You are on page 1of 4

Controle Avanado e Automao industrial

A LLTECH dispe de uma equipe experiente para executar a montagem da instrumentao e sistemas de automao. Supervisrio (IHM), CLPs, sintonias de controladores, desenvolvimento de controle especficos e controles multivariveis. Alm de contar com a rea de manuteno para assegurar a qualidade do servio de controle da planta. Venha conferir o que a LLTECH pode fazer com a melhor equipe de profissionais para atend-lo na rea de automao industrial, englobando controle de processos, instrumentao, manuteno preditiva e corretiva, controle avanado e otimizao.

Manuteno preditiva e pr-ativa


Neste artigo, faremos uma breve explanao sobre as vantagens que a manuteno preditiva e pr-ativa podem trazer para os processos produtivos
Alexandre Capelli

Conceitos Importantes Temos certeza que no h confuso sobre a diferena entre a manuteno corretiva (e a preventiva). Alis, esta ltima ganhou grande destaque no final da dcada de 80, aqui no Brasil, com os famosos programas de QT (Qualidade Total). Uma das ferramentas clebres, e que at hoje ainda muito utilizada, a TPM (sigla inglesa para Manuteno Total Preventiva). Entretanto, no raro confundir-se manuteno preditiva com preventiva; e preditiva com pr-ativa. A manuteno preventiva aquela que ocorre antes da quebra da mquina. Sua funo evitar que haja uma parada no programada na produo devido a qualquer falha do equipamento. Alguns exemplos de prticas de manuteno preventiva: - Troca do leo lubrificante segundo as especificaes do fabricante. - Limpeza. - Troca de peas por tempo de uso, e no por anlise do estado real. - Conferncia dos ajustes, mesmo que no haja sinais de que estes estejam fora dos limites de tolerncia. A manuteno preditiva, a grosso modo, um aperfeioamento da preventiva. Atravs de equipamentos, softwares e instrumentos, ela prev quando uma falha poder ocorrer. As anlises de vibraes, temperatura, qumica, e estrutural so as mais comuns nessa tcnica de manuteno. A grande diferena entre a preditiva e a preventiva sua assertividade. Enquanto a manuteno preventiva troca uma pea pura e simplesmente pelo seu tempo de uso, a preditiva analisa sua condio real. A troca, ento, s ser realizada se o estado da pea em questo estiver fora dos padres normais, no importando seu tempo de uso. Fica bvia sua vantagem sobre a preventiva, pois, alm de trocar somente o que se faz necessrio, isto acontece em tempo hbil antes da quebra.

Manuteno preditiva: anlise de vibraes


Casos, aplicaes de diagnstico, dicas e cuidados no monitoramento e montagem de rolamentos de super preciso
Edson Jaime Michalak

O objetivo da manuteno consiste em disponibilizar os meios produtivos e auxiliares, na quantidade necessria e em condies operacionais adequadas, para executar as misses que lhe so atribudas, isso se referindo ao processo. Para entender com maior facilidade a manuteno preditiva devemos saber sobre os tipos de manuteno existentes. Elas so: corretiva, preventiva e preditiva, ainda podem-se aplicar a manuteno sensitiva durante uma inspeo de mquina usando os sentidos humanos para avaliar ou somar alguma informao importante sobre o equipamento, auxiliando assim no diagnstico. A manuteno corretiva, como o prprio nome sugere est baseada em apagar incndios, correo de falhas. Esta uma modalidade de manuteno pouco indicada nos dias atuais, porm ainda consideravelmente usada. A manuteno preventiva caracteriza-se por intervenes em intervalos de tempo regulares, onde so substitudas peas, realizadas limpezas em componentes, lubrificao, etc. Tudo dentro de um planejamento mnimo, porm sem qualquer noo do estado de desgaste do componente de mquina a ser substituindo muitas vezes peas que teriam uma vida til de muitas horas ainda onerando o trabalho realizado. Estas intervenes preventivas so realizadas sem uma avaliao real dos componentes de mquinas, no havendo controle ou mensurao de desgaste dos componentes trocados. J a manuteno preditiva baseia-se na aquisio de sinais do equipamento que possam permitir uma anlise de sua condio. Pode-se ter qualquer valor de desgaste emitido de alguma forma pela mquina, como um valor mensurvel para avaliar sua condio. Vibrao, temperatura, rudo, analise de leo e partculas, ultra-som, etc. valioso notar que o sucesso desse programa no depende necessariamente de grandes investimentos iniciais em equipamentos sofisticados de anlise. Muitos esquemas de sucesso comeam com medidores e analisadores de vibrao analgicos de baixo custo, de funcionamento simplificado, capazes de atender a um elevado nmero de equipamentos, dos mais diversos tipos. necessrio apenas que os equipamentos de coleta de dados sejam confiveis e robustos, capazes de suportar os rigores do trabalho dirio, em ambientes agressivos.

Como implantar projetos de automao industrial bem sucedidos


Esse artigo tcnico foi escrito e destinado para leitura por profissionais da indstria de processos fluidos (qumica, alimentos, etc.) que trabalhem nos departamentos de manuteno, engenharia, informtica, produo, processo ou similares.
Marcos Coghi

Para ser bem sucedido, um projeto de automao industrial deve cumprir as metas pr-estabelecidas. Custos, prazos e benefcios levantados na fase de estudo preliminar, conceitual ou projeto bsico tambm devem ser cumpridos. No obstante a isso, um perfeito controle sobre as mudanas de escopo durante o projeto, gerncia de riscos, comunicaes entre os envolvidos, qualidade do projeto, treinamento e administrao dos recursos humanos, gerenciamento dos suprimentos (produtos, servios e software) adquiridos no investimento fazem parte do corpo de preocupaes do coordenador do projeto. Na parte tcnica, o coordenador ainda deve ter noes genricas para a perfeita interpretao e deciso em grupo dos produtos (instrumentos, vlvulas, etc), software, redes e sistemas. Tarefa nem um pouco fcil para o coordenador, nem para o grupo de projeto da empresa, pois no faz parte de sua experincia conhecer tantas siglas, palavras ou tecnologias que no so de seu cotidiano.

Com a proliferao das redes de comunicao entre equipamentos inteligentes, no se concebe mais hoje em dia um sistema digital que apenas substitua aquele antigo painel que ficava em salas centralizadas de operao e controle. Aquele mesmo painel que tinha controladores de malhas (pneumticos ou analgicos), botoeiras de operao, anunciadores de alarme, registradores de penas em carta de papel e indicadores luminosos e galvanmetros de ponteiros que ficavam no antigo modelo de sala de controle como nas figuras 1 e 2.

Hoje, comunicam-se em rede, instrumentos, controladores e computadores de superviso, enquanto que os computadores lotados na gerncia industrial e corporativa da companhia compartilham informaes em tempo real e so conectados entre si. Como ento tirar vantagem disso? O computador que substitui o antigo painel central de operao que ficava na referida sala central de operao tem que comunicar-se com setores adjacentes de produo, desde a recepo de matrias primas, processamento, utilidades, embalagem, tancagem de produto acabado, etc... (departamentos clientes e fornecedores internos entre s), bem como com as demais atividades hoje gerenciadas por softwares aplicativos diversos tais como: -Gerenciamento de manuteno -Planejamento e controle da produo -Controle de qualidade -Laboratrio -Engenharia de processo e at o ERP da empresa software de gerenciamento. A informao corre rpida e se processada e mostrada ao interessado em tempo certo, tem que trazer

vantagem competitiva de mercado a companhia. Para aproveitar este benefcio, a informao tem que estar integrada entre todos os computadores da empresa e gerar alguma vantagem competitiva para a companhia. Ningum adquire mais um instrumento, controlador ou sistema digital (controle, operao/superviso) sem saber como os mesmos iro comunicar suas informaes, sejam quelas entre departamentos de produo clientes e fornecedores internos daquele setor, como nos setores que exemplificamos (manuteno, PCP, eng. processo, qualidade, laboratrio, gerncia, etc.); ou quelas de superviso e controle para gerncia industrial como tambm os da informtica corporativa em tempo real. Alguns exemplos de informaes trocadas verticalmente (tudo em tempo real): controle de ativos, balano de massa, balano de energia, tempo de funcionamento acumulado de equipamentos tais como bombas, motores, agitadores, etc. para manuteno preditiva e preventiva, ritmo de produo por perodo de tempo, rastreabilidade da matria prima desde o fornecedor at o produto acabado, controle estatstico do processo, rvore de custos gerenciais, controle estatstico da qualidade, planejamento e controle de produo, taxa de produtividade, reduo de tempo ocioso, descoberta on-line de melhorias de processo a implantar, indicadores de performance de equipamentos industriais (reatores, vasos, colunas destilao, fornos, etc), ndices de repetibilidade de lotes, reduo de set-up de equipamento fabril, taxas de retrabalho ou reprocesso, controle de paradas de equipamentos, etc. Detalhamento de um projeto de sistema O departamento de projetos ou o de manuteno de eltrica/instrumentao deve ter critrios, documentos, formulrios, normas a serem aplicadas, padres e bibliotecas de tpicos de software para contratar certo e receber o projeto sem desgastes do fornecedor. De posse destes padres, novos sistemas devem ser construdos com um mnimo de carga horria, j que lgicas prontas e configuraes padronizadas de prateleira devero ser colocadas em segundo plano. A economia de investimento em homem/hora de contratao de servios de configurao bastante enxugada e otimizada com isso. Alm disso, o usurio deve se organizar e ter metodologia para homologao e contratao de empreiteiras de montagem; integradores de sistemas e equipe de projeto treinada e motivada para assumir a instalao sem arestas de seus respectivos fornecedores.

Servio de Manuteno Preditiva


Utilizando equipamentos de ltima gerao e dados estatsticos apropriados, estabelecem se os parmetros para: controle e anlise de vibraes; controle de temperaturas; controle de corrente eltricas e anlise de leos lubrificantes. Estes procedimentos proporcionam segurana em relao ao estado dos equipamentos e informam a real necessidade de interveno.

You might also like