You are on page 1of 13

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE

EDUCAO SUPERIOR PRISIONAL: UMA PROPOSTA DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA NA MODALIDADE EAD
Carlos Otvio Schocair Mendes1,2, Joo Roberto de Toledo Quadros1, Sergio Ferreira do Amaral2, Mnica Cristina Garbin2
1

Centro Federal de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) Campus Maracan Coordenao de Informtica, {schocair,jquadros}@cefet-rj.br
2

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Faculdade de Educao Laboratrio de Novas Tecnologias (LANTEC), {amaral,garbin}@unicamp.br

Resumo O sistema prisional no Brasil conta, segundo dados do DEPEN do incio de 2009, com 31.017 presos com ensino mdio completo e 2.942 presos com ensino superior incompleto. A recente alterao da Lei de Execuo Penal (LEP) incluiu a remisso de pena de um dia para cada 12 horas de ensino e a possibilidade do ensino na modalidade Educao a Distncia (EaD). Este cenrio viabiliza propostas de EaD em Cursos Superiores de Tecnologia uma vez que possibilita ao preso a qualificao mais rpida, a sua ressocializao quando de sua passagem para o regime semiaberto e a melhora de sua autoestima por meio da educao. Alm disto, segundo dados da Associao Brasileira das Empresas de Software (ABES), o mercado de trabalho na rea de informtica se encontra aquecido e parte das vagas para profissionais qualificados nesta rea no est preenchida devido a falta de profissionais. Diante desses fatos, apresentada proposta Curso Superior na rea de informtica na modalidade EaD que pode ser implantado no interior da unidade prisional levando em considerao todas as restries de segurana no presdio. O projeto prope a participao de ONGs e empresas privadas atravs de convnios firmados com o governo para execuo do projeto. Para a sustentabilidade do projeto est prevista a prestao de servios atravs dos laboratrios a serem instalados nos presdio que permitir os alunos a prtica profissional remunerada. Por meio desta atividade laboral, o preso ainda pode ter sua pena reduzida cumulativa com as horas de estudo. Acredita-se que esses fatores sirvam de incentivos para que os integrantes do sistema participem do processo seletivo para ingresso no curso. Palavras-chave: Educao Prisional, Ensino Superior de Tecnologia Prisional, EaD, LEP. Abstract According to Department National Penitentiary (DENPE) in begin 2009, the Brazilian prison system has to manage 31,017 prisoners with completed highschool and 2,942 prisoners with incomplete graduate school. The recent change in Penal Execution Law (PEL) included remission of sentence of one day for each 12 hours of studying. The law accepts both Traditional Educational and Distance Education (DE). This scenario enables DE proposals of technological graduate school for prisoners, which enables fast skills and possibility for socialization when prisoners change their prison regime to semi-open mode. It also gives better self1

esteem for prisoners as they get more education. Additionally, according to data obtained from Brazilian Association of Software Companies (ABES), the current computer sciencemarket is demanding many qualified professionals positions in the area, which are not filled due to the lack of professionals. Given these facts, we propose a DE graduate course in computer science that can be deployed inside the prison unit taking into account needed security restrictions. Our proposal includes the participation of NGOs and private companies supported by enabling government incentives. We also expect a certain degree of self-sustainability for the proposal through providing services for clients. These services are going to be conducted using labs inside the prison and are intent to allow prisoners-students work as probationer. Through this work activity, prisoners-students may still have their sentence additionally reduced through both studying and working. We believe that our proposal is going to serve as incentives for prisoners interested in being admitted as DE mode students. Keywords: Prion Education, Degree Computer Science, Distance Education, Penal Execution Law

1. O Cenrio do Sistema Prisional


A populao carcerria em regime fechado no Brasil cresce em mdia a razo de 5% ao ano, conforme pode ser observado na figura 1.

Figura 1 Evoluo da populao carcerria. Fonte: Adaptado do DEPEN 1 (2005,2006,2007,2008) Dados Consolidados .

Tendo por base estes dados, com o crescente aumento da populao carcerria, preciso pensar-se sobre as condies de educao e qualificao desses presos. Esta afirmativa vai de encontro ao estabelecido na Lei de Execuo Penal (LEP) em seu artigo
1

No Relatrio do DEPEN so contabilizados tambm dados do ano anterior e do final do ano, portanto, apresenta a populao inicial do exerccio subsequente.

prev a Educao Prisional:


Art. 83. O estabelecimento penal, conforme a sua natureza, dever contar em suas dependncias com reas e servios destinados a dar assistncia, educao, trabalho, recreao e prtica esportiva. (LEP, 1984).

Aliado a isso a Constituio Federal posteriormente ratificou o direto a educao do preso j definido pela LEP:
Art. 6 So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio2. (CONSTITUIO, 1988).

Tanto a Constituio quanto a LEP garantem o direito a educao prisional e esta ser a tese defendida neste artigo como forma de justificar os recursos humanos necessrios a consecuo do Ensino Superior Tecnolgico Prisional (ESTP)3 e estabelecer uma flexibilidade de estudo para o preso atravs da Educao a Distncia (EaD). A linha adotada neste artigo da escola positivista descrita em Ottoboni (1997). O termo criminologia criado por Cesare Lombroso, trata o preso como centro da questo, na qual a pena no deve ser vista como um castigo e sim como uma forma de ressocializao. Outro ponto a ser observado a questo da autoestima do preso que pode ser estimulada. Em Ottoboni (1984) relatado que o preso ao afastar-se por muito tempo do convvio da sociedade perde sua vontade de viver, sua identidade, pois tratado como um animal. Isso demonstra falta de acompanhamento com a preparao da ressocializao do preso, antes que ele volte a ser posto em liberdade. Denuncia que o Estado preocupa-se em represso, priso, construo de presdios, novas leis que evitem prises. Este crculo vicioso descrito por Ottoboni (1984) mostra claramente que o preso deixa de ser o centro das atenes. Logo ao voltar ao convvio social sem a ressocializao, provavelmente voltar a cometer crimes. Neste sentido, Silveira (2006) defende a priorizao da educao para o apenado, relatando as boas prticas laborais e educacionais do sistema prisional do estado Paran, semelhantes Europa:
A finalidade da pena teria uma nova concepo: humanizar a punio. Isso quer dizer que a instituio penal deve visar a educao do condenado, criando-se condies por meio das quais possa, em liberdade, resolver os conflitos prprios da vida social, sem recorrer aos caminhos do delito. (SILVEIRA, 2006, p. 5068)

A educao com o trabalho exercido no regime fechado que propicia uma transio mais fcil para o regime semiaberto. O egresso do regime fechado ter menos dificuldade de adaptao sociedade face seu contato com o trabalho intramuros4. A falta de opo de estudo ou trabalho, alm diminuir a autoestima do preso faz com que surjam pensamentos relatados no estudo em Barros (2000, p. 9): O segundo motivo pelo qual a pessoa presa resolve frequentar a escola quebrar a ociosidade a que est submetida a grande maioria. Cabea vazia oficina do diabo, ditado corrente entre eles.
2 3

Redao dada pela Emenda Constitucional n 64, de 2010. Sigla ESTP criada pelos autores deste artigo para definir o Ensino Superior Tecnolgico Prisional. 4 Termo utilizado para designar trabalho dentro da priso.

Dentro desta linha o trabalho e estudo segundo Barros (2000) so fontes de estimulo e levam o preso a ressocializao, mas alerta para as condies de infraestrutura e oportunidades que devem vir acompanhadas a estas aes de forma a facilitar o aprendizado. No relato de experincias de Barros (2000) podem ser encontrados casos de sucesso tanto na educao como no trabalho e tambm pontos de preconceito por parte de servidores que trabalham diretamente no sistema prisional e que vale a pena ser descrito para que se evite correr o mesmo risco quando da implantao do projeto, proposto neste artigo. A fbrica de uniformes e bandeiras relatada em Barros (2000) demonstra como um projeto pode ser auto-sustentvel. Em 1998 eram produzidos pes, uniformes e bandeiras oficiais, o que gerou um supervit de 150% em cima do investimento do governo. Isso demonstra que projetos com investimento pblico pode ser vivel e d lucros sendo revertidos no projeto. O trabalho no sistema prisional disposto conforme artigo da LEP:
Art. 29. O trabalho do preso ser remunerado, mediante prvia tabela, no podendo ser inferior a 3/4 (trs quartos) do salrio mnimo. 1 O produto da remunerao pelo trabalho dever atender: a) indenizao dos danos causados pelo crime, desde que determinados judicialmente e no reparados por outros meios; b) assistncia famlia; c) a pequenas despesas pessoais; d) ao ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manuteno do condenado, em proporo a ser fixada e sem prejuzo da destinao prevista nas letras anteriores. 2 Ressalvadas outras aplicaes legais, ser depositada a parte restante para constituio do peclio, em Caderneta de Poupana, que ser entregue ao condenado quando posto em liberdade. Art. 30. As tarefas executadas como prestao de servio comunidade no sero remuneradas. (LEP, 1984).

Observe que o valor da remunerao mnima de 3/4 ou 75% do salrio mnimo e o apenado recebe 1/3 para suas despesas individuais, 1/3 para a famlia e 1/3 destinado a poupana a ser liberada aps cumprimento de sua pena para auxlio quando do convvio na sociedade. Aliado a isso, o preso ter reduo de sua pena na razo de 1 dia da pena para 3 dias trabalhados, conforme descrito no artigo 126. Foi aprovado tambm, no Congresso Nacional e sancionado em junho de 2011 a lei n 12.433 de autoria de Cristovam (2006), propondo a reduo da pena para os presos que estudem, sendo este mais um incentivo na busca pela educao no sistema prisional. Segue trecho da lei 12.433 que altera o art. 126 da LEP e que prev a remisso da pena pela educao e pelo trabalho:
Art. 126. O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poder remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execuo da pena. 1o A contagem de tempo referida no caput ser feita razo de: I - 1 (um) dia de pena a cada 12 (doze) horas de frequncia escolar - atividade de ensino fundamental, mdio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificao profissional - divididas, no mnimo, em 3 (trs) dias; II - 1 (um) dia de pena a cada 3 (trs) dias de trabalho. 2o As atividades de estudo a que se refere o 1o deste artigo podero ser

desenvolvidas de forma presencial ou por metodologia de ensino a distncia e devero ser certificadas pelas autoridades educacionais competentes dos cursos freqentados. (BRASIL, 2011).

Observe que alm de incentivar o estudo com a remisso de 1 dia para cada 12 horas de atividade escolar, ainda prev o uso do Ensino a Distncia (EAD), o que justifica a proposta deste projeto para o ESTP usando o EAD. Finalmente, o autor Julio (2010) ao realizar pesquisas com apenados no Rio de Janeiro, concluiu que trabalhado e educao contribuem para diminuir a reincidncia do delito.

2. A Educao a Distncia
Pode-se acompanhar a evoluo do EaD no ensino superior com incremento de instituies e cursos (INEP, 2010). Observa-se que de 2001 a 2008 o nmero de instituies e cursos cresceram 990% e 4.043%, respectivamente. O ponto do incio de maior crescimento foi de 2006 em diante, conforme grfico da figura 2.

Figura 2 - Nmero de Instituies e Cursos Superiores na Modalidade EaD noBrasil. Fonte: baseado nos dados do Censo do INEP (2010)

Neste mesmo perodo, houve um crescimento de 6.997% de alunos ingressantes, sobretudo de 2006 em diante. Esses dados estatsticos do Censo da Educao Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP (2010) demonstram o crescimento expressivo do EAD no Brasil apresentado no grfico da figura 3.

Figura 3 - Nmero de Alunos Ingressantes em Cursos Superiores na Modalidade EAD no Brasil. Fonte: baseado nos dados do Censo do INEP (2010)

Para a elaborao de um curso nas modalidades presencial ou EaD necessrio o conhecimento de referncias de criao de cursos pela SESu (Secretaria de Ensino Superior) para os cursos de Bacharelado e Licenciatura. Para os Cursos Superiores de Tecnologia essas referncias so estabelecidas pela SETEC (Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica) atravs do Catlogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia que estabelecem os requisitos mnimos como: perfil do egresso, infra-estrutura e carga horria do curso. Alguns cursos de graduao possuem Diretrizes Curriculares Nacionais que so estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educao (CNE) e homologadas pelo Ministro da Educao passando, portanto, a integrar as condies mnimas para elaborao do currculo do curso. Alm desses parmetros de consulta, algumas profisses possuem rgos fiscalizadores e regulamentadores da profisso como o caso da: Ordem dos Advogados do Barsil (OAB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Enfermagem COFEN, entre outros que podem tambm estabelecer currculos mnimos para cada carreira e devem ser considerados na elaborao do currculo do curso. Para elaborao do projeto de um curso em EaD, alm das referncias discutidas anteriormente, necessrio tambm atender aos referenciais de qualidade especficos que foram elaborados pelo grupo de trabalho da Secretaria de Educao a Distncia SEED (2007) do MEC e aos Instrumentos de Avaliao de Cursos do INEP (2011) no que diz respeito a metodologia a ser empregada no curso, regio geogrfica a ser atendida como a criao de plos, objetivos do curso, perfil do egresso, carga horria presencial e a distncia. O Centro Federal de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) atuou em cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), porm, utilizando a infra-estrutura e suporte de informtica do Centro de Educao a Distncia do Rio de Janeiro (CEDERJ). Com relao ao corpo docente e pessoal de apoio o CEFET-RJ j adquiriu maturidade 6

suficiente para elaborao de seus currculos na modalidade EaD. Podendo portanto, contribuir na elaborao deste currculo para o ESTP.

3. EAD no Brasil - Ensino Prisional Superior


No foram identificadas instituies prisionais de ensino superior no Brasil, no interior dos presdios, contudo a proposta neste artigo, alm de pioneira pode contribuir para socializao do apenado. Neste projeto as unidades prisionais funcionariam os Plos assessorados por IES pblicas e privadas que fizessem parte do convnio. Tais Plos teriam apoio de Organizaes No Governamentais (ONGs) interessadas atravs de Parecerias Pblico Privadas (PPP). No Brasil existem segundo fonte do DEPEN (2008) 31.017 presos com o ensino mdio completo e 2.942 com o ensino superior completo, todos os dados so referentes ao incio do exerccio de 2009, conforme mostra o grfico da figura 4.

Figura 4 Grau de instruo da populao carcerria 2009 . Fonte: Sistema Penitencirio no Brasil Dados Consolidados 2008 (DEPEN,2008).

Considerando ainda dados da Secretaria da Administrao Penitenciria do Rio de Janeiro tem-se 5.545 presos sob custdia do estado e que estudam atravs de convnios entre a Secretaria de Administrao Penitenciria (SEAP) e a Secretaria de Estado Educao (SEEDUC), sendo tal estudo desde alfabetizao at o Ensino Mdio na modalidade Educao de Jovens e Adultos (EJA). Alm de alguns internos cursando o Ensino Superior em instituies fora do sistema prisional (LOPES e NUNES, 2010). No entanto, a sada de presos para estudo em unidades de ensino externas requer por fora da legislao suporte de agentes penitencirios para acompanhamento dos internos. O nmero insuficiente de agentes invalida esta operao causando frustrao nos apenados. Considerando o funcionamento desses cursos no interior das unidades prisionais viabilizaria o estudo de qualquer apenado interessado no curso e que passasse no processo seletivo Favaro (2007) relata em seu artigo a existncia de uma entidade pblica, a Fundao de Amparo ao Trabalhador Preso no Estado de So Paulo (FUNAP) criada em 1970 com a finalidade de organizar o trabalho prisional, mas, no entanto, no foi implementada uma poltica efetiva de educao prisional. No perodo de recluso o preso no tem acesso educao e pior, remete ao ciclo delito-condenao-reincidncia. O papel da priso seria reconduzir o indivduo a sociedade de
5

No Relatrio do DEPEN so contabilizados tambm dados do final de 2008 portanto, apresenta a populaco inicial de 2009.

forma reta sociedade. Estudos apresentados em Rangel (2007) tambm apontam que apesar de existirem leis na Europa que garantem educao prisional a mesma no ocorre por motivos semelhantes aos do Brasil como aumento da populao carcerria e instalaes inapropriadas para conduo de ensino nos presdios. Considerando as estatsticas de presos com escolaridade de ensino mdio completo e/ou superior incompleto e sem uma profisso definida, isso aliado a sua condio de expresidirio quando da sua sada da priso, induz uma questo: Como este ser humano poder ser reintegrado a sociedade? Diante dos cenrios nacional e mundial e, como resposta sociedade e, sobretudo, na procura atravs da educao e profissionalizao re-socializar o presidirio, apresentado este Projeto a ser submetido as autoridades para possvel implantao em presdios do Estado do Rio de Janeiro.

4. Cursos Superiores de Tecnologia na rea de Informtica nas Unidades Prisionais


Considerando a experincia do CEFET-RJ em EaD e a implantao do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (CS-TSI) apresentado o Projeto deste curso como proposta de um curso piloto nos moldes do Curso presencial do CEFET-RJ em uma das unidades prisionais que funcionaro como Polo do referido curso. Para isso ser relatada esta experincia para outras Instituies de Ensino e ONGs interessadas em executar este projeto. 4.1. O Mercado de Trabalho O mercado de trabalho na rea de informtica encontra-se aquecido. Existe um dficit de profissionais nesta rea. Considerando que o egresso do sistema necessita disputar vagas de trabalho, a qualificao profissional fundamental para sua integrao. O mercado de trabalho segundo dados da Associao Brasileira de Software (ABES) o dficit de profissionais de informtica de 71.000 podendo chegar ao patamar de 200.000 em 2013 na rea de informtica encontra-se aquecida e boa parte das vagas por falta de mo de obra na rea. Neste ponto a ABES ressalta a importncia das instituies de ensino na qualificao de novos profissionais para o mercado (ABES, 2011). 4.2. A Experincia do Curso Superior de Tecnologia na rea de Informtica no CEFET-RJ O CS-TSI foi criado maio de 2002, atravs da Resoluo n 15 do Conselho Diretor do CEFET-RJ, denominado originalmente como Curso Superior de Tecnologia de Desenvolvimento de Aplicaes para WEB, sendo um curso com durao mnima de 6 semestres e mxima de 9. A denominao atual foi dada por determinao do MEC a partir de abril de 2006. um curso tecnolgico de graduao com nfase em desenvolvimento de sistemas de software para a o ambiente da Internet, com oferecimento de disciplinas especficas da rea, como tecnologias Web, linguagens de programao, engenharia de software, redes de computadores, bancos de dados, arquitetura computadores e sistemas operacionais, outras de 8

cunho mais geral, e que do a base matemtica indispensvel para o exerccio da profisso, como lgica matemtica, matemtica discreta e estatstica e tambm disciplinas de cunho social e voltadas para o empreendedorismo, tais como: Informtica na Sociedade, Empreendedorismo, Noes de Direito, tica Profissional etc.. O curso acrescenta em seu currculo disciplinas optativas importantes para a formao do aluno, tais como negcios na Internet, inteligncia artificial e padres de projeto. As aulas prticas incluem treinamento em desenvolvimento para Web, desenvolvimento de portais e at desenvolvimento de cursos Ensino a Distncia de Informtica (EADI). O CS-TSI apresenta como perfil de egresso a capacidade de desenvolvimento de programas, interfaces e aplicativos, comrcio e marketing eletrnico, alm da criao de sites e portais de internet e intranet, tanto em empresas pblicas quanto privadas. As aulas presenciais acontecem no Campus Maracan do CEFET/RJ, sob o regime de crditos e oferece 80 vagas anuais com entradas semestrais, sendo reconhecido pelo MEC. Na sua concepo original no havia previso de oferecimento de disciplinas EAD, contudo, as novas polticas planejadas para o CST-SI estimulam a utilizao de novas tecnologias no ensino de graduao, seja para disciplinas presenciais, semipresenciais ou virtuais. Como resultado de um processo de alterao curricular, foi previsto o oferecimento de algumas disciplinas na modalidade EADI (Ensino a Distncia de Informtica) que, por determinao do colegiado do curso, no deveriam exceder 10% do curso, menos ainda do que a legislao permitiria. As disciplinas escolhidas para esta fase de implementao de EAD foram: Informtica e Sociedade, Negcios na Internet, Empreendedorismo e Tcnicas de Estudo e Pesquisa. Para a execuo do Projeto do Curso nas unidades prisionais ser adaptado o Curso para a Modalidade EAD com momentos presencias para elaborao de prticas nos laboratrios. Cada unidade prisional conveniada seria um Polo do curso. A proposta pedaggica do curso leva em considerao vdeos-aulas, apostilas e outros materiais didticos elaborados pelos professores de cada disciplina a serem disponibilizadas atravs de uma intranet, considerando as restries de segurana em relao ao uso da Internet a opo pela Intranet foi a mais adequada consecuo do curso. Os alunos teriam aulas prticas aos momentos presenciais com os tutores para prticas tirar dvidas e avaliao presencial. Durante os momentos a distncia, sem a presena do tutor as tarefas individuais e/ou colaborativas seriam auxiliados pelos monitores no laboratrio quando necessrio. 4.3. A execuo do Projeto O Curso ser oferecido populao carcerria masculina no regime fechado que estiver concludo o ensino mdio e esteja prximo a passar ao regime semiaberto. Como critrio de seleo para o processo seletivo ingresso como aluno destaca-se: Bom comportamento; Estar em perfeitas condies mentais; Faixa etria de 18 a 40 anos; Ter cumprido menos de 1/6 da pena ou estar prximo dos 5 anos para 9

progresso ao regime semiaberto; Sexo masculino; Ter concludo o Ensino Mdio ou equivalente; Aprovao na prova de admisso.

As salas de aulas e laboratrios sero implantados na unidade prisional, portanto, a unidade dever ser reformada e adaptada para receber o curso. Sero ofertadas inicialmente 40 (quarenta) vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Aplicaes para a Internet na modalidade EAD com momentos presencias realizados nas aulas prticas, que devero ser acompanhadas por professores e monitores. Os monitores sero formados e recrutados dentre os concluintes que melhor se destacarem dos demais ao trmino do curso, e tambm escolhidos dentro de uma comisso formada por administrativos e professores do curso no qual o candidato fez seu curso. Sua funo auxiliar o professor nas atividades tericas e prticas, portanto recebero remunerao e sero treinados para tal funo com a vantagem desta atividade que o apenado poder reduzir sua pena para cada dia trabalhado. Os seguintes critrios devem ser observados para seleo de monitores: Bom comportamento; Estar em perfeitas condies mentais; Idade entre 30 e 40 anos; Sexo masculino; Ter sido aprovado com conceito excelente no curso em que est concorrendo na vaga de monitor; Ser aprovado pela comisso de seleo. Perspectiva de trabalho durante e aps o curso na priso (reduo de pena para cada dia trabalhado); Recebimento de valores durante o curso; Incluso no mercado de trabalho favorecendo inclusive a progresso para o regime semiaberto; Possibilidade de ser monitor do seu curso, aps concluso.

Como atrativo para o preso participar do processo seletivo para curso pode ser visto:

A comisso de processo seletivo tanto para o ingresso de alunos como tambm de monitores ser formada pelo Coordenador do Curso, professores, psiclogos e assistentes sociais que atravs de aptido mental julgaro os candidatos. O projeto deve contar com o aporte de valores de empresas socialmente responsveis que devero custear a reforma da unidade prisional como a construo de salas de aulas, laboratrios, auditrio, biblioteca, compra e implantao de equipamentos de laboratrio. 10

4.4. A Sustentabilidade do Projeto Todo o aporte de capital vir atravs de PPP com a Secretaria de Administrao Penitenciria, Secretaria de Estado de Educao e os setores privados da sociedade. Manuteno da folha de pagamento por um ano de tutores, monitores e professores. Para sensibilizar e fomentar estas parcerias a ONG far campanhas de Marketing Social (MS) na mdia televisiva, rdio e site, alm e-mail marketing para empresas socialmente responsveis, contidas na relao de sites que monitoram essas aes. Inclusive com a produo de um vdeo institucional sobre o projeto. Aps um ano espera-se que o sistema seja auto-sustentvel, pois est prevista a comercializao dos produtos e bens de servio produzidos pelos alunos e monitores. Parte deste valor (30%) revertida aos alunos para manuteno de suas famlias fora da priso (quando o preso possui famlia, caso contrrio depositado este percentual na poupana), 10% depositado na caderneta de poupana para quando da sada dos mesmos ter um ponto de partida at sua insero na sociedade. 4.5. Indicadores do Projeto Os indicadores permitem melhor acompanhamento do projeto permitindo restabelecer metas e corrigi-las de acordo com os objetivos pr-determinados. So estabelecidos dois indicadores internos e externos. O interno permite acompanhar o andamento do curso e o externo permite a avaliar a eficcia e o impacto do mesmo perante a sociedade atravs da colocao no mercado de trabalho dos egressos no sistema prisional. Como indicador interno durante o funcionamento do curso sero realizadas alm do controle de notas atravs de avalies formativas, questionrios a serem respondidos pelos alunos, monitores, tutores do curso com o objetivo de aferir a satisfao dos alunos, servindo como instrumento de regulao do projeto. O indicador externo ser medido pelo acompanhamento desses egressos atravs de visitas as empresas conveniadas que absorvero os formandos do curso. Este acompanhamento ser realizado por professores e assistentes sociais envolvidas no curso.

5. Concluso
Foi apresentado o projeto que cria o Ensino Superior de Tecnologia Prisional - ESTP em Polos no interior dos presdios. Foram discutidas as leis que incentivam o preso a participar e a forma como o projeto ir ser implantado e, sobretudo a questo da auto-sustentabilidade do mesmo. Espera-se que este trabalho contribua para ressocializao do preso, alm de resolver pelo mesmo em parte o dficit de profissionais nesta rea promovendo a incluso social e o resgate da cidadania e autoestima do apenado. Inicialmente como foi dito seria implantado o Curso Superior Tecnologia na rea de Informtica, porm o projeto apresenta subsdios para elaborar outros cursos Tecnolgicos como nas reas: Construo Civil, Mecatrnica e Administrao. Com a divulgao deste projeto atravs de Congressos e Revistas Cientficas, empresas e governo esperam-se maior visibilidade do mesmo permitindo sua divulgao inclusive fora do pas atraindo assim investimentos de ONGs nacionais e internacionais e 11

empresas socialmente responsveis para esta causa. Com isso seria possvel sua expanso em todo territrio nacional e fora dele.

Referncias
ABES. Entidades do setor de software apresentam proposta ao governo. Disponvel em: <http://www.abes.org.br/templ2.aspx?id=513&sub=497>. Acesso em: jul. 2011. BARROS, ngelo Roncalli de Ramos. 2000. Relato de Experincia Educao e Trabalho Instrumentos de Ressocializao e Reinsero Social. Disponvel em: < http://portal.mj.gov.br/depen/services/DocumentManagement/FileDownload.EZTSvc.asp? DocumentID={35F3FA44-AB97-40C3-AA36E2A93758C85E}&ServiceInstUID={4AB01622-7C49-420B-9F76-15A4137F1CCD}> Acesso em jun. 2011. BRASIL. Lei n 12.433, de 29 de Junho de 2011. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12433.htm>. Acesso em jul. 2011. CONSTITUIO. 1988. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em: jun. 2011. CRISTOVAM, Buarque. 2006. Projeto de Lei do Senado n o 526 de 2006. Disponvel em: < http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/88700.pdf>. Acesso em jun. 2011. DEPEN, Departamento Penitencirio Nacional - Ministrio da Justia. 2005. Sistema Penitencirio no Brasil Dados Consolidados. Disponvel em: < http://portal.mj.gov.br/services/DocumentManagement/FileDownload.EZTSvc.asp?Docum entID={F58242C1-4413-4AAF-B045-929A6F92E049}&ServiceInstUID={4AB016227C49-420B-9F76-15A4137F1CCD}>. Acesso em jul. 2011. DEPEN, Departamento Penitencirio Nacional - Ministrio da Justia. 2006. Sistema Penitencirio no Brasil Dados Consolidados. Disponvel em: < http://portal.mj.gov.br/services/DocumentManagement/FileDownload.EZTSvc.asp?Docum entID={7641BE29-5244-4BF6-AC95-17D983708665}&ServiceInstUID={4AB016227C49-420B-9F76-15A4137F1CCD}>. Acesso em jul. 2011. DEPEN, Departamento Penitencirio Nacional - Ministrio da Justia. 2007. Sistema Penitencirio no Brasil Dados Consolidados. Disponvel em: < http://portal.mj.gov.br/services/DocumentManagement/FileDownload.EZTSvc.asp?Docum entID={1A76F6BA-2B87-43F3-8FB6-CA0DE14C995D}&ServiceInstUID={4AB016227C49-420B-9F76-15A4137F1CCD}>. Acesso em jul. 2011. DEPEN, Departamento Penitencirio Nacional - Ministrio da Justia. 2008. Sistema Penitencirio no Brasil Dados Consolidados. Disponvel em: < http://portal.mj.gov.br/services/DocumentManagement/FileDownload.EZTSvc.asp?Docum entID={3B16E3BF-B16F-4AE2-8BA5-5169E9DD61E3}&ServiceInstUID={4AB016227C49-420B-9F76-15A4137F1CCD}>. Acesso em jul. 2011. FAVARO, Marilsa Ftima. 2007. Educao para o Trabalho no Sistema Prisional: Contribuies e Impasses de uma Poltica de Formao Profissional do Homem Preso. Disponvel em: < http://alb.com.br/arquivo12

morto/edicoes_anteriores/anais16/sem01pdf/sm01ss09_05.pdf >. Acesso em jun. 2011. INEP. Sinopses Estatsticas da Educao Superior - Graduao. 2010. Disponvel em: < http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/resumos-tecnicos >. Acesso em: jul. 2011. INEP. Instrumentos de Avaliao de Cursos de Graduao. 2011. Disponvel em: <http://portal.inep.gov.br/superior-condicoesdeensino-manuais>. Acesso em: jul. 2011. JULIO, Elionaldo Fernandes. O Impacto da Educao e do Trabalho Como Programas de Reinsero Social na Poltica de Execuo Penal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educao. v. 15 no 45 set./dez. 2010. p. 529-596. LEP, Lei de Execuo Penal. 1984. Lei n 7.210, de 11 de Julho de 1984. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7210compilado.htm> Acesso em jun. 2011. LOPES, Fernanda dos Reis; NUNES, Thiago Paiva. Relatrio da Coordenao de Insero Social. Quadrinio 2007-2008-2009-2010. Secretaria de Administrao Penitenciria do Rio de Janeiro. OTTOBONI, Mrio. A Comunidade e a Execuo da Pena. Aparecida: Editora Santurio Aparecida, 1984. OTTOBONI, Mrio. Ningum Irrecupervel: Apac, a Revoluo do Sistema Penitencirio. So Paulo: Editora Cidade Nova, 1997. RANGEL, Hugo. 2007. Estratgias sociais e educao prisional na Europa: viso de conjunto e reflexes. Disponvel em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a07v1234.pdf >. Acesso em jun. 2011. SEED. Referenciais de Qualidade para a Educao Superior a Distncia. 2007. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: jul. 2011. SILVEIRA, Maria Helena Lupo. Origens da Educao Prisional: O Processo de Normalizao do Comportamento Social em Curitiba no Incio do Sculo XX, 1905. VI Congresso Luso-Brasileiro de Histria da Educao. Anais. Uberlandia, 2006, p. 50615073.

13

You might also like