You are on page 1of 2

EM

CELULARES E REAS CLASSIFICADAS


Na ocasio, muitas pessoas alegaram que o celular um aparelho de pequena potncia, que dificilmente pode provocar a ignio de uma atmosfera explosiva. No entanto, uma avaliao visual no pode determinar se um aparelho eltrico ou eletrnico seguro para uso em reas classificadas. H exigncias tcnicas e legais envolvidas, como a obrigatoriedade de um certificado de conformidade emitido por um OCP - Organismo de Certificao de Produto credenciado pelo Inmetro, conforme Portaria Inmetro 83/06. Cabe lembrar que a certificao compulsria para equipamentos eltricos destinados ao uso em reas classificadas foi instituda originalmente pela Portaria Inmetro 164 de 1991. O tema j foi at tratado em programas de televiso. Em 2004, um tcnico, convidado por um programa dominical de auditrio exibido pela TV aberta, ligou diversas vezes para um celular dentro de uma caixa de plstico contendo gasolina. O objetivo era demonstrar que a campainha no faria a ignio e que o uso do celular em tais condies seria seguro. Quantos milhes de pessoas estavam assistindo ao programa e foram induzidas a pensar da mesma forma? Um pouco antes, a srie americana Mithbusters (Caadores de mitos), exibida na TV a cabo e includa como quadro de outro programa dominical exibido pela TV aberta, tambm tratou do assunto. Os personagens montaram um ambiente que inclua o telefone sobre uma mesinha. Da mesma forma, o celular tocou vrias vezes e no explodiu. Em nvel mundial, o tema foi foco de um congresso, realizado em maro de 2003 pelo Institute of Petroleum, renomada entidade inglesa responsvel pela emisso de diversas normas tcnicas para a indstria do petrleo. Representantes dos fabricantes, dos institutos de pesquisa e das companhias de petrleo divulgaram relatos de ocorrncias com celulares, e as pesquisas feitas em laboratrio no permitiram afirmar de forma conclusiva a inexistncia do risco. Apesar de reconhecerem que os celulares no so projetados para operar em reas classificadas, os participantes do evento concordaram que o risco de que sejam ignio de uma atmosfera explosiva muito

m vdeo registrado por uma cmera de circuito de segurana de um posto de gasolina, situado no bairro de Pinheiros em So Paulo divulgado na Internet , mostra uma exploso durante abastecimento feito por caminho-tanque em novembro de 2007. Segundo a imprensa, a fonte de ignio pode ter sido o celular do frentista, que faleceu trs dias depois do incidente. Este fato reacendeu o debate sobre os riscos do uso de aparelhos celulares em postos de gasolina. importante lembrar que estas instalaes possuem reas classificadas, onde, conseqentemente, devem ser aplicadas as prescries tcnicas da NBR IEC 60079-14, que uma norma brasileira harmonizada com a internacional IEC, cuja aplicao compulsria devido NR-10. Alm disto, deve-se observar as recomendaes contidas nos manuais dos aparelhos celulares, que explicitamente probem seu uso em reas perigosas (hazardous locations).

Quais os riscos? A preocupao das autoridades acerca do risco de exploso nessas instalaes levou elaborao de leis sobre o tema em alguns municpios brasileiros. A primeira delas foi emitida em 18 de dezembro de 1996. Trata-se do Decreto Municipal 15 408 do Rio de Janeiro (RJ) que probe o uso de telefones celulares em reas potencialmente explosivas, incluindo, alm dos postos de gasolina, depsitos de GLP, locais de armazenamento de produtos inflamveis, reas com alta concentrao de oxignio e com grande concentrao de partculas, como poeira, gros, farinhas e limalha em p. Em 29 de abril de 2003, o municpio de So Paulo tambm emitiu o Decreto 43 144, regulamentando a Lei 13 440, de 14 de outubro de 2002, que probe o uso de celulares nos postos de gasolina (diferentemente do decreto carioca, o texto restringiu-se aos postos).
178 EM FEVEREIRO, 2008

EM
pequeno. Apesar deste desfecho do encontro tcnico, na Inglaterra o uso de celulares nos postos de gasolina proibido por lei. Os ensaios na TV Os testes mostrados na TV podem ser considerados suficientes para confirmar que o celular no oferece risco de exploso? Infelizmente no! Alm de tais ensaios no possurem procedimento de execuo que permita sua repetio por outros interessados, alguns pontos suscitaram dvidas, como: Se o celular foi colocado a uma distncia excessiva dos vapores de gasolina, possvel que ele no estivesse efetivamente exposto a uma atmosfera explosiva. O acionamento da campainha sonora no a nica funcionalidade do celular, pois h campainhas vibratrias que requerem energia ainda maior. Alm disso, o acionamento simultneo das duas o padro de muitos usurios. A energia manipulada pelo celular depende da capacidade da bateria instalada. Logo, no se pode testar um celular de uma determinada marca e modelo e insinuar que o mesmo resultado seja obtido pelos demais equipamentos. Foi avaliada a energia liberada pelo celular com defeito? Aps a citada exploso, ocorrida em novembro do ano passado no posto de gasolina, diversos depoimentos foram tambm veiculados na mdia. Em um deles, um professor disse que, se houvesse a ao de uma ferramenta mecnica, uma fasca de qualquer valor poderia ser produzida e, desta forma, inflamar os vapores de gasolina, mas como o celular era um dispositivo eletrnico, dificilmente poderia ter centelhado. A declarao incorreta, pois a energia disponvel no celular suficiente para inflamar atmosferas explosivas de diversos gases e, alm disso, no necessrio haver uma centelha, pois um ponto aquecido tambm pode agir como fonte de ignio. Outras notcias Diversas notcias sobre exploso de celulares foram veiculadas na mdia nos ltimos anos, inclusive no Brasil. Em novembro de 2004, um menino americano de 13 anos, Michael Sathre, feriu a mo aps seu celular explodir em casa. O pai, Curtis Sathre, disse
180 EM FEVEREIRO, 2008

que o som foi parecido com o da exploso de uma bomba. O que aconteceria se o celular estivesse em um depsito de inflamveis? A Comisso de Segurana de Produtos para o Consumidor dos EUA vem reforando a vigilncia sobre a indstria de celulares. J houve vrios recalls voluntrios de baterias e est em andamento um trabalho com a participao do IEEE para a criao de padres de segurana mais exigentes. Os fabricantes afirmam que a maioria das exploses causada por baterias falsificadas e lembram que, nos EUA, h cerca de 170 milhes de celulares, o que torna o nmero de acidentes estatisticamente baixo. Porm, h relatos de celulares que explodiram junto ao corpo dos usurios, e no durante a recarga de baterias. Entre 2003 e 2004, as autoridades federais dos EUA receberam 83 informes de exploso de celulares. Queimaduras no rosto, pescoo, perna e quadril esto entre os ferimentos documentados. Recomendaes No se deve dar chance ao perigo. Embora os especialistas reconheam que o risco baixo, ele no inexistente. Alm disso, a legislao probe o uso de celulares em atmosferas explosivas. Portanto, deve-se exigir que apenas equipamentos eltricos e eletrnicos com certificados de conformidade sejam usados em reas classificadas. Treinamento intensivo de funcionrios e uma atuante superviso de segurana tambm so pontos-chave para evitar tragdias.
Referncias
[1] Rangel Jr., Estellito: Requisitos legais para a comercializao de materiais eltricos. Revista Eletricidade Moderna, dezembro 2001, Ed. Aranda, pp. 164-171. [2] Bozek, Allan; Mar tin, Ken; Cole, Mar t y: Cellular phones in Class I, Divison 2/Zone 2 ha zardous locations. Trabalho apresentado no IEEE PCIC - Petroleum and Chemical Industr y Conference, 2006, Filadlfia, EUA. [3] Rangel Jr., Estellito: As normas brasileiras sobre instalaes eltricas em atmosferas explosivas. Trabalho apresentado no III ESW Brasil - Seminrio Internacional de Engenharia Eltrica na Segurana do Trabalho, 2007, Rio de Janeiro.

Estellito Rangel Jnior Engenheiro eletricista e representante do CB-3/ABNT na IEC/TC-31


Esta seo prope-se a informar e analisar temas relativos a instalaes eltricas em atmosferas potencialmente explosivas, incluindo normas brasileiras e internacionais, certificao de conformidade, novos produtos e anlises de casos. Correspondncia para: Redao de EM, Seo EM Ex, Alameda Olga, 315; 01155-900 So Paulo, SP; fax: (11) 3666-9585; e- mail: em@arandanet.com.br.

You might also like