You are on page 1of 39

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela

ndice:

Introduo Caracterizao da Sala da Ludoteca reas da Sala Organizao do Tempo Recursos e Equipamentos existentes Organizao da Equipa Caracterizao do Grupo da Ludoteca Caractersticas de desenvolvimento da criana em idade pr-escolar (dos 3 aos 6 anos) Vantagens de uma sala com um Grupo Heterogneo ( 3 aos 6 anos)

Pg 2 e 3 Pg 4 Pg 5 Pg 6 Pg 7 Pg 8 Pg 9 e 10 Pg 11 19

Pg 20 Pg 21 Pg 22 e 23 Pg 24 Pg 25 27

Papel do Educador Metodologia de Trabalho Apresentao do Projecto


Objectivos especficos a

desenvolver nas crianas Objectivos Institucionais Plano do Projecto Pedaggico

Pg 28 e 29 Pg 30 Pg 31 38 Pg 39 40

Actividades das pocas Festivas

Bibliografia

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela

Introduo:
O Jardim-de-Infncia, onde a criana entra com os seus desejos e s vezes algum receio, deve ser um espao acolhedor que vai ajud-la a crescer, a construir a sua personalidade, a cultivar a alegria de fazer descobertas. Sendo o Jardim-de-Infncia, o local onde a criana passa a maior parte do seu tempo, nosso objectivo criar um ambiente agradvel e familiar onde as crianas, educadores e famlia se sintam bem consigo mesmas e com os outros. A infncia um perodo de crescimento e amadurecimento no s fsico e intelectual mas sobretudo emocional, por isso, a importncia de respeitar os tempos de adaptao de cada criana sempre com uma atitude de relacionamento positivo e progressivo com outras crianas e adultos. importante que esta fase de desvinculao da criana famlia e principalmente me se processe de forma positiva da a importncia de dar uma valorizao positiva escola no reduzindo de forma alguma a importncia do meio familiar, tendo sempre em linha de conta que a escola complementar famlia e no ao contrrio. O tempo que a criana passa na escola preenchido com actividades de seu interesse (carcter ldico) e ao mesmo tempo educativas, favorecendo o seu desenvolvimento global e futuro interesse escolar. Temos sempre a preocupao de partir daquilo que a criana j sabe, desempenhando assim um papel activo no seu desenvolvimento e aprendizagem. A criana aprende enquanto interage sozinha com os objectos (fazendo as suas descobertas e aprendizagem auto-didctica) mas, aprende igualmente em situaes interactivas com os seus pares, colocando dvidas, introduzindo conflitos o que faz emergir

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


situaes alternativas ou introduzir obstculos chegada de um determinado resultado. Concebemos este projecto com um conjunto de objectivos que esperamos vir a alcanar ao longo do ano com as crianas e todos os intervenientes na aco educativa. Aps um perodo de observao das crianas e de analisar os seus interesses mais imediatos, decidimos dar corpo ao Projecto Pedaggico intitulando-o, AS FAMLIAS DOS ANIMAIS. Para que este ano lectivo se atinja um maior sucesso com este projecto, pretendemos envolver de forma significativa e participativa as Famlias, para que estas possam no s ser valorizadas pelos seus conhecimentos, mas tambm por sentirem que fazem parte activado processo educativo dos seus filhos.

Caracterizao da sala da Ludoteca:

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


Na sala da Ludoteca todo o equipamento est cada vez mais adaptado s necessidades dos mais pequenos, de forma a poderem partilhar, conviver e ao mesmo tempo aprender. As crianas tm sua disposies materiais e actividades que normalmente no tm fora da escola e interagem com profissionais que proporcionam momentos permanentes de aprendizagem fundamentais para o seu desenvolvimento global. No jardim-de-infncia d-se muita importncia brincadeira, higiene, alimentao e s regras de convivncia. atravs da brincadeira que a criana concilia a experincia, a liberdade, a realidade e o prazer com o descobrimento, a ateno, a expresso, a observao e o pensamento, estabelecendo as bases para o seu futuro crescimento e evoluo global. O educador oferece-lhe tempo e espao, recursos, a ocasio de interactuar, de se superar, de assumir responsabilidades e de respeitar os outros.

reas da sala:
A Ludoteca est organizada para a permanncia das crianas, estando dividida por reas.

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela

rea da casinha rea dos Jogos rea dos Legos rea dos Carros rea dos Animais rea da Biblioteca rea da Natureza rea dos Trabalhos rea do Tapete

A hora da refeio faz-se no Centro Paroquial De Bem Estar Social De Arrentela Pica-Pau ". A hora da sesta destinada para os mais pequenos (3 e 4 anos), e esta feita na sala da Ludoteca.

Organizao do Tempo:
Rotina da Ludoteca:
Horas 08:00 09:00 Rotina da Manh Acolhimento com a auxiliar Momento do tapete (marcar presenas/ tempo/ cantar)

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


10:00 10:30 11:00 11:20 11:40 12:00 13:00 13:30 Higiene para a fruta Tempo de trabalho (grupo ou individual) Tempo de arrumar Tempo de recordar e avaliar Recreio Tempo de refeio Higiene/ lavagem de dentes Tempo de Repouso (3 e 4 anos)

Rotina da Tarde 14:00 15:00 15:30 16:00 16:30/ 17:30 18:30 Recreio / Brincadeira livre Sadas da Ludoteca Tempo de trabalho (5 e 6 anos) Acordar Higiene Lanche

Recursos e Equipamentos existentes:

Materiais:

Material didctico;

Material de desperdcio;

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


Material de desgaste;

Material de pesquisa;

Material da instituio; Material informtico.

Humanos:

2 Educadoras; 2 Auxiliares de Aco Educativa;

Professor de Ginstica;

1 Auxiliar de Limpeza;

Pais e Familiares; Comunidade Escolar.

Organizao da Equipa:

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


Pessoal Docente e No Docente Educadoras: Ingride Rafachinho e Sofia Cunha * Auxiliares: ** Anabela e Gorette 8:00/16:00h 10:00/18:30h 9:00/17:00h Horrios:

*Horrio de amamentao.

** Os horrios das auxiliares alternam quinzenalmente.

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela

Caracterizao do grupo da Ludoteca:

Sexo Masculino 10

Sexo Feminino 15

Total 25

Esta sala acolhe um grupo de jardim-de-infncia heterogneo de 25 crianas, numa faixa etria que se situa entre 3 e 6 anos de idade, sendo 10 crianas do sexo masculino e 15 do sexo feminino. O mesmo grupo apresenta um nvel socio-econmico mdiobaixo. Em que a escolaridade dos pais passa pela obrigatria. Existem quatro crianas de origem Portuguesa, dezanove de origem Africana e duas de origem Brasileira. Em que as dezoito crianas de origem Africana, j nasceram em Portugal. Neste momento no existem crianas com necessidades educativas especiais em integrao. Em actividade, o grupo funciona, em subgrupos. As crianas de trs anos so um pouco egocntricas. Ainda no conseguem partilhar nem objectos, nem brincadeiras. Brincam geralmente sozinhas, desenvolvendo desta forma a sua autonomia, tomando a pouco e pouco conscincia de si prpria. Descobrem a emoo e j sabem dizer eu gosto. Por outro lado, gostam de imitar o adulto. Procuram, sobretudo, a rea do faz de conta. Interessam-se, questionam-se e observam, sobretudo as expresses do adulto. Em relao ao grupo dos quatro anos, as crianas que dele fazem parte sentem que neste momento j no so as mais novas.

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


Este grupo j tem um maior autonomssimo e uma maior confiana. De um modo geral, j conseguem cooperar apesar de gostarem de fazer as coisas sua maneira. Tem um maior poder de concentrao e memorizao. Sentem prazer em dizer no sobretudo para observarem as reaces dos outros. Tem amigos especficos, apesar de, por vezes, serem temporrios. J cooperam e organizam brincadeiras. Tem muitos assuntos para falar. Gostam de contar histrias, de inventar, de criar e de construir. No que diz respeito ao grupo dos cinco anos, este j aparenta uma maior unio entre os elementos que dele fazem parte. As crianas j dominam o seu corpo. o grupo mais autnomo. Gosta de aperfeioar habilidades e de ajudar os mais novos da sala em tarefas do dia-a-dia. um grupo mais concentrado e atento que lhe confere um maior poder e memorizao. So crianas mais confiantes e mais independentes. Gostam de fazer o que esta certo e de serem responsabilizadas por pequenas tarefas como por as mesas, fazer recados, o que, por conseguinte, lhes aumenta a auto-estima. O grupo gosta de jogar, fazer desenhos, pintar, escrever e construir. Interessa-se por tudo o que se relaciona com a escola (letras, nmeros, equipamentos de jogo para as crianas), actividades de tempos livres e lazer e colectividades gimnodesportivas e polidesportivas.

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela

Caractersticas anos)

de

desenvolvimento

da

criana em idade pr-escolar (dos 3 aos 6

Ao planificar as nossas actividades, temos de conhecer em profundidade as caractersticas evolutivas do grupo com quem vamos trabalhar. Isso vai ajudar-nos a acompanh-las no seu crescimento. Mesmo havendo variaes entre crianas, h vrias caractersticas que so comuns queles que se encontram em determinado grupo etrio. Por outro lado, importante ter em conta que todo o crescimento implica um processo pessoal, que algo que vai cumprindo etapas, passinhos para a frente e alguns para trs.

3 anos:

Gostam do jogo dramtico; recriam papis da vida familiar e animais domsticos. Gostam de disfarar-se; Do vida prpria aos seus brinquedos e fazem j alguma diferena entre o real e o fantstico; Gostam dos jogos de mesa, embora precisem da interveno do educador para que lhes proporcione modelos de jogo e organize trabalho; No jogo com blocos, geralmente sobrepem-nos, empilham-nos e alinham-nos. Tambm constroem enormes estradas, montanhas ou edifcios. D-lhes prazer derrubar as suas construes; Gostam da companhia das outras crianas e partilham um pequeno projecto ou jogo. Interessam-se pelos outros e pedem

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


os seus brinquedos. Geralmente necessitam do educador para resolver os problemas com os seus companheiros; Gostam dos jogos com gua e areia, de manipular plasticina, de pintura com os dedos, barro, argila, espuma e massa; Tm grande curiosidade por tudo o que os rodeia, o que os leva constante manipulao e explorao dos objectos; Em geral permanecem pouco tempo em cada actividade; Conseguem fazer algumas coisas sem ou com a ajuda do adulto. Vo sozinhos casa de banho e necessitam de muito pouca ajuda neste ponto; Interessam-se pelos rgos genitais; Fazem berreiros e birras, geralmente breves. Esta a idade do negativismo e do protesto, importantes para a sua autoafirmao; So instveis, imprevisveis e mudam constantemente de desejos e decises; O seu pensamento egocntrico, animista e artificialista; Tm sentido de humor, gostam do cmico e do disparatado; Adoram cantar canes e invent-las; Interessam-se por livros de imagens e tm preferncia pelos desenhos de animais e seus filhotes. Gostam de contos, pedem que lhos repitam muitas vezes; A linguagem oral comea a ser um meio de comunicao. Empregam oraes muito simples. Formulam perguntas. Ainda utilizam os tempos verbais em forma lgica (punhei-pus). A articulao e a pronunciao imperfeita e evolui durante o ano; Divertem-se fazendo garatujas. Em geral enchem a folha de papel variando os seus movimentos, usando cores diferentes e traando linhas horizontais, verticais ou circulares sem respeitarem, muitas vezes, os limites do papel em que desenham. Ao princpio no h inteno de representar o que

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


quer que seja que se assemelha realidade; predomina a experimentao; Representam a figura humana como um girino que ir evoluindo at chegar ao homem batata. Ao longo do ano comeam a pr nome aos seus desenhos e estes nomes mudam vrias vezes enquanto desenham ou quando terminaram; A sua localizao temporal deficiente. Ainda vivem, acima de tudo, no presente; Distinguem as cores primrias e algumas secundrias e relacionam-.nas com alguns objectos; Utilizam a totalidade do seu corpo de forma mais coordenada. Tm dificuldade em manejar as coordenaes finas, o que ir evoluindo ao longo do ano; A maioria conta correctamente at trs mas ainda no conhecem a utilidade dos nmeros como instrumento para resolver problemas quotidianos.

4 anos:

Interessam-se muito por tudo o que os rodeia e divertem-se aprendendo sobre temas diferentes: origem das coisas, a natureza, a reproduo e o nascimento, o sexo, deus e a morte;

Gostam de experimentar e procurar diferentes estratgias para chegar ao resultado desejado. Aborrece-lhes o papel de espectador. Conseguem descobrir os pormenores das coisas;

Comeam a antecipar as suas aces, a criar hipteses e a test-las logo. Gostam de criar e repetir coisas j realizadas; Comeam a realizar verdadeiros intercmbios, pelo que, pouco a pouco, tm em conta as ideias e propostas dos outros para enriquecerem as prprias. Comeam a compreender os sentimentos das outras pessoas;

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


As amizades so cada vez mais importantes. comum v-los com um amigo preferido, partilhando com este a maior parte das suas actividades. Comeam a diferenciar-se os interesses entre as meninas e os meninos; Passam tambm por um perodo de birras e negativismo, mas conseguem falar das suas zangas e exercer um maior controlo sobre os seus impulsos e sentimentos; Permanecem muito mais tempo a realizar qualquer actividade e tm gosto em terminar o seu trabalho. Podem realizar tarefas por etapas; Sentem-se mais crescidos; gostam de ter responsabilidades e cuidar dos mais pequenos; Apreciam muito o jogo dramtico e os fantoches. Encontram-se na fase do jogo simblico, socializado e cooperativo e elegem outros para partilharem os seus jogos. No jogo, incorporam papis que no so da vida familiar mas, quase sempre, relacionados com experincias vividas. Adoram disfarar-se. Planificam o jogo distribuindo papis e atribuindo funes a cada participante; O jogo torna-se mais competitivo. Comeam a organizar-se os jogos de grupo, passam a respeitar a vez de cada um e a cumprir algumas regras estabelecidas e, alm disso, criam as suas prprias; Conversam incessantemente, mesmo que ningum as oua. A linguagem um verdadeiro meio de comunicao, cada vez mais rigoroso, claro e detalhado. Contam histrias misturando fico e realidade. Etapa rica em fantasias. Apreciam imenso o relato de contos, especialmente os fantasiosos e disparatados, os quais conseguem recriar cada vez com mais preciso; Tm sentido de humor. Gostam do que divertido e disparatado. Adoram os exageros; Comeam a interessar-se cada vez mais pela leitura e pela escrita, como algo para conhecer e investigar. So capazes de

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


reconhecer os seus nomes escritos. Comeam a ensaiar escritas prprias; Esto, tambm, a descobrir os nmeros e a sua utilidade. Pouco a pouco iro relacionando o signo com o seu significado e acabaram por descobrir no nmero uma ferramenta til para resolver algumas situaes quotidianas; Necessitam que os seus desenhos se paream com a realidade; ensaiam vrios esboos at encontrarem o que mais lhes agrada e tentam estabelecer uma relao com o que querem representar. Os seus e desenhos comeam Pem-lhes a ser nome mais com pormenorizados reconhecveis.

inteno. O espao e a cor so usados emocionalmente, desenham em maior escala aquilo que mais gostam; A figura humana ir evoluindo. Desenham a cabea, o tronco, as partes da cara, braos e pernas bem colocados. J conseguem respeitar os limites da folha em que desenham. Interessam-lhes o destino dos seus produtos e conservar as suas obras; Na modelagem, copiam objectos da vida diria e fazem figuras humanas. Gostam de enriquecer as suas obras com matrias e acessrios; Com os blocos, correm grandes superfcies com as suas construes. Planeiam algumas construes e convidam outros a participar. Integram mais acessrios e do-lhes nome;

Manejam o lpis, o pincel e a tesoura com facilidade; ainda lhes difcil recortar figuras pequenas;

So capazes de alcanar metas mais precisas propostas pela educadora; Desfrutam do domnio que tm sobre o corpo. Possuem uma maior coordenao manual que lhes permitem abotoar, transvazar, encaixar, enfiar; Reconhecem as diferentes partes da cara, as articulaes. Comeam a interessar-se pelo corpo, pelo o que acontece no seu interior e pelas suas funes;

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


O seu pensamento intuitivo e mais adaptado realidade que na fase anterior; Dominam relaes espaciais no solo com o seu prprio corpo e relacionam, tambm, dois objectos entre si; A sua orientao temporal deficiente, ainda vivem principalmente no presente. Comeam a compreender em situaes concretas, o passado e o futuro.

5 e 6 anos:

Observam com interesse e fazem perguntas sobre o que acontece em seu redor. Interessam-se pela utilidade e origem das coisas e pelos processos biolgicos: o crescimento das plantas, o nascimento dos bebs Interessam-se pelas aventuras dos mares e por outros pases. O seu sentido da realidade evoluiu. Esto a descobrir a diferena entre a realidade e a fantasia;

Esta curiosidade pelo mundo leva-os a questionar-se e a trabalhar com os objectos. J so capazes de observar as suas reaces e os seus comportamentos, antecip-los e, tambm, explic-los;

Encontram-se na fase do jogo socializado, partilhando as situaes de jogo e os materiais. As amizades so cada vez mais importantes e as opinies e atitudes dos amigos tero influncia pandilha; sobre as suas. Muitas vezes constituem uma

Preferem a companhia do seu prprio sexo manifestando, por vezes, desagrado perante as actividades ditas prprias do sexo oposto;

Divertem-se com os jogos em que necessrio competir e comeam a compreender e a aceitar as regras dos mesmos,

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


quer sejam impostas pelo educador, quer criadas por eles prprios; Agrada-lhes dramatizar. Nos jogos dramatizam acontecimentos familiares e personagens situaes televisivas, geralmente e heris. Dramatizam mais complexas planeiam,

previamente, o desenvolvimento da cena. Distribuem papis; Com os jogos de mesa, empenham-se mais na resoluo do problema que o material apresenta. Persistem at consegui-la e, geralmente, no pedem ajuda. Conseguem trabalhar em conjunto durante um tempo bastante prolongado; O seu pensamento comea a sair do egocentrismo das idades anteriores; comeam a ter um pouco mais em conta o ponto de vista dos outros e chegam a acordos que facilitam a convivncia; So capazes de planificar, elaborar um projecto e lev-lo a cabo, ajustando-se ao mesmo e, at, avaliar os resultados. Podem antecipar e prever circunstncias novas; De dia para dia podem realizar mais coisas sozinhos e resolver situaes que se lhes apresentem sem necessitar da ajuda do adulto. Esto preparados para assumir pequenas responsabilidades. Gostam de cooperar; J sentem a necessidade de que os seus desenhos sejam reconhecveis pelo adulto, esmerando-se para que tal acontea. Antecipam o que vo desenhar, planeando o seu trabalho. Comearo a realizar a linha de base e a guarnio de cu. medida que evoluem nesta etapa, usam a cor com critrio mais realista;

A figura humana mais completa e proporcionada. H pormenores de vesturio, cabelo, etc. Nesta fase observam-se diferenas entre as produes dos meninos e das meninas;

Na modelagem dominam totalmente o material, acrescentam detalhes com material de sobras, compem cenas completas e imprimem movimento s figuras;

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


Conseguem alcanar metas mais precisas determinadas pelo educador e trabalhar em espaos reduzidos e em tempos estipulados; Utilizam uma linguagem oral como um verdadeiro meio de comunicao. Falam para expressar os seus pensamentos, interesses e sentimentos, com relatos cada vez mais claros e pormenorizados. So capazes de esperar e ceder o seu turno cada vez com maior facilidade; Demonstram muito interesse pelos contos fantasiosos. Gostam das narraes longas divididas em captulos; seguem durante dias a trama de um mesmo relato; Comeam a interessar-se por aprender a ler e a escrever. Ensaiam escritas prprias e copiam as que encontram sua volta; Tm, progressivamente, um domnio mais ntido da concepo do tempo, sempre relacionado com acontecimentos; Interessam-se pelos nmeros, podem realizar operaes simples com material concreto. Utilizam os nmeros como instrumento para resolver problemas quotidianos; Alcanaram, j, grande independncia e competncias nos seus movimentos. Possuem um grande domnio da motricidade fina; Iniciam-se no conhecimento de algumas funes do corpo humano e dos seus rgos. Interessa-lhes o que no se v do corpo. Mostram interesse pelas diferenas sexuais; Tm conscincia do perigo; Entram na transio entre a infncia e a idade escolar. O equilbrio entre a responsabilidade e a brincadeira , talvez, o aspecto crucial deste ano; Discriminam, reconhecem e nomeiam cores primrias e secundrias. Percebem as diferentes gamas; Reconhecem posies espaciais em referncia ao seu corpo e a objectos entre si;

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


Discriminam tamanhos diferentes e podem seri-los por ordem; So capazes de agrupar segundo trs critrios simultneos: cor, forma e tamanho. Tambm por texturas, espessuras, temperaturas, etc; Conseguem seriar at 10 elementos.

Vantagens de uma sala com um Grupo Heterogneo ( 3 aos 6 anos):


Desenvolve as competncias sociais como a cooperao e o respeito pelo outro (aumento do esprito de entreajuda e de solidariedade entre as crianas);

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


Desenvolve nas crianas que j esto na Instituio um sentido de segurana e de realizao, favorecendo a auto-estima, sentindo-se responsveis pelas crianas mais novas aumentado assim o sentimento de competncia e o prazer de ajudar as mais novas; As crianas mais velhas ajudam os mais novos na adaptao das rotinas; Promove troca de opinies e experincias; Desenvolve nas crianas mais novas quer ao nvel da autonomia quer da aprendizagem; O Educador poder trabalhar com as crianas de vrias idades a mesma actividade tendo diferentes graus de exigncia consoante a idade e as competncias da criana; Na hora do repouso o Educador trabalha com as crianas mais velhas (5 e 6 anos), comeando a haver uma preparao para o 1ciclo. As crianas partilham o mesmo espao, partilham os mesmos brinquedos e materiais, tem o respeito pelo outro, respeitam regras, adquirem valores, aprendem a resolver conflitos, cooperam, adquirindo assim competncias dos vrios modos de aprendizagem da Infncia.

Papel do Educador:

A interveno profissional do educador pressupe:

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela

Observar: Planear:

conhecimento articulao de

da

criana,

diferenciao das

pedaggica, planeamento e avaliao;

contedos,

participao

crianas nas actividades e aprendizagens;


Agir: concretizao e aco; Avaliar: tomar conscincia da aco; Comunicar: partilhar com a equipa; Articular: continuidade educativa.

No

decorrer

deste

ano

lectivo

temos

agendados

alguns

passeios, que complementam o nosso projecto educativo, mas tambm havendo alguns com outro tipo de objectivo. Temos como actividade extra-curricular a Ginstica.

Metodologia de Trabalho:
Os modelos com os quais oriento a minha prtica pedaggica baseiam-se no modelo curricular High-Scope, no Movimento da Escola Moderna (MEM).

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


Na minha prtica pedaggica estes dois modelos complementam-se um ao outro proporcionando um melhor mtodo de trabalho.

No que diz respeito ao High-Scope, este modelo baseia-se nos seguintes princpios:

Aprendizagem feita pela aco; A aprendizagem apoiada pelo adulto, e da iniciativa da criana;

O educador tem um papel de observador, atento e activo; Na sala deve-se ter em conta a construo do espao, havendo uma diviso de reas de interesse da criana;

D grande importncia rotina transmitindo um sentido de segurana;

Valoriza o relacionamento entre adulto, crianas, auxiliares e pais.

Em relao ao MEM, este modelo baseia-se nos seguintes princpios:

Valoriza a constituio dos grupos heterogneos de idades e

culturas diferentes;

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


Valoriza a organizao do espao, construindo um ambiente agradvel e estimulante; As paredes devem ser utilizadas como expositores dos trabalhos

das crianas; Este modelo apoia instrumentos de registo e avaliao ( mapa

de presenas/mapa de actividades/ mapa de tarefas/ plano semanal); Valoriza os momentos de reunio entre adultos e crianas; Os materiais encontram-se ao alcance e disposio das

crianas; Esta aprendizagem curricular feita atravs de projectos; A famlia tem um papel importante na concepo dos projectos

e no dia-a-dia da criana.

Apresentao do Projecto:
Neste ano lectivo, o Projecto Pedaggico ir intitular-se de AS FAMLIAS DOS ANIMAIS No ano lectivo de 2010/2011, foi pedido a participao de pais, famlia, funcionrios, equipa pedaggica, comunidade e s crianas

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


da Instituio, para participarem na escolha do tema do nosso Projecto Educativo da Ludoteca e do O.T.L., cujo tema mais votado foi as Pais e Famlias, dai este ano trabalhara s famlias dos animais com o grupo. O tema do Projecto despertou uma grande curiosidade ao grupo anterior que este ano estar a frequentar a Ludoteca. Deve ser referido que este tema desperta o interesse natural das crianas desta faixa etria, podendo-se observar atravs das suas brincadeiras, dos seus dilogos e visita de estudoOceanrio realizada no ano lectivo passado. Outro aspecto presente para a escolha deste tema foi que os animais tm uma importante presena no mundo quotidiano (desenhos animados, histrias, jogos) e alm disso, possuem um importante carcter de identificao das suas vivncias pessoais e sociais. Este tema ser trabalhado ao longo de 8 meses, sendo assim repartido:

Outubro- Animais Terrestres Novembro e Dezembro- Animais que voam Janeiro - Domsticos Fevereiro e Maro- Animais do Campo e da Selva Abril e Maio- Animais Marinhos

Objectivos especficos a desenvolver nas crianas:


Desta forma temos alguns objectivos especficos a desenvolver nas crianas:

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


Fomentar na criana o gosto de participar nas actividades e de se sentir capaz; Fomentar na criana o gosto de estar com os outros e de partilhar; Fomentar na criana hbitos de higiene essenciais sade e vida em sociedade; Fomentar na criana o respeito por si e pelos outros;

Objectivos do Projecto:
Construir um esprito de cidado preocupado com o risco de extino de algumas espcies de animais; Classificar diferentes animais pelas suas caractersticas (Diferenas e semelhanas); Promover o conhecimento dos animais vertebrados e invertebrados de uma maneira ldica; Preocupar-se com a preservao da natureza; Interessar-se pelo estudo buscando novas informaes relacionadas ao tema; Reconhecer o alimento necessrio ou preferido de vrios animais; Identificar como vivem os animais (Habitat);

Para complementar o nosso projecto pedaggico, iremos realizar diversas actividades, de modo a serem avaliadas vrias reas:

Desenvolvimento da Psicomotricidade:

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


cera; Modelagem; Rasgar, cortar e fazer colagens; Jogos de encaixe, de imitao, de associao; Puzzles simples e complexos; Comer com talheres; Sesses de ginstica, onde so introduzidos diversos conceitos; Passeios; Brincadeiras nos parques exteriores; Piqueniques. Pintura com pincis grossos e finos; Pintura com esponjas e carimbos; Desenho com marcadores grossos e finos, lpis de cor e lpis de

Desenvolvimento da Linguagem:
Histrias simples e complexas; Fantoches; Rimas; Lengalengas; Canes; Observao de imagens; Observao e descrio de imagens; Marcao de presenas.

Desenvolvimento Emocional Social:


Compreender e respeitar o ritmo de cada criana; Dar resposta s necessidades de cada criana; Levar a criana a inserir-se, progressivamente, no grupo todo; Estimular a criana a comer de tudo e a comer sozinha;

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


Fazer pequenos recados; Arrumar as reas e locais que desarrumou; Valorizar e respeitar a criana; Elogiar a criana quando faz algo de bom para ela e para o Arrumar as reas e locais que desarrumou; Valorizar e respeitar a criana; Elogiar a criana quando faz algo de bom para ela e para o

grupo de amigos.

grupo de amigos.

Objectivos Institucionais:
Complementar a famlia na proteco e educao da infncia, nas respostas competentes, para cada faixa etria; Responder socialmente a vrias situaes de desproteco scio econmica, pela resposta de Centro Comunitrio; Actuar em conformidade com o sistema de gesto de qualidade,

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


visando uma melhoria contnua dos processos e servios prestados, proporcionando condies que remetem para o melhoramento do nvel de vida das crianas e famlias; Fidelizar as famlias e as crianas prestando um servio de qualidade, indo ao encontro das suas necessidades e garantindo a sua satisfao.

a) Promover o desenvolvimento pessoal e social da criana com base em experincias de vida democrtica numa perspectiva de educao para a cidadania;

b) Fomentar a insero da criana em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade de culturas, favorecendo uma progressiva conscincia como membro da sociedade c) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso escola e para o sucesso da suas caractersticas

aprendizagem;

Estimular o desenvolvimento global da criana no respeito pelas individuais; Desenvolver a expresso e a comunicao atravs de linguagens mltiplas como meio de relao, informao, sensibilizao esttica e de compreenso do mundo; Despertar na criana curiosidade e o pensamento crtico; Proporcionar criana situaes de bem-estar e segurana

Proceder despistagem de inadaptaes, deficincias ou precocidades promovendo uma encaminhamento da criana; Incentivar a participao das famlias no processo educativo da criana e estabelecer relaes de colaborao com a comunidade. boa orientao e

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela

Plano do Projecto Pedaggico AS FAMLIAS DOS ANIMAIS

Meses
Outubro

Temas
Animais Terrestres

Abordagem Actividades

Objectivos
Relacionar cada animal ao seu alimento;

Identificao dos vrios Animais;

Observar histrias/ imagens/ gravuras;

Novembr oe Que voam Dezembr o Janeiro

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela Identificao Animais


do seu habitat, alimentao, fisionomia e a sua famlia; Puzzle dos Animais; Jogo da mmica dos animais que andam na terra; Actividades de expresso plstica; Identificao dos sons dos animais.

Animais Domstico Qual o teu s animal Animais da Selva e do Campo


preferido? Qual o animal de estimao que tens em casa?

Desenvolver a linguagem, aumentando o vocabulrio e o conhecimento sobre o meio que o rodeia; Desenvolver a capacidade de observao e de ateno; Desenvolver a motricidade fina; Promover o debate sobre os conhecimentos das crianas sobre os animais.

Fevereir oe Maro

Abril e Maio

Animais Marinhos

Escolha de um animal de estimao para a nossa sala.

Canes sobre Animais;

Dramatizao.

Actividades das pocas Festivas:


Actividades
Outono (23 Setembro)

Como desenvolver
-Realizao de um painel sobre o Outono; -Actividades plsticas; -Cano sobre o Outono; -Leitura de histrias sobre a estao;

Objectivos

-Tomar conhecimento das alteraes sazonais e a sua influncia na vida humana, vegetal e animal;

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


- Construo de mobiles.

Dia das Bruxas (31Outubro)


-Histria alusiva a este tema; -Actividades plsticas; -Abordagem s bruxas, fantasmas e medos. -Conhecimento da poca festiva; - Promover o gosto pela leitura e o debate em grupo.

Magusto ( 11 Novembro)

-Histria do S. Martinho, canes, lengas lengas levantamento e registo; Actividades Plsticas; - Assar castanhas.

- Manter tradies populares; - Adquirir vocabulrio relacionado; - Envolver a famlia nas actividades.

Inverno
- Realizao de um -Tomar conhecimento das alteraes sazonais e a sua influncia na vida humana, vegetal e animal;

( 21 Dezembro)

painel sobre o Inverno; -Actividades plsticas; -Cano sobre o Inverno; -Leitura de histrias sobre a estao; - Construo de mobiles. - Histrias, canes, lengas-lengas: levantamento e registo; - Decorao das salas

Natal ( 25 Dezembro)

- Conhecer os costumes e tradies da poca natalcia; - Promover o convvio e a confraternizao;

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


e espaos comuns; - Actividades plsticas; - Elaborao de uma prenda e postal; - Venda de rifas e composio de um cabaz; - Ensaios e decorao para a Festa de Natal. - Promover a criatividade; -Promover a colaborao das famlias no meio escolar

Dia de Reis ( 6 Janeiro)

- Elaborao de uma coroa de reis; -Levantamento das decoraes de Natal; - Histria dos trs reis Magos desenhos; - Fazer Bolo-Rei; - Cano dos Reis Magos. -Aprender e interpretar a histria. -Manter tradies populares;

Carnaval

- Elaborao de mscaras; - Elaborao dos fatos de Carnaval; - Desfile.

-Manter tradies populares; - Brincar ao faz de conta.

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela

Dia dos Namorados (14 Fevereiro)

- Leitura de uma Histria alusiva ao tema; - Construo de uma prenda para dar a um amigo da sala; - Registo escrito e pictrico do que o Amor.

- Promover a amizade entre as crianas; - Explicar o que o amor.

Dia do Pai (19 Maro)

- Elaborao de uma prenda e de um postal para o Pai; - Trabalhos de expresso plstica; -Cozinhar biscoitos para pequeno - almoo com os Senhores Pais. - Fomentar e fortalecer laos familiares; - Valorizar a figura paternal; - Promover a interaco escola/famlia

Primavera
- Realizao de um -Tomar conhecimento das alteraes sazonais e a sua influncia na vida humana, vegetal e animal;

( 20 Maro)

painel sobre a Primavera; -Actividades plsticas; -Cano sobre a Primavera; -Leitura de histrias

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela


sobre a estao; -construo de mobiles.

Dia da rvore

-Desenhos e pinturas de rvores;

-Sensibilizar a criana para a importncia da rvore na a criana para e proteco

( 21 Maro) Projecto Pedaggico de Natureza; - Lanche sombra Centro Comunitrio De (se o - Motivar Arrentela uma rvore
tempo permitir.

preservao da Natureza.

Dia Mundial do Livro (23 Abril)

- Teatro de fantoches sobre uma das histrias da nossa biblioteca; Interpretao de ilustrao grupo. uma

- Promover o gosto e respeito pelo livro; - Promover momentos de magia ferica e

e imaginativa.

Histria ao gosto do

Pscoa ( 24 Abril)

- Trabalhos de arte plstica para decorao de salas e espaos comuns; - Contar a histria e interpret-la; - Aprender canes alusivas poca.

- Reviver tradies; - Proporcionar momentos de alegria e diverso; - Desenvolver a capacidade oral: canes, quadras, rimas.

Dia do Trabalhador (1 Maio)


- Trabalhar as Diversas Profisses; - Colaborao dos pais para falarem um pouco sobre a sua profisso; - O que eu quero ser quando for grande?; - Construo de um -Fomentar o envolvimento das famlias; - Aprofundar o interesse da criana despertando nela o gosto pela pesquisa; -Conhecimento de cada 2 uma das profisses existentes.

Dia da Me ( 4 Maio)

-Elaborao de uma prenda e de um - Trabalhos de

- Fomentar e fortalecer laos familiares; maternal;

Projecto Pedaggico postal para a Me; - Valorizar a figura Centro Comunitrio De Arrentela
expresso plstica; para um lanche com as Senhoras Me. - Promover a interaco

- Cozinhar biscoitos escola/famlia

Dia Mundial do Transito(5 Maio)

- Visionamento de cartes com imagens sobre as regras do trnsito; - Jogo do certo e errado sobre como ir passear fora da escola.

-Levar as crianas a decidir o que certo e errado; - Desenvolver u esprito critico, ajudando a construir os valores para uma cidadania consciente e responsvel. - Promover o envolvimento parental nas actividades da sala apelando s origens da criana e das suas famlias;
- Valorizar a famlia como instituio que promove o bem-estar da criana.

Dia Internacional da Familia ( 15 Maio)

-Leitura de um livro sobre o tema; - Construo de uma rvore genealgica; - Conversa em grupo dos diferentes tipos de famlia.

Dia da Criana (1 Junho)

- Construo de uma prenda para as crianas; - Festa do dia da Criana.

-proporcionar s crianas momentos de alegria de diverso; - Promover a socializao e o respeito; - Contribuir para o aumento da autoestima da criana. - Sensibilizar as crianas e toda a comunidade escolar 2

Dia Mundial do Ambiente (5 Julho)

-Leitura de histria sobre a Natureza; - Trabalho de

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela Festa de Final de Ano Lectivo


- Convvio; - Actividades com as crianas ainda a definir; - Entrega de diplomas; - Lanche/ Jantar. - Proporcionar s crianas e s famlias momentos de diverso; - Promover a sociabilizao entre a comunidade educativa e a comunidade familiar.

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela

Bibliografia:

KAMII, C.; Devries, R. (1980), Biblioteca de Pedagogia - A teoria de Piaget e a Educao Pr Escolar. Lisboa: SociculturDivulgao Cultural. Lei de Bases do Sistema Educativo, Verso Consolidada 30/08/2005

MENDONA, M. (1994), Coleco Horizontes da Didctica A Educadora de Infncia Trao de Unio entre a Teoria e a Prtica. Porto: Edies Asa. MAURY, L. (1991), Piaget e a Criana. Lisboa: Editorial Teorema. MYRIAM, David, (1997), A criana dos 2 aos 6 anos, edies CETOP. Ministrio da Educao, (1998), Preparao da reunio de pais/encarregados de educao. DREL centro da rea educativa do oeste. NORMAN A. Spinthall, Richard C. Spinthall, (1993) Psicologia Educacional, Editora McGraw-Hill de Portugal. PEDRO, Ana Paula, Percursos de uma educao em valores em Portugal, Fundao Calouste Gulbenkian, Fundao para a Cincia e a tecnologia, Ministrio da Cincia e da Tecnologia, Abril de 2002

POOLE, Michael, Princpios e Valores na Educao Cientifica, Instituto Piaget, 1995

SPODECK, Bernard(org); Manual de Investigao em Educao de Infncia. Lisboa: Fundao Caloust Gulbenkian (2002).

Projecto Pedaggico Centro Comunitrio De Arrentela

SCHRAML, Walter J., Introduo moderna psicologia do desenvolvimento para educadores, Volume 3, Editora pedaggica e universitria Ltda, 1922

SCHRAML, Walter J., Socializao e desenvolvimento de relaes inter-pessoais mediante regulao recproca, Volume 1, Editora pedaggica e universitria Ltda, 1922

SEIJO, Juan Carlos Torrejo (coord), Mediao de conflitos em Instituies educativas, Edies ASA, 2003

TRILLO, Felipe (coord), BOLVAR, Antnio, PINTO, Fernando Cabral, CARIDE, Jos Antnio, RUBAL, Xos, ZABALZA, Miguel, Atitudes e Valores no Ensino, Instituto Piaget, 2000

ZABALZA, M. (?), Planificao e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: Edies Asa. MARQUES, R. (1986) A criana na pr-escola. Lisboa: Publicaes Dom Quixote KATZ, L.G. e CHARD, S. D. (1997) A Abordagem de Projecto na Educao de Infncia. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian

You might also like