You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BACHARELADO EM CINCIA E TECNOLOGIA

BRUNO DA SILVA BEZERRA RA 21034810

outubro 2011

Segundo a anlise dos dados da Resenha Energtica 2010, com base no exerccio do Ministrio de Minas e Energia do Governo Federal Brasileiro no ano de 2010, houve um comparativo entre os dados do ano de 2009 e de 2010 e foi constatado que ocorreu um aumento gradativo na utilizao de fontes energticas renovveis e no renovveis no pas tendo um aumento no ano de 2010 de 8,9 % em relao a 2009. Neste aumento fica visvel uma utilizao de fontes no renovveis, por causa de ser mais viveis economicamente e maior abundncia, como o caso do petrleo que teve um aumento de 13,7%, este utilizado por causa da quantidade existente e pela numerosidade de materiais que podem ser gerados atravs dele e no pela questo ecolgica ou pela sustentabilidade, por no se renovar ele usado uma nica vez, no havendo como recoloc-lo para utilizao, e mesmo com a descoberta do pr-sal em 2007, se no houver um inverso de energias a serem utilizadas no pas, poder ocorrer a escassez ou uma nova crise do petrleo. A energia solar cara pois necessita de painis solares, mas no se acaba nem polue como as energias no renovveis. Mas como as ideias que nos so propostas s entram em vigor no pelos benefcios que nos oferecido mas pela viabilidade econmica, continuaremos a percorrer por estes caminhos. Alm da citao das matrizes energticas em seu consumo, mostra qual o plano de expanso e multiplicao das capacidades energticas no Brasil. A maior utilizao de energia, para gerir eletricidade ainda a Hidrulica, por causa do pas possuir um grande nmero de fluentes, mananciais, rios e lagos, retirando da grande parte da utilizao de energia eltrica nacional. A nica inviabilidade a construo de hidreltricas, pois para a sua construo necessrio o desmatamento, retirada de famlias e animais como acontece em Belo Monte. J no caso da utilizao de energia para os transportes, houve uma reduo da utilizao de derivados de petrleo, por exemplo a gasolina, entre os anos de 1973 e 2010, em que a maior utilizao era de derivados de petrleo, houve um crescimento do uso de bioenergia no pas, um aumento de utilizao de energias renovveis. Sendo as estratgias do governo, manter a preocupao central como consumidor, respeitando o social e o ambiental, inserindo fontes limpas e encorajando o uso eficiente da energia,opo que

menos agride o meio ambiente. Procurar manter a elevada participao de energia renovvel e diversificao da Matriz, preservando a posio de destaque que o Brasil sempre ocupou no cenrio internacional. Utilizao de tecnologia nacional no desenvolvimento das fontes competitivas, com nfase para a inovao tecnolgica. Como dito anteriormente, a utilizao de fontes no renovveis ainda muito grande, mas com o decorrer do tempo temos visto de modo gradativo e crescente nas industrias, escolas, residencias e em muitos outros locais a utilizao de fontes renovveis, que incentivam a preservao ambiental e a conscientizao do planeta em relao ao uso moderado e a utilizao de fontes energticas que mais se adequam as necessidades das matrizes do governo para os prximos anos.

Para quem destinada a Matriz Energtica Brasileira ? Quais as tecnologias e energias disponveis hoje, quais as vantagens e desvantagens ? Opinio de energia futurista ?

You might also like