You are on page 1of 19

Uma concepo dialgica e uma teoria do movimento humano1

Andras H. Trebels

Resumo O presente trabalho tem como objetivo discutir a indissociabilidade entre movimentar-se e perceber, e suas implicaes para um conceito e uma Pedagogia dialgicos do movimento humano. Para tanto, apresenta algumas das perspectivas de autores que, de um ponto de vista da Biologia, rivalizam com as concepes de movimento da mecnica tradicional. Logo depois, debate as premissas e os desdobramentos de uma concepo dialgica para o movimento humano, considerando as contribuies da Fenomenologia e valorizando a mtua determinao entre as figuraes relacionais e substanciais do movimento humano. Palavras-chave: Movimento; Educao do movimento

Professor Emrito da Universidade de Hannover, Alemanha. Doutor em Filosofia pela Universidade de Boon.

Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

250

Andras H. Trebels

1 Introduo
No campo das Cincias do Esporte encontramos a prevalncia de uma perspectiva que compreende o movimento humano de forma estritamente objetivista e, sempre que possvel, totalizadora. As anlises do movimento vinculam-se ao paradigma emprico-analtico, remetendo-se a conceitos da Fsica e estruturando-se na relao de causa-efeito. A violncia deste olhar disciplinar to grande que ele no apenas procura delimitar os movimentos esportivos, mas procura adequar-se, tambm a objetos mortos e inanimados. Com isso, a teoria do movimento nas Cincias do Esporte geralmente define o movimento como deslocamento de posio no tempo e no espao que, por sua vez, so categorias tambm vistas mecanicamente. Isso garante, segundo o paradigma emprico-analtico, a objetividade e a cientificidade da abordagem. H muito tempo se discute se tal perspectiva coloca em primeiro plano uma cincia voltada para o humano. Dito de outra forma colocase em questo se por meio de uma abordagem das Cincias Naturais seria possvel no apenas analisar, mas tambm esclarecer os comportamentos e expresses corporais humanas. Pergunta-se, portanto, sobre uma abordagem cientfica mais adequada para a compreenso do movimento humano. Meu objetivo neste texto trabalhar a questo dos conceitos e representaes que podem ser desenvolvidos para uma melhor compreenso do movimento humano. Vou trabalhar com pontos de vista da Biologia e da Fisiologia, mas tambm com aqueles que foram desenvolvidos pela Antropologia Mdica, cujo pano de fundo a Fenomenologia. Nos limites deste trabalho apresentarei e discutirei algumas das abordagens deste campo, especialmente aqueles ligados ao Crculo da Gestalt (Weizscker, Christian, Buytendijk) e os que se radicam mais especificamente na Fenomenologia francesa, como os holandeses Gordijn e Tamboer. Ficar claro que j nos anos quarenta do sculo passado se desenvolvera uma conscincia da importncia de uma teoria do movimento humano. Neste sentido poderemos observar que a concepo dialgica de movimento desenvolvida por Gordijn, foi re-trabalhada e mesmo re-direcionada por vrios autores.
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

Uma concepo dialgica e uma teoria do movimento humano 251

2 A diferenciao entre movimento e movimentar-se: sobre as possibilidades do sujeito na Biologia


Ao colocar para si uma srie de questes sobre o trabalho psiquitrico, a Gestalt, como ensina Weizscker (1968), retoma o problema do movimento humano. Em jogo est a relao entre movimento e percepo. Lembro, neste contexto, a proposta de Held (apud ENNENBACH, 1991), um seguidor de Weizsckers, segundo o qual importante diferenciar o ser que movimentado daquele que se movimenta. Neste contexto, fundamental considerar a intencionalidade pessoal: movimentar e perceber esto, de certa forma, ligados um ao outro; so simultanemante os dois lados mas tambm o mesmo lado de uma moeda. As qualidades de nossa percepo e de nosso movimento no podem ser isoladas umas das outras. Para Weizscker (1968, p. 1) no se pode negligenciar a diferena entre o que est vivo e o que est morto para uma anlise do movimentar e do perceber humanos. Seu livro mais importante, O crculo gestltico: teoria da unidade entre percepo e movimento, comea com a seguinte sentena: Ns observamos aqui o movimento de uma criatura viva, no o de um corpo arbitrrio ou imaginado nas suas relaes com o tempo e o espao, o que se constitui uma importante diferena. (1986, p. 1). Da a importncia de se considerar, nos estudos da Biologia, a presena do sujeito. O autor est ciente das dificuldades em compatibilizar suas reflexes com a cincia tradicional. Para isso delimita seu objeto de pesquisa em torno do ato biolgico, uma realizao biolgica, do qual os fenmenos no so explicveis por si mesmos, mas caracterizados por suas condies, seus limites. Movimentar e perceber so atos biolgicos que, por sua vez, delimitam e atualizam os cruzamentos entre organismo e o meio onde ele vive. Este encontro, como designa Weizscker (1968), pode ser visto como uma antecipao do conceito de dilogo, tal como Gordijn2 posteriormente trouxe para o centro do debate.
No possvel uma descrio de um ato biolgico/orgnico que parta da premissa de uma diviso entre organismo e meio-ambiente. A tarefa se coloca em outro plano, o da compreenso dessa relao, que deve tambm ser promovida. Nossa pesquisa mostra que a percepo no pode ser entendida nem como orgnica, nem como inorgnica, mas que ela um encontro singular entre Eu e meio ambiente, e que
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

252

Andras H. Trebels

ela, entrelaada com o movimento, apenas uma etapa desse encontro em direo a um fim que no est dado de antemo. (WEIZSCHER,1968, p. 115)

Neste encontro, nossa percepo diferencia-se decisivamente de uma apreenso fsica do mundo
A Fsica coloca como premissa que ao conhecimento do Eu seria confrontado, como objeto do conhecimento, um mundo independente. Na Biologia, pelo contrrio, temos que aprender que estamos em relao de dependncia com o objeto percebido (...). Enquanto nas premissas da Fsica o objeto percebido deve permanecer independente do Eu e sem mudanas, na Biologia ele s pode ser concebido se temos com ele uma relao muito direta sua existncia independente no pr-condicionada. (WEIZSCHER, 1968, p.168).

Na perspectiva aqui esboada, encontro entre Eu e mundo deve delimitar-se de maneira diferente do que na Fsica, que formula suas leis como naturais, definindo-as pela causalidade3 . A coeso entre o humano e o mundo demarca-se pela reao de coincidncia, que delimita o contexto no qual, para Weizscker, coloca-se a primeira aplicao da Gestalt: a inter-relao entre organismo e meio ambiente. Esta relao de coincidncia mutuamente determinada, tanto pela influncia quanto pelo ser influenciado. Perceber e movimentar so transitrios um em relao ao outro.

3 Movimento, adaptao e reconstruo mecnica segundo Paul Christian


Weizscker (1968.) destaca a importncia de se esclarecer a diferena entre o ato biolgico o movimentar-se e a adaptao do movimento, de um lado e a determinao mecnica como condio de possibilidade, por outro. Christian (apud BUYTENDJIJK; CHRISTIAN; PLGGE, 1963) elucidou esta questo em seu famoso texto Da conscincia no fazer: uma contribuio da psico-fsica sobre o movimento arbitrrio (Vom Bewusstsein in Tun. Ein Beitrag zur Psychophysik der Willkrbewegung). Em um primeiro passo, Christian oferece uma descrio do processo de
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

Uma concepo dialgica e uma teoria do movimento humano 253

adaptao: A forma especial de movimento expressa-se primeiro pela confrontao com o meio ambiente, e ela no est dada, mas se constri. Para onde se orienta este movimento agradvel e harmnico? Com se desenvolve, gradual e corretamente, este fazer? Christian procura esclarecer esta questo, orientando-se por uma conscincia e uma sensibilidade de valores. Ele postula um fazer que de forma imanente acompanhe um sentimento do fazer verdadeiro. Para movimentos simples, mas especialmente para aqueles realizados no trabalho manual, no jogo e no esporte de rendimento (...), este sentimento do valor prprio da ao se faz presente. O movimento coordenado e correto emerge por si mesmo com alto valor e originalidade. No possvel decidir entre as diferentes formas de realizao, e o sentimento do certo e do errado torna-se evidente, sem que outras formas de realizao, de valores ou um conhecimento do sucesso se torne consciente. (CHISTIAN, 1963, p. 23). A gnese do prprio movimento no segue qualquer plano, no se dirige (re)construo deste movimento, mas desenvolve-se de forma imediata a partir da confrontao com a situao. A nica orientao a do sentimento do movimento, tal como foi acima descrita. Com isso, Christian (1963, p. 27) remete-se Filosofia dos valores (Wertphilosophie) e a segue. Em nota de rodap, ele refere-se explicitamente posio de Scheler (1954) e sua tica materialista dos valores: De acordo com os valores experienciados, o fazer correto tambm representa o carter da persistncia do quadro anterior, de originalidade e de deciso. Isso se baseia em uma experincia que no se objetiva no sentido clssico de entendimento, mas sim na perspectiva de um reconhecimento imediato. Como esta experincia no se relaciona ao conhecimento enquanto tal, falta-lhe a dimenso inequvoca. Por conta disso, Christian (1963, p. 34) coloca um quadro especfico que se apresenta como experincia correta e apropriada das formas de movimento:
H um contexto no qual as diferentes formas do fazer so consideradas corretas. Este contexto, no qual um valor ainda pode mostrar-se como decisivo e correto, radica-se na obscuridade da conscincia de valores. (...) Isso no significa que os valores prescrevem uma forma de movimento ideal. Da desenvolve-se, pela segunda vez, a objeo
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

254

Andras H. Trebels

muito familiar, de que o movimento tecnicamente mais apropriado, claramente definido, coincidiria com a melhor realizao.

Este , se levado a cabo, um importante argumento para tornar mais claro por que nas Cincias do Esporte a harmonia individual do movimento torna-se suspeita. Movimentos esportivos bem sucedidos geralmente os dos campeonatos mundiais, dos grandes atletas no se desenvolvem de forma intuitiva, mas exigem o controle biomecnico, da reconstruo mecnica. Trata-se de uma compulso clareza, de uma recusa a qualquer inexatido em favor do movimento adequado. Este ponto ser retomado adiante. No entendimento de Christian, trata-se de considerar que, frente contingncia, um movimento controlado realizado, mas, no entanto, ao mesmo tempo, o que ganha legitimidade a ao em si mesma: o movimento no nasce do conhecimento da mecnica do movimento, mas revela-se a si mesmo e as regras da mecnica se colocam em relao secundria em relao a ele. Neste sentido, dois planos de anlise so diferenciados: 1) O plano do fazer, ou seja, como o movimento se desenvolve e se concretiza; 2) O plano mecnico e do conhecimento fsico, no qual o movimento vivo (lebendige Bewegung) reconstrudo mecanicamente.

4 A incluso do ator, da situao e do significado do movimento: a diferena entre processo e funo na teoria do movimento humano (Buytendijk)
Em seu conhecido livro, Teoria geral da postura e do movimento humanos (Allgemeine Theorie der menschlichen Haltung und Bewegung), Buytendijk (1956) ocupa-se da diferena entre o desenvolvimento de uma teoria do deslocamento e outra do movimentar humano. Coloca-se, ento, o movimento como a expresso do ser humano e, da mesma forma, um esclarecimento da expresso da vida. A diferenciao que deve ser considerada refere-se diferena entre a determinao mecnica de um fenmeno como a queda de uma pedra ou o percurso balstico de uma esfera e o movimento de organismos vivos, especialmente humanos. Observamos, ento, fenmenos que podem ser determinados por causalidade e os comportamentos humanos, que so teleolgicos e que dependem de um nexo finalista.
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

Uma concepo dialgica e uma teoria do movimento humano 255

Esta diferenciao discutida por Buytendijk (1956, p. 7) por meio dos conceitos de processo e funo:
Na Fsica pesquisa-se processos, grupos de fenmenos em suas leis naturais, ocorrncia e causalidade, conectados em um tempo determinado como uma srie de acontecimentos isolados. Tambm as cincias tcnicas relacionam-se com os processos, ainda que seu objeto esteja de antemo estruturado. O engenheiro descreve os eventos de uma mquina e pesquisa suas leis e princpios. Os movimentos de uma mquina so esclarecidos pelos processos.

Aqui se manifestam os limites do modelo causal-analtico: quando se procura explicar o movimento humano em relao s leis mecnicas, interpreta-se o corpo humano que se movimenta como uma mquina: os biomecnicos equiparam-se a engenheiros. Com isso torna-se irrelevante a diferena entre matria morta e organismo vivo. O que acontece na prtica, segundo Knig (1989), a mortificao do organismo vivo. Definimos funo como uma totalidade imediata de transformaes, significativamente ligada a algo para alm delas.(BUYTENDIJK, 1956, p. 7). A relao causa-efeito no sentido do movimento-mquina se realiza no que se refere aos efeitos cegamente, quer dizer, sem orientao quanto aos fins. Quanto s funes, no entanto, h sempre uma forma de objetivao na linguagem da Fenomenologia, uma relao intencional. Trata-se das adequaes que no so trazidas de fora, mas que so intrnsecas ao organismo: auto-produo, auto-conservao e as aes que a elas so correspondentes. Weizscker (1968, p. 3) fala, nesse contexto, em atos biolgicos:
Organismos tm ou efetuam movimentos no exatamente como tais, mas eles significam ou tm efeito sobre algo, que por sua vez no apenas movimento (...) o ponto de vista fsico no oferece qualquer conhecimento sobre a especificidade do movimento ou da postura humana.

Diferenciando-se do processo, que pergunta apenas sobre o como, coloca-se para os seres vivos tambm a pergunta sobre o que acontece na existncia dos seres vivos. Nesse contexto ganham especial relevncia trs pontos: 1) a pergunta pelo ator do movimento que Weizscker chama de sujeito do movimento; 2) a questo sobre o ambiente
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

256

Andras H. Trebels

(Situationsbezug) do movimento, que traz tona a posio especfica do ser vivente em relao ao mundo; 3) finalmente a pergunta sobre o significado do movimento, a objetivao do ator/sujeito e com ele o significado produzido/compreendido do movimento. A capacidade humana de movimentar-se ganha ento uma dimenso existencial, como forma singular e original de relao com o mundo, que pode ser designada na experincia de cada um. Com esta orientao fenomenolgica da compreenso do movimento, coloca-se tambm um conceito correspondente de espao e tempo. Weizscker (1968, p. 61) assim se referiu a ele:
O maior equvoco foi a equiparao do tempo vivido com aquele visto do ponto de vista da fsica (...) Simplesmente assumiu-se que a estrutura no sujeito seria a mesma que no objeto, e, quando no, tratar-se-ia de uma organizao deturpada. Veremos que a verdade radica no contrrio desta compreenso.

Gostaria de ilustrar esta questo com um exemplo. Em uma aula do curso de graduao em Educao Fsica, uma aluna realizou um rolamento para frente sobre uma estrutura fixa acima do solo. Logo aps relatou sua experincia: momentos assustadores, sustentada pelas mos! O relato continha tanto sua insegurana e falta de habilidade, quanto seu medo frente situao de estar com a cabea como que solta no ar. Ela descreveu uma experincia de extenso da temporalidade que no coincide com o tempo medido fisicamente. Se ficarmos apenas com a descrio do biomecnico sobre a frao de segundo que corresponde ao contato com a estrutura fixa, deveramos considerar o relato da estudante com um equvoco dos sentidos humanos?4 Na coincidncia entre movimentar e perceber torna-se claro que tambm as condies de possibilidade de nossa percepo, espao e tempo, precisam ser produzidas como interveno que, simultaneamente, percebe e movimenta. Elas so percebidas como aes que se definem no tempo e no espao: mais alto, mais forte, alcanar um ponto, realizar um passe. Volto ao exemplo citado: no entendimento fsico do tempo, a estudante cometera um equvoco ao utilizar a medida segundos para falar da durao do tempo; de sua perspectiva, ela descreve uma condio de acordo com sua experincia individual, considerando a extenso do tempo, que todos conhecemos como uma abreviao do tempo, algo que reafirmamos quando dizemos que o tempo voa.
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

Uma concepo dialgica e uma teoria do movimento humano 257

Esta orientao exclusiva no tempo fsico e linear no corresponde temporalidade que experienciamos. Mas ento por que preferimos uma interpretao fsica do espao e do tempo nos esportes? Trataremos deste tema no excurso a seguir. 4.1 Excurso: O esporte como definio tcnica do movimentar-se Estou convencido de que o esporte uma definio tcnica do movimentar humano. Esta orientao limitada valorizao do nmero, que visa determinar o rendimento do movimento, leva a uma pseudo-objetividade deste rendimento. Fritsch e colaboradores (1982) integrantes do Grupo de Trabalho de Frankfurt (Frankfurter Arbeitsgruppe), que em seu incio contou tambm com a presena de Knut Dietrich realizou uma anlise sistmica do esporte competitivo contemporneo. Eles delimitaram dois componentes bsicos para ele: a sobrepujana, geralmente medida quantitativamente 5 ; a objetivao das condies sob as quais o desempenho pode ser legitimamente realizado. Em outras palavras, apenas sob condies universalizadas possvel reconhecer um desempenho esportivo. possvel observar em uma competio esportiva algo anlogo ao que acontece nos experimentos das cincias naturais. Assim como no laboratrio, as condies de validade devem permanecer, em uma competio, constantes. A nica varivel o desempenho esportivo, e com ele o indivduo que lhe portador, que por sua vez avaliado por critrios de validade reconhecidos. por isso que h tanta desconfiana nos esportes quanto aos instrumentos de medio. Tanto quanto possvel, a medio deve ser feita por meio de instrumentos que garantam a objetividade dos resultados que, desta forma, tornam possvel o estabelecimento de rankings. Neste tipo de procedimento, o ser humano, comparvel a material de teste, medido objetivamente. Nesta perspectiva tecnolgica, exigida a presena de engenheiros que, trabalhando tecnologicamente, fortalecem os corpos dos atletas para que suportem mais e mais cargas. Isso tem conseqncias para as Cincias do Esporte que, no interesse de seu fortalecimento tecnolgico, oferecem conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de qualidades fsicas bsicas para desempenhos antes impensveis, para movimentos antes considerados impossveis. A Fisiologia do Esforo, a Cincia do Treinamento, as Cincias do MovimenPerspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

258

Andras H. Trebels

to so, nesta perspectiva, teorias instrumentais que incorporam a Bioengenharia nos seres humanos. Elas seguem o paradigma empricoanaltico e reivindicam para si o estatuto de legitimidade da Natureza que, no ser humano como parte dela, se torna aplicvel. Este entendimento da Natureza, de acordo com Kant (1956), referese a um estado de coisas no qual o corpo corpo humano pode ser inteiramente subsumido. Mas com isso no se percebe que Natureza para Kant (1959) tambm tem um segundo significado: Natureza como contexto de objetividade teleolgica. Neste sentido, a disponibilidade ilimitada da Natureza no permitida. Kant (1957a, 1957b) formulou esta questo da seguinte forma no Imperativo Categrico: nunca trate os seres humanos apenas como meios, mas sempre como fins em si mesmos. Com isso se colocam os limites da disponibilidade sobre os seres humanos e sua corporalidade postos sob domnio nos processos de esportivizao. A importncia de uma teoria notecnolgica do movimento fica, ento, evidente.

5 O conceito dialgico de movimento: uma teoria nomecnica do movimento (Gordijn, Tamboer)


Na concepo dialgica de movimento de Gordijn (1968) 6 vejo uma alternativa tradicional compreenso mecnica do movimento humano. Este conceito tambm correspondente ao conceito de movimentar-se, tal como desenvolvido pelos autores j citados, Weizscker, Christian e Buitendijk. A dicotomizao do ser humano em objeto do movimento (como tema da pesquisa mecnica) e sujeito do movimento (como instncia da ao intencional) tomada como problema sobre o qual se deve explicitamente refletir. Como se coloca a unidade do ser movente se esta diferenciao permanece, e como se configura a relao ser humano-mundo? Antes de apresentar o conceito de movimento dialgico, preciso fazer alguns esclarecimentos sem os quais a discusso permanecer incompreensvel. Gordijn a desenvolve em relao, sobretudo, Fenomenologia francesa, principalmente a Merleau Ponty (1966) e seu trabalho Fenomenologia do esprito. Juntamente com Gordijn, preciso destacar a atuao de seu aluno seguidor Tamboer (1985) que, em seu trabalho de livre docncia (Habilitationsschrift), desenvolveu o conceito dialgico de movimento considerando suas implicaes filosficas.
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

Uma concepo dialgica e uma teoria do movimento humano 259

A questo central da reflexo fenomenolgica, segundo MerleauPonty, a superao do pensamento em alternativas que se excluem mutuamente. Tais alternativas, como sujeito e objeto, corpo e esprito, ser humano e mundo, so conceitualizadas por Tamboer (1985) como desenvolvimentos secundrios. Eles dependem, por sua vez, da unidade primordial de ser humano e mundo, que ele chama de relao ontolgica. A totalidade da existncia humana no pode ser descrita nem pela dicotomia entre corpo e esprito, nem pela separao entre ser humano e mundo. Eu no sou um sujeito isolado, sem mundo, mas sim nele ancorado, por meio de meu corpo, e dele fao o horizonte no qual me comunico perceptivamente com as coisas:
(...) na base de uma Natureza, com a qual estou sensivelmente em comum (connaturalit), quer dizer, por meio de minha corporalidade, que com o meu ser est ligada, como a criana por meio do cordo umbilical com o corpo da me, sou capaz, por certos olhares ao ser, de descobrir um sentido, sem perder-lhe a fora constitutiva. (PILZ, 1973, p. 85).

Com o conceito de connaturalit, Merleau-Ponty fortalece a comunho dos seres humanos com a Natureza, interpretada tanto como contexto quanto fim em si mesmo. Ele acentua tambm o carter relacional da existncia humana. Isso no se refere apenas sua concepo de que o ser humano um sujeito que se movimenta em seu pertencimento ao mundo, mas tambm ao papel dos sentidos humanos: eles no so resultado de uma produo autnoma, mas sim algo descoberto nas estruturas relacionais. Apenas se limitarmos o ser humano sua objetivao meramente somtica o que uma premissa do trato cientfico que se orienta pela perspectiva emprico-analtica a relao ser humano/mundo, proposta por Merleau-Ponty, deve ser desconsiderada, ao mesmo tempo em que se restringe o objeto de pesquisa a uma perspectiva limitada de ser humano. Tamboer (1985) chama esta perspectiva de reducionista porque ela considera a relao do ser-no-mundo de forma abstrata. Este tipo de investigao cientfica, como mostra a experincia, no propriamente intil. O conhecimento produzido nesta reduo determina tambm as pretenses de validade das premissas das cincias naturais e o contexto no qual este conhecimento pode predicar validade.
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

260

Andras H. Trebels

Mas quando os fenmenos da realidade imediata forem considerados, preciso pensar que conceitos dicotmicos como corpo e esprito, sujeito e objeto, ser humano e mundo, so desenvolvimentos secundrios de uma unidade primordial e de uma estrutura relacional mutuamente determinante. O problema se refere menos ao conhecimento das pesquisas cientficas emprico-analticas, mas muito mais sua interpretao particularmente porque se relacionam diretamente realidade da vida humana. Na Fenomenologia no se admite como definitiva a interpretao que separa substancialmente Pessoa/Sujeito de um lado e mundo/objeto do outro, apenas possvel como desenvolvimento secundrio, por sua vez dependente de uma unidade primordial. Movimentar-se a forma de ao original do ser humano, por meio da qual ele se remete ao mundo, e na qual como ao constri a si como sujeito e o mundo como sua contraface imaginria: Movimentar-se , junto com o pensar e falar, entre outras aes, uma das mltiplas formas, nas quais a unidade primeva do ser humano com o mundo se manifesta. (TAMBOER, 1979, p. 16). Esta relao entre ser humano e mundo por meio da ao apreendida por Gordijn por meio de uma imagem. Ele utiliza a metfora do dilogo para delimitar a especificidade desta relao entre ser humano e mundo. A estrutura relacional entre ser humano e mundo, vista por meio de um dilogo, realiza-se na forma de um jogo de perguntas e respostas. Na ao de movimento o mundo e as coisas so questionados pelo sujeito/ator do movimento que, por sua vez, responde ao mundo com sua presena. Movimentar-se significa tambm se relacionar intencionalmente com o mundo, ou seja, estar relacionado internamente a ele. Intencionalidade, para a Fenomenologia, no significa apenas o movimento do ser humano na direo de um objeto, mas tambm um movimento pr-consciente e pr-racional, tal como pode ser observado em organismos biolgicos: um sinal de vitalidade. Neste sentido, pode-se falar em um fluxo de intencionalidade no movimento humano, do mundo para o ator do movimento e vice-versa. O mundo seguro das coisas das definies fsicas perde sua identidade e passividade no ato de movimentar. Esta uma conseqncia de considerarmos o conceito de movimento dialgico. Segundo Gordijn, aquele que se movimenta experiencia um significado motriz. Neste conceito, os significados subjetivos (intencionais) e objetivos (percebidos no mundo) se inter-relacionam orgaPerspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

Uma concepo dialgica e uma teoria do movimento humano 261

nicamente. O significado motriz no apenas a produo de sentidos, nem tampouco somente o resultado de qualidades intrnsecas ao objeto experienciadas pelo sujeito, mas sim uma inter-relao e mtua determinao complementar de ambas perspectivas. Ambas permanecem em ligao coincidente. Movimentar-se significa, para Gordijn, a atualizao dos significados motrizes em situaes concretas e a eles corresponder nos termos das possibilidades individuais de movimento. A tarefa da aula de movimento , segundo Gordijn, elaborar situaes de movimento na forma de arranjos materiais e com isso desenvolver as propostas que contenham significados de movimento e que sejam adequadas individualidade de cada aluno. Os alunos so assim instados, uma vez confrontados com os vrios significados de movimento, a responder de diferenciadas formas, com movimentos-respostas. A orientao comum e dominante dos esportes de oferecer respostas concretas na forma de movimentos prontos e acabados. No lugar disso, Gordijn prope a mediao pedaggica pela inteno de movimento. A interveno do professor no se coloca como um modelo a ser seguido como comum, por exemplo, na Ginstica Artstica mas como uma converso em do significado motriz em cada forma especfica de movimento. O sentido das aulas de ginstica no est tanto em assegurar determinadas formas acabadas de movimento, mas auxiliar os alunos a alcanarem os significados dos movimentos que realizam; alm disso, o sentido do ensino nestas aulas est relacionado transformao destes movimentos em novas formas que individualmente possam ser desenvolvidas. Duas perguntas se colocam: o conceito dialgico de movimento a nica forma possvel de compreenso do movimentar humano e de ensin-lo com compromisso pedaggico? Como se relaciona ele no campo das Cincias do Esporte, no qual dominante o conceito mecanicista de movimento? Para respond-las, preciso se remeter a Tamboer (1985) que analisou diferentes perspectivas cientficas de ser humano e corpo. Ele analisou as diferentes metforas que se relacionam ao corpo humano: mquina, relgio, crcere da alma, computador, entre outras. Para classificar estas metforas, ele desenvolveu uma tipologia de imagens de ser humano que procura superar a dicotomia sujeito/objeto:
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

262

Andras H. Trebels

a)

b)

Figuraes do ser humano que so substanciais, quer dizer, que conceituam o ser humano ou seu corpo como entidade isolada, contida por um invlucro, a pele. Esta tipologia da imagem de corpo corresponde especialmente ao paradigma emprico-analtico de pesquisa. Figuraes do ser humano que so relacionais: o corpo no uma entidade isolada, que pode estar ligada a outras, tambm isoladas, que lhe so externas. O ponto de partida uma condio relacional inerente ao corpo, que se torna clara, por exemplo, no conceito de corps subjet, de Merleau-Ponty. As reflexes de Weizscker, Chistian e Buytendijk correspondem a esta condio relacional.

Para Tamboer (1985) uma abordagem relacional ganha importncia na medida em que se coloca na dimenso contrria de uma imagem dualista de ser humano. A isso se relaciona a compreenso da aproximao do ser corpreo ao mundo, que pode ser determinada como reconhecimento e realizao de significados. A metfora que corresponde imagem do corpo relacional a da rede no plano macro e a do dilogo neste plano. Algo que me perturba, no entanto, que tambm este olhar unificador permanece relativo. Para Tamboer (1985.), as duas expresses tipolgicas so manifestaes da diversidade na unidade um conceito fundamental de Merleau-Ponty. Ambas se complementam e fundamentam uma relao ontolgica, profundamente inseparvel. No se pode passar por cima, no entanto, do fato de que a imagem substancial se coloca, em princpio, na direo contrria de uma inter-relao com sua correspondente relacional. Destaco aqui as j citadas coordenao das condies de possibilidade (substncia) e coincidncia (relao), proposta por Weizscker, e a conscincia de valores (relacional) em contrapartida organizao mecnica, de Christian. A pergunta que permanece em aberto como esta complementaridade se torna prtica. Ela tem sucesso, diz Weizscker (1968), na medida em que se explore os limites da Fisiologia e da Anatomia para que possam de fato dizer algo sobre o ser vivente. Estas disciplinas precisam, no entanto, ser entendidas em suas condies de possibilidade para o esclarecimento, e no como absolutas. Trago aqui um exemplo do treinamento de alto rendimento. Frank Hesel (1988), treinador nacional de atletismo na modalidade de 110 metros
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

Uma concepo dialgica e uma teoria do movimento humano 263

com barreiras, articulou os conceitos de movimento substancial e relacional. Ele se refere ao seguinte contedo: se fosse possvel reduzir o contato com o solo logo aps a transposio da barreira em trs centsimos de segundo, ento seria possvel, em dez barreiras, uma diminuio do tempo total correspondente a trs dcimos de segundo. Isso correspondia a uma diferena entre o quadragsimo e o dcimo atleta do ranking mundial do ano de 1988. Se por um lado o treinador precisa oferecer aos seus atletas as suas impresses sobre os movimentos que eles realizam o contato com o solo entre eles necessrio tambm capacit-los para que executem os movimentos tecnicamente cada vez melhor. Para isso, os resultados de uma anlise mecnica no se combinam, imediatamente, com o olhar do observador externo, o treinador: Ns cometemos uma violncia contra os atletas, se passamos nossas impresses a eles enquanto realizam suas corridas. (HESEL, 1988, p. 21). Os atletas, por sua vez, precisam de informaes objetivas sobre o contato com o solo, mas tambm mudar seus prprios movimentos:
Eu espero dos atletas solues individuais para problemas que so comuns, para que corram os 110 metros com barreiras (...) de forma mais rpida. Eu apoio os atletas para encontrarem a soluo adequada. Neste processo, promovo situaes nas quais eles possam encontrar as solues. (HESEL, 1988, p. 22).

Em aparatos eletrnicos que simulam os movimentos de competio, os atletas podem ter uma resposta exata do tempo de contato com o solo. Sua tarefa no outra, seno a de diminuir o tempo de contato. Isso tentado, primeiramente, sob condies mais fceis do que as encontradas nas competies. Uma vez que o objetivo, sob estas condies, alcanado, o treinador solicita que os atletas se concentrem na sensao do movimento, que corresponde a um tempo menor de contato com o solo. Isso leva os atletas a um movimento mais eficaz, que se torna estvel e conscientemente reproduzvel. O que Hensel (1988) faz uma articulao entre uma abordagem substantiva do movimento que exige o controle do tempo e o uso de aparatos eletrnicos e outra relacional, o que fortalece a tese da mtua determinao. Mas permanece a pergunta: seria ela universal?
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

264

Andras H. Trebels

A relevncia desta perspectiva para o esporte de rendimento singular. Trata-se aqui de um problema de transpor as grandes limites. Onde se localizam os complementos mutuamente determinantes tambm para os movimentos que no so do esporte de rendimento? Tamboer (1994) chamou a ateno para uma forma de superao das fronteiras, que pode ser muito significativa, que a das pequenas transposies de limites. Pessoas doentes, cujos organismos esto muito fracos, podem se valer, com grande importncia, destas pequenas transposies. A superao destas pequenas fronteiras muito importante, ainda que no suficiente para a construo plena do movimentar-se autnomo. Se considerarmos esta complementaridade, esto, ento, colocadas, pelo menos, as possibilidades de generalizao da mtua determinao entre as figuraes relacional e substancial do movimento humano.

Notas
1 2 Traduo do original em Alemo de Alexandre Fernandez Vaz. Gordijn no se refere explicitamente a este trabalho de Weizscker, mas provvel que tenha tomado dessas questes por meio da leitura de Buytendijk. A relao entre ambos ficar mais clara no transcorrer deste trabalho. Isso no significa uma rejeio da cincia em si, como aquela com a qual se relaciona a medicina tradicional, a exemplo da Fisiologia e da Anatomia. Ele entende esta aproximao como necessria e legtima. Em relao aos organismos vivos, no entanto, estes conceitos no so capazes de descrever o biolgico de forma plena, mas sim suas condies de possibilidade. Eles oferecem condies de possibilidade. Como aparatos para o organismo e seu funcionamento, por assim dizer, abrem um espectro de possibilidades de comportamentos que podem ser realizados singularmente. Buytendijk (1956, p. 43) alude a esta questo levantando conceitos como tempo e espao vitais: Para a compreenso de nossos movimentos como autnomos, como realizao da capacidade de se movimentar, fundamental a sensibilidade do tempo e do espao neles envolvidos.

Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

Uma concepo dialgica e uma teoria do movimento humano 265

Peters (1927, p. 90) a ela assim se referiu: Superao de um desempenho pelo outro! este o momento culminante deste mundo...! Tambm Horkheimer e Adorno (1981, p. 329): Os recordes, nos quais os esportes encontram sua realizao, proclamam o evidente direito dos mais fortes, que emerge to obviamente da concorrncia porque ela cada vez mais os domina. No triunfo de tal esprito prtico, longe das necessidades de manuteno da vida, o esporte se torna uma pseudoprxis na qual os praticantes no podem agir por si mesmos, mas mais uma vez se transformam em objetos, o que, na verdade, j so. Em sua literalidade sem brilho, destinada a uma gravidade [seriedade] brutal, que entorpece cada gesto do jogo, torna-se o esporte o reflexo sem cor da vida endurecida e indiferente. S em casos extremos, que deformam a si mesmos, o esporte mantm o prazer do movimento, a procura pela libertao do corpo, a suspenso das finalidades. Tambm Gordijn (1975) e Tamboer (1979, 1985, 1994).

Referncias
BUYTENDIJK, Frederik J.J. Allgemeine Theorie der menschlichen Haltung und Bewegung: als Verbindung und Gegenberstellung von physiologischer und psychologischer Betrachtungsweise. Berlin, [s.n.], 1956. BUYTENDIJK, F. J. J.; CHRISTIAN, P.; PLGGE, H. (Org.). ber die menschliche Bewegung als Einheit von Natur und Geist. Schorndorf: [s.n.], 1963. ENNENBACH, Wilfried. Bild und Mitbewegung. 2 ed. Kln: [s.n.], 1991. FRANKFURTER ARBEITSGRUPPE. Offener Sportunterricht analysieren und planen. Reinbek: [s.n.], 1982. GORDIJN, C.C.F. Inleiding tot het bewegingsonderwijs. Baarn: [s.n.], 1968 GORDIJN, et. al. Wat beweegt ons. Baarn: [s.n],1975. HENSEL, Frank. Bewegungen empfinden und Lsungen suchen. Sportpsychologie, [s.l.], v. 2, p. 2024, 1988 HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Dialektik der Aufklrung: philosophische fragmente. Frankfurt: [s.n.], 1981. KANT, Immanuel. Kritik der einen Vernunft. Hamburg: [s.n.], 1956. ______. Kritik der praktischen Vernunft. Hamburg: [s.n.], 1957a. ______.Grundlegung zur Metaphysik der Sitten. Hamburg: [s.n.], 1957b.
Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

266

Andras H. Trebels

KANT, Immanue. Kritik der Urteilskraft. Hamburg: [s.n.], 1959. MERLEAU-PONTY, Maurice. Phnomenologie der Wahrnehmung. Berlin: [s.n.], 1966. PETERS, Alfred. Psychologie des Sports: seine konfrontation mit Spiel und Kampf. Leipzig: [s.n.], 1927. PILZ, Gunter. Merleau-Ponty. Ontologie und Wissenschaftskritik. Bonn: [s.n.], 1973. SCHELER, Max. Der Formalismus in der Ethik und die materiale Wertethik. neuer versuch einer grundlegung eines ethischen Personalismus. 4 ed, Bern: [s.n.], 1954. TAMBOER, J.W.I. Sich-Bewegen ein Dialog zwischen mensch und welt. Sportpdagogik: [s.n.], n. 3, v. 2, s. 6065, 1979, ________. Mensbeelden aachter Bewegingsbeelden. Kinantropologische analyses vanuit het perspektief von lichamelijke opvoeding. Haarlem: [s.n.], 1985. ________.Philosophie der Bewegungswissenschaften. Butzbach: [s.n.], 1994. WEIZSCKER, Viktor. Der Gestaltkreis. Theorie der Einheit von Wahrnehmen und Bewegen. 4 ed. Stuttgart, New York: [s.n.], 1968.

Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

Uma concepo dialgica e uma teoria do movimento humano 267

The Dialogical Conception and a Human Movement Theory Abstract This paper aims to discuss the relationship between human movement and perception, and its implications for a dialogical concept of Pedagogy. With that in mind, it introduces some authors that from the standpoint of Biology developed their conceptions of human movement as a critique of those of traditional Mechanics. Lastly, it debates the premises and development of a human movement conception, taking into account the contributions of Phenomenology and valuing the mutual determination between substantial and relational images of human movement. Keywords: Movement; Movement education

La concepcin dialogica y una teora para el movimiento Resumen El trabajo tiene como objetivo discutir el carcter indisociable del moverse y del percibir, y sus implicaciones para un concepto e una Pedagoga orientada dialgica del movimiento humano. Para esto, presenta algunas perspectivas de autores que, desde un punto de vista de la Biologa, se contraponen a concepciones de movimiento de la mecnica tradicional. Despus de esto, debate las premisas y los desarrollos de una concepcin dialgica para el movimiento humano, observando las contribuciones de la Fenomenologia, y destacando la determinacin comn entre las imgenes relacinales e substanciales del movimiento humano. Palabras claves: Movimiento Educacin del movimiento

E-mail trebels@erz.uni-hannover.de

Recebido em:08/05/2003 Aprovado em:28/05/2003

Perspectiva. Florianpolis,v.21, n.01, p. 249-267, jan./jun.2003

You might also like