You are on page 1of 18

O servio social e as polticas sociais

A poltica social representa um espao importante de atuao do Assistente Social Algumas Polticas Sociais Setoriais: Pessoa com deficincia; Idoso; Criana e Adolescente; Meio Ambiente; Mulheres; Educao; Sade; Demais reas especficas.

Conhea alguns dos servios e programas da Assistncia Social desenvolvidos nacionalmente:


Centro de Referncia da Assistncia Social (CRAS); Programa de Ateno Integral Famlia (PAIF); Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social (BPC); Pro jovem Adolescente; Servios Destinados a Crianas de 0 a 6 anos e Pessoas Idosas; Benefcios Eventuais; Carteira do Idoso; Centro de Referncia Especializado da Assistncia Social (CREAS); Servio de Proteo Social a Crianas e Adolescentes Vtimas de Violncia, Abuso e Explorao Sexual e suas famlias; Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI); Servio de Proteo Social aos adolescentes em cumprimento de medidas scio- educativas. A Poltica nacional de Assistncia Social uma poltica que, em conjunto com as polticas setoriais, visa a garantia de direitos e o provimento das condies bsicas populao. O pblico alvo so os cidados e os grupos que se encontram em situaes de risco. Visa a garantir sem contribuio prvia a proviso dessa proteo. A Poltica de Assistncia Social busca a melhoria e a ampliao dos servios de assistncia no pas, respeitando as diferenas locais.

Princpios da Poltica Nacional de Assistncia Social I Supremacia do atendimento s necessidades sociais sobre as exigncias de rentabilidade econmica; II Universalizao dos direitos sociais a fim de tornar o destinatrio da ao assistencial alcanvel pelas demais polticas pblicas; III Respeito dignidade do cidado, sua autonomia e ao seu direito a benefcios e servios de qualidade, bem como convivncia familiar e comunitria, vedando-se qualquer comprovao vexatria de necessidade; IV Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminao de qualquer natureza, garantindo-se equivalncia s populaes urbanas e rurais; V Divulgao ampla dos benefcios, servios, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Pblico e dos critrios para sua concesso.
Fonte: http://www.mds.gov.br

Observem que, em relao aos princpios gerais da assistncia social, devemos estar sempre atentos s aes e ao controle das polticas pblicas, projetos, aes coletivas e parcerias. Muito bem! A permanente participao e o controle social possibilitam verificar o resultado do acesso da populao s polticas pblicas! E no seu municpio, como as polticas pblicas vm se consolidando? FAMLIA A ATUAO COM O FOCO NAS FAMLIAS REMETE O PROFISSIONAL A OBSERVAR ASPECTOS COMO: empoderamento e alcance de maior grau de autonomia; superao de situaes adversas; reconstruo de suas relaes;

fortalecimento dos vnculos familiares e das redes sociais de apoio; garantia de seus direitos sociais; articulao com as demais Polticas Pblicas. Fonte:

O conceito de famlia, para a poltica nacional de assistncia social, o grupo de pessoas que so unidas por laos consanguneos, afetivos ou de solidariedade.

Servios Continuados de Proteo Social Especial Os Servios de Proteo Social Especial objetivam o atendimento famlias em situao de violao de direitos ou contingncia que necessitem de cuidados especializados, acompanhamento e orientao de forma continuada. Servios Continuados de Mdia Complexidade: Situao de contingncia decorrente do processo de envelhecimento ou presena de deficincia em famlia que, em virtude do grau de dependncia de terceiros ou de outras necessidades, demandam ateno especializada. Pessoas idosas e pessoas com deficincia, com vivncias de isolamento - por ausncia de acesso a servios e oportunidades de convvio comunitrio e social - que convivam com suas famlias, porm no disponham de atendimento em tempo integral no domiclio. Crianas e adolescentes sob medida de proteo, inclusive com deficincia, em situao de risco pessoal e social, em situao de abandono ou cujas famlias ou responsveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua funo de cuidado e proteo. Pessoas idosas que no permanecer com a famlia. disponham de condies para

Servios Continuados de Alta Complexidade:

Adultos com deficincia, que no possuam vnculos familiares ou mantenham vnculos fragilizados por ocorrncia de

abandono ou maus tratos, que no dispem de condies de autossustentabilidade. Pessoas e famlias em situao de rua e de abandono, com vnculos familiares fragilizados ou rompidos, com reduzida capacidade de autonomia e independncia e sem condies de autossustento. Mulheres vtimas de violncia domstica ou trfico de pessoas, acompanhadas de seus filhos, que se encontrem em situao de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

Portanto, para a prtica do profissional do servio social ser estabelecida perante as diferentes condies de vida das pessoas, cabe a cada municpio atentar para as representaes sociais, culturais de institucionalizao e sempre focar a articulao em rede e intersetorial nas polticas pblicas e privadas. TTULO DA DISCIPLINA: As Relaes de Consumo no Brasil Legislao SEMINRIO INTEGRADO V SEMESTRE Prof Jossan Batistuti Curso Servio Social

Contratos, Prticas Abusivas e as Relaes de Consumo


Ol, seja bem-vindo(a) a esta nova unidade de estudo da aula web. Para iniciar, voc sabe o que um contrato? Basicamente, um trato (acordo) com algum a fim de se estabelecer direitos e/ou obrigaes. atravs dos contratos que as pessoas passam a ter responsabilidades e, se for escrito, materializam-se o pacto e as condies feitas verbalmente pelos contratantes. Como visto, um contrato escrito materializa direitos e obrigaes. Mas ser que sempre este documento formal vai obrigar o consumidor a cumpri-lo? Para saber a resposta, bem como outras consideraes importantes, analise o contedo dos artigos 46 a 48 da lei 8078/90 (C.D.C. Cdigo de Defesa e Proteo do Consumidor) no seguinte link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm. Feito isso, cabe agora perguntar: Ser que o consumidor pode, por sua livre e unilateral vontade, simplesmente desistir do contrato (seja de produtos ou servios) sem ter que pagar multa em virtude da resciso? Sim, isso possvel em duas situaes:

1 - Compra fora do estabelecimento comercial. Por exemplo: atravs da internet; por telefone, por vendedores externos, etc. Abaixo, veja o que o C.D.C. diz sobre o assunto: Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou servio, sempre que a contratao de fornecimento de produtos e servios ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domiclio. Pargrafo nico. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer ttulo, durante o prazo de reflexo, sero devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados. (Destaque do professor) 2 - Vcio insanvel ou no corrigido do produto ou servio. Quando o responsvel pelo conserto de algum vcio (defeito de qualidade ou quantidade) no devolver o produto arrumado ou prestar o servio eficientemente no prazo de 30 dias ou outro (mnimo de 7 e mximo de 180). Assim diz a lei 8078/90: SEO III Da Responsabilidade por Vcio do Produto e do Servio Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo durveis ou no durveis respondem solidariamente pelos vcios de qualidade ou quantidade... 1 No sendo o vcio sanado no prazo mximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha: I - a substituio do produto por outro da mesma espcie, em perfeitas condies de uso; II - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preo. Veja o vdeo indicado sobre o assunto acima: http://tvuol.uol.com.br/#view/id=comprei-um-produto-e-mearrependi-tenho-direito-de-trocar04023170E0915326/user=1575mnadmj5c/date=2009-0112&&list/type=search/q=consumidor/page=2/ Para complemento das informaes, analise detalhadamente os artigos 19 e 20 do C.D.C. e se atente para que, nestes casos (se no se encaixar na previso do art.18), no ser preciso aguardar os 30 dias para conserto do produto ou nova realizao dos servios. Ol, vamos prosseguir com o estudo do direito contratual nas relaes de consumo. Responda o seguinte: voc j ouviu falar em contratos de adeso?

Eu tenho certeza de que voc j deve ter lido um ou at mesmo assinado o que bem provvel. Contratos de adeso so todos aqueles que voc no consegue discutir adequadamente as clusulas contratuais (Ex: Contratos bancrios e de financiamento, etc.). V ao seguinte link e tenha outras informaes interessantes sobre o assunto: http://br.youtube.com/watch?v=ElxzA-r_t94&hl=pt-BR Um dos pontos jurdicos mais importantes sobre os contratos de adeso o disposto no pargrafo quarto do art. 54, do C.D.C., e que garante: as clusulas que implicarem limitao de direito do consumidor devero ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fcil compreenso. Com isso, ou se d destaque s obrigaes do consumidor, ou elas no sero vlidas para este, quer dizer, no tero qualquer efeito (punitivo ou no). Alm dessa determinao legal, no se esqueam do art. 47 que garante ao consumidor que as clusulas contratuais sejam interpretadas de maneira favorvel a ele. Alm disso tudo, no se pode duvidar que a garantia (prazo em que o fornecedor responsvel pelo produto) tambm um contrato. H duas formas de garantia: Legal (estabelecida pela legislao art. 26 do C.D.C.) e a Contratual (pactuado entre consumidor e fornecedor). Mas, as duas se complementam ou uma est inserida na outra? A resposta voc pode encontrar no art. 50 do C.D.C.. No deixe de analisar tambm o pargrafo nico deste mesmo artigo e tambm o art. 74, tambm no C.D.C. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm). Dando continuidade...Voc sabe o que so clusulas abusivas? Sabia que o C.D.C. j estabelece previamente algumas em seu art. 51? E mais, por serem contrrias legislao, essas clusulas abusivas so consideradas nulas, ou seja, sem qualquer efeito (nem favorvel e nem prejudicial) para quaisquer das partes contratantes. Vamos conhec-las ento? Vejamos algumas delas: [...] II - subtraiam ao consumidor a opo de reembolso da quantia j paga, nos casos previstos neste cdigo; III - transfiram responsabilidades a terceiros; IV - estabeleam obrigaes consideradas inquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatveis com a boa-f ou a eqidade; [...] IX - deixem ao fornecedor a opo de concluir ou no o contrato, embora obrigando o consumidor; X - permitam ao fornecedor, direta ou indiretamente, variao do preo de maneira unilateral; XI - autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente,

sem que igual direito seja conferido ao consumidor; [...] XIII - autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o contedo ou a qualidade do contrato, aps sua celebrao; XIV - infrinjam ou possibilitem a violao de normas ambientais [...] Para conferir outras clusulas abusivas v ao C.D.C. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm) e leia atentamente os incisos I a XVI do art. 51 e depois retorne para continuarmos. Quanto aos contratos que envolvem produtos ou servios mediante outorga de crdito ou financiamento, fundamental tambm saber que o fornecedor deve (OBRIGAO) ser claro e informar prvia e adequadamente quanto: [...] I - preo do produto ou servio em moeda corrente nacional; II - montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros; III - acrscimos legalmente previstos; IV - nmero e periodicidade das prestaes; V - soma total a pagar, com e sem financiamento. O no cumprimento destas obrigaes pode gerar multa a ser imposta pelo PROCON ou at mesmo descaracterizar uma obrigao do consumidor. Por fim, cabe destacar duas regras importantes nos contratos de relaes de consumo: Limitao dos juros de mora (atraso) a dois por cento do valor da prestao e garantia da liquidao antecipada do dbito, total ou parcialmente, mediante reduo proporcional dos juros e demais acrscimos. Sabendo disso tudo, voc j est capacitado para realizar bons negcios futuramente e tambm para exercer adequadamente seus direitos enquanto cidado e consumidor. No se pode esquecer que, no dia a dia comercial, h abusos dos vendedores/fornecedores, sempre na nsia a de aumentar as vendas. Para compreender melhor, veja o vdeo a seguir: Dando continuidade ao estudo das abusividades nas relaes de consumo, voc j passou por alguma situao semelhante s acima indicadas? Por acaso, sobre condutas abusivas, voc j pensou sobre as ligaes de telemarketing que recebe vrias vezes na semana? Ento, veja a interessante matria sobre o assunto, refletindo sobre o seguinte vdeo: http://tvuol.uol.com.br/permalink/?view/id=sp-as-ligacoes-detelemarketing-poderao-ser-bloqueadas0402336EE0B11326/user=1575mnadmj5c/date=2008-1008&&list/type=search/q=consumidor/

Pois amigo(a), abusos contra os consumidores so cotidianos em todo o pas. Em decorrncia disso, v ao CDC (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm) e confira prticas j antecipadamente consideradas abusivas pelo art. 39 como, por exemplo, o seu inciso I que trata da venda casada. Alm disso, cabe destacar a importncia do CDC no dia a dia das pessoas, bem como a referncia aos 18 anos do cdigo no rpido vdeo a seguir: Os dois vdeos trazidos na sequncia so interessantes porque tratam do Direito em Sociedade e, especialmente, sobre os Direitos Bsicos dos Consumidores e outras previses do C.D.C.. Quero que voc preste bastante ateno e reflita sobre o contedo: O que no se pode deixar de destacar que todo o contedo do C.D.C. composto por normas de ordem pblica, isto , normas de cumprimento obrigatrio por todos os envolvidos na relao de consumo. Desta forma, por ser impositiva a legislao (conforme artigo 1), no h como o consumidor abrir mo dos direitos expressamente previstos. Inclusive, em um processo, o juiz DEVE julgar conforme o C.D.C. sempre que estiver diante de uma relao de consumo e que no houver uma norma superior (por exemplo, uma regra constitucional) que trate de forma diferente do assunto debatido. Para finalizar, preciso reforar que um dos principais direitos do C.D.C. o da INFORMAO, como expressamente afirma o art. 6, Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: [...] III - a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem; Afinal, toda vez que faltar informao, o consumidor no ser penalizado, responsabilizado ou ficar no prejuzo, mas sim o responsvel pelo produto ou servio que no atender s exigncias consumeristas. Aproveite a oportunidade e verifique alguns outros direitos bsicos dos consumidores no art. 4 do C.D.C. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm). Tenha sempre em fcil acesso as normas dessa lei 8078/90 e use-as com habitualidade, pois assim se construir um comrcio e um pas mais justo e respeitoso.

WEB-AULA 1
Servio Social e Interdisciplinaridade
PREZADOS (AS) ALUNOS (AS)

A fragmentao do conhecimento das cincias e a conquista dos saberes contriburam para que surgissem profisses cada vez mais especializadas, cujas competncias isoladas umas das outras no conseguem dar respostas adequadas s questes e aos problemas sociais da atualidade. Uma coisa fato...As discusses acerca da interdisciplinaridade do servio social evoluram nas ltimas dcadas. Mas, os trabalhadores e estudantes concordam... essencial sua implantao para o desenvolvimento da compreenso da operacionalizao dos direitos sociais. O grande problema que muitos ainda questionam a melhor forma de faz-la. Vrias so as dificuldades, como a falta de estruturas adequadas por parte dos servios e o corporativismo nas diversas reas. As discusses acerca do tema da interdisciplinaridade evoluram nas ltimas dcadas, mesmo assim a operacionalizao da proposta do trabalho interdisciplinar ainda um desafio. Uma das condies... preciso romper com a viso de um servio social preso em seus prprios muros, alargando os horizontes, e perceber o movimento presente na sociedade, requalificar o fazer profissional e identificar as possveis alternativas de ao para responder aos desafios que a contemporaneidade nos apresenta. O DESAFIO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS TEMPOS ATUAIS A modernidade exige dos profissionais a necessidade da postura investigativa, uma postura inquietadora que leve ao desejo e s condies de uma interveno de forma reflexiva e crtica no enfrentamento das manifestaes das questes sociais. Para isso, necessrio a renncia da neutralidade poltica e a reafirmao com o compromisso com o usurio com as classes subalternas. Para isso, fundamental a capacidade de planejar, elaborar, executar e, em especial, propor aes para implantao e implementao de polticas sociais, acompanhando todo o processo. Dessa forma, rompe-se com a caracterstica construda historicamente do profissional da execuo final destas polticas. Neste momento, espera-se que o profissional do servio social v alm da esfera de executor terminal, ou seja, que se insira nesta realidade contraditria e complexa buscando em seu referencial terico, metodolgico e poltico a atuao diferente das estabelecidas tradicionalmente, ou seja, aquela atuao em que o profissional do servio social situava-se meramente nas execues finais dos programas, projeto e servios, sendo que o planejamento ficava sob a responsabilidade de profissionais de outras reas.

At este perodo, a expresso era ntida na separao entre o trabalho intelectual e o trabalho manual/operacional... Assim, devemos avanar na gesto de todo processo de formulao de polticas pblicas que visualizem a concretizao de direitos legais, j legalizados e, por vezes, no efetivados ou ainda a conquistar. Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e no s executivo. Iamamoto (2009, p. 21) Dessa forma, entendemos que um dos desafios dos assistentes sociais na atualidade ampliar as proposies de novos trabalhos, trabalhos criativos e inovadores que sejam capazes de tornarem concretos e operacionais os sonhados e esperados direitos sociais dos cidados brasileiros. Precisamos questionar, refletir e discutir as formas adequadas para a construo de uma sociedade livre e democrtica e que tenha as reais condies de garantir a operacionalizao dos direitos sociais para todos, respeitando o princpio da universalidade... Precisamos, tambm, enquanto profissionais, estudantes, militantes das polticas sociais, entender o movimento da realidade, perceber as tendncias deste movimento e buscar novas possibilidades, apropriando-se de situaes presentes neste contexto, descobrindo um campo de ao. O que Interdisciplinaridade?

De acordo com Severino (2008), a interdisciplinaridade ainda uma tarefa inacabada que busca uma vinculao, uma reciprocidade entre as diferentes reas do conhecimento, tanto na rea do ensino e da pesquisa, quanto da ao social propriamente dita. Para isso, pensadores, pesquisadores, educadores e profissionais empenham-se para construir um caminho rumo a esta interdisciplinaridade. Sem pretender esgotar o significado do termo, a interdisciplinaridade procura: ver o todo, no pelo simples somatrio das partes que o compem, mas pela percepo de que tudo sempre est em tudo, tudo

repercute em tudo, permitindo que o pensamento ocorra com base no dilogo entre as diversas reas do saber (Goulart, 1995, p. 93). A interdisciplinaridade pode ser entendida como a interao entre as diversas fronteiras do saber, que juntas buscam por tentativas de conhecer sem fragmentar, numa abordagem sintetizadora e nunca mediante a acumulao de vises parciais sobre um determinado objeto. A decomposio no d a ideia de totalidade. importante frisar a necessidade do dilogo entre as reas do saber para que haja a integrao entre eles em um movimento ininterrupto, criando e recriando a cada nova contribuio. A apreenso da atitude interdisciplinar garante enriquecimento aos que a praticam. Apreende-se com a interdisciplinaridade que um fato ou soluo nunca isolado, mas sim consequncia da relao entre muitos outros. Acesse o link e veja um relato sobre a atuao do servio social em equipe interdisciplinar: ATUAO DO SERVIO SOCIAL JUNTO S PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS NO HURNP http://www.ssrevista.uel.br/c_v1n1_atuacao.htm Demandas atuais para o servio social O mercado profissional vem crescendo nos ltimos cinco anos, principalmente pela implantao do SUAS, que vem abrindo novos postos de atendimento com a implantao dos Centros de Referncia em Assistncia Social (CRAS). H ainda a ampliao da demanda nos Centros de Ateno Psicossocial (Caps), nos Ncleos de Apoio Sade da famlia (NASFs), na Sade e em outros rgos como Ministrio da Previdncia Social, INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), MEC (Ministrio da Educao), FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao), CAPES (Coordenao de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior), Tribunais, Delegacias e Penitencirias e outros. Atualmente esto acontecendo muitos concursos pblicos com vagas para a categoria. Veja esta matria publicada pelo Estado de So Paulo: Pesquisa realizada em 2005 pelo CFESS mostra que mais de 80% dos ento 74 mil assistentes sociais com registro no conselho estavam empregados em postos do poder pblico; de 6% a 7% nas Organizaes No-Governamentais (ONGs) - um campo de trabalho crescente -; e outros 10% nas empresas privadas, que tambm esto ampliando as vagas no setor em funo da adoo de polticas de sustentabilidade, que envolvem aes de responsabilidade social. O assistente social , portanto, basicamente um funcionrio pblico, e Cristina diz que assim que deve ser. Nossa misso garantir o cumprimento dos direitos do cidado, conscientiz-lo desses direitos e ajud-los a se organizar coletivamente. Portanto, o campo de

trabalho sempre estar centrado http://www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=258.

no

poder

WEB-AULA 2
Planejamento social4
Nesse seminrio, abordaremos questes importantes para a complementao do entendimento do planejamento social. Hoje, o trabalho do assistente social depende cada vez mais das outras profisses e no podemos v-lo de forma isolada. O trabalho em equipe e coletivo so marcas dessa nova ordem social e o assistente social deve buscar requisitos para esse trabalho to especial. A disciplina de Seminrios de Integrao, ir auxili-lo(la) a contextualizar e a compreender a importncia da articulao entre os conhecimentos que esto sendo construdos. Ento, vamos l? Voc sabia que Relaes Humanas e Relaes Sociais so conceitos distintos? Veja bem: Segundo Chiavenato (2003), no local de trabalho, as pessoas participam de grupos sociais dentro da organizao e mantm-se em constante interao social. As relaes humanas so as aes e atitudes desenvolvidas a partir de contatos entre as pessoas e grupos. Cada pessoa possui personalidade prpria e diferenciada que influi no comportamento e nas atitudes das outras com as quais mantm contato e igualmente influenciada pelas outras. Voc sabia que Relaes Humanas e Relaes Sociais so conceitos distintos? Veja bem: Segundo Chiavenato (2003), no local de trabalho, as pessoas participam de grupos sociais dentro da organizao e mantm-se em constante interao social. As relaes humanas so as aes e atitudes desenvolvidas a partir de contatos entre as pessoas e grupos. Cada pessoa possui personalidade prpria e diferenciada que influi no comportamento e nas atitudes das outras com as quais mantm contato e igualmente influenciada pelas outras. Por outro lado, temos as relaes sociais existentes na sociedade, que so pontuadas por relaes de poder. Relaes Sociais: pressupem formas de relacionamento entre os homens de uma determinada sociedade, porm na capitalista so determinadas pela relao de poder entre a burguesia e o proletariado. Assista esse vdeo, acompanhe as msicas, e perceba como elas traduzem a atual situao da sociedade brasileira. Espero que gostem, pois a Arte nos auxilia a pensar! Duas classes... duas vidas...

Historicamente, o servio social surge como mecanismo de controle das classes dominantes como meio de exerccio de poder de classe sob a classe operria. Hoje, o assistente social assume novas atribuies e, dentre elas, conforme pontuado no cdigo de tica, a participao na elaborao e no gerenciamento das polticas sociais e na formulao e implementao de programas sociais. Leia o Cdigo de tica do Assistente Social em: www.cresspr.org.br O planejamento social, nesse contexto, torna-se instrumento fundamental para o assistente social na medida em que, segundo Batista (1991), um desafio humanizao do planejamento, tarefa muito mais que um idealismo, uma atitude poltico-ideolgica. um novo estgio de planejamento a ser conquistado pelo homem, tanto no nvel da historicidade, como no de conscientizao. bom perceber que o assistente social, ao assumir a tarefa de gestor das polticas pblicas, utiliza o planejamento social como forma de organizar a sua prtica profissional na inteno de superar o amadorismo e as prticas profissionais imediatistas. Para isso, vamos falar um pouco das relaes humanas e vocs percebero a diferena entre elas e a relao social. Essa, estimula a reflexo acerca da situao de explorao e controle social das camadas em vulnerabilidade social. As outras, por sua vez, pontuam que o comportamento do indivduo se apoia totalmente no grupo e que o ser humano no reage isoladamente, mas como membro de uma determinada equipe. O comportamento humano influenciado pelas atitudes e normas informais existentes nos grupos das quais participa. dentro da organizao que surgem as oportunidades de relaes humanas, devido ao grande nmero de grupos e interaes resultantes. A compreenso das relaes humanas permite ao administrador melhores resultados da sua equipe e a criao de uma atmosfera na qual cada pessoa encorajada a exprimir-se de forma livre e sadia. para refletir: E o assistente social torna-se um lder na medida em que medeia tanto as relaes sociais, quanto as humanas. Voc sabia que Relaes Humanas e Relaes Sociais so conceitos distintos? Veja bem: Segundo Chiavenato (2003), no local de trabalho, as pessoas participam de grupos sociais dentro da organizao e mantm-se em constante interao social. As relaes humanas so as aes e atitudes desenvolvidas a partir de contatos entre as pessoas e grupos. Cada pessoa possui personalidade prpria e diferenciada que influi no comportamento e nas atitudes das outras com as quais mantm contato e igualmente influenciada pelas outras.

Podemos agora partir para um novo conceito que tornafundamental no processo da gesto participativa - a liderana.

-se

Algumas pessoas exercem influncia tica sobre as outras, orientam sua conduta, so capazes de conduzi-las so os lderes. Ao dirigir pessoas em uma organizao, a liderana revela-se importante e, at mesmo, necessria para amalgamar vontades e conseguir que a equipe alcance metas comuns. Aprofundando mais o seu conhecimento, Chiavenato (2003) esclarece que em todos os tipos de organizao a liderana necessria, em qualquer um dos seus departamentos. E no acontece diferente com o Servio Social onde a liderana essencial em todas as funes da administrao, pois o gestor precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto , liderar. Apenas estar em um cargo de liderana no garante a eficincia desejada, no confundindo direo com liderana, onde um dirigente pode ou no ser um bom lder. Os lderes devem estar presentes em todos os nveis da instituio, inclusive em grupos informais de trabalho. A capacidade de influenciar as pessoas e fazer com que elas tenham os melhores resultados produtivos, com sinais claros de satisfao de acordo com suas percepes e as motivarem a fazer aquilo que deve ser feito com eficincia. Um grande lder estimula a participao da sua equipe de trabalho e, discorrendo um pouco mais sobre o ato de participar, encontrei um conceito simples, porm cheio de significado: Participar fazer parte, tomar parte ou ter parte. Esse conceito de Bordenave, 1992, nos mostra que a participao , ao mesmo tempo, instrumento para a soluo de problemas e necessidade fundamental do ser humano. Como necessidade humana, s pode ser concebida se o homem conjugar simultaneamente o fazer, tomar e ter parte nas realidades individuais e coletivas. O lder extremamente importante para a motivao de seus liderados. Grandes resultados so alcanados com uma liderana participativa, na qual o lder ouve e assim conduz sua equipe com respeito, considerando as individualidades de cada um. Portanto, responsabilidade do lder saber quando e como motivar sua equipe. Ento, o que motivao? No mundo atual, cheio de novidades tecnolgicas e oportunidades de crescimento profissional, encontra-se o colaborador das empresas com suas necessidades e carncias a serem supridas. Exigncias de

pessoas em todas as faixas econmicas e sociais, sem descartar que todo ser humano necessita de algo, independentemente de credo, cor, raa, faixa etria. Mas, o que faz as pessoas buscarem por uma satisfao mais abrangente dentro do ambiente de trabalho e at em sua vida pessoal? A motivao humana caracteriza-se pela ao do indivduo na busca de um objetivo pretendido. No h motivao sem objetivo. Todo ser humano busca a realizao de seus sonhos e a felicidade. Veja o quadrinho e pense um pouco: qual foi a motivao do personagem para vencer?

A voc, aluno, cabe a reflexo de que o Servio Social precisa romper barreiras e derrubar muros, necessita sim de uma viso mais globalizadora e globalizante percebendo os movimentos presentes na sociedade. A atual demanda do Servio Social vai alm do trabalho de execuo, inserindo na formulao e gesto de polticas pblicas que concretizem direitos legais das pessoas e grupos da sociedade.

Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e no s executivo. (Iamamoto, 2009, p. 21) Lembre-se sempre de que a realidade social est a, estampada em nossos olhos e no exerccio profissional a sua leitura torna-se fundamental na medida em que voc ir atuar diretamente sobre ela, considerando todas as suas contradies. Entender essa realidade e buscar respostas criativas mais do que um desafio para o profissional que tem uma viso voltada para o futuro. A voc, aluno, cabe a reflexo de que o Servio Social precisa romper barreiras e derrubar muros, necessita sim de uma viso mais globalizadora e globalizante percebendo os movimentos presentes na sociedade. A atual demanda do Servio Social vai alm do trabalho de execuo, inserindo na formulao e gesto de polticas pblicas que concretizem direitos legais das pessoas e grupos da sociedade. Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e no s executivo. (Iamamoto, 2009, p. 21)Lembre-se sempre de que a realidade social est a, estampada em nossos olhos e no exerccio profissional a sua leitura torna-se fundamental na medida em que voc ir atuar diretamente sobre ela, considerando todas as suas contradies. Entender essa realidade e buscar respostas criativas mais do que um desafio para o profissional que tem uma viso voltada para o futuro. A voc, aluno, cabe a reflexo de que o Servio Social precisa romper barreiras e derrubar muros, necessita sim de uma viso mais globalizadora e globalizante percebendo os movimentos presentes na sociedade. A atual demanda do Servio Social vai alm do trabalho de execuo, inserindo na formulao e gesto de polticas pblicas que concretizem direitos legais das pessoas e grupos da sociedade. Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e no s executivo. (Iamamoto, 2009, p. 21) Lembre-se sempre de que a realidade social est a, estampada em nossos olhos e no exerccio profissional a sua leitura torna-se fundamental na medida em que voc ir atuar diretamente sobre ela, considerando todas as suas contradies. Entender essa realidade e buscar respostas criativas mais do que um desafio para o profissional que tem uma viso voltada para o futuro.

Questo 1 A motivao humana caracteriza-se ________________ na busca de um _______________. No h motivao sem _______________ Todo ser humano busca a realizao de seus sonhos e a felicidade. assinale a alternativa CORRETA: Pelo desanimo, lucro, lucro. Pela fora, grupo, grupo. Pela ao do indivduo, objetivo pretendido, objetivo. . Pela determinao, lucro, autocracia. Pela ao humana, desanimo, objetivo.

Questo 2 Assinale a alternativa que contemple uma poltica social.

Sade. Habitao. Educao. Previdncia social. Todas as respostas esto corretas. Questo 3 Assinale a alternativa que corresponda a algum servio ou programa da Assistncia Social desenvolvido nacionalmente. Servios Destinados a Crianas de 0 a 6 anos e Pessoas Idosas. Benefcios Eventuais. Carteira do Idoso.

Centro de Referncia Especializado da Assistncia Social (CREAS) . Todas as alternativas esto corretas.

Questo 4 A qual poltica social corresponde o princpio a seguir: Respeito dignidade do cidado, sua autonomia e ao seu direito a benefcios e servios de qualidade, bem como convivncia familiar e comunitria, vedando-se qualquer comprovao vexatria de necessidade Educao. Trabalho. Assistncia Social. Sade.

Todas as alternativas esto corretas.

Questo 5 Para a poltica nacional de assistncia social, o conceito de famlia : O grupo de pessoas que so unidas por laos consanguneos ou de solidariedade. O grupo de pessoas que so unidas por laos consanguneos e afetivos. O

grupo de pessoas que so unidas por laos afetivos ou de solidariedade. O grupo de pessoas que so unidas por laos consanguneos, afetivos ou de solidariedade. Todas as alternativas esto corretas.

You might also like