You are on page 1of 12

2

Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA 2011

Isadora, primeira criana de 2011


Ela veio ao mundo s 15h15min de 2 de janeiro, pesando 3,150 quilos e medindo 50 centmetros. Isadora foi a primeira criana que nasceu em Trs Passos em 1011. Filha do agricultor Luis Roberto Caron e da professora Magali e irm de Luis Roberto, ela reside em Tenente Portela.

Empresrio de Trs Passos perde a vida na Argentina

Gelson dos Santos Cruz, 56 anos, morreu em decorrncia de um acidente de trnsito na Provncia de Jujuy, Argentina, no dia 5 de janeiro. Ele estava viajando de moto e tinha como destino o Chile. Por volta de 10 horas, devido chuva intensa, perdeu o controle do veculo e acabou chocando-se em uma caminhonete.

O primeiro prmio do Caminho da Cacis 9, um automvel, foi para a funcionria pblica municipal Clamir Ins Hermann, residente em Padre Gonzales, Trs Passos. Ela tinha s uma cartela. Na quinta edio da campanha, ela ganhou uma moto. Tambm possua somente uma cartela. Mulher de sorte ela. A entrega ocorreu no dia 5 de janeiro.

Mulher de sorte

rbitro agredido, campeonato cancelado


TRS PASSOS O que era para ser mais uma final do futebol Amador de Trs Passos, virou caso de polcia. Em campo, Juventude, do Bairro Frei Olmpio, e Tupi, de Erval Novo, protagonizavam um bom jogo, com vitria do time do interior por 2x0. Depois do jogo, j no lado de fora do estdio, o rbitro Jair Neitzke foi agredido por um jogador do Juventude. O agressor utilizou uma pedra para atingir o juiz. Diante desse fato, a Junta Disciplinar Desportiva de Trs Passos decidiu encerrar o certame, proclamando o Tupi campeo da categoria principal; e o Grmio Floresta campeo da aspirante.

Jovem bicaquense morre na ERS 317


CORONEL BICACO - Na manh de 29 de janeiro, um acidente de trnsito vitimou Antnio Carlos da Rosa, de 24 anos. Schmito, como era conhecido, bateu seu carro em uma rvore s margens da ERS 317, em Esquina Evanglica. Morreu no local. O jovem era goleiro e atuou em vrios campeonatos municipais.

Trs Passos perde personagem


Carlos Dickel, o Carlitinho, faleceu dia 2 de janeiro, aos 83 anos. Ele, que tinha 1 metro e 30 centmetros de altura, nos ltimos anos vendia rplicas de igrejas fabricadas por ele mesmo com retalhos de vidro. Foi um dos primeiros engraxates da cidade. Alm de cuidar dos sapatos da comunidade, tomava conta de uma banca de jornais e revistas e comercializava bilhetes de loteria. Carlitinho tinha quatro filhos e 11 netos.

TRS PASSOS Celeste Pedro Vivian, 58 anos, despareceu na manh de 12 de janeiro e, quase um ano depois, ainda no foi localizado. Ele, conhecido por Pedro Leiteiro, saiu de casa, na localidade de Cachimbo Perdido, sem deixar pistas.

Agricultor continua desaparecido

TENENTE PORTELA Kelvin Oliveira Canabarro, de um ano e dois meses, no resistiu s queimaduras que sofreu e faleceu no dia 7 de janeiro. No dia 1, Claudir Canabarro, pai do menino, colocou gasolina na churrasqueira para acender o fogo e as chamas, que provocaram uma pequena exploso, atingiram o menino.

Fogo na churrasqueira mata beb

O professor Artur Hugo Hepp, diretor do Instituto Estadual de Educao Fagundes Varela, de Miragua, foi indicado pela Coordenadoria Regional do Partido dos Trabalhadores para ocupar o cargo de titular da 21 CRE, com sede em Trs Passos. Ele assumiu o posto no dia 3 de janeiro.

PT indica coordenador regional de Educao

crio Bianor da Costa Felipe, de 46 anos, sofreu um tiro no peito e quatro nas costas.

Ex-presidirio executado em Barra do Guarita O crime ocorreu na noite de 23 de janeiro. O ex-presidirio MarPortela OnLine

RETROSPECTIVA 2011

Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Surto de escorpies no bairro Frei Olmpio

Amador de Tiradentes do Sul: Sempre Alegre campeo


A equipe de Sete Voltas ficou com os dois ttulos do Amador: categoria principal e aspirante. A deciso ocorreu no dia 5 de fevereiro. Depois de dois vice-campeonatos consecutivos, a equipe principal levantou a taa pela primeira vez.

Em menos de um ms, o militar aposentado Jorge Luis Antunes, de 52 anos, exterminou mais de 50 escorpies. A maioria em sua casa. Os peonhentos tambm invadiram, a partir dos primeiros dias de janeiro, outras residncias. Muitas pessoas foram picadas. A sorte que espcie de escorpio no era venenosa, mesmo

assim muitos tiveram reao alrgica. Para combater os aracndeos, a Prefeitura, no incio de fevereiro, promoveu um mutiro no bairro para a remoo de entulhos. A medida ajudou bastante, mas no solucionou o problema porque nem todos limparam jardins e quintais.

Morgana Trs Passos na final do Garota Vero


No dia 13, em Santa Rosa, Morgana Martins, de 14 anos, foi escolhida para representar Trs Passos no concurso Garota Vero 2010. A final do maior certame de beleza do Estado ocorreu no final do ms em Capo da Canoa. Infelizmente, Morgana no ficou com o ttulo de garota mais bonita do RS.

Juiz demitido por conduta inconveniente

JULIO DE CASTILHOS - Em sua estreia na Srie B Gacha, no dia 27 de fevereiro, o Trs Passos Atltico Clube foi a Jlio de Castilhos enfrentar os donos da casa. O placar foi de 1x1. J na tarde de 3 de maro, o jalde-negro recebeu o Unio Frederiquense. Resultado: TAC venceu por 2x1.

Estreia do TAC foi promissora

Bairro Webers ganha Unidade Bsica de Sade


TRS PASSOS - A inaugurao da UBS aconteceu na manh de 20 de fevereiro para atender a 3.451 moradores dos bairros Webers, Ildo Meneghetti e Operrio. Atuam no posto um mdico, um enfermeiro, um tcnico em enfermagem, um odontlogo, um auxiliar de sade bucal, uma domstica e cinco agentes de sade.

TRS PASSOS Foi divulgado no dia 7 de fevereiro uma deciso indita do Judicirio gacho que levou demisso do juiz Marcelo Colombelli Mezzomo, da Comarca de Trs Passos. O processo teve incio em meados de 2010, a partir de um registro na Delegacia de Polcia. Segundo a dona de uma sorveteria, o magistrado teria se dirigido sua nora com comentrios e elogios imprprios e com comportamento visivelmente alterado. O juiz negou os fatos e afirmou ter dito apenas que a moa era muito bonita. O desembargador Luiz Ari Azambuja Ramos considerou coerente a verso da proprietria da sorveteria.

Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA 2011

TRS PASSOS - Um acidente ocorrido aos 15 minutos de 7 de maro, no trevo de acesso a Trs Passos, deixou vrias pessoas feridas. Na coliso, envolveram-se um nibus que conduzia integrantes do bloco carnavalesco Kuajimato, de Trs Passos, e um caminho carregado de sunos.

Susto no Carnaval

Os passageiros do caminho, o motorista, sua esposa e um filho de 2 anos, ficaram presos em meio s ferragens na cabine, mas tiveram apenas ferimentos leves. J vrios passageiros do nibus sofreram escoriaes, alguns com fraturas e cortes profundos.

Planeta FM

Vereador de Braga preso

Tarso no confirma retomada de obras

TIRADENTES DO SUL - A ao policial ocorreu no incio da noite de 11 de maro, na localidade de Novo Planalto. Um argentino, de 20 anos, e um menor, de 16, estavam com a droga. A polcia encontrou sete tijolos de maconha (8,6 quilos) e uma trouxa de cocana (15,4 gramas).

BM apreende maconha e cocana

No dia 21 de maro, agentes da polcia civil de Braga, comandados pelo delegado Marion Volino, prenderam o vereador Sinval Bueno Ferreira, de 38 anos, acusado de homicdio ocorrido em 2001. Eles cumpriram um mandado de priso expedido pela Vara de Execues Criminais de Novo Hamburgo.

SANTO AUGUSTO - O governador Tarso Genro, em Santo Augusto, na abertura da 23 Festa Campeira, no dia 18 de maro, recebeu uma pauta de reivindicaes dos prefeitos da regio. Entre os pedidos, concluso de acessos asflticos. Tarso deu esperanas, mas no confirmou a retomada imediata de obras.

Juventude bicampeo do Futsete Quiosque do Celso


TIRADENTES DO SUL - de Linha Ismael, Esperana do Sul, o bicampeo do Campeonato de Futebol Quiosque do Celso, de Tiradentes do Sul. A deciso do certame ocorreu na noite de 18 de maro. Mercado Colonial/Saracura ficou em segundo lugar.

TRS PASSOS - O atropelamento com morte ocorreu na noite de 10 de abril, na BR 468, no distrito de Bela Vista. Ao tentar atravessar a rodovia, o ciclista Carlito Simplcio dos Santos, de 53 anos, foi colhido por um automvel. A vtima bateu no para-brisa do carro e foi arrastado cerca de 100 metros at a margem da BR. Teve morte instantnea.

Ciclista morre na BR 468

Granizo e vento castigam municpios da regio


Municpios das regies norte e noroeste foram atingidos por temporais na madrugada de 5 de abril. Cidades como So Martinho, Chiapetta, Santo Augusto, Miragua e Campo Novo foram castigadas. O municpio de Santo Augusto foi um dos que teve mais prejuzo: 700 casas foram danificadas, alm de lavouras de soja que foram prejudicadas.

TAC na Terceirona
TRS PASSOS - Adeus. Esse foi o sentimento de todos os jalde-negros na tarde de 17 de abril, em Trs Passos. O TAC honrou a camisa no ltimo jogo na Segundona Gacha. No conseguiu. Foi rebaixado.

Motociclista atropela co e morre

Portela OnLine

TENENTE PORTELA O fato aconteceu em Tenente Portela, nas proximidades do trevo da RST 472, na noite de 16 de abril. O motociclista Henrique Antnio Heberle, 22 anos, atropelou um co, perdeu o controle do veculo, caiu e bateu a cabea no asfalto. O capacete rompeu. Ele morreu a caminho do hospital.

RETROSPECTIVA 2011

Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Devoo aos Mrtires atrai multido


TRS PASSOS Cer-

ca de 15 mil fiis participaram, na manh de 22 de maio, da 18 Romaria do Santurio dos Beatos Mrtires Manuel e Adlio, em Trs Passos. Eles percorreram seis quilmetros, desde a Igreja Matriz Santa Ins at o local onde os religiosos foram martirizados. Esta foi a quarta romaria aps a beatificao do Padre e do Coroinha, ocorrida em outubro de 2007.

Mais de 8 mil pessoas visitaram a Fetreli


TRS PASSOS - Mais de 8 mil pessoas marcaram presena na 39 Feira Trespassense do Livro, realizada no Centro de Eventos do Colgio Ipiranga, de 7 a 14 de maio. Na feira mais antiga do interior do Rio Grande do Sul, foram comercializados mais de 4 mil livros. Os mais vendidos foram A ltima msica, de Nicholas Sparks; Semeador de ideias, de Augusto Cury; e gua para elefantes, de Sara Gruen.

Prefeito de Derrubadas eleito presidente da Rota do Yucum


CHIAPETTA A eleio ocorreu durante reunio do Consrcio Rota do Yucum, composto por 33 municpios, em Chiapetta. Almir Jos Bagega, prefeito de Derrubadas, foi eleito presidente para o binio 2011/13.

Acidente deixa trs feridos


ESPERANA DO SUL Gilmar Vasconcelos, de 38 anos, vtima de um acidente de trnsito ocorrido em uma estrada vicinal de Esperana do Sul, no dia 11 de maio, esteve internado vrios dias na UTI do Hospital de Caridade. Ele teve o brao direito amputado. Seu colega Tiago Aguiar dos Santos, de 23 anos, permaneceu trs dias internado. O motorista Mrcio Prado de Souza, 33 anos, que esteve preso s ferragens, no precisou internao. Por volta de 12h30min, Mrcio perdeu o controle da Kombi, com placas de Gravata, e acabou capotando. Gilmar e Tiago foram jogados para fora do veculo. Os trs residiam, na poca, em Gravata.

Regio Celeiro

Associao Feijo Mido e Gacho so campees da Copa do Interior


TRS PASSOS - A 1 Copa do Interior de Trs Passos, organizada pelo CMD em parceria com as comunidades, teve seu trmino nos dias 28 e 29 de maio. Em Bela Vista deu-se a deciso da modalidade aspirante: 1 lugar Gacho; 2 lugar Vibrantes; 3 - Associao Perzke; e 4 - Irmos Behm. Em Feijo Mido aconteceu a final da modalidade principal, com o seguinte resultado: 1 lugar Associao Feijo Mido; 2 - Vibrantes; 3 - Grenal; e 4 - Irmos Behm.

Vereador condenado por pedofilia


TRS PASSOS O julgamento de Selfredo Budke, de 71 anos, e do casal Nelson e Nair ocorreu no dia 18 de maio, em sesso presidida pelo juiz titular da 2 Vara da Comarca de Trs Passos, Fernando Vieira dos santos. Na defesa do ex-vereador de Esperana do Sul (PP) atuou o advogado trespassense Julci de Camargo. J a Defensoria Pblica representou os pais das vtimas. Butke foi condenado a 17 anos, 7 meses e 15 dias de recluso. A pena de Nelson e Nair foi de 25 anos e 8 meses, cada um. Todos pagaro pelos seus crimes no Presdio de Trs Passos. Selfredo Budke foi acusado de abuso sexual contra uma garota de 14 anos e sua irm de 9. O fato ocorreu na localidade de Linha Doze. Os pais das meninas eram coniventes.

Ipiranga campeo Sub-35


TRS PASSOS Em uma partida emocionante, na tarde de 21 de maio, o time do Ipiranga venceu a equipe da Associa, sagrando-se campeo do campeonato na modalidade Sub-35. A deciso deu-se nas penalidades mximas. J o trofu de 3 lugar foi para a Associao Trespassense, que venceu o Elite, de Romana.

5 de maio. Data inesquecvel para o prefeito Cleri Camilotti. Foi nesse dia que ele, em Porto Alegre, foi submetido a uma interveno cirrgica para tratar de um aneurisma calcificado no crebro. No dia 29 de abril, suspeitando ser vtima de mais uma crise de labirintite, Cleri se internou no Hospital de Caridade. Mas o diagnstico, desta vez, foi outro. O prefeito retornou Prefeitura em meados de junho. Durante sua ausncia, o municpio de Trs Passos foi administrado pelo presidente da Cmara, Tarcsio Kuhn.

A sade do prefeito

Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA 2011

Gripe A: primeira morte no Pas foi em Trs Passos Pimenta nos olhos como arma
TRS PASSOS - Na tarde de 2 de junho, policiais dos 21 municpios da rea de abrangncia do 7 BPM, com sede em Trs Passos, receberam instrues para o uso do agente qumico aspargidor. Esse foi o segundo curso para instruir PMs sobre a utilizao dessa arma no letal. O primeiro ocorreu no dia 28 de maio, tambm em Trs Passos. Durante a instruo, os policiais realizaram uma aula prtica com a espuma de pimenta.

Morre o ex-deputado Jos Arlindo Kunzler


BRASLIA - Vtima de complicaes de cncer, ele faleceu dia 6 de junho em Braslia, cidade onde residia desde 1967. No dia 13 de junho ele iria completar 86 anos. Kunzler era contador, economista e advogado, alm de scio-fundador da Rdio Difusora, de Trs Passos. Foi deputado estadual pelo PSD de 1955 a 1963. J para a Cmara Federal foi eleito para trs legislaturas, pela Arena, no perodo de 1967 a 1979.

Foi registrada em Trs Passos a primeira morte provocada por gripe A no Brasil. O bito ocorreu no dia 6 de junho, no Hospital de Caridade. A vtima era Teresinha Rita Romani, de 48 anos, residente em Anta Gorda. Ela no tinha sido vacinada e era obesa.

Av e neto morrem afogados


Guia Crissiumal

Ttulo da Taa da Amizade fica com a Associa


TRS PASSOS A As-

socia sagrou-se campe da 14 Taa da Amizade, de Trs Passos, modalidade Sub-42. A deciso, que aconteceu na tarde de 4 de junho, foi disputada com a equipe 25 de Julho. A terceira colocao ficou com o Ipiranga e em 4 lugar se classificou a equipe da Associao Trespassense.

CRISSIUMAL A tragdia aconteceu dia 28 de junho, na localidade de Barra do Lajeado Grande, em Crissiumal. Ademar Flores de Moura, de 57 anos, e seu neto Deivid Diogo de Moura, 10, que residiam em Esquina Navegantes, saram de casa de manh para pescar, mas como no retornaram para o almoo a famlia solicitou a ajuda de vizinhos. Por volta de 15h30min, foram localizados os corpos no Lajeado Grande.

Bairro rico Verssimo com posto de atendimento sade


TRS PASSOS A Administrao Municipal inaugurou, no dia 2 de julho, a Estratgia da Sade da Famlia (ESF) do Bairro rico Verssimo, nas proximidades da creche Primeiros Passos. A unidade atender cerca de 3,5 mil pessoas do bairro rico Verssimo, parte do bairro Ildo Meneghetti, e das localidades de rvore Seca, Linha rvore Seca, Floresta, Linha Turvo e Alto Diamantino. A obra teve um custo de R$ 218.452,14. Na ocasio, foi lanada a pedra fundamental da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que ser construda em Trs Passos e atender tambm os municpios de Crissiumal, Esperana do Sul, Bom Progresso e Tiradentes do Sul, numa populao estimada em mais de 50 mil pessoas.

Isabel no resistiu s leses ocasionadas em um acidente

Feijoada solidria
TRS PASSOS Realizou-se no dia 9 de julho, na sede do Centro Cultural 25 de Julho (etnia alem), a Feijoada Amigos da Apae. O almoo, em sua 7 edio, obteve mais uma vez o xito esperado graas colaborao da comunidade trespassense e regional que sempre marca presena em eventos beneficentes. Foram servidos 700 almoos.

TRS PASSOS - Depois de 22 dias internada na UTI do Hospital de Caridade, Isabel de Souza Fidncia, de 19 anos, no resistiu aos ferimentos decorridos de um acidente de trnsito no centro da cidade, no dia 15 de junho. O corpo foi sepultado em Bom Progresso. O acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Jlio de Castilhos com a Rua Mrio Totta, onde se registrou uma coliso entre um automvel e uma motocicleta. O motorista do Corolla, Carlos Alberto Corra, nada sofreu. Isabel, condutora da moto, teve traumatismo craniano e fraturas no rosto e costelas.

Acidente no trevo
TRS PASSOS Aps um ms na UTI do Hospital de Caridade, Elmdia dos Santos de Oliveira, de 69 anos, morreu na manh de 6 de julho. Ela, que residia em Esperana do Sul, se envolveu em um acidente no trevo de acesso cidade de Trs Passos, pela Avenida Costa e Silva, por volta de meio-dia de 7 de junho. Elmdia foi jogada na pista aps o veculo que dirigia colidir com um caminho.

RETROSPECTIVA 2011

Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Agricultor mata mulher dentro de casa O desaparecimento de Luana


A adolescente Cintia Luana Ribeiro Moraes saiu de casa para encontrar o namorado, o suposto pai do filho que esperava, e nunca mais deu notcias. Ela tinha 14 anos e estava grvida de 7 meses e meio. Semanas depois, o homem, de 27 anos, disse que havia dado dinheiro para Luana ter o filho em outra cidade. At o fechamento desta edio (22/12), a polcia no havia desvendado esse mistrio.
TRS PASSOS O assassinato, ocorrido no dia 8 de julho, chocou a comunidade. O agricultor Cludio Schimmock, de 46 anos, esfaqueou a mulher Janice, de 41 anos, na cozinha da residncia do casal, em Vista Alegre, interior de Trs Passos. O corpo foi encontrado sobre o fogo lenha. Cludio assumiu a autoria do crime. Janice, me de dois filhos, era funcionria do Posto de Combustveis Charrua, em Trs Passos.

Chuvas: estragos e uma morte na regio

Primeira Vara com novo titular


TRS PASSOS O juiz Marcos Luis Agostini assumiu, no dia 12 de julho, a 1 Vara da Comarca de Trs Passos, que tambm abrange os municpios de Esperana do Sul, Tiradentes do Sul e Bom Progresso. Natural de Rondinha, Agostini oriundo do ltimo concurso para juiz.

Festa do Colono e Motorista


TRS PASSOS A festa, realizada no distrito de Padre Gonzales h quase seis dcadas, iniciou no dia 23 e se estendeu at o dia 25 de julho, feriado municipal. O evento recebeu 15 mil visitantes. Na manh de 24, ocorreu desfile com cerca de 30 carros alegricos. Ao meio-dia foram servidos aproximadamente mil almoos em dois ambientes. Num deles, o tradicional boi assado inteiro.

IJU Em comemorao ao 54 aniversrio, a Cotriju homenageou personalidades e instituies parceiras. A solenidade ocorreu no dia 22 de julho. Entre os homenageados, a deputada estadual Zil Breitenbach pela sua destacada atuao em favor dos produtores de alimentos e do setor agropecurio. As fortes chuvas registradas em julho provocaram transtornos e estragos em vrios municpios da regio. O acumulado de chuva nos dias 12 e 13 superou a mdia histrica do ms em diversos municpios do Norte e Noroeste. Em Santo Augusto, a precipitao chegou a ser 50% maior que a esperado para o ms inteiro. Em Trs Passos, a mdia foi de 170 mm. Em Crissiumal, no dia 20, choveu 129 mm e o acumulado do ms chegou a 500 mm. O excesso de chuvas fez sua primeira vtima fatal no Estado. Foi em Santo Augusto. Os bombeiros encontraram no final da manh de 21 o corpo do agricultor Leonir Fagundes, de 41. Ele havia desaparecido no dia 20 ao tentar atravessar um riacho que estava cerca de dois metros acima do nvel normal. O incidente ocorreu na localidade de Costa do Turvo.

Zil recebe o Trofu Personalidade Cooperativista Associao Candelria campe da Taa Carlos Simon
CAMPO NOVO O time de Nova Candelria venceu o So Paulo, de Coronel Bicaco, na fria tarde de 2 de julho, por 2 x 1. A deciso deu-se em Campo Novo, no estdio do Tabajara, com a presena do ex-rbitro Carlos Simon.

Homem mata ex-sogra e morto por ex-cunhado


HUMAIT A tragdia aconteceu no incio da noite de 11 de julho, na localidade de Erval Novo, interior de Humait. Mauri Peiter Strauss, de 39 anos, invadiu a casa da ex-sogra Ulda Petry, de 68 anos, procura de sua ex-mulher Salete, de quem estava separado h 10 anos. Armado com uma garrucha e duas facas na cintura, alm de cerca de 20 metros de corda, ele surpreendeu a aposentada e arrastou-a ao ptio. Depois de agredi-la a socos, pontaps e coronhadas, deferiu um tiro em sua cabea. Matou a ex-sogra na presena do filho rio, da neta de 3 anos e de um vizinho. Quando Mauri se dirigiu ao carro para buscar mais munio, rio conseguiu apanhar a arma que tinha em casa e atirou contra o ex-cunhado. Mauri morreu dentro do carro.

30 minutos de terror

Jogos Abertos de Inverno


TRS PASSOS 30 de julho foi o dia de conhecer os campees da 15 edio dos Jogos Abertos de Inverno, nas modalidades de futsal Sub-17, feminino, veterano e livre. Um expressivo pblico acompanhou os jogos.

Jovem redentorense morre em acidente na RSC 472


PALMITINHO Na noite de 24 de julho, na RSC 472, entre Tenente Portela e Palmitinho, um acidente de trnsito tirou a vida de Charles Cesar da Silva, de 21 anos. Segundo a Brigada Militar de Palmitinho, ele, que residia em Redentora, perdeu o controle da camionete S 10 e bateu em paredo de rocha s margens da rodovia. Em seguida, o veculo capotou. Charles, que era funcionrio da prefeitura de Redentora e apresentava um programa de rdio numa emissora local, morreu a caminho do hospital.

Radio Chir

Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA 2011

Acidente com morte, em Miragua


A coliso frontal entre um carro e uma motocicleta deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida, na manh de 6 de agosto, na ERS 330, em Miragua. Lucio Fagundes da Silva, popular Tiba, 32 anos, motorista da moto, morreu no local do acidente. Ele morava em Tenente Portela. Getlio Poronilck dos Santos, de 20 anos, ficou ferido.
Portela OnLine

TAC estreia com derrota na Taa Noroeste de Futsal


TRS PASSOS A estreia do Trs Passos Atltico Clube na Taa Noroeste de Futsal, no dia 9 de agosto, no foi animadora. A equipe jalde-negro enfrentou a seleo de Miragua e perdeu por 3x0. O jogo foi realizado em Trs Passos, no ginsio de esportes.

Vibrantes campeo
TRS PASSOS No dia 27 foi conhecido o campeo da Copa do Interior de Futebol na Grama, categoria veterano. a equipe Vibrantes, que disputou o ttulo com Associao Santo Antnio. Resultado: 3x1.

Evento relembra o Movimento da Legalidade


TRS PASSOS Um ciclo de reflexo e debates sobre os 50 anos da Legalidade foi realizado nos dias 15 e 16 de agosto, no auditrio da Uniju, em Trs Passos. A iniciativa foi da Amuceleiro e os idealizadores foram Clvis Machado e Vincius Arajo. Cerca de 100 fotografias foram expostas atravs de banners. O Museu da Brigada Militar tambm esteve presente. O jornalista, escritor e professor Juremir Machado da Silva foi um dos palestrantes.

Comea mais um Amador


TRS PASSOS A abertura oficial do Campeonato Municipal Amador de Trs Passos aconteceu dia 13, no campo do Gacho, em Bela Vista. O certame, que se estendeu at o dia 11 de dezembro, contou com a participao de oito equipes nas categorias principal e aspirante.

Demonstrao de civismo
TRS PASSOS Apesar da chuva, numeroso pblico acompanhou o Desfile de 7 de Setembro, em Trs Passos. Na avenida desfilaram estudantes, professores e militares. A Rdio Difusora e o Jornal Atos e Fatos foram homenageados pela Escola Municipal Ildo Meneghetti.

Mais de 2 mil pessoas na Agrofeira do Frango


TRS PASSOS A 9 Agrofeira do Frango e da Cultura Diversificada, realizada no dia 4 de setembro, no distrito de Floresta, recebeu a vista de mais de 2 mil pessoas. Entre as atraes dessa festa que consta no calendrio de eventos do municpio, destacou-se a Rstica por Um Caminho Florido.

Tradicionalismo em alta
TRS PASSOS No municpio, a programao alusiva Semana Farroupilha comeou no dia 10 de setembro com a chegada da Chama Crioula. At o dia 20, vrias atividades foram realizadas, envolvendo toda comunidade. A Missa Crioula, que emocionou os tradicionalistas, foi uma das atraes.

A trespassense Dbora Cavalheiro, de 19 anos, faleceu no incio da tarde de 14 de setembro, em So Miguel do Oeste, SC. Ela foi uma das 12 pessoas que se feriram no acidente envolvendo um nibus da Unesul e um caminho, na BR 163, em So Jos do Cedro, SC, no dia 7 de setembro. A universitria, que cursava Servio Social em Toledo, Paran, estava retornando para sua casa, em Trs Passos.

A morte de Dbora

Homem morto a pedrada Difusora comemora 60 anos


MIRAGUA O assassinato ocorreu dia 18 de setembro, na localidade de Linha Bonita, interior de Miragua. Natlio Costa de Oliveira, de 65 anos, foi atingido com uma pedrada na cabea. A pedra que matou o agricultor pesou 2,2 quilos. No dia 26, o autor do crime se apresentou polcia. Trata-se de Valmir Preto da Silva, 34 anos, residente em Linha Bonita. TRS PASSOS Difusora, a rdio mais antiga da regio, completou 60 anos no dia 20 de setembro. So seis dcadas de histria levando aos moradores do campo e da cidade notcias, prestao de servios, cultura, entretenimento e o melhor da msica rio-grandense, brasileira e internacional.

RETROSPECTIVA 2011

Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Acusado de pedofilia e estelionato preso no Paran


A Polcia Civil de Santa Helena, Paran, prendeu, no dia 10 de setembro, Washington Barboza de Freitas, de 52 anos. O mandado de priso foi expedido pelo juiz Fernando Vieira dos Santos, da Comarca de Trs Passos. Barboza foi acusado de ter praticado crimes de pedofilia e estelionato na capital da Regio Celeiro. H mais de um ano era foragido da justia.

Rejeitada proposta de 9 vereadores


TRS PASSOS Na sesso da Cmara de 26 de outubro, entrou na pauta de votao um projeto de emenda Lei Orgnica estabelecendo em nove o nmero de vereadores para a prxima legislatura. A proposta contou com a adeso de oito edis, apenas Vateri Neckel (PSDB) foi contra, pois desde o princpio das discusses havia manifestado a sua opinio favorvel ampliao para 11 vagas. A questo segue em aberto.

De 29 de setembro a 2 de outubro, foi realizada a 1 Expo Redentora. O evento, que mostrou as potencialidades do Municpio, veio com o objetivo de se tornar uma grande feira regional. As bandas Mercosul e Balano Latino atraram um pblico superior a 3 mil expectadores.

Expo Redentora: cultura, shows e negcios

Correio do Lago

Baile dos 60 anos da Difusora Atleta trespassense morre afogado em aude


CAXIAS DO SUL No dia 7 de outubro, Mauricio Roberto Habitzreuter, de 15 anos, atleta juvenil do Caxias, se afogou em um aude, aps treino do time. O sepultamento do adolescente ocorreu em Padre Gonzales, Trs Passos. TRS PASSOS Para festejar seus 60 anos, a Rdio Difusora promoveu um baile, no dia 1 de outubro, com animao da Banda Expresso. O evento, no Clube Aliana, foi carinhosamente preparado para os parceiros da emissora. J no dia 14, aconteceu outro baile alusivo ao aniversrio da emissora. Este foi aberto ao pblico em geral. Foi em Padre Gonzales, no Clube Ipiranga, com animao da banda Portal do Som.

Delegado natural de Trs Passos baleado em Caxias do Sul


O delegado Marcelo Grolli, de 44 anos, foi atingido por cinco tiros quando participava de uma operao policial na tarde de 7 de outubro. Ele e um inspetor estavam averiguando uma denncia de trfico de drogas. O colega morreu no local. O autor do assassinado foi baleado, mas resistiu aos ferimentos. O delegado, filho de Anides e irmo de Alexandre Grolli, residentes em Trs Passos, permaneceu vrios dias no hospital, onde passou por cirurgias. Atualmente est se recuperando em casa.

Polcia prende estupradores


TRS PASSOS Dois detentos que fugiram do Presdio de Trs Passos, no dia 9 de outubro, foram recapturados na noite de 13, em Tenente Portela. Jlio Cesar dos Santos Ferreira, de 50 anos, e Marcos Odair Panzenhagen, de 27, estavam em uma estrada vicinal prxima RSC-472, na localidade de Alto Azul. Eles cumprem pena por estupro.

Roubou carro em Bicaco e morreu em Redentora


A polcia concluiu que o condutor do Honda Civic que capotou e morreu na madrugada de 17 de outubro, na ERS 330, em Redentora, era o mesmo que havia furtado o veculo momentos antes do acidente em Coronel Bicaco. Maicon Leandro de Matos da Luz, de 19 anos, j tinha passagens policiais por furtos e roubos, especialmente de veculos. Ele tambm era acusado de ter dado uma facada em uma mulher uma semana antes do acidente fatal.
Portela OnLine

Portelense morre na BR-472


TRS DE MAIO Lucas Soffiatti, de 29 anos, morreu em acidente de trnsito ocorrido na manh de 12 de outubro, na BR-472, localidade de Esquina Bela Vista, em Trs de Maio. Ele conduzia um veculo Golf que colidiu violentamente em um nibus. O jovem, que residia em Horizontina, pretendia passar o feriado do Dia das Crianas com familiares, em Tenente Portela. O sepultamento foi realizado em sua cidade natal, na localidade de Esquina Pinhalzinho. Arquivo Pessoal/Rdio Colonial

TRS PASSOS - Um fato indito ocorreu no dia 1 de outubro, na cidade de Trs Passos. A Famlia Kaufmann se reuniu para comemorar um marco histrico: a soma da idade de 13 irmos d exatamente mil anos. So eles: Arno 85 anos, Osvaldo 84, Selita 83, Valesca 81, Ida 80, Ilsa 78, Benno 77, Maria 75, Ivani 74, Cludio 71, Egon 69, Romeu 67 e Nelsi 65.

Festejado o milnio da Famlia Kaufmann

10

Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA 2011

Procedimento indito na regio: famlia autoriza doao de rgos


TRS PASSOS A morte enceflica de Adriano Rafael Armanje, de 21 anos, foi constatada s 19 horas de 24 de outubro pela equipe da UTI do Hospital de Caridade. Ele estava internado desde a tarde de do dia anterior, aps se envolver em um acidente no KM 61 da RSC-472, em Trs Passos. Adriano, que residia em Tenente Portela, era o Guia Crissiumal condutor da moto Honda CG 150 Titan que acabou colidindo frontalmente com a moto Honda CG Titan, tripulada por Jandir Schelhase de Moura, 21 anos, residente em Miragua. Jandir teria invadido a pista contrria e o choque foi inevitvel. Adriano teve traumatismo craniano, ruptura do bao e diversos ferimentos. Em funo do quadro irreversvel, a famlia autorizou a doao de rgos do jovem. Na noite de 25, uma equipe do Hospital So Vicente de Paulo, de Passo Fundo, fez a coleta do fgado e dos rins para transplante. O procedimento durou 3h30min. J o outro motorista, Jandir, morreu no dia 4 de novembro. Ele tinha sido submetido a uma cirurgia logo aps o acidente e se recuperava em casa, em Miragua.

Noite das Mimosas


TRS PASSOS O tradicional Jantar das Mimosas, em Trs Passos, foi mais uma vez um grande sucesso. A noitada s delas, em prol de obras assistenciais, ocorreu no dia 21 de outubro, na sede dos Lions Clubes. Vnia Motta, de Sede Nova, foi eleita a Miss Mimosa 2011/12.

Portela OnLine

Prefeito, vice e mais dez so indiciados por venda de gabaritos


CORONEL BICACO - Concludo o inqurito policial instaurado para apurar ilicitudes ocorridas no concurso pblico municipal de Coronel Bicaco, realizado no dia 10 de julho de 2011, cujo gabarito foi vendido, foram indiciadas doze pessoas. Entre elas o prefeito Roberto Zanela (PMDB), o vice Luis Francisco Gobbi (PDT) e trs scios da empresa que realizou as provas. O gabarito custava 4 mil reais.

Sistema Fecomrcio amplia atendimento


TRS PASSOS A instituio inaugurou as novas instalaes da Escola de Educao Profissional Senac Trs Passos e Balco de Atendimento Sesc. Foi no dia 24 de outubro. Entre as autoridades que prestigiaram o ato inaugural estavam Luis Carlos Bohn, 1 vice-presidente do Fecomrcio, e a deputada estadual Zil Breitenbach.

Inaugurado mais um ESF

12 Feicap tem Soberanas


TRS PASSOS A escolhas das beldades da 12 Feicap ocorreu dia 28 de outubro, no Clube Aliana. Oito candidatas participaram do concurso. As eleitas foram Elisa Cardoso rainha, Danieli Linck 1 princesa e Thais Wnsch 2 princesa.

TRS PASSOS A Prefeitura inaugurou, no dia 27 de outubro, a Estratgia de Sade da Famlia (ESF) dos bairros Sul Serra e Frei Olmpio. Autoridades municipais participaram da solenidade. Localizado no bairro Sul Serra, a unidade foi projetada para atender 3,5 mil pessoas. A obra teve um custo de R$ 233.373,21.

Irmos morrem em acidente de motocicleta


DERRUBADAS Os irmos Andr Machado, 20 anos, e Anderson Machado, 17 anos, morreram em um acidente ocorrido na noite de 2 de novembro, em Derrubadas. Por volta de 20 horas, Andr, que trafegava na Avenida Porto Alegre, perdeu o controle do veculo que colidiu em uma placa de sinalizao, depois numa rvore e finalmente em um muro. Anderson era passageiro. Ambos residiam na cidade de Derrubadas.

Blumenfest destacou a cultura germnica


TRS PASSOS O Centro Cultural 25 de Julho, entidade que congrega a etnia alem em Trs Passos, realizou de 4 a 6 de novembro, a 11 Blumenfest. O Parque de Exposies Egon Jlio Goelzer (Feicap), durante o evento, foi visitado por expressivo pblico que, alm de se divertir, degustou comida tpica. Na tarde de sexta-feira, 4, a Festa das Flores recebeu a visita do governador Tarso Genro.

Portela OnLine

RETROSPECTIVA 2011

Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

11

Regio tem mais um deputado na Assembleia


A morte do deputado estadual Chico Gorski, do PP, na madrugada de 13 de novembro, abriu uma vaga para mais um parlamentar representar a regio. O santo-augustense Ernani Polo assumiu o posto no dia 22. Agricultor, tcnico em contabilidade e acadmico de direito, Polo secretrio-geral do diretrio estadual do PP. Na eleio de 2010, obteve 38.767 votos. Nasceu em Iju e tem 37 anos. Foi vereador em Santo Augusto.

TRS PASSOS Na manh de 23 de novembro, um caminho que transportava 3 mil litros de leo diesel e 15 mil litros de gasolina e um automvel Tempra colidiram na RSC-472, na altura do KM 67, em Trs Passos. O caminho tombou e com o impacto parte do leo foi derramado no acostamento. O carro capotou e parou sobre a cerca de um potreiro. Deisson Rodrigues da Rosa Marca, 18 anos, motorista do Tempra, teve ferimentos leves. Ele, que reside em So Miguel do Oeste/SC, no tinha habilitao para dirigir. Marcelo Daniel Kowaleski, de 22 anos, condutor do caminho, nada sofreu.

Acidente com caminho-tanque e automvel na RSC-472

Bom Progresso fora da Taa Noroeste de Futsal


O sonho de conquistar a Taa Noroeste de Futsal acabou para a equipe do CMD Bom Progresso, em jogo realizado na noite de 16 de novembro. Mesmo jogando em casa e com o ginsio lotado, o time perdeu para Trs de Maio pelo placar de 5x3.

ExpoHumait recebeu mais de 20 mil visitantes


HUMAIT A 5 ExpoHumait, realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro, superou as expectativas da comisso organizadora. Cerca de 20 mil pessoas visitaram o Largo da Prefeitura durante a feira Mostrando Valores, que contou com cerca de 100 expositores. Foi o maior pblico registrado nas cinco edies da ExpoHumait. Uma das atraes do evento foi o grupo The Fevers.

Chico Loco campeo gacho de motocross Trs Passos em clima de Natal


CASCA - A stima e ltima etapa do Campeonato Gacho de Motocross, que iniciou em maro, aconteceu na cidade de Casca, no dia 12 de novembro. Vanderlei da Silva, o Chico Loco, 29 anos, que j havia conquistado o ttulo em 2006 e 2007, sagrou-se campeo gacho na modalidade 230cc. O tambm trespassense Bruno Fensterseifer Schmitz, de 10 anos, correu na categoria 55cc B, conquistou a terceira colocao.

TIRADENTES DO SUL Na madrugada de 25 de novembro, policiais de Tiradentes do Sul apreenderam 188 quilos de maconha. A droga, distribuda em 204 tabletes, estava em um automvel Monza com placas de Santa Maria. Na ocasio, foi preso em flagrante por trfico internacional o condutor do veculo, de iniciais V. B.S.

7 BPM apreende 188 quilos de maconha

Acidente com morte na ERS-330

Valdir dos Santos, de 28 anos, foi brutalmente assassinado, na localidade de Barra Grande, no interior de Derrubadas. O crime aconteceu por volta de 17h30min de 21 de novembro. Depois de degolado, teve o crnio esmagado por duas pedras de aproximadamente 40 centmetros de dimetro, cada uma. Segundo a polcia, o agricultor estava trabalhando quando foi atacado por trs pessoas da mesma famlia (pai e dois filhos, com 51, 17 e 16 anos). Motivo: desavenas anteriores.

Crime brutal em Derrubadas

Rdio Planeta FM

MIRAGUAI Um acidente registrado na noite de 25 de novembro, na ERS-330, em Miragua, envolveu um automvel Plio e uma motocicleta. O choque ocorreu no trecho entre a cidade e o bairro de Irapu. Dois indgenas estavam na moto. Osias Moreira morreu no local. Jorginho Chagas do Amaral, de 24 anos, teve uma perna e parte de um brao decepados. At esta segunda-feira, 19, ele permanecia na UTI e seu estado era regular. O motorista do Plio saiu ileso.

Trespassense morta facada em Santa Maria


O fato ocorreu no final da tarde de 11 de dezembro, no Bairro Camobi, em Santa Maria. Graciele Patrcia Griebler, de 25 anos, foi morta por Regis Adriano Silva da Silva, de 31 anos. H cerca de 3 meses o assassino era obcecado pela jovem, telefonando e mandando mensagens sem parar. Ele, gerente da filial de Palmeira das Misses de uma rede de lojas, casado e pai de um menino de 9 anos, queria que Graciele deixasse a sua famlia para viver com ele. Como ela no aceitava a proposta, ele passou s ameaas. Das 22 horas de sbado at 20 minutos antes do crime, o comercirio enviou 24 mensagens para o celular da vtima. O assassinato ocorreu em frente a uma revenda de veculos. Ela estava aguardando uma cunhada que estava vindo a Santa Maria. Tudo foi registrado pelas cmaras da empresa: ele apanha a faca no carro, d um golpe, entra no veculo e foge. Ela, ferida, caminha cerca de 30 metros em meio rua como quem pede ajuda, cai e morre no asfalto. Graciele se formou no curso de Tcnico em Farmcia neste ano. Era casada com o topgrafo Joo Moreira, de 48 anos, pai da sua filha Maria Eduarda, de 5 anos. Seu corpo foi sepultado em Padre Gonzales, Trs Passos, localidade em que residem sua me Diva Marli e seus irmos Tiago Luis e Michele Aline. Regis foi preso na tarde desta tera-feira, dia 20.

Dirio de Santa Maria

FGM

A programao alusiva ao Natal, elaborada pela Administrao Municipal com o apoio da Cacis, do Sindilojas, da Uniju e comunidade, iniciou no dia 25 de novembro, em frente ao Campus da Uniju, que estava especialmente iluminado para a ocasio. O evento comeou com a chegada do Papai Noel, que recebeu do prefeito Cleri Camilotti a chefe do Municpio. Na sequncia teve apresentaes artsticas e queima de fogos de artifcio. A programao do projeto Trs Passos Encanta encerra no dia 28, data do aniversrio de Trs Passos, com a realizao da 2 Rstica Elso Severgnini, Baile da Solidariedade da 3 Idade, sorteio final e entrega do carro do Caminho de Prmios da Cacis, show com Os Atuais e queima de fogos.

Agroceleiro mostrou sua fora


TRS PASSOS - A Feira de Inovao, Tecnologia e Sustentabilidade, realizada de 7 a 10 de dezembro em Trs Passos, cumpriu suas metas e objetivos ao encurtar as distncias entre os produtores da regio e as novas tendncias para o agronegcio. A feira movimentou cerca de 10 milhes de reais em negcios, envolvendo mquinas e equipamentos, incluindo as compras que ainda dependem da aprovao dos sistemas de crdito bancrio. Segundo o administrador do evento, der Gonalves, o alto valor negociado deve-se qualidade dos expositores e a participao da populao regional. Para o presidente, Ademir Dreier, a Agroce-

BR-468 pode ser concluda


O to sonhado trmino da BR-468, ligando o Brasil Argentina, pode, enfim, se concretizar. Segundo o prefeito de Tiradentes do Sul, Joo Carlos Hickmann (PT), em entrevista Rdio Difusora no dia 10 de dezembro, os recursos para a retomada das obras devero vir logo. So 6 milhes de reais. A presidente Dilma Roussef j assinou o empenho dos recursos. Faltam 6,8 quilmetros.

leiro em sua primeira edio deixou o registro de uma marca que ser reconhecida no s no RS. Um dos destaques foram os concursos da bovinocultura, que entregaram mais de 40 mil reais em prmios.

Acidente na BR-468 deixa jovem ferido

Apreenso de maconha e cocana


TRS PASSOS/DERRUBADAS - No dia 5 de dezembro, dando continuidade Operao X-9, comandada pela delegada Caroline Machado e com o apoio da Brigada Militar, foram cumpridos seis mandados de busca de apreenso, quase todos no bairro Frei Olmpio, em Trs Passos. Os locais eram investigados como pontos de venda de drogas. Em um deles foi encontrado cerca de 60 gramas de maconha. Uma mulher foi presa. No dia 11, em Derrubadas, a Operao X-9 localizou cocana em Derrubadas. O entorpecente estava em poder de um conhecido traficante, que foi recolhido ao presdio de Trs Passos.

TRS PASSOS Por volta de 22 horas de 2 de dezembro ocorreu um acidente de trnsito em Trs Passos, envolvendo um veculo Verona, com placas de Campo Novo. Paulo Geane da Silva, de 22 anos, perdeu o controle o carro que parou um bosque nas proximidades do Seminrio So Pascoal. Ele, que reside em Trs Passos, estava sozinho no carro e foi retirado das ferragens pelos bombeiros. Depois de alguns dias na UTI, Paulo continua internado no Hospital de Caridade.

TENENTE PORTELA Um micro-nibus que transportava 15 alunos de Frederico Westphalen para Trs Passos atingiu uma moto, na tarde de 13 de dezembro, no KM 56 da RSC-472, em Tenente Portela. Vandenir Leis Bronstrup, popular Jaca, 27 anos, ao adentrar na rodovia com uma Honda 150cc, placas de Tenente Portela, quando foi atingido pelo coletivo. O motociclista morreu na hora. Segundo o condutor do nibus, Enio Klein, no houve tempo para desviar da moto que surgiu repentinamente de uma residncia localizada s margens da rodovia. Klein e os passageiros do micro no se feriram.

Motociclista morre na RSC-472

TRS PASSOS Vateri Neckel (PSDB) presidente, Paulo Zgel (PMDB) vice-presidente e Llia Mller (PMDB) secretria. Esses so os componentes da mesa diretora da Cmara de Vereadores de Trs Passos, para a gesto 2012. Eles foram eleitos no dia 12 de dezembro.

Vateri eleito Trs Passos ter escola agrcola presidente da Cmara


Foi aprovada na sesso da Cmara de Vereadores de 12 de dezembro, a lei que d legalidade ao projeto de criao da Escola Plo Tcnica Max Erno Dockhorn. Era o que faltava para a administrao dar incio s obras. O educandrio, numa rea rural de 13,5 hectares, estar voltado s tcnicas empregadas no meio agrcola.

Dois mortos na ERS-330


MIRAGUA - A coliso frontal entre dois veculos deixou duas pessoas mortas na noite de 25 de dezembro, na ERS-330, em Miragua. Mrcia Delfino dos Santos, 21 anos, morreu no local aps o veculo no qual era passageira, um Vectra, colidir frontalmente com um Golf. Dilceu Carvalho, 29 anos, foi encaminhado ao Hospital de Caridade de Trs Passos, mas no resistiu aos ferimentos. Ele estava no mesmo veculo. O motorista, Alexandro de Souza Lucas, 34 anos, marido de Mrcia, foi preso por apresentar visveis sinais de embriaguez. Tambm estavam no Vectra: uma filha do casal Alexandro e Mrcia e a esposa de Dilceu, Luciana Salles. A motorista do Golf, Sandra Solange Knecht, de 26 anos, teve fratura no punho.
Planeta FM

Na tarde de 11 de dezembro, no distrito de Floresta, ocorreu a deciso do Campeonato Amador 2011, categoria principal. O ttulo foi disputado pelo Grmio local e Combinados, de Boa Vista da Romana. Venceu a equipe visitante por 3x2. J no dia 10, tambm em Floresta, deu-se a final do certame na categoria aspirante. O ttulo ficou com o Ouro Azul, do bairro Frei Olmpio.

Futebol trespassense tem um novo campeo

You might also like