You are on page 1of 22

Educao Fsica escolar e dana: percepes de professores no ensino fundamental

Neusa Dendena Kleinubing* Maria do Carmo Saraiva**


Resumo: Este artigo apresenta dados e discusses de uma pesquisa que objetivou compreender a percepo de professores de educao fsica no ensino fundamental, em relao ao contedo dana nas suas aulas. Os dados coletados apontam, especialmente, para questes relacionadas formao inicial e suas implicaes no trato com esse contedo na escola. Destacou-se a negligncia com o ensino da dana entre os contedos da educao fsica, o que refora a necessidade de se ampliar e aprofundar as discusses que indiquem um caminho para que a dana realmente se efetive no mbito escolar. Palavras-chave: Dana. Educao Fsica. Ensino fundamental.

1 INTRODUO
Percebe-se, na atualidade, um grande nmero de pesquisadores investigando o fenmeno da dana no contexto da educao, discutindo questes ligadas legitimidade da dana no campo de Educao Fsica, bem como as contribuies dessa prtica corporal como experincia esttica. O aumento das pesquisas enfocando a dana reflete a importncia que essa temtica, por muito tempo negligenciada pela escola e pelos professores, vem ganhando. Questes ligadas ao currculo (BRASILEIRO, 2003), ao contexto educacional (MARQUES, 2001, 2005) e dana enquanto experincia esttica (SARAIVA et al., 2005a, 2005b) so alguns exemplos de discusses que buscam investigar esse fenmeno que, apesar de muitos professores no se responsabilizarem pela orientao dessa atividade, insiste em se fazer presente na escola.
* Professora da Universidade Comunitria Regional de Chapec UNOCHAPEC. Chapec, SC, Brasil. E-mail: neusadk@gmail.com ** Professora da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Florianpolis, SC, Brasil. E-mail: marcarmo@terra.com.br

194 Artigos Originais

Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva

Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com as discusses acerca da dana e seu papel na escola, apresentando dados coletados em uma pesquisa que buscou identificar a percepo de professores de educao fsica no ensino fundamental, com relao ao contedo da dana nas suas aulas.

2 METODOLOGIA: DO CAMINHO E DOS SUJEITOS DA PESQUISA


com o objetivo de entender e, sobretudo, lanar questionamentos sobre a dana no currculo da educao fsica escolar, que foi planejado ouvir as vozes de quem faz acontecer a Educao Fsica no contexto escolar: o professor e a professora de Educao Fsica. A construo da histria dessa disciplina na escola se concretiza pela prxis dos professores em relao a seus alunos e em relao ao contexto histrico-social em que essa se efetiva. Portanto, mais do que descrever e situar as ideias dos professores pesquisados, o desafio perceber as mensagens implcitas, as dimenses contraditrias e os temas silenciados (LDKE; ANDR, 1986), mas latentes, nos dados oferecidos pelos atores dessa investigao, buscando entender os textos e os contextos da problemtica da dana na escola. Nesse propsito, desenvolveu-se uma investigao interpretativa, que prope a compreenso dos significados no mbito da realidade natural de interaes sociais, e cujo foco so os aspectos singulares, imprevistos e diferenciados, conforme Perez Gmez (1998). Essa atitude interpretativa1 perante o contexto da pesquisa permitiu-nos mergulhar na complexidade dessa questo que apresenta suas interfaces com a realidade social, emergindo vrias anlises a partir dos dados coletados. A pesquisa se configurou a partir do entendimento de que a dana como elemento da cultura de movimento, fenmeno que em sua gnese apresenta uma riqueza de possibilidades em vivncias corporais, sociais e afetivas tem papel especial na formao humana. Ela possibilita diferentes experincias estticas que promovem a ampliao da
1 Prez Gmez (1998) aponta esse tipo de pesquisa em oposio ao enfoque positivista que de modo geral busca a generalizao abstrata de verdade duradoura independente do contexto.

, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

Educao Fsica escolar e dana: percepo de professores...

195

sensibilidade como a capacidade de percepo do mundo, tornando capaz de vivenci-lo, refleti-lo e recri-lo (SARAIVA et al, 2005b, p. 61). Tendo-se conscincia desse fato, as inquietaes prosseguiram no sentido de explorar e buscar sentidos/significados na prxis do professores de educao fsica, com a inteno de compreender o presente e poder-se projetar um olhar para o futuro da dana na prtica escolar. Para a coleta dos dados, foi elaborado um questionrio semiaberto com perguntas relativas formao e prtica pedaggica dos professores. Primeiramente, esse instrumento de pesquisa passou por um estudo piloto para que se pudesse avaliar o alcance das perguntas em relao ao seu objetivo. Em seguida, algumas dessas questes foram reestruturadas e, s ento, iniciou-se a coleta de dados junto aos sujeitos da pesquisa. O campo de pesquisa configurou-se a partir da inteno de obter uma amostra que pudesse de alguma forma representar as diferentes realidades das escolas municipais. Assim, foram elencadas 7 escolas das quais 2 so consideradas de grande porte (de 700 a 1.000 alunos), 2 de mdio porte (de 300 a 700 alunos) e 3 consideradas de pequeno porte (de 90 a 300 alunos). Esses dados foram disponibilizados pela secretaria de educao do municpio. A pesquisa envolveu todos os professores de educao fsica dessas escolas totalizando 16 professores: 7 homens e 9 mulheres. Desses, 3 apresentaram idades entre 18 e 27 anos, 11 entre 28 e 37 anos e 02 entre 38 e 47 anos. Todos residem no municpio de Chapec, em Santa Catarina. Quanto ao nvel escolar em que atuam os pesquisados estendemse desde a Educao Infantil at as sries finais do Ensino Fundamental, compreendendo 7 professores que atuam na educao infantil e sries iniciais (1 a 4 sries), 5 professores lecionam para alunos das sries entre 5 e 8 do ensino fundamental, e outros 4 que atuam em todos esses nveis. O prximo item envolveu a relao dos pesquisados com a disciplina dana no perodo da formao inicial. Entre os professores, 11
, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

196 Artigos Originais

Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva

assinalaram que tiveram a disciplina dana inserida no currculo do seu curso de graduao e, destes, 9 afirmaram que os contedos vivenciados na formao foram significativos. Apenas 2 consideraram que essa disciplina no foi trabalhada significativamente nas suas graduaes. Os outros 5 informaram que no tiveram a dana, mas sim, outras disciplinas de contedos aproximados que continham alguns elementos relacionados, tais como: Atividades Rtmicas, Ginstica Rtmica e Folclore. As questes seguintes do questionrio envolveram a problemtica central da pesquisa, o contedo dana na disciplina da educao fsica escolar, e buscaram visualizar a realidade desse contedo na escola e a relao do professor com a dana no seu ensino. Nisso, 11 professores responderam que desenvolvem a dana, mas no de forma sistemtica. Esses professores relatam que a desenvolvem normalmente quando h algum evento ou data comemorativa. Os outros 5 professores informaram que trabalham a dana nas suas aulas de educao fsica. Esses primeiros dados caracterizaram o grupo de professores, localizando-os no cenrio da investigao, e tendo as referncias sobre a sua formao relacionada dana, partiu-se para o propsito de analisar as respostas desses professores, buscando suas divergncias e suas ideias em comum. Tentou-se, tambm, perceber as entrelinhas desses dados, aqui formatados em falas escritas, almejando fazer o exerccio que Freire (1996) ensinou, pois, afinal, o espao pedaggico e a prtica pedaggica so textos para serem constantemente lidos, interpretados, escritos e reescritos.

3 A DANA NA ESCOLA: TENSES ENTRE VIVNCIA E FORMAO


No processo de anlise dos dados, surgiram vrios elementos significativos para a compreenso do problema e, neste texto, apresentase a questo central destacada das respostas dos professores: a implicao da formao inicial. Vrios professores pesquisados afirmaram que tiveram a Dana no seu currculo de Educao Fsica, mas que os contedos dessa dis, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

Educao Fsica escolar e dana: percepo de professores...

197

ciplina no forma significativos para eles, o que levou necessidade de entender o porqu. Segundo algumas respostas, para esses professores os contedos no foram significativos porque o contato com a dana somente em um perodo da graduao foi muito corrido (Professora M), e tambm porque poderiam ter ampliado mais, para melhor aproveitamento nas escolas (Professora E). Essas evidncias se aproximam dos resultados de pesquisa realizada por Saraiva et al. (2007), na qual os professores tambm apontam a falta de vivncia em dana, tanto na vida pessoal como na formao inicial, como elemento limitador para desenvolverem esse contedo nas suas aulas. Entretanto, alguns professores desta pesquisa informaram que os contedos trabalhados na disciplina de Dana na graduao foram significativos e, em alguns casos, foi bastante trabalhado a questo da expresso corporal (Professora A). Em relao aos contedos tratados na disciplina de dana nos cursos de Educao Fsica cabem algumas consideraes. Primeiramente, entende-se que a organizao curricular dos cursos de Educao Fsica no possibilita o aprofundamento de tcnicas especficas de estilos de dana, bem como, entende-se que esse no deve ser o objetivo da formao. Todavia, h possibilidades, como j demonstrado em outros estudos, a partir das perspectivas da Dana-educao ou Dana-improvisao2 , da dana ser entendida como experincia, na qual outra forma de vida se revela em movimento, conforme Saraiva (2005, p. 239), configurando como outra forma de ser e estar no mundo, que simbolizao do vivido e/ou imaginado, possvel a todas as pessoas. Nesse sentido, a experincia na e da dana deve ser compreendida como possibilidade de representao das experincias vividas: um processo relacional do corpo em movimento que constituindo o fenmeno da dana, deve ser perspectivado como um modo diferente, ou seja, como outra forma de vivenciar e se apresentar no mundo. Esse pensamento traz a ideia de que ao experienciar a dana somos capazes de expressar, de modos singulares, o entendimento que temos do mundo que nos cerca, bem como somos capazes de expressar nos2

Ver Fiamoncini e Saraiva (1998), Soares et al. (1998), etc.

, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

198 Artigos Originais

Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva

sas emoes e sentimentos sem, necessariamente, dominarmos uma tcnica especfica de dana. Assim, contemplamos a dana a ser discutida e trabalhada no mbito da educao, e em especial da educao fsica, como aquela que possibilita aos sujeitos apresentarem seus pontos de vistas com relao a seus mundos construdos a partir das suas experincias, j que a relao de cada pessoa com a dana algo diferenciada conforme sua vivncia subjetiva e a realidade social (SARAIVA, 2005, p. 232). Nessa perspectiva, a formao dos professores deve ser objetivada a partir de conceitos e entendimentos de dana que compreendam a experincia esttica como eixo central do processo, pois nela radica o desenvolvimento da sensibilidade, que pode desbloquear potencialidades do ser humano. Esse tipo de experincia desenvolve a conscincia esttica que no prerrogativa dos artistas, mas de todos que ousem novas possibilidades (SARAIVA-KUNZ, 2003, p. 71). A dana concebida nessa dimenso poderia diminuir a sensao de incapacidade dos professores de educao fsica para trabalhar com a dana nas suas aulas. Afirmativas como no possuir conhecimento e vivncia suficiente para desafiar-me a trabalhar de forma eficiente a dana (Professor L), e no estar preparado suficiente para conduzir as aulas (Professor I), seriam menos frequentes, se pudssemos perceber no corpo prprio a capacidade expressiva, representante da faticidade humana, que integra tanto a estrutura do sujeito quanto a estrutura do mundo. Essa concretude passvel de ser redimensionada pela experincia da dana. Alm da falta de capacitao na formao inicial, repetidamente expressa pelos professores, tambm apontado o enorme desinteresse dos professores em querer aprenderem e trabalhar a dana (Professor P). Essa afirmao aponta para um fator que, entende-se, ser um dos maiores obstculos na tentativa da dana ganhar espao e corpo nas escolas. Pode-se ver isso pelo vis da formao permanente. Como vrios professores apontaram no terem recebido formao suficiente na graduao, fundamental buscar conhecimentos alm dos recebidos na licenciatura, atravs de cursos, pesquisas ou livros. E isto vale no somente para a dana, mas para qualquer contedo e/ou disciplina. A produo de conhecimento em nossos tempos ultrapassa
, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

Educao Fsica escolar e dana: percepo de professores...

199

a de qualquer outra poca da histria e a disseminao desse conhecimento, tambm, de forma acelerada. Ento, o conhecimento que nos falta passvel de ser sanado, se no totalmente, pelo menos em parte, a partir da formao permanente, que pode ser entendida como participao em cursos de aperfeioamento e, at mesmo, como atitude de autodidatismo. Outros estudos tambm apontam para a falta de interesse dos professores como um dos fatores responsveis pela negligncia para com o ensino da dana nas escolas. No estudo de Saraiva et al. (2007a, p. 152), mencionado que:
[...] as/os professoras/es reconheceram que a dana tem sido negligenciada nas unidades educativas e os motivos levantados [...] foram: a falta ou precariedade de experincias e vivncias prticas em dana, na vida pessoal e na formao inicial (faculdade) e a falta de vontade, como desmotivador principal de um trabalho mais efetivo em dana nas escolas.

Todavia, dados desta pesquisa apontam muito mais para uma posio efetiva de no afinidade com a dana, ou de no se sentirem vontade em desenvolver esse contedo, como bem expressa esta fala: no possuo uma afinidade pela dana como tenho para os esportes de quadra (Professor O). Da mesma forma, algumas das justificativas mais incisivas para no ensinar a dana nas aulas de educao fsica foram: por falta de domnio do conhecimento sobre a dana e a expresso corporal (Professora F), ou por no ter muito conhecimento (Professor I) e, tambm, por que no gosto e por no ter o jeito para trabalhar com a dana (Professor P). Incisivas, diz-se das respostas, porque os professores de certa forma se abstm de duas condies fundamentais da prtica educativa que busca a dignidade da condio humana, manifestando um aparente conformismo. A primeira representada pela vontade de ampliar os conhecimentos, que leva a busca da formao permanente, to importante e decisiva para a prtica pedaggica do professor. Esta deve firmar-se como eterna ao-reflexo-ao, o fazer e o pensar sobre o fazer, como proferiu Freire (1996), entendendo esse movimento como necessidade bsica para uma prtica docente crtica. Nessa situao, o/a professor/a adquire uma postura investigativa frente s diferentes situaes advindas do processo pedaggico, tomando conscin, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

200 Artigos Originais

Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva

cia de que no h ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem ensino (FREIRE, 1996). A segunda questo caracterizada pela oferta necessria, no caso da educao fsica, de um amplo campo de vivncias das prticas corporais da contemporaneidade. Um olhar mais atento vai identificar que, na atualidade, as prticas corporais ultrapassam a linha do campo dos esportes. Atividades ligadas natureza, s artes marciais, voltadas ao cuidado com a sade, somente para citar alguns exemplos, exigem um novo olhar do professor de educao fsica, buscando compreender esse movimento, que de modo geral, objetiva (re)integrar o ser humano com sua natureza biolgica e cultural, individual e coletiva. importante salientar o compromisso da educao fsica com atividades que contribuam para a formao dos sujeitos. Essa contribuio, necessariamente, passa pela ampliao das prticas corporais, pois somente com prticas corporais prprias, que sejam autnticas para o sujeito que as realiza, descobre e constri, que esse poder perceber-se uma totalidade, exigindo constantemente um processo de ressignificao de seus movimentos a partir do contexto em que se inserem. Entende-se que o repertrio de movimento do sujeito traz consigo as novas linguagens corporais polissmicas, que decorrem do ambiente natural e social, que lhes confere inmeros significados, com o que o ambiente, mesmo, tambm vai sendo reconstrudo a partir da experincia e por meio do compartilhamento, assumindo novos sentidos (SILVA; DAMIANI, 2005, p. 195). Esse entendimento faz compreender a importncia de oferecer experincias com prticas corporais e aqui se olha de modo especial para a dana que aumentem o repertrio de movimento dos sujeitos, ampliando o dilogo com o corpo prprio e com o corpo do outro, aprofundando o conhecimento do mundo do qual faz parte. nesse sentido que, no caso da dana, alguns professores e professoras no devem sobrepor uma atitude pessoal negativa s possibilidades de um coletivo. importante ressaltar que as afirmaes sobre no ensinar a dana por falta de afinidade, ou seja, no gostar, ou por no ter jeito foram apresentadas por professores do sexo masculino. Talvez esse seja um indcio do forte preconceito que ainda cerca a dana,
, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

Educao Fsica escolar e dana: percepo de professores...

201

no que diz respeito participao dos homens, j que a histria da dana tem apontado que muitos bailarinos foram e/ou so homossexuais (HANNA, 1999). Todavia, a anlise de aspectos como a homossexualidade no mbito da dana no foco deste texto, mas sim, refletir sobre o fenmeno que concretiza a dana, o que d visibilidade a essa linguagem: o movimento humano. A dana se concretiza atravs da transformao/ressignificao do movimento humano, e esse, sem dvida, assexuado. Tanto o homem quanto a mulher utilizam os mesmos grupos musculares no movimento do andar, correr, saltar, nadar e tambm danar, e a distino entre o movimento, em ambos os sexos, tanto pode depender da emoo que cada um imprime sua expresso (NANNI, 1995, p. 130), como dos impasses identificatrios nas prticas corporais, como detectou Fraga (1995). Numa investigao com adolescentes que foram submetidos anlise comparativa as prticas de futebol e da dana, e o autor encontrou que
[...] o poder preponderantemente masculino reconhecido nesse jogo por seu temperamento agressivo, viril e competitivo passou a diluir-se entre os sexos com o transcorrer das atividades escolares, abrandando tais caractersticas nos meninos e salientando-as nas meninas com relativa freqncia (FRAGA, 1995, p. 38).

Da mesma forma, relata o autor, a angstia dos rapazes diminua na mesma proporo em que se sentiam mais identificados com seu papel na dana (FRAGA, 1995, p. 39), j que se tratava de encenar a dance music, uma dana que sofreu um processo de dessexualizao, na dcada de oitenta, tal como hoje acontece com o street dance ou dana de rua. De qualquer forma, vemos que, em estudos que j datam de mais de uma dcada, apresentam-se possibilidades de reinterpretao dos papeis de gnero na dana e, sobretudo, de ressignificao da dana para meninos e meninas, j que:
em qualquer cultura, nenhuma prtica corporal enseja em si mesma as noes substantivas de sexognero, no s porque h transformaes a partir de uma dinmica cultural, dentro de uma mesma socie, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

202 Artigos Originais

Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva


dade, mas porque tais transformaes nos remetem a uma dimenso semntica que est contida no processo de configurao de identidades sociais, mesmo aquelas que se fundam em papeis sexuais (FRAGA, 1995, p. 40-41).

Desse modo, acredita-se que o preconceito se associa ideia de que a criatividade e a sensibilidade so habilidades ligadas ao universo feminino, pensamento disseminado pela sociedade moderna e, portanto, a referncia ou o imaginrio da figura do homem na dana uma construo histrico-social na qual a lgica difundida de que o homem que dana homossexual, ainda que infundada, infelizmente, flui no universo masculino. Desde o trabalho de Leito e Sousa (1995) sobre O homem que dana..., tal como desde as interpretaes clssicas ocidentais do que apropriado para o homem, nomeando, eufemisticamente, tudo que no apropriado como atributos dos homossexuais (BURT, 1995), at os dias de hoje, vemos a dana ser interpretada como emocionalmente expressiva, um atributo feminino, no senso comum. Conforme Burt (1995) algumas emoes so associadas com a masculinidade, enquanto outras parecem ser femininas, de forma que os homens dizem, frequentemente, ser mais racionais e ter mais controle de suas emoes que as mulheres. Entretanto, deve-se pontuar que alguns professores, de certa forma, sentiam necessidade de aprofundar ou ampliar seus conhecimentos referentes dana: sinto necessidade de maiores conhecimentos para aprimorar minha prtica pedaggica educacional, haveria crescimento profissional (Professor J) e, gostaria de trabalhar dana, mas no s por trabalhar (Professor I). Nessas falas, percebe-se, tambm, alm do dficit em relao aos contedos de dana, uma certa crtica, pois quando o professor afirma no s por trabalhar refere-se, possivelmente, ao fato da dana, frequentemente, ser fruto do livre fazer das alunas3 , sem orientao do/a professor/a. Assim, percebe-se nessa fala o sentimento de necessidade de saber o que se est danando e no somente danar uma msica qualquer.
3 Normalmente, quando acontecem mostras de dana ou algum evento na escola, as meninas tomam a iniciativa organizando as coreografias para as apresentaes.

, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

Educao Fsica escolar e dana: percepo de professores...

203

Nessa perspectiva, experincias tm confirmado a formao permanente como uma possibilidade real de aproximao de educadores com o universo da dana, mostrando que o/a professor/a, a partir da vivncia efetiva da dana, capaz de
perceber e compreender, tambm, como o movimento torna-se experincia corprea para seus alunos, ou seja, torna possvel compreender as possibilidades, dificuldades e anseios presentes na execuo das tarefas, ao virem a ser utilizadas na prtica pedaggica (SARAIVA, 2007a, p. 154-155).

4 MENINOS NO DANAM! NO TEMOS ESPAO! PRECISO SUPERAR


ESSES OBSTCULOS

Os professores pesquisados destacaram a no participao dos meninos nas atividades de dana. Para alguns professores, um dos obstculos para a implementao da dana nas aulas de educao fsica a resistncia por parte de alguns, principalmente meninos (professor H e professora J). A carncia de outras referncias de estilo de dana, para alm das imagens do ballet, ainda bastante impregnadas no imaginrio social como a dana, apesar das novas influncias, especialmente de hip hop, dana de rua, forr etc., mais fortes em grandes centros urbanos, ajuda a reforar o esteretipo sobre o menino-bailarino. O que nos parece mais estimulador para iniciar os meninos na dana e que alguns estudos j apontaram (ARNOV, s/d; FRAGA, 1995; STINSON, 1998) transportar os movimentos corporais do universo do esporte para a dana. Esses movimentos exigem fora, vigor e podem ser uma estratgia utilizada pelo/a professor/a com o objetivo de proporcionar o primeiro contato com essa linguagem corporal. Stinson (1998a, p. 60) comenta sua estratgia de aula:
frequentemente inicio as aulas para crianas de 10 anos em diante com atividades que envolvam a relao entre dana e esporte [...] possvel perceber a surpresa dos meninos quando descobrem que gostam de danar, pelo menos, esse tipo de dana.
, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

204 Artigos Originais

Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva

Tambm no sentido de viabilizar a dana de uma forma no intimidadora para os meninos, a autora, em outro trabalho, afirma ser necessrio, embora no suficiente, comear cedo, e ensinar dana de uma forma agradvel para os meninos e que no seja ameaadora de sua masculinidade (STINSON, 1998b, p. 68). Isso possvel acreditando-se que a vivncia da dana, j na idade pr-escolar, possibilita a ampliao das referncias e experincias corporais, alm de auxiliar no entendimento de que essa atividade compatvel para ambos os sexos, j que a dana tem um papel significativo nas construes infantis dos esteretipos masculino e feminino (BOND, 1998, p. 50). Em interessante trabalho, Bond (1998, p. 52) observou um grupo de crianas utilizando mscaras para desempenhar seus papis de danarinos. A autora revela que o uso dessas possibilitou afastar temporariamente as inibies ligadas ao gnero e trazer tona um senso aumentado de individualidade. Essa pode ser outra estratgia a ser utilizada com o intuito de aproximar os meninos do universo da dana, bem como possibilitar-lhes a dana de rua, que foi largamente difundida em nossa cultura nos anos 90. Esse estilo de dana explora habilidades como saltos, quedas, tores, grandes giros, movimentos rpidos e coordenados. Todos os movimentos que podem aproximar a dana do esporte, como tambm, a redescoberta da capoeira que possibilita ser vista como jogo ou dana, igualmente rica em movimentos atlticos e uma manifestao cultural genuinamente brasileira. Sem dvida, as referncias que se tem de dana so fundamentais na opo de querer/gostar de realiz-la ou no. Por isso, esse vis pode ser um primeiro caminho para que os meninos se sintam estimulados a danar e, a partir da primeira experincia, percebendo que no deixaram de ser meninos, possam se permitir experimentar as diferentes possibilidades, diminuindo o desinteresse e inibio da maioria dos meninos para a dana (Professor O). Outra dificuldade para desenvolver a dana na escola, apontada pelos professores, foi a falta de espao adequado para a realizao das aulas. Essa falta de estrutura foi destacada como obstculo para a concretizao da dana:
somos trs professores com trs turmas ao mesmo tempo na quadra. Falta sala livre para utilizar, deste
, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

Educao Fsica escolar e dana: percepo de professores...

205

modo s realizada dana para apresentaes em datas comemorativas, e no como contedo fixo (Professora K);

falta espao adequado onde a intensidade do som possa ser maior, bem como, uma sala com tamanho adequado para a movimentao (Professor O). Nestas duas falas tm-se a representao da imagem de uma estrutura ideal para o desenvolvimento da dana. Todos sabem das condies precrias da maioria das escolas pblicas desse pas, todavia, mesmo as quadras no tendo condies ideais tambm para a prtica dos esportes, estes no deixam de ser trabalhados nas aulas de educao fsica. necessrio, sim, pensarmos o espao fsico como um desafio constante para professores que pensam uma Educao Fsica que amplia suas referncias de conhecimento (BRASILEIRO, 2002, p. 9), mas a experincia da/com a dana em espaos no convencionais a clssica sala com piso de madeira, barras e espelho j foi apontada por diversos autores e, efetivamente, realizada por diferentes artistas/ danarinos ao longo da histria. Saraiva et al. (2005b) relatam diferentes espaos nos quais a dana pode ser experienciada. Quadras e bosque transformam-se em cenrios que fazem surgir diferentes questionamentos em relao necessidade de um espao ideal para a dana. Essa reflexo pode ajudar na hora de planejar e organizar a dana compreendendo os espaos disponveis da escola.

5 DA UTILIDADE LEGTIMA FORMA DE EXPRESSO


Outro ponto importante da pesquisa foi a busca de desvelamento das possveis contribuies do trabalho com a dana para o processo educativo. Dois aspectos foram bastante ressaltados pelos professores pesquisados: a dana como instrumento para o processo de sociabilizao e como facilitadora do desenvolvimento motor. Para os professores perguntados, a dana contribui na socializao, no desenvolvimento rtmico, percepo espao-temporal, concentrao, valncias fsicas e na desinibio (Professor I); alm dessas habilidades, para a flexibilidade, agilidade, resistncia e coordenao
, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

206 Artigos Originais

Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva

motora (Professor J); e, tambm, contribui para a coordenao motora de membros inferiores e superiores (Professor O). Essas ideias representam as formas utilitrias frequentemente atribudas dana e usadas como justificativas para defender sua presena em qualquer programa/currculo.Ainda difcil entend-la como uma forma de expresso, ou como outra forma de experimentar e falar das coisas que fazem parte do nosso mundo. Embasados por uma formao tecnicista, os professores tem percebido com mais facilidade as habilidades fsicas e capacidades motoras na dana, do que o seu potencial expressivo e comunicativo. Perceber o movimento de dana como forma de potencializar ou render mais em uma ou diversas habilidades motoras uma maneira reduzida de compreender esse contedo, bem como a prpria educao fsica. As habilidades e capacidades devem ser consideradas, mas no podem ser objetivos nicos da proposio de atividades pedaggicas, pois desse modo o professor passa a ser um educador com muito pouco de formador, com muito mais de treinador, de transferidor de saberes, de exercitador de destrezas (FREIRE, 1996, p. 162, grifo do autor). Essa condio realmente insuficiente se idealizada uma educao fsica crtica e emancipatria. Essa perspectiva compreende o sujeito em movimento, ou o sujeito no seu se-movimentar, caracterizado pelas relaes de sentido/significado entre ser humano e mundo que se estabelecem pelo movimentar-se, como uma experincia esttica (KUNZ, 2006, p. 20). No se nega caractersticas intrnsecas do movimento em dana (flexibilidade, coordenao, orientao espao-temporal, etc.), que devem ser trabalhadas como meios para a possibilidade de expresso, contudo, entende-se que deve ser focalizado o objetivo principal, que a experincia do corpo em movimento, voltada para o exerccio da criao e colaborando para o conhecimento de si. Esse conhecimento, quando aprofundado, permite uma conscincia tambm alargada de mundo e de ns mesmos (KUNZ, 2001, p. 51) e, assim, compreendemos que o sujeito em movimento entende-se com seu mundo e nesse dilogo pode se (re)conhecer como sujeito capaz de atitudes de interferncia no mundo. A dana como outra forma de linguagem e como possibilidade de dilogo com o mundo e com o outro pode ser identificada em respostas
, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

Educao Fsica escolar e dana: percepo de professores...

207

como: a dana proporciona uma forma diferente de exteriorizar sentimentos (Professor L), ou que a dana contribui
para a expresso corporal ofertando novas possibilidades de movimentos criados, imitados, imaginados, na disposio da troca de movimento e contato com um ou mais indivduos, de conhecer diversos ritmos e apropriao do seu danar (Professor O).

Esses entendimentos se aproximam do que se acredita ser a proposta da dana no contexto escolar: uma forma diferenciada de falar sobre as coisas que nos constituem, uma outra possibilidade de nos apresentar no e para o mundo, uma experincia que permita nos encontrar e encontrarmos o outro a partir das mltiplas formas de se-movimentar.

6 DANA E PROFESSOR DE EDUCAO FSICA: ENSAIO PARA UMA


APROXIMAO

A capacidade de sensibilizao e organizao das pessoas que compartilham a experincia da dana, a experincia de serem corpos danantes, faz com que essas se voltem para suas condies de sujeitos que esto no mundo, constitudos e constituintes das suas histrias. Nisso, a dana
como uma forma de expresso da cultura corporal, sendo que o resgate das possibilidades de expresso importante para a tomada de conscincia de nossa situao no mundo e para a busca da singularidade (individualidade) (SOARES; SARAIVA, 1999, p. 105).

Se a cultura corporal a denominao dada ao amplo e riqussimo campo da cultura que abrange a produo de prticas expressivocomunicativas, essencialmente subjetivas, externalizadas pela expresso corporal (ESCOBAR, 1999, p. 91), e a dana uma forma de expresso da cultura corporal como resultado de conhecimento produzido e acumulado em relao ao corpo no pode, ento, ser negligenciada como contedo da educao fsica escolar. Na anlise dos textos dos professores sujeitos da pesquisa ficou claro que a dana um contedo pouco explorado nas aulas de educao fsica por diversos motivos. Os mais evidenciados foram a falta de
, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

208 Artigos Originais

Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva

conhecimento em relao tcnica da dana e a pouca afinidade com esse contedo. Assim, a dana, como todos os outros contedos da Educao Fsica escolar, precisa ser trabalhada na perspectiva da superao da concepo tcnica e de instruo; precisa ser percebida como uma forma de vivncia das atividades libertadoras, das atividades criativas, que possam levar os alunos (e professores) a uma mudana de atitude perante a realidade excludente e cruel que se apresenta a toda a humanidade. Como afirma Kunz (1999, p. 66)
o que se precisa pensar, com urgncia, para uma mudana metodolgica do ensinar, uma verdadeira terapia psicossocial para libertar professores e alunos de uma concepo metodolgica de ensinar centrada na tcnica e na instruo.

Acredita-se na fora dos movimentos que surgem dos corpos e no nos movimentos impostos aos corpos, enquadrados num jeito tcnico e certo de fazer, pois dever do/a educador/a ver, ouvir e perceber seus alunos na sua integralidade. No momento em que o/a aluno/a cria e expressa um movimento, ou at mesmo, um no movimento, precisa-se estar atento a ele, sua histria, pois suas marcas esto ali, presentes, se fazendo num sujeito concreto. Nesse sentido, a dana pode ser uma forma libertadora para a expresso dos corpos, pois o movimento de dana o espao exterior da imaginao, que esse movimento libera sentimentos e emoes, alm de refletir e expressar as transformaes do ser no todo (FIAMONCINI; SARAIVA, 1998, p. 96). Assim, a preocupao deve se fixar nas oportunidades que se deixa de oferecer aos alunos quando elegidas algumas poucas prticas corporais na concretizao da educao fsica, contribuindo para a cristalizao de conceitos e falsas verdades, como a de que essa disciplina se sustenta a partir de duas ou trs modalidades esportivas. O professor de educao fsica precisa saber que pertence aos interesses objetivos dos alunos a possibilidade de conhecer e interagir com todas as diferentes manifestaes da cultura do movimento possvel de serem desenvolvidas numa aula de Educao Fsica (KUNZ, 1999, p. 67).
, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

Educao Fsica escolar e dana: percepo de professores...

209

Contrapondo-se a esse entendimento, alguns professores demonstraram no ter interesse em aprofundar seus conhecimentos com relao dana, por diversos motivos como estar seu interesse direcionando a educao fsica na escola para todas as reas do esporte e a dana requerer um tempo maior, espao adequado (Professora B), e direcionando os estudos e aprofundamentos na rea do rendimento (Professor C). Compreendido que, para esses professores, a dana no vista como um contedo da educao fsica escolar. Tambm ficou claro qual o entendimento de educao fsica ainda presente na escola, uma atividade voltada quase que exclusivamente para o desenvolvimento dos esportes competitivos ficando, frequentemente, restrita aos esportes mais populares: futebol, voleibol, handebol e, quando h estrutura, o basquete. No entanto, importante salientar que houve um reconhecimento de que a dana contribui no processo educativo, mesmo pelos que declararam no trabalhar e/ou no ter interesse em ampliar seus conhecimentos nesse contedo. Pelo vis da prxis, esses dados apontam para uma contradio: mesmo o professor tendo o conhecimento de que o contedo dana um elemento importante para o desenvolvimento do aluno, no lhe possibilita a vivncia. Como j salientado, estudos apontam para a importncia da formao permanente no fortalecimento da dana na escola e reafirmam a necessidade de uma constante busca sobre os conhecimentos da dana que possibilitam, a partir da vivncia prpria, maior amplitude de conhecimento em relao ao trato metodolgico da dana na escola (SARAIVA et al., 2007b, p. 125). Certamente que h um longo caminho a ser percorrido em relao efetivao da dana no contexto da educao fsica escolar, pois ainda falta aos professores entendimento e reconhecimento da importncia desse contedo nas perspectivas de emancipao dos sujeitos. Entende-se que a dana que deve estar presente nas aulas de educao fsica espao de promoo da criatividade e principalmente, da sensibilidade, pautada nas possibilidades de ouvir, ver, e apreciar o que outros corpos tm a comunicar e expressar. Nessa perspectiva, a dana se apresenta como espao-tempo em que se pode realizar o difcil
, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

210 Artigos Originais

Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva

exerccio da tolerncia, aceitando e reconhecendo o outro como parte fundamental para o nosso prprio processo de formao. Nesse sentido, a dana na educao fsica, deve ser trabalhada a partir do histrico de movimento de cada aluno/a e, por isso, nessa proposta, o/a professor/a no precisa ser um/a bailarino/a, pois cabe a ele/a mediar os dilogos e orientar as tarefas de movimento. Nesse processo, a principal habilidade a ser desenvolvida pelo professor de educao fsica a sensibilidade (cabe dizer, no serve somente para a dana): preciso ser/estar sensvel s necessidades de comunicao dos/as alunos/as, ser/estar sensvel s necessidades de serem ouvidos, questionados, elogiados e compreendidos. necessrio fazer-se um esforo para que a dana ocupe seu lugar de direito na disciplina de educao fsica na escola, pois se trata da experincia prpria do se-movimentar, com todas as implicaes manifestas desse fenmeno.

7 CONSIDERAES FINAIS E... PASSOS INICIAIS


Retomando as questes que guiaram essa pesquisa pode-se compreender que ainda h muita resistncia quanto prtica da dana nas aulas. Isso justificado por diferentes motivos, sendo a falta de conhecimento referente a esse contedo, o mais evidenciado. importante ressaltar que na matriz curricular dos cursos de graduao em Educao Fsica h outras disciplinas que so ministradas tambm, em um ou dois semestres como alguns esportes e nem por isso so deixadas de serem ministradas no contexto escolar. Assim, possvel perguntar: por que esse assunto precisa constantemente ser discutido? A resposta pode ser a notria negligncia em relao dana como contedo da educao fsica escolar, o que refora a ideia da necessidade de se ampliar e aprofundar essas discusses a fim de visualizar um caminho para que a dana realmente se efetive no mbito escolar. As principais ideias defendidas nesse texto apontam a dana como experincia esttica (SARAIVA; KUNZ, 2003). Essa compreenso amplia as possibilidades de trabalho e ajuda a evitar-se o equvoco de
, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

Educao Fsica escolar e dana: percepo de professores...

211

ensinar a dana sem uma orientao pedaggica, e chama a ateno para os modismos impostos pela mdia, que massificam as referncias do que podemos chamar de dana. Ultrapassar esses entendimentos faz parte do exerccio educativo que compreende, tambm, a autocrtica. Para desenvolver a dana nessa perspectiva, o/a professor/a de educao fsica no precisa ser um/a exmio/a bailarino/a ou ser um/a especialista em dana. necessrio que tenha sensibilidade para mediar e direcionar o trabalho, no qual ele/a prprio/a pode (e deve) estar vivenciando a experincia da descoberta, da criao do movimento, atribuindo-lhe um significado, um sentido que a expresso da sua corporeidade. Deixar de oportunizar aos alunos a experincia da dana deixar uma lacuna tanto no seu processo educativo quanto no seu desenvolvimento pessoal. A concluso transitria desta pesquisa de que h necessidade de avanar muito no papel de educador-pesquisador. Precisa-se aprender a conviver e a trabalhar com a insegurana, j que, na realidade atual, pretender as certezas bastante utpico, pois o que era certeza ontem, comea a se fazer dvida hoje. Nesse sentido, necessita-se desafiar-se continuamente para superar obstculos e dificuldades; para que estas, com criatividade e persistncia tornem-se oportunidades (Professora N). Possivelmente, um dos pontos relevantes desta investigao foi proporcionar ao professor participante um momento de reflexo quanto ao trabalho com a dana na escola. Quer-se acreditar que esse estudo possa ter sensibilizado os professores no sentido de promover um autoquestionamento e, talvez, relembr-los desse contedo como capaz de enriquecer a experincia corporal dos alunos, abrindo novos espaos de comunicao, possibilitando novas formas de linguagens com os outros e com o mundo. Enfim, a esperana de ver esse contedo ganhar corpo e os corpos na/da escola.

, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

212 Artigos Originais

Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva

Physical Education and Dance: perception of teachers in elementary school Abstract: This article presents data and discussions of a research that aimed to understand the perception of physical education teachers in relation to the subject dance in physical education classes. The data collected points, especially, to issues related to the initial education and its implication in the way of dealing with this subject in school. It was stood out the neglect with the teaching of dance among the subjects in physical education. It reinforces the necessity of extend and deepen the discussions so that dance becomes really effectual in school. Keywords: Dancing. Physical Education. Education, primary.

Educacin Fsica Escolar y Danza: percepciones de profesores en la enseanza primaria Resumen: Este artculo presenta datos y discusiones de una investigacin cuyo objetivo fue comprender la percepcin de profesores de educacin fsica en la enseanza primaria, en relacin al contenido danza en las clases de educacin fsica. Los datos recabados apuntan, especialmente, para cuestiones relacionadas a la formacin inicial y sus implicaciones en el trato con ese contenido en la escuela. Se destac la negligencia con la enseanza de la danza entre los contenidos de la educacin fsica, lo que refuerza la necesidad de ampliar y profundizar las discusiones a fin de visualizar un camino para que la enseanza de la danza realmente sea efectiva en el mbito escolar. Palabras claves: Baile. Educacin Fsica. Educacin primaria.

REFERNCIAS
ARNOV, Mike. Ensinando dana atravs dos esportes. Revista Danar, s/d. BOND, Karen. Como criaturas selvagens domaram as distines de gnero. Proposies, Campinas, v. 9, n. 2, jun., 1998. BRASILEIRO, Lvia Tenrio. O contedo dana em aulas de Educao Fsica: temos o que ensinar? Pensar a Prtica, Goinia, v. 6, n.1, p.45-58, 2003. ______. O conhecimento no currculo escolar: o contedo dana em aulas de educao fsica na perspectiva crtica. Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p.5-18, set./ dez., 2002. , Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

Educao Fsica escolar e dana: percepo de professores...

213

BURT, Ramsay. The male dancer: bodies, spectable, sexualities. London: Routledge, 1995. ESCOBAR, Micheli O. Cultura corporal na escola: tarefas da educao fsica. Motrivivncia, Florianpolis, dez., 1999. FIAMONCINI, Luciana; SARAIVA, Maria do Carmo. Dana na escola: a criao e a coeducao em pauta. In: KUNZ, Elenor (Org.). Didtica da educao fsica. Iju: UNIJU, 1998. FRAGA, Alex Branco. Concepes de gnero nas praticas corporais de Adolescentes. Movimento, Porto Alegre, v. 2, n. 3, 1995. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 12. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996. HANNA, Judith. Dana, sexo e gnero: signos de identidade, dominao, desafio e desejo. Traduo de Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. KUNZ, Elenor. A imprescindvel necessidade pedaggica do professor: o mtodo de ensino. Motrivivncia, Florianpolis, v. 9, n. 13, p.63-81, nov., 1999. KUNZ, Elenor (Org). Didtica da educao fsica I. Iju: UNIJUI, 1998. ______. Didtica da educao fsica II. Iju: UNIJUI, 2001. KUNZ, Elenor; TREBELS, Andreas H. (Org.). Educao fsica crtico-emancipatria: com uma perspectiva da pedagogia alem do esporte. Iju: UNIJU, 2006. LEITO, Fatima C. do V.; SOUSA, Iracema S. O homem que dana... Motrivivncia, Florianpolis, v. 7, n. 8, p.250-259, dez., 1995. LDKE, Menga; ANDR, Marli. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. MARQUES, Isabel. Ensino de dana hoje: textos e contextos. 2 ed. So Paulo: Cortez, 2001. ______. Danando na escola. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2005. NANNI, Dionsia. Dana-educao: princpios, mtodos e tcnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 1995. PREZ GMEZ, Angel. Compreender o ensino na escola: modelos metodolgicos de investigao educativa. In: SACRISTN, Jos Gimeno; PREZ GMEZ, ngel. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. SARAIVA, Maria do Carmo. Dana e gnero na escola: formas de ser e viver mediadas pela educao esttica. 2003. Tese (Doutorado) Faculdade do Movimento Humano, Universidade Tcnica de Lisboa, Lisboa, 2003. ______. O sentido da dana: arte, smbolo, experincia vivida e representao. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p.219-241, set./dez., 2005. , Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

214 Artigos Originais

Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva

SARAIVA, Maria do Carmo et al. Dana e seus elementos constituintes: uma experincia contempornea. In: SILVA, Ana Mrcia; DAMIANI, Iara Regina (Org.). Prticas corporais, Florianpolis, v. 3, p.115-133, 2005a. ______.Ensinar e aprender em dana: evocando as relaes em uma experincia contempornea. In: SILVA, Ana Mrcia; DAMIANI, Iara Regina (Org.). Prticas corporais, Florianpolis, v. 2, p.61-78, 2005b. ______. Alguns significados e contextos na anlise da dana numa pesquisa-ao. In: FALCO, Jos Luiz; SARAIVA, Maria do Carmo (Org.). Esporte e lazer na cidade: a prtica teorizada e a teoria praticada. v. 2. Florianpolis: Lagoa, 2007a. ______. Vivncias em dana. Compreendendo as relaes entre dana, lazer e formao. In: FALCO, Jos Luiz; SARAIVA, Maria do Carmo (Org.). Esporte e lazer na cidade: a prtica teorizada e a teoria praticada. v. 1. Florianpolis: Lagoa, 2007b. SILVA, Ana Mrcia; DAMIANI, Iara Regina. As prticas corporais em foco: a anlise da experincia em questo. In: SILVA, Ana Mrcia; DAMIANI, Iara Regina (Org.). Prticas corporais. v. 3. Florianpolis: Nauemblu Cincia e Arte, p.187-207, 2005. SOARES, Andresa et al. Improvisao e dana, contedos para a dana na educao fsica. Florianpolis: UFSC, 1998. SOARES, Andresa; SARAIVA, Maria do Carmo. Fundamentos terico-metodolgicos para a dana na Educao Fsica. Motrivivncia, Florianpolis, v. 9, n. 13, nov., 1999. STINSON, Susan. Reflexes sobre a dana e os meninos. Pro-posies, Campinas, v. 9, n. 2, p.55-61, jun., 1998a. ______. Vozes de meninos adolescentes. Pro-posies, Campinas, v. 9, n. 2, p.62-69, jun., 1998b.

Recebido em: 09.06.2008 Aprovado em: 17.07.2009 , Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, outubro/dezembro de 2009.

You might also like