You are on page 1of 9

Anatomofisiologia I

Tipos de articulaes
A funo das articulaes consiste em dar estabilidade s zonas de unio entre os vrios segmentos do esqueleto e em permitir que exista um determinado grau de mobilidade entre eles. De qualquer forma, de acordo com o seu grau de mobilidade, muito diferente de caso para caso, possvel distinguir trs tipos de articulaes: fixas, semimveis e mveis. Articulaes fixas. Igualmente denominadas articulaes assinoviais, imveis ou adiartroses, caracterizam-se por uma quase total falta de mobilidade, pois so articulaes constitudas pela slida unio de dois ou mais segmentos sseos, cuja principal funo consiste em formar uma camada protectora dos tecidos moles que revestem o exterior do esqueleto. O melhor exemplo corresponde s articulaes dos ossos do crnio e da face.No caso das articulaes dos ossos que constituem a abbada craniana, como as extremidades dos ossos que se unem entre si so dentadas, apresentam bordos sinuosos que se encaixam respectivamente, impossibilitando qualquer movimento. Este tipo de articulaes designado adiartrose. Por outro lado, nas articulaes dos ossos da face, as extremidades sseas encontram-se ligadas por superfcies planas, que no apresentam as irregularidades tpicas das adiartroses. Articulaes semimveis. Igualmente denominadas snfises ou anfiartroses, estas articulaes so muito pouco mveis, pois os ossos ligados atravs de articulaes deste tipo no esto directamente unidos entre si, encontrando-se separados por uma estrutura fibrocartilagnea, cuja peculiar resistncia permite-lhe deformar-se e, consequentemente, permitir uma srie de movimentos aos segmentos sseos. O melhor exemplo corresponde s articulaes existentes entre os corpos das vrtebras da coluna, pois cada vrtebra encontra-se separada das restantes por uma fibrocartilagem especial, denominada disco intervertebral, o que, apesar de cada articulao ter uma mobilidade muito reduzida, possibilita a flexo da coluna para a frente ou a sua inclinao para os lados. Um outro exemplo de anfiartrose corresponde snfise pbica, ou seja, articulao que, na parte da frente, une os dois ilacos entre si, na qual existe uma resistente cartilagem fibrosa que liga ambos os segmentos sseos de forma a permitir a sua mobilidade. Todavia, nas mulheres, durante o parto, a fibrocartilagem permite alguma separao dos ossos, o que propicia a dilatao da plvis para facilitar a sada do feto. Articulaes mveis. Igualmente designadas articulaes mveis, sinoviais ou diartroses, permitem uma extensa srie de movimentos. Entre as articulaes mveis destacam-se as articulaes dos membros, como o ombro, a anca, o cotovelo, o joelho, etc. Embora as extremidades

dos ossos ligados atravs destas articulaes se encontrem intimamente em contacto, no se encontram directamente unidas, pois so revestidas por uma camada de cartilagem que evita o atrito dos ossos e o seu desgaste. Para alm disso, estas articulaes contam com uma srie de elementos que garantem a sua estabilidade e limitam os movimentos, como o caso da cpsula articular e dos ligamentos. De acordo com a forma e o tipo de juno dos segmentos sseos, possvel distinguir vrios tipos de articulaes mveis: Enartrose: formada por um segmento sseo esfrico que encaixa no interior de uma cavidade, podendo mover-se em todos os sentidos, como o caso da articulao da anca, formada pela unio da cabea do fmur com a cavidade cotiloideia do acetbulo do osso ilaco.

Condilartrose: corresponde ao encaixe de um segmento sseo com uma forma arredondada ou elptica noutro que apresente uma concavidade, na qual se encaixa o primeiro. Um bom exemplo a articulao do rdio com o cndilo umeral.

Trocleartrose: corresponde unio de um segmento sseo com a forma de uma roldana, com uma depresso no centro, e outro segmento sseo composto por uma crista que deve encaixar no canal da roldana. O melhor exemplo corresponde articulao do cbito com o mero.

Artrodias: neste caso, as faces da articulao so lisas e planas, o

que lhes permite deslizar entre si, como acontece, por exemplo, com a articulao atlantoaxial (entre as duas primeiras vrtebras cervicais) e com as articulaes dos ossos do punho e do tarso.

Componentes das articulaes

Nas anfiartroses e nas diartroses, para alm da unio entre os vrios segmentos sseos, existem outros tecidos e elementos indispensveis para se obter um funcionamento correcto e a necessria estabilidade da articulao. Os segmentos sseos encontram-se revestidos por uma fina faixa de tecido conjuntivo resistente e ao mesmo tempo elstico, denominada cartilagem articular, que impede o atrito directo dos ossos provocado pelos movimentos, de modo a evitar o seu desgaste. De facto, este tecido amortece os traumatismos e distribui a fora provocada pelos atritos durante os movimentos e o desgaste articular sofrido pelas articulaes que suportam o peso do corpo. A cartilagem articular tem uma espessura varivel, por vezes de uma fraco de milmetro e noutros casos com vrios milmetros; em algumas situaes, apresenta um relevo desigual, de modo a garantir um melhor encaixe entre os segmentos sseos unidos, o que permite a eliminao das desarmonias existentes entre as suas formas. A zona de unio entre os segmentos sseos encontra-se revestida por uma membrana fibrosa resistente, designada cpsula articular, que tapa toda a articulao, como se fosse uma manga, encontrando-se firmemente inserida nos ossos que une. Para alm disso, esta membrana externa constituda, em alguns sectores, por verdadeiras faixas fibrosas, com a denominao de ligamentos, de diversa forma, que proporcionam maior estabilidade articulao. Estes ligamentos tanto podem localizar-se no mesmo tecido da cpsula articular, como no interior ou no exterior da articulao, de forma a segurarem os ossos. A cpsula articular encontra-se interiormente revestida por uma camada de tecido liso e brilhante, denominada membrana sinovial, que se encarrega de segregar um lquido claro de cor amarela e viscoso, o lquido articular ou sinovial, o qual enche a articulao de forma a lubrificar as superfcies em contacto e proporcionar nutrio s cartilagens articulares. Para alm disso, o tecido sinovial e o lquido articular contam com inmeras clulas defensivas que se encarregam da eliminao de todos os agentes microbianos ou substncias txicas que cheguem articulao e da absoro das partculas provenientes do desgaste e das rupturas das superfcies articulares.

Movimentos

Descrio de algumas articulaes


Articulao Temporo-Mandibular A mandbula articula-se com o osso temporal, possui um menisco.

Articulao do Ombro Articulao do Cotovelo Articulao do Joelho Articulao da Coxa Articulao do Tornozelo

Efeitos do envelhecimento nas articulaes

Com a idade o tecido conjuntivo das articulaes torna-se menos flexvel e menos elstico. Resulta numa rigidez articular que vai provocar desgaste nas superfcies articulares. As alteraes no tecido conjuntivo tambm vo reduzir a amplitude dos movimentos.

Miologia

Funes do Sistema Muscular 1. Movimento Corporal 2. Manuteno da postura 3. Respirao 4. Produo de Calor Corporal 5. Comunicao 6. Constrio de rgos e Vasos 7. Batimento Cardaco

Excitabilidade a capacidade que o msculo tem para responder a um estmulo. O Msculo esqueltico contrai-se devido estimulao dos nervos. Msculo liso ou cardaco pode contrair-se sem estmulos exteriores, mas tambm responde a estmulos nervosos ou hormonas. Extensibilidade significa que o msculo pode ser estirado at ao seu normal comprimento em repouso e em dado grau para l

Caractersticas do Tecido Muscular Propriedades do msculo A Contractilidade a capacidade que o msculo tem para se contrair. Produzindo determinada fora.

desse repouso. Elasticidade significa que depois de estirados os msculos retornam ao seu comprimento em repouso original.

Tipos de Msculo

Estrutura do Msculo Esqueltico

You might also like