You are on page 1of 57

PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR

PREFEITO GILBERTO KASSAB SECRETRIO MUNICIPAL DA SADE JANUARIO MONTONE SECRETRIO ADJUNTO JOS MARIA DA COSTA ORLANDO CHEFE DE GABINETE ODENI DE ALMEIDA COORDENAO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DA GERNCIA HOSPITALAR - COGERH PAULO KRON PSANQUEVICH COORDENAO DA ATENO BSICA EDJANE MARIA TORREO DE BRITO COORDENAO DO NCLEO DE PROGRAMAS ESTRATGICOS - NUPES JLIO JOS MXIMO DE CARVALHO COORDENAO DO PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR - PROHDOM GASTO EDUARDO FRANA KASSAB FICHA TCNICA DIGITAO, MONTAGEM E DIAGRAMAO COMUNICAO VISUAL: RICARDO ANTONIO LIBERATO PROHDOM EDITORAO UNIREPRO SERVIOS TECNOLGICOS LTDA. TIRAGEM: 1.000 EXEMPLARES ENDEREO: RUA FRADIQUE COUTINHO, 980 - PINHEIROS - SP

PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR DE ATENDIMENTO E INTERNAO DOMICILIAR INFORME TCNICO PARA ATENDIMENTO E INTERNAO DOMICILIAR

EQUIPE TCNICA PROHDOM GASTO EDUARDO FRANA KASSAB REYNALDO BONAVIGO NETO ANA MARIA MONTE VERDE ROMO

FICHA CATALOGRFICA Informe Tcnico para Atendimento e Internao Domiciliar- Secretaria Municipal da Sade So Paulo Autor: Gasto Eduardo Frana Kassab 54 p. Junho/2008

Palavras Chave: Assistncia Domiciliar, Atendimento Domiciliar e Internao Domiciliar. autorizada a reproduo total ou parcial deste documento por fotocopiadoras. Ao us-lo, citar a fonte.

PROJETO PROHDOM APRESENTAO

INFORME TCNICO PARA ATENDIMENTO E INTERNAO DOMICILIAR

I II III IV V VI VII VIII IX X XI

Identificao do Projeto ......................................................................... 07 Justificativa .............................................................................................. 07 Pblico Beneficirio ......................................................................... 08 Conceitos ............................................................................................... 08 Objetivos ............................................................................................... 09 Metas do Projeto .................................................................................... 09 Metodologia de Execuo .......................................................................... 10 Competncias ..................................................................................... 17 Servios ................................................................................................ 19 Avaliao e Monitoramento ................................................................ 20 Execuo ................................................................................................ 22 ................................................................ 23

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANEXOS

........................................................................................................... 24

1 - Planilha de Recursos Necessrios ................................................................ 26 2 - Escala de avaliao da incapacidade funcional da Cruz Vermelha Espanhola e Avaliao de permanncia de enfermagem no domicilio ................................ 28 3 - Mapa Rede Hospitalar e Rede de Ateno Bsica ...........................................30 4 - Protocolos e impressos utilizados no PROHDOM Programa Hospital Domiciliar ........................................................................... 32 Rotina de Admisso ........................................................................... 33 Resumo dos critrios de elegibilidade para admisso no PROHDOM ........ 34 Termo de Compromisso ........................................................................... 35 Pronturio Domiciliar ........................................................................... 36 Orientaes Gerais ao Cuidador ................................................................ 37 Atribuies dos Profissionais do PROHDOM .......................................... 43 Ficha de encaminhamento para admisso .......................................... 52 Planilha de controle de pacientes ................................................................ 54

INFORME TCNICO PARA O ATENDIMENTO E INTERNAO DOMICILIAR BASES LEGAIS: Considerando a Lei Federal n 10.424 de 15 de abril de 2002, que estabeleceu no mbito do SUS o Atendimento e a Internao Domiciliar; a Portaria Ministerial n 2.529 de 19 de outubro de 2006 que institui a Internao Domiciliar no mbito do SUS; a Resoluo RDC n 11 - ANVISA de 26 de janeiro de 2006 que dispe sobre o Regulamento Tcnico de Funcionamento de Servios que prestam Ateno Domiciliar; a Portaria 1034-AJ-SMS-SP de 29 de abril de 1993 que institui a criao do Programa de Assistncia Domiciliar - PAD, a Secretaria Municipal de Sade-SP desenvolveu o - PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR DE ATENDIMENTO E INTERNAO DOMICILIAR - PROHDOM, para implantao na rede Pblica Municipal, Portaria n 1170/2008 SMS.G de 12 de junho de 2008. I. IDENTIFICAO DO PROJETO: 1.1. PROHDOM - Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internao Domiciliar LOCAL: Hospitais e outros Equipamentos de Sade da Rede Pblica Municipal.

II. JUSTIFICATIVA:
A Rede Hospitalar Pblica mantm-se congestionada h muitos anos, traduzida por longas filas de espera, principalmente para os procedimentos eletivos. A limitao de recursos disponveis, o alto ndice de permanncia nos leitos hospitalares, tanto clnicos como cirrgicos concorrem para o acmulo da demanda reprimida, retardando o atendimento e na maioria dos casos, tornando-os mais complexos e portanto de maior custo.

Outros fatores como o aumento da populao idosa, conseqentemente com aumento da incidncia das doenas crnico- degenerativas, constata-se que a maioria dos recursos disponveis absorvida por esta populao, devido s longas internaes e reinternaes freqentes, chegando em alguns pases a ocupar 50% dos leitos hospitalares, com tempo de permanncia duas vezes maior que os demais grupos etrios. Soma-se tambm, a queda do poder aquisitivo da nossa populao, promovendo a migrao do atendimento privado para o setor pblico, sobrecarregando-o progressivamente. O projeto PROHDOM - Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internao Domiciliar, influencia significativamente nas taxas e ndices gerais de internao hospitalar, contribuindo na reduo da mdia de permanncia, agilizando as altas hospitalares e proporcionando o aumento na oferta de leitos e procedimentos. Estatisticamente, estudos apontam que 70% das doenas so passveis de tratamento em mbito domiciliar.

07

III. PBLICO BENEFICIRIO:


? moradores no municpio de So Paulo, de todas as idades, admitidos, segundo critrios de Pacientes

elegibilidade estabelecidos no PROHDOM. IV-CONCEITOS


? Assistncia Domiciliar: Termo genrico dado a qualquer Servio de sade realizado no domiclio por

profissionais habilitados. Pode ser dividida em dois tipos caractersticos: Atendimento Domiciliar e Internao Domiciliar.
? Atendimento Domiciliar: uma modalidade de cuidado sade, como alternativa ao tratamento

ambulatorial, realizada no domiclio do paciente, por um ou vrios profissionais habilitados, que visa o restabelecimento e a manuteno da sade, bem como sua autonomia, independncia e participao no seu contexto social, por meio do desenvolvimento e adaptao de funes, elevando sua qualidade de vida.
? Internao Domiciliar: A internao domiciliar pode ser definida como uma atividade de cuidados sade

realizada no domiclio, como alternativa hospitalizao para paciente com quadro clnico estvel e que, dependa continuamente de cuidados especializados de uma equipe multiprofissional, coordenada e supervisionada por um mdico. Envolve transferncia de aparato tecnolgico especfico para o domicilio, disponibilidade de servios de transporte externo para emergncias, exames especializados, fornecimento de medicamentos e monitoramento constante do paciente e da famlia. ? No sentido de padronizar condutas, procedimentos e responsabilidades, acrescentamos na definio genrica de Internao Domiciliar a alternativa de dividi-la conforme o grau de atuao em: a) ID - Alta Complexidade - utiliza-se de toda tecnologia hospitalar compatvel com o ambiente domiciliar, exceto os nveis de interveno que caracterizem procedimentos inerentes ao mbito hospitalar. b) ID - Baixa Complexidade - paciente com quadro clnico que no necessite de: ventilao mecnica invasiva e no invasiva, monitorizao contnua, assistncia de enfermagem intensiva, aplicao contnua ou complexa de medicamentos. Inicialmente, o Programa atender pacientes com indicao para Internao Domiciliar de baixa complexidade e atendimento domiciliar. Cuidador: a pessoa indicada pela famlia para o acompanhamento durante o tratamento, poder ser integrante da famlia, contratado ou voluntrio. Ser o responsvel pelo paciente, servindo de referncia para as trocas de informaes com a equipe multiprofissional, seguindo suas orientaes . Mdico Coordenador: o mdico indicado pelo corpo clnico da Unidade de Assistncia domiciliar, responsvel pela coordenao da equipe multiprofissional e gerenciamento dos casos sob responsabilidade da equipe.Realiza as eventuais visitas no domiclio, supervisionando o seguimento teraputico.

08

Mdico ? Assistente: o mdico que j acompanha o caso do paciente ambulatorialmente ou em sua hospitalizao Mdico ? visitador: um dos membros da equipe multiprofissional que realiza visitas no domiclio. Plano ?Teraputico: a estratgia de tratamento domiciliar do paciente, mediante suas necessidades clnicas, orientando e treinando o cuidador e familiares, informando o tempo da assistncia, programao do desmame e alta, alm de estabelecer as competncias entre a equipe e paciente/famlia. Desvinculao do Programa Desmame - Processo pelo qual o paciente e a famlia, so orientados ? quanto a reduo gradual da estrutura disponibilizada na assistncia domiciliar, de acordo com evoluo do plano teraputico previamente acordado, at a alta. V. OBJETIVOS 5.1 Objetivo Geral: Otimizar ? a utilizao dos leitos hospitalares, ampliando sua resolutividade , acompanhando o perodo crtico que transcorre aps a alta hospitalar e possibilitando a recuperao do paciente em ambiente familiar . 5.2 Objetivos Especficos: Contribuir para otimizao do leito hospitalar, reduzindo o tempo de permanncia e aumentando a ? rotatividade dos leitos clnicos e cirrgicos; Permitir ? melhores condies para a reintegrao no grupo familiar ou de apoio; Promover ? iniciativas de sade, higiene e nutrio, visando maior autonomia do paciente e de seus familiares quanto s atividades da vida diria- AVD. Estimular ? experincias simples ligadas educao em sade; Intensificar os perodos livres de intercorrncias hospitalares em pacientes crnicos; ? Preveno precoce de complicaes no domiclio; ? Humanizao do tratamento. ? VI. METAS DO PROJETO:
? da otimizao do leito hospitalar, estima-se que o PROHDOM, diminua a mdia de permanncia do A partir

leito, a taxa de infeco hospitalar, as seqelas decorrentes de internaes de longa permanncia e aumente o nmero de cirurgias realizadas. ? A Internao Domiciliar, disponibilizar 30 vagas para equipes de ID inseridas nos hospitais da rede municipal, com tempo de permanncia mdio de 30 dias. ? No Atendimento Domiciliar, cada equipe ter 200 vagas, com tempo de permanncia mdio de 180 dias. As equipes podero absorver a demanda de pacientes provenientes do hospital e intermediados pela ID. Cabe a equipe da equipe multidisciplinar, promover atividades de sade, higiene e nutrio, visando melhoria das condies do paciente e de seu grupo familiar, a humanizao do tratamento, e orientaes na rea de Sade Pblica.

09

VII. METODOLOGIA DE EXECUO: 7.1. Critrios de Elegibilidade 7.1.1. Atendimento e Internao Domiciliar- Acessibilidade: a) Contexto domiciliar: condies de acesso residncia, estrutura e espao fsico, meio de comunicao, pontos de energia eltrica do ambiente onde permanecer o paciente, observando-se tambm as condies de higiene e ventilao. b) Contexto familiar: a famlia constitui-se no sustentculo de apoio equipe e ao paciente. o diferencial do tratamento hospitalar, caracterizado pela frieza das enfermarias e corredores institucionais. um elemento imprescindvel para compor com os profissionais, um conjunto harmnico que objetive exclusivamente o bem estar e a recuperao do cliente. c) O cuidador: o personagem fundamental no processo, dever atender e estar apto a realizar todas as solicitaes da equipe responsvel, mantendo a interface necessria com os familiares colaborando para que o ambiente domiciliar mantenha-se propcio ao seguimento do plano teraputico. d) Condio clnica do paciente - Cabe a equipe multiprofissional atravs da avaliao mdica, da avaliao de permanncia de enfermagem no domiclio e do grau de incapacidade funcional segundo a escala da Cruz Vermelha Espanhola, que associados a outros critrios tcnicos, a deciso deste parecer.

Escala de avaliao de incapacidade funcional da Cruz Vermelha Espanhola Grau Indicao 0,1 e 2 Ambulatrio 3e4e5 AD 2 5 ID

Avaliao de permanncia de enfermagem no domiclio Pontuao Indicao <8 Ambulatrio 8-15 AD 15-20 ID baixa complexidade >20 ID alta complexidade

e) Alta Hospitalar Programada: Antes de configurar-se a alta hospitalar, instruir aos familiares o completo seguimento do processo domiciliar, plano teraputico, incluindo-se critrios de admisso e alta, procedimentos e recursos disponveis, possveis intercorrncias, reinternaes e bito, estabelecendo contrato de responsabilidades mtua. __________________________________________________________________________________
Escala de incapacidade funcional e pontuao de permanncia Grau 5- Com agravantes clnicos e dependentes de outros procedimentos de enfermagem (vide anexo).

10

7.1.2. Atendimento Domiciliar: a) Indicaes: Paciente clinicamente estvel que necessite manuteno do seguimento clnico/ teraputico aps a alta da Internao Domiciliar. Pacientes com graus 3 - 4, da Escala de avaliao de incapacidade funcional da Cruz Vermelha Espanhola e pontuao 8 -15, da Avaliao de permanncia de enfermagem no domiclio. b) Contra indicaes: Pacientes que no atendam os critrios de elegibilidade pr- estabelecidos.

7.1.3. Internao Domiciliar:

a)

Indicaes:
Paciente clinicamente estvel que necessite completar tratamento sob superviso mdica e de

enfermagem; Pacientes com grau 5 da Escala de avaliao de incapacidade funcional da Cruz Vermelha Espanhola, portadores de agravantes clnicos e dependentes de outros procedimentos; Pacientes com domiclio; Treinamento do paciente ou do cuidador frente s suas novas condies, limitaes e necessidades clnicas; Trmino de terapia injetvel; Realizao de curativos complexos; Portadores de doenas crnicas, com histrico clnico conhecido, em perodos de descompensao aguda com instabilidade leve a moderada; Processos infecciosos prolongados ou recidivantes; Cuidados paliativos. b) Contra-indicaes: Instabilidade clnica; Portador de molstia aguda sem diagnstico; Teraputica de cunho cirrgico; Teraputica domiciliar invivel; Ausncia de cuidador; pontuao 15 - 20, na Escala de Avaliao de permanncia de enfermagem no

11

No aprovao pelo mdico assistente; No aprovao pelo paciente/famlia; No aprovao pelo gestor responsvel pelo seguimento domiciliar; Ausncia de domiclio ou domiclio sem estrutura fsica mnima, sem condio de acesso e segurana; Domiclio fora da rea de abrangncia do atendimento. 7.2. Fluxo do PROHDOM O processo decisrio para admisso do paciente no Programa, tanto no Atendimento Domiciliar - AD, como na Internao Domiciliar - ID, implica em vrios fatores, sendo imprescindvel seguir cada passo que indicar a necessidade e aplicabilidade do PROHDOM, so eles:Solicitao , Avaliao , Anlise do processo, Aprovao, Implantao da Assistncia, Desmame e alta. 7.2.1. Solicitao da Assistncia Domiciliar: A solicitao pode ser efetuada pelo mdico coordenador , mdico assistente ou mdico gestor do Programa em SMS. 7.2.2. Avaliao para Assistncia Domiciliar:
l A avaliao implica em vrios fatores e participao de vrios profissionais. Sua conduo determinada pelo fluxo, definido tanto pelo gestor do Programa em SMS, como tambm pelo coordenador do PROHDOM na Unidade de Sade . Os profissionais envolvidos devem atentar aos critrios de elegibilidade, discutindo o caso com o mdico assistente para concluir a viabilidade da Assistncia Domiciliar e elaborar um plano teraputico. Aps esta fase, cabe ao mdico coordenador, elaborar um relatrio clnico do paciente que indicar a complexidade do caso: AD ou ID baixa complexidade, segundo score de definies.

7.2.3. Aprovao da Assistncia Domiciliar:


l Para instalao da Assistncia Domiciliar so necessrias as seguintes aprovaes:

Do Coordenador do PROHDOM : uma vez preenchidos os critrios de elegibilidade e aplicabilidade da assistncia, definindo o plano teraputico. b) Do Mdico Assistente- concordando com o plano teraputico. c) Do paciente/famlia ou responsvel legal- concordando com plano teraputico: d) obrigatria a assinatura e concordncia, por parte dos responsveis pelo paciente, de um Termo de Compromisso para o Atendimento e Internao Domiciliar.

a)

___________________________________________________________________________________________
Formulrios padronizados (vide anexo).

12

7.2.4. Implantao da Assistncia Domiciliar: l aprovada, inicia-se a implantao do Programa de Assistncia a cargo da Unidade: Uma vez a) Orientao - Aps a aprovao, a equipe do PROHDOM inicia o processo discutindo com o paciente/famlia/cuidador os detalhes sobre o programa, esclarecendo as possveis dvidas e agendando os eventos necessrios prestao do servio; b) Avaliao Domiciliar - Caso necessrio ser agendada visita de avaliao do domiclio; c) Apoio Logstico - Utilizado para o fornecimento e instalao de equipamentos, materiais e medicamentos; d) Transferncia do paciente: Cumpridos os passos acima,o gestor de sade do PROHDOM da Unidade, providenciar o agendamento da transferncia do paciente para seu domiclio, nos casos que necessitem de transporte especial. e) Pronturio Domiciliar: Conforme prev a legislao, necessrio manter pronturio domiciliar com registro de todas as atividades multidisciplinares realizadas durante a ateno direta ao paciente, desde a indicao at a alta ou bito do paciente.4 7.2.5. Prestao da Assistncia: a. Na Internao Domiciliar, feita a transferncia do paciente para o domiclio, inicia-se o plano teraputico e a ao da equipe multiprofissional atravs das primeiras orientaes visando adaptao da estrutura e a integrao equipe,paciente, famlia e cuidador. b. Retirada de insumos: Os materiais e medicamentos de uso rotineiro podem ser retirados a cada 15 dias em cronograma previamente estabelecido, devendo ser utilizados a partir do dia 01 e do dia 16 de cada ms. Quando houver necessidade de retirada em situao de urgncia, cujos critrios so: incio de antibioticoterapia, anticonvulsivantes, necessidade de acesso endovenoso para medicao ou hidratao; os materiais e medicamentos podem ser retirados fora dessa rotina quinzenal. c. Necessidade de Exames subsidirios: I. Laboratoriais: Quando solicitados pelo mdico visitador, passveis de serem realizados no domiclio, sero encaminhados aos laboratrios da unidade hospitalar de origem. II. Radiolgicos (Rx simples): Quando solicitados pelo mdico visitador, sero realizados na unidade hospitalar de origem, e caso necessrio utilizar o sistema de remoo atuante. Obs: Quando no for possvel a realizao de exames subsidirios no domiclio o paciente dever ser encaminhado ao hospital de origem. _______________________________________________________________________________________
4 Pronturio Domiciliar- RDC n 11, de 26 de Janeiro de 2006, itens 4.12 - 4.12.4.

13

Treinamento do Paciente/Famlia/Cuidador: Comea no primeiro dia do programa atravs da troca l de informaes e posteriormente, no aprendizado dos cuidados bsicos, passando pela educao em sade. Durante esse processo funo da equipe avaliar continuamente o paciente/ cuidador de forma a capacit-lo ao autocuidado ou, no caso de cuidador se necessrio apontar esta necessidade famlia e ao gestor da unidade de sade, para que providenciem sua substituio. Desvinculao do Programa Desmame: Inicia-se rediscutindo o plano teraputico j nos primeiros dias da l assistncia, definindo as metas e objetivos a alcanar , explicando ao paciente/ cuidador, passando pela avaliao peridica de sua capacitao e pela reduo gradativa da estrutura at sua alta. Existem casos em que no momento da avaliao inicial, no h como realizarmos uma previso de permanncia ou mesmo de desmame, como tambm existem casos que j nesta primeira avaliao fica evidente que no haver desmame nem previso de alta.
l Hospitalizao - Critrios: Na maioria dos planos teraputicos esperada uma melhora gradual do paciente, entretanto, pela evoluo natural de vrias patologias, possvel que ocorram agravamentos e descompensaes clnicas, levando necessidade de nova hospitalizao.

Clnicos: Descompensao grave, no controlvel no domiclio com risco ao paciente; Hemorragias; Insuficincia Respiratria; Precordialgia; Necessidade de Procedimentos Cirrgicos Hospitalares; Instalao Suporte Ventilatrio (invasivo ou no invasivo) Necessidade de quimioterapia, hemoterapia e/ou medicamentos hematolgicos, nutrio parenteral , ou imunoterapia. b) Psicossociais: No participao familiar no processo; Falta de estrutura psicolgica e/ou social da famlia; Ausncia do cuidador. c) Gerenciais: Impedimento do acesso da equipe ao paciente No cumprimento das orientaes mdicas; Ingerncia de leigos no atendimento ao paciente; Alteraes de endereo ou estrutura do domiclio que inviabilizem a assistncia.

a)

14

d) Administrativos: Falta de autorizao para continuidade do atendimento em pacientes que ainda necessitem de cuidados especializados; Desistncia do paciente e ou da famlia em relao continuidade da Assistncia Domiciliar (casos que o paciente ainda necessite de cuidados especializados). Obs: Quando o paciente apresentar indicao para nova hospitalizao, fica referenciada a Unidade Hospitalar 5 de origem, a reinternao ser realizada atravs do Pronto Socorro, com comunicao prvia ao chefe de planto do PS e ao coordenador da equipe do PROHDOM.
? Alta Domiciliar: A alta poder se dar em vrias situaes:

Trmino de tratamento Trmino do Plano Teraputico Domiciliar; Capacidade do paciente e/ ou cuidador para o Auto-Cuidado ou cuidados paliativos; Melhora do paciente: nos casos de evoluo acima das expectativas iniciais (melhora precoce); Adequao e adaptao do paciente e/ ou cuidador as suas seqelas e novas rotinas do cotidiano, dando a maior autonomia possvel a ambos;
? bito Domiciliar: Na Assistncia Domiciliar comum assistirmos a pacientes com patologias e seqelas

graves j instaladas, evolutivas e irreversveis. Com isso no rara a ocorrncia do bito Domiciliar, o que confere Unidade do PROHDOM um papel importante, tornando-se sua responsabilidade a emisso do 6 certificado do Atestado de bito, quando a legislao permitir, e quando a causa mortis for conhecida. 7.3. rea de Abrangncia
? A delimitao da rea de abrangncia de cada unidade de atendimento, ser decidida obedecendo

preferencialmente regionalizao estabelecida por SMS para o municpio de So Paulo. 7.4. Recursos necessrios: 7.4.1. Recursos Humanos: Ser constitudo de profissionais habilitados pelos seus respectivos Conselhos Regionais, supervisionados por um mdico, atendendo as condies fundamentais de acompanhamento clnico no domiclio. Poder ser complementada eventualmente por profissionais que no pertenam equipe bsica, mas que no decorrer do tratamento tornem-se indispensveis orientao teraputica. fundamental lembrarmos que faa parte do perfil destes profissionais, uma viso de que a postura nos procedimentos realizados no contexto domiciliar difere do ambiente hospitalar, evitando-se desta maneira, possveis desconfortos para o paciente, a famlia e a equipe, que poder traduzir-se em transtornos na evoluo teraputica. _____________________________________________________________________________________
5 Protocolo de Orientaes Gerais ao cuidador (vide anexo ) 6 Protocolos de Orientaes Gerais ao Cuidador (vide anexo)

15

Composio da equipe bsica: mdico, enfermeira, auxiliar ou tcnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e auxiliar administrativo. Outros profissionais podero ser inseridos na equipe, desde que justificado. 7.4.2. Transporte: Cabe ? Unidade do PROHDOM , definir qual a alternativa de transporte que ser utilizada pelos seus profissionais. A SMS para as unidades da rede, padronizou veculos com motoristas. 7.4.3. Espao Fsico: Cabe s ? unidades da rede municipal, a disponibilizao do espao fsico para o funcionamento do PROHDOM. 7.4.4. Material mdico hospitalar: material ? de consumo equipamentos: cama hospitalar, cadeira de rodas,cadeira de banho, andador, aspirador, etc. ? 7.4.5. Equipamentos medicinais: gasoterapia: cnulas e mscaras, aspiradores, vacumetros e frasco coletor, nebulizadores e ? macronebulizadores, umidificadores, fluxmetros, reguladores de presso para cilindro e suporte para cilindro; oxigenoterapia :concentrador de oxignio e conjuntos de oxigenao porttil; ? equipamentos biomdicos: ventilao mecnica, monitorizao e diagnstico, bomba de vcuo. ? 7.4.6. Cobertura hospitalar ? Pronto Socorro : atendimento de emergncia 24 hs e apoio na realizao de procedimentos que necessitem de ambiente hospitalar; ? Disponibilizar hospital dia para procedimentos que necessitem de ambiente hospitalar; ? Disponibilizao de leitos para internao hospitalar; ?de Atendimento Mvel de Urgncia - SAMU (remoo); Servio ?de Atendimento-apoio de sistema de telefonia que possibilite contato entre o paciente e uma central Central de atendimento, agilizando o repasse das informaes que devem chegar ao profissional mdico plantonista, propiciando que o mdico faa as orientaes pertinentes da melhor forma possvel. 7.4.7. Horrio de atendimento de rotina: 2 s 6s feiras das 07:00 s 19:00 hs.

16

VIII. COMPETNCIAS: 8.1. Da Secretaria Municipal da Sade- SMS: ? Coordenar e Gerenciar o Programa. ? Estruturar e garantir o funcionamento da Central de Regulao para o PROHDOM. ? Garantir as remoes atravs do SAMU. ? Fornecer oxigenoterapia domiciliar. ? Elaborar caderno do Programa. ? Instituir Portaria, oficializando o PROHDOM. ? Coordenar o fluxo dos pacientes do PROHDOM, promovendo a completa integrao com Programa Sade da Famlia - PSF, e com os recursos disponveis no nvel da Ateno Bsica. ? Providenciar o credenciamento das equipes junto ao MS, para o faturamento de AIH na modalidade de Internao Domiciliar. ? Estabelecer recursos oramentrios para manuteno do Programa. 8.1.2. Das Unidades Hospitalares:
? Retaguarda hospitalar: Leitos disponveis para eventuais reinternaes. ? Retaguarda de emergncia: Atendimento de emergncia 24hs, nas possveis intercorrncias e

Hospital dia para procedimentos que necessitem de ambiente hospitalar. ? Retaguarda para realizao de exames: Realizao de exames bsicos especializados. ? Captao de pacientes: Promover a divulgao do PROHDOM entre os profissionais da unidade, facilitando a admisso do paciente no Programa.

17

Medicamentos: Fornecimento de toda medicao e suplementao nutricional, padronizada pela unidade ? hospitalar. Materiais descartveis: Fornecer todo material necessrio para o tratamento do paciente. ? Espao ? Fsico - Disponibilizar espao fsico para as atividades da equipe do PROHDOM e ateno s famlias. Informes administrativos: O Hospital se compromete a manter o registro atualizado dos profissionais ? das equipes do PROHDOM no CNES, bem como proceder ao faturamento no sistema SIH/SUS das atividades do Programa, conforme Instruo Normativa da SMS. 8.1.3. Da Unidade do PROHDOM: Eleger um mdico, componente da equipe , o qual atender a solicitao da equipe interna dos hospitais, ? efetuando avaliao dos pacientes, e aps aceitao, assumir a continuidade teraputica no domiclio. Recursos necessrios : ? Internao Domiciliar ? Recursos Humanos/Frequncia de visita:
Mdico Enfermeiro Aux. Tcnico Enfermagem Fisioterapeuta Nutricionista Assistente Social Visita semanal (*) Visita semanal (*) Visita semanal (*) Visita semanal (*) Visita mensal (*) Visita mensal (*)

* A programao de visitas poder variar de acordo com a necessidade e/ou gravidade do caso (diria, semanal, etc).

Equipamentos: Fornecimento de equipamentos que auxiliem no acompanhamento e na recuperao do ? paciente, como: cadeira higinica, cadeira de rodas, aspirador de secreo, cama, colcho, escada com 02 degraus, suporte de soro, aparelho de PA, estetoscpio, aparelho de dextro, amb com mscara, etc. Concentrador de oxignio: Fornecer, conforme prescrio e avaliao do mdico pneumologista, ? responsvel pelo acompanhamento do paciente. Transporte dos profissionais: Caber a Unidade do PROHDOM definir e oferecer a alternativa de ? transporte a ser utilizada pelos seus profissionais.

18

Atendimento Domiciliar ? Recursos Humanos / Frequncia de visitas


Mdico Enfermeiro Aux. Tcnico Enfermagem Fisioterapeuta Nutricionista Assistente Social Visita mensal (*) Visita mensal (*) Visita mensal (*) Visita mensal (*) Visita mensal (*) Visita mensal (*)

* A programao de visitas poder variar de acordo com a necessidade e/ou gravidade do caso.

Equipamentos: cadeira higinica, cadeira de rodas, aspirador de secreo, cama, colcho, escada com 02 ? degraus, suporte de soro, aparelho de PA, estetoscpio, aparelho de dextro, amb com mscara. Concentrador de oxignio: Fornecer, conforme prescrio e avaliao do mdico pneumologista, ? responsvel pelo acompanhamento do paciente. Transporte dos profissionais: Caber a Unidade do PROHDOM definir e oferecer a alternativa de ? transporte a ser utilizada pelos seus profissionais. Controle ? dos pacientes: Mensalmente, as Unidades do PROHDOM, responsveis pelas equipes de cada unidade hospitalar ou outros Equipamentos de Sade , devero providenciar relatrios com dados estatsticos, contendo cadastro de paciente com internaes e altas, intercorrncias relevantes no processo de admisso, bitos entre outros especificados nos anexo de Avaliao e Monitoramento.7

IX. Servios Central ? de Atendimento: Como em qualquer outra forma de ateno sade, as situaes de urgncia e emergncia tambm so inerentes atividade no domiclio. Porm, conforme citado no item sobre as indicaes da Assistncia Domiciliar, os pacientes devero adquirir relativa estabilidade clnica para sua admisso no programa de assistncia. A possibilidade de intercorrncias clnicas ou no, considerada no planejamento teraputico para o incio da assistncia. Portanto, os riscos inerentes s condies clnicas devem ser informados ao paciente, seu cuidador e ao seu responsvel. _______________________________________________________________________________________
7 Avaliao e Monitoramento do PROHDOM (ver anexo).

19

de fundamental importncia que a Unidade do PROHDOM tenha uma Central de Atendimento funcionando de maneira ininterrupta 24 horas por dia. Essa Central deve ser estruturada visando o tipo de assistncia que a instituio se dispe a prestar, e de acordo com os atendimentos que sero objeto do presente projeto. Considerando ainda que, por se tratar de casos de pronto-atendimento, os profissionais do PROHDOM devero verificar se, havendo a necessidade do atendimento presencial, este poder ser realizado em prazo adequado tendo em vista possveis dificuldades de se chegar ao local onde se encontra o paciente. Se no houver a possibilidade do atendimento em tempo adequado, os profissionais da equipe do PROHDOM devero orientar os familiares/responsveis do paciente a procurar o local mais prximo de pronto-atendimento mdico, ou, se necessrio buscarem as remoes da rede pblica. Cabe informar que nos casos de aconselhamento mdico telefnico, estes seguem protocolos de conduta mdica, identificando as necessidades do usurio, assistindo e fornecendo solues mdicas atravs do esclarecimento de dvidas, orientaes de medicamentos e dosagens, interpretao de exames e condutas iniciais entre outras. X. Avaliao e Monitoramento 10.1. Monitoramento: Mensalmente as Unidades do PROHDOM devero encaminhar Coordenao do PROHDOM-SMS os relatrios definidos: a) b) c) d) e) f) g) Produtividade por Equipe Produtividade Individual Nmero de Admisses no Programa Nmero de Altas Nmero de bitos Nmero de Interconsultas (pedidos de admisso) Relao dos pacientes em atendimento (conforme modelo anexo III)

10.2. Avaliao: 1. Desempenho e Funcionamento do Programa sero realizados pela Coordenao de SMS, considerando as informaes, visitas e os relatrios mensais enviados, no que refere- se aos indicadores conforme tabela.8 2. Superviso Tcnica, com reunies e avaliaes de pronturios. 3. Alm dos ndices de avaliao do Programa, outros que refletem nos indicadores de desempenho hospitalar podero ser solicitados progressivamente, de acordo com a evoluo do PROHDOM.

___________________________________________________________________________________________
8 Resoluo RDC n 11 de 26 de Janeiro de 2006, que dispe sobre o Regulamento Tcnico e Funcionamento de Servios que prestam Ateno Domiciliar.

20

Indicadores de Avaliao

21

XI. EXECUO: A implantao do Programa Hospital Domiciliar-PROHDOM, ocorrer nas Unidades Hospitalares e em outros Estabelecimentos de Sade da Rede Municipal, obedecendo prioridades que incluem: disponibilizao dos recursos necessrios previstos para cada equipamento de sade, rea geogrfica contemplando as vrias regionais de sade, interao com os Programas vigentes na Ateno Bsica e divulgao do projeto na Secretaria Municipal de Sade para conhecimento dos profissionais da rede e da populao.

22

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ALBUQUERQUE, Sandra M.R.Lins de. Assistncia Domiciliar. Diferencial na qualidade de vida do idoso portador de doena crnica. 2001.180.p. Dissertao (mestrado, Fisiopatologia experimental)- USP/Faculdade de Medicina, So Paulo. BRASIL.Lei n 10.424, de 15 de abril de 2002, que dispe sobre as condies para promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento de servios correspondentes e d outras providncias, regulamentando assistncia domiciliar no mbito do SUS.Dirio Oficial da Unio, Braslia, 16 abr.2002. Seo I, p.1. BRASIL. Conselho Federal de Medicina CFM n1.668, de 07 maio de 2003, que dispe sobre normas tcnicas necessrias assistncia domiciliar de paciente, definindo as responsabilidades do mdico, hospital, empresas pblicas e privadas; e a interface multiprofissional neste mbito de atendimento. Dirio Oficial da Unio, Braslia,3 jun.2003. Seo I, p.1. BRASIL.Conselho Regional de Enfermagem de So Paulo, Resoluo COREN-SP- DIR/006/1999, que dispe sobre a regulamentao das empresas que prestam servios de Atendimento de Enfermagem Domiciliar,home care. BRASIL. Lei Federal n 10.741 de 01 de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 3 de outubro de 2002. DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira, DIOGO, Maria Jos D'Elboux. Atendimento Domiciliar: um enfoque gerontolgico. 1 ed.So Paulo: Atheneu,2000. SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE, Portaria n.1.034-AJ, que instituiu o Programa de Assistncia Domiciliar. Dirio Oficial do Municpio, So Paulo,29 de abril de 1993. KASSAB, Gasto Eduardo Frana. A Assistncia Domiciliria (AD) no Hospital do Servidor Pblico Estadual de So Paulo Dr. Francisco Moratto de Oliveira. In: DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira, DIOGO, Maria Jos D'Elboux. Atendimento Domiciliar: um enfoque gerontolgico. 1 ed.So Paulo: Atheneu,2000. MINISTRIO DA SADE.ANVISA.Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo RDC N no. 11 de 26 janeiro de 2006 MINISTRIO DA SADE. Portaria n.2.529, que instituiu a Internao Domiciliar no mbito do SUS. Dirio Oficial da Unio n 202, Braslia, 19 de outubro de 2006. SMS, Secretaria Municipal da Sade. Relatrio Mensal de Produo, SP,agosto-2006 PROTOCOLOS. Hospital Municipal Dr. Crmino Caricchio, SP,maro-2005. Site www.fgvpr.br/smart/noticias.asp Site www.eerp.usp.br/rlae- Revista Latino-am Enfermagem 2005 julho-agosto; 13(4):555-61 (artigo original). Site www.neadsaude.org.br

23

ANEXOS

24

ANEXO 1 Planilha de Recursos Necessrios

25

ANEXO 1 Planilha de Recursos Necessrios (base de clculo para estimativa de custeio)

INTERNAO DOMICILIAR Estimativa para 30 pacientes/ms RH Mdicos Coord.(diar.20hs/sem) Mdicos(diar.20hs/sem) Enfermeira (diar.30hs/sem) Tcnico/Aux.Enf. (diar.30 hs/sem) Fisioterapeuta (diar.30 hs/sem) Nutricionista (diar.40 hs/sem) Assistente Social (diar.40 hs/sem) Assistente Administrativo (diar.40 hs/sem) Fornecimento de materiais/Outros Material consumo mdico hospitalar Medicamentos Dietas enterais Gases medicinais Estimativa para 30 pacientes/ms Veculo c/motorista Equipamento hospitalar (cama,cadeira rodas etc.)

ASSISTNCIA DOMICILIAR Estimativa para 200 pacientes/ms RH Mdicos Coord.(diar.20hs/sem) Mdicos(diar.20hs/sem) Enfermeira (diar.30hs/sem) Tcnico/Aux.Enf. (diar.30 hs/sem) Fisioterapeuta (diar.30 hs/sem) Nutricionista (diar.40 hs/sem) Assistente Social (diar.40 hs/sem) Assistente Administrativo (diar.40 hs/sem) Fornecimento de materiais/Outros Material consumo mdico hospitalar Medicamentos Dietas enterais Gases medicinais Estimativa para 200 pacientes/ms Veculo c/motorista Equipamento hospitalar (cama,cadeira rodas etc.)

QT 1 2 2 3 2 1 1 1
estimativa de uso

QT 1 2 1 2 1 1 1 1
estimativa de uso

5 itens/pac 5 itens/pac 6 pac. 10 pac.

5 itens/pac 5 itens/pac 6 pac. 10 pac.

4 2 itens/pac

3 2 itens/pac

26

ANEXO 2 Escala de avaliao de incapacidade funcional e permanncia de enfermagem

27

ANEXO: 2
Escala de avaliao da incapacidade funcional da Cruz Vermelha Espanhola
Grau 0 (zero) Grau 1 (um) Grau 2 (dois) Grau 3 ( trs ) Grau 4 (quatro) Grau 5 (cinco) Vale -se totalmente por si mesmo. Caminha normalmente. Realiza suficientemente as Atividades da Vida Diria(AVD). Apresenta algumas dificuldades para locomoes complicadas. Apresenta alg umas dificuldades nas AVD, necessitando de apoio ocasional. Caminha com ajuda de bengala ou similar. Apresenta graves dificuldades nas AVD, necessitam de apoio em quase todas. Caminha com muita dificuldade ajudado por pelo menos uma pessoa. Impossvel realizar, sem ajuda, qualquer das AVD. Capaz de caminhar com extraordinria dificuldade, ajudado por pelo menos duas pessoas. Imobilizado na cama ou sof, necessitando de cuidados contnuos.

Avaliao de permanncia de enfermagem no domiclio


Internaes no lt.ano 0-1 internao 0 2-3 internaes 1 +3 internaes 2 Tempo desta Internao menos de 10 dias 0 10-30 dias 1 + de 30 dias 2
Deambulao sem auxlio com auxlio no deambula Eliminaes sem auxlio c/auxlio ou sonda s/controle Esfinc sondagem intermit. Estado Nutricional Nutrido emagrecido caqutico Higiene sem auxlio com auxlio dependente Sub Total 1 (x1) 0 1 2 Dependncia de O2 Ausente Parcial (resp.esp) Contnua (resp.esp.) Vent.Mec.Interm. Vent.Mec.Cont. Sub Total 3 (x3) 0 1 2 3 4 0 1 2 0 1 2 3 Totais <8 8-15 15-20 20-30 > 30 Programa Sem indicao AD/ID AD /s/enfermagem ID c/at 6h enferm. ID c/t 12h enferm. ID c/at 24h enferm. Padro Respiratrio Eupneico Perodos de dispnea Dispnia Constante Perodos de Apnia 0 1 2 3 Total 1+2+3 Sub Total 2 (x2) Quadro clnico Estvel Instab.Parcial Instvel 0 1 2 0 1 2

Alimentao sem auxlio com auxlio por sonda Curativos ausentes ou peq. md./Gdes.simples Complexos
Nvel de conscinica consciente e calmo consc.e agitado confuso comatoso

0 1 2

Secreo Pulmonar ausente peq/mod.quant. abundante

0 1 2

0 1 2

Drenos/Catet./Estomias ausentes 0 pres.c/fam.apta 1 pres.c/fam.inapta 2


Medicaes

0 1 2 3

VO ou SNE IM ou SC 1/2x/dia IM ou SC +2x/dia EV 1-2x/dia EV +2x/dia

0 1 2 3 4

28

ANEXO 3 PROHDOM - Mapa Rede Hospitalar e Rede de Ateno Bsica - UIDs e UADs

29

Perus

Trememb

Anhanguera

Jaragu Brasilndia

UAD DOMINGOS MANTELLI UID/UAD PIRITUBA

Cachoeirinha Mandaqui Jaan

Tucuruvi Pirituba Freguesia do

UAD JD. BRASIL


Erm. Matarazzo Vila Medeiros
UBS JD. SO FRANCISCO

Jardim Helena

Cangaba

UID/UAD TIDE SETUBAL


V. Jacu Vila Curu Itaim Paulista

So Domingos

UAD PEREIRA BARRETO

Casa Verde

Santana Vila Guilherme Vila Maria

UID/UAD ERM. MATARAZZO


Ponte Rasa Penha

Jaguara Barra Funda Santa Ceclia Perdizes Jaguar Alto de Pinheiros Consolao Repblica Brs S

UID/UAD. VL. MARIA

UAD SO MIGUEL

So Miguel

Vila Leopoldina

UAD LAPA
Lapa

Bom Retiro

Pari
UBS BRS

UID/UAD ITAQUERA
Lajeado

UID/UAD
Belm

Artur Alvim

Itaquera

UDI/UAD TATUAP
Tatuap Carro

Vila Matilde NHOCUN

UAD ITAQUERA
Guaianazes

UID/UAD MENINO JESUS


Liberdade Rio Pequeno Pinheiros Butant Jardim Paulista Bela Vista Cambuci

UAD MOOCA
Mooca gua Rasa

UAD CARRO
Aricanduva Vila Formosa

Cidade Lder Parque do Carmo Jos Bonifcio Cidade Tiradentes

UID/UAD MRIO DEGNI

UID/UAD IGNCIO P. DE GOUVEA


Vila Mariana Ipiranga Vila Prudente

UID/UAD JD. IVA


So Mateus

Raposo Tavares Morumbi Vila Snia Itaim Bibi Moema

UAD VL. PRUDENTE

UAD HERMEGENILDO
So Lucas

UID/UAD TIRADENTES UAD SO MATEUS


Iguatemi

UAD JD. GRIMALDI Sapopemba

Sade

UAD CECI
Vila Andrade Campo Limpo Santo Amaro Jabaquara Cursino Campo Belo

Sacom So Rafael

UAD VL. DAS MRCES

UAD CAMPO LIMPO UID/UAD CAMPO LIMPO


Capo Redondo

UAD SANTO AMARO

UID/UAD JABAQUARA

Socorro

Campo Grande

Cidade Ademar

UAD JD. SO LUIZ UAD SOCORRO UID/UAD MBOI MIRIM


Jardim So Luis Pedreira

Unidade de Internao Domiciliar - UID Unidade de Atendimento Domiciliar - UAD / Hospitalar Unidade de Atendimento Domiciliar - UAD / Ateno Bsica
Junho/2008

Jardim ngela

Cidade Dutra

Graja

Parelheiros

PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR - PROHDOM REDE HOSPITAL E REDE DE ATENO BSICA ATENDIMENTO E INTERNAO DOMICILIAR MUNICPIO DE SO PAULO - JUNHO 2008

SMS - CEInfo/Divulgao

Marsilac

30

ANEXO 4 PROHDOM - Protocolos de Orientaes e Formulrios Padronizados

31

ANEXO 3

Secretaria Municipal da Sade

PROTOCOLO DO PROHDOM - PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR

? DE ADMISSO ROTINA ? CRITRIOS DE ELEGIBILIDADE ? DE COMPROMISSO TERMO ? PRONTURIO DOMICILIAR ? PROTOCOLO DE ORIENTAES GERAIS AO

CUIDADOR
? FICHA DE ADMISSO

___________________________
32

S E CR ET A R I A M UN I C I P A L D A SA DE R A N CI A SA A U T A R Q U I A H O SP I T A LA R M U N I C I PA L R E GI O NA L I H P IT N C A E I AL _ _ _ _ _ _ __ _ _ _

ROTINA PARA ADMISSO NO PROHDOM PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR ATENDIMENTO E INTERNAO DOMICILIAR ? ? Alta hospitalar programada - Cabe ao profissional responsvel pelo paciente internado, solicitar os servios do PROHDOM. ? ? a solic itao de admisso em impresso prprio na secretaria do PROHDOM, Encaminhar pelo menos dois dias antes da data prevista para alta hospitalar. ? Social : ? Assistente ? entrevista prvia com o paciente/ famlia/cuidador; ? realizar ? se o endereo do paciente se enquadra na rea de ? verificar abrangncia do Programa; ? avaliao domiciliar (caso necessrio, ser agendada ? realizar visita de avaliao do domiclio); ? as consideraes pertinentes em impresso prprio para ? anotar conhecimento da equipe multidisciplinar; ?e enfermeira do PROHDOM: ? Mdico ? visita ao paciente ainda internado, atentando-se aos ? realizar critrios de elegibilidade previstos nos itens 7.1 e 7.2 da Cartilha do PROHDOM- Assistncia Domiciliar- Atendimento e Internao Domiciliar- indicaes e contra-indicaes; ? da Assistncia Domiciliar ? Aprovao :

? de admisso no Programa, cabe a equipe muldisciplinar do ? Em caso PROHDOM, dar prosseguimento na rotina de admisso: 1. Assistente Social- -Convocar o familiar/ cuidador para entrevista social e orientaes gerais, esclarecendo possveis dvidas; 2. Entrega das rotinas de admisso do PROHDOM e cincia do cuidador( obrigatria a assinatura) do termo de compromisso para o Atendimento e Internao Domiciliar; 3. Entrega dos protocolos (privativo do enfermeiro). . Sugesto:Deixar este informativo na enfermaria do Hospital para o conhecimento dos profissionais de sade.

33

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

CRITRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA ADMISSO NO PROHDOM I- Atendimento e Internao Domiciliar: Avaliar: contexto domiciliar contexto familiar o cuidador condio clnica do paciente hospitalar programada alta PROHDOM)

(observar os itens 7.1 e 7.2 do Projeto

II- Atendimento Domiciliar: a) Indicaes: clinicamente estvel que necessite manuteno do seguimento clnico/ Paciente teraputico aps a alta da Internao Domiciliar. Pacientes com graus 3 - 4, da Escala de avaliao de incapacidade funcional da Cruz Vermelha Espanhola e pontuao 8 -15, da Avaliao de permanncia de enfermagem no domiclio. b) Contra indicaes: Pacientes que no atendam os critrios de elegibilidade pr- estabelecidos. III- Internao Domiciliar: a) Indicaes: clinicamente estvel que necessite completar tratamento sob superviso Paciente mdica e de enfermagem; Pacientes com grau 5 , da Escala de avaliao de incapacidade funcional da Cruz Vermelha Espanhola e pontuao 15- 20, da Avaliao de permanncia de enfermagem no domiclio. Treinamento do paciente ou do cuidador frente s suas novas condies, limitaes e necessidades clnicas; de terapia injetvel; Trmino Realizao de curativos complexos; Portadores de doenas crnicas, com histrico clnico conhecido, em perodos de descompensao aguda com instabilidade leve a moderada; Processos infecciosos prolongados ou recidivantes; Cuidados paliativos. b) Contra-indicaes: Instabilidade clnica; de molstia aguda sem diagnstico; Portador Teraputica de cunho cirrgico; Teraputica domiciliar invivel; de cuidador; Ausncia No aprovao pelo mdico assistente; No aprovao pelo paciente/famlia; No aprovao pelo gestor responsvel pelo seguimento do miciliar de domiclio ou domiclio sem estrutura fsica mnima, sem condio Ausncia de acesso e segurana; fora da rea de abrangncia do atendimento. Domiclio

34

35

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

Nome:____________________________________________________________ RH n: _________________ Matrcula PROHDOM n _____________________

PRONTURIO DOMICILIAR Este envelope destina -se a guarda de documentos relacionados ao paciente, contendo o registro das visitas das equipes multiprofissionais assim como suas evolues e condutas. No HOSPITAL MUNICIPAL ________________________________, sob a guarda da equipe multidisciplinar do Programa Hospital Domiciliar PROHDOM, existe um pronturio do paciente contendo tambm resultados de exames subsidirios. Em acor do com o disposto na legislao , este pronturio dever permanecer junto ao paciente inscrito no PROHDOM. Ciente e de acordo. So Paulo,____/____/____

_______________________________________ Responsvel/Cuidador

36

SECRE TARIA MUNICIPA L D A SADE ____________ Protocolo I :Orientaes Gerais ao cuidador


A Secretaria do PROHDOM est localizad a no ___________________Fone__________, ramal______. Funciona de segunda sexta -feira das 07:00 s 19:00hs O PROHDOM tem por finalidade prestar assistncia de profissionais mdico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, assistente social, nutricionista, fisi oterapeuta ao paciente em sua residncia , quando indicado. A presena do cuidador se faz obrigatria nos dias de visita. A Assistncia Domiciliar responde pelo paciente matriculado enquanto este estiver em seu domiclio. A participao da famlia fundam ental para a recuperao do paciente e esta responsvel pelos cuidados do dia a dia para com o mesmo. Quando por qualquer motivo o paciente tiver que ser removido para o hospital, passar a ficar sob a responsabilidade do servio mdico que o atendeu casos de emergncia o paciente dever ser removido ao Pronto Socorro da Unidade Hospitalar Nos de referncia de origem, acionando 192 . dias programados para visita de enfermagem para os procedimentos indicados, o paciente Nos dever estar de banho tomado. Providenciar um saco para desprezar o material utilizado. visitas dos profissionais da equipe do PROHDOM, tanto no Atendimento Domiciliar, como na As Internao Domiciliar, sero realizadas sempre que necessrio, conforme indicao do mdico. casos d e viagem, internao, bito, mudana de endereo o familiar/cuidador dever comunicar Nos a secretaria do PROHDOM pelo Fone ____________________, ramal__________. O agendamento dos exames solicitados pelo mdico dever ser feito pessoalmente na secretaria do PROHDOM de 2 6 das 07:00 s 19:00 hs. O fornecimento de equipamento hospitalar ( cama, cadeira, andador, muleta, etc), possvel desde que seja protocolado o termo de responsabilidade. ocorrncia de bitos na residncia durante o expediente do PROHDOM,o familiar/cuidador dever Na entrar em contato com a secretaria do PROHDOM, pelo Fone____________ , ramal________________para orientao e encaminhamento ao funeral. Havendo disponibilidade da avaliao mdica, ser verificado a possibilida de de fornecimento do atestado de bito. bitos ocorridos fora do Nos expediente do PROHDOM,o familiar/cuidador dever procurar a Delegacia do bairro para encaminhamento do funeral. Higiene pessoal: banho, barba, corte de cabelo, corte de unhas, escovao dos dentes, limpeza de olhos e ouvidos e hidratao da pele com creme. Higiene ntima dever ser feita sempre que necessrio. Higiene diria do quarto, mantendo as janelas abertas para arejar e permitir a entrada de luz solar. Limpeza diria dos pertences pessoais: cadeira de banho, cadeira de rodas, andador, muletas, cama, etc. Trocar os lenis de cama uma vez por semana ou sempre que necessrio. o paciente par tomar banho de sol. Levar Estimular leitura , televiso, trabalhos manuais, convers ar e etc. Estabelecer horrios para alimentao que dever ser fracionada e dividida em 6 refeies por dia. Preparar a refeio com alimentos ricos em fibras, protenas, carboidratos. Os ingredientes devem estar frescos e bem lavados para evitar infec es gstricas e intestinais. Estimular o auto cuidado: faa de tudo para que paciente seja e sinta -se o mais independente possvel. Estimule para que ele se alimente sozinho e de preferncia em outro ambiente que no seja o quarto. possvel faa com que o paciente ande. Se as mos antes e aps prestar qualquer cuidado ao paciente. Lave Eu, ______________________________________________________, cuidador do paciente __________________________________, PROHDOM n _______, recebi e estou ciente das orientaes contidas neste protocolo. Assinatura: ________________________________________Data : _____/____/________ Enfermeira : ____________________________________ __ Coren:__________________

37

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

Protocolo II:Orientaes gerais para o cuidador do paciente acamado Manter a cabeceira da cama elevada. mudana de decbito, se possvel a cada 2 horas. Este cuidado Faa necessrio para preveno de infeces pulmonares, auxilia no bom funcionamento do intestino e principalmente na preveno do aparecimento de leses na pele. Mantenha o paciente sempre seco e higienizado. Mantenha as pernas e braos elevados, apoiando cotovelos e joelhos com travesseiros. Mantenha os ps em posio confortvel e anatmica ( flexionados). Proteja as proeminncias sseas ( joelho, tornozelo, quadril e ombro) e regies de apoio ( orelhas, ndegas, calcanhar) com almofadas e travesseiros. sempre atento para: presena de confuso mental, mudana de Esteja comportamento, falta de ar, agitao, lbios ou dedos roxos, febre, aceitao de dieta, presena de engasgos, aspecto, quantidade e frequncia das eliminaes (fezes e urina), presena de inchaos nos ps ou mos e aparecimento de feridas na pele. perceba algum desses itens faa contato com o PROHDOM de 2 6 Caso feira no horrio das 07:00 s 19:00hs, fone _______________, ramal ___________ ou solicite socorro mdio, pelo telefone 192 . O Hospital de origem __________________________________________________ a retaguarda para o paciente usurio do PROHDOM- Programa Hospital Domiciliar e funciona 24 horas por dia.

Eu, ___________________________________________, cuidador do paciente _____________________________________________, PROHDOM n ______, recebi e estou ciente das orientaes contidas neste protocolo.

Assinatura: ___________________________________ Data : _____/____/_____ Enfermeira : __________________________________ Coren:_______________

38

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

Protocolo III:Orientaes gerais para o cuidador do paciente com leses de pele

as mos antes e depois de prestar qualquer cuidado ao paciente. Lave O curativo ser trocado pela equipe de enfermagem do PROHDOM ______vezes por semana com ____ ____e ocludo com ________. Nunca deixe o membro da ferida apoiado na cama , no cho ,etc. Durante o banho proteja a ferida da gua do chuveiro e do sabonete utilizando saco plstico ( ambos contm substncias que podem retardar a cicatrizao). A equipe de enfermagem do PROHDOM se responsabiliza e compromete a levar at a residncia todo o material necessrio para a execuo do curativo. houver necessidade de fazer o curativo antes da data agendada faa Se contato com a equipe de enfermagem do PROHDOM pelo fone _______________________ ramal__________de 2 6 feira das 07:00 s 19:00 hs.

Eu, ___________________________________________, cuidador do paciente _____________________________________________, PROHDOM n ______, recebi e estou ciente das orientaes contidas neste protocolo.

Assinatura: ___________________________________ Data : _____/____/_____ Enfermeira : __________________________________ Coren:_______________

39

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

Protocolo IV:Orientaes gerais para o cuidador do paciente com Uripen

as mos antes e depois de prestar qualquer cuidado ao paciente. Lavar a higiene ntima com gua e sabo , deixando o membro livre de umidade. Faa Coloque o Uripen da forma indicada na embalagem fazendo a fixao na base do pnis para evitar vazamentos e garroteamento. Adapte a extenso ( Urofix ) e o mantenha sempre abaixo do nvel do corpo para evitar refluxo. Troque o dispositivo e o coletor a cada 24 hs ou sempre que necessrio. Sempre que necessrio esvazie o coletor, utilizando para este fim um recipiente previamente lavado e higienizado com lcool 70%. perceba alterao na cor, aspecto, odor e quantidade de urina faa Caso contato com a equipe de enfermagem do PROHDOM pelo fone ________________ ramal_________ de 2 6 feira das 07:00 s 19:00hs.

Eu, ___________________________________________, cuidador do paciente _____________________________________________, PROHDOM n ______, recebi e estou ciente das orientaes contidas neste protocolo.

Assinatura: ___________________________________ Data : _____/____/_____ Enfermeira : __________________________________ Coren:_______________

40

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

Protocolo V: Orientaes gerais para o cuidador do paciente traqueostomizado sem necessidade de aspirao de vias areas superiores

as mos antes e depois de prestar qualquer cuidado ao paciente. Lave Trocar o colar fixador da cnula a cada 3 dias ou sempre que necessrio. Manter a regio da pele ao redor da cnula limpa e seca ( se houver alterao no aspecto da pele ao redor da cnula como : irritao, sada de secreo, cheiro forte, faa contato imediatamente com a equipe de enfermagem do PROHDOM pelo fone _____________ ramal ___________ de 2 6 feira das 07:00 s 19:00 hs. o paciente apresentar tosse ou sada de secreo pela traqueostomia faa Se contato com a secretaria do PROHDOM. a cnula saia do orificio, no tente introduzir acione o Servio de Caso Remoo pele tel. 192 .

Eu, ___________________________________________, cuidador do paciente _____________________________________________, PROHDOM n ______, recebi e estou ciente das orientaes contidas neste protocolo.

Assinatura: ___________________________________ Data : _____/____/_____ Enfermeira : __________________________________ Coren:_______________

41

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

Protocolo VI :Orientaes gerais para o cuidador do paciente em uso de sonda vesical de demora as mos antes e depois de prestar qualquer cuidado ao paciente. Lave higiene ntima 1 vez por dia ou sempre que necessrio. Faa Durante a higiene ou manipulao do paciente, esteja atento para no tracionar (puxar) a sonda. Isto pode provocar desconforto e traumatizar o canal da urina, que por sangramento interno pode at obstruir a sonda. Oferea lquidos vontade. Mantenha a sonda fixada na parte interna da coxa, trocando a fixao 1 vez por dia. Sempre que necessrio , esvazie o coletor , e para isto utilize um recipiente previamente lavado e higienizado com lcool 70 %. A troca de sonda s dever ser feita por profissional mdico e de enfermagem com indicao e agendamento prvio. perceba alterao na cor, aspecto, odor e quantidade de urina, faa Caso contato com o PROHDOM pelo fone __________________ de 2 6 feira das 07:00 s 19:00 hs.

Eu, ___________________________________________, cuidador do paciente _____________________________________________, PROHDOM n ______, recebi e estou ciente das orientaes contidas neste protocolo.

Assinatura: ___________________________________ Data : _____/____/_____ Enfermeira : __________________________________ Coren:_______________

42

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

PROTOCOLO DO PROHDOM- PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR

ATRIBUIES DOS PROFISSIONAIS:


MDICO ENFERMEIRO TCNICO/AUX.DE ENFERMAGEM NUTRICIONISTA ASSISTENTE SOCIAL FISIOTERAPEUTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

43

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

PROTOCOLO DO PROHDOM- PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR

ATRIBUIES DO MDICO COORDENADOR

1. Coordenar a equipe multidisplinar e o gerenciamento do caso; 2. Avaliar o paciente ainda internado com indicao de admisso no PROHDOM; 3. Discutir caso e plano teraputico com o mdico assistente da unidade hospitalar, responsvel pelo paciente; 4. Entrevistar familiares do paciente; 5. Orientar e preparar o responsvel pelo paciente para alta hospitalar, esclarecendo o funcionamento do PROHDOM; 6. Indicar os profissionais necessrios para a Assistncia Domiciliar Atendimento e Internao Domiciliar : mdico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social,etc). 7. Solicitar a presena do familiar cuidador no PROHDOM, quando necessrio; 8. Realizar eventuais visitas no domiclio, supervisionando o seguimento teraputico; 9. Avaliar a assistncia prestada pelo PROHDOM; 10. Convocar e coordenar reunies informativas e tcnicas da equipe; 11. Participar de cursos , palestras e simpsios a ttulo de atualizao.

44

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

PROTOCOLO DO PROHDOM- PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR

ATRIBUIES DO MDICO VISITADOR

1. Realizar a visita domiciliar ; 2. Traar plano teraputico que ser adotado,ou seja, orientar aos familiares e cuidador como ser o tratamento domiciliar mediante as necessidades clnicas do paciente, informando o tempo de assistncia, programao do desmame e alta, alm de estabelecer as competncias entre a equipe e paciente/famlia ; 3. Avaliar as intercorrncias desde a ltima visita. 4. Proceder exame fsico finalizando com a solicitao dos exames subsidirios necessrios e prescrio mdica. 5. Orientar , avaliar e gerenciar as necessidades individuais do paciente/ cuidador e famlia; 6. Solicitar a avaliao de outros profissionais da equipe, quando necessrio; 7. Fazer anotaes em pronturio; 8. Representar o hospital no domiclio, devendo apresentar-se uniformizado e identificado; 9. Participar de cursos, palestras e simpsios a titulo de atualizao.

45

SECRETA RI A MUN ICIPA L DA S ADE

PROTOCOLO DO PROHDOM- PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR ATRIBUIES DO ENFERMEIRO 1. Cumprir normas e rotinas estabelecidas; 2. Reciclar o Auxiliar de Enfermagem; 3. Prover o PROHDOM dos materiais necessrios; 4. Convocar e coordenar reunies informativas e tcnicas de enfermagem; 5. Planejar, organizar , supervisionar e avaliar a assistncia prestada pela enfermagem; 6. Avaliar pacientes internados com indicao de admisso no PROHDOM; 7. Realizar entrevista com os familiares para admisso no PROHDOM e entregar as orientaes por escrito; 8. Executar procedimentos mais complexos, orientando o auxiliar de enfermagem sempre que se fizer necessrio; 9. Promover a sistematizao da Assistncia de Enfermagem - SAE ( consulta , histrico , exame fsico, diagnstico, prescrio e evoluo de enfermagem); 10. Programar o agendamento semanal para as visitas de enfermagem; 11. Orientar familiar atravs de contato telefnico ou pessoalmente no PROHDOM; 12. Solicitar presena do familiar cuidador no PROHDOM, quando necessrio. 13. Representar o Hospital no domiclio, devendo apresentar-se uniformizado e identificado; 14. Participar de cursos, palestras, simpsios a ttulo de atualizao.

46

S E C R E T A R I A M UN I C I P A L D A S A D E

UNIDADE - PROHDO M- PRO GRAM A HO SPITAL DO MICILIAR ATRIBUI ES DO AUXILIAR DE ENFERMAGEM 1. Cumprir normas e rotinas estabelecidas; 2. Preparar diariam ente a maleta , com os m ateriais necessrios para os procedimentos que sero realizados conform e prescrio de enfermagem; 4. Apresentar para a enfermeira dvidas ou problemas detectados para que sejam devidam ente discutidos e tomadas as providncias; 5. Zelar pelo uso e cons ervao dos equipam entos; 6. Manter um bom relacionamento com a equipe multiprofissional; 7. Colher m aterial para exames laboratoriais; 8. Identificar , protocolar e entregar ao laboratrio material para exam e observando horrio.; 9. Controlar o m aterial de curativo sob sua responsabilidade, retirando e entregando devidamente preparado e identificado na Central de Material Esterelizado -CM E; 10. Executar curativos c onforme prescrio do enfermeiro;

11. Fazer anotaes referente as observaes e procedim entos executados; 12. Passar o planto diariamente para a enfermeira; 13.Representar o Hospital no domiclio, devendo apresentar-se devidam ente uniformizada e identificada; 14.Participar de cursos, palestras, simpsios a ttulo de atualizao.

47

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

PROTOCOLO DO PROHDOM- PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR

ATRIBUIES DO ASSISTENTE SOCIAL

1. Entrevistar o familiar cuidador responsvel pelo paciente, avaliando a questo psicossocial e econmica ; 2. Informar aos familiares quanto a importncia de sua participao no processo de conhecimento do diagnstico do paciente, tratamento, reabilitao e suas implicaes; 3. Visitar o paciente, visando aes de carter educativo em sade, orientaes e suporte social; 4. Orientar ao familiar e cuidador, quanto aos benefcios previdencirios, recursos institucionais e da comunidade, providenciando os encaminhamentos necessrios; 5. Organizar as visitas domiciliares em conjunto com a equipe multidisciplinar e necessidades do paciente; 6. Fazer relatrio social e anotaes em pronturio;

7. Representar o hospital no domiclio, devendo apresentar -se uniformizado e identificado; 8. Participar de cursos, palestras e simpsios a ttulo de atualizao.

48

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

PROTOCOLO DO PROHDOM- PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR

ATRIBUIES DO FISIOTERAPEUTA

1. Visitar o paciente, avaliando suas condies de reabilitao; 2. Agendar visitas e avaliaes ; 3. Orientar aos familiares, quanto ao posicionamento, exerccios e mobilizao e importncia de sua participao para evoluo no quadro de reabilitao do paciente; 4. Orientar a realizao de possveis adaptaes no domiclio como: construo de rampas, corrimos, piso apropriado, entre outros. 5. Orientar o manuseio e transferncias das pessoas com dependncia fsica; 6. Avaliar necessidade do uso de equipamentos, como: bengala, andador , cadeira de rodas e outros; 7. Indicar Centros de Reabilitaes em casos que necessitem de cuidados mais complexos ; 8. Fazer anotaes em pronturio; 9. Representar o hospital no domiclio, devendo apresentar -se uniformizado e identificado; 10. Participar de cursos, palestras e simpsios a ttulo de atualizao.

49

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

PROTOCOLO DO PROHDOM- PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR ATRIBUIES DO NUTRICIONISTA

1. Visitar o paciente, avaliando condio nutricional ; 2. Agendar visitas e avaliaes no domiclio; 3. Orientar os familiares, quanto ao procedimento e uso de dietas; 4. Participar, em conjunto com o mdico responsvel pelo paciente, da indicao de sonda enteral; 5. Orientar os pacientes que fazem uso de sonda nasoenteral/ nasogstrica, manuteno, higiene e cuidados em geral; 6. Fazer anotaes em pronturios; 7. Representar o hospital no domiclio, devendo apresentar -se uniformizado e identificado; 8. Participar de cursos, palestras e simpsios a ttulo de atualizao.

50

SECR ETA RI A MUN ICIPA L DA S ADE

PROTOCOLO DO PROHDOM- PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR


ATRIBUIES DO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

1. Programar visitas mdicas domiciliares; 2. Controlar os pronturios do PROHDOM (altas,bitos,pacientes novos, exames, intercorrncias, relatrios, etc ); 3. Separar os pronturios que sero realizados as visitas domiciliares; 4. Controlar material emprestado aos pacientes do PROHDOM (cama, cadeira de rodas, andador, etc.); 5. Organizar planilhas para fins estatsticos: produtividade dos profissionais, uso do transporte e rotatividade dos pacientes; 6. Elaborar impressos utilizados no Servio; 7. Identificar no mapa os endereos dos pacientes em atendimento no PROHDOM, conforme a rea de abrangncia na Unidade Hospitalar; 8. Executar servios administrativos em geral: memos, confeco de escalas,frias, solicitao de almoxarifado,manuteno,cargas, fax, etc; 9. Agendar entrevistas com familiares; 10. Realizar atendimento e orientaes ao pblico em geral, via telefone ou pessoalmente;

51

Ficha encaminhamento FRENTE


SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE

PROHDOM N_________

ENCAMINHAMENTO PARA O PROGRAMA HOSPITAL DOMICILIAR - PROHDOM I- Preenchimento pelo setor encaminhante

Nome:______________________________________________________ R.H. _________________ Sexo Fem. Masc. Idade: _______________________________ Hospital Enfermaria Setor: ________ Andar :___ Leito _____ Ramal:______________________ Ambulatrio Pronto Socorro- Enfermaria _________________________________ Outros _________________________________________________________________________ Mdico solicitante: _________________________CRM:________________Data:__________________

II- Informes mdicos a cargo do setor encaminhante Resumo Clnico:______________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ -Diagnstico(s) de Internao:____________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ - Antecedentes Clnicos :________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ -Evoluo e condio clnica de alta:______________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ - Principais Resultados de Exames subsidirios:______________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ -Indicao para o PROHDOM : __________________________________________________________ - Portador de Molstias Infecto Contagiosas : No Sim- Especificar ____________________ ____________________________________________________________________________________ - Dieta recomendada : V.O. SNG SNE outras Especificar: __________________ ____________________________________________________________________________________ - Fisioterapia: No Sim Especificar: ________________________________________ _____________________________________________________________________________________ - Oxignio: No Sim Inalao contnuo ___ L O 2 / min. -Medicao prescrita ( alta):______________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

52

Ficha encaminhamento VERSO


III- Informes de Enfermagem a cargo do setor encaminhamente -Resumo estado geral do paciente: ________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ -Curativo Tipo: ________________________________________________________________________ Local : _______________________________________________________________________ Medicao usada :______________________________________________________________ - Drenos : Tipo :_______________________________________________________________________ Local: _______________________________________________________________________ - Ostomias: Tipo : _____________________________________________________________________ Local : _____________________________________________________________________ - Necessidades de cateter: Gstrico n _____ Enteral n _____ Vesical n _____ Data de colocao ______/_____/_______ Data de colocao ______/_____/_______ Data de colocao ______/_____/_______

Nome do Enfermeiro (a) e carimbo _____________________ Coren: _____________ Data:_________

IV-Informes gerais a cargo do setor encaminhante Endereo:_______________________________________________n ____ complemento___________ Bairro:____________________________________________ Guia:__________ Mapa:______________ Data de Nascimento: ___/___/___ Idade: _____Naturalidade:____________ Cor: _________________ Responsvel __________________________________________________________________________ Telefone (res)____________________ Telefone (rec.)_________________________________________ Nome da Assistente Social e carimbo: ___________________________ Data ____/____/___

V-Aprovao mdica da admisso do paciente do Programa de Assistncia Domiciliar-PAD Nome do Mdico(a): ______________________________ CRM:________ Data:____/____/____

Obs:_____________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

53

Controle visitas Unidade/Profissional /paciente


Cod Unidade Data Profissional Paciente Exito Obs. Nome

Controle Unidade/pacientes
Cod 0 100001 Regra: Cod = CodUnidade x 100.000 + Cod ordinario crescente Nome Sexo RH Pacientes Data nasc. Data Adm Data Alta Data bito Diagnstico CID 10 UID/UAD

54

You might also like