You are on page 1of 33

Consideraes gerais para compreender o significado da Contabilidade

Para melhor introduzir e compreender o significado da contabilidade, ser feita uma referncia noo de empresa e alguns conceitos a ela associado. A empresa (clula base da actividade econmica), um conjunto organizado de meios materiais e humanos, virados para a produo de bens e servios. Constitudas sem horizonte temporal definido, tm contudo semelhana das demais organizaes, um ciclo de vida limitado, a qual pode ser dividido em trs fases: 1) Institucional, em que se decide da sua criao, atravs da combinao dos recursos necessrios para a sua entrada em funcionamento; 2) Funcionamento ou execuo, na qual se desenvolve todo o processo de transformao, ou seja, o da produo de bens e servios, com vista a comercializao. nesta fase que se d todo o exerccio econmico, onde se desenvolvem actividades de apuramento de resultados; elaborao dos balanos; aprovao de contas; discusso da actuao da direco; etc. 3) Liquidao, na qual se procede extino da empresa. No desenvolvimento da sua actividade econmica, a empresa estabelece relaes, umas viradas para os aspectos internos e outras para o exterior. Estas relaes traduzem-se por fluxos de bens e servios, aos quais correspondem sempre fluxos monetrios de sentido inverso. Nestes fluxos h trs pticas que se podem evidenciar: 1) Financeira a que diz respeito ao endividamento da empresa perante o exterior, que se encontra directamente relacionada com a remunerao dos factores produtivos e dos bens e servios vendidos, isto , relaciona (despesas/receitas).

2) Econmica ou produtiva Nesta ptica est ligada a transformao e a incorporao dos diversos materiais, mo-de-obra, etc., at atingir o produto final. Aqui relacionado (custos/proveitos). 3) Tesouraria ou caixa Corresponde s entradas e sadas monetrias da empresa, onde relacionado (pagamentos/recebimentos).

A evoluo e o papel da contabilidade como instrumento de gesto

Os aspectos importantes na gesto de uma empresa so: - O Aprovisionamento; A Produo; A Comercializao; O Investimento; O Financiamento; A Contabilidade.

A gnese da contabilidade explicada:


- Preencher deficincias de memria; - Constituir meio de prova; - Mtodo contabilstico sistematizado.

A Contabilidade:
A Contabilidade tem em vista a determinao da situao patrimonial das empresas, em cada momento. Hoje em dia, os gestores e os profissionais da Contabilidade tm necessidade de informaes contabilsticas mais detalhadas e por perodos mais curtos. S assim conseguiro medir a eficincia dos servios e os resultados das actividades que esto sob a sua responsabilidade.

Objectivos da Contabilidade:
- Determinar em qualquer momento a situao da empresa em relao a terceiros; - Estudar o patrimnio das empresas; - Controlar as modificaes patrimoniais das empresas; - Analisar o aumento e/ou diminuies patrimoniais; - Determinar a situao dos valores que compem o patrimnio e os resultados da respectiva gesto; - Permitir a tomada de decises adequadas.

Requisitos das informaes


Funo do documento: - Provar os factos representados; - Representar simbolicamente os factos (exemplo: compras, pagamentos, etc.); - Ter durao (o facto esquece, o documento permanece.); - Construir um meio de transmisso.

Divises da contabilidade

Contabilidade geral tem por objectivo registar as operaes efectuadas pelas empresas que provocam modificaes no patrimnio das mesmas e apurar os resultados. Divide-se em terica e prtica.

Atendendo ao conjunto de empresas permite: a) Verificar os encargos e proveitos por natureza. b) Apresentar os resultados de um determinado perodo.

c) Expressar quantitativamente a situao patrimonial.

Contabilidade empresarial pode ser: Financeira regista os movimentos externos e respeita exclusivamente s relaes com o exterior. Analtica tem por fim calcular os custos, por sector de actividade, por mercado e por produto. Regista todo o momento interno da produo, descrevendo a totalidade do processo de transformao dos servios. Oramental ou previsional tem como objectivo organizar e quantificar as previses dos directores de servios da empresa, elaborando o oramento geral, assim como o oramento de vendas, compras, tesouraria, etc. Permite o planeamento e o controlo. Comparando os resultados obtidos na contabilidade analtica com os resultados previstos na contabilidade oramental possvel analisar os desvios.

O Patrimnio O
Patrimnio o conjunto dos bens, direitos e obrigaes pertencentes a uma pessoa singular, ou colectiva a determinado momento.

No patrimnio podemos distinguir duas classes de elementos patrimoniais distintos: Activo conjunto dos valores que se possui e que temos de receber de terceiros. Passivo conjunto de valores que temos de pagar a terceiros.

Num patrimnio h que considerar dois aspectos distintos:

- A sua composio (diz respeito natureza dos elementos patrimoniais e sua extenso, ou seja, proporo em que eles se encontram); - O seu valor (o patrimnio engloba um conjunto de elementos heterogneos com um determinado valor, como sejam as mercadorias, numerrios, edifcios, etc.). Trs casos podem ocorrer em dada situao patrimonial:

Activo > Passivo Activo = Passivo Activo < Passivo

Situao Lquida Activa Situao Lquida Nula Situao Lquida Passiva

VALOR DO PATRIMNIO = BENS + DIREITOS - OBRIGAES

Factos patrimoniais
O patrimnio de uma empresa no se mantm esttico ao longo dos tempos, est sujeito a uma contnua transformao. Esta motivada por duas espcies de acontecimentos: Os normais ou voluntrios, que resultam das operaes efectuadas voluntariamente pela empresa (compras, pagamentos, vendas, etc.); extraordinrios ou involuntrios, que acontecem independentemente da vontade da empresa (incndios, roubos, quebras, etc.). Os factos patrimoniais classificam-se em dois tipos:

- Factos permutativos So aqueles que provocam uma alterao na composio do patrimnio, mas no na seu valor (exemplos: compra de uma mercadoria; pagamento de um dvida; aquisio de um edifcio; etc.);

- Factos modificativos A sua alterao implica, alm da alterao da composio do patrimnio, uma alterao no valor, positiva ou negativa (exemplos: venda de mercadorias com lucro; venda de um valor mvel, por um preo inferior, ou superior, ao representado no patrimnio; etc.).

Exerccio 1
O patrimnio do Sr. Antnio Silva constitudo da seguinte forma: Activo Numerrio (dinheiro) Mercadorias Mveis diversos Depsitos em bancos 500 800 1800 1400 4500

Passivo Dvidas a pagar Emprstimos a reembolsar 600 400 1000

Considera-se as seguintes operaes: 1) Depsito no banco de 200. 2) Venda de mercadorias, a pronto pagamento (pp) no valor de 300, quando tinham custado 250. 3) No passivo no h qualquer tipo de alteraes.

Que transformaes a nvel do patrimnio iro ocorrer?

O valor do patrimnio antes das operaes :

4500 - 1000 = 3500 Situao Liquida Activa (SLA) Na 1 operao, sa de numerrio 200 (- 200) e entra em depsitos em bancos 200 (+ 200). Activo Numerrio (dinheiro) Mercadorias Mveis diversos Depsitos em bancos 300 800 1800 1600 4500

Na 1 situao temos uma um facto patrimonial permutativo, uma vez que tivemos uma alterao na composio, mas no houve no valor patrimonial. SLA = 4500 - 1000 = 3500.

Na 2 situao temos:

Activo Numerrio Mercadoria Mveis diversos Depsitos em bancos 600 550 1800 1600 4550

Aqui temos um facto patrimonial modificativo, uma vez que temos uma alterao tanto a nvel da composio do patrimnio, como tambm do seu valor. Entrada em numerrio no valor de 300 (valor de venda) e diminuio das mercadorias em 250 (preo de aquisio das mercadorias que estava em armazm). SLA = 4550 - 1000 = 3550.

O Inventrio
O inventrio consiste numa relao (rol, lista) dos elementos patrimoniais com indicao do seu valor. Isto , analisar os elementos do patrimnio, descrevelos e atribuir-lhes um valor .

No inventrio devemos considerar trs fases: a) b)

Identificao, em que se verifica os elementos patrimoniais existentes; Descrio e classificao, em que os elementos sero apresentados e

repartidos pelas classes a que dizem respeito; c)

Valorizao, acto de atribuio de um valor a cada elemento patrimonial.

Quanto ao mbito podemos classificar em:

a)

Gerais, quando abarca todos os valores que constituem um dado


patrimnio;

b)

Parciais, quando apenas abrange alguns dos elementos patrimoniais. Por


exemplo: A inventariao das mercadorias ou os dbitos de dada empresa.

Quanto a disposio dos elementos: a)

Simples, se os elementos patrimoniais aparecerem dispostos sem


obedecer a qualquer ordem;

b)

Classificados, se os elementos patrimoniais aparecerem agrupados,


segundo a sua natureza, caracterstica ou funo.

Em seguida temos como exemplo um caso de inventrio simples e outro classificado, referentes ao mesmo patrimnio de um comerciante que se dedica venda de mquinas registadoras e mquinas calculadoras. 1 Inventrio simples Activo

Dinheiro em caixa Duas mquinas registadoras Quatro mquinas calculadoras Um edifcio Um frigorfico Conjunto de estantes Um computador Uma viatura Dvidas de M. Castro Dvidas de F. Santos Duas secretrias Quatro cadeiras Depsitos no banco BBB Papel, inteiros, material diverso Total activo do

5 000 600 3 000 40 000 2 500 4 000 1 200 12 00 300 1 500 1 200 100 14 500 300

86 200

Dvidas a H. Fagundes Dvida a S. Antunes Dvida papelaria Livros Emprstimo contrado no banco BBA

Passivo

1 600 9 000 1 000 15 000

Total do passivo

26 600

2 Inventrio classificado
Disponvel Dinheiro em caixa Depsitos no banco BBB Clientes M. Castro F. Santos Equipamentos de escritrio Um computador mquinas Um frigorfico Conjunto de estantes Duas secretrias Quatro cadeiras Material de expediente Papel, tinteiros, material diverso Imobilizado Um edifcio Uma viatura Mercadorias

Activo
5 000 14 500 300 1 500 1 200 2 500 4 000 1 200 100 300 40 000 12 000 19 500

1 800

9 000 300

52 000

Duas mquinas registadoras Quatro mquinas calculadoras Total do activo

600 3 000

3 600 86 200

Fornecedores H. Fagundes S. Antunes Papelaria Livros Emprstimos bancrios Emprstimo no banco BBA Total de passivo

Passivo
1 600 9 000 1 000 15 000

11 600 15 000 26 600

Neste patrimnio temos uma situao lquida activa de 59 600 (SLA = A P = 86 200 - 26 600 = 59 600).

O Balano
O balano um documento contabilstico que expressa a situao do patrimnio de uma empresa numa determinada data. pois, a expresso da relao existente entre o activo, o passivo e a situao lquida. O balano um documento contabilstico que expressa a situao do patrimnio de uma empresa numa data determinada. O primeiro membro do balano constitudo pelo activo, que se encontra decomposto em duas rubricas, que obedecem a uma determinada ordem de acordo com o grau de liquidez, crescente ou decrescente. No segundo membro temos o capital prprio (a situao lquida) e os elementos do passivo, ordenados pelo critrio de exigibilidade, crescente ou decrescente.

Funes do balano
A funo do balano informar: - Os responsveis pela gesto da empresa, da situao financeira em que a empresa se encontra.

- Os que tm interesses econmicos na empresa credores, obrigacionistas, etc. - Os que queiram ter conhecimento da situao da empresa independentemente dos motivos.

Representao grfica do balano:

a) Horizontal, em que o primeiro membro aparece do lado esquerdo, segundo a ordem: Activo; Situao Liquida Passiva. O segundo membro vem do lado direito, sendo a ordem: Passivo; Situao Liquida Activa, ou a inversa. b)

Vertical, em que o segundo membro vem imediatamente abaixo do


primeiro, mantendo-se a ordem indicada na representao.

Os balanos podem classificar-se em:

a) Sinttico - Apresentam apenas valores totais do Activo, Capital Prprio e Passivo. b) Analtico Este tipo de balano permite uma informao mais completa acerca do patrimnio de uma empresa, visto que tem as contas desdobradas em subcontas. Por exemplo: a conta clientes aparece evidenciada em clientes Ttulos a receber, Adiantamentos de clientes, etc.

Tipos de balanos:
Balano de Fundao ou Inicial o balano que elaborado no incio da actividade da empresa.

Balano de Liquidao ou Final o balano que se elabora no momento da extino da empresa. Balanos Ordinrios So os que se elaboram no final de cada exerccio econmico. Balano Extraordinrios So os que se elaboram quando ocorre um facto excepcional na vida da empresa morte de um scio, cesso, etc.

Temos aqui um exemplo do registo do patrimnio em balano vertical e horizontal.

O patrimnio que se segue constitudo pelos seguintes valore: Valores activos 18 200 Valores passivos 7 800

1 Disposio horizontal BALANO Activo 18 200 Passivo 7 800 ______ S. L. Activa 10 400 18 200 18 200 2 Disposio vertical BALANO Activo 18 200 Passivo 7 800 S.L. Activa 10 400 18 200

Na composio destes membros podem ocorrer trs situaes: 1 - Activo > Passivo; 2- Activo = Passivo; 3- Activo < Passivo.

Pegando no exemplo utilizado no inventrio, vamos apresentar a forma de representar o balano sinttico e o analtico.

1 Balano sinttico BALANO Passivo26 600 S. L. Activa59 600 86 200

Activo 86 200 ______ 86 200

2 Balano analtico BALANO


Dvidas a pagar
19 500 1 800 3 600 Fornecedores Emprstimos..

ACTIVO

PASSIVO 11 600 15 000 S.LQUIDA

Disponvel

Caixa. Dep. Em bancos.. Clientes

5 000 14 500 1 800 3 600 9 300 52 000

Dvidas a receber Existncias

Total passivo... Capital .

26 600 26 600 59 600

Mercadorias. Mat. Administ. Imveis ..

Imobilizado

86 200

61 300

86 200

A conta
A conta definida como sendo a representao de cada subconjunto dos valores patrimoniais de uma empresa, que apresentam caractersticas idnticas e especficas. Representam uma classe ou elementos patrimoniais, mas a sua

disposio tal, que permite registar todas as variaes sofridas por esses elementos.

Partes constitutivas da conta: O ttulo (denominao prpria)

Cada conta tem um ttulo, que serve

para a designar, e que deve dar a compreender as caractersticas idnticas e especificas dos elementos patrimoniais que a constituem a compreenso.

O valor (extenso) A conta tem, alm do ttulo, tem a parte


correspondente soma dos valores agrupados e que se expressa em unidades monetrias (euro, libra, dlar, etc.).
NOTA: O ttulo fixo e imutvel, mas a extenso (valor) no o .

Representao grfica Ttulo da conta Lado esquerdo Lado direito

Deve (Dbito)

Ttulo da conta

Haver (Crdito)

Caracterizao de algumas contas:

Contas do activo

Contas do activo (continuao)

Contas do passivo

Contas de situao lquida ou capital prprio

Contas de custos por natureza

Custos das vendas Fornecimentos de servios externos

Regista as vendas de mercadorias valorizadas ao preo de custo. Nesta conta so registadas as despesas com a gua, luz, telefone, telemvel, internet, selos postais, combustveis, gs, material de conservao, e reparao de mquinas, de veculos, de instalaes, material de expediente, publicidade, rendas, alugueres, remuneraes a intermedirios, honorrios, transportes de mercadorias e de pessoal, deslocaes e estadias destes. So aqui registados os impostos e taxas pagos pela empresa ao Estado, Autarquias Locais e outras entidades do Sector Pblico, com excepo dos impostos sobre os lucros. Nesta conta so registadas as remuneraes do empresrio ou dos corpos gerentes, os ordenados e salrios, subsdio de frias, o 13. ms, as remuneraes adicionais do trabalho, os encargos sobre as remuneraes de conta da empresa. Regista os custos que no sejam prprios dos objectivos principais da empresa. Regista a depreciao das imobilizaes, atribuda ao exerccio.

Impostos

Custos com o pessoal

Outros custos

Amortizaes do exerccio

Provises do exerccio

Regista as perdas ou despesas provveis de montante incerto, imputveis ao exerccio. So aqui registados os juros dos financiamentos, os encargos com descontos de letras e outros ttulos, os descontos de pronto pagamento e outros custos de origem financeira.

Custos financeiros

Contas de proveitos por natureza

Vendas

registado o valor resultante da venda de mercadorias e produtos pela empresa. Regista os rendimentos resultantes de servios prestados pela empresa e que faam parte dos seus objectivos ou finalidades. Nesta conta registam-se os proveitos das actividades que no sejam prprias dos objectivos principais da empresa. Regista os proveitos que no sejam prprios dos objectivos principais da empresa, no contemplados na conta anterior. Registam os proveitos e ganhos financeiros tais como juros, descontos, rendimento de capitais, etc.

Prestaes de servios

Proveitos suplementares

Outros proveitos

Proveitos financeiros

Para alm das contas do activo, do passivo e do capital prprio, aparecem no balano as contas de regularizao destinadas a rectificar o valor doutras contas e que correspondem a dois grupos:

Contas de reduo de valores activos Amortizaes


Contas que tm como objectivo registar as depreciaes (desvalorizaes ou desgaste) sofridas pelo imobilizado da empresa; aparecem no 1. membro do balano em deduo das correspondentes contas do imobilizado. Contas que servem de compensao a eventuais perdas futuras da empresa, mas de montante indeterminado, tais como dvidas de cobrana duvidosa e mercadorias que se venham a desvalorizar. Aparecem no balano no lado do activo, em deduo das correspondentes contas.

Provises

Contas de acrscimos e diferimentos Estas contas destinam-se a permitir o registo dos custos e dos proveitos nos exerccios a que respeitam quando ocorram desfasamentos temporais com as respectivas despesas e receitas.

O mtodo digrfico
Segundo este mtodo, todo o dbito numa conta origina o crdito noutra ou noutras contas e vice-versa, isto , cada facto patrimonial determina um registo em duas ou mais contas, de forma a que ao valor de cada dbito (ou dbitos), corresponda sempre um crdito (ou crditos) de igual valor. O princpio das partidas dobradas foi respeitado aquando o apuramento da influncia dos factos patrimoniais na equao fundamental da contabilidade, da qual no se pode desligar. Qualquer facto determina a variao de duas ou mais contas, cuja igualdade das somas dos dbitos e dos crditos se pode constatar na igualdade dada pela expresso: A + SLp = P + SLa. A situao lquida activa constituda pelo capital inicial e pelos lucros. A situao lquida passiva constituda pelos prejuzos. Conclui-se assim que:

As contas do 1.membro do balano (activo e situao lquida

passiva) debitam-se pela extenso inicial e pelos aumentos e creditam-se pelas diminuies;

As contas do 2. membro do balano (passivo e situao lquida

activa) creditam-se pela extenso inicial pelos aumentos e debitam-se pelas diminuies.

De outra forma:

As contas do activo debitam-se pela extenso inicial e pelos aumentos;

creditam-se pelas diminuies. As contas do passivo e da situao lquida inicial creditam-se pela

extenso inicial e pelos aumentos e debitam-se pelas diminuies.

As contas de situao lquida adquirida, isto , as contas de resultados

debitam-se pelos custos (encargos) e creditam-se pelos proveitos (ganhos).

Exerccio: De acordo com o POC (Plano Oficial de Contabilidade), faa os lanamentos em T dos factos patrimoniais que se seguem. O comerciante Francisco Ribeiro fez as seguintes operaes: a) Depositou no Banco M, ordem, a quantia de 500.

b)

Liquidou a dvida que tinha para com a Sociedade Beta, Lda. Relativa factura n. 718, no montante de 1 250, do seguinte modo: entrega em cheque s/ o Banco M 1 000; entrega do restante em notas.

c)

Contraiu no Banco M, um financiamento no valor de 25 000. Este Banco, cobrando antecipadamente os juros do emprstimo, deposita na conta do comerciante 22 500.

d)

Adquire Sociedade Imobiliria do Centro, Lda. Um edifcio para armazenamento das suas mercadorias no valor de 120 000 e uma camioneta de carga no valor de 30 000. As condies de pagamento so as seguintes: - Entrada imediata de um cheque s/ o Banco M, no montante de 95 000; - O restante ser liquidado dentro de 90 dias.

Exerccio:

Faa o lanamento em T dos factos patrimoniais seguintes, tendo em conta a origem dos crditos e dos dbitos. 1 Compro mercadorias a empresa J. Lemos, Lda., no valor de 300, entregando metade em dinheiro e o restante pago a 60 dias.

2 Recebo 5000 do cliente M. Neves, por lhe ter concedido o desconto de 1% por antecipao de pagamento.

3 Pago ao fornecedor Costa & Silva, Lda.,uma divida de 1500, metade em cheque e o restante em dinheiro.

4 Compro 8 computadores XPTO (6 para venda e 2 para o escritrio), a 1000 cada, conforme a factura n. 456 Matos & Martins, Lda.

Exerccio: Durante o ms de Dezembro recebemos os seguintes documentos para lanar na contabilidade: a) Factura n. 123 da Informatex, Lda., referente ao computador CHIP, no valor de 500, sujeito a IVA (dedutvel) taxa de 20%.
b) Factura n. 234 da Sociedade de Automveis, Lda., referente

a um automvel Fiat, no valor de 30 000, sujeito a IVA (no dedutvel) taxa de 20%.

c) Recibo de 500, relativo a despesa com a celebrao da

escritura da Sociedade.

d) Nota de recepo (parcial) de obras e trabalhos, no valor

8 000, que esto a ser feitos por um empreiteiro, para a construo de um armazm.

e) Factura/Recibo n. 345 da Auto-Mecnica, Lda., no valor de

4 700, referente reparao normal de uma mquina (1 800) e a aplicao nela de um novo dispositivo que aumenta a sua capacidade produtiva (2 900).

f) Nota de crdito do Banco M, relativo aos juros de depsitos

ordem, no montante de 750.

g) Nota de crdito do fornecedor A. Alves de 300 de um

desconto de p. p. obtido.

h) N/ recibo n. 456, de 2 000, referente aos juros de

emprstimos correntes.

i) Restituio parcial do IRC pago indevidamente, no valor de 900. j) N/ recibo n. 567, ao cliente A. S, no montante de 600, do pagamento da sua dvida j considerada incobrvel k) Recibo de Jos Martins, no valor de 300, do pagamento da renda do armazm.
l) Factura/recibo n. 678 da papelaria Aviz, relativa a material

de escritrio, na importncia de 50, mais o IVA (dedutvel) taxa de 20%, paga por meio de cheque sobre o Banco M.

m) Factura n. 789 da garagem S. Joo, referente a gasolina, no

valor de 1 000, mais o IVA (no dedutvel) taxa de 20%.

n) Venda a dinheiro da garagem S. Joo, referente a gasleo, no valor 200, mais o IVA (dedutvel na proporo de 50%) taxa de 20%.
o) Recibo da compra de estampilhas fiscais, no valor de 120.

p) Aviso da Tesouraria da Fazenda Pblica de que est a pagamento, durante o prximo ms, do imposto de circulao relativo ao trimestre anterior, na importncia de 240. q) Oferta ao cliente J. Lemos de mercadorias prprias, no montante de 250, sujeitas a IVA taxa de 20%.

Normalizao contabilstica
A normalizao contabilstica tem por fim a adopo de um conjunto de terminologias, esquemas, conceitos, regras, contas, normas de movimentao e peas contabilsticas, realizada por diferentes empresas de um sector ou pas. Com o Plano Oficial de Contabilidade (POC) pretende-se a uniformizao da contabilidade, a qual ficou sujeita a um modelo geral e uniforme. Objectivo da normalizao contabilstica: - Dar informaes mais precisas e uniformes; - Tornar os elementos apresentados pelas empresas merecedores de crdito e confiana por parte do fisco, entidades bancrias, scios e trabalhadores; - Tornar a misso do fisco mais fcil e mais eficiente; - Elaborar estatsticas com menor margem de erro; - Permitir uma fcil interpretao dos dados contabilsticos por qualquer tcnico de contabilidade; - Uniformizar o ensino da contabilidade. Regras e princpios: - Todas as unidades econmicas tm de utilizar as contas constantes do quadro de contas do POC.

- As unidades econmicas tm de obedecer s regras de movimentao e articulao das contas. - As empresas tm de elaborar os mapas/modelos para as demonstraes financeiras de acordo com o estipulado pelo POC. - As entidades envolvidas no processo contabilstico tm de obedecer aos princpios contabilsticos e aos critrios valorimtricos referidos no POC. Vantagens da normalizao: - Utilidade para as empresas visto que se considera que a planificao foi concebida com esse objectivo e espera-se que seja bem aceite. - Os tcnicos de contabilidade passam a ter um conjunto de regras procedimentos normalizados a que todos intervenientes tm de obedecer, o que lhes simplifica o trabalho. - A normalizao d orientaes que podem ser melhoradas atravs de uma crtica construtiva com o objectivo de beneficiar o aspecto didctico e pedaggico da contabilidade. - Os emprstimos e as entidades oficiais passam a ter instrumentos de anlise e previso mais precisos e correctos. - Facilita a elaborao de estatsticas sectoriais e nacionais, tornando possvel um melhor conhecimento da economia. - Controla mais facilmente os elementos nos quais se baseia a tributao das empresas.

- Disciplina portuguesas.

processo

contabilstico

nas

empresas

Plano Oficial de Contabilidade


A contabilidade das empresas sofreu grandes remodelaes com a aplicao do (POC), apresentado pelo Decreto-Lei n.410/89 de 21 de Novembro. Este plano consta de: 1 Introduo; 2 Consideraes tcnicas; 3 Caractersticas de informao financeira; 4 Princpios contabilsticos; 5 Critrios de valorimetria; 6 Balanos; 7 Demonstrao de resultados; 8 Anexos ao balano e demonstrao de resultados; 9 Origem e aplicao de fundos; 10 Quadro de contas; 11 Cdigo de contas; 12 Notas explicativas.

Quadro de Contas

Resumo: - As contas das classes 1 a 5 e tambm da classe 8 permitem a construo do balano. - As contas das classes 6 e 7, em conjunto com as existncias iniciais e finais, vo determinar os resultados operacionais e a respectiva demonstrao. - As contas da classe 8 evidenciam os resultados do exerccio e podem tambm evidenciar a sua aplicao. - As contas das classes 9 e 0 utilizam-se na contabilidade interna, analtica, de custos, ou de gesto e do outras informaes.

PLANO DE CONTAS um conjunto de contas usadas pelas empresas no registo contabilstico. Para elaborar um plano de contas ter de atender-se: - Ao ttulo das contas; - Ao agrupamento das diversas contas nas respectivas classes; - diviso das contas colectivas em subcontas; - Ao cdigo que se vai atribuir a cada conta; - s normas relativas ao contedo e movimentao das contas; - valorimetria (critrios e mtodos). As contas encontram-se ordenadas deste modo:

Livros e mapas
Qualquer facto patrimonial deve ser anotado nos livros de contabilidade (lanamento). So peas fundamentais de escriturao: - Os livros onde se registam as operaes. - Os documentos que representam essas operaes e comprovam os lanamentos. Documentos So escritos comerciais que descrevem e comprovam os factos patrimoniais registados pela contabilidade (so a base de todo o registo). Os documentos podem ser: - De movimento interno (Ex. folha de frias, notas de lanamentos). - De movimento externo (facturas, recibos, notas de dbito, notas de crdito, letras, etc.). Livros so instrumentos de registos onde se suporta todas as movimentaes patrimoniais, realizadas na empresa, com vista a facilitar a consulta e a leitura de todos aqueles que deles necessitam. Os livros classificam-se: - Obrigatrios (Os que a lei enumera como indispensveis a qualquer comerciante) livros selados. Ex. Inventrio de balano; Dirio; Razo; Actas (para as sociedades).

- Facultativos (Balancetes do razo geral; Razes auxiliares ou desenvolvimento do razo geral; Dirios auxiliares [caixa, compras, vendas, etc.]; balancetes dos razes auxiliares; etc.).

Conceitos
O Dirio Regista-se os factos patrimoniais dia a dia, por ordem de datas, num livro que, por isso mesmo se chama dirio. Este registo (lanamento no dirio) deve conter: data, contas movimentadas, importncia, histrico. O Razo Aps a escriturao do Dirio, por ordem de datas, os respectivos registos passaram a ser agrupados por contas, neste novo livro. Cada conta representada por quadro ou mapa, com duas colunas para importncias e uma para dbitos e outra para crditos. O Razo geral Constitudo por todas as contas gerais (do 1. grau), que abrange todo o movimento da empresa. O Razo auxiliar Constitudo por contas divisionrias (do 2. grau ou seguintes), que abrangem apenas o movimento das respectivas contas colectivas. O Balancete Em qualquer momento somando as importncias debitadas e as creditadas nas vrias contas, assim, elaborar-se um quadro com os totais a dbito e a crdito e os saldos dessas contas.

You might also like