You are on page 1of 14

1 Concurso Pblico/2005 SEPROD/EMATER-PAR Nvel Superior =========================================================== CONHECIMENTOS BSICOS

LEIA O TEXTO I PARA RESPONDER AS QUESTES DE 01 A 04, ASSINALANDO A ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE O ENUNCIADO.

TEXTO I

A CRASE FORA DA LEI


A crase no foi feita para humilhar ningum. Esse aforismo*, criado h cinqenta anos pelo poeta Ferreira Gullar num momento de humor, agora est sendo usado como arma para acabar com o acento grave (`) no a. Por meio do projeto de lei 5.154, de 2005, o deputado Joo Hermann Neto quer acabar com a crase. Para justificar seu projeto, o deputado cita a frase de Ferreira Gullar. Este discorda daquele e incisivo. - Minha frase foi uma brincadeira. No tenho nada contra o acento indicador da crase. Acho que acabar com ele no tem cabimento. Ainda mais dessa forma. A tend ncia de tudo simplificar indica menosprezo pela inteligncia alheia. Agora, quanto a dizer que erram muito na identificao da crase, verdade. Mas erram em tudo, no s na crase. s ler os jornais. O professor Francisco Plato Savioli mais agressivo na oposio. - Nossa preocupao (de brasileiros) que est rolando um tsunami poltico, e o cidado se preocupa com a folha que ameaa entupir a calha. Coisa irrelevante. No tem cabimento legislar sobre um assunto como esse. E fora de hora. A propsito, um exemplo: A noite chegou. Outro: Lenise cheira a rosa. Como saber o sentido de frases como essas, sem o acento? [...] [...] Difcil discordar da argumentao de quem estudou o assunto to bem e por tanto tempo. No entanto, quando o Congresso tiver feito um bom expurgo no pedao e estiver menos atarefado, talvez possa discutir o projeto e iluminar definitivamente o tema. o que todos esperamos ansiosos. (Josu Machado. REVISTA LNGUA .v.1, n.2, outubro/novembro 2005, p. 30.
Editora Segmento)

_____________
* aforismo sentena moral breve e conceituosa.

01. Em Nossa preocupao (de brasileiros)... o uso da expresso entre parnteses, nesse caso, tem como intencionalidade a ... A) B) C) D) ratificao de uma idia anterior. explicao de um termo anterior. particularizao de um significado. excluso de uma idia j explcita.

www.pciconcursos.com.br

2 02. Com relao tipologia textual usada por Josu Machado para a revista Lngua, pode-se afirmar que: A) se trata de um texto dissertativo argumentativo, com vrios traos descritivos. B) se trata de um texto jornalstico narrativo, porm, como o autor tambm opina, h traos dissertativos. C) uma narrao totalmente feita em primeira pessoa, com a utilizao do discurso indireto na fala das personagens. D) um texto jornalstico, argumentativo, centrado apenas em um fato e h ausncia de personagens.

03. Com relao aos elementos conectores do texto: I - a preposio de em A tendncia de tudo simplificar tem valor semntico de finalidade. II - em Este discorda daquele, Este tem como referente deputado, e daquele tem como referente projeto. III - a orao No tenho nada contra o acento indicador da crase poderia ligar-se anterior, sem alterao de sentido e necessidade de mudar a forma verbal, pela conjuno Embora. IV - o vocbulo agora, nos seus dois empregos, na parte inicial do texto, apesar de estar em diferentes perodos, neles possui o mesmo sentido e igual funo sinttica. O correto est, somente, em: A) B) C) D) I I e II III I, II, III e IV.

04. O primeiro exemplo citado pelo professor Francisco Plato Savioli A noite chegou to adequado sua argumentao quanto o segundo Lenise cheira a rosa porque: I - as duas afirmaes so ambgas, se usadas em linguagem oral. II - se escritas, ambas tero sentidos diferentes, com ou sem o acento grave no A que antecede noite e no a que antecede rosa. III - o uso da vrgula, separando, respectivamente, A noite e Lenise das formas verbais chegou e cheirou resolveria a ambigidade, j que esta nem sempre desfeita pelo contexto. IV - a regncia do verbo cheirar ser a mesma do verbo chegar, dependendo de estar acompanhado ou no de um a com acento grave. V - construes como essas sero sempre ambgas, sem o sinal que o deputado quer cassar. O correto est, somente, em: A) B) C) D) I, II e III II e III II, IV e V I, II e V

www.pciconcursos.com.br

3
LEIA O TEXTO II PARA RESPONDER AS QUESTES 05 E 06, ASSINALANDO A ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE O ENUNCIADO.

TEXTO II REQUERIMENTO Policarpo Quaresma, cidado brasileiro, funcionrio pblico, certo de que a lngua portuguesa emprestada ao Brasil; certo tambm de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral, sobretudo no campo das letras, se vem na humilhante contingncia de sofrer continuamente censuras speras dos proprietrios da lngua; sabendo, alm, que dentro do nosso pas, os autores e os escritores, com especialidade os gramticos, no se entendem no tocante correo gramatical, vendo-se, diariamente, surgir azedas polmicas entre os mais profundos estudiosos do nosso idioma - usando do direito que lhe confere a Constituio, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o Tupi Guarani como lngua oficial e nacional do povo brasileiro. [...] Seguro de que a sabedoria dos legisladores saber encontrar meios para realizar semelhante medida e cnscio de que a Cmara e o Senado pesaro o seu alcance e utilidade. P e E. Deferimento.
(Lima Barreto - O triste fim de Policarmo Quaresma. 1911)

05. O texto II, que faz parte do romance de Lima Barreto, se apresenta como um requerimento, um tipo de correspondncia oficial. Conforme o texto: I - O requerente apresenta os dados pessoais necessrios sua identificao, porm os destinatrios do requerimento no esto registrados no texto. II - O requerente sugere, como argumento, dependncia lingstica dos brasileiros em relao a Portugal e divergncias internas e externas no tocante s regras gramaticais. III - A linguagem empregada, como deve ser em todo requerimento, convencional e artificial, com concesses fala popular. IV - a abreviatura final do requerimento significa: pede e espera. O correto est, somente, em: A) B) C) D) I, II e III I e III II e IV IV

06. Num requerimento oficial, o requerente deve se referir a si mesmo na terceira pessoa e no na primeira. No entanto, h uma situao, no texto acima, em que o requerente contraria essa norma. Isso se evidencia em: A) B) C) D) Policarpo Quaresma, cidado brasileiro, funcionrio pblico, certo de que... ...sabendo, alm, que dentro do nosso pas, os autores e os escritores... Seguro de que a sabedoria dos legisladores saber ... P. e E. Deferimento.

www.pciconcursos.com.br

4
NAS QUESTES NUMERADAS DE 07 A 09, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE O ENUNCIADO.

07. Um Arquivo um local utilizado para armazenar as informaes e trabalhos criados pelos usurios dos computadores. Uma pasta um local utilizado para armazenar arquivos ou outras pastas. O MS-Windows possui uma interface especfica para trabalhar com arquivos e pastas, permitindo navegar entre as unidades de disco, bem como copiar e mover arquivos. Esta ferramenta do Windows denominada: A) B) C) D) Outlook Express. Internet Explorer. Windows Messenger. Windows Explorer.

08. Considerando os dispositivos utilizados para armazenamento de dados em computador, podemos afirmar: A) os atuais sistemas de computao, pela necessidade de possurem capacidade de disco cada vez menor, e apresentando grande capacidade de memria, substituram os disquetes por discos CD-ROM. B) a fita magntica um dos meios mais antigos de armazenamento de informaes em computador, permitindo armazenamento de grande volume de informaes e acesso rpido aos dados e programas, em comparao com os discos magnticos. C) o disco magntico (disco rgido ou hard disk) uma superfcie circular, fina e coberta com uma camada de material magnetizvel. D) o processo de cpia de segurana dos dados (backup) torna possvel a recuperao dos dados ps-falha, transferindo os dados danificados para o meio de armazenamento do backup.

09. Para que uma mensagem de e- mail, recebida pelo software Microsoft Outlook, seja eliminada de forma definitiva, sem possibilidades de recuperao via Itens Excludos, devemos proceder da seguinte forma: A) na caixa de entrada, clicar com o lado direito do mouse sobre a mensagem a excluir, e escolher a opo Excluir no menu que ir aparecer. B) na caixa de entrada, clicar duas vezes, com o lado esquerdo do mo use, sobre a mensagem a excluir. C) na caixa de entrada, clicar com o lado direito do mouse sobre a mensagem e escolher a opo lixo eletrnico. D) na caixa de entrada, clicar no item a excluir e acionar simultaneamente as teclas shift e Delete (Del), e responder afirmativamente pergunta sobre a excluso definitiva do e- mail.

www.pciconcursos.com.br

5
NAS QUESTES NUMERADAS DE 10 A 12, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTM AS AFIRMATIVAS CORRETAS.

10. Quanto aos conceitos de proteo e segurana no uso de e- mails e da World Wide Web, CORRETO afirmar: I- possvel estabelecer filtros nos e mail recebidos, de modo a evitar ou a diminuir o recebimento de mensagens indesejadas ou com vrus. II- O estabelecimento de critrios para o acesso Web, por exemplo, bloqueando o acesso a determinados sites, pode representar um modo de evitar o acesso a contedos incompatveis com as atividades desempenhados em uma empresa. III- Um modo de realizar segurana preventiva dos dados em uma rede de computadores (conectada ou no Internet), fazer uso de antivrus e de procedimentos de backup peridicos. IV- Um Firewall, implementado apenas em hardware, representa o modo mais efetivo de evitar problemas de recebimento de mensagens indesejadas, conhecidas como SPAM. Esto corretas: A) I, III e IV B) I, II e III C) II, III e IV D) I, II, III e IV 11. Em se tratando da World Wide Web CORRETO afirmar: I- Um site pode ser constitudo de uma srie de documentos hipermdia, acessados a partir de um endereo, tambm chamado de URL (Uniform Resource Locator). II- O acesso aos sites realizado por meio de um software chamado browser (navegador). III- A transferncia de documentos em um ambiente Web realizada via protocolo TELNET, responsvel por executar todas as requisies realizadas pelos usurios destes documentos. IV- Do ponto de vista do usurio, a Web pode ser entendida como uma vasta coleo mundial de documentos, geralmente chamados de pginas. Estas pginas podem conter links para outras pginas, compondo o que podemos denominar de hiperdocumentos. Esto corretas: A) I, II e III B) I, II e IV C) II, III e IV D) I, II, III e IV

www.pciconcursos.com.br

12. Quanto ao uso dos navegadores web CORRETO afirmar que: I- O software Internet Explorer da Microsoft permite o acesso s paginas da internet, e mantm um histrico das ltimas pginas acessadas. II- Dentre os navegadores existentes no mercado, podemos citar como os mais populares o Internet Explorer, o Netscape Navigator, o Mozilla Firefox, e o Outlook Express. III- No software Internet Explorer, da Microsoft, possvel fazer o bloqueio de pop- ups, para que janelas indesejadas no sejam abertas no seu navegador. IV- Quando voc disponibiliza uma pgina da Web offline, os navegadores podem ler o seu contedo, mesmo quando o computador no est conectado Internet. Esto corretas as afirmativas: A) I, II e III B) I, III e IV C) II, III e IV D) I, II, III e IV

NAS QUESTES NUMERADAS DE 13 A 16, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE O ENUNCIADO.

13. Leia com ateno: A Amaznia passou por diversas transformaes, ocorridas tanto nos aspectos scio-econmicos como no espao fsico, em decorrncia da implantao do que se convencionou chamar de grandes projetos, instrumentos da poltica desenvolvimentista instalada no Brasil, a partir de 1964 (VASCONCELOS, 1996:7) Com base nesta citao correto afirmar que os grandes projetos: A) intensificaram o desenvolvimento econmico da regio amaznica. B) estimularam polticas sociais, visando garantir qualidade de vida s populaes envolvidas nos mesmos. C) serviram como meio legal de extrao de matria-prima, tendo como discurso ideolgico, incentivar o desenvolvimento regional. D) intensificaram programas de assentamento do homem amaznida, impedindo o xodo rural. 14. As sociedades simples apresentam uma dinmica cultural e social extremamente diferente das sociedades complexas. Abaixo, em cada alternativa, trs categorias conceituais permitem analisar essas sociedades. Entretanto, apenas uma alternativa a correta: A) B) C) D) parentesco, agricultura familiar e economia de subsistncia. parentesco, desenvolvimento agrcola e economia de mercado. parentesco, economia de mercado e agricultura familiar. parentesco, economia de subsistncia e especializao do trabalho.

www.pciconcursos.com.br

7 15. Entre as garantias constitucionais do cidado NO est includa: A) B) C) D) a retroatividade absoluta da lei penal. a tutela judiciria dos direito individuais. o respeito integridade fsica. o Hbeas Corpus.

16. Sobre os direitos bsicos do consumidor correto afirmar: A) O acesso aos rgos administrativos e judiciais, com vistas preveno ou reparao de danos s permitido atravs de advogados. B) No se exige a informao, no produto, dos riscos que o mesmo apresenta. C) A modificao de clusulas contratuais, que estabeleam prestaes desproporcionais, s permitida por sentena judicial. D) exigvel a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo.

NAS QUESTES NUMERADAS DE 17 A 20, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTM A(S) AFIRMATIVA(S) CORRETA(S).

17. A cooperativa uma sociedade de pessoas e no de capitais, estando entre suas principais caractersticas: I- nmero limitado de associados com variabilidade de capital social. II- variabilidade de capital social representado por quotas-partes. III- no limitao do nmero das quotas-partes do capital social por cada associado. O correto est, somente, em: A) I B) II C) I e III D) III 18. A agricultura familiar praticada na Amaznia, na maioria dos assentamentos implantados pela Poltica da Reforma Agrria do Governo Federal, tem como uma das caractersticas principais: I- a baixa produtividade em funo da ausncia de tecnologia adequada. II- a prtica de atividade de subsistncia com pouco excedente de produo. III- a carncia de assistncia tcnica por parte dos rgos pblicos responsveis pela mesma. O correto est, somente, em: A) I e II B) II e III C) I e III D) I, II e III

www.pciconcursos.com.br

19. Constituem Arranjos Produtivos Locais aglomeraes de empresas em um mesmo territrio que apresentem especializao produtiva. Nesse contexto, destaca-se no Par: I- o plo caladista da regio do oeste do estado. II- a fruticultura praticada na regio central do estado. III- o plo moveleiro de Paragominas. O correto est, somente, em: A) I e II B) II e III C) III D) I e III

20. Dentre as caractersticas da agricultura de base familiar, praticada intensamente na Amaznia, pode-se destacar: I- a produo, quando existe excedente, destinada ao mercado local. II- a fragmentao da terra distribuda em espaos de baixa produtividade. III- o plantio pouco diversificado e geralmente praticado em forma de consrcio. O correto est, somente, em: A) I B) I e II C) II e III D) III

www.pciconcursos.com.br

9 CONHECIMENTOS ESPECFICOS
NAS QUESTES NUMERADAS DE 21 A 24, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTM AS AFIRMATIVAS CORRETAS.

21. O Brasil , desde 2003, o maior exportador mundial de carne bovina, em volume. Possumos o maior rebanho comercial do mundo, com 190 milhes de cabeas, ou seja, 16% do total mundial e produzimos 15% de toda carne bovina produzida no mundo. Ento, por que somos o maior apenas em volume e no em valor? I- Ainda no exportamos para os mercados mais rentveis dos Estados Unidos, Japo e Coria do Sul. II- Nossos principais mercados em 2004, para carne inatura, foram Rssia, Argentina, Uruguai e Paraguai. III- As barreiras tarifrias so o principal empecilho entrada de nossa carne em novos mercados. A utilizao de justificativas sanitrias, no transparentes, tem se tornado o novo e mais utilizado instrumento protecionista. IV- Especialmente em mercados em desenvolvimento, onde houve aumento de renda, observase um acentuado aumento no consumo de carne. As afirmativas corretas so: A) B) C) D) I, II, III e IV I, III e IV I e IV II, III e IV

22. O leite est entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuria brasileira, pois de cada R$ 10,00 produzidos pelo setor, R$ 1,00 vem do leite. Em 2004 foram produzidos 23,4 bilhes de litros de leite, devido principalmente ao ganho de produtividade, conseqncia dos frutos da tecnologia, o que melhorou a eficincia na combinao e uso dos fatores de produo como: I- melhoramento gentico das raas II- melhoria na alimentao e nutrio III- avano na sanidade dos rebanhos IV- aumento do nmero de criadores de gado leiteiro As afirmativas corretas so: A) B) C) D) I, II, III e IV I, II e III II e IV I e IV

www.pciconcursos.com.br

10 23. Entre as principais causas da baixa fertilidade ou infertilidade identificados em touros usados em rebanhos no Brasil, destacam-se: a degenerao testicular, imaturidade sexual, maturidade sexual retardada e hipoplasia testicular, entre outras causas. Assim, recomendado o exame androlgico completo, na seleo de reprodutores, cujos resultados devero ser interpretados segundo critrios internacionais, nos quais os animais podem ser classificados em: I- aptos ou satisfatrios para a reproduo. II- questionveis, devendo aguardar novos exames. III- inaptos ou insatisfatrios para a reproduo, devendo ser castrados e descartados. IV- inaptos questionveis, devendo ser descartados. As afirmativas corretas so: A) B) C) D) I, II, III e IV II e III I, II e III I, II e IV

24. A causa do aparecimento de plantas invasoras em pastagens se deve, principalmente, s medidas inadequadas de manejo das plantas forrageiras, como: I - pastejo ou roadas imprprias. II - quanto ao nmero de cortes ou poca de controle das invasoras. III - empobrecimento do solo tanto quimicamente pela deficincia de N, P, K, Ca, Mg, S. IV - deficincia ou excesso de gua disponvel. As afirmativas corretas so: A) B) C) D) I e IV I, II, III e IV II e III I e III

NAS QUESTES NUMERADAS DE 25 A 40, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE O ENUNCIADO.

25. A verminose um problema relevante para bezerros bubalinos lactentes, pois durante os primeiros meses de vida, os vermes exibem maior significado, merecendo, portanto, um manejo sanitrio mais cuidadoso. Assim sendo, deve-se ter maior cuidado com as espcies: A) B) C) D) Ascaris lumbricoides e Capilria plica Neoascaris vitulorum e Ascaris lumbricoides Neoascaris vitulorum e Strongyloides papillosus Strongyloides papillosus e Haemoncus contortus

www.pciconcursos.com.br

11 26. Um dos fatores que limita a criao de sunos refere-se ao regime alimentar dessa espcie, uma vez que, devido a natureza de seu aparelho digestivo, imprprio para a utilizao de forragens grosseiras, principalmente dos animais em crescimento e terminao, necessitam ser alimentados com quantidades liberais de concentrados. O E stado do Par, s recentemente comeou a produzir o principal concentrado protico utilizado na formulao de rao para essa espcie, alm do fato de no haver tradio na criao de sunos. Assim sendo, a produo comercial de sunos no Estado do Par no desenvolvida devido, principalmente, a (ao): A) B) C) D) alto custo de matrizes e varres. baixa produtividade da suinocultura. hbito alimentar da populao em no consumir carne porcina. alto custo de produo, em decorrncia do Estado no ser produtor de gros e cereais.

27. O sucesso de qualquer criao animal reside na adequada utilizao do reprodutor, o que pressupe a sua entrada em servio, observando, principalmente, a sua resistncia e vigor. Assim, o carneiro, desde cedo, exibe seu instinto sexual, j a partir dos 6 meses de idade. Todavia, somente aos 18 meses deve-se iniciar o seu emprego como reprodutor, uma vez que deve ter atingido a maturidade sexual. Isto posto, a relao nmero de fmeas por macho, em uma criao bem orientada e conduzida, deve ser de: A) B) C) D) 40:1 30:1 60:1 20:1

28. Considerando a produo avcola de corte de linhagens comerciais o fator de aumento de produtividade (kg de carne/ m2 de galpo) a utilizao de coeficientes/parmetros tcnicos que so traduzidos pelo nmero de aves/m2 nos galpes. Para abate de aves aos 38, 42 e 45 dias de idade deve-se utilizar a densidade populacional de: A) 9 aves/ m2 B) 10 aves/ m2 C) 14 aves/ m2 D) 8 aves/ m2

29. O maior valor da apicultura a polinizao, visto que o mel uma conseqncia da visita que as abelhas fazem a um mesmo tipo de flor (polinizao dirigida). A produo de mel est diretamente associada flora apcola, pois alm do volume produzido, a cor e o sabor do mel dependem da espcie botnica da qual extraram o nctar. Trata-se de uma resina que as abelhas extraem de algumas plantas e a usam para vedar as frestas, reduzir a entrada da colmia e impermeabilizar as paredes internas e favos. O texto refere-se a (ao): A) prpolis B) plen C) gelia real D) cera

www.pciconcursos.com.br

12 30. Considere a DEP (Diferena Esperada de Prognie) entre dois touros da raa Nelore, para a caracterstica peso ao desmame. A do touro A de 10 Kg e a DEP para o touro B de 2 Kg. Quanto a prognie do touro A dever produzir, em mdia, em Kg a mais em peso ao desmame, que a do touro B? A) B) C) D) 16 Kg 8 Kg 10 Kg 12 Kg

31. Desde que foi demonstrado que os ruminantes poderiam utilizar o nitrognio no protico (NNP), como suplemento em substituio parcial protena natural, este vem sendo largamente utilizado na alimentao dos ruminantes, principalmente na formulao de dietas para bovinos de corte e leite, com os seguintes objetivos primordiais: A) diminuir o intervalo entre partos. B) prevenir a diarria dos bezerros recm- nascidos, pois ficou demonstrado que o NNP protege a mucosa intestina l. C) promover a reduo do custo pela substituio parcial de fontes proticas vegetais e fornecimento de quantidades adequadas de protena degradvel ao rmen. D) reduzir a oferta de sal mineral.

32. Os principais motivos que levaram o MAPA (Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento) a implementao do PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicao da Brucelose e Tuberculose) foram o risco sade pblica, diminuio da produtividade dos rebanhos infectados - com elevadas perdas econmicas para o produtor - e, uma possvel diminuio da competitividade do produto nacional, bovinos, carne, leite e derivados, no comrcio internacional. Assim, o programa tem como objetivos especficos, baixar a prevalncia e a incidncia de novos casos de brucelose e tuberculose, atravs do uso da certificao de propriedades: A) B) C) D) livres, com adeso obrigatria. monitoradas, com adeso voluntria. monitoradas e livres, com adeso obrigatria. livres e mo nitoradas, com adeso voluntria.

33. A encefalopatia espongiforme dos bovinos, uma enfermidade infecciosa, causadora de leses neurodegenerativas progressivas e fatal. A principal forma de transmisso pela(s): A) ingesto de rao contaminada por farinhas de carne e de ossos de outros ruminantes doentes. B) saliva dos animais doentes. C) urina dos animais doentes. D) fezes dos animais doentes.

www.pciconcursos.com.br

13 34. A febre do leite uma enfermidade de origem metablica, que afeta geralmente as vacas de alta produo leiteira, a partir do segundo parto, e que tem como causa principal: A) B) C) D) deficincia de cobalto na dieta. excesso NaCl na alimentao. nveis baixos de P na dieta. falha na manuteno da homeostase do Ca sanguneo.

35. Para o diagnstico laboratorial da brucelose, botulismo e leptospirose bovina, o material a ser coletado e enviado ao laboratrio, ser, respectivamente: A) B) C) D) soro sanguneo, alimentos suspeitos e urina. feto abortado, sangue em EDTA, leite em gelo. plasma sanguneo, sangue em EDTA e fgado. soro sanguneo, sangue em EDTA e plasma sanguneo.

36. Na formulao de uma rao para sunos em crescimento, com necessidade de 22% de protena bruta (PB), utilizando o milho (9% PB) e o farelo de soja (44%PB), em 100 kg de rao pronta, as quantidades em quilogramas do farelo de soja e milho seriam, respectivamente: A) B) C) D) 22 e 78 37 e 63 40 e 60 28 e 72

37. Sob o ponto de vista do criador, planta txica aquela que, ingerida pelo animal sob condies naturais e em quantidades pequenas, causa dano sade ou causa a morte dos animais. A ingesto de plantas txicas uma das causas mais importantes de morte dos bovinos. Na Amaznia, e em especial no Estado do Par, as mais importantes so a Palicourea marc gravil, Arrabdaea bilabiata e Pteridum aquilinum , cujos nomes vulgares so, respectivamente: A) B) C) D) Gibata ou Chibata, Cafezinho, Samambaia. Erva de rato da mata, pimenteira, Chibata. Cafezinho, Gibata, Samambaia. Samambaia, Cafezinho, pimenteira.

38. Na Amaznia, o zoneamento agro-ecolgico tarefa das mais prioritrias, considerando os diversos ecossistemas existentes na grande regio. Seu principal desafio : A) compatibilizar a expanso da fronteira agrcola sustentvel com a proteo do meio ambiente. B) limitar a fronteira agrcola, atravs da criao de reas de preservao. C) proteger o meio ambiente, limitando o avano dos grandes projetos governamentais sobre a Floresta Amaznica. D) reduzir o desmatamento e as queimadas.

www.pciconcursos.com.br

14 39. Algumas nomenclaturas especficas so dadas aos diversos tipos de trabalhadores rurais, considerando-se empregados quando esto caracterizados. Assim, colonos ou meeiros so definidos como: A) os contratados por intermedirios ou at diretamente pelo fazendeiro, protegidos e detentores dos mesmos direitos que os demais trabalhadores. B) os que prestam servios de forma sistemtica e periodicamente repetida. C) os que prestam pequenos servios espordicos, descontnuos, trabalhando em vrias propriedades, servindo a uma e a outra pessoa. D) aqueles empregados que tm direito de plantar ou criar em reas delimitadas pelos proprietrios, pagando- lhes parte do resultado, mas que esto obrigados a nela trabalhar em servios gerais da propriedade, durante alguns dias ou horas dos dias na semana, ou parte dos dias, recebendo salrio. 40. A obteno do leite constitui a etapa de maior vulnerabilidade para a ocorrncia de contaminaes por sujidades, microrganismos e substncias qumicas, presentes no prprio local de ordenha, e que podem ser imediatamente incorporados ao produto in natura. Assim sendo, a carga microbiana inicial est diretamente associada limpeza dos utenslios utilizados para retirada e transporte do leite. Pode-se evitar ou diminuir a contaminao, atravs do seguinte procedimento: A) B) C) D) utilizando-se apenas a ordenha mecnica e gua de boa qualidade. utilizar gua de boa qualidade para lavagem dos utenslios usados durante a ordenha. a higienizao eficiente dos baldes, lates e sistema de ordenha. apenas a lavagem e desinfeco dos tetos so suficientes para a melhoria da qualidade do leite.

www.pciconcursos.com.br

You might also like