou a rendibilidade a capacidade de uma organizao gerar fluxos de caixa com saldo positivo). Risco: Capacidade da instituio para obter fundos e para pagar as suas dvidas e os custos financeiros associados

Vertentes de anlise (I): resultados Anlise na ptica dos fundos sociais Historicamente a instituio tem ou no criado valor ou benefcios para os seus beneficirios em geral Previsionalmente existem condies para assegurar o equilbrio financeiro ou mesmo o crescimento sustentado e a independncia financeira da instituio Tem por objectivo Servir de base para a avaliao econmico-financeira de instituies Antecipao do desempenho econmico-financeiro futuro da instituio

Vertentes de anlise (II): o risco Anlise de crdito e do equilbrio financeiro Capacidade da instituio para obter fundos e para pagar as suas dvidas e os custos financeiros associados

Complementaridades das duas vertentes Capacidade de cumprir o servio da dvida no pode ignorar os resultados de mdio e longo prazo da instituio. Paralelamente, boas perspectivas de resultados e crescimento podem ser comprometidas por uma fraca capacidade de obteno de fundos e de gesto das necessidades de crdito

15

QUESTES

1. Tarefa importante para os gestores financeiros _____________. Preparar demonstraes financeiras Criar valor Contabilizar acontecimentos econmicos e financeiros

2. A deciso quanto obteno de fundos a mdio e longo prazo designa-se deciso _____________. Estratgica Tctica Operacional

3. O objectivo principal de uma organizao com fins no lucrativos a maximizao de _____________. Lucros Crescimento das vendas Valor futuro da organizao Valor dos benefcios para os utentes

4. No Balano so registados _______________________________. As receitas e despesas da instituio Os proveitos e os custos da instituio Os recebimentos e os pagamentos da instituio

5. A estratgia financeira de mdio e longo prazo consiste em______________________ ___________________________. Garantir recursos financeiros de curto prazo que possibilitem a satisfao das necessidades financeiras correntes Preparar os oramentos anuais de funcionamento Definir os programas e projectos de longo prazo realizar e como obter os fundos necessrios Calcular os recebimentos e os pagamentos da instituio

16

6. O que que distingue a Gesto Financeira da Anlise Financeira e da Contabilidade ?

7.

Que tipo de apoio pode dar, na sua instituio, a Anlise Financeira Gesto?

17

3.

Documentos de base da Anlise Financeira e da Gesto Financeira e sua interpretao.

Objectivo especfico: No final deste captulo, dever ser capaz de: - Identificar os principais aspectos caracterizadores da informao financeira; Conhecer os objectivos dos trs principais Documentos Financeiros: Balano, Demonstrao de resultados e Demonstrao de fluxos monetrios; Caracterizar os principais aspectos dos trs grandes agregados que constituem o Balano: Activo, Passivo e Fundos Prprios e relacionar as decises da instituio com cada um destes agregados; Caracterizar os trs principais tipos de resultados constantes da Demonstrao de resultados por natureza: resultado operacional ou econmico, resultado financeiro e resultado extraordinrio; Caracterizar os principais tipos de resultados constantes da demonstrao de resultados por funes; Caracterizar os trs tipos de fluxos monetrios constantes da Demonstrao de fluxos monetrios; Conhecer o modo articulado de elaborao dos trs principais Documentos Financeiros.

Os principais Documentos Financeiros de prestao de contas da Instituio so os seguintes: Balano Demonstrao de Resultados Demonstrao dos Fluxos Monetrios As funes econmicas dos Documentos Financeiros so as seguintes: - Informar sobre o desempenho histrico e a situao financeira presente da instituio. Meio adequado para a fixao de objectivos e restries de gesto. Suporte adequado para o planeamento financeiro.

Apresentam-se neste Captulo demonstraes financeiras exemplificativas (em anexo, os modelos includos no POCISSSS). Nota: O quadro e o cdigo de contas apresentados no diploma de apresentao do POCISSSS pretendem dar resposta necessidade de informao que as instituies

18

do sistema de solidariedade e de segurana social devem dispor com vista a captarem as actividades econmicas que desenvolvem e a sua situao financeira. As contas que integram as classes 1 a 5 dizem respeito s contas de balano, as classes 6 a 8 s contas de resultados.

Em instituies com alguma dimenso e que desenvolvem actividades mltiplas, poder interessar o desdobramento dos mapas das demonstraes financeiras, e tambm do oramento e do controlo de execuo oramental, em vrias peas contabilsticas, obtendo-se em cada uma delas os efeitos de cada um dos diferentes tipos de actividades desenvolvidas (por exemplo, actividades principais, como benefcios de segurana social e de sade, e outras actividades de aco social, como creches, jardins de infncia, ATL, lares para idosos, apoio domicilirio, etc.). Tornase para isso necessrio o recurso contabilidade analtica ou de gesto que propicie os necessrios desdobramentos por centros de responsabilidade. Para construir as demonstraes referidas, necessrio reclassificar os activos e passivos, ou os custos e os proveitos por destino, entre os diferentes tipos de actividades desenvolvidas.

3.1. Balano

O Balano (B) fornece um retrato da situao financeira da instituio numa determinada data: de um lado apresenta os activos (o que a instituio tem), do outro os passivos (dvidas ou capitais alheios) e os fundos prprios da instituio (o modo como a instituio se financia). Os dois lados do Balano tm de estar sempre (estruturalmente) equilibrados, de acordo com a identidade fundamental Activos = Passivos + Fundos Prprios, uma vez que cada activo tem de ser financiado por recursos fornecidos por outros ou pela prpria instituio. O Balano geralmente elaborado no fim do ano fiscal.

Duas formas de definir o Balano:

a) Perspectiva patrimonial, em que o Balano se apresenta como um quadro que evidencia a situao patrimonial da instituio, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigaes que lhes esto afectos.

Esquematicamente: Balano 2 membro

1 membro

19

Bens e direitos = Activo

Obrigaes Para com Terceiros: = Passivo Para com a instituio: = Situao Lquida ou Patrimnio Lquido

Activo: Traduz-se nos elementos patrimoniais activos, que correspondem a bens ou direitos possuidos ou controlados pela instituio e dvidas a receber resultantes de operaes efectuadas no passado e que se podero traduzir no futuro em benefcios econmicos. Passivo: Traduz-se nos elementos patrimoniais passivos, que correspondem a dvidas ou encargos a pagar resultantes de operaes passadas. Situao Lquida ou Patrimnio Lquido: a diferena entre Activo e Passivo, ou seja o que sobra do Activo depois de deduzido o Passivo e que, naturalmente, corresponde ao valor dos fundos que pertencem instituio. Traduz-se nos direitos da instituio sobre o Activo, que correspondem s entradas de fundos, aos resultados gerados e a outras valorizaes patrimoniais.

Activo: Aquilo que a instituio tem Passivo: Aquilo que a instituio deve

b) Perspectiva financeira, em que o Balano traduz um conjunto de aplicaes de fundos e as correspondentes origens.

Esquematicamente: Balano 2 membro Origens

1 membro Aplicaes

20

Imobilizaes Existncias Dvidas a receber Depsitos em Inst. Fin. e caixa = Activo Total

Obtidas/geradas pela instituio: = Fundos Prprios (ou Activo Lquido) De Terceiros: = Capital Alheio

Activo Activo Imobilizado

Fundos Prprios e Passivo Fundos Prprios Passivo de Mdio/Longo Prazo

Activo Circulante Passivo de Mdio/Longo Prazo

1 membro do Balano: Para onde vai o dinheiro 2 membro do Balano: De onde vem o dinheiro

Trata-se de uma demonstrao de todas as aplicaes de capital (Activo ou Capital), nomeadamente am aplicaes em capital fixo (imobilizaes, investimentos financeiros) e em capital circulante (existncias, dvidas de terceiros de curto ou mdio/longo prazo) e das fontes de financiamento (origens) dessas aplicaes, nomeadamente de donativos, quotizaes, subsdios, dos resultados gerados pela prpria instituio (Fundos Prprios) e de bancos, fornecedores, Estado, credores diversos, etc. (Capital Alheio). O Balano pode ser entendido como um instrumento de informao financeira de uma instituio, na sua globalidade, mas tambm pode ser construido por segmento da instituio, no interesse do seu melhor conhecimento e do apoio tomada de deciso.

21

O Balano apresenta uma estrutura semelhante do POCP (Plano Oficial de Contabilidade Pblica), tendo-lhe sido introduzidas alteraes que tiveram em conta a adaptao deste natureza e atribuies das instituies do sistema de solidariedade e de segurana social (destaca-se a criao da conta Prestaes sociais).

Ordenao das rubricas As rubricas esto ordenadas por ordem natural das aplicaes de capitais (e tambm por ordem crescente de liquidez, isto , da sua capacidade de serem convertidos em dinheiro), pelo que surgem no incio as imobilizaes incorpreas e em particular as despesas de instalao da instituio. Depois, as restantes rubricas dos imobilizados (corpreos e investimentos financeiros), e os activos circulantes. No 2 membro, as rubricas aparecem ordenadas por ordem natural das origens de fundos (e tambm por ordem de prazos de exigibilidade), observando-se ainda a ordem crescente de exigibilidade, que no parece ter sido o critrio fundamental para a sua ordenao. Aplicaes: As Existncias encontram-se arrumadas abaixo das Imobilizaes porque o seu potencial de converso em meios lquidos superior, uma vez que sero objecto de venda no curto prazo;

Origens: Os Fundos Prprios encontram-se acima do Passivo MLP uma vez que, ao contrrio deste, no tem carcter exigvel, quer a curto quer a mdio/longo prazo.

Elementos e descrio (geral)

Activo (primeiro membro)

Activo Imobilizado

Conjunto de bens e direitos da instituio (so recursos econmicos adquiridos), tambm designado por conjunto das aplicaes (investimento lquido) de fundos. Inclui terrenos, edifcios, equipamentos, despesas de instalao, investimentos financeiros e outras aplicaes de fundos com carcter de permanncia (> 1 ano).

22

Activo Circulante

So aplicaes de curto prazo que resultam em geral das operaes correntes da instituio (existncias, dvidas de terceiros, depsitos em Inst. Financeiras e caixa). Fundos Prprios e Passivo Conjunto das origens de fundos que financiam (segundo membro) o conjunto das aplicaes reflectido no Activo. Fundos Prprios Entradas e aumentos de fundos da instituio ou outros, reservas e resultados retidos. Passivo de Mdio/Longo Valor das dvidas com data de vencimento Prazo superior a 1 ano. Passivo de Curto Prazo Valor das dvidas com data de vencimento inferior a 1 ano. - Exemplo de Balano (rubricas mais comuns) (ver, no Anexo 1, a descrio das rubricas, de acordo com o POCISSSS)

Imobilizado Lquido Incorpreo Bruto Corpreo Bruto - Amortizaes Acumuladas Investimentos Financeiros - Provises para invest. financeiros Activo Circulante Existncias Dvidas de Terceiros Mdio e Longo Prazo Dvidas de Terceiros Curto Prazo Clientes Utentes Ttulos Negociveis Depsitos em Instituies Financeiras e Caixa Total do Activo Patrimnio Doaes Subsdios Reservas Resultados Transitados Resultado Lquido do exerccio Total dos Fundos Prprios Provises para Riscos e Encargos Dvidas a Terceiros Mdio e Longp Prazo Dvidas a Terceiros Curto Prazo Dvidas a Fornecedores Dvidas ao Estado Total do Passivo

23

Total do Fundos Prprios e do Passivo Nota: Este exemplo servir de base para uma aplicao numrica no final deste captulo.

Anlise do Balano Quando se analisa um balano, deve ter-se em conta trs questes: Liquidez Contabilstica; Dvida versus Fundos prprios; Valor versus Custo (ver tambm, a este respeito, o captulo seguinte).

Liquidez Contabilstica: a facilidade e rapidez com que os activos podem converter-se em dinheiro. Os activos circulantes so os mais lquidos. Quanto mais lquidos os activos da empresa, menos provvel ser que a instituio venha a ter problemas com a satisfao dos seus compromissos financeiros de curto prazo.

Dvida versus Fundos Prprios: Geralmente, quando uma instituio pede um emprstimo d aos detentores dos ttulos da dvida prioridade nos direitos sobre os resultados/benefcios gerados. Consequentemente, os fundos prprios da instituio so a diferena entre activos e passivos.

Valor versus Custo: De acordo com os princpios contabilsticos internacionalmente aceites, os documentos financeiros consideram os activos a preo de custo (de aquisio ou de produo) (Ver princpio do custo histrico, legislao de apresentao do POCISSSS p. 541). Valores de mercado so um conceito completamente diferente.

3.2.

Demonstrao de Resultados

Atendendo a que o Balano um documento que se reporta a uma data (normalmente 31/12 de cada ano), e nunca a um perodo, o resultado lquido

24

apurado excedente ou prejuizo por intermdio das diferenas da situao patrimonial lquida limita-se a constatar um facto, mas no o explica. Atravs dele no possvel detectar as causas ou conhecer as fontes geradoras de excedente. Esse papel cabe Demonstrao de Resultados. A Demonstrao de Resultados (DR) evidencia a formao dos resultados (excedentes/prejuzos) obtidos na actividade desenvolvida pela instituio num dado perodo (ano) a partir das receitas e das despesas, de natureza operacional e financeira. No caso das organizaes no lucrativas, poder no captar completamente os inputs das actividades realizadas ou os outputs, em particular os resultados de longo prazo, atendendo s dificuldades inerentes ao processo de avaliao dos benefcios sociais. Normalmente, essa evidncia efectuada tendo em conta: - A natureza dos valores positivos e negativos das rubricas (dos custos e proveitos) (Demonstrao de Resultados por natureza); - A afectao funcional dos referidos valores positivos e negativos (em particular de acordo com as funes da instituio produo, comercial, financeira, etc.) (Demonstrao de Resultados por funes). O princpio Nas unidades econmicas suportam-se custos com a utilizao de recursos visando, no final do processo, acrescentar valor e obter proveitos ou benefcios. A definio contabilstica de resultado : Receitas Despesas = Resultado O mtodo utilizado para registo das receitas e despesas, de acordo com princpios contabilsticos geralmente aceites, requer o seu registo no momento em que so obtidos os compromissos de receita (no necessariamente os recebimentos correspondentes) e em que se incorre em despesas (mesmo que no pagas nesse momento). Desta forma, melhor fica reflectida a situao econmica da instituio. Ou seja, a Demonstrao de Resultados expressa proveitos e custos (fluxos constituintes dos resultados do perodo) e no propriamente recebimentos e pagamentos (fluxos monetrios)2. Existem
2

De acordo com o Princpio da especializao (legislao de apresentao do POCISSSS, p. 541), os proveitos e os custos so reconhecidos quando obtidos ou incorridos, independentemente do seu recebimento ou pagamento, devendo incluir-se nas demonstraes financeiras dos perodos a que respeitam.

25

tambm, alis, valores de custos que no correspondem a fluxos monetrios: o caso das amortizaes e das provises. Com efeito, nenhuma empresa passa um cheque pelas amortizaes. Outra rubrica no monetria so os impostos cujo pagamento adiado relativamente ao seu clculo no final do ano e que no representam um fluxo monetrio nesse momento.

Demonstrao de Resultados por natureza

So os quadros demonstrativos dos resultados apurados pela instituio, evidenciando os custos e os proveitos segundo a natureza dos elementos de proveitos e custos. Que tipo de resultados ? Os mais importantes para apreciar a situao econmica da instituio:

Resultado operacional ou econmico Respeita fundamentalmente aos excedentes ou prejuzos obtidos nas actividades normais da instituio. calculado por diferena entre proveitos e custos operacionais, que derivam do exerccio das actividades de vendas e de prestao de servios. Permite evidenciar a capacidade da instituio em gerar excedentes, independentemente da forma de financiamento dos seus recursos. Traduz a viabilidade ou a inviabilidade econmica das actividades desenvolvidas.

Resultado financeiro Evidencia os excedentes ou prejuzos decorrentes das decises financeiras, quer quanto aplicao dos excedentes, quer quanto ao financiamento das necessidades financeiras. calculado por diferena entre proveitos e ganhos financeiros e custos e perdas financeiras.

Resultado extraordinrio Diz respeito a valores meramente ocasionais ou eventuais. Em regra, so imprevisveis e aleatrios. calculado por diferena entre proveitos e ganhos extraordinrios e custos e perdas extraordinrios.

Estes resultados englobam componentes que so calculados com base na aplicao de critrios, princpios e normas contabilsticas que comportam solues alternativas e/ou possibilitam interpretaes subjectivas. Em particular,

26

trata-se das Amortizaes (cobrem os custos decorrentes da utilizao dos imobilizados) e das Provises (cobrem as perdas ou despesas provveis de montante previsvel).

Demonstrao de Resultados por natureza PROVEITOS E GANHOS Proveitos e Ganhos Operacionais Proveitos e Ganhos Financeiros Proveitos e Ganhos Extraordinrios CUSTOS E PERDAS Custos e Perdas Operacionais Custos e Perdas Financeiros Custos e Perdas Extraordinrios Imposto sobre o rendimento do exerccio Resultado Lquido

O Resultado Lquido tem a ver com a realizao de proveitos e custos e no com entradas e sadas de dinheiro (meios lquidos), como o caso do conceito de fluxo monetrio (ou de caixa). de natureza econmica e no monetria.

Indicadores associados Proveitos Operacionais Custos Operacionais Resultados Operacionais + Resultados Financeiros Resultados Correntes + Resultados Extraordinrios Resultados Antes de Impostos Imposto sobre o rendimento

Resultado Operacional

Resultados Correntes =

Resultados Antes de Impostos =

Resultado Lquido =

Elementos e descrio Proveitos e Ganhos/ Custos e Respeitam as actividades habituais da

27

Perdas Operacionais instituio Proveitos e Ganhos/ Custos e Juros e outros resultados de natureza Perdas Financeiros financeira Proveitos e Ganhos/ Custos e Resultados no relacionados com as Perdas Extraordinrios actividades habituais da instituio, de carcter eventual ou ocasional Imposto sobre o rendimento IRC apurado Resultado Lquido Lucro ou prejuzo (lquido de impostos) apurado

Demonstrao de Resultados por funes Neste caso, os custos e proveitos so agregados por funes, evidenciando os custos das funes clssicas das organizaes (produo, distribuio, administrativa e financeira). A afectao dos custos em termos funcionais (custo das vendas, administrativos, de distribuio) exige a utilizao de uma classificao complementar, ou seja, um sistema de contabilidade interna ou analtica (ou de gesto).

Demonstrao de Resultados por funes Vendas e prestaes de servios - Custo das vendas e das prestaes de servios = +/- Resultados brutos - Custos de distribuio - Custos administrativos - Outros proveitos e custos operacionais = +/- Resultados operacionais +/- Resultados financeiros = +/- Resultados correntes +/- Resultados extraordinrios = +/- Resultados antes de impostos Imposto sobre o rendimento do exerccio = +/- Resultados lquidos Nota: Para elementos e descrio mais completos ver o exemplo a seguir e o Anexo 1.

28

- Exemplo de Demonstrao de Resultados (rubricas mais comuns) (ver, no Anexo 1, a descrio das rubricas, de acordo com o POCISSSS)

Vendas Prestao de servios Impostos e taxas Variao da produo Trabalhos para a prpria entidade Proveitos suplementares Transferncias e subsdios correntes obtidos Outros Proveitos operacionais totais Mercadorias Matrias Fornecimentos e Servios Externos Custos com Pessoal Transferncias correntes concedidas prestaes sociais Outros Custos Operacionais Custos Operacionais Totais Result. Antes Jur., Imp., Amort. (RAJIA) Amortizaes do Exerccio Provises do Exerccio Resultados Operacionais Resultados Extraordinrios Result. Antes Jur. e Imp. (RAJI) Resultados Financeiros (Juros) Resultados antes de Impostos Imposto sobre o Rendimento Resultado Lquido

Nota: Este exemplo servir de base para uma aplicao numrica no final deste captulo.

3.3. Demonstrao dos Fluxos Monetrios Na Demonstrao dos Fluxos Monetrios (DFM) (ou dos fluxos de caixa) faz-se a sntese entre todos os recebimentos e pagamentos anuais da instituio, relativos aos seus trs tipos de decises: operacionais (actividades normais de funcionamento), de investimento (aquisio de terrenos, edifcios ou equipamentos) e de financiamento (obteno do dinheiro necessrio realizao dos investimentos

29

e das actividades operacionais). Deste modo, torna-se possvel o esclarecimento da natureza das entradas e sadas em dinheiro na instituio.

Embora reflectindo uma viso mais elementar da informao financeira (o que se recebeu e pagou), o certo que o desenvolvimento das actividades econmicas das instituies ficam muito condicionadas pela falta de liquidez (de dinheiro no momento certo). Importa conhecer o modo como a instituio gere e utiliza o dinheiro num determinado perodo. Para o efeito, foi desenvolvida a Demonstrao dos Fluxos Monetrios, quadro de informao histrica detalhada sobre quais os recebimentos e pagamentos num determinado perodo de tempo. Visa responder a: de onde vem e para onde vai o dinheiro ?

A Demonstrao dos Fluxos Monetrios importa porque nem sempre existe uma correlao entre os resultados apurados e os fluxos monetrios. Vem assim preencher uma lacuna informativa mostrando qual a variao dos meios monetrios (disponibilidades monetrias) no perodo e o que a originou. Pode acontecer que instituies apresentem saldos anuais positivos passando por dificuldades financeiras e vice-versa. Melhora assim a possibilidade de uma apreciao quantitativa do resultado do exerccio. De acordo com o disposto nas directrizes contabilsticas oficiais, os fluxos monetrios devem ser classificados tendo por base o tipo de actividade que os originou (operacional, de investimento, de financiamento).

Fluxos Monetrios Fluxos das actividades operacionais - Recebimentos e pagamentos relativos s actividades normais de funcionamento Fluxos das actividades de investimento - Recebimentos e pagamentos relativos compra e alienao de imobilizado corpreo, incorpreo e outros activos fixos. Fluxos das actividades de financiamento - Recebimentos e pagamentos relativos a aumentos de capital, pagamento de juros, e angariao e reembolso de emprstimos. Variao de caixa e seus equivalentes - Variao das disponibilidades e de aplicaes de tesouraria.

Actividades operacionais:

30

So as que constituem o objecto das actividades normais de funcionamento da instituio, isto , os recebimentos que decorrem das quotizaes recebidas, ou das prestaes de servios e vendas realizadas, e os pagamentos que decorrem das compras de bens e servios ou outras associadas s actividades e servios realizados pela instituio.

Actividades de investimento: Compreendem os pagamentos e os recebimentos relativos s compras ou s vendas de investimentos (imobilizaes corpreas e incorpreas) e de activos financeiros de mdio e longo prazo (investimentos financeiros) e os recursos provenientes de alienaes de imobilizaes corpreas e incorpreas e de investimentos financeiros.

Actividades de financiamento: Compreendem os recebimentos provenientes de doaes, subsdios ou emprstimos obtidos e os pagamentos respeitantes amortizao dos emprstimos obtidos e respectivos juros.

A Demonstrao dos Fluxos Monetrios apresenta o total do dinheiro que entrou (recebimentos) e o total do dinheiro que saiu (pagamentos) ao longo do perodo considerado. Difere da Demonstrao de Resultados, que apresenta Receitas e Despesas. Para elaborar esta Demonstrao, os recebimentos e os pagamentos do perodo devero, assim, ser obtidos a partir do ajustamento do resultado lquido do exerccio, atravs da excluso de todas as rubricas que no tenham expresso monetria (no correspondem a entradas ou a sadas de dinheiro) e da adio de outras rubricas que correspondem a fluxos monetrios ainda no considerados na Demonstrao de Resultados.

Assim: Fluxos operacionais: Aos resultados lquidos renem-se as amortizaes e as provises, e ajustam-se as variaes nos activos e passivos correntes (que correspondem a diferimentos nos recebimentos e nos pagamentos relativamente s receitas e s despesas realizadas). Fluxos investimento: Consideram-se tambm estes fluxos, que envolvem alteraes nos activos de capital: aquisio de activos fixos e vendas de activos fixos

31

Fluxos financiamento: E consideram-se ainda os fluxos em dinheiro para os credores e os fluxos em dinheiro dos credores e da instituio, que incluem variaes na dvida e nos fundos prprios.

A variao de disponibilidades monetrias (ou de fluxos monetrios), ou seja, o saldo anual em dinheiro gerado na instituio, a soma dos fluxos dos trs tipos de actividades. Designa-se por fluxo monetrio, fluxo de caixa ou cash flow. Ir aparecer no balano, na rubrica Depsitos em Instituies Financeiras e Caixa (ou Disponibilidades) do Activo. a rubrica mais importante que se pode obter a partir dos documentos financeiros. O que importa em finanas o dinheiro recebido ou pago. Este documento explica a variao anual desse valor.

Exemplo de Demonstrao dos Fluxos Monetrios (rubricas mais comuns)

Fluxos monetrios das actividades operacionais Resultado Antes de Juros e Impostos + Amortizaes + Variao de Valores a receber (dvidas de utentes) Valores a receber (dvidas de clientes) Existncias Valores a pagar (dvidas a fornecedores) Valores a pagar (Estado) - Pagamento de Impostos Total Fluxos monetrios de investimento Aquisio de activos fixos (instalaes equipamento) - Venda de activos fixos Total Fluxos monetrios de financiamento + Variao das dvidas de Curto Prazo + Variao das dvidas de Mdio e Longo Prazo - Pagamento de Juros de Curto Prazo - Pagamento de Juros de Mdio e Longo Prazo + Variao do Patrimnio, Doaes e Subsdios Total Variao de disponibilidades

32

Nota:

Este exemplo servir de base para uma aplicao numrica no final deste captulo.

3.4.

Elaborao articulada das trs Demonstraes Financeiros

A sequncia de elaborao dos 3 Documentos (ver mais frente as respectivas estruturas fundamentais de rubricas) poder ser a seguinte: 1 Demonstrao de Resultados 2 Demonstrao dos Fluxos Monetrios 3 Balano Os valores a introduzir para as diferentes rubricas destes Documentos so, em termos gerais, os valores dos pressupostos ou condies previstas relativamente s actividades de funcionamento operacional, de investimento e de financiamento da instituio.

1 Demonstrao de Resultados (DR) Os pressupostos a introduzir directamente na DR so valores relativos s condies de funcionamento ou de actividade operacional da instituio (proveitos e custos operacionais, amortizaes), juros, impostos. 2 Demonstrao dos Fluxos Monetrios (DFM) Os pressupostos a introduzir directamente na DFM so valores relativos a actividades operacionais da instituio (variao de valores a receber, de existncias e de valores a pagar), s actividades de investimento e a actividades de financiamento (variao de dvidas, variao dos fundos prprios). Recorde-se, a este respeito, que a variao de valores a receber, a pagar e de existncias corresponde s diferenas verificadas entre os valores anuais de proveitos/custos operacionais indicados na DR e os respectivos valores anuais de recebimentos/pagamentos, caso a totalidade dos proveitos ou dos custos no seja paga no ano a que respeitam (neste caso, aumentaro as dvidas anuais de utentes/clientes relativamente ao valor total dos servios prestados/vendas anuais, as dvidas aos fornecedores de mercadorias relativamente ao valor total das compras anuais, ou o stock (existncias) de mercadorias (cujo custo no vem includo na DR)).

33

Os valores das restantes rubricas da DFM podero obter-se na DR, anteriormente j construda: Resultado Antes de Juros e Impostos (RAJI), Amortizaes e Impostos (actividades operacionais) e Pagamento de Juros (actividades de financiamento). a partir destas rubricas que feita, assim, a ligao entre a DR e a DFM. 3 Balano (B) Os valores das diferentes rubricas do B sero obtidos a partir da DFM (ver quais as rubricas no modelo de B a seguir) e da DR (o Resultado Lquido do exerccio), anteriormente j construdas. Os valores das rubricas do B relativo ao final de um dado ano, resultam da variao verificada em relao ao final do ano anterior e so facilmente obtidos a partir da DR e da DFM devendo ser adicionados aos valores do B do ano anterior. Finalmente, para comprovar que todos os valores esto correctamente indicados no B, dever confirmar-se a verificao da identidade fundamental do B, Activos = Passivos + Fundos Prprios.

Exemplos numricos dos 3 Documentos Financeiros (e da sua construo articulada)

Elaborao dos Documentos Financeiros da Associao AJUDAR (relativos a 2006) Pressupostos

Indicam-se a seguir os pressupostos relativos s actividades de explorao, investimento e financiamento da Associao AJUDAR em 2006 e o Balano de 2005, necessrios para a elaborao dos Documentos Financeiros da Associao em 2006.

Para a Demonstrao de Resultados: Proveitos operacionais totais Vendas Prestao de servios Subsdios e Doaes obtidas Custos operacionais totais: Custo das Vendas e Prestao de servios Fornecimentos e Servios Externos Custos com Pessoal

80 120 60 96 30 20

34

Outros Custos Operacionais Amortizaes do Exerccio Resultados Financeiros (Juros) Imposto sobre o Rendimento

10 30 -35 15,6

Para a Demonstrao dos Fluxos Monetrios: Fluxos monetrios das actividades operacionais Variao de Valores a receber (dvidas de utentes) Valores a receber (dvidas de clientes) Existncias Valores a pagar (dvidas a fornecedores) Fluxos monetrios de investimento Aquisio de activos fixos (instal. equipamento) Fluxos monetrios de financiamento Variao das dvidas de Curto Prazo (a bancos)

-10 -10 -10 +10

90

+94,6

Para o Balano: Balano da Associao AJUDAR (relativo a 2005) 2005 Imobilizado Lquido Incorpreo Bruto Corpreo Bruto - Amortizaes Acumuladas Investimentos Financeiros - Provises para invest. financeiros Activo Circulante Existncias Dvidas de Terceiros de Curto Prazo Clientes Utentes Depsitos em Instituies Financeiras e Caixa Total do Activo Patrimnio Resultados Transitados Resultado Lquido do exerccio Total dos Fundos Prprios Provises para Riscos e Encargos Dvidas a Terceiros de mdio e longo prazo 20 400 100 50 10 50 40 50 100 600 200 80 5 285 10 165 35

Dvidas a Terceiros de curto prazo Dvidas a Instituies de Crdito Fornecedores Outros Credores Total do Passivo Total dos Fundos Prprios e do Passivo

100 30 10 315 600

Resultados

Demonstrao de Resultados da Associao AJUDAR 2006 80 120 60 260 96 30 20 10 156 104 30 74 - 35 39 -15,6 23,4

Vendas Prestao de servios Transferncias e subsdios correntes obtidos Proveitos operacionais totais Mercadorias Fornecimentos e Servios Externos Custos com Pessoal Outros Custos Operacionais Custos Operacionais Totais Result. Antes Jur., Imp., Amort. Amortizaes do Exerccio Resultados Operacionais Resultados Financeiros Resultados antes de Impostos Imposto sobre o Rendimento Resultado Lquido

Demonstrao dos Fluxos Monetrios da Associao AJUDAR 2006 Fluxos monetrios das actividades operacionais Resultado Antes de Juros e Impostos Amortizaes Variao de Valores a receber (dvidas de utentes) Valores a receber (dvidas de clientes) Existncias Valores a pagar (dvidas a fornecedores) 74 30 -10 -10 -10 10

36

Pagamento de Impostos Total Fluxos monetrios de investimento Aquisio de activos fixos (instalaes equipamento) Total Fluxos monetrios de financiamento Variao das dvidas de Curto Prazo Pagamento de Juros de Mdio e Longo Prazo Total Variao de disponibilidades

-15,6 68,4 e -90 -90 94,6 -35 59,6 38

Balano da Associao AJUDAR 2005 Imobilizado Lquido Incorpreo Bruto Corpreo Bruto - Amortizaes Acumuladas Investimentos Financeiros - Provises para invest. financeiros Activo Circulante Existncias Dvidas de Terceiros Curto Prazo Clientes Utentes Depsitos em Instituies Financeiras e Caixa Total do Activo Patrimnio Resultados Transitados Resultado Lquido do exerccio Total dos Fundos Prprios Provises para Riscos e Encargos Dvidas a Terceiros de mdio e longo prazo Dvidas a Terceiros de curto prazo Dvidas a Instituies de Crdito Fornecedores Outros Credores Total do Passivo Total dos Fundos Prprios e do Passivo 20 400 100 50 10 50 40 50 100 600 200 80 5 285 10 165 100 30 10 315 600 2006 20 490 130 50 10 60 50 60 138 728 200 85 23,4 308,4 10 165 194,6 40 10 419,6 728

37

QUESTES E EXERCCIOS

1. ___________ uma medida do valor contabilstico num dado momento do tempo, enquanto o ______________ mede alteraes nos fundos prprios da instituio a partir dos proveitos/custos durante um perodo de tempo. A. B. C. D. Balano; Demonstrao dos fluxos monetrios Demonstrao de resultados; Balano Balano; Demonstrao de resultados Demonstrao dos fluxos monetrios; Demonstrao de resultados

2. O item de equilbrio numa Demonstrao de fluxos monetrios ______________ A. B. C. D. A variao no valor dos activos circulantes A variao lquida no activo total A variao das disponibilidades O valor total das origens de fundos

3. Qual dos pontos seguintes uma origem de fundos ? A. B. C. D. Uma reduo nos valores a receber Um decrscimo nas contas a pagar Impostos pagos no periodo Investimento na aquisio de um novo equipamento

4. Princpios contabilsticos geralmente aceites focalizam a sua ateno A. B. C. D. Na medida dos fluxos monetrios num dado perodo No equilbrio do balano no fim de cada perodo Na medida do resultado lquido num dado perodo Na utilizao de um mtodo geral para clculo do rendimento de todas as organizaes em geral

5. Se as compras a fornecedores forem feitas a crdito, A. B. C. D. O pagamento relativo s compras ocorrer antes da data das compras O pagamento relativo s compras ocorrer na data das compras O pagamento relativo s compras ocorrer depois da data das compras O custo ser identificado depois do pagamento.

38

6. Qual o Documento Financeiro que permite fazer uma avaliao do desempenho da gesto ? E da situao financeira da instituio ? E da capacidade de gerar meios monetrios ?

7. Na sua instituio, so elaborados os trs Documentos financeiros ? Se a sua resposta foi negativa, mencione, sucintamente, as principais razes que explicam tal situao.

8. Uma instituio em 2004 tem ttulos a pagar de 1200, contas a pagar de 2400, e dvida de longo prazo de 3000. Os valores correspondentes de 2005 so 1600, 2200 e 2800. Quanto aos activos, a empresa tinha, em 2004, 800 de disponibilidades, 400 em ttulos a receber e 1800 de existncias. Os valores correspondentes de 2005 so 500, 300 e 2000. As contas a receber no fim de 2004 so de 900 e no fim de 2005 de 800. As fbricas e equipamentos lquidos so de 6000 em 2004 e de 6500 em 2005. Construa o balano da organizao para 2004 e 2005. Qual o valor dos fundos prprios da instituio em 2005 ? 3700 5200 8400 11600

9. Em continuao do problema anterior, considere que a instituio teve vendas de 1000 em 2005, o custo das mercadorias vendidas foi de 400, as amortizaes de 100 e pagou 160 de juros. A taxa de imposto de 35% e todos os impostos so pagos no prprio ano. Qual o resultado lquido de 2005 ? 119 340 325 221

10. Com base na informao e nos documentos financeiros dos dois problemas anteriores, construa a Demonstrao de Fundos Monetrios da instituio. Qual o saldo financeiro anual ? - (1319) - 621 - 321 - (479)

39

11. Em 2005, a instituio Aventura Tecnolgica teve proveitos operacionais de 2000, custos operacionais de 1500, amortizaes de 100, encargos com juros de 80 e resultado lquido de 192. O balano da instituio apresenta-se a seguir.

Activo Depsitos em Inst. Financeiras e caixa Valores a receber Existncias Activos circulantes totais Activos fixos brutos Amortizaes acumuladas Activos fixos lquidos Activo Total Dvidas a fornecedores Dvida de Curto prazo a Bancos Dvida de Longo prazo a Bancos Passivo Total Patrimnio Resultados transitados FundosPrprios Totais Pasivo e Fundos Prprios Totais

2004 60 406 600 1066 1130 307 823 1889 138 380 838 1356 350 183 533 1889

2005 99 448 640 1187 1280 407 873 2060 108 414 813 1335 350 375 725 2060

Elabore a Demonstrao dos fluxos monetrios. Qual o valor total dos fluxos monetrios das actividades operacionais ? 304 352 260 275

12. A partir da Demonstrao da questo anterior, qual o valor total dos fluxos monetrios das actividades de investimento ? 150 (73) 73 (150)

13. E qual o valor total dos fluxos monetrios das actividades de financiamento ? - (11) - (110) - (71) - (55)

40

41

4. Medidas de desempenho econmico e financeiro

Objectivo especfico: No final deste captulo o leitor dever estar habilitado a: - Conhecer os trs tipos de medidas ou indicadores que permitem avaliar como que a instituio est a cumprir a sua misso; - Conhecer as principais medidas de dimenso que podem ser calculadas a partir do Balano e da Demonstrao de resultados; Conhecer os principais indicadores que permitem analisar o desempenho da instituio em termos econmicos, no que respeita evoluo da sua rendibilidade e eficincia da gesto; Conhecer os principais indicadores que permitem analisar o desempenho da instituio em termos financeiros, no plano estrutural (estrutura de capital) e no plano mais imediato da liquidez e do equilbrio financeiro (liquidez, cobertura, rotao).

A razo fundamental para a avaliao do desempenho financeiro determinar como que a instituio est a cumprir a sua misso. Os valores financeiros no podem s por si dar resposta a esta questo mas podem esclarecer quanto origem de fundos, o custo da prestao de servios ou a capacidade da instituio para actuar no futuro. Muito importante procurar avaliar os benefcios dos programas sociais realizados, o que dever incluir a avaliao do capital social de uma instituio (liderana, conhecimento, relaes com outras entidades). Anlises efectuadas a partir das demonstraes financeiras da instituio permitiro avaliar o desempenho financeiro, dando resposta a questes como as seguintes: - Existem ou no fundos lquidos em dinheiro ? - Quo prudente a gesto dos meios financeiros disponveis e dos investimentos ? - A instituio ou no estvel financeiramente ? - Existe ou no riqueza acumulada que permita sustentar financeiramente a instituio no caso em que a angariao de fundos se venha a reduzir no futuro ? Os trs tipos seguintes de medidas ou indicadores devero ser considerados.

4.1. Medidas de Valor dos Benefcios Sociais muito importante medir os benefcios sociais dos programas de actividades sociais da instituio. A determinao do valor desses benefcios a longo prazo poder ser em parte subjectiva, mas a medida de valor mais importante destas instituies.

42

Pode-se comear por procurar conhecer a procura de um dado programa social em termos de volume de participao. Depois, tentar medir os resultados ou o impacto do programa a longo prazo, o que geralmente requer algum tipo de investigao, como por exemplo dados estatsticos e avaliao dos custos sociais do alcoolismo, do valor de vidas salvas, do tempo poupado, de custos evitados, do acrscimo da produtividade ou do aumento do nmero de postos de trabalho. Uma vez compreendido o impacto social de um programa, poder comparar-se os seus custos e os benefcios e calcular o Valor Actual Lquido (VAL) do programa (ver o tpico suplementar deste Mdulo). O VAL o valor total do programa hoje. Se tiver um valor maior do que 0, ento o programa cria e aumenta o valor social em relao ao investimento que foi feito no programa. Se for menor do que 0, isto implica que deveramos investir os nossos recursos diferentemente ou ento alterar o programa para que possa criar valor social positivo. Importante no esquecer que o objectivo principal da gesto financeira a maximizao do valor social dos investimentos realizados nos programas sociais.

4.2. Medidas de Dimenso Dever proceder-se a uma anlise global de recursos a partir das Demonstraes Financeiras. Assim, a partir do Balano dever calcular-se: a distribuio percentual dos activos totais por grandes grupos de rubricas (imobilizaes, activo circulante, passivo de mdio e longo prazo, passivo de curto prazo, fundos prprios). A anlise da estrutura dos activos pode ajudar a identificar os recursos disponveis para prestar servios no futuro. Mas no esto includos nesta anlise outros valores menos tangveis como o valor do staff existente ou da expertise desenvolvida na instituio.

A partir da Demonstrao de resultados dever calcular-se: a distribuio percentual das receitas e das despesas totais por grandes grupos de rubricas. A anlise da estrutura das receitas permite avaliar a importncia relativa dos diferentes tipos de receitas e a da sua evoluo ao longo do tempo (doaes, subsdios, quotizaes, prestao de servios, venda de produtos, etc.), o que pode ter efeito relevante na capacidade de uma instituio realizar a sua misso. A anlise da estrutura das despesas poder revelar a importncia relativa dos custos de pessoal nos custos totais da instituio, do consumo de outros recursos na

43

prestao de servios do programa social ou de servios de apoio (por exemplo, servios de angariao de fundos ou administrativos).

4.3.

Indicadores ou Rcios Econmicos e Financeiros

Os indicadores ou rcios financeiros permitem analisar os principais aspectos do desempenho da instituio: A evoluo da actividade A eficincia da gesto A evoluo das origens e aplicaes de fundos O equilbrio liquidez versus exigibilidade

A anlise dos Rcios Financeiros Deve ter em conta perspectiva adoptada: instituio, credores, outra Deve dispor de referncias para comparao de valores de modo a monitorizar a sade financeira da instituio: - outras instituies com misso, actividades e dimenso similares; - a instituio em perodos anteriores

Limitaes: - Permitem a quantificao de factos mas no a sua explicao; - Necessidade de informao complementar para confirmar concluses obtidas; - Necessidade de comparar com outros rcios de outros perodos ou instituies; - No h valores absolutos de referncia; - Rcios compostos muitas vezes por valores contabilsticos calculados com arbitrariedades; - Difcil definir instituies comparveis

Rcios de actividade ou eficincia suposto que a instituio deve gerir os recursos obtidos de modo a criar os benefcios sociais requeridos. Assim, uma medida de avaliao geralmente utilizada a seguinte:

Rcio de eficincia de um programa de actividades

44

Despesas totais/ Despesas das actividades do Programa. Mede os custos dos inputs das actividades ou servios prestados. Assim, esta medida no reflecte adequadamente a actividade da instituio. A maior parte dos actores envolvidos est antes interessada em conhecer os outputs ou os resultados em termos dos benefcios de longo prazo e do cumprimento eficiente da misso. Ora, isto no inteiramente possvel com base nos dados financeiros actualmente disponveis. Para este efeito, dever recorrerse, assim, s medidas de valor dos benefcios sociais, anteriormente referidas (seco 4.1)

Rcios de rendibilidade O conceito de rendibilidade um dos mais importantes ao diagnosticarmos a situao econmica e financeira de uma organizao com fins lucrativos. um valor relativo que resulta de uma relao entre um dado resultado gerado e um montante de recurso ou investimento que permitiu gerar esse mesmo resultado. Os rcios de rendibilidade avaliam a capacidade de uma instituio para utilizar os seus activos produtivamente na criao de proveitos. Nas organizaes no lucrativas, o excesso de receitas em relao s despesas no necessariamente um indicador de bom desempenho. Em instituies pequenas, importa sobretudo assegurar que todas as receitas sejam consumidas como despesas, no se registando assim qualquer lucro ou perda, para que seja realizado o mximo possvel de actividades. Em instituies maiores mais difcil que as despesas compensem totalmente as receitas. Estas instituies procuram, assim, gerar um excedente financeiro reduzido, o qual poder ser utilizado caso se verifiquem atrasos no recebimento de fundos ou haja uma queda inesperada nas receitas. Nas instituies de maior dimenso, em que se realizem investimentos e actividades geradoras de dinheiro, o objectivo ser obter lucros que permitam financiar as actividades dos programas sociais. Para estas actividades, comum comparar o lucro realizado com a dimenso da actividade. Por exemplo:

Margem de lucro (ou Rendibilidade das Vendas) Resultado Operacional/ Vendas

45

Mede a margem de lucro das Vendas. Rcios baixos no significam necessariamente que a empresa tem problemas: os valores variam com o sector de actividade.

Rcios de estrutura de capital Os rcios de estrutura ou de endividamento avaliam a estrutura de capital da instituio e a sua capacidade para pagar os seus compromissos financeiros a longo prazo. Avaliam a utilizao da dvida e dos fundos prprios para o financiamento dos activos.

Endividamento Passivo Total / Activo Total Esta medida indica que parte dos activos financiada pelos fundos alheios. Mede o nvel da dvida em relao ao investimento nos activos. Um valor baixo indica que existem activos suficientes para cobrir o peso da dvida.

Autonomia Financeira Global Fundos Prprios / (Fundos Prprios + Passivo) Esta medida indica o peso dos Fundos Prprios no total dos fundos.

Passivo - Fundos Prprios (Debt-to-Equity) Passivo Financeiro / Fundos Prprios Compara os recursos provenientes dos credores com os recursos pertencentes instituio. Como h dvida esto associados encargos com juros, o risco (incerteza quanto capacidade de satisfazer compromissos financeiros) aumenta. Mas, como por outro lado, os juros permitem economias de impostos, importa equilibrar adequadamente a utilizao de dvida e de fundos prprios de modo a maximizar os resultados e gerir o risco.

46

A definio mais simples de solvabilidade financeira serem positivos os activos lquidos. Porm, as organizaes no lucrativas podero ser viveis com activos lquidos negativos, uma vez que muitos activos importantes no so registados ou so subavaliados no sistema financeiro (como os valores menos tangveis dos benefcios sociais, o valor do staff existente ou da expertise desenvolvida na instituio). O financiamento com fundos alheios importante porque permite o crescimento das instituies e ajuda instituies com alguma intensidade de activos a expandir os seus equipamentos. Porm, no convm ter uma grande dependncia desses fundos para preservar o controlo da instituio.

Rcios de liquidez Os rcios de liquidez avaliam a capacidade da instituio para fazer face s suas obrigaes financeiras de curto prazo e ao seu funcionamento normal.

Liquidez Geral Liquidez Geral = Activo Circulante / Passivo de curto prazo Os valores activos circulantes correspondem aos bens activos que sero convertidos em dinheiro nos prximos 12 meses, e os valores passivos de curto prazo so as dvidas que sero regularizadas nos prximos 12 meses. Assim, este rcio uma medida da capacidade da instituio para satisfazer os seus compromissos financeiros em devido tempo. Um baixo valor deste rcio significa possveis problemas de insolvncia Um valor muito alto pode significar que a gesto no est a investir activos disponveis produtivamente.

Liquidez Reduzida Liquidez Reduzida = (Activo Circulante Existncias) / Passivo de curto prazo Porque as existncias podem ser de difcil converso em dinheiro. Este rcio avalia a capacidade da instituio para fazer face s suas obrigaes financeiras de curto prazo a partir dos seus activos mais lquidos.

Liquidez Imediata

47

Liquidez Imediata = (Disponibilidades + Ttulos Negociveis) / Passivo de curto prazo Trata-se de um outro indicador semelhante ao anterior, mas ainda mais restritivo.

Rcios de cobertura

Cobertura dos encargos financeiros Resultado Operacional* / Juros Financeiros o nmero de vezes que os Resultados cobrem os Encargos Financeiros. Representa a nossa margem de segurana quanto ao pagamento dos juros. Um valor alto desejvel, quer para credores quer para a gesto.

Cobertura do servio da dvida Resultado Operacional* / Juros e Dvida Financeira o nmero de vezes que os Resultados cobrem os Encargos Financeiros e a Dvida bancria. * No numerador destes rcios podem ser considerado o valor total dos meios libertos brutos de explorao, que correspondem soma do Resultado Operacional com as Amortizaes e as Provises do exerccio.

Rcios de rotao Os rcios de rotao avaliam a capacidade da instituio para utilizar os seus activos produtivamente na criao de resultados.

Prazo de mdio de recebimentos (PMR em meses) PMR = (Valor mdio das Dvidas de Utentes (ou Clientes) / Valor dos servios prestados (ou Vendas)) x 12 uma medida especfica da eficincia das cobranas da instituio. Interessa um valor baixo para este rcio.

48

Prazo de mdio de armazenagem (PMA em meses) PMR = (Valor mdio de Existncias / Custo dos Servios prestados ou das Vendas) x 12 uma medida especfica da eficincia das existncias da instituio. desejvel um valor reduzido para este rcio.

Prazo de mdio de pagamentos (PMP em meses) PMP = (Valor mdio das Dvidas a Fornecedores / Compras) x 12 uma medida especfica das condies de pagamento da instituio. Interessa um valor elevado para este rcio. Indica quantos meses de despesas em compras se devem aos fornecedores.

Necessidades em Fundo de Maneio O valor normal das Necessidades em Fundo de Maneio de uma instituio dado por: NFM = PMR * V + PMA * CMV PMP* CMF, onde V Vendas, CMV Consumo de mercadorias e matrias, CMF Compras a fornecedores As Necessidades em Fundo de Maneio da explorao podem ser analisadas tomando como referncia as prticas habituais de condies financeiras da rea de actividade em que a instituio se situa ou as prticas vigentes na prpria instituio. Trata-se de um outro indicador da capacidade da instituio para satisfazer os seus compromissos financeiros de curto prazo.

QUESTES E EXERCCIOS

1. Como poder uma instituio de solidariedade social acompanhar o seu desempenho econmico e financeiro ?

49

2. Um programa de reabilitao de toxicodependentes realizado numa cidade do Pas tem os seguintes custos anuais previstos: Rendas de edifcios e equipamentos: 8 000 Remuneraes de especialistas e tcnicos: 20 000 Fornecimentos diversos: 3 000 Outros: 4 000

H 17 participantes no Programa. No final do Programa, testes realizados comprovam o sucesso em 15 casos. Estima-se a poupana pela cidade de 5 000 no corrente ano por cada participante com sucesso. O benefcio anual lquido total do Programa : A. 60 000 B. 23 500 C. 40 000 D. 46 000

3. Volte a considerar a empresa Aventura Tecnolgica da Questo 11 da seco anterior. Qual a liquidez reduzida em 2005 ? A. B. C. D. 0,90 0,95 1,05 2,18

4. E qual o valor do rcio de endividamento em 2005 ? A. B. C. D. 0,40 0,26 0,65 0,42

5. E qual o valor da autonomia financeira global ? A. B. C. D. 0,40 0,35 0,45 0,62

50

6. E qual o valor do rcio de cobertura dos encargos financeiros em 2005 ? A. B. C. D. 2,5 4 5,5 7,5

7. Qual a medida ou o indicador que lhe parece mais indicado para medir a qualidade da gesto dos fundos disponibilizados pelos doadores e pelo Estado ? A. B. C. D. Margem de lucro Debt to equity Valor dos benefcios sociais Prazo mdio de armazenagem

8. Uma liquidez geral muito elevada implica que: A. B. C. D. A gesto no est a investir os activos disponveis produtivamente Os activos circulantes foram consumidos e a empresa est insolvente As cobranas das dvidas dos utentes so pouco eficientes Os passivos circulantes so superiores aos activos circulantes

51

Tpico complementar

5.

Valor temporal do dinheiro

Objectivo especfico: No final deste captulo, o leitor dever estar apto a: - Conhecer o significado e o modo de utilizao da taxa de actualizao (medida do custo do dinheiro no tempo) na avaliao de fluxos monetrios relativos a diferentes perodos de tempo; - Conhecer o critrio (e conceito) de Valor Actualizado Lquido (VAL) de um investimento.

Valor Temporal do dinheiro O valor do dinheiro varia ao longo do tempo, ou seja, no indiferente dispor hoje ou daqui a um ano de uma dada quantia em dinheiro. A razo que se admite que sempre possvel obter um rendimento anual a partir da disponibilidade de uma qualquer quantia em dinheiro que no se queira gastar na compra de bens de consumo ou de investimento. Esse rendimento poder ser obtido com a realizao da aplicao financeira dessa quantia disponvel em dinheiro, num depsito bancrio, por exemplo. A medida desse rendimento ser ento a taxa de remunerao que o banco oferecer para essa aplicao financeira.

Comparao de valores relativos a diferentes perodos de tempo Porque o valor do dinheiro varia ao longo do tempo, para poder comparar fluxos em dinheiro relativos a diferentes perodos de tempo, por exemplo para somar os valores dos benefcios anuais obtidos com a realizao de um programa de apoio social ao longo de um dado perodo de tempo, torna-se necessrio entrar em considerao com factores de actualizao que corrigem os valores anuais das diferenas temporais de valor verificadas.

52

Taxa de actualizao e Custo de oportunidade do capital Os factores de actualizao que corrigem as diferenas temporais de valor do dinheiro so calculados com base na taxa de remunerao que seria obtida num investimento ou numa aplicao alternativa de risco semelhante da quantia anual disponvel em dinheiro (taxa de actualizao). o conceito de custo de oportunidade do capital.

Actualizao e Capitalizao Actualizao a operao que calcula o valor hoje (no perodo 0) de um ou mais fluxos monetrios a ocorrer no futuro. Este valor diz-se Valor Actual. Capitalizao a operao inversa: calcula o valor futuro (no perodo futuro n) de um ou mais fluxos monetrios a ocorrer em perodos de tempo anteriores a n. Este valor diz-se Valor Futuro.

O caso de um perodo: Valor Actual Se eu tiver a promessa de que receberei 1000 euros daqui a um ano, e sendo as taxas de juro ou de actualizao de 5%, o meu investimento valer hoje 952,38 = 1000/1,05 Note-se que 1000 = 952,38 x 1,05 No caso de um perodo, a frmula de clculo do Valor Actual (VA) ento: VA = C1/(1 + r), onde C1 o valor do fluxo monetrio no perodo 1 e r a taxa de actualizao adequada. VA , assim, o valor hoje (no perodo 0) do fluxo monetrio do perodo 1.

O caso de um perodo: Valor Futuro Se eu investir hoje 1000 euros por um ano, com taxas de capitalizao de 5%, o valor do meu investimento aumentar de valor para 1050. 50 ser o juro (1000 x .05) 1000 o reembolso do capital investido 1050 o valor total devido. Pode ser calculado como:

53

1050 = 1000 x (1,05) O montante total devido no fim do investimento designa-se por Valor Futuro. No caso de um perodo, a frmula do Valor Futuro (VF) ento: VF = C0 x (1 + r)T, onde C0 o valor hoje (no perodo 0) do fluxo monetrio e r a taxa de capitalizao adequada. VA , assim, o valor do fluxo monetrio no prximo ano.

O caso multiperodo: Valor Actual O Valor Actual total de uma srie de fluxos monetrios anuais igual soma dos fluxos monetrios actualizados. Fluxos monetrios: C1, C2, ..., CT

Valor Actual = C1/(1 + r) + C2/(1 + r)2 + ... + CT/(1 + r)T onde Ci o fluxo monetrio do perodo i, com i = 1, 2, ..., T r a taxa de actualizao adequada e T o nmero de perodos anuais.

O caso multiperodo: Valor Futuro A frmula geral para o clculo do valor futuro de uma srie de fluxos monetrios anuais pode escrever-se como: VF = C1 x (1 + r) T-1 + C2 x (1 + r) T-2 + ... + CT-1 x (1 + r) onde Ci o fluxo monetrio do perodo i, com i = 1, 2, ..., T-1 r a taxa de capitalizao adequada e T o nmero de perodos anuais.

Um exemplo A implementao de um programa social tem custos anuais de 15 000. Estimam-se os seguintes benefcios sociais crescentes ao longo dos 3 anos de vida do Programa: 1 15 000; 2 20 000; 3 25 000

54

Considera-se uma taxa de rendibilidade anual mnima requerida para o Programa de 5% (taxa de actualizao), com base em outros programas e rendibilidades. Qual o valor social total gerado pelo Programa ?

Para calcular o valor social total gerado pelo Programa necessrio calcular a diferena entre os valores actuais dos benefcios e dos custos totais do Programa:

1) Clculo do Valor Actual dos benefcios Ano 1 2 3 Factor de Benefcios actualizao 1/1,05 = 0,952 15 000 2 1/(1,05) = 0,907 20 000 1/(1,05)3 = 0,864 25 000 Total Valor actual 14 280 18 140 21 600 54 020

2) Clculo do Valor Actual dos custos Ano 1 2 3 Factor de actualizao 1/1,05 = 0,952 1/(1,05)2 = 0,907 1/(1,05)3 = 0,864 Custos 15 000 15 000 15 000 Total Valor actual 14 280 13 605 12 960 40 845

3) Clculo do valor social total gerado 54 020 - 40 845 = 13 175

Valor Actual Lquido (VAL) de um investimento Corresponde ao somatrio actualizado dos fluxos monetrios (cashflows) peridicos gerados por um investimento deduzido do valor do investimento. VAL = CF1/(1 + r) + CF2/(1 + r)2 + ... + CFT/(1 + r)T I0

55

onde CFi: cash flow ou fluxo monetrio do perodo i, com i = 1, 2, ..., T r : taxa de actualizao T: o nmero de perodos anuais I0 : valor da despesa de investimento (no ano 0) Para calcular o VAL, necessrio estimar: Os cash flows futuros A taxa de actualizao O custo do investimento Deciso com base no VAL VAL > 0: aceitar o projecto de investimento VAL = 0: indiferente aceitar o projecto ou realizar o melhor projecto alternativo VAL < 0: no aceitar o projecto

Taxa de actualizao dos fluxos monetrios Deve reflectir o custo de oportunidade dos capitais ( a taxa de rendibilidade requerida pelos investidores em projectos de risco equivalente) Deve incorporar o custo dos capitais envolvidos no financiamento (estrutura de capitais) do projecto: Fundos Prprios Fundos Alheios O custo dos fundos investidos nos programas sociais referido como custo do capital ou dos fundos. Poder ser determinado como a taxa mnima de rendibilidade requerida para os fundos investidos em vrios programas sociais. O custo dos fundos ser utilizado como taxa de actualizao para o clculo do VAL dos programas sociais. Sero actualizados tanto os custos como os benefcios sociais para se chegar a um valor actual.

Exemplo: Admitamos que este projecto vai ser financiado atravs de fundos prprios (FP) em 50% e atravs de um emprstimo bancrio (D) na parte restante e que: Custo dos fundos prprios (Cfp): 14% Custo dos fundos alheios (Cfa): 10% Taxa de Imposto sobre lucros (t): 40% O custo mdio ponderado do financiamento (CMF) vem: CMF = Cfp x (1 t) x D/(D + FP) + Cfa x CP/(D + FP)

56

= 14% x 0,5 + 10% x (1 0,4) x 0,5 + = 10% - Determinao do VAL do projecto (valores em milhares de euros) Fluxos monetrios (CF) Factor actualizao (r = 10%) CF Actualizado CF Actualizado Acumulado VAL Ano 0 Ano 1 Ano 2 Ano 3 - 270 000 130 000 160 000 40 000 1, 00000 - 270 000 - 270 000 10, 466 0,90909 118,182 -151,818 0,82645 132,232 -19,586 0,75131 30,052 10,466

Deciso: Devemos aceitar o projecto, porque o VAL positivo, o que significa que: Permite recuperar o investimento efectuado Remunera devidamente os capitais investidos taxa de 10%; e Ainda cria um excedente (cria valor para a organizao) de cerca de 10.5 milhares de Euros

Vantagens do VAL: Aceitar projectos com VAL positivo incrementa os fundos da organizao. O VAL utiliza a totalidade dos fluxos monetrios do projecto O VAL actualiza adequadamente os fluxos monetrios

QUESTES E EXERCCIOS

1. Um investimento gera fluxos monetrios de -150, 200 e de 250 nos anos 0, 1 e 2. Qual o valor actual lquido deste investimento se a taxa de juro do mercado for de 5% a. b. c. d. 31,60 (25,00) 267,20 150,50

57

9. Vai investir 1500 num projecto que se prev d origem a fluxos monetrios anuais de 2000 nos prximos 3 anos. Se o seu custo de capital for de 5%, ento o valor actual dos fluxos monetrios futuros de: a. b. c. d. 2 320 3 946 6 602 9 808

58

Bibliografia e ligao a links

Bibliografia

1. BORGES, A., RODRIGUES, A. E MORGADO, J., Contabilidade e Finanas para a Gesto, Overgest ISCTE, 2002. Este um livro de introduo, simplificado mas rigoroso, que constituiu uma das bases mais importantes para a concepo dos captulos 2 e 3 do Mdulo, e por isso se recomenda. 2. MENEZES, H. Caldeira, Princpios de Gesto Financeira, Presena, 9 edio, 2003. Este livro cobre a totalidade dos temas abordados no mdulo e, por isso, constitui um complemento importante para quem quiser consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos. 3. EVANS, M. H., Creating value in nonprofit sector, Course 15, Financial Management Training Center, exinfm.com/training. 4. KEATING, E. K. e FRUMKIN, P., How to acess nonprofit financial performance, 2001.

Ligao a links 1. www. Allianceonline.org (Alliance for Nonprofit Management) 2. www.pfdf.org (Peter Drucker Foundation) 3. http://national.unitedway.org/outcomes (United Way Outcome Measurements)

59

ANEXOS ANEXO 1 Descrio das principais rubricas do Balano e da Demonstrao de Resultados, de acordo com o POCISSSS (Decreto-lei n 21, de 25 de Janeiro de 2002, DR I Srie A) Balano Os activos mais comuns das instituies do sistema de solidariedade e de segurana social incluem: Imobilizaes corpreas Imobilizados tangveis, mveis ou imveis (com excepo dos bens de domnio pblico), que a entidade utiliza na sua actividade operacional, que no se destinem a ser vendidos ou transformados, com carcter de permanncia superior a um ano. Inclui terrenos e recursos naturais, edifcios e outras construes, equipamento bsico e administrativo. Imobilizaes incorpreas Elementos patrimoniais intangveis, nomeadamente, direitos e despesas de constituio, arranque e expanso. englobando,

Amortizaes acumuladas Valores das amortizaes acumuladas do imobilizado corpreo e incorpreo. Investimentos financeiros Aplicaes financeiras de carcter permanente. Provises para investimentos financeiros Diferenas entre o custo de aquisio de ttulos e outras aplicaes financeiras e o respectivo preo de mercado, quando este for inferior quele. Existncias Custo das aquisies de matrias-primas e de bens aprovisionveis destinados a consumo ou venda. Clientes Dvidas dos clientes, resultantes das vendas de mercadorias ou produtos pelas instituies de solidariedade e de segurana social. Utentes Dvidas dos utentes, resultantes dos servios prestados pelas instituies de solidariedade e de segurana social. Outros devedores Dvidas de terceiros e de entidades do sistema, relativas, nomeadamente, a investimentos financeiros, alienao de imveis, a subsdios e transferncias atribudos entidade, posse temporria de fundos de terceiros e a operaes fora do oramento. Ttulos negociveis Ttulos adquiridos com o objectivo de aplicao de tesouraria de curto prazo, ou seja, por um perodo inferior a um ano.

60

Depsitos em instituies financeiras Meios de pagamento existentes em contas ordem ou a prazo inferior a um ano, em instituies financeiras. Inclui os depsitos em moeda nacional e estrangeira. Caixa Meios de pagamento tais como notas de banco e moedas metlicas de curso legal, cheques e vales postais nacionais ou estrangeiros.

Os passivos mais comuns incluem: Provises para Riscos e Encargos Proviso constitudas para fazer face aos riscos de natureza especfica e provvel (contingncias). Reduzir na medida em que se reduzam ou cessem os riscos previstos. Dvidas por Emprstimos obtidos Dvidas por emprstimos obtidos e subsdios recebidos reembolsveis. Fornecedores Dvidas aos fornecedores de bens e servios. Dvidas a Fornecedores de imobilizado Dvidas aos fornecedores de bens e servios com destino ao activo imobilizado da entidade. Dvidas ao Estado e a outros entes pblicos Dvidas ao Estado, autarquias locais e a outros entes pblicos, referentes a impostos e taxas. Outros credores Dvidas a terceiros e a entidades do sistema, relativas, nomeadamente, a investimentos financeiros, alienao de imveis, a subsdios e transferncias atribudos entidade, posse temporria de fundos de terceiros e a operaes fora do oramento.

Os activos lquidos incluem: Patrimnio Fundos relativos constituio da entidade, resultantes dos activos e passivos que lhe sejam consignados, bem como as alteraes subsequentes que venham a ser formalmente autorizadas pelas respectivas tutelas. Subsdios Subsdios ou transferncias que no se destinem a investimentos amortizveis ou explorao. Doaes Doaes de que a entidade seja beneficiria. Resultados transitados Resultados lquidos provenientes do exerccio anterior.

61

Demonstrao de Resultados Os proveitos mais comuns das instituies do sistema de solidariedade e de segurana social so: Vendas de mercadorias e de produtos - Vendas representadas pela facturao. Prestaes de servios Proveitos originados pela prestaes de servios que sejam prprios dos objectivos ou finalidades principais da entidade, como o caso das comparticipaes por utilizao de estabelecimentos sociais e outras. Trabalhos para a prpria entidade Trabalhos que a entidade realiza para si mesma, sob sua administrao directa, aplicando meios prprios ou adquiridos para o efeito e que se destinam ao seu imobilizado ou que sejam de repartir por vrios exerccios. Proveitos suplementares Proveitos inerentes ao valor acrescentado, das actividades que no sejam prprias dos objectivos principais da entidade. Transferncias correntes obtidas - Transferncias correntes obtidas das unidades institucionais. Outros proveitos e ganhos operacionais Proveitos, alheios ao valor acrescentado, das actividades que no sejam prprias dos objectivos principais da entidade. Proveitos e ganhos financeiros Incluem juros obtidos, diferenas de cmbio favorveis, ganhos na alienao de ttulos negociveis e outras aplicaes de tesouraria. Proveitos e ganhos extraordinrios Incluem, designadamente, transferncias de capital obtidas, do OE e do OSSSS (como a restituio de impostos), recuperao de dvidas, ganhos em existncias, sinistros e imobilizaes.

Os custos mais comuns so: Custos de mercadorias e matrias Custos com a utilizao de mercadorias e matrias por venda ou integrao no processo produtivo. Fornecimentos e servios externos Custos com subcontratos, leos e combustveis, ferramentas, material de escritrio, rendas e alugueres, despesas de representao, seguros, publicidade, etc. Custos com o pessoal Custos com o pessoal, incluindo remuneraes e encargos sociais.

62

Transferncias correntes concedidas - Transferncias correntes concedidas s instituies do sistema de solidariedade e segurana social e outras instituies financiadas pelo oramento do sistema de solidariedade e segurana social, de acordo com a classificao sectorial aplicvel. Prestaes sociais Prestaes de natureza social destinadas a cobrir determinados riscos (doena, invalidez, etc.) concedidas s famlias que delas beneficiem, excepto as includas nos custos com o pessoal. Amortizaes do exerccio Depreciao das imobilizaes corpreas (com excepo das includas em investimentos financeiros), incorpreas e dos bens de domnio pblico atribuda ao exerccio. Trata-se do registo contabilstico da perda de valor do bem imobilizado, consideradas geralmente anualmente (com base numa taxa anual tabelada legalmente), resultante do seu consumo ou deperecimento, reintegrando-se (ou incorporando-se) nos produtos ou servios da instituio. Provises do exerccio Variao positiva global da estimativa dos riscos, em cada espcie de proviso, entre dois perodos contabilsticos consecutivos, que tiver caractersticas de custo operacional. Custos e perdas financeiras Incluem juros suportados por emprstimos contrados, juros de desconto de ttulos, juros de mora e outros, e diferenas de cmbio desfavorveis. Custos e perdas extraordinrias Incluem, designadamente, transferncias de capital concedidas (como donativos), perdas provenientes da alienao de existncias, de sinistros ou de abates de imobilizaes, multas e penalidades, dvidas incobrveis.

ANEXO 2 Mapas de prestao de contas (Balano e Demonstrao de resultados) segundo o POCISSSS

63

64

65

66

67

ANEXO 3 - Resoluo dos Exerccios 11, 12 e 13 do captulo 3

Neste Exerccio, uma vez que, contrariamente sequncia lgica de elaborao articulada dos mapas (em que o B se obtm a partir da DR e da DFM), se pretende obter a DFM a partir da DR e do B, dever proceder-se do seguinte modo: - Comear por construir a DR a partir dos pressupostos constantes do enunciado do exerccio; - Construir depois a DFM a partir dos valores das rubricas do B (ou melhor, a partir das variaes de 2005 relativamente a 2004), invertendo assim a ordem lgica de construo articulada de DFM e B.

A)

68

Demonstrao de Resultados 2005 2000 1500 500 100 400 80 320 128 192

Proveitos Operacionais Totais Custos Operacionais Totais Result. Antes Jur., Imp., Amort. (RAJIA) Amortizaes do Exerccio Resultados Operacionais Resultados Financeiros (Juros) Resultados antes de Impostos Imposto sobre o Rendimento Resultado Lquido

Todos os valores utilizados neste quadro constam dos pressupostos do enunciado do exerccio.

Demonstrao dos Fluxos monetrios 2005 Fluxos monetrios das actividades operacionais Resultado Antes de Juros e Impostos Amortizaes Variao de Valores a receber (dvidas de utentes) Existncias Valores a pagar (dvidas a fornecedores) Pagamento de Impostos Total Fluxos monetrios de investimento Aquisio de activos fixos Total Fluxos monetrios de financiamento Variao das dvidas de Curto Prazo Variao das dvidas de Mdio e Longo Prazo Pagamento de Juros Total Variao de disponibilidades Origem (1) DR DR B B B DR

400 100 -42 -40 -30 -128 260 -150 -150 34 -25 -80 -71 39

B B DR B

(1) Indica-se a que mapa se dever ir buscar a informao necessria

B) 260

69

Taxa de VAL Actualiza o (r)

C) - 150 D) - 71

70

You might also like