You are on page 1of 17

O BOI E O MINEIRO-PAU

Chora, chora morena, Que meu boi pintado, morena, Que l vai embora

Andando pelas estradinhas de cho da Zona da Mata, do Centrooeste, das Vertentes, do Sul e de outras regies de Minas, no raro esbarrei com moradores das roas caminhando de chapu de palha na cabea, um embornal de pano pendurado no ombro e um porretinho na mo, assim meio escondido atrs das costas, quase despercebido. s vezes era um sujeito bem velhinho, mais ou menos envergado, olhando de banda por baixo da aba, s vezes um matuto forte, alto, de barriga grande, exibindo o porrete arrastado pelo cho. Se o porrete mania de mineiro eu no sei, mas que seria difcil pensar Minas Gerais sem boi, ah isso seria. Principalmente a Zona da Mata, terra de grandes lavouras de caf, cujo transporte mais comum era, no passado, o carro de boi. Ainda hoje se faz muito carro de boi em nossa regio, e se usa na roa e no transporte da colheita. Sobe e desce morro, cheio de milho ou caf, rangendo o carro com o peso da carga que aperta o coco e cantando o candeeiro no controle dos animais no uivo do aboio: Eh, Segredo, eh Malhado, a boi. Uma arte e tanto que acompanhou nossa histria, a confeco do carro e a tcnica de amansar o animal e domestic-lo para a tarefa de ser carreiro. Se o boi tem muita serventia nesse sobe e desce de morro, em lugares onde nem trator alcana, pra que serve o porrete que tanto o mineiro carrega pelas picadas e estradas? Me contaram, l em Aventureiro, que antigamente, nessa regio do caf, todo lavrador andava com um

Folguedos da Mata

cacete na mo. Uma hora era vaca brava, outra hora era cachorro que tinha que espantar. Naquele tempo os animais nas roas no eram mansos como os de hoje, no havia fazenda por onde se passasse que no tinha uma vaca pegadeira ou um cachorro bravo. noite, no breu de uma madrugada sem lua, um porretinho ainda faz boa companhia. Outro costume, por nossas bandas, ainda se v em pequenas vendas e bares nos arraiais aonde essas estradinhas vo dar. s vezes, o carreiro de boi, ou o candeeiro, s vezes o andante mesmo, ou o peo do cavalo que apeia e chega at a porta da venda. Antes do comprimento com a mo, nosso caipira costuma chegar srio, s vezes dando um esbarro, uma cutucada de lado, um tapa nas costas, como se tivesse bravo e na brincadeira mostrasse valentia. Depois, um sorriso aberto, um golo de pinga e um torresmo de porco. L mesmo em Aventureiro, seu Arnaldo me contava ainda, que naquele tempo, com o porrete na mo, o caboco dava era cacetada no outro. O amigo, ao receber o singelo cumprimento, tinha que car vivo para defender com seu pau na mo e da mandar outra em cima dele. Nesse vai no vai, nesse cutuca no cutuca, nasceu uma brincadeira que virou dana e ganhou o nome de mineiro-pau. Se verdade eu no sei, s sei que foi assim que eu ouvi contar.

O mineiro-pau uma dana folclrica muito comum na regio da Zona


da Mata Leste, mas tambm ocorre em outras regies do estado e do pas. Consiste em um grupo de pessoas, devidamente organizado que executa passos com o auxlio de um basto. Fazem uma srie de coreograas sempre com o porrete mo, batendo uns nos outros de vrias maneiras, enquanto cantam em coro com a liderana de um mestre ou puxador. Geralmente so acompanhados dos seguintes instrumentos: caixa, pandeiro, violo e sanfona de oito baixos. Usam roupa colorida e chapu de palha. Diferente de todos os outros folguedos, no tem nenhuma ligao explcita com religio ou feitiaria. Normalmente se trata de um grupo de danarinos que pode ser convidado a se apresentar em qualquer lugar ou poca, sem restries. No entanto, tm suas datas festivas, as quais variam de grupo para grupo. Variam tambm as toadas, os passos de dana, os personagens que compe o cortejo, etc. At mesmo o refro caracterstico, que aparece em quase todos, pode estar ausente em alguns deles. Normalmente o mestre puxa uma toada, s vezes improvisada mas em geral tradicional, e o grupo responde em coro ao refro: Chora mineiro-pau, mineiro-pau, mineiro-pau.
63

Mineiro-pau

Em Cataguarino, distrito de Cataguases, pude registrar alguns versos entoados por seu Zico: Tomara comadre que pega / Quero v se o bicho comi Tomara que venha leite / Pra mulh trata do homi Chora mineiro-pau, mineiro-pau, mineiro-pau (refro coro) Eu no visto cala justa / nem tambm larga demais eu no quero amor deixado / que os outro no queira mais Chora mineiro-pau, mineiro-pau, mineiro-pau (refro coro)52 Normalmente o grupo de danantes forma duas las. Os movimentos so sempre executados em duplas, as quais podem se formar dentro da mesma la, cando um de frente para o outro, tendo s costas o outro par, ou entre os componentes de las opostas. A dana consiste no confronto entre os porretes, marcando o ritmo da msica. Segurando com as duas mos, ora batem no porrete do outro na parte de cima, ora invertem e batem na parte de baixo, da mesma forma, ora da esquerda para a direita, ora da direita para a esquerda. A pancada pode ocorrer alternando os pares, formando par com o companheiro de trs e depois com quem est na frente e retornando ao par de trs. Enm, criam vrias combinaes tendo como base este simples padro: bater com o seu pau no pau do outro, conforme o andamento rtmico. Em Descoberto encontrei um grupo bem antigo, composto quase totalmente por membros de uma s famlia. A toada e os versos que cantam so um pouco diferentes de Cataguarino. O comando do mestre feito atravs do canto, sem usar apito. De acordo com cada frase que se canta os danarinos atentos devem mudar a coreograa, todos juntos, tomando um extremo cuidado para no errar e estragar todo o desenvolvimento. O mestre pode cantar assim: D em cima d em baixo, / Entra mineiro-pau Cuidado pra no err, / Entra mineiro-pau O comando indica que o danarino deve bater com o pau na parte de cima do pau do companheiro e depois em baixo. Todo mundo vai rodando, / Entra mineiro-pau, At chegar no seu lugar, / Entra mineiro-pau. Avisa que devem todos danar rodando, ou seja, o par deve fazer um movimento de 360 graus, em torno dele mesmo.
52

Seu Zico, Cataguarino, distrito de Cataguases, 2002.

64

Folguedos da Mata

Todo mundo vai passando, / Entra mineiro-pau, Cuidado pra no err, / Entra mineiro-pau. Devem passar o porrete por entre as pernas Todo mundo ajoelhando, / Entra mineiro-pau, Todo mundo ajoelh / Entra mineiro-pau Sem parar de bater o pau, ajoelham e levantam, seguindo o compasso Eu pedi o meu vestido / E comprei o meu sapato Quero ver vocs agora / Batendo de 4 a 4 Bater de quatro a quatro quer dizer que duas duplas devem se unir formando uma quadra, onde cada componente bate com o pau uma vez no do companheiro da direita e outra vez no porrete do companheiro da esquerda. D em cima, d em baixo / No meio pra no err D em cima d em baixo / Dois a dois pra no err.53 O comando indica que dois dos quatro que esto batendo juntos devem bater uma vez no porrete do companheiro ao lado e outra vez no do companheiro da frente, atravessando os porretes pelo meio da quadra. Assim vai o grupo de aproximadamente 30 pessoas, formando vrios movimentos ou manobras como dizem, parecendo mesmo uma dana de combate, como tantas outras de nosso folclore. Esse mesmo grupo de Descoberto tem ainda uma outra coreograa, muito parecida com o maculel, ainda mais semelhante a um tipo de luta de bastes. Consiste em cada danarino empunhar dois porretes menores e se defrontarem com rapidez e agilidade. Cada um deve bater seis vezes, a primeira pancada com os dois cacetes no cho, a segunda bate no seu prprio, a terceira bate cruzada com o outro, a quarta bate nos seus prprios bastes novamente, a quinta cruzada para o outro lado e a sexta pancada entre os prprios porretes. Retorna em seguida ao primeiro movimento e vai assim indenidamente, sempre seguindo o compasso anunciado pela toada e pelos instrumentos. As datas tradicionais das apresentaes variam, podendo ocorrer em festas que comemoram o dia da abolio da escravido, dia 13 de maio, no carnaval, o que mais comum, ou at mesmo no sbado de Aleluia, vspera do domingo de Pscoa. Na cidade de Baro de Monte Alto, trs grupos de mineiro-pau fazem uma grande festa deslando pelas ruas da cidade. A festa, que consiste em um carnaval fora de poca, chamada de micareme.
53

Luzia Celeste de Assis, Descoberto, 2002.


65

Mineiro-pau

Micareme uma palavra de origem francesa, mi-carme, a quinta-feira da terceira semana da quaresma. Tradio de vrios sculos na Frana, uma festa criada para aliviar, com folia, os sacrifcios prprios da quaresma. No Brasil essa tradio se espalhou tambm com a inteno de realizar uma festa em meio a esse perodo religioso de abstinncia. Na Bahia, por exemplo, comeou no incio do sculo passado, como uma rplica das folias de carnaval. Em Minas, no sei qual foi sua origem, mas, independente das misturas com a expanso do ax bahiano, trata-se de uma festa tradicional que quebra o jejum do perodo quaresmal no sbado de aleluia, dia de festa e baile, comemorando o incio da Pscoa. Em Baro de Monte Alto visvel a inuncia da mdia, com a presena de bandas que tocam a popular msica da Bahia. No entanto, ainda mantm tradies locais como o mineiro-pau, o qual faz muito sucesso. A festa comea com a concentrao, o encontro do grupo e da assistncia mais el que ajuda o bloco a brincar pelas ruas do centro da cidade, danando, cantando e animando o cortejo. A concentrao o ajuntamento de gente, sempre regado a muita cerveja, pinga e comida, normalmente na casa, rua ou bairro de origem do grupo, onde residem a diretoria e o mestre, assim como a maioria dos integrantes. Toda a arrumao comea tarde, roupas, instrumentos, breves ensaios de passos, etc. O grupo sai para as ruas no incio da noite, arrastando as pessoas pelo bairro at o centro com suas ruas enfeitadas de bandeirolas e apinhadas de barracas com comidas e bebidas, aguardando a platia.

Foto 1 Mineiro-pau de Arraial Velho, Baro de Monte Alto, 2003. O grupo sai s ruas no incio da noite, arrastando as pessoas pelo bairro at as ruas do centro.

66

Folguedos da Mata

Foto 2 Na Micareme as ruas so enfeitadas de bandeirolas e cam cheias de barracas com comidas e bebidas.

Os blocos tm uma grande variao de movimentos ou manobras, mas vale aqui a descrio de alguns deles, observados em Baro. Inicialmente so formadas duas las, aproximadamente com 12 a 15 componentes em cada uma. Na frente, ao comando, vai o mestre com seu apito na mo; no meio, andando de um lado para o outro, a diretoria, que consiste em um grupo de 3 ou 4 pessoas responsveis pela organizao e pelo controle do grupo na rua. Os danarinos se posicionam e comeam a bater ao iniciar a msica. Os msicos tocam surdo, chocalho, pandeiro e uma sanfona de oito baixos. Nessa festa, ao som de uma batucada, o povo canta a seguinte msica: Quebra quebra gabiroba, / Quero ver quebrar Quebra quebra gabiroba / Quebra l que eu quebro c.54 Apesar de no apresentar o refro caracterstico, como acontece em outras msicas de mineiro-pau, considerada uma msica tradicional, de acordo com a conversa que eu tive com Sebastio, lder de um dos grupos da cidade. At onde pude observar, no utilizam ou no conhecem o refro chora mineiro-pau, mas outras canes tradicionais, originadas em outros tipos de folguedos ou brincadeiras. Tm o interessante costume de compor uma msica a cada ano, como se fosse um samba-enredo, exclusiva para aquele desle. Bastiozinho cantou uma dessas composies suas: Colombina t rua / D licena d licena O povo todo dia / Vem pedir sua presena Vai boi, vamos caminhar / Vai abrir nossos caminhos
54

Essa pequena cano foi interpretada na faixa 4 do CD Sons da Mata.


67

Mineiro-pau

Colombina quer passar / Colombina pequenina Mas grande o corao / Vei trazer sua alegria Para o povo de Baro / Para o povo de Baro55 Algumas msicas consideradas antigas, em oposio a essas composies recentes, tematizam o personagem do boi. Possivelmente so originadas de outro tipo de festejo: Chora, chora morena / O meu boi pintado, morena Que l vai embora / Que l vai embora Chora morena, chora morena / Voc vai no me leva morena Ou ento: Tch tch tch / O meu boi do maranho No mei de tanta laranja / O meu boi chupou limo56 As batidas de porrete desse grupo seguiam um padro de seis pancadas: a primeira no cho, em seguida no pau em baixo, em cima, em baixo, no meio, em cima ou no meio do pau posicionando-o acima da cabea e virando-se de costas. Os pares se formavam dentro das prprias las, batendo o da frente com o de trs, alternando o companheiro, ora batendo com o da frente, ora virando-se e formando com o de trs. Em outras ocasies, podem formar pares entre las opostas, apresentando outras manobras. Podem formar uma roda, batendo seis vezes ou apenas duas vezes no porrete do companheiro. Nesse dia formaram um corredor, onde duas las paralelas batiam o porrete formando um tnel, debaixo do qual passavam as duplas, batendo agachadas. Agachar, ajoelhar, acenar com uma mo e bater o pau com a outra ou dar pequenos saltos podem ser movimentos utilizados como recursos coreogrcos. Enm, existe uma grande variedade de movimentos, batidas e manobras que vo se combinando, sempre dentro da proposta de misturar msica com dana, ritmo com coreograa, mantendo o compasso e destacando a habilidade dos danarinos. O fundamento do mineiro-pau no est na magia, nem na histria ou no mito, mas na habilidade de combinar movimento e compasso, exibindo-se ao pblico e abrilhantando a festa onde tal cortejo est inserido. Abrilhantar qualquer festa, esse o objetivo dos grupos de mineiro-pau,
Sebastio Xavier da Silva, Baro de Monte Alto, 2002. Msicas recolhidas em entrevista a Sebastio Xavier da Silva, Baro de Monte Alto, 2002. Encontra-se uma interpretao na faixa 5 do CD.
55 56

68

Folguedos da Mata

mas no passado, segundo relatos colhidos pela pesquisa, a festa de origem dessa dana foi a que zeram em funo da abolio dos escravos.

Foto 3 Existe uma grande variedade de movimentos, batidas e manobras que vo se combinando, sempre dentro da proposta de misturar msica com dana, ritmo com coreograa, mantendo o compasso e destacando a habilidade dos danarinos.

A maioria dos grupos de mineiro-pau composta por negros. Vrios lderes conrmaram a verso de que foi uma brincadeira que comeou nas senzalas, nas antigas fazendas de escravos. Em Itamarati, alm dos batedores, deslam as baianas, que so mulheres vestidas de branco e carregando peneiras, simbolizando as escravas que trabalhavam na colheita do caf. Seu Gerson, de Cachoeira Alegre, disse que no dia da abolio essas foram a dana e a msica da festa da libertao, por isso considera que veio dos negros. H quem diga que o mineiro-pau veio do Bumba-meu-boi, uma vez que dos 11 grupos encontrados apenas um deles no tem esse personagem. Geralmente acompanham o bloco, na Zona da Mata, vrios personagens. O boi, a mulinha e a boneca so constantes, mas ainda se v a cabra (alguns chamam de cabra tot), a zebra, o fantasma (que pode ser um mascarado), o jacar e o jaragu. O jaragu um personagem meio estranho, que dizem representar um tipo de assombrao, como um lobisomem, que costuma aparecer na poca da quaresma. Trata-se de um longo vestido preto com uma cabea feita de queixada de cavalo que corre atrs das pessoas batendo a bocarra, como se fosse comer o perseguido. As bonecas so gigantes, chegando a medir trs metros de altura. Em Baro de Monte Alto chama-se Colombina ou Florentina (veja a msica, composta por Bastio, transcrita na pgina 68). Em outras cidades ganha
69

Mineiro-pau

nomes como Zaz, Ana Bela e Baiana. Algumas tm um parceiro, o Godofredo. Mas a boneca no s um enfeite, para alguns tem um signicado importantssimo. Disse-me seu Zico, de Cataguarino que ela representa a princesa Isabel, enquanto o boi representa o escravo e a mulinha o feitor que perseguia e castigava o negro: ...o boi representa os escravos, a mula representa o administrador que fazia o boi trabalhar e a Ana Bela representa a Princesa Isabel. Ela veio para libertar o boi da escravido. Assim que a minha me falava. Em Baro, a Colombina aparece vestida como uma noiva, com um longo branco de renda, enquanto em Cachoeira dizem que ela uma fantasma. Difcil saber em meio a tanta diversidade e imaginao.

Foto 4 Em Baro de Monte Alto, a boneca Colombina, atrs do boi nessa foto, longe de parecer uma princesa, lembra mais uma gura fantasmagrica...

Fazer uma boneca gigante exige habilidade de algum arteso da comunidade. Geralmente ela confeccionada com taquara, fazendo um tranado de ripas, como um balaio. A parte de baixo mais abaulada e vai anando at a parte superior, como no corpo humano. A cabea pode ser feita de pano ou usando uma cabaa. Pintando, colocando um longo vestido ou saia, a boneca vai tomando forma. Para segurar necessrio um suporte, debaixo do vestido ou dentro do balaio, uma haste de madeira segura com as mos ou um tipo de mochila de madeira, capaz de car sobre os ombros
70

Folguedos da Mata

de quem ir carreg-la saracoteando pelas ruas. importante que haja uma pequena abertura na roupa da boneca, ou um pano transparente para que o carregador possa ver por onde caminha. O boi segue tcnica parecida. O corpo tambm confeccionado com taquara, bem parecido com um balaio, porm com uma abertura embaixo. Por cima dele um tecido longo e colorido que d sua forma e esconde a pessoa que vai carregar. A cabea normalmente feita de crnio de boi mesmo, com chifre e tudo, coberta de pano. As mulinhas seguem esse padro de balaio, mas tm uma caracterstica diferente. Dentro do balaio vai uma pessoa com o corpo, da cintura para cima de fora, no escondido como no caso do boi. Isso para que aparente um cavaleiro montado. Seus ps fazem a vez dos ps da mula, alguns chegam a fazer sapatos de ferradura para fazer o barulhinho, tac tac, ao bater no calamento. Coberto o balaio de pano, pode-se colocar dois tubos de pano com sapatos, um de cada lado, imitando pernas. Tudo para fazer de conta que um cavaleiro em cima de uma mula.

Foto 5 Mineiro-pau de Cachoeira Alegre, distrito de Baro de Monte Alto: Boneca Zaz, boi, mulinha e cabra tot.

Boi Pintadinho, Boi Malhado, Boi L, Boi Mamo, Boi Laranja, Boi Bumb. Tenha o nome que tiver, esse um dos personagens mais importantes dos cortejos de mineiro-pau. Aparece junto com a mulinha e a boneca independente do grupo de batedores de cacete, so conhecidos como blocos de boi ou brincadeira do boi. Fazer o boi uma tradio, em outros tempos espalhada por vrias cidades da Zona da Mata, tal qual ainda hoje a festa junina. No entanto, essa brincadeira tpica do nosso carnaval, tem sido aos poucos extinta. Por um lado, fundiu-se com um folguedo de outra origem que o mineiro-pau, por outro lado, ainda acontece independente em alguns lugares, onde faz muito sucesso.
71

Mineiro-pau

Acompanhei um bloco de boi na cidade de Descoberto e pude constatar como atrai e anima o pblico. Seu Brs, hoje um dos responsveis pela organizao do bloco, contou que, apesar de tradicional, passou por um longo perodo inativo. H alguns anos, um grupo de amigos resolveu resgatar a festa, contando com o apoio de brincantes antigos, da prefeitura e de toda a comunidade, que se rene todos os anos para participar ou simplesmente admirar o desle do bloco nas noites momescas, quer dizer, nas noites de Rei Momo, de carnaval. O bloco de Descoberto tem uma tcnica mais sosticada de confeccionar os bonecos, usando armaes de alumnio, o que possibilita criar animais grandes e leves, que correm no meio do povo com muita agilidade. As brincadeiras de boi, como tambm acontece junto aos grupos de mineiropau, consistem na encenao de uma luta entre o homem, o vaqueiro ou toureiro, e o boi. As mulinhas tambm entram no jogo, desapartando bois, que tambm se desaam e brigam, dando chifradas ou socorrendo algum vaqueiro que vai ao cho perseguido pelo chifrudo.

Foto 6 Bloco de Boi, Descoberto, 2003.

72

Folguedos da Mata

Foto 7 Mineiro-pau, Baro de Monte Alto, 2003. As mulinhas podem ser feitas de balaio ou at de papelo, o que importa a diverso de adultos e crianas. Alguns colocam ferraduras de verdade na sola dos sapatos para fazer o barulhinho no calamento: tac, tac.

A brincadeira, ao som de uma batucada ou de marchas antigas de carnaval, bastante agitada. Todos correm muito de um lado para o outro, sempre desaando o boi ou fugindo dele. O boi tem um jeito tpico de balancear, abaixando e levantando a cabea com os chifres e rodopiando, provocando a assistncia. Corre atrs do pblico, e esses so os momentos mais divertidos, pois muitos tm medo e saem correndo, entrando no meio da brincadeira, como se fosse de verdade a perseguio. Os chifres do animal so bem grandes e a velocidade e a brutalidade dos movimentos que o caracterizam, principalmente os bonecos grandes, realmente ameaam a platia e os toureiros, que so derrubados e chifrados, numa simulao de violncia. Fiquei intrigado ao descobrir que os toureiros de Descoberto so vaqueiros de verdade. Trabalham na roa tirando leite ou carreando boi, herdeiros legtimos dos vaqueiros que h sculos espalharam o gado vacum pelo interior do pas, possibilitando a colonizao dos sertes, a alimentao dos trabalhadores dos engenhos de cana e das minas de ouro57. O vaquei57

Sobre a contribuio do vaqueiro na formao do Brasil, ver Darcy Ribeiro, 1995.


73

Mineiro-pau

ro sertanejo criou o gado, desbravou terras, formou comunidades, gerou riqueza e alimentou o povo. O gado criado por ele nas fazendas reais, nos Currais del Rei, sustentou as minas de ouro de Vila Rica. O boi foi transporte fundamental para escoar a produo de caf at as estaes de trem da ferrovia Princesa Leopoldina. O leite gerou sade e riqueza para os mineiros e dele se fez o queijo fresco, um dos smbolos de nossa terra. Essa histria fez parte da poltica do incio da Repblica, a famosa poltica do caf com leite. E o boi no meio de tudo isso. Do couro se fez tambor, do p o caldo de mocot e do chifre o brinquedo de carnaval. Nas rodas de caxambu, em Patrocnio do Muria, se canta assim: D valor ao boi / O boi tem valor Ele d o couro / Pra eu botar no meu tambor.58 Nas brincadeiras de boi, animal e homem se confrontam, quase numa guerra. Uma luta entre o homem e o animal, uma luta do homem pela sobrevivncia. Entre o homem, social e o boi, natural, uma luta onde o homem mostra para si mesmo o quanto difere, pela razo e pela cultura, dos outros animais do mundo que, mesmo mais fortes, no so mais habilidosos e poderosos. A luta incessante entre o bem e o mal, retratada em outros folguedos, aqui se transforma na luta incessante entre a morte e a vida. A vida que s possvel pelo domnio do natural atravs da cultura, representada no uso simblico do manto vermelho, to frgil e leve, quase inslito, mas com o qual o homem dribla e domina o boi, pesado, forte e violento. Mas s vezes perde e cai. s vezes perde e desaba diante do indomvel jogo da nitude da vida. Ao mesmo tempo poderoso e frgil, esse o vaqueiro diante da luta contra a adversidade da vida. Frgil o homem que, ao mesmo tempo em que luta contra o boi, nele encontra seu maior companheiro, ao mesmo tempo em que o confronta, o ama e acaricia. Assim tambm faz o animal. No jogo da brincadeira corre atrs da vtima, a derruba e mete-lhe o chifre, depois chega perto de uma criana, abaixa a cabea e lhe mostra um carinho de me. De me que gera, alimenta e toma de volta como a natureza. Assim me parece o bloco do boi, um jogo ... em que se exercita em brinquedo uma atividade vital.59 Vaqueiro e animal, homem e natureza, a transmutao de um ser no outro. O homem que vira boi ao vestir-se e d ao animal morto uma vida quase
58 59

Versos cantados pelo grupo de caxambu de Patrocnio do Muria, registro na faixa 7 do CD. Mrio de Andrade, 2002, p. 71.

74

Folguedos da Mata

humana. O animal que se humaniza, tornando-se elemento constituidor da cultura, a qual fonte primordial da existncia do homem.

Fotos 8 e 9 Bloco do Boi, Descoberto, 2003. Frgil o homem que, ao mesmo tempo em que luta contra o boi, nele encontra seu maior companheiro, ao mesmo tempo em que o confronta, o ama e acaricia.

75

Mineiro-pau

Mas de onde vieram esse boi e esse mineiro-pau? Encontrando-se nas vendas ou nos terreiros das fazendas de caf, o mineiro da Zona da Mata recriou vrias tradies migradas de outras regies do pas, como ele mesmo, imprimindo nelas uma identidade nova e criativa. Andando com seu cacetinho na mo, danando com outros companheiros e cantando mineiro-pau, mineiro-pau, candeando boi, fazendo balaios e juntando tudo isso numa brincadeira de roda, renovou sua cultura e a de seus antepassados. Como tudo comeou? Costumam dizer: Ah! Isso vem desde o princpio do mundo. Se assim o for, ento ca difcil de saber, mas no impossvel de reetir um pouco sobre alguns caminhos que nossos amigos pesquisadores do passado e do presente percorreram. Maria de Lurdes B. Ribeiro escreveu que a origem do mineiro-pau pode estar no Nordeste, nos engenhos de cana-de-acar, com hbeis manejadores de basto ou cacete, que constituam uma tropa mobilizvel, da qual o senhor dispunha nas situaes mais difceis... Uai, mas como pode ser nordestino se mineiro-pau? Explica a pesquisadora que a expresso mineiro-pau pode ser derivada de manejo do pau ou maneiro pau, referindo-se ao ...emprego jeitoso das mos para a execuo de alguma coisa com destreza e habilidade.60 No cear existe at hoje uma dana em roda com esse nome. Danarinas e danarinos vestidos de vaqueiros sertanejos, do tipo jaguno, com roupas e chapu de couro, balanam de um lado para o outro batendo pequenos bastes e cantando o refro mineiro-pau. Referncia constante Cmara Cascudo que escreveu em seu Dicionrio do Folclore que o mineiro-pau era uma antiga dana de roda: Os danarinos voltam-se para a direita e para a esquerda, com um leve cumprimento ao companheiro deste lado, ou fazendo meno de dar umbigada. Cantam quadrinhas de qualquer motivo, intercalando cada verso com o estribilho: Mineiro-pau, Mineiro-pau! 61 Os ndios da Mata tambm usavam porretes em duelos por questes de disputas de caa, territrio ou at mesmo em discusses entre marido e
60 61

Atlas do folclore do Brasil, 1982, p. 61. Cascudo, 1988, p. 451.

76

Folguedos da Mata

mulher. No eram prticas de guerra, mas solenidades ocorridas entre aldeias de uma mesma tribo, ou mesmo dentro de uma mesma aldeia. Descreve Rugendas que esses duelos a pau ocorriam entre os botocudos e ganhavam o nome de geacica62. No Esprito Santo existe o Bate-echas onde os danarinos, vestidos de ndios, portam echas, com as quais executam uma dana, batendo-as ao ritmo da msica. Entre os negros africanos que vieram para o Brasil era comum, principalmente na Bahia, um bailado guerreiro que usava porretes, o maculel. De origem afro-brasileira, tambm sabemos do moambique, comum em So Paulo e no Rio Grande do Sul, que tambm executa uma dana usando bastes, realizando diversas manobras em grupo ou individualmente. Cascudo ainda fala em uma dana chamada pauliteiros, de Miranda do Douro, em Portugal, vestgio da dana de espadas, milenar e quase universal.63 Possivelmente a dana com bastes ocorreu em vrias culturas, em vrias pocas diferentes e certamente foi a mistura de vrias manifestaes que gerou os cortejos que encontramos hoje em nossa regio: dana de roda com umbigada, brigas ou brincadeiras com o porrete, duelos indgenas, echas, lanas, espadas, etc. Alm do bailado guerreiro com porretes veio somar a essa festa a brincadeira do boi, que tem uma outra origem, provavelmente no reisado, muito comum no Nordeste. Os festejos de boi espalham-se por todo o pas, certamente pela importncia desse animal e pelas misturas das culturas europia e amerndia. Nossos blocos de boi podem ter sido herana do bumba-meu-boi nordestino e nortista pela existncia do vaqueiro que o desaante do animal e do jaragu, gura comum nos reisados daquela regio. Entretanto, faz-se necessrio realizar pesquisas mais profundas e especcas que objetivem traar um perl mais adequado da histria e das migraes de smbolos e festas. O reisado, festa prpria do dia de reis, prximo ao natal e que celebra o nascimento do menino Jesus, foi classicado no Brasil, por alguns folcloristas, como sendo de dois tipos. Segundo Nina Rodrigues haveria o terno e o rancho64. O terno seria um grupo de homens e mulheres representando pastores e pastoras, seriam mais srios e aristocratas. Entram nas casas onde
Rugendas, 1979, p. 178. Idem, p. 451. 64 Andrade, 2002, p. 44.
62 63

77

Mineiro-pau

cantam tocam e comem. Os ranchos seriam mais festivos, com mais fantasias e se caracterizariam pela presena de um bicho, planta ou outro objeto que seria levado lapinha, onde estava o menino recm-nascido. Sabemos que na gruta de Belm, como est representado no prespio, entre as guras mais importantes encontram-se a mula, ou burrinho e o boi. Existem at lendas e versos que falam nesses dois animais, como foi mencionado no captulo sobre folias de reis. Do burro, ou mula, teria originado um folguedo, muito comum no Nordeste, que o rancho da burrinha, e do boi o bumba-meu-boi. Na Amaznia vrios outros ranchos com outros animais foram inventados. Pode ser que o sucesso do folguedo de bichos tenha a ver com rituais mgico-religiosos de indgenas e africanos que celebravam os animais, chamados de totemismo. Mrio de Andrade ainda menciona que os ternos teriam origem crist, enquanto os ranchos de bichos origem em antigos rituais pagos. Coincidncia ou no, em nossa regio existem pequenos ternos que cantam e visitam as casas, com muita seriedade e devoo crist, as folias de Reis. Por outro lado, existem os ranchos, ou blocos, pndegos, quer dizer festeiros, que saem no carnaval e que no tem nada de religioso, baseados nos bois e nas mulinhas. Assim, encontra-se em aberto um longo caminho para a pesquisa, que sempre um desao frente tamanha complexidade de misturas, junes, separaes e migraes de objetos e signicados prprios de nossa cultura brasileira, espalhada por to extenso territrio e feita por to criativos habitantes.

78

You might also like