You are on page 1of 30

5

1. Dados da Empresa 1.1 Definio do Negcio AM REMANUFATURAS trabalha com reciclagem de cartuchos e Toners de impressoras e futuramente dentro de um plano de atuao, pretende trabalhar com a venda de equipamentos de informtica e manuteno de impressoras e copiadoras em geral. 1.2 Histrico da Empresa O empreendimento dentro de seu planejamento prev a instalao em maio de 2008, sendo assim, no h histrico de atuao da empresa. Porm a cerca de seis meses os empreendedores vm elaborando pesquisas de mercado, pesquisando fornecedores, analisando a concorrncia e elaborando um programa de atuao juntamente em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Guara. Este programa de atuao prev a elaborao de um teste com 26 Unidades Escolares, onde estas participam recarregando seus cartuchos de tinta junto a AM REMANUFATURAS, que por fim elabora testes de melhores condies de trabalho, melhores fornecedores, estudo da qualidade de seus produtos e estudo de viabilidade econmica, tudo isso na prtica do dia-a-dia. O projeto descrito, vm mostrando seus resultados e os anexos deste PLANO DE NEGCIOS demonstraro qual foi a sua relevncia.

1.3 Caracterizao da Empresa Razo Social: Marcelo Gris S/A CNPJ: No cadastrada Inscrio Estadual: No cadastrada Inscrio Municipal: No cadastrada Cadastro na Associao Comercial: No cadastrada Proprietrio: Marcelo Gris Endereo do Proprietrio: Rua da Independncia, 1275 Setor Planalto Guara Tocantins. Telefone do Proprietrio: Res.: 0xx63 3464-1944 Cel.:0xx63 9219-3947 E-mail do Proprietrio: celogris@yahoo.com.br Scio: Andr Luis Rodrigues Souza Endereo do Scio: Av. Gois, 3860 Setor Nova Braslia Guara Tocantins. Telefone do Scio: 0xx63 9218-6700 E-mail do Scio: rodriguesouza1@hotmail.com Nome Fantasia da Empresa: AM Remanufaturas Endereo da Empresa: Rua da Independncia, 1275 Setor: Planalto Cidade: Guara CEP: 77 700-00 Estado: Tocantins Matriz: Guara-TO Filiais: Futuramente (Colinas Araguana Palmas Paraso do Tocantins e Gurupi). Data da Constituio da Empresa: Maio de 2008. Abrangncia de Atuao: Atualmente, Guara e cidades circunvizinhas.

2. Misso Contribuir para a reciclagem de cartuchos de tinta e toners de impressoras e copiadoras, evitando o desgaste ambiental, principalmente no que diz respeito ao uso dos recursos naturais no renovveis, oferecendo um produto que apesar de similar, tenha uma relao custo X benefcio, promovendo ainda a qualidade e economia compatvel com as necessidades dos clientes de um mundo globalizado e exigente. 3. Viso Como empreendimento a AM Remanufaturas, tem a viso em curto prazo de estabelecer-se como referncia na rea de recarga de cartuchos e toners de impressoras e copiadoras na regio de Guara e cidades circunvizinhas, em mdio prazo estabelecer novas reas de atuao como a manuteno de impressoras e copiadoras elevando assim a atuao para as regies de Guara e Colinas. E em longo prazo estabelecer-se como referencia nas cidades de Guara, Colinas, Araguana, Palmas, Paraso e Gurupi expandindo sua rea de comercializao para os seguintes produtos e servios: Remanufaturas, Manuteno de Impressoras e Venda de equipamentos e assessrios de informtica (Mouse, Teclados, Cartuchos Originais, Suprimento de peas de informtica e suprimento para a rea de Impressoras e copiadoras em geral) . 4. Objetivos Estratgicos (ou Globais) Ter 15% do mercado dos cartuchos de impressoras jato de tinta

remanufaturados e 30% do mercado de recargas de toners de impressoras laser remanufaturados com seis meses de atuao. Aps um ano de atuao instalar um Ponto de Venda em Colinas e comear a trabalhar com a manuteno especializada de impressoras Laser e Jato de tinta, sempre com profissionais capacitados e com garantia de qualidade.

Com um ano e meio de atividade, estudar a viabilidade de trabalhar com a venda de suprimentos para informtica, principalmente aqueles ligados a manuteno de impressoras, a partir deste momento o empreendimento deve estar configurado para atender as cidades de Guara, Colinas, Araguana, Palmas e Gurupi, para isso deve se fazer um estudo em cada regio, para definir qual a melhor forma de atuao. 5. Exigncias (Aspectos) Legais para o Funcionamento da Empresa Cadastramento nos rgos Federais, Estaduais e Municipais. Adequao de um certificado de qualidade garantida por rgos que atestem estes fatores atravs de estudos e pesquisas 6. Objetivos do Plano Estudo da viabilidade da idia. Exploramos, ao longo dos ltimos 6 meses, a idia aqui proposta, em todos os aspectos, criticando todas as possibilidades e levantando todos os possveis problemas que possam surgir ao longo da implementao e execuo do projeto. Alternativas foram levantadas e consideradas atravs de cenrios distintos. Este documento retrata todo este trabalho de respaldo da idia com bases concretas e fontes fidedignas de informao. 6.1 A Quem se Destina Este plano est sendo escrito para quaisquer entidades fsicas ou jurdicas que se interessem em explorar financeiramente a oportunidade, no havendo nenhum preconceito ou distino quanto ao segmento de atuao do proponente ou seus interesses de longo prazo. Os scios acreditam que a alta atratividade do projeto pode chamar a ateno de instituies financeiras ligadas a investimentos de risco, pessoa fsica com interesse em aumentar a rentabilidade de seus investimentos de mdio prazo e empresas ligadas direta ou indiretamente ao ramo de atividade ou ao negcio explorado por esta empresa.

Em quaisquer dos casos, por se tratar de uma idia inovadora e sem precedentes no mercado externo ou nacional, exige-se que o leitor firme um compromisso de confidencialidade que o impea de divulgar os pontos principais da estratgia da idia, sob risco de perder uma das vantagens competitivas da idia que a inovao. E, por este motivo, as cpias deste documento so numeradas e controladas.

10

7. Sumrio Executivo (Resumo) Contm uma pequena descrio da empresa, seu mercado e suas pretenses futuras. Este sumrio executivo tem por finalidade dar a idia geral do projeto a fim de facilitar a compreenso dos interessados em sua leitura. Este presente Planejamento visa detalhar e orientar os empreendedores sobre a criao de um modelo de empresa para atuao na rea de reciclagem de cartuchos de tinta e toners para impressoras e copiadoras, alm de prestar servio de manuteno para os mesmos, bem como o ramo de venda de equipamentos na rea, suprindo uma necessidade da regio que compreende os municpios no entorno de Guara. Neste Planejamento destacam-se se aspectos importantes como: Os produtos e servios que sero comercializados e suas respectivas caractersticas; O investimento necessrio para a implementao do negcio; Elaborao de planilhas de custos fixos e variveis A Misso e a Viso da Empresa; Os propsitos da criao do negcio; A Elaborao de um diagnstico estratgico do empreendimento; A Prospeco de cenrios, tanto a curto como mdio e longo prazos; A anlise dos objetivos e desafios empresariais; As Estratgias de Marketing usadas para atingir as metas; A diviso hierrquica do negcio; Os investimentos necessrios; O retorno esperado e a diviso de lucros entre os scios; Os impostos e as taxas embutidas sobre o custo da mercadoria.

Assim como outros fatores determinantes para visualizao prvia do empreendimento antes de sua implementao, j que a empresa pretende se instalar em maio de 2008.

11

7.1 O Negcio A empresa AM REMANUFATURAS existe para renovar e reciclar cartuchos de tinta e toners de impressoras de todos os modelos dando uma nova vida para produtos que antes com o final de sua vida de uso eram simplesmente descartados e poluam o meio ambiente consumindo os recursos naturais que so finitos. Alm deste importante servio a empresa pretende realizar a manuteno nos equipamentos como: Impressoras e copiadoras das mais variadas marcas, trabalhando ainda com a rea de venda de equipamentos e assessrios de informtica, principalmente aqueles ligados a suprimento de impressoras. Sendo assim, de maneira geral a AM REMANUFATURAS trabalhar com reciclagem de cartuchos e Toners de impressoras, venda de equipamentos de informtica e manuteno de impressoras e copiadoras. Dentro do planejamento futuro da empresa, uma necessidade de se conquistar um certificado de qualidade, que ateste e garanta os servios prestados pela empresa. Este certificado poder ser validado por corporaes como: HP, INTEL, IBM, MICROSOFT entre outras. O fator mais determinante para a existncia deste mercado a necessidade existente do cliente, que na maioria das vezes busca este servio nos grandes centros, localizados em sua maioria na regio centro sul do pas, ou ento na capital do estado, Palmas. Para iniciar-se nesta atividade necessrio ter um conhecimento especfico da atividade, alm de muita prtica no seu desenvolvimento. Outro fator importante a credibilidade dos servios que deve representar respeito e demonstrar sinnimo de produto confivel. O Mercado alvo engloba inicialmente a regio do entorno dos municpios de Guara, porm a um estudo de expanso da atividade para as principais cidades do estado, como: Araguana, Palmas, Gurupi, Colinas e Gurupi. Em sua maioria, as empresas que lidam com esta atividade no so profissionalizadas e trabalham com um nvel de colaboradores e de tecnologia que tem

12

uma produtividade muito baixa e na maioria das vezes acaba diminuindo a vida til das impressoras. O diferencial da empresa, entendendo-se que qualidade, agilidade e preo competitivo sejam fatores primordiais e comuns a todos os concorrentes, est centrado na profissionalizao da atividade. Sendo assim, o empreendimento pretende ser reconhecido como uma atividade que no prejudique a vida til das impressoras e copiadoras de seus clientes. Outro fator importante a destacar-se que o cliente ao usufruir os produtos e servios da empresa AM REMANUFATURAS ser aquele consciente e certificado de suas responsabilidade com o meio ambiente, pois estar adquirindo um servio/produto que reduz o desgaste ambiental, pois cartucho que remanufaturado reaproveitado. 7.2 O Mercado de Recarga de Cartuchos Com o passar dos tempos, novas tecnologias e os avanos da democratizao eletrnica vem criando novos mercados e novas formas de investimento para empreendedores, uma delas a recarga de cartuchos. Mecanismos de reutilizao, reciclagem, tratamento e disposio final esto sendo pesquisadas e colocadas em prtica pelas indstrias fabricantes nos ltimos tempos dentre eles destacamos a recarga dos cartuchos, tendo em vista que para fabricar um cartucho de Inkjet/Toner necessrio, em mdia de 2 a 5 litros de petrleo, o plstico usado em cada cartucho de impressora leva mais de dez sculos para se decompor; a reciclagem reduz resduos slidos: so economizados mais de 38.000 toneladas de plsticos e metal a cada ano; alm disso a atividade gera empregos e incentiva a economia nacional reduzindo os custos que podem chegar a 60% do valor do novo; reduz o lixo no biodegradvel economizando a energia nos processos produtivos, entre inmeros pontos que podem ser destacados H cerca de cinco anos atrs, a recarga de cartuchos era considerada uma atividade complementar de renda, principalmente para famlias que no supriam suas necessidades apenas com um emprego de carteira assinada, ou seja, ela surgiu basicamente como uma atividade informal, uma forma de trabalhar por conta prpria,

13

iniciar uma nova atividade para complementar o oramento domstico, reduzir custos, ter seu prprio negcio e ser seu prprio patro. Esta atividade uma excelente opo para ter considerveis ganhos em pouco tempo; Comeou ento, a notar-se que o negcio alm de muito lucrativo, pois tem uma procura muito compensadora, uma forma muito econmica de montar sua prpria firma, pois praticamente no necessita de nenhum investimento elevado. Surgiu ai, a necessidade de profissionalizar a atividade, da ento a possibilidade de impor maiores controles de qualidade sobre os produtos, investir melhor nos processos de produo e garantir o progresso do investimento. Sabemos que at mesmos os processos artesanais necessitam de organizao e de um pouco dos princpios da administrao para sobreviver e elaborando um plano de negcios definindo estratgias para este negcio explicita a finalidade deste planejamento, A PROFISSIONALIZAO. 7.3 O que diz a Legislao sobre esta Atividade Econmica O Art. 225. da Constituio Brasileira afirma: Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defende-lo e preserva-lo para as presentes e futuras geraes. Porm por incrvel que parea no existe legislao especfica que defina a atividade de recarga de cartuchos, mas a constituio dentro do seu artigo 255, pode oferecer amparo legal para a existncia destas empresas. Uma legislao que aproxima-se da finalidade da recarga de cartuchos a das latas, vidros e garrafas PET, que afirma o seguinte: Art. 164 - A reciclagem de resduos deve ser adotada quando ocorrerem alternativamente as seguintes hipteses: I- considerada economicamente vivel e quando exista um mercado, ou este possa ser criado para as substncias produzidas e os custos que isso requer no sejam desproporcionais em comparao com os custos que a disposio final requereria;

14

II- considerada tecnicamente possvel mesmo que requeira pr-atendimento do resduo; III- considerada ambientalmente conveniente. Pargrafo nico - A reciclagem deve ocorrer de forma apropriada e segura, de acordo com a natureza do resduo, e de forma a no ferir os interesses pblicos, nem aumentar a concentrao de poluentes. Artigo 104 dispe que os critrios a adotar quanto ao mtodo de reciclagem tero normas tcnicas elaboradas pelo SISNAMA. O Artigo 169 dispe que as empresas exclusivamente recicladoras gozar de privilgios fiscais e tributrios, cujas normas especficas devero ser editadas pelo Governo Federal, Estadual, Municipal e Distrital. 8. A Concorrncia Pequenos empreendedores que trabalham de forma artesanal (cerca de 10 pontos) TEQ PRINT Empresa situada em Guara que atua quase que nos mesmos moldes da AM REMANUFATURAS, porm no tm maquinrios e processos de produo definidos, muito menos certificaes que comprovem sua qualidade; MULTILASER Empresa constituda e com muito tempo de atuao no mercado que trabalha tambm com a profissionalizao da recarga de cartuchos, porm no tem sede prpria na cidade de Guara e seus produtos no so vendidos diretamente aos clientes, ou seja, o custo final da mercadoria acaba ficando elevado por ter que ser repassado por meio de atravessadores ou comerciantes; LIVRARIAS, PAPELARIAS E EMPRESAS DE SUPRIMENTO DE INFORMTICA estas em sua maioria so clientes da empresa MULTILASER, e alm de concorrentes, podem ser consideradas como possveis clientes, pois somente comercializam o produto em questo. Dentre estas podemos destacar as seguintes empresas de Guara: Papelaria Gomes e Amui Informtica;

15

9. Produtos e Servios Necessrios para o Incio das Atividades Equipamentos Descrio Mquina de 01 Recarga (FMT do Brasil) Mquina de Pressurizao e 01 Suco Produtos Descrio Estoque de tintas lquidas (Yellow, Ciano, Magenta e Preta) RC TINTAS Assessrios para embalagem dos produtos (Lacre, Snap de Fixao, Adesivos Maquina de vaporizao 01 Personalizados) Estoque de lcool Isoproplico, luvas, avental, culos de proteo, mascaras de Morsa com bancada Cabina de testes de cartuchos e toners respirao. Tinta em p Preta e Colorida Estoque de cartuchos vazios de todas as Estufa trmica para manter em temperatura adequada os marcas Estoque de toners vazios de vrias marcas Estoque de papel toalha e flanelas Voltmetro Jogo de Serra e facas Jogo de Chaves Estoque de Agulhas Ferramentas Descrio Estoque de Seringas

Qtd .

Qtd .

Qtd .

01

01

01

16

cartuchos 9.1 Capacidade Atual 150 cartuchos e 15 toners por dia. 9.2 Sistemas de Qualidade dos Produtos / Servios Todos os produtos so testados e tem garantia de um ms, sujeita a conferencia de acordo com as especificaes do termo de garantia. A empresa possuir o selo de empresa verde e buscar a implementao de um certificado de qualidade ISO. 9.3 Parcerias Parceria com as Diretorias Regionais de Ensino e suas respectivas Unidades Escolares e com variados rgos da Administrao Pblica; Parceria com a Associao Comercial e seus associados; Parceria com os Bancos Pblicos e Privados; Parceria com Multinacionais instaladas na regio; Estabelecimento de uma clientela bsica de consumidores domsticos.

17

9.4 Materiais Essenciais, Nacionais e Importados; As matrias primas e os materiais necessrios para o processo de produo so oriundos dos Estados de So Paulo e Minas Gerais, e tambm na prpria cidade. MATERIAL FORNECEDOR TEMPO DE ENTREGA Seringas e Agulhas Farmcias e Casas Instantnea Luvas, Veterinrias locais Mascaras, Supermercados locais Instantnea Instantnea

Aventais Papel A4, Flanelas Supermercados locais e Papel Higinico. Tintas Lquidas Tintas em P

RC Tintas (So Paulo- 10 dias teis SP) ISOLUCKS TINTAS DO 10 dias teis BRASIL LTDA (MatoSP) FMT do Brasil (So 10 dias teis

Demais Assessrios Recarga

para Paulo-SP)

9.5 Atividades de Pesquisas e Desenvolvimentos So realizadas semestralmente pesquisas quanto aceitao do produto, quanto ao controle de qualidade e quanto participao no mercado e tambm pesquisas de novos concorrentes e de concorrentes atuais. A empresa procurar tambm criar um programa de aperfeioamento da atividade, com treinamentos, cursos e intercmbios para sempre buscar melhores processos de profissionalizao do negcio.

10. Estrutura Organizacional

18

M P R

r e s i d e s p .

n c i a G e r a l g i s t i c u t o s o

D R e

e p a r t a m e n c a r g a d e C

t o d D e e P p ra o r dt a u m e on t o d D e e V p ea nr td a am s e n t o l o a r t R u ec ch po s e o T e o an t n e e n r d s iE m n e t rn e t go a d di r e t o r o d p

Organograma inicial da empresa (sujeito a novas propostas de alterao segundo seu crescimento)

11. Plano de Marketing

19

11.1 Anlise SWOT


01. Identificao da empresa 01.a. Nome: AM REMANUFATURAS 01.b. Endereo: Rua da Independncia, 1275 Setor Planalto Guara-TO 01.c. Segmento de mercado: Servios de Remanufaturas de Cartuchos de tinta de impressoras jato de tinta e de impressoras e copiadoras laser 01.d. Produto/Servios: Prestao de Servios 01.e. Tempo de atividade: Nova Entrante 01.f. Quantidade de funcionrios: 5 01.g. Responsvel pelas informaes: Marcelo Gris 02. Quais so os principais concorrentes de sua loja, em quais cidades ou regies eles se localizam? Como o consumidor costuma comparar os preos praticados entre eles e sua loja? 02.a. Principais concorrentes e sua localizao: Concorrente 1: TEQ PRINT Localizao: Guara - TO Concorrente 2: AMUI INFORMTICA Concorrente 3: MULTILASER Localizao: Guara - TO Localizao: Araguana - TO

02.b. Comparao de preos entre a mdia dos trs principais concorrentes: Preos do Concorrente 1: 1. ( ) Muito mais altos 2. ( x ) Mais altos 3. ( ) Iguais 4. ( ) Mais baixos 5. ( ) Muito baixos 6. ( ) Muito mais baixos Preos do Concorrente 2: 1. ( ) Muito mais altos 2. ( x ) Mais altos 3. ( ) Iguais 4. ( ) Mais baixos 5. ( ) Muito baixos 6. ( ) Muito mais baixos Preos do Concorrente 3: 1. ( x ) Muito mais altos 2. ( ) Mais altos 3. ( ) Iguais 4. ( ) Mais baixos 5. ( ) Muito baixos 6. ( ) Muito mais baixos

03. Em relao aos trs principais concorrentes de sua loja, d notas de a 1 a 6 para representar e/ou comparar as potencialidades (pontos fortes, com notas entre 6 e 4) e fragilidades (pontos fracos, com notas entre 3 e 1), de acordo com sua avaliao de mercado. Os itens correspondentes devero ser avaliados nos seguintes aspectos:
Notas 6 5 4 3 2 1 NS Potencialidades ou pontos fortes Fortssimo Muito forte Forte Fragilidades ou pontos fracos Frgil (fraco) Muito frgil (muito fraco) Fragilssimo (fraqussimo) No sabe avaliar

ANLISE SWOT:

20

ASPECTOS ANALISADOS 01. ESTRUTURA FSICA - Localizao da Empresa - rea total da Empresa - Quantidade de itens vendidos 02. RECURSOS HUMANOS - Quantidade de funcionrios - Qualificao dos funcionrios 03. PRODUO/EQUIPAMENTOS - Capacidade instalada - Tecnologia - Relacionamento com fornecedores 04. FINANAS - Recursos financeiros - Possibilidade de obter emprstimos 05. MARKETING - (P1) Produtos - (P2) Preos - (P3) Propaganda/Comunicao - (P4) Promoo de vendas - Pesquisa de marketing - Equipe de vendas - Relacionamento com clientes 06. OUTROS ASPECTOS - Tempo de atuao no mercado - Atuao geogrfica - Quantidade de clientes - Unidade Estratgica de Negcios

AM REMANUFATURAS
Potencialidades Fragilidades

TEQ PRINT
Potencialidades Fragilidades

AMUI INFORMTICA
Potencialidades Fragilidades

MULTILASER
Potencialidades Fragilidades

3 4 5 5 5 4 5 5 4 6 5 6 5 6 6 4 5 3 3 5 5 4 5 6 4 6 4 4

3 3 1 2

4 6 3 2 3 4 5 4 4 6 1 2 2 4 3 3 3 4

1 6 6 5 5 6 6 5 6 5 6 1 4 2 5 5 4 6 5 6 6

3 3 3 1 4 3 4 3 4 4

2 3 5

SOMATRIO DOS ASPECTOS

90

49

25

46

27

107

04

RANKING DA ANLISE SWOT:


Posicionamento 1 lugar 2 lugar 3 lugar 4 lugar
* **

Potencialidades* MULTILASER AM REMANUFATURAS TEQ PRINT AMUI INFORMTICA

Pontos 107 90 49 46

Fragilidades** AMUI INFORMTICA TEQ PRINT AM REMANUFATURAS MULTILASER

Pontos 27 25 09 04

Em ordem decrescente Em ordem crescente

03.1. Correo das prioridades em relao s fragilidades para a AM REMANUFATURAS N. Aspecto frgil Ao Perodo 01 Localizao da Empresa Apesar de estar localizada no municpio de Continuamente

21

02

Tempo de Atuao no Mercado

03

Atuao Geogrfica

atuao a empresa fica um pouco fora do eixo do centro da cidade, para suprir esta deficincia a empresa deve investir em sua marca para consolidar o ponto de venda atual A empresa ainda no foi instalada, por tanto tem um aspecto negativo perante sua concorrncia, porm o fato de investir na imagem j ajuda a expandir a gama de clientes da empresa A empresa atua somente na cidade de Guara, porm tem projetos de expanso para algumas cidades do estado, principalmente aquelas no entorno da BR 153.

Continuamente

Semestralmente.

03.2. Correo das prioridades em relao s potencialidades: N. Potencialidades Ao 01 rea total da empresa Aumentar o espao de acordo com a necessidade. 02 Capacidade Instalada A Capacidade instalada de 150 cartuchos e 30 toners por dia, e deve ser expandida dentro do planejamento de expanso da empresa que ocorre a cada semestre Buscar linhas de crditos bancrias e aumentar gradativamente o caixa da empresa A equipe de vendas ainda muito pequena, devido a atuao inicial da empresa que ainda atende somente a regio de Guara, porm ao tempo que a empresa comear a expandir sua atuao uma nova equipe ser composta para atender a necessidade

Perodo A cada 6 meses (de acordo com o aumento das vendas) A cada 6 meses.

03 04

Recursos Financeiros Equipe de Vendas

Continuamente De acordo com o crescimento do empreendimento.

04. Anlise de ameaas e oportunidades (aspectos externos): EVENTOS AMEAAS 01. Perda de rea de atuao e de mercado. 02. Perda de clientes migrantes para a nova empresa por variados motivos como: Melhor estrutura da concorrente, melhores preos, e maiores atrativos promocionais. 01. Problemas com multas e impedimentos que podem causar a descontinuidade do investimento 02. Potencial falecimento do negcio se for considerado irregular OPORTUNIDADES 01. Maior chance de investir na imagem da instituio. 02. Concorrncia acirrada pode provocar maior investimento e em prol dos clientes, que podem ter uma opo no caso de insatisfao. 01. Investir em novas reas de atuao para garantir o funcionamento da marca AM. 02. Promover parcerias com as fabricantes originais para ser ento representante autorizado. AES/SUGESTES

CRIAO DE UM NOVO CONCORR ENTE

Potencializar melhoria da estrutura e investir na marca AM.

LEIS QUE BARREM A ATIVIDADE

Manter-se sempre atualizado, sob os aspctos legais do empreendimento.

11.2 Pesquisa de Mercado

22

Os consumidores so enquadrados na seguinte ordem: Empresas Pblicas: Entidades do Governo Estadual, Municipal e Federal; Empresas Privadas: Que estejam regularmente cadastradas nos rgos de responsabilidade. Consumidores Domsticos: So aqueles que fazem uso em menor escala dos produtos oriundos de recarga, por no usarem continuamente estes recursos, e sim de forma mais espordica. 11.3 Limitaes e entraves do Setor O fato de a empresa estar entrando no mercado, como nova forma de opo, gera na perspectiva dos clientes um certo receio, que deve ser superado com o passar do tempo e o ganho de experincia na atividade, demonstrando a qualidade e a garantia planejadas antes da abertura do empreendimento. 11.4 Segmentao 11.4.1 Mercado Alvo O nosso mercado sensvel qualidade do servio prestado. Um dos principais pontos da estratgia o foco em segmentos-alvo que conheam os princpios e fundamentos do produto oferecido e aceita pagar por ele. Todos os clientes da AM REMANUFATURAS precisam de material disponvel de forma rpida. A alta demanda de servios como os oferecidos pela AM REMANUFATURAS consolidam este comportamento do consumidor que requer uma rpida adequao ao forte crescimento do uso de equipamentos de impresso, principalmente por empresas e entidades governamentais. De forma global entendemos como potenciais mercados: Empresas Pblicas e Privadas; Parcerias com Associao Comercial e com Entidades constitudas na cidade de Guara;

23

Clientes domsticos que consomem geralmente em quatidades menores.

11.4.2 Cobertura Geogrfica Guara; Pedro Afonso; Colmia; Couto Magalhes; Itapor; Goianorte; Fortaleza do Taboco; Presidente Kennedy; Pequizeiro. 11.4.3 Segmentao Prestao de Servios na rea de Recarga de Cartuchos e toners de impressoras jato de tinta, multifuncionais e impressoras laser em geral. 11.4.4 Tempo de Entrada no Mercado Alvo Seis meses. 11.4.5 Potencial de Entrada no Mercado Alvo Bastante considervel principalmente por causa do nvel de concorrncia que ainda pouco existente.

11.4.6 Tendncias e Mudanas previstas no mercado-alvo

24

Existem novos mercados que podem ser explorados tanto na regio atual como nas futuras localidades que se pretende expandir o negcio. Pode-se destacar ento as seguintes tendncias futuras de mudanas no mercado-alvo e na diversificao de ramos de atuao: Explorar o mercado de conserto e limpeza de impressoras e copiadoras Atuar na rea de suprimento de equipamentos de informtica em geral, de todos os modelos; principalmente aqueles que so considerados assessrios de produtos inteiros (mouse, teclado, monitor, peas, placas, etc...) Expandir a atividade de recarga, abrindo filiais em localidades prdeterminadas, que sero definidas de acordo com estudos e elaboraes de propostas. 12. Estratgia de Marketing 12.1 Estratgia de Entrada no Mercado

Como nova entrante a AM REMANUFATURAS deve comear com uma linha de clientes definidos que sero os porta vozes do empreendimento e sero tambm os primeiros a responder sob as expectativas futuras da empresa. 12.2 Estratgia de Marca

A marca AM REMANUFATURAS ser constituda como referncia de equilbrio ambiental, e sua divulgao acontecer por meio do veculos de comunicao mais comuns da cidade.

12.3

Propaganda e Promoo

25

A Propaganda ser por meio de panfletos e atravs da veiculao de uma home page ou links em sites de maior divulgao da regio Outro fator importante so as promoes, que sero realizadas com freqncia trimestral, e tero foco na permanncia dos clientes. 12.4 Estratgia de Comercializao

Os produtos sero comercializados diretamente aos clientes ou por intermdio de parcerias comerciais com estabelecimentos que j trabalham com a venda destes tipos de produto 12.5 Poltica de Preos

Os preos seguiro sempre a tendncia de representarem uma economia perante o produto original e seguiro um padro de acordo com os custos e despesas da empresa. 12.6 Efeitos de Sazionalidade

Nos perodo de frias escolares e frias de fim de ano, a demanda pelos produtos ter um decrscimo acentuado, porm as promoes e liquidaes sero intensificadas. 12.7 Canais ou Formas de Distribuio

A empresa contar com um departamento de logstica, encarregado de distribuir os produtos e tambm estipular rotas de entrega e pontos de distribuio adequados.

12.8

Marcas, Patentes e Domnios

26

Todos os procedimentos para registro da marca e patentes de produo sero seguidos, de acordo com a legislao vigente. Alm disso a empresa respeitar a patente original de cada produto, divulgando sempre que trata-se de um produto remanufaturado e no pirateado.

12.9

Processos de Ps-venda

Todos os clientes sero cadastrados num banco de dados da empresa para que possam ser realizados os procedimentos de ps venda, como: Satisfao do cliente, Quantidade mdia de produtos adquiridos da empresa, e formas de pagamento que mais seriam agradveis para os clientes. 12.10 iferencial Competitivo Como j foi dito o diferencial competitivo perante a concorrncia dentro de Guara, ser a profissionalizao no primeiro instante, e posteriormente o modelo de relacionamento com os clientes e ainda por fim, a maneira com que a AM REMANUFATURAS adequasse as necessidades reais dos clientes, por meio dos processos de ps-venda.

13. Plano Financeiro

27

O Investimento ter duas fontes de recursos financeiros, uma oriunda de financiamento bancrio, com recursos do FAT Fundo de Amparo ao Trabalhador e outra de recursos prprios, ou seja, 60% de cotas para o proprietrio e 40% de cotas para seu scio. Tabela de Recursos Alocados FONTE DE RECURSOS Financiamentos 70% Recursos Prprios 30% TOTAL DE RECURSOS Tabela de Investimentos Iniciais DESCRIO DO INVESTIMENTO Reforma do Prdio Aquisio de Veculo Aquisio de Mquinas Aquisio de Matrias Primas Aquisio de Materiais de Escritrio Propaganda TOTAL DE INVESTIMENTOS VALOR EM (R$) 3.250,00 10.000,00 11.000,00 1.112,00 2.000,00 4,000,00 31.362,00 VALOR EM (R$) 21.952,00 9.410,00 31.362,00

Tabela de Proviso de Receitas (100 cartuchos/dia e 7 toners/dia) DESCRIO DA RECEITA VALOR EM (R$) por ms

28

Recarga de Cartuchos Jato de Tinta Recarga de Toners Laser Outras Receitas TOTAL Mensal TOTAL Anual Parcela do financiamento + custos fixos + custos variveis + despesas anuais TOTAL DA RECEITA ANUAL

40.000,00 15.000,00 2.000,00 +57.000,00 +684.000,00 -195.000,00 +489.000,00

Tabela de Custos Fixos e Variveis da Empresa DISCRIMINAO QUANTIDADE Vendas a vista (%) 75% Vendas a prazo (%) 25% A Total da Receita Operacional Bruta (ROB) CUSTOS FIXOS VALOR EM R$ 42.750,00 14.250,00 57.000,00

29

Mo-de-obra Indireta Salrio do Pessoal Adm. Encargos Sociais Sub-total 1 Outras Despesas Pr-labore e Encargos Sociais Aluguel IPTU Telefone, gua, Energia Seguro Honorrios do Contador Material de Expediente e Limpeza Manuteno Outros (8,12% sobre o total dos custos fixos Sub-total 2 Total dos Custos Fixos (1+2) CUSTOS VARIVEIS Mo-de-obra direta Salrio do Pessoal de vendas + encargos sociais Comisses sobre vendas Impostos Sub-total 3 Custos de materiais diretos Reposio de Estoque Outros (5% sobre a ROB) Sub-total 4 Total de Custos Variveis (3+4) B - Custos Fixos + Custos Variveis (1+2+3+4) RECEITA OU PREJUZO (A-B) Margem de Contribuio (ROB Custos Variveis) Ponto de Equilbrio (break-even-point) (CF/MC*ROB) 14. Observao Expressa sobre o Plano

800,00 120,00 920,00 1050,00 100,00 700,00 220,00 280,00 250,00 450,00 247,66 3.050,00 3.297,66 1.600,00 450,00 4.000,00 6.050,00 2.040,00 1.500,00 3.540,00 9.590,00 12.887,66 44.112,34 47.410,00 3.964,70

As informaes que a AM REMANUFATURAS publica neste plano podem conter referncias, ou referncias cruzadas, a produtos, marcas ou cdigos de referncia de cartuchos, impressoras e seus respectivos fabricantes. Tais referncias no significam que a AM REMANUFATURAS pretenda lanar tais produtos, ou tentar levar m interpretao que somos representantes, afiliados, parceiros, revendedores ou possumos qualquer vnculo com tais fabricantes.

30

As marcas servem apenas de referncia para consulta dos cartuchos que podem ser remanufaturados com alto padro de qualidade pela AM REMANUFATURAS Os produtos so remanufaturados utilizando-se normas internacionais de qualidade. Todavia que fique claro que a AM REMANUFATURAS marca da empresa MARCELO GRIS S/A e em nenhum momento utiliza-se das marcas de referncia tomando-as como de sua propriedade, sendo as mesmas do criador original do produto. Toda e qualquer marca aqui expressa ser meramente de referncia compatibilidade do produto remanufaturado. As marcas so de propriedade de seus respectivos detentores exceto as marcas AM REMANUFATURAS de nossa responsabilidade. Com exceo do expressamente estipulado neste documento, este e todo material aqui disposto ou nenhuma parte pode ser copiado, reproduzido, distribudo, republicado, apresentado, anunciado ou transmitido de nenhuma maneira ou por nenhum meio, incluindo, mas no limitado a, meios eletrnicos, mecnicos, de fotocpia, de gravao ou de qualquer outra ndole, sem a permisso prvia por escrito do autor ou do titular dos direitos autorais. Tampouco permitido, sem o consentimento, replicar em qualquer outro material includo neste podendo constituir uma violao das leis de direitos autorais, das leis de marcas comerciais, das leis de privacidade e publicidade e das leis e regras de comunicaes. Este Plano de Negcios pode conter outros avisos de propriedade e informaes de direitos autorais. As informaes sobre este documento podem conter imperfeies tcnicas ou erros tipogrficos, todavia que fique claro que no h inteno de levar a informao dbia ou falsa referente a nenhuma marca, devendo o erro ser relatado caso seja notado.

31

15. Concluso Aps a concluso deste Plano, notamos que mecanismos de reutilizao, reciclagem, tratamento e disposio final esto sendo pesquisados e colocadas em prtica pelas indstrias fabricantes, gerando assim um novo tipo de oportunidade de negcio. Nos ltimos tempos, tendo em vista que para fabricar um cartucho de Inkjet/Toner necessrio, em mdia de 2 a 5 litros de petrleo, observamos que a economia que se consegue com esta atividade, no somente a nvel financeiro; Existem tambm outros fatores que so muito importantes e primordiais a continuidade da biodiversidade de nosso ecossistema. O plstico usado em cada cartucho de impressora leva mais de dez sculos para se decompor; a reciclagem reduz resduos slidos: so economizados mais de 38.000 toneladas de plsticos e metal a cada ano; alm disso a atividade gera empregos e incentiva a economia nacional reduzindo os custos que podem chegar a 60% do valor do novo; reduz o lixo no biodegradvel economizando a energia nos processos produtivos, entre inmeros pontos que podem ser destacados

32

Quando surgiu a atividade de recarga de cartuchos era considerada como complementar a renda, principalmente para famlias que no supriam suas necessidades apenas com um emprego de carteira assinada, ou seja, ela surgiu basicamente como uma atividade informal, uma forma de trabalhar por conta prpria, iniciar uma nova atividade para complementar o oramento domstico, reduzir custos, ter seu prprio negcio sendo o empreendedor o seu prprio patro. Esta atividade uma excelente opo para ter considerveis ganhos em pouco tempo; conclumos ento que atravs de estudos realizados e das anlise apresentadas a viabilidade do empreendimento torna-se possvel e seu retorno, devido a profissionalizao da atividade, pode ser considerado garantido.

16. Bibliografia

DORNELAS, Jos Carlos Assis Empreendedorismo Transformando Idias em Negcios 2. Edio Revista e Atualizada. Editora Campus; So Paulo, 2005

SOLUCKS Fabricante de Tintas em P - http://www.isolucks.com.br/tinta.html

FMT DO BRASIL - Assessrios para Recarga e Mquinas de Recarga para Cartuchos Jato de Tinta e Toner - http://www.fmtdobrasil.com.br

RC

TINTAS

Tintas

Lquidas

(Ciano,

Magenta,

Yellow

Preta)

www.mercadolivre.com.br - nome de usurio: STARTINTAS.

33

34

ANEXOS

You might also like