You are on page 1of 24

Formao profissional no Brasil: o papel do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Professional Development in Brazil: the role of the

National Service of Industrial Training - SENAI Luciano Pereira da SILVA Resumo: O tema reestruturao produtiva tem sido foco de diversas pesquisas publicadas na rea de Sociologia do Trabalho. O nmero de trabalhos que tratam de tal temtica justifica-se pelas importantes transformaes que o mundo do trabalho sofre nos ltimos 20 anos em virtude da nova organizao do sistema produtivo. No novo cenrio que se apresenta, destaca-se uma importante agncia de formao profissional: o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI. Neste contexto, o estudo teve como objetivo geral discutir as mudanas no processo de qualificao profissional, tendo em vista as transformaes do sistema produtivo capitalista. Alm disso, foi investigada a contribuio do SENAI de Montes Claros para a qualificao de trabalhadores e o consequente ingresso no mercado de trabalho. Para isso, foram coletados dados com os egressos do curso Tcnico em Eletromecnica da unidade do SENAI de Montes Claros. Palavras-chave: SENAI; Formao profissional; Trabalho. Abstract: The production restructuring theme has been the focus of several research papers published in the area of the sociology of labour. The numerous studies which have dealt with this subject are justified by the important transformations that the world of labour has undergone during the last 20 years in virtue of the new organization of the system of production. Within this new scenario an important agency of professional formation has appeared: the National Service of Industrial Training - SENAI. In this context, our study had as its general aim to discuss the changes in the process of professional qualification focusing on the transformations of the capitalist production system. In addition the contribution of the SENAI at Montes Claros was investigated with respect to worker qualification and their consequent entrance into the job market. Therefore information was collected from the students who had finished the electro-mechanics technical course at the Montes Claros SENAI unit. Keywords: SENAI; Professional development; Labour.

Introduo
O Curso que fiz... achava que iria resolver o meu problema de emprego... porque at aquele dia, eu no tinha profisso. Um diploma, todo mundo diz, aumenta a nossa chance de subir na vida, no ?

O trecho acima de autoria de um egresso do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI especificamente no Curso Tcnico em Eletromecnica. Um dos elementos da fala intrigante: a crena generalizada de que a formao escolar determinante no sucesso profissional.

Doutorando em Educao Programa de Ps-Graduao em Educao da UFMG. Professor UNIMONTES Universidade Estadual de Montes Claros Campus Universitrio Professor Darcy Ribeiro, C.P. 126, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. E-mail: luciano.silva@unimontes.br

394

Tal percepo, muito disseminada entre o senso comum, reflete a propaganda dos organismos internacionais e federais brasileiros. comum a defesa, atravs do discurso oficial do Estado, de que uma das principais causas do desemprego a falta de formao profissional adequada. As polticas pblicas educacionais vo ao encontro dessa afirmativa, amparadas, inclusive, por instituies internacionais de financiamento (Fundo Monetrio Internacional FMI e Banco Mundial BIRD, por exemplo). Autores como Segnini (2000) vo afirmar, porm, que fenmenos como o crescimento do desemprego so, na verdade, oriundos das mudanas no mercado de trabalho, no sentido de que as transformaes nos processos de produo de bens e servios tm como consequncia a menor oferta de postos de trabalho. Assim, entender as dificuldades e desafios do mundo do trabalho apresenta-se como um intrigante objeto de estudo. Outra questo que motiva a realizao desta pesquisa o fato de que as transformaes no modo de produo de bens, como a reestruturao produtiva, ainda carecem de mais estudos. Para Tumulo (2001), preciso reconhecer que a conformao do fenmeno da reestruturao produtiva ainda insatisfatoriamente conhecida no Brasil. O autor afirma tambm que analisar o processo de reestruturao produtiva neste pas uma tarefa difcil, sobretudo em virtude do fenmeno ser relativamente novo. Com o intuito de abordar os novos requisitos exigidos do trabalhador pelo mercado de trabalho a partir do fenmeno conhecido como reestruturao produtiva, este trabalho ressalta a atuao de uma importante agncia de formao profissional, o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI, com nfase na unidade de Montes Claros/MG. O SENAI comeou a exercer atividades em Montes Claros/MG em fins dos anos 1980, oferecendo mo-de-obra para vrias atividades e indstrias. O objetivo geral deste trabalho discutir as mudanas no processo de qualificao profissional, tendo em vista as transformaes do sistema produtivo capitalista e investigar a contribuio do SENAI de Montes Claros para a qualificao de trabalhadores e o consequente ingresso no mercado de trabalho. Para pesquisar os trabalhadores egressos do SENAI - Montes Claros - enfocamos os concluintes de cursos tcnicos, por serem estes os cursos que visam oferecer no apenas uma profissionalizao inicial, mas uma formao tcnica para que o egresso possa ingressar no mercado de trabalho. Pelo fato dos cursos tcnicos terem se iniciado na unidade de Montes Claros somente no ano de 2003, existiam, at o desenvolvimento dessa pesquisa, 51 alunos formados (Curso Tcnico em Eletromecnica). Buscamos a realizao de um censo, mas, devido no-localizao de alguns trabalhadores ou recusa de outros em participar da pesquisa, foram coletados dados com 33 trabalhadores.
395

O formulrio aplicado aos egressos abarca questes objetivas e abertas. Algumas tratam da identificao da contribuio do SENAI para a prtica profissional do trabalhador (tendo em vista o constante desenvolvimento tcnico ligado produo) e das capacitaes profissionais realizadas pelos egressos. Outras buscam considerar a subjetividade dos sujeitos, ou seja, tm por objetivo interrogar acerca da obteno do emprego ou em que medida o curso do SENAI foi ou no determinante para o ingresso no mundo do trabalho. Assim, os trabalhadores responderam baseados em suas impresses. A pesquisa de campo e a discusso bibliogrfica representam um esforo de compreenso do papel do SENAI para o ingresso dos indivduos no mercado de trabalho, tendo em vista os frequentes e sucessivos redimensionamentos das exigncias do mundo produtivo. A formao profissional e o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial- SENAI A educao profissional no Brasil inicia-se em 1909 com a criao de 19 escolas de artes e ofcios pelo Estado. Entretanto, a funo dessas escolas no tinha relao com o processo de produo e com a industrializao que, alis, praticamente inexistiam. Tais escolas de artes e ofcios possuam, na verdade, o papel de retirar das ruas alguns excludos, como pobres, rfos e indigentes e dar-lhes uma formao moral (ARANHA, 1996). A formao de trabalhadores foi, durante todo o sculo XX, uma opo para os pobres no Brasil. elite econmica havia a opo do curso primrio, seguido pelo secundrio com vistas ao ingresso no curso superior. Essa dualidade, ou seja, o direcionamento da elite para o ensino superior e o direcionamento da camada pobre da populao para o ensino profissionalizante, marcava a separao daqueles que iriam desempenhar funes intelectuais ou instrumentais. Ao tratar dessa dualidade, Kuenzer afirma que
A essas duas funes do sistema produtivo correspondiam trajetrias educacionais e escolas diferenciadas. Para os primeiros, a formao acadmica, intelectualizada, descolada de aes instrumentais; para os trabalhadores, formao profissional em instituies especializadas ou no prprio trabalho, com nfase no aprendizado, quase que exclusivo, de formas de fazer a par do desenvolvimento de habilidades psicofsicas (KUENZER, 2002, p.27).

Os anos 1930 marcaram um significativo crescimento urbano-industrial no Brasil. Entretanto, apesar das transformaes que a economia brasileira passava, o sistema educacional permaneceu profundamente atrasado e ineficaz.
Aps a Primeira Guerra Mundial, com a industrializao e a urbanizao forma-se a nova burguesia urbana, e estratos emergentes de uma pequena burguesia exigem 396

o acesso educao. Retomando, porm, os valores da oligarquia, estes segmentos aspiram educao acadmica e elitista e desprezam a formao tcnica, considerada inferior. O operariado exige um mnimo de escolarizao, e comeam as presses para a expanso da oferta de ensino (ARANHA, 1996, p.198).

Nesse contexto, surgiram os ideais conhecidos como escolanovistas que defendiam, entre outras coisas, a educao obrigatria e gratuita como dever do Estado e o combate ao sistema dual de ensino. Diversos grupos sociais vo entender, nesse momento, a educao como um instrumento de emancipao da sociedade e de busca de cidadania. No sentido de oferecer educao profissional parcela pobre da populao brasileira, desenvolveram-se aes tanto da iniciativa privada quanto do setor pblico que visavam desenvolver esse tipo de formao. A ampliao do ensino tcnico no Brasil comea nos anos 1940, por meio de uma srie de Leis Orgnicas:
a) 30/jan de 1942 Decreto-lei no. 4.073 Organizou o ensino industrial; b) 28/dez de 1943 Decreto-lei no. 6.141 Lei Orgnica do Ensino Comercial; c) 20/ago de 1946 Decreto-lei no. 9.613 Lei Orgnica do Ensino Agrcola (ROMANELLI, 1982).

Nota-se que as duas primeiras legislaes foram editadas em pleno Estado Novo e no contexto da 2a Guerra Mundial. Foi justamente nesse perodo que comeou, no Brasil, a fase de substituio das importaes, decorrentes muitas vezes das necessidades da guerra. Tal processo justificado pelo fato de que era preciso satisfazer o desejo de consumo, num momento em que as importaes de produtos industrializados estavam prejudicadas pelo j mencionado conflito blico. A soluo era expandir o setor industrial brasileiro e isso dependia, naturalmente, do crescimento da mo-de-obra. A criao, em 1942, do SENAI e, em 1946, do Servio Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC, buscava oferecer formao tcnica ao trabalhador, necessidade condizente com o desenvolvimento industrial da metade do sculo XX. Nesse contexto, a criao do SENAI representa a deciso das indstrias em participarem do treinamento da mo-de-obra. Os cursos oferecidos pelo SENAI, sob a administrao da Confederao Nacional das Indstrias, multiplicaram-se pelo pas em meados do sculo XX e sobreviveram s reformas polticas educacionais posteriores. A Reforma Capanema de 1942 reproduz a dualidade do sistema educacional brasileiro, estabelecendo, ento, os cursos mdios de 2o ciclo para as elites, cientfico e clssico, com trs anos de durao, preparando o estudante para o ingresso no ensino superior. J a formao profissional

397

comea a acontecer, tambm em nvel mdio de 2o ciclo, atravs dos cursos agrotcnico e comercial tcnico, entre outros, sempre possuindo terminalidade neles mesmos. O projeto nacional de industrializao do governo do presidente Getlio Vargas passou a englobar a preocupao com o preparo do trabalhador para o mercado. Esse preparo vai acontecer com a participao efetiva dos empresrios, que vo gerenciar, junto com o governo, os recursos captados de maneira compulsria (frequentemente atravs de descontos em folha de pagamento). Segundo Pochmann (2000), alm dos cursos de formao de curta e mdia durao apresentados por instituies setoriais (SENAI e SENAC, por exemplo), coube ao governo a difuso de cursos tcnicos de longa durao (escolas federais, estaduais e universidades). O autor ressalta que, com isso, o pas passa a contar com um modelo de formao profissional ancorado em bases, organizacional e financeira, que tendem a operar com caractersticas bem distintas. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de 1961 trouxe mudanas significativas na educao nacional, com a integrao entre o ensino profissional e o sistema regular de ensino. Porm, no podemos afirmar que a dualidade estava superada, pois os diferentes tipos de formao continuavam a possuir diferentes clientelas. Apesar da Lei n 5.692/1971 tentar implantar a profissionalizao compulsria no Ensino Mdio, no perodo da ditadura militar, tal iniciativa no obteve xito devido s dificuldades de implantao do novo modelo e crise econmica que o perodo conhecido como milagre econmico enfrentava. Segundo Kuenzer (2002, p.30), dessa forma, retoma cena a velha dualidade estrutural, mesmo porque, originada na estrutura de classes, no pode ser resolvida no mbito do projeto poltico pedaggico escolar. A estrutura do sistema educacional brasileiro, apresentada anteriormente, obedece s exigncias do modelo taylorista-fordista de produo1, atendendo a diviso social do trabalho (quando cada classe social deve ocupar uma determinada funo pr-estabelecida) e a diviso tcnica (parcelamento do processo produtivo em pequenas partes). Para Kuenzer (2002), o princpio educativo que determinou o projeto pedaggico de formao profissional na organizao taylorista-fordista baseia-se na concepo de formao profissional como processo individual, para a aprendizagem das formas de fazer definidas pelas necessidades da ocupao a ser exercida. A autora ressalta ainda que:
Nessa concepo, que fundamentou os cursos de treinamento das empresas, de qualificao profissional das agncias formadoras e os mdios profissionalizantes, o desenvolvimento das competncias intelectuais superiores e o domnio do conhecimento cientfico tecnolgico no se apresentavam como necessidade para os trabalhadores. Para estes, o conceito de competncia profissional compreendia alguma escolaridade, treinamento para a ocupao e muita experincia, de cuja 398

combinao resultava destreza e rapidez, como resultado de repetio e memorizao de tarefas bem definidas, de reduzida complexidade e estveis (KUENZER, 2002, p.31).

Com as mudanas no mundo do trabalho decorrentes do fenmeno da reestruturao produtiva2, um novo projeto pedaggico foi adotado pelo governo. Uma das principais expresses desse novo projeto foi a Reforma do Ensino Tcnico de 1996. As mudanas estabelecidas pela reformas so precedidas pelas Leis de Diretrizes e Bases LDB (9394/96). Na LDB/96, ao definirem-se as finalidades do Ensino Mdio, buscam-se superar a dualidade socialmente estabelecida entre educao geral e educao profissional. O artigo, que trata do tema, afirma que as finalidades do Ensino Mdio so
I a consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II a preparao bsica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condies de ocupao ou aperfeioamento posteriores; III o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico; IV a compreenso dos fundamentos cientfico-tecnolgicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prtica, no ensino de cada disciplina.

Embora a legislao apresente uma unificao formal, no possvel negar que na prtica continua existindo, assim como em toda a histria da educao brasileira, duas redes de ensino destinadas a pblicos diferentes. A Reforma do Ensino Tcnico uma medida que faz parte de uma poltica mais ampla: a proposta do Sistema Nacional de Educao Tecnolgica. Tal sistema justifica-se pela defesa de que, para atingir o desenvolvimento econmico, necessrio o uso de tecnologias modernas que, por sua vez, exigem recursos humanos capacitados. Assim, pautado no objeto principal, segundo o governo, de melhoria da oferta educacional e de sua adequao nova realidade econmica, buscase uma articulao entre os Centros Federais de Educao Tecnolgica - CEFETs, SENAI, SENAC, universidades e demais instituies envolvidas no ensino tcnico. Kuenzer (2002) afirma que a Reforma do Ensino Tcnico segue a lgica das polticas educacionais, sendo regida pela racionalidade financeira. Alm disso, tais polticas repousam no mais no reconhecimento da universalidade do direito educao em todos os nveis, mas no princpio da equidade, que significa tratamento diferenciado de acordo com as demandas da economia. O investimento em educao norteado pela ideia de que o Estado s pode arcar com as despesas que resultem em retorno econmico. Acerca da Reforma do Ensino Tcnico (Lei 1.603/96), Ferreti (1996) diz que esta insiste que, num primeiro plano, pela via do sistema pblico de ensino menos flexvel, ocorra a formao de
399

carter geral, terreno bsico sobre o qual se construiro as capacitaes profissionais. Num segundo plano, tal construo deve ser realizada de modo gil e flexvel, pelas agncias de formao profissional, para atender urgentemente s demandas dos diferentes setores econmicos, sobretudo os que vm introduzindo novas tecnologias.
A expanso e a elevao da escolaridade devem ser metas, no como meio de atribuio de empregabilidade, mas principalmente porque a ampliao quantitativa e qualitativa da educao apresenta-se como exigncia da ampliao dos direitos de cidadania, como pressuposto implementao e consolidao do processo democrtico no pas (MORAES, 1999, p.26).

Alm das crticas j apresentadas anteriormente, podemos mencionar tambm o processo de implantao da referida reforma. Apesar de o Ministrio do Trabalho estar realizando amplo debate sobre as reformas que deveriam ser implantadas na educao profissional brasileira, tais discusses foram ignoradas na apresentao de anteprojeto de Lei pelo Ministrio da Educao e Cultura MEC. Dessa forma, o texto apresentado no anteprojeto foi construdo basicamente por tcnicos do Ministrio, sem a participao dos diversos atores envolvidos na reforma. Destaca-se tambm a crtica acerca da influncia de organismos financeiros internacionais em todo o processo, sobretudo do Banco Mundial. Moraes (1999) afirma que outro problema acerca da reforma a atribuio ao MEC, com recursos pblicos, do financiamento da capacitao profissional voltada para ocupaes definidas do mercado de trabalho, atravs dos cursos modulares que do direito a um Certificado de Qualificao Profissional. Alm de destacar que esta, sem dvida alguma, no uma funo do MEC, a autora tambm ressalta que
Historicamente, o setor produtivo pouco recorreu ao Estado para a qualificao de seus trabalhadores em face da especificidade dos processos produtivos, do segredo industrial, da competitividade, da rapidez, da dinamicidade do mercado. Para isto constituiu sua prpria rede, financiando-a com recursos pblicos, mas que so apresentados como provenientes do setor privado (MORAES, 1999, p.76).

Na nova conformao do processo de formao profissional, percebemos que, com a reestruturao produtiva, o trabalhador no mais adquire uma habilidade profissional como no modelo fordista/taylorista de produo, quando ela era adquirida durante a sua formao e exercida ao longo da vida. Agora, o trabalhador est em constante processo de formao e preparo para o trabalho. Nunca demais questionar se tal fato realmente uma nova caracterstica da produo oriunda das transformaes econmicas ou se muito mais uma justificativa para a excluso de um modelo produtivo em que no h postos de trabalho para todos.

400

Os impactos da modernizao tecnolgica no campo do trabalho bem como a reestruturao produtiva das ltimas dcadas so assuntos que ainda no esto esgotados e que suscitam diversas polmicas. Alm disso, no podemos esquecer que os impactos dessas mudanas so sentidos em intensidades diferentes de um pas para outro e dentro de um mesmo pas. H pases, por exemplo, os quais, assim como o Brasil, possuem tanto empresas que trabalham com a mais avanada tecnologia de ponta como empresas que lidam com tecnologias completamente obsoletas. A implantao do SENAI no Brasil As reformas educacionais que acontecem a partir de 1930 voltam-se no sentido de uma orientao poltica educacional sintonizada com o mundo capitalista. A crescente industrializao provocou a necessidade, cada vez maior, de trabalhadores com formao tcnica para ocuparem postos industriais. Nesse sentido, o Decreto-Lei 4048, de 22 de janeiro de 1942, cria o SENAI. Tal decreto parte integrante das Leis Orgnicas de Ensino que vo promover reformas na educao entre 1942 e 1946, conhecidas tambm como Reforma Capanema, em virtude de terem sido implementadas pelo ministro Gustavo Capanema. As Leis Orgnicas de Ensino reforam caractersticas da educao brasileira afirmadas pela Constituio de 1937, algumas delas presentes em toda a histria da repblica. Na Constituio, h a clara distino entre o trabalho intelectual voltado s classes mais favorecidas e o trabalho manual (estimulado tambm pelo ensino profissional) voltado s classes menos favorecidas. A criao do SENAI, alm de buscar suprir a necessidade da formao de mo-de-obra, passa parte da responsabilidade da formao do trabalhador para os empresrios. Tal fato demonstra tambm a aproximao da burguesia industrial com o Estado, e a crena no crescimento da indstria como caminho para o desenvolvimento da economia. Desde sua fundao, o SENAI possui seus objetivos e organiza sua lgica de funcionamento de acordo com as dinmicas das atividades financeiras nacionais. Tal fato fica evidente no artigo 27 do Regimento Interno do SENAI, aprovado em 16 de julho de 1942. De acordo com o referido artigo, as escolas e cursos de aprendizagem industrial seriam institudos e entrariam em funcionamento gradual, de acordo com as necessidades e convenincias da economia nacional. A participao de instituies no-governamentais na formao do trabalhador constitui-se, atualmente, em uma das tarefas do Sistema S. Para Evangelista (2000), esse sistema, composto por instituies educacionais e assistenciais, administradas pelas entidades patronais dos setores da indstria, comrcio, transporte e agricultura, financiado atravs da contribuio compulsria retirada da folha salarial das empresas vinculadas a essas entidades. Alm disso, as entidades que

401

integram o Sistema S tm contado tambm com o financiamento proveniente dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)3. A preparao oferecida pelo SENAI atende ao setor secundrio da economia, sendo os cursos mantidos por contribuio compulsria dos trabalhadores das indstrias. Recursos pblicos so captados, destinando para a aprendizagem industrial 1% do total da folha de pagamentos e mais 0,2% de empresas com mais de 500 funcionrios. Financiado com recursos pblicos, mas administrado pela iniciativa privada, assim se organiza a maior rede de preparao do trabalhador para a indstria no Brasil. Tais cursos voltam-se essencialmente para atividades prticas e desenvolvem-se fora do sistema regular de ensino. Em sua estrutura administrativa interna, o SENAI possui o Conselho Nacional e os Conselhos Regionais, ambos responsveis pela definio das polticas da instituio. J o Departamento Nacional e os Departamentos Regionais so responsveis pela execuo de tais polticas. Com seu desenvolvimento, o ensino profissionalizante ocupa um lugar especfico dentro do dualismo do sistema educacional brasileiro, adequado agora nova dinmica da sociedade que se molda s transformaes econmicas.
A nova fora de trabalho precisa ser recrutada dentro da nova configurao da sociedade e classes. Evidentemente no ser fornecida pela classe dominante, na qual continuam configurando, mesmo com seu poder reduzido, a velha aristocracia rural, a burguesia financeira e a nova burguesia industrial em ascenso. Assim as escolas tcnicas vo ser a escola para os filhos dos outros, ou melhor, a nica via de ascenso permitida aos operrios. Que essa via falsa e se revela um beco sem sada est implcito na especificidade desta escola. Sendo de nvel mdio ela no habilita seus egressos a cursarem escolas de nvel superior. Criou-se a dualidade do sistema educacional que alm de produzir e reproduzir a fora de trabalho para o processo produtivo, garante a consolidao e a reproduo de uma sociedade de classes (FREITAG, 1986, p.22).

Na ltima dcada do sculo XX, o debate sobre o SENAI centra-se no papel que ele assume frente ao desenvolvimento das modernas tecnologias de produo e, sobretudo, diante da Reforma do Ensino Tcnico. Principalmente a partir de 1996, o SENAI passa por uma srie de mudanas, adequando suas aes s transformaes sofridas pelo mercado de trabalho. Tais mudanas atendem, inclusive, s sugestes apresentadas pelos organismos internacionais (Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento BIRD; Banco Interamericano de Desenvolvimento BID) para que o SENAI contribua melhor para os interesses capitalistas. Quando o Governo Federal, atravs de polticas educacionais decorrentes da reforma, assume a aprendizagem industrial, como j foi abordado anteriormente, o SENAI tenta eliminar sua ambiguidade pblico/privado e busca a auto-sustentao. Assim, ele pode dedicar-se a oferecer os cursos que o mercado parece demandar com maior intensidade e para os quais est disposto a pagar (CUNHA, 1997).
402

Pelas orientaes do MEC, as escolas tcnicas tambm devem seguir a lgica do SENAI, separando o ensino acadmico do ensino tcnico-profissional e sofrendo grande influncia administrativa do setor produtivo. defendido que os empresrios podem orientar melhor os caminhos que o ensino tcnico deve seguir.
A adoo de pressupostos dos organismos multilaterias na ordenao das polticas educacionais do pas , pois, bastante clara. As preocupaes com a identidade do ensino mdio e a otimizao da relao custo-benefcio direcionam o processo de reorientao desse nvel do ensino bsico que culminou na proposta de sua flexibilizao. Referenciando-se no Senai, o MEC promoveu a desescolarizao do ensino tcnico e determinou, nas instituies pblicas de ensino profissional, a oferta de cursos modulares de qualificao, de curta durao e completamente dissociados da educao bsica, destinados populao adulta de baixa escolaridade (MORAES, 1999, p.73).

A autora citada acima afirma tambm que nessa perspectiva abre-se a possibilidade de as escolas tcnicas transformarem suas atividades educativas em servios a serem vendidos, especialmente s empresas. A reforma ento, alm de promover o desmonte do sistema pblico de ensino tcnico, estimula sua privatizao. Nessa nova realidade, a formao profissional se d atravs de uma aproximao entre a rede de ensino tcnico e as empresas. Para atender aos interesses empresariais, as escolas tcnicas devem oferecer cursos fechados, voltados para atender a demandas especficas, direcionando suas atividades para o atendimento de interesses privados. Para Moraes (1999, p.79), o Decreto no 2.208/97 desqualifica o ensino da rede pblica, interfere negativamente nas condies de funcionamento e na prpria atribuio das escolas tcnicas federais e reduz a formao tecnolgica a treinamento fragmentado, demarcado pelas necessidades mais estreitas do capital. O SENAI possui 627 Unidades Operacionais prprias, sendo que 227 (36,2%) esto localizadas na regio sudeste. J a regio nordeste caracteriza-se pela grande quantidade de unidades mveis (33,76%), veculo de atuao significativa no interior do pas. Com relao aos cursos oferecidos, a maior proporo de atendimentos se realiza no setor metal-mecnico, seguido do eletroeletrnico (MORAES, 1999). Atualmente, o SENAI possui dois tipos de cursos profissionalizantes: os de formao inicial e os de formao tcnica. A formao inicial pode acontecer em 4 modalidades, segundo diferentes objetivos:

403

QUADRO 01
Modalidades de cursos de formao inicial oferecidos pelo SENAI

Modalidades Qualificao Profissional

Objetivos Preparar o aluno para uma profisso, incluindo trabalhadores que procuram uma nova qualificao devido s mudanas tecnolgicas e organizacionais do processo produtivo.

Aperfeioamento Especializao Aprendizagem Industrial

Atualizar os conhecimentos profissionais que o trabalhador j possui. Proporcionar um aprofundamento nos conhecimentos profissionais que o trabalhador possui. Proporcionar a aprendizagem inicial na rea industrial.

J a formao tcnica de nvel mdio pode acontecer em 3 modalidades: QUADRO 02


Modalidades de formao tcnica oferecidas pelo SENAI

Modalidades Qualificao Profissional

Definio obtida a partir da concluso de mdulos que compem o Curso Tcnico; o aluno conclui apenas parte da formao tcnica (sadas intermedirias).

Especializao Curso Tcnico (nvel mdio)

o aprofundamento dos conhecimentos profissionais obtidos no curso tcnico. o curso que visa formao tcnica em determinada rea profissional; para ingressar nesta modalidade, necessrio estar cursando ou ter concludo o ensino mdio, sendo que o diploma de tcnico s fornecido a quem comprovar a concluso do ensino mdio.

O SENAI em Montes Claros/MG Na cidade de Montes Claros, o SENAI vai exercer suas atividades somente a partir do final dos anos 80. A existncia de uma unidade do SENAI em Montes Claros comea a tornar-se
404

realidade em 1987, quando o empresrio Luiz de Paula doa um terreno para o departamento Regional do SENAI. Em maio de 1998, inaugurada a unidade que recebe o nome de Luiz de Paula. Tal Centro de Formao Profissional funciona em uma rea de 3.804 m2, e possui salas de aula, oficinas, administrao, laboratrios e rea esportiva. A partir do ano de 2001, o SENAI Montes Claros desvincula-se da Escola Tcnica e centraliza a oferta de cursos de qualificao. Em 2001 e 2002, o SENAI Montes Claros, ofereceu apenas cursos de formao inicial. A partir do ano de 2003, inicia-se a oferta de cursos tcnicos (nvel mdio). Atualmente, a unidade de Montes Claros forma tcnicos em Eletrnica e em Eletromecnica. O curso de Tcnico em Eletrnica envolve a rea do conhecimento que emprega eletrnica analgica, eletrnica digital, eletrnica de potncia e microprocessadores. O tcnico em Eletrnica desenvolve solues com informaes atualizadas referentes s modernas tecnologias, orientandose por desenhos, esquemas, normas e especificaes tcnicas. Utiliza instrumentos e mtodos adequados para cooperar no desenvolvimento, instalao, montagem, funcionamento e reparo de equipamentos (SENAI, 2004). J o curso Tcnico em Eletromecnica forma profissionais polivalentes e preparados para a necessidade do mercado, com capacidade de planejar, coordenar e executar a manuteno de sistemas eletromecnicos industriais. O aluno interage no processo produtivo, melhorando a qualidade do produto e garantindo suas especificaes, trabalhando para cumprir as normas de segurana, ambientais e de higiene (SENAI, 2004). Consideraes sobre os egressos do curso tcnico em eletromecnica do SENAI - Montes Claros Nessa seo so apresentados os dados coletados na pesquisa de campo com egressos do SENAI. Os dados referem-se a caractersticas pessoais (como sexo e situao profissional) e a dados da trajetria profissional (motivo de contratao, relaes de cursos de capacitao frequentados, entre outros). A anlise dos dados busca discutir a contribuio do curso tcnico frequentado para a prtica profissional. Os grficos, tabelas e quadros apresentados referem-se aos dados coletados com 33 egressos do curso Tcnico em Eletromecnica. Os cursos tcnicos concludos pelos egressos referem-se ao perodo entre 2003 e 2005. Os demais cursos foram realizados em perodos diversos e, inclusive, em outras unidades do SENAI. J os treinamentos/cursos oferecidos pelas empresas no foram, necessariamente, em parceria com o SENAI.

405

GRFICO 01: Sexo dos egressos

6%

Masculino Feminino

94%

O GRAF. 01 reproduz uma caracterstica marcante do SENAI que o atendimento, sobretudo ao universo masculino. Tal fato retrata a situao das indstrias brasileiras, pois, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos DIEESE (2006), no incio deste sculo, dentre as mulheres que trabalhavam, apenas cerca de 9% exerciam suas atividades profissionais em indstrias. preciso lembrar, tambm, que o curso analisado (Tcnico em Eletromecnica) frequentemente considerado como uma habilidade masculina, o que tambm justifica a reduzida presena feminina. Em pesquisa, que procurou diagnosticar a formao profissional brasileira no ramo industrial metalrgico, Moraes (1999) constatou que o setor metal-mecnico um universo marcadamente masculino. Para a autora, a restrita presena de mulheres nos cursos do SENAI dessa rea pode estar relacionada ao fato de que, historicamente, nesse setor, as tarefas demandadas aos trabalhadores exigiam deles fora fsica acentuada, tornando o trabalho mais rude e no apropriado para mulheres. Entretanto, preciso assinalar que as mudanas tcnicas no mbito do trabalho tornaram as atividades exercidas no setor metal-mecnico menos dependentes da fora fsica. Se analisarmos as competncias a serem desenvolvidas estipuladas no currculo do curso Tcnico em Eletromecnica, podemos observar que, a princpio, elas no esto relacionadas a habilidades direcionadas ao universo masculino. Assim, no se justifica a composio do corpo discente do curso predominantemente por trabalhadores do sexo masculino.

406

GRFICO 02: Situao profissional dos egressos

3% 21% Empregado Desempregado No respondeu 76%

Apesar de 2/3 dos egressos do curso tcnico analisado estarem empregados, o curso realizado s foi determinante para a admisso de metade desses (GRAF. 03). Uma discusso importante sobre esse aspecto diz respeito, segundo Moraes (1999), ao fato de o SENAI ter a opo poltica de no atender o desempregado. Com isso, a instituio contribui para o desenvolvimento das indstrias brasileiras, mas contribui de maneira insignificante para a diminuio da desigualdade social e para o ingresso no sistema produtivo de indivduos excludos desse processo. Outro aspecto que exclui uma parte significativa da populao brasileira dos cursos tcnicos a exigncia da sua realizao aps ou concomitante o segundo grau. Com isso, muitos indivduos ficam impossibilitados de conciliar a formao profissional com o trabalho, impedindo a frequncia em tais cursos. De acordo com Deluiz (2001), alm de uma forma de elitizao do ensino tcnico-profissional, a exigncia de concluso ou de realizao concomitante do ensino mdio para a frequncia no ensino tcnico revela um mecanismo de conteno ao ingresso no nvel superior. Uma das transformaes mais significativas que o SENAI vem passando a elevao da exigncia do grau de escolaridade para ingresso em seus cursos. Tal fenmeno acontece inclusive com a progressiva extino da modalidade aprendizagem, com a concentrao de esforos na formao de tcnicos e com a instalao de cursos de curta durao. Com isso, a instituio est excluindo de sua clientela parcelas substantivas da populao, dada a baixa escolaridade mdia da populao brasileira (MORAES, 1999). J Kuenzer (2002) afirma que este um dos efeitos positivos, mesmo que por contradio, da reestruturao produtiva. Segundo a autora, nessa nova realidade, constata-se a necessidade de pelo menos 11 anos de educao escolar para uma participao social, poltica e produtiva.

407

TABELA 01
Ocupaes profissionais que os egressos possuem ou possuram aps a realizao do curso Tcnico no SENAI

Ocupaes No possuiu Atua na rea eltrica Manuteno mecnica Mecnico de automveis Auxiliar de manuteno mecnica Tcnico em eletromecnica Auxiliar de produo Ajustagem mecnica Assessoria em servios [conduo de veculos] Construo de rede de transmisso rural e urbana Encarregado de auto de linha Encarregado de manuteno de materiais hidrulicos Indstria metal mecnica Manuteno eltrica, alvenaria, soldagem Manuteno na rea eltrica, hidrulica e mecnica No comrcio (padaria) Oficial de eletromecnica [COPASA] Operao de mquina Projetista de estrutura metlica Soldador Vendedor de materiais eltricos Total

Ocorrncia 5 4 4 4 3 3 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 39

A TAB. 01 apresentada acima retrata a grande variabilidade de ocupaes que os egressos do curso tcnico possuram. Tal fato pode estar relacionado s novas caractersticas profissionais advindas da reestruturao produtiva quando o trabalhador, possuindo uma formao flexvel, pode desempenhar diferentes funes. Para Pochmann (2000), o novo modelo de produo baseado na acumulao flexvel proporciona uma nova organizao das tarefas, em que h uma ampliao da

408

quantidade de tarefas exercidas pelo trabalhador e uma rotao de funes, que exigem sua maior polivalncia. Entretanto, uma outra interpretao pode ser feita: a de que o curso tcnico no garante um emprego na rea de formao e que, com isso, o trabalhador acaba tendo que se sujeitar ao desempenho de diferentes funes para garantir a sobrevivncia. Outra questo direciona-se ao fato de que a rotao de funes e a polivalncia do trabalhador no so, necessariamente, caractersticas que comearam a fazer parte da realidade brasileira a partir da reestruturao produtiva. Tendo em vista que o Brasil nunca possuiu em seu processo produtivo uma rigidez das relaes de trabalho, podemos afirmar que o mercado de trabalho brasileiro, se medido pela rotatividade da mo-de-obra, sempre foi flexibilizado (SEGNINI, 2000). TABELA 02
Capacitaes profissionais realizadas pelos egressos no SENAI

Capacitaes Tcnico em eletromecnica Eletricista de baixa tenso Mecnica de manuteno Ajustagem mecnica Capacitao energtica Curso de automao Curso de manuteno industrial Curso de eletroeletrnica Excelncia no atendimento Informtica Mecnica de automveis Mecnica de usinagem Mecnica geral Mecnico de refrigerao industrial Programador de CNC Tcnico em eletrnica Tecnologia de produtos e equipamentos de segurana Tornearia mecnica Total

Ocorrncias 29 2 2 1 1 1 1 1 1 2 1 1 1 1 1 1 1 1 49

409

A existncia de diversas capacitaes profissionais realizadas pelos egressos do SENAI, alm do curso tcnico, reflete uma caracterstica imposta formao profissional pelo novo modelo de produo que, segundo Deluiz (2001), instiga os trabalhadores formao contnua. Nessa nova realidade, a empregabilidade centrada no trabalhador, sendo a responsabilidade de garantir o emprego uma tarefa individualizada. Alm disso, a interdisciplinaridade, tambm presente nessa nova lgica, amplia as possibilidades de cursos feitos. GRFICO 03:
Afirmao ou negao quando questionados se o curso Tcnico foi determinante para a admisso em ocupao profissional

48%

52%

Sim No

Como podemos observar no GRAF. 03, quase metade dos egressos do curso tcnico analisado afirmam que tal curso no foi determinante para a admisso em ocupao profissional. De acordo com Moraes (1999), a estrutura administrativa do SENAI permite que a instituio opere em estreita colaborao com as indstrias de suas respectivas reas, buscando atender s demandas do mercado de acordo com as particularidades de cada regio. Tendo em vista que esses cursos so oferecidos a partir da necessidade apresentada pelas indstrias atravs de pesquisa prvia, podemos afirmar que significativa a parcela dos egressos que no obteve ocupao profissional em virtude do curso.

410

TABELA 03
Contribuio do Curso Tcnico feito para a prtica Profissional na opinio dos egressos

Contribuio Trabalhos com eletricidade Em tudo Teoria No contribui Aperfeioou a prtica e o conhecimento que j possua Identificao dos materiais (peas, mquinas, ferramentas) Trabalhos com soldagem No trabalha na rea Conhecimento geral Trabalhos com mecnica Prtica

Ocorrncias 3 2 4 2 4 7 3 3 3 4 3

Percebe-se, com os dados apresentados na TAB. 03, a dificuldade dos egressos na identificao de aspectos tcnicos da produo que receberam contribuio a partir do curso tcnico frequentado. Tal fato pode relacionar-se formatao do curso basear-se no modelo de competncia em que, segundo Ferretti (1996), enfatizado menos a posse dos saberes tcnicos e mais a sua mobilizao para a resoluo de problemas e o enfrentamento de imprevistos na situao de trabalho. De acordo com Deluiz (2001), no novo contexto da reestruturao produtiva, a qualificao real dos trabalhadores muito mais difcil de ser observada e constitui-se mais no saber-ser do que no saber-fazer. Para a autora, o conjunto de competncias colocado em ao em uma situao prtica de trabalho, a articulao dos vrios saberes provenientes de vrias esferas (formais, informais, tericos, prticos, tcitos) para solucionar problemas e enfrentar situaes de imprevisibilidade, a mobilizao da inteligncia para enfrentar os desafios do trabalho, so caractersticas desta qualificao real. Alm disso, a contribuio do curso tcnico para a prtica profissional pode ser percebida de maneiras e intensidades diferentes entre os diversos trabalhadores. Para Leite e Rizek (1997, p.178), tal fato relaciona-se s diferentes formas de insero de trabalhadores e trabalhadoras no processo produtivo, as quais se relacionam por sua vez a distintos padres de uso do trabalho e a trajetrias diferenciadas de reestruturao. Nas tabelas a seguir, so apresentados alguns cruzamentos realizados com os dados coletados.
411

TABELA 04
Ano de admisso no ltimo/atual emprego segundo capacitaes profissionais realizadas no SENAI

Ano de Admisso 1984 1986 1994 1995 1997 1998 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 Total 1 1

Ano da capacitao 2003 2004 1 1 3 5 2005 2 2 1 2 1 2 3 4 17

A TAB. 04 acima ilustra a aproximao entre o SENAI e as indstrias, pois muitos trabalhadores realizaram o curso tcnico j como funcionrios da empresa onde trabalham. Outro aspecto reafirmado por esse dado, a opo do SENAI de no atender o trabalhador desempregado (MORAES, 1999).

412

TABELA 05
Quantidade de cursos realizados na empresa segundo situao Profissional

Situao profissional Quantidade Empregado Desempregado 0 1 2 3 4 Total 13 2 6 3 1 25 6 1 7 No respondeu 1 1

Total

19 2 7 3 2 33

A TAB. 05 aponta que os trabalhadores que frequentaram cursos oferecidos pela prpria empresa tiveram mais chances de manterem seus empregos. A constante atualizao profissional, denominada por muitos de formao contnua, est fortemente presente no mundo do trabalho a partir da reestruturao produtiva. Entretanto, nem todas as empresas apostam em uma pedagogia interna, com o oferecimento de cursos pela prpria empresa, para capacitarem sua fora de trabalho. H aquelas que, via de regra, preferem recorrer s agncias de formao profissional. Para Deluiz (2001, p.2), o capital humano das indstrias precisa ser constantemente mobilizado e atualizado para garantir o diferencial ou a vantagem competitiva necessrios desenfreada concorrncia na economia internacionalizada. TABELA 06
Determinao do curso do SENAI para a admisso profissional, segundo situao profissional

Situao atual O curso foi determinante Sim No Total Empregado 15 10 25 Desempregado Sem resposta 1 6 7 1 0 1 Total 17 16 33

Os dados apresentados acima mostram que o curso tcnico apresenta-se como um importante fator de permanncia no emprego, pois apenas um trabalhador encontra-se desempregado dentre aqueles que consideraram o curso determinante para a admisso. A aproximao das indstrias com
413

as instituies de formao profissional, em especial o SENAI, contribui para essa realidade, pois as empresas podem imprimir nos cursos de formao a exata configurao que interessa ao processo produtivo. A discusso dos dados apresentados buscou investigar, atravs da opinio dos egressos, as diversas significaes que o curso tcnico analisado possuiu na trajetria profissional destes. Alm disso, pretendeu-se tambm debater as caractersticas que o curso tcnico possui, tendo em vista as novas exigncias impostas formao profissional pela reestruturao produtiva. Consideraes Finais A reestruturao produtiva provoca diversas alteraes na dinmica da formao profissional no Brasil. Em nome da busca pelo desenvolvimento econmico, os cursos de preparao para o trabalho oferecidos, tanto pelo Estado como pela iniciativa privada, vo adaptar-se s novas diretrizes impostas pelo capital internacional. O SENAI, como uma das principais instituies de formao profissional do Brasil, frequentemente est no centro dos debates relacionados s mudanas que o processo de trabalho capitalista tem sofrido nos ltimos 20 anos. Tais discusses direcionam-se, sobretudo, para o papel que essa instituio assume diante de um novo modelo de organizao do processo de trabalho. Percebendo, atravs do estudo do SENAI, uma estreita relao entre escola e empresa, podemos questionar se o sistema educacional brasileiro no est ratificando a polmica e, ao mesmo tempo, a dicotomia, entre os cursos profissionalizantes e o Ensino Mdio. Inicialmente pelo fato de que, na prtica, mantida a existncia de duas trajetrias educacionais: o ensino superior para a elite e o ensino profissionalizante para as camadas pobres da populao. Alm disso, o prprio ensino profissionalizante possui duas possibilidades. De um lado existe a formao oferecida pelo SENAI, em proximidade com as empresas e, consequentemente, em maior conformidade s exigncias das novas tecnologias capitalistas; de outro lado, a formao oferecida pelo Estado, frequentemente com recursos do FAT, com carter compensatrio ou, at mesmo, propedutico. Uma outra questo importante a ser discutida na atual conjuntura da produo a extenso do alcance da formao oferecida pelo SENAI. Em virtude da diminuio do nmero de empregos formais oferecidos e da tecnologia avanada, cada vez mais presente na produo e que deve estar tambm nos cursos de formao, possvel indagarmos se num futuro prximo o SENAI no estar trabalhando com ilhas de excelncia que correspondam a uma parcela muito pequena dos trabalhadores brasileiros. Tal questo torna-se ainda mais relevante se lembrarmos que o SENAI financiado, sobretudo, com recursos pblicos e que, conforme a pesquisa emprica reafirmou, a instituio atende, em sua maioria, aos trabalhadores j empregados, contribuindo muito pouco para
414

o ingresso no sistema produtivo de indivduos excludos desse processo. Alm disso, a opo do SENAI, de diminuir seus investimentos nos cursos de aprendizagem inicial, retrata a limitada atuao da instituio na democratizao do acesso ao emprego. A partir da pesquisa realizada, podemos afirmar que frequentar um curso tcnico do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial, muitas vezes, no determinante para o ingresso no mercado de trabalho. Do mesmo modo, acreditamos que apontar a falta de qualificao profissional como a principal causa do desemprego uma anlise reducionista e estratgica feita frequentemente pelo Estado e pelos representantes dos empresrios. Por fim, reafirmamos que, pela reestruturao produtiva ser um fenmeno recente, existe a necessidade de mais estudos que abordem os impactos desse fenmeno na formao profissional. Tal carncia afetada ainda pela constante dificuldade na realizao de pesquisas em empresas, onde podem ser observados diretamente os efeitos da reestruturao produtiva no mundo do trabalho.

Referncias Bibliogrficas ARANHA, M. L. de A. Histria da educao. So Paulo: Moderna, 1996. BRASIL. Constituio. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1937. BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial da Unio. Braslia, DF, 23 dez. 1996. CUNHA, L. A. Ensino mdio e profissional: da fuso excluso. 1997 (mimeo). DELUIZ, N. O modelo das competncias profissionais no mundo do trabalho e na educao: implicaes para o currculo. Boletim Tcnico do SENAI, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, Set./Dez. 2001. DIEESE. Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Scio-econmicos. Boletim Pesquisa de Emprego e Desemprego, Belo Horizonte, n. 11, Nov. 2006. EVANGELISTA, J. Sistema S. In: FIDALGO, F., MACHADO, L. (editores). Dicionrio da educao profissional. Belo Horizonte: Ncleo de Estudos sobre Trabalho e Educao, 2000, p. 309. EVANGELISTA, J., FIDALGO, F. Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT. In: FIDALGO, F., MACHADO, L. (editores). Dicionrio da educao profissional. Belo Horizonte: Ncleo de Estudos sobre Trabalho e Educao, 2000, p. 169. FERREIRA, C. G. Reestruturao produtiva. In: FIDALGO, F., MACHADO, L. (editores). Dicionrio da educao profissional. Belo Horizonte: Ncleo de Estudos sobre Trabalho e Educao, 2000, p. 283.

415

FERRETTI, C. J. Formao profissional e reforma do ensino tcnico no Brasil: anos 90. Educao e Sociedade. Campinas, n. 59, p. 225-269, 1997. FORD, H. Minha vida e minha obra. Rio de Janeiro: Brand, s.d. FREITAG, B. Escola, estado e sociedade. So Paulo: Moraes, 1986, 142p. KUENZER, A. Z. Ensino Mdio construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. So Paulo: Cortez, 2002. LEITE, M. de P., RIZEK, C. S. Projeto: reestruturao produtiva e qualificao. Educao & Sociedade, Campinas, v. 18, n. 58, p. 178-198, Jul. 1997. MORAES, C. S. V. (coord.). Diagnstico da formao profissional: o ramo metalrgico. So Paulo: Artchip Editora, 1999. POCHMANN, M. Mudanas na ocupao e a formao profissional. Trabalho & Educao. Belo Horizonte, n. 6, p. 48-71, jul/dez 1999 jan/jun 2000. ROMANELLI, O. de O. Histria da educao no Brasil (1930/1973). Petrpolis: Vozes, 1982. SEGNINI, L. R. P. Educao, trabalho e desenvolvimento: uma complexa relao. Trabalho & Educao. Belo horizonte, n. 6, p. 14-46, jul/dez 1999 jan/jun 2000. SENAI. Departamento Nacional. Almanaque. 2004. SENAI. Departamento Nacional. Relatrio Anual 2005. Braslia: SENAI/DN. TUMOLO, P. S. Reestruturao produtiva no Brasil: um balano crtico introdutrio da produo bibliogrfica. Educao & Sociedade, Campinas, n. 77, p. 71-99, dez 2001. TAYLOR, F. Princpios da administrao cientfica. So Paulo: Atlas, 1980.

NOTAS
Taylor baseava seu modelo produtivo no fracionamento do trabalho (atravs da gerncia cientfica da produo); assim buscava superar alguns entraves ao desenvolvimento do capitalismo americano. Entre eles, podemos destacar o fato de grande parte do processo produtivo da poca ser baseado nos ofcios, em que o trabalhador possui domnio do saber produtivo. J Ford buscava o fracionamento do produto. Dentre as idias defendidas e implementadas por Ford, podemos destacar o minucioso planejamento da produo e a criao da esteira de produo que, segundo o prprio industrial, visava a economia dos pensamentos e dos movimentos e, conseqentemente, a reduo dos custos de produo. Alm disso, Ford objetivava a criao de uma produo e de um consumo em massa, atravs do controle de fatores externos fbrica relacionados ao processo produtivo capitalista. Com o objetivo de criar uma mentalidade favorvel ao sistema, o interesse do capitalista volta-se tambm para o dia-a-dia do trabalhador, seu modo de vida, seus hbitos familiares e seus valores morais. 2 Segundo Ferreira (2000, p.283), o processo de reestruturao produtiva est assentado em trs eixos principais: 1) as novas tecnologias da III Revoluo Industrial (com destaque para a automao microeletrnica, tambm chamada de automao flexvel ou programvel); 2) as mudanas organizacionais (em particular, as novas formas de organizao do trabalho); 3) as inovaes gerenciais e institucionais (mudanas na gesto dos recursos humanos e nas estratgias empresariais, de um modo geral). 3 um fundo pblico criado atravs da Lei n. 7.998 de janeiro de 1990. Ele constitudo com recursos provenientes das contribuies do Programa de Integrao Social (PIS), do Programa de Formao do Patrimnio dos Servidores Pblico (PASEP) e de uma cota-parte da Contribuio Sindical. Esses recursos so utilizados para inmeras finalidades, dentre
1

416

elas para financiar aes integradas no pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial, programas de qualificao e re-qualificao profissional (EVANGELISTA; FIDALGO, 2000, p.169).

Artigo recebido em 01/2010. Aprovado em 02/2010.

417

You might also like