You are on page 1of 19

Valria Cristina Pereira da SILVA

Prof. MS da Universidade Federal do Tocantins Campus de Porto Nacional Doutoranda do programa de ps-graduao em Geografia da Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente E-mail: vpcsilva@hotmail.com

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo compreender a cidade de Presidente Prudente, sua construo e o seu processo espao-temporal a partir de imagens do passado, buscando no registro fotogrfico a paisagem urbana. Esta anlise fez-se amparada na leitura da memria e do imaginrio social, na decodificao de signos que comportam mitos, lembranas e desejos sociais. A pesquisa rene assim, material iconogrfico que recriam uma poca atravs da lembrana, ajudando a contextualiz-la. Em sntese nos propomos a realizar uma releitura da cidade do passado, com metodologia especfica, objetivando por fim chegar tambm ao nosso prprio tempo. Deste modo conclumos interpretando a cidade de Presidente Prudente a partir dos seus cones, num trabalho que ao mesmo tempo leitura da realidade e exerccio literrio, busca e permanente construo. PALAVRAS-CHAVE: paisagem, memria, imaginrio social e cidade. ABSTRACT: This research aimed to understand the town of Presidente Prudente, its construction and its temporary and spatial process. We started from images of the past time and looked for urban landscape into them. Our analysis was made of reading of memory and social imaginary. We tried to decoded signs which hold myths, memories and social desires. So that, wed able to worked with iconographic material, whose (re)created a specific time through their memory. That helps us to configure the context of town. Recapitulating, we are trying to create a new reading about the town of the past time. We are using a specific methodology which has as main objective arrives at our present time. Thats why, we concluded interpreting Presidente Prudente through its icons. Our analysis supposes at the same time a reading of reality and a literary exercise, that currently building itself. KEYWORDS: Landscape, Memory, Social Imaginary and city.

 Q

 ` 9 Y

 S X 7 R

8 W A V E

6 U

D T 9

B 8 A @ Q 7 u H t t C s 8 7 b P f 9 r 9 x 8 B b y I A h @ b A g 7 x H e 9 b 8 7 c w H 7 v 8 1 # 6 u 5 G 1 t 4 t 0 s $ 7 % b 3 f r % q 2 p & i $ 2 h 1 # b 0 % g ) f $ e ( d b % c ' b & a % $ # " !            

Perspectiva Geogrfica

1. INTRODUO
A fotografia construo, tambm resduo documental que rene valores na mirade de pequenas coisas e, lugar de memria: os momentos nicos do passado renem-se compondo o tecido de imagens que nos permitem rememorar e at mesmo a revisitar o momento do registro; o que nos leva de algum modo a fazer parte da imagem, confundirmo-nos com ela, articulando, desse modo, elos temporais. As primeiras fotografias da cidade de Presidente Prudente - cidade localizada no oeste do estado de So Paulo - foram tiradas, certamente, com o intuito de registrar fatos e paisagens mais significativos da vida urbana. Tais imagens revelam uma determinada concepo de urbano, pautada na identificao de uma cidade idealizada. Diferentemente das fotos de famlia, a fotografia de paisagem tem, na maioria das vezes, seus signos libertados da substncia humana. O que conta nessas imagens a composio visual significativa da cidade. Mas se uma analogia pode ser estabelecida entre a organizao de pessoas numa foto e a organizao de uma paisagem, que ambas buscam uma plasticidade e uma valorizao da imagem, tm sempre a preocupao latente de figurar o campo visual e maquiar a realidade tornando-a mais real do que ela realmente . Barthes (1984) nos diz que as fotografias de paisagens, inclusive urbanas, devem ser habitveis como convite a viagem e ao dever de estar l. A essncia da paisagem sua escolha pelo desejo. A imagem joga com esse simbolismo na materializao de algumas metforas, visibilidade de contedos invisveis na transposio de muitas realidades. A imagem da cidade, apreendida no conjunto das paisagens urbanas, representa imbricao entre formas e contedos culturais, moldura do mundo na quadratura do olhar em conexo e reciprocidade com um espao vivido em relao temporal e simblica. Intertextualidade e retrica se encontram no dilaceramento dos contedos subjetivos das imagens tangidas pelo olhar que acumulam camadas de tempo em formas plsticas, suscetveis, permanentes, transitrias, imemoriais. Propomo-nos, neste artigo, realizar a leitura textual das imagens fotogrficas da cidade e procuraremos l-las a partir da anlise semitica com o objetivo de atingir, atravs dos fragmentos urbanos, quadros temporais que aprisionam e retm e explicam a cidade no tempo. Por fim, uma leitura do espao urbano em imagens salteadas, desgarradas. Paisagens recortadas e imortalmente documentadas.

2. A IMAGEM FOTOGRFICA COMO ESPELHO


De acordo com Umberto Eco (1989), revisitamos a edificao da experincia especular, na qual, o espelho emerge como fenmeno-limiar que demarca as fronteiras entre o imaginrio e o simblico. Para o homem, a experincia especular ancestral e
 !             e e e e e d d d d d c c c c c bb b bb aa a aa ` ` ` ` `

U 5

Y &

U 5

X 4

H $

I 3

I 2

V 1 0 )

P (

I '

G &

F &

E %

9 $

7 #

6 "

Perspectiva Geogrfica

caminha lado a lado com a percepo, o pensamento e a conscincia da prpria subjetividade. Eco (1989) aborda as fases da relao que estabelecemos com o fenmeno especular, desde a confuso entre a imagem refletida e a realidade at a compreenso da imagem como reflexo. Todos esses momentos forjam uma encruzilhada estrutural, onde cada n um ponto inextricvel da configurao simblica presente na imagem especular, mas a magia dos espelhos consiste no fato de que estes no s nos permitem olhar melhor o mundo, mas tambm ver-nos como nos vm os outros: trata-se de experincia nica e a espcie humana no conhece outras semelhantes. neste ponto do trajeto que estabeleceremos uma bifurcao e tomaremos o espelho como metfora para designar as manifestaes da imagem urbana atravs da produo iconogrfica. Vimos que os espelhos detm a capacidade de duplicar o campo da viso, ao mesmo tempo em que dizem a verdade, abrem-se as possibilidades de criao ilusria. Em certos momentos aceitamos uma fbula, como no caso dos espelhos deformantes com os quais nos divertimos, pois permitimos que os espelhos que normalmente devem dizer a verdade, no digam. Estabelecese deste modo um complexo jogo entre iluso e realidade, assim, como nos teatros catptricos, em que o jogo de espelhos produz iluses perceptivas - o observador, por ignorar sua presena, no lhes concentra a ateno - mas desfruta de uma dramatizao esttica cuja natureza ignora, ou seja, aprecia uma mise-em-scne. Comparar a percepo e a duplicao das imagens urbanas como uma espcie de fenmeno especular requer, todavia, que tomemos alguns cuidados analticos, delimitando bem os parmetros, a fim de reduzir os riscos de nos equivocarmos quanto produo de signos e suas formas de apresentao. Os espelhos tambm congelam a imagem e sobre esse tipo de fenmeno especular especfico que delinearemos o sentido mais profundo da metfora empregada. O percurso permite-nos retomar a experincia do espelho mgico: a fotografia como espelho congelante.
A imagem refletida congela-se sobre a superfcie, mesmo quando o objeto desaparece. Finalmente institumos uma relao de ausncia entre o antecedente e o conseqente. Todavia, ainda no teremos eliminado a ligao causal entre o referente originrio e imagem. Um passo adiante, ento, mas mnimo. Espelho congelante a chapa fotogrfica. Considera-se aqui, naturalmente, a existncia de uma chapa capaz de reproduzir a imagem com altssima definio (comprimento de onda, relaes de intensidade, contornos): e por outro lado somos capazes de reconstruir perceptivamente tambm as imagens dadas pelos espelhos quebrados ou interrompidos por listas opacas. O que torna uma fotografia semelhante a uma imagem especular? Uma convico pragmtica segundo a qual a cmera escura deveria dizer a verdade tanto quanto o espelho, e, de qualquer modo, atestar a presena de um objeto impressor (presente no caso do espelho, passado no caso da fotografia). (ECO, 1989, p. 33).
         

R 2

V #

R 2

U 1

E !

F 0

T bb b bb

F ) aa a aa

S ( ` ` ` ` ` ' Y Y Y Y Y &

G X X X X X %

S WW W WW

G $

F #

D #

C "

6 !

3 

Perspectiva Geogrfica

Homologam-se desta maneira imagens especulares e registros. Essas experincias, entretanto, nos levariam a crer que tais fenmenos esto j muito distantes da experincia especular. Que ligaes ento tais fenmenos (imagens como reflexos) teriam na anlise semitica? Sobre essa questo, Eco (1989, p. 36) afirma o seguinte: Os registros no so imagens especulares, mas continua-se a l-los quase como se fossem, ou seja, as imagens cotidianamente so vistas e interpretadas de modo culturalizado. A fotografia vista como espelho na condio de suporte ou canal deixa, num determinado momento, de refletir imagens e simplesmente detm a imaginao. Desgarradas do prprio objeto, as imagens, agora trabalhadas pela cultura, ganham outros contornos, tons, pigmentos, formas e metforas. Afloram paisagens imaginrias que ludicamente poetizam o real, circunscrevendo-o para retornar a ele numa fixao e numa referncia.

3. PAISAGENS IMAGINRIAS: UM ESTUDO DE CASO


A cidade de Presidente Prudente possui inmeros desses registros fotogrficos, o que denota a valorizao de tal atitude, principalmente considerando que o recurso fotogrfico nas trs primeiras dcadas do sculo XX, apesar de sua difuso, era ainda bastante oneroso e, portanto, poucas pessoas podiam obt-lo. Observam-se na fotografia, de imediato, a paisagem da cidade no decorrer do sculo: as especificidades arquitetnicas, os estilos visuais, os prdios, as praas, as ruas etc. Em alguns fragmentos da paisagem redefinia-se o sentido do belo pelo monumental1 e leve pujana nos traos e ngulos que redesenham a paisagem tendo por fio a mesma idealidade: a imagem fotogrfica celebra a transformao da paisagem em poesia. admirvel a seduo que hoje nos causam aos olhos as imanncias do tempo e do espao, o fascnio dos casares, onde velhas janelas tecem memrias sobre a tarde e nos contam histrias misteriosas, nos falam dos seus vultos, dos fatos, das esquinas sussurrantes, dos artefatos de poca ali contidos em restos documentais. O prdio do Sanatrio So Paulo (figura 1), localizado na Rua Dr. Gurgel, nos arredores da rea central de Presidente Prudente, um dos exemplos que permitem imaginar na cidade da poca, a continuidade de sua paisagem arquitetnica. A construo contornava a esquina e redefinia-se no encontro de duas ruas chegando at elas sem recuo, esttica prpria desse tempo. Tambm, por se tratar de uma casa de sade, muitas diferenas so sinalizadas: as alegorias da fachada divorciam-se das paredes e altos muros brancos que escondem a doena nos hospitais de hoje; no
 !             e e e e e d d d d d c c c c c bb b bb aa a aa ` ` ` ` `

U 5

Y &

U 5

X 4

H $

I 3

I 2

V 1 0 )

P (

I '

G &

F &

E %

9 $

7 #

6 "

Perspectiva Geogrfica

havia o isolamento e a proliferao de janelas para passagem de ar; oferecia, tambm, ao alcance dos olhos, o interior desses espaos, demarcando uma outra concepo da doena. Com o transcorrer dos anos, o uso da edificao tambm se modificou, passando a ser hotel, uma tentativa de aproveitamento dessa esttica.

Figura 1 E d i f c i o do Sanatrio So Paulo em 1929, localizado na rua Dr. Gurgel, hoje o edifcio encontra-se em runas. Fonte: Fundao Museu Arquivo Histrico Municipal.

Em outra imagem (figura 2), uma rua ausente de textura, margeada por um campo floral e bordada em tons matinais gravados na incandescncia da luz. Cena inefvel inscrita na ausncia, porque no toca o olhar com as formas habituais que institumos e reconhecemos imediatamente como cidade. Alm da legenda que acompanhava a fotografia, o que nos informava tratar-se de uma paisagem urbana era a aparncia do casal annimo que se deixa levar ao passeio numa manh banhada de sol, seus traos, sua elegncia suave, os passos calmos rua sombreada, buclica. A cidade sem textura dos anos vinte traduzida numa idia de urbes, de urbanidade, a cidade est l, como esclarece Peixoto (1996, p. 43), na exigncia de se voltar para o invisvel da paisagem, na cor de uma certa manh de vero, no desenho de figuras humanas empalidecidas descortinar o acontecimento da cidade. Ainda que seja pela fbula de imagens inscritas no desejo, aquelas que legam apenas um mundo onrico, imagens, como nos afirma Leite (1993), que nos vm prontas s mos e nos falam de um passado cujos paradoxos e medos podemos apenas conjecturar. O real aqui um lugar da intuio, e preciso saber que a fotografia no o retrato lcito de todo um contexto espacial. As formas se definem mais pelo heterogneo e plural estado de condies do que pela homogeneidade. Assim, os fragmentos selecionados pela imagem poetizam sobre os hbitos e falam de uma cidade que se sonha justaposta sua outra face, a cidade que se vive.
bb b bb aa a aa ` ` ` ` ` Y Y Y Y Y X X X X X WW W WW          

R 2

V #

R 2

U 1

E !

F 0

F )

S ( ' &

G %

G $

F #

D #

C "

6 !

3 

Perspectiva Geogrfica

Figura 2 Avenida Washington Luis em 1929, prximo a Estao Ferroviria Sorocabana. Fonte : Fundao Museu Arquivo Histrico Municipal

Percorrendo-a, nos seus trajetos - ruas, casares, pessoas - nos deparamos com imagens do espao e narrativas do tempo, nelas o contedo das mudanas, os halos da existncia e da suscetibilidade, como na afirmao de Calvino (1990), segundo a qual cidades diferentes sucedem-se no mesmo solo e por acaso com o mesmo nome, incomunicveis entre si, nascem e morrem, mas sem se conhecerem. A elasticidade desta considerao de Calvino (1990) pode ser alargada tanto aos diferentes tempos de um lugar, portanto a sua mutao, quanto aos diferentes e mltiplos espaos desse mesmo lugar em convivncia simultnea que dependem do olhar e do reconhecimento dos indivduos e dos grupos sociais. Deste modo, a Presidente Prudente do passado e a de hoje multiplicam-se, havendo muitas cidades, uma para cada universo social, classe, ou etnia. Esses espaos diversos formam-se no mesmo tecido com vrias estampas em uma imbricada teia de signos. Quando nos remetemos ao passado, identificamos a permanncia de alguns laos na idia dos espaos sacralizados pela experincia, em formas dispostas diante de ns e perpetuadas por uma conveno, uma maneira organizativa. Algumas formas so transcendentes, alm do tempo, de sua durao e das oscilaes com a existncia de espaos eternos na cidade como a praa, a igreja, o jardim, os monumentos que j estavam l quando chegamos e permanecero quando partirmos. Espaos da experincia urbana como afirmou DaMatta (1991)
....espaos de confluncia do tempo.... Assim nas sociedades ocidentais, as praas e adros, que configuram espaos abertos e necessariamente pblicos... .Tais zonas tambm assumem a mediao de temporalidades diferenciadas e certamente problemtica, pois uma coisa o tempo de uma pessoa e da biografia individual com sua fragilidade e contundente finitude; outra coisa porm, o mistrio da histria e da continuidade da sociedade que, conforme nos disse sabiamente Durkheim, existe antes de ns e continuar existindo depois.... esses espaos so marcados por monumentos cuja funo seria a de estabelecer em pedra, bronze,

T 4 

X % 

T 4

W 3

S 

G #

H 2

V 

H 1 

U 0 )  (

I '

G 

S 

G 

Q   

H & 

F %

E %

D $

8 #

6 "

5 ! d d d d d c c c c c b b b b b aa a aa

Perspectiva Geogrfica

`` ` ``

ao, concreto ou tijolo algum material supostamente imperecvel essa aliana entre o intrprete e a massa....sujeitos a determinaes maiores que vm do passado e do sistema de valores que opera por inrcia e inconscientemente. No por mero acaso que sinalizamos os espaos urbanos que se pretendem eternos com palcios e igrejas, mercados e quartis; ou seja, tudo aquilo que representa a possibilidade de emoldurar a vida social....Nas cidades, ento, e agora eu quero me referir s cidades ibricas e brasileiras, a praa abre um territrio especial, uma regio teoricamente do povo. Uma espcie de sala de visitas coletiva, onde se situa em nichos especiais o poder de Deus, cristalizado na Igreja matriz ou Igreja central, freqentemente a primeira a ser fundada naquele local e que deu origem cidade... (DAMATTA, 1991, p.48-49)

Assim, imagens das praas e jardins nos remetem a uma paisagem com amplos significados sociais. De acordo com Coen (2000), os jardins e praas foram responsveis pela higiene da vida urbana, pelo lazer, ao longo do Sculo XX e figuraram-se como moldura do urbanismo. uma memria da forma, j que os jardins so to velhos quanto a humanidade e a humanidade mesma teria surgido num jardim, o do den. Espaos que retm uma estrutura arquetpica ligada aos mitos de origem, presentes no inconsciente coletivo. Lugares de encantamento que se desdobram na alegoria do paraso retida numa construo. Paisagem que se faz, na qual cada elemento um signo, completa constelao simblica, lugar de desejo do homem, onde reside paz e harmonia, habitao eterna da qual se foi ceifado um dia para sempre. Espao de paz e transcendncia do qual s resta, agora, reproduzi-lo a partir da memria. O homem encena assim o primeiro ato da criao: elabora o jardim. Para Coen (2000), o jardim, como espao metafrico e alegrico, liga-se memria e ao futuro, imprime vises de mundo produzidas e projetadas como discurso complexo sobre a arte e a natureza humana, so laboratrios do imaginrio que se alimentam de sonhos e de experincias. O jardim no s um caso de nostalgia, quando se busca sua memria, nem tampouco o que ele se tornou, reduzido a espao verde (rea verde), espao utilitrio para melhorar a cidade, nolugares, onde se exauriu a identidade. Os jardins evocam presenas passadas de ideais e signos, implicando numa organizao espacial onde as plantas so escolhidas e decididas, alimentando-se de tempo numa intrnseca relao com a morte. A cidade pode ser vista no jardim como um negativo fotogrfico e sua memria prope uma releitura da mesma ajudando a reconstru-la. A praa e o jardim como sua extenso figuram imagens muito freqentes, contudo, o homem contemporneo perdeu os elos de transcendncia com um passado ancestral, permanecendo, estes elos, apenas no imaginrio. Assim, a praa e o jardim adquiriram muitas outras significaes sociais enquanto espaos de alteridade, formas de contedos variantes ao longo dos sculos. Com a modernidade eles ficaram mais prxi bb b bb aa a aa ` ` ` ` ` Y Y Y Y Y X X X X X WW W WW          

R 2

V #

R 2

U 1

E !

F 0

F )

S ( ' &

G %

G $

F #

D #

C "

6 !

3 

Perspectiva Geogrfica

mos de um artefato decorativo da cidade, reforando a idia de natureza domesticada e adaptada ao desenho urbano, representao que valoriza sua forma artificiosa e geomtrica. Flores tonais e arbustos esculpidos criam uma paisagem esttica e contemplativa. H poucas dcadas atrs, estes espaos concentravam com maior intensidade os estratos da vida social e coletiva. Sua representao ia alm de uma moldura, na qual pousam olhos efmeros. Praas e jardins eram lugares de encontro e exaltao de todos. com nostalgia que a memria conduz-se na lembrana para dizer destes espaos, o que se vivia neles, a cadncia ldica da vida que os sobrepujava em fluidez e inspirao. A imagem-lembrana se faz na conexo entre narrativa e olhar, o que nos fala do coreto e do chafariz da praa, do encontro e do festejo na tarde de domingo (Figura 3). Espao pblico na plenitude do conceito, ndice anterior ao divrcio entre o lugar e o social, cone e presena na juno entre texto e imagem. Contudo, tal significao s apreendida quando, nessa juno, relacionamos o texto verbalizado com o contedo despertado por essas mesmas imagens que, como uma figurao, comportam hiatos, tornando-se enigmticas. Por exemplo, embora haja uma reiterao constante na memria coletiva a respeito da importncia desses espaos, o retrato de paisagens que encenam praas e jardins esto marcados pela ausncia da figura humana. Possivelmente uma ausncia intencional, subtrao do indesejado e de tudo o que no espelho de um modelo que se queria para ver, a partir das praas, a cidade. Ou mesmo uma preocupao esttica, praas e jardins como artefatos deveriam ser revelados em detalhes salvando da runa cada contorno do desenho, as curvas do chafariz, as colunas do coreto, a alegoria da fonte, o calamento e toda textura que ficaria empalidecida diante de uma aglomerao. Como um lugar de vivncias, mesmo que na imagem a vida fosse exaurida, merecia ser amplamente registrado, pois estes espaos constituam-se como smbolos da cidade.

Figura 3 Praa 9 de Julho, sem data. Fonte: Acervo particular

U 5 

Y ! &

U 5

X 4

T 

H $

I 3

W 

I 2 

V 1 0  )

P (

H 

T 

H 

R   

I ' 

G & 

F &

E %

9 $

7 #

6 " e e e e e d d d d d c c c c c bb b bb

Perspectiva Geogrfica

aa a aa

Hoje, contudo, esses smbolos tornam-se cada vez menos inexprimveis, ressequidos, onde pulula o caos, ora como simples espao de circulao, ora como abrigo para mendigos e indigentes. Por vezes, espao propcio para o terror noturno transitado pela morte e pela violncia. Os escassos encontros que ali se do, ocorrem entre aqueles, como descreve Alves (1989), velhinhos de quem a morte se esqueceu e vo aparecendo cada vez menos na rua. Velhos aposentados que vo mirrando, quase nunca lembrados, renem-se ali nas tardes de vero ou nas manhs de domingo para um jogo de tabuleiro. Ainda, no meio do trnsito que transforma estes espaos em no lugares, habita a proliferao das barracas de camels, restringindo o uso da praa s atividades comerciais. Do lugar vo exaurindo os significados, torna-se lugar de passagem, refgio de uma populao desolada. Um mundo j desvanecido pelo olhar dos seres que ali habitam e de quem pe-se ao exerccio da contemplao. Imagens do passado so, tambm, aquelas dos edifcios pblicos, que perderam a feio, ou ainda aquelas poucas que emanam do tempo, como a antiga prefeitura, o antigo edifcio da Santa Casa ou ainda a torre da catedral, no momento de sua construo, uma igreja, o tribunal municipal, hoje o a Procuradoria do Estado, um bairro distante sem textura petrificada, um bosque na continuidade deste tecido. Paisagens que nos falam de uma fisionomia da cidade. Cidade com janelas, escadarias e colunas que poderiam ter sido feitas numa nica pedra, aludindo infinitude no sonho de durar para sempre. Emergem muitas vezes imagens maneira do cartopostal, nas alegorias silenciosas de pequenas fachadas, no ngulo que monumentaliza a estao ferroviria, o armazm do caf, o matadouro municipal (hoje museu histrico) e at mesmo uma confeitaria ou o posto mecnico. Fragmentos urbanos relidos na paisagem icnica que guardam nas suas formas uma poca e um contedo social. preciso ainda um detimento para fazer entoar o canto dos lugares e discernir, na partitura da paisagem longnqua, o ritmo da cidade. A pedra enferrujada do concreto corrodo e turvo de um edifcio desaparecido, os vestgios de uma outra cidade, invisvel como uma cidade de Calvino (1990), pertence agora memria iconogrfica. O antigo prdio da prefeitura (Figura 4), como tantos outros artefatos, jaz na imagem. Fragmentos que exibem altas fachadas expostas contemplao em perene solenidade diante da passagem incessante dos automveis, paisagem que contrape movimento e fixidez, onde janelas antigas fitavam, antes de desaparecer, o que teria continuidade no futuro: o fluxo. Como um grande olhar lgubre a reter o tempo! Ferrugem e palidez figuram nessa cidade de muitas camadas. Da imaginao ao lodo que se espalha sobre a pedra tudo inscrio e lugar de pertencimento. Espaos de cadncia e entrelaamento de ns a compor, a partir de fragmentos, um quadro da cidade a revelar seus pontos mais significativos numa convergncia.

R 2

V #

R 2

U 1

E !

F 0

T bb b bb

F ) aa a aa

S ( ` ` ` ` ` ' Y Y Y Y Y &

G X X X X X %

S WW W WW

G $

F #

D #

C "

6 !

3           

Perspectiva Geogrfica

Figura 4 Antiga Prefeitura na dcada de 1940. Fonte : Fundao Museu Arquivo Histrico Municipal.

Sombras luminosas transpostas em pigmentos amarelecidos comunicam no apenas sobre aquilo que definhou no p do tempo e desapareceu do alcance do olhar, mas sobre tudo aquilo que ainda est l imanente, aqum do esvaecimento, um epigrama especular do passado a acalentar gestos, devaneios fortuitos na sucesso de vidas que ali se retm. Lugares mal-assombrados a fiar o tempo nas prprias paredes e nelas uma durao que rene, alm da vida e da morte, os medos e os desejos humanos . A fachada (Figura 5) entroniza uma esttica estrea, como um enigma a ser desvendado, que convida ao elucidamento simblico. Na imagem, a construo se eleva a tanger o cu na linha do horizonte, encantamento e seduo encontram na sua leveza a unio entre romantismo e poesia numa ordem que influencia o observador a admirar a paisagem. Escadarias e colunas trazem lembrana a imagem de um templo. Fazem, assim, referncia ao sagrado, onde situam-se respeito, obedincia, beatitude. Evocam smbolos da eternidade na ligao entre o cu e a terra, como esclarecem Chevalier e Cheerbrant (2001). Seriam rplicas terrestres de arqutipos celestes. A prpria origem da palavra templum est ligada observao do movimento dos astros. Sentido de esforo contra a gravidade, ao mesmo tempo a linha do horizonte remete-se ao descanso e aceitao. O final das escadarias leva a um ponto de convergncia repleto de simbolismo. O topo sustentado por colunas imponentes figurariam como lugar que os deuses habitam na terra, edificao que emerge do caos para o firmamento. Embora trate-se de um hospital, tal analogia vem revelar o contedo das alegorias e nos d pistas para a interpretao dos seus sentidos mais profundos. As linhas arquitetnicas do antigo prdio da Santa Casa podem mesmo ter essa referncia ao sagrado pelos ideais que forjaram sua constru !             e e e e e d d d d d c c c c c bb b bb aa a aa ` ` ` ` `

U 5

Y &

U 5

X 4

H $

I 3

I 2

V 1 0 )

P (

I '

G &

F &

E %

9 $

7 #

6 "

Perspectiva Geogrfica

o e funcionalidade, baseados no esprito da beneficncia e da benevolncia para com os pobres, sintetizadas pela filantropia altrusta da sociedade. Aqui permitimo-nos a ousadia de ler os sentidos sociais emergentes na poca em sua unio com um arqutipo coletivo. A imagem, que lembra um templo, carrega leve sinalizao do clssico (semelhana com um artefato da polis grega), remete-se a uma figura sacralizada, um smbolo de transcendncia e de encontro entre o humano e o divino que se projeta no hospital, cuja filantropia praticada apia-se na filosofia crist mais prxima de um ideal franciscano. Assim, de maneira anloga, forma e contedo associam-se ao sagrado, pois, do mesmo modo que se observa a aluso da imagem a um Figura 5 Prdio da Santa Casa de Misericrdia templo, remetendo-se ao sagrano momento da inaugurao em 1935. Fonte : do, tambm a beneficncia aproxiFundao Museu Arquivo Histrico Municipal. maria o homem de Deus. Outros smbolos do sagrado por excelncia que se petrificam na cidade, compondo seu tecido como uma clula essencial, desde os tempos mais remotos da urbe, so as igrejas e catedrais. A Catedral de So Sebastio (Figura 6) ergueu-se na parte elevada da cidade e continua l como referncia central j consagrada, imagem crepuscular que mostra ao homem sua insignificncia frente a solidez e ao sentido de eternidade que est imbricado em suas paredes. Perptua emanao do poder, as torres evocam um simbolismo universal. Uma vez enraizadas ao cho, unem os trs mundos: o cu, a superfcie da terra e o subterrneo. A torre, acima de tudo, evoca o mito ascensional em direo ao cu que interage com a simbologia da igreja como um todo. Para
         

Figura 6 Construo da torre da Catedral So Sebastio na dcada de 1940. Fonte : Fundao Museu Arquivo Histrico Municipal.
bb b bb aa a aa ` ` ` ` ` Y Y Y Y Y X X X X X WW W WW

R 2

V #

R 2

U 1

E !

F 0

F )

S ( ' &

G %

G $

F #

D #

C "

6 !

3 

Perspectiva Geogrfica

o mundo ocidental cristo, a igreja figura como um microcosmo, uma espcie de grande me a cuidar da alma, cabendo a ela tanto acolher como punir. Em cada uma dessas construes repletas de smbolos, que vo se unindo na formao da paisagem, cruza-se a percepo esttica-afetiva que permite o desabrochar da lembrana. Como j apontado anteriormente, os lugares da memria, como centelhas do passado, despertam o cotidiano e as emoes. Assim, a igreja em construo cenrio da infncia, das brincadeiras, onde a crianada assiste curiosa o despontar da cidade nas suas formas e gestos. Aqui, um ponto de interseco de imagens mentais e visuais convergem para uma relao transfiguradora dos momentos do trabalho social. O simbolismo das imagens emerge na teia de valores scio-culturais que cobrem os espaos de durao onde a permanncia manifesta-se na paisagem e na persistncia dos ritos. Nesses liames de uma continuidade alm do tempo, os espaos de durao tambm convivem com espaos efmeros, lugares de passagem no s pelas prticas que se do neles como tambm pelo seu carter transitrio no tempo de uma cidade, mutveis, suscetveis a finitude, por exemplo, na imagem que permite vivenciar a estao ferroviria num dia da dcada de vinte em que a populao fervilhava ao sol escaldante. Seria um dia comemorativo? Ou simplesmente a chegada do trem? Para muitos a Estao Sorocabana era lugar de passagem e muita comoo mas, no somente. Era tambm, lugar de entretenimento e encontro. Quando memorialistas falam da estao, a beleza de sua paisagem logo sublinhada. Falam do quanto ela marcou suas vidas, quando em viagem partiam ou chegavam, ou ainda, simplesmente quando o grupo juntava-se para fitar o trem em idas e vindas apenas para contemplar e ouvir aquele conjunto de sons de uma musicalidade prpria a soar como melodia que envolvia a todos. Duas fotos se detm numa transio de tempo em que inovaes da virtuosidade tcnica configuram rebuscamentos tanto na paisagem em si, quanto na organizao da imagem. A primeira (Figura 7) Figura 07 Fachada da Estao Ferroviria Sorocabana vista de enfatiza a aglomeraum outro ngulo na dcada de 1920. Fonte: Acervo particular.
 !            

U 5

Y &

U 5

X 4

H $

I 3

I 2

V 1 0 )

P (

I '

G &

F &

E %

9 $

7 #

6 " e e e e e d d d d d c c c c c bb b bb

Perspectiva Geogrfica

aa a aa

o situada nesse espao, a segunda (Figura 8) tem mesmo como tema a estao, e nesta representao as pessoas so dispensadas. Focaliza-se a amplitude da fachada onde natureza e materialidade da edificao harmonizamFigura 08 Fachada da Estao Ferroviria Sorocabana, se numa paisagem agrad- dcada de 1940. Fonte: Acervo particular. vel, com solo limpo. Transmite-se uma idia de quietude e paz, onde o frescor da sombra das palmeiras fazse em convite incessante ao espectador nas memrias que guardam a vivacidade, ainda que todo fenecimento esteja posto. Com a mesma nitidez, o desfile dessas imagens reconduz, pela persistncia, a nossa viagem virtual nesse tempo de cenas nicas. Assim, percorremos a cidade no caminho verdosamente iluminado da praa que nos conduz a uma ampla confeitaria cheia de sacadas e janelas. A cidade na poca j respirava a atmosfera de higiene e sade correntes no pensamento sobre o urbano a preocuparse com a ventilao, com embelezamento dos espaos pblicos e recriava a natureza, no jardim, organizando a moldura do cenrio. Abrem-se janelas ao vento, e a luz, desenvolve-se na corda bamba que equilibra a agudeza do serto com a experincia urbana j vivida no contexto nacional em pocas passadas, como, por exemplo, o Rio de Janeiro. Sobre esse ltimo ponto, a pesquisa de Essus (1997), tratando da representao simblica do Rio de Janeiro, nos esclarece:
A cidade reformada torna-se smbolo do Brasil regenerado, pronto para reconstituir sua imagem na Europa. ... A avenida Central, ponto de honra da reforma urbana, com quase dois quilmetros de extenso e 33 metros de largura, custou aos cofres da unio cerca de 46.772 contos, e sua concepo foi uma exaltao ao progresso com tudo o que este, na poca, podia oferecer. s vsperas da sua inaugurao, a imprensa carioca festejava a sua chegada: Ah! Bem haja esse movimento forte e restaurador, esse hercleo movimento de trabalho e progresso, que vai transformando o Rio de Janeiro, outrora todo colonial [...], em ampla cidade de avenidas [...] banhadas de higiene, forradas de civilizao! Visitamos ontem a magnfica avenida que o governo federal vai apresentar cidade, que muito deve iniciativa poderosa e clara viso de engenheiro de seu prefeito. (ESSUS, 1997, p. 285)

R 2

V #

R 2

U 1

E !

F 0

T bb b bb

F ) aa a aa

S ( ` ` ` ` ` ' Y Y Y Y Y &

G X X X X X %

S WW W WW

G $

F #

D #

C "

6 !

3           

Perspectiva Geogrfica

Consideremos agora a imagem de serto em denominaes bastante utilizadas pelo prudentino, tais como serto bruto, boca do serto. O trabalho de Arruda (2000) compreende o desvendamento da construo do imaginrio sobre relaes entre cidades e sertes, na sociedade brasileira do final do sc XIX at as primeiras dcadas do sc XX, e revela que cidades e sertes so termos que traduzem novas sensibilidades surgidas no processo acelerado de concentrao populacional e de urbanizao por que algumas regies passaram na primeira metade deste sculo. (Arruda, 2000, p. 14). Esse autor afirma que tal processo de transformao da paisagem permitiu a reelaborao de representaes sobre o territrio. Razo pela qual surgiram imagens de moderno, urbanizado e desenvolvido. Assim, os marcos referenciais passaram a ser a vida urbana, entendida como civilizada, e o serto, visto como atrasado, arcaico, violento. Tais representaes envolviam o af de explicar a realidade social e suas identidades, com leituras elaboradas a partir do prprio lugar fsico que remetia-se a outros termos que, segundo o autor, formavam pares oposto: moderno/arcaico, civilizado/incivilizado, progresso/atraso etc. Por fim, conclui que os sertes eram aqui, acabando-se em favor das pequenas cidades que pouco guardam de memria.

Mas, continuando em nosso caminho, vemos que comparecem, ainda, pequenas figuras humanas que transitam vestidas de terno (s vezes de palet desnudo) sados, talvez, do elitizado Cruzeiro do Sul (Figura 9)2.
Figura 9 Bar Confeitaria Cruzeiro do Sul na dcada de 1930. Fonte: Acervo particular.

Se na anlise semitica, uma analogia dos fragmentos pode contribuir para a visualidade do mosaico fisionmico instaurado, temos a cidade ideal do conforto, da harmonia da imagem, mas tambm, uma cidade nem to ideal assim... .Numa imagem do trabalho, nos anos 30, comparece a imponncia do armazm de beneficiamento frente formigao desorganizada dos homens em torno da sacaria gorducha com que tinham que lidar (Figura 10). Sua visualidade regida pela aparncia de um ritmo lento surgido no ato fotogrfico. Alguns dirigem o olhar ao disparo, outros permanecem de costas, ignorando o acontecimento. A fotografia assinada por Rito Bevillacqua, um dos poucos fotgrafos de renome na cidade naquela poca. Observamos que, mesmo no trabalho e apesar

U 5 

Y ! &

U 5

X 4

T 

H $

I 3

W 

I 2 

V 1 0  )

P (

H 

T 

H 

R   

I ' 

G & 

F &

E %

9 $

7 #

6 " e e e e e d d d d d c c c c c bb b bb

Perspectiva Geogrfica

aa a aa

do calor intenso que faz em Presidente Prudente, o terno era mesmo o usual3. Talvez esses fossem mais rotos pelo despojo, desbotado de sol e de p na busca de um po amarelecido. Isto, contudo, conjectura na memria da imagem que no se pode provar, mas quem sabe desta vez, a cidade real.

Figura 10 Edifico Matarazzo, dcada de 1930. No detalhe, homens de terno e mulher. Fonte: Acervo particular.

No se trata aqui de alimentar com ardor uma dubiedade, real versus ideal, no h realidade que no esteja na imaginao e vice-versa, portanto uma hierarquizao no se faz necessria, somente sublinhar que o todo uma viso estilhaada e dilacerante; mais que a somatria, a relao entre as partes passa do mosaico teia e ao caleidoscpio. Assim, outros espaos, outras paisagens da cidade ainda nos vm aos olhos neste percurso com seus matizes, como o matadouro municipal de antes, o museu de hoje! Cumpre-se, resignado ao desafio, que um lugar de morte e de tantos instantes fugazes seria depois apresentado como espao da eternidade que por sua prpria natureza aspira conservao dos objetos e reteno do tempo na esfera contemplativa, o casaro perdido num campo de pastagens, fechado pelo cercado rude de arame e grandes portes de madeira. Nas proximidades a figura deslocada do Cel. Goulart! Tal qual se lembram os depoentes: Ah! o Goulart toda vida usou um palet preto, camisa branca e gravata borboleta. Ele era muito claro e por isso tambm estava sempre de guarda-chuva. Quanto sua personalidade, s deduzindo por outras fontes. H poucas menes, vagas demais. Mas a imagem icnica ficou muito marcada. Com o passar dos anos, as reformas deram adornos arquitetura de Presidente Prudente, que alis j eram bastante comuns em estabelecimentos comerciais desde o final da dcada de 20, mesmo em estabelecimentos cujas atividades eram grosseiras como observvel nas imagens fotogrficas. Esse tipo de construo criava um contraste: edificaes bem trabalhadas que tm como con bb b bb aa a aa ` ` ` ` ` Y Y Y Y Y X X X X X WW W WW          

R 2

V #

R 2

U 1

E !

F 0

F )

S ( ' &

G %

G $

F #

D #

C "

6 !

3 

Perspectiva Geogrfica

tinuidade uma rua sem calamento (de terra batida) e suja. A imagem revela, j naquela poca, a embrionria diferenciao entre o pblico e o privado em campos distintos de valorao e de cuidado que culminaria na desvalorizao que temos hoje do que pblico. Ao que parece, poucos e restritos eram os espaos urbanos do carto postal que harmonizam o pblico, o privado e a natureza decorativa. Em contrapartida, h muito mais retratos dessas paisagens ideais do que aquelas que tm por fio narrativo, as agruras, as fendas, a aridez dos espaos, da vida. Essas constataes nos levam a crer e insistir que existiam fisionomias da cidade. certo que permanecem l os hiatos, porque como afirmou Kossoy (1999), a fotografia encontro entre realidade e fico. Por nossa vez, acrescentamos que a fotografia romance visual e podemos tomar para ela o mesmo que Sarlo (1997) observou em suas paisagens imaginrias sobre a literatura.
A ambigidade radical da literatura se manifesta escondendo e mostrando palavras, sentimentos, objetos: ela os nomeia e ao mesmo tempo, os desfigura at torn-los duvidosos, elusivos, dbios. A literatura impe obstculos, difcil, exige trabalho. Mas sua prpria dificuldade garante aquilo que diz. Ningum que tenha lido poder apagar por completo o resduo de uma leitura: perdem-se os detalhes ou o traado geral, a ordem dos acontecimentos ou das imagens, mas algo permanece desafiando o tempo e o esquecimento:..., o brilho de uns tomates maduros, a forma de uma fantasia de mulher...o olhar de uma desconhecida que passa... O que se leu na forma de uma massa de lembranas que so ativadas quando citamos, comparamos.... dilapida a linguagem porque a usa perversamente para fins que no so apenas prticocomunicativos...opina, com excesso de figurao ficcional...falsifica, exagera, distorce porque no acata os regimes de verdade dos outros discursos. Mas nem por isso deixa de ser, a seu modo, verdadeira. (SARLO, 1997, p. 26-28)

A fotografia ento, nos fala mesmo de uma cidade ideal. Pesavento (1993) diz que a cidade construda, sobretudo, por uma maneira de pens-la, viv-la, sonh-la. Nas suas palavras, a sociedade projeta uma cidade que se quer, imaginada e desejada sobre a cidade que se tem. E no importa se esse projeto realizou-se ou no, o que vlido que a cidade do desejo, como construo simblica, existiu na concepo de quem se props concretiz-la. A cidade das imagens da memria j mesmo uma cidade da nostalgia, como diz Caldeira (2000).
..abordo a cidade de uma certa maneira. Cidades das quais somos cidados so cidades nas quais queremos intervir, queremos construir, reformar, criticar e transformar. Elas no podem ser deixadas intocadas, implcitas, ignoradas. Manter intocado o imaginrio de sua prpria cidade incompatvel com um
 !            

U 5

Y &

U 5

X 4

H $

I 3

I 2

V 1 0 )

P (

I '

G &

F &

E %

9 $

7 #

6 " e e e e e d d d d d c c c c c bb b bb

Perspectiva Geogrfica

aa a aa

` `

` `

estudo (ou projeto) de transformao social. Cidades que permanecem cristalizadas em imagens passadas que temos medo de tocar no so cidades que habitamos como cidados, mas cidades da nostalgia, cidades com que sonhamos. As cidades (sociedades, culturas) em que vivemos esto, como ns mesmos, mudando continuamente. Elas so cidades com as quais nos envolvemos. (CALDEIRA, 2000, p. 20)

Fixada em quadros, a cidade dirige o olhar e o sentido comunicando sobre o espao, a partir de emblemas, uma percepo afetiva. Traduzidas por esses cones, a cidade e sua imagem se confundem, o que Schapochnik (1998) chama de imagem-lembrana. Dessa maneira, So Paulo a Avenida Paulista, o Rio de Janeiro o Po de Acar, Ouro Preto a obra de Aleijadinho, Salvador o Pelourinho, Manaus o Teatro Nacional etc. (Schapochnik, 1998, p. 426). Tambm podemos dizer que as imagens da cidade depositadas no tempo jogam com essas emoes e um desejo inconsciente de que elas, enquanto centelhas de um passado, fossem mesmo tal qual parecem. Ainda que se trate da cidade na sua Belle poque e que por isso seja to sedutor o cenrio, urge afirmar, por mais paradoxal que possa parecer: ela seduz mais pelo que no diz, pelo que imaginamos dela, por seus mistrios e sombras e ainda pelo que podemos falar sobre ela. Talvez seja a meticulosidade da imagem que nos permite ter, em relao a cidade pretrita, essa posio piramidal que ascende de uma assimilao interior para um questionamento que pe em xeque o seu contedo visvel, estabelece conjecturas e vislumbra uma essncia. Assim, nos deparamos com uma urbe que salta da mata deixando os espritos da floresta ainda perplexos de espanto pelas pedras que brotam do solo com voracidade e gula de planta viosa, crescendo como cipreste entranhando madeira e minado-a aos poucos. Do final dos anos vinte at meados dos anos quarenta as imagens nos falam da cidade com a petrificao de uma arquitetura ecltica (FABRIS, 1987) que parece ter surgido do nada, de silncios que hoje acalentamos, da perspectiva que percorremos num segundo e j chegamos ao fim, do outro lado: no Bosque, no bairro, no limite que ainda ou j a cidade. Eventos de vrias ordens (simblicos, scio-culturais, poltico-econmicos, tnico-culturais e, porque no, ideolgicos) procuraram forjar no concreto um desejo latente: edificar a cidade ideal, petrificar sobre as trelias do espao a fbula do ltimo refgio humano... a cidade que se abre s portas do imaginrio.

Q 1

U "

Q 1

T 0

E )

S aa a aa

E ( `` ` ``

R ' Y Y Y Y Y & X X X X X %

F W W W W W $

R VV V VV

F #

E "

C "

B !

3 

2          

Perspectiva Geogrfica

NOTAS
1

Freire (1997) nos diz que o monumental no uma medida emprica e a monumentalidade tampouco, se apia, necessariamente, em medidas fsicas. Podemos, ento, verificar o monumental at mesmo em obras de pequeno formato. Ao passo que as grandes dimenses no garantem, por si s, tal qualificativa. Esse julgamento subjetivo e depende da educao do olhar. Cruzeiro do Sul era uma importante confeitaria da cidade existente nos anos 20. Detalhe da formalidade do recato da poca: na foto, junto ao homem de terno branco, aparece uma senhora de trajes rudes, vestido longo e vaporoso completado com o leno amarrado cabea.

2 3

BIBLIOGRAFIA ALVES, Rubem. Sobre Jequetibs e Eucaliptos Amar. In: Conversas com quem gosta de ensinar. So Paulo: Cortez, 1989. ARRUDA, Gilmar. Cidades e sertes: entre a histria e a memria. Bauru: EDUSC, 2000, 256p. AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas-SP: Papirus, 1993. 317 p. BARTHES, Roland. A cmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. 185 p. CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crimes, segregao e cidadania em So Paulo. So Paulo: Edusp, 2000, 400 p. CALVINO, talo. As cidades Invisveis. So Paulo: Cia das Letras, 1990, 150 p. CHEVALLIER J. & CHEERBRANT A. Dicionrio de smbolos. Rio de Janeiro: Jos Olympio. 2001, 998 p. COEN, Lorette. A memria dos jardins. Palestra proferida no XI ciclo do imaginrio, Recife: 2000. DA MATTA, Roberto. A casa & a rua: espao, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A, 1991, 177 p. DUBOIS, Philippe. O ato fotogrfico. Campinas: Papirus, 1994. 361 p. ECO, Umberto. Sobre os Espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. ESSUS, Ana Maria M. de Souza Andrade. O espelho do poder: fotografia, sociabilidade urbana e representao simblica do poder poltico no Rio de Janeiro da belle poque. In: SOUZA, Clia Ferraz de & PESAVENTO Sandra Jatay (org.) Imagens Urbanas: os diversos olhares na formao do imaginrio urbano. Porto Alegre: UFRGS, 1997 p. 281 a 292. FABRIS, Annateresa. Fragmentos Urbanos: representaes culturais. So Paulo: Studio Nobel (coleo cidade aberta), 2000. 212 p.
 !             e e e e e d d d d d c c c c c bb b bb aa a aa ` ` ` ` `

U 5

Y &

U 5

X 4

H $

I 3

I 2

V 1 0 )

P (

I '

G &

F &

E %

9 $

7 #

6 "

Perspectiva Geogrfica

FREIRE, Cristina. Alm dos mapas: os monumentos no imaginrio urbano contemporneo. So Paulo: SESC/ANNABLUME/FAPESP 1997. 320 p. , FREIRE, Snia. A fotografia como meio de reproduo. In: Educao do olhar. Braslia: Ministrio da Educao, vol 1, 1998, 111 p. KOSSOY, Boris. lbum de fotografias do Estado de So Paulo/ 189:: Estudo Crtico. So Paulo: Kosmos, 1984. p. 09 a 23. ______, Boris. Realidades e fices na trama fotogrfica. So Paulo: Ateli, 1999. 149 p. LEITE, Mriam Moreira. Retratos de Famlia. So Paulo: Edusp, 1993. 192 p. PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. So Paulo: SENAC, 1996. 347 p. PESAVENTO, Sandra Jatay. O imaginrio da cidade: vises literrias do urbano. Porto Alegre: UFRGS, 1993, 386 p. SANTAELLA, Lcia. Estudo crtico E A Poe: O que em mim sonhou est pensado. In: POE, Edgar Allan. Contos. 3a ed. So Paulo: Cultrix, 1986. p. 141 a 186. SARLO, Beatriz. Paisagens imaginrias: intelectuais, arte e meios de comunicao. Traduo de R. Prates e S. Molina. So Paulo: Edusp, 1997, 288 p. SCHAPOCHNIK, Nelson. Cartes - Postais, lbuns de famlia e cones da intimidade. In: NOVAIS, Fernando A. ( org.). Histria da vida privada no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 425 a 511.

R 2

V #

R 2

U 1

E !

F 0

T bb b bb

F ) aa a aa

S ( ` ` ` ` ` ' Y Y Y Y Y &

G X X X X X %

S WW W WW

G $

F #

D #

C "

6 !

3           

Perspectiva Geogrfica

You might also like