You are on page 1of 8

FACULDADE DE SADE E MEIO AMBIENTE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUMICA

ANA CAROLINA RODRIGUES CORRA DANDARA ALVES LUZ LUANA DEGASPERI ROCHA MARCIELI FERREIRA DAMASIO

MTODO DE FAJANS

VITRIA, 2010/1

0ANA CAROLINA RODRIGUES CORRA DANDARA ALVES LUZ LUANA DEGASPERI ROCHA MARCIELI FERREIRA DAMASIO

MTODO DE FAJANS
Relatrio apresentado ao Professor Rodrigo Perdigo da disciplina de Qumica Analtica Quantitativa, pelos alunos do 3 perodo de Qumica - licenciatura e bacharelado.

VITRIA, 2010/1

MTODO DE FAJANS

1. OBJETIVO Calcular a porcentagem de cloreto presente na amostra pelo mtodo de Fajans, bem como fazer os tratamentos estatsticos dos dados obtidos.

2. INTRODUO K. Fajans introduziu um tipo de indicador para as reaes de precipitao, que resultou de seus estudos da natureza da adsoro. A ao destes indicadores devida ao fato de que, no ponto de equivalncia, o indicador adsorvido pelo precipitado e, durante o processo de adsoro, ocorre uma mudana no indicador que conduz a uma substncia de cor diferente; estes indicadores foram, ento, chamados de indicadores de adsoro. As substncias empregadas ou so corantes cidos como os da srie da fluorescena, que so utilizados sob a forma de sais de sdio, ou corantes bsicos, como os da srie da rodamina que so aplicados sob a forma de sais halogenados. A teoria da ao destes indicadores est baseada nas propriedades dos colides. Quando uma soluo de cloreto titulada com uma soluo de nitrato de prata, o precipitado de cloreto de prata adsorve ons cloreto chamada de camada primria de adsoro que fixar por adsoro secundria, ons carregados opostamente Logo que atingido o ponto estequiomtrico, os ons prata esto em excesso; estes ficaro, ento, primariamente adsorvidos e os ons nitrato ficaro presos por adsoro secundria. Se a fluorescena tambm estiver presente na soluo, o on fluorescena negativo, que adsorvido muito mais fortemente do que o on nitrato imediatamente adsorvido e revelar a sua presena no precipitado no pela sua prpria cor, que a da sua soluo, mas por uma cor-de-rosa do complexo

de prata formado e de um on fluorescena modificado na superfcie com os primeiros traos de excesso dos ons prata. Uma interpretao alternativa que durante a adsoro do on fluorescena ocorra um rearranjo na estrutura do on com a formao de uma substncia colorida. importante notar-se que a mudana de cor se d na superfcie do precipitado. Se, for adicionado cloreto, a suspenso permanecer cor-de-rosa at que haja ons cloreto em excesso, quando a prata adsorvida ser convertida em cloreto de prata que, ento adsorver primariamente ons cloreto. Os ons fluorescena secundariamente adsorvidos passaro de volta soluo, qual daro uma cor amarelo-esverdeada. As seguintes condies governaro a escolha de um indicador de adsoro adequado:

O precipitado deve se separar tanto quanto possvel na condio coloidal. Grandes quantidades de sais neutros, particularmente de ons multivalentes, devero ser evitadas, devido ao seu efeito coagulante.

A soluo no deve ser muito diluda, porque a quantidade de precipitado formada ser pequena e a mudana de cor estar longe de ntida com certos indicadores.

O on indicador deve ter carga oposta do on do agente precipitante. O on indicador no deve ser adsorvido antes que o composto em questo esteja completamente precipitado, mas deve ficar fortemente adsorvido imediatamente aps o ponto de equivalncia.

Uma desvantagem dos indicadores de adsoro que os haletos de prata so sensibilizados ao da luz por uma camada do corante adsorvido. Na titulao dos cloretos pode-se usar a fluorescena. Este indicador um cido muito fraco (Ka = l x 10-8); portanto, mesmo uma quantidade pequena de outros cidos reduz a ionizao que j diminuta, tornando, assim, a deteco

do ponto final (que depende essencialmente da adsoro do nion livre) ou impossvel ou difcil de se observar. O intervalo timo de pH entre 7 e 10. A diclorofluorescena um cido mais forte e pode ser utilizado em solues levemente cidas, de pH maior do que 4,4; este indicador tem mais uma vantagem, que a sua aplicabilidade em solues mais diludas. Muitos outros corantes tm sido recomendados como indicadores de adsoro. Assim, o on cianeto pode ser titulado com uma soluo padro de nitrato de prata usando-se como indicador de adsoro a difenilcarbazida: o precipitado violeta-plido no ponto final.

3. MATERIAIS E REAGENTES 3.1. Materiais 1 Balo Volumtrico 100 mL

3 Erlenmeyer 250 mL Suporte Universal Pra Pipeta 25 mL gua destilada Garras para suporte Univesal

3.2. Reagentes Soluo de AgNO3 - 1 mol Diclorofluorescena - 0,1% Soro Fisiolgico - 0,9% Dextrina - 1%

4. METODOLOGIA Retirou-se uma alquota de 10,0 mL de soro de NaCl, transferiu-se para um balo volumtrico e avolumou-se at 100,0 mL.

Pipetou-se uma alquota de 25,0 mL do balo para um erlenmeyer de 250,0 mL, acrescentou-se mais 25,0 mL de gua destilada e 10 gotas de soluo 0,1% de dicloroflurescena.

Titulou-se com soluo padro de AgNO3 5% com forte agitao.

5. RESULTADOS E DISCUSSES Equao: AgNO3 + NaCl NaNO3 + AgCl

Clculo da mediana: 0,5 mL; 0,8mL; 1,0mL

Mediana = 0,8 mL

Clculo da quantidade de AgNO3: 0,5 mol de AgNO3 AgNO3 1000 mL 0,8 mL

AgNO3 = 4,0 x 10-4 mol de AgNO3

Como a equao 1:1 AgNO3 = NaCl = 4,0 x 10-4 mol

Clculo da quantidade de NaCl em 100 mL: 4,0 x 10-4 mol de NaCl X 250 mL 100 mL

X = 1,6 x 10-3 mol de NaCl

Clculo da massa de NaCl em 100 mL (100g): 58,5g de NaCl M 1 mol 1,6 x 10-3 mol

M = 9,36 x 10-2 g de NaCl ou 0,94% de NaCl Clculo da mdia:

X = 0,5 + 0,8 + 1,0 3 X = 0,77 mL

Clculo do desvio padro da amostra:

S = 0,063 mL ou 6,3%

7. CONCLUSO No experimento realizado obtivemos 0,94% de NaCl na amostra. O mtodo de Fajans foi eficiente na identificao de cloretos na amostra.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BACCAN, Nivaldo; Qumica Analtica Quantitativa Elementar. So Paulo: Edgard Blcher, 2000. 2 Ed. SKOOG, Douglas A; Fundamentos de Qumica Analtica. So Paulo: Thomson, 2006. 8 Ed.

You might also like