You are on page 1of 10

Aprender como crianas: anlise do processo de ensino-aprendizagem da lngua inglesa entre alunos do Projovem Urbano no municpio de Igarap-Au (Par)

Jssica de Ftima Figueiredoi RESUMO: O presente artigo fruto de meu acompanhamento de alunos do Programa Nacional de Incluso de Jovens Projovem Urbano como professora da disciplina lngua inglesa no municpio de Igarap-Au. A pesquisa buscou investigar e analisar os processos de ensino-aprendizagem de lngua estrangeira, no caso o Ingls, na educao de Jovens e Adultos (EJA) - voc no vai focalizar s o Projovem? e seus percalos, levantando a discusso terica em alguns aspectos correlacionados, sejam eles: as dificuldades de aprendizagem, os processos que ocorrem na aquisio de outra lngua, aspectos socioculturais. Alm disso, este estudo fundamenta-se nos Parmetros Curriculares Nacionais Lngua Estrangeira (Brasil, 1998), na Proposta Curricular para a Educao de Jovens e Adultos. de alta relevncia citar a abordagem sociointeracionista de ensino-aprendizagem proposta por Vygotsky (1994, 1995), bem como outros construtos e fatores que valorizam o contexto e o discurso do aluno no processo de aprendizagem de lnguas. Palavras-chave: PROJOVEM, Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Ensino-aprendizagem de Lngua Inglesa, As dificuldades no Ensinoaprendizagem em estudantes Adultos.

INTRODUO Meu interesse pelo tema proposto, qual seja os percalos no processo de ensino-aprendizagem da lngua inglesa entre alunos do Programa Nacional de Incluso de Jovens Projovem Urbano no municpio de Igarap-Au surgiu em decorrncia da minha prtica como docente no referido Programa, na escola Nome da escola?. Neste artigo sero abordadas as concepes tericas sobre linguagem (quais?), ensino -aprendizagem e de como se d esse desenvolvimento na aquisio de uma nova lngua por parte desses aprendizes adultos, bem como fatores que contribuem e permeiam o seu interesse em aprender a lngua nessa faixa etria. Veremos tambm as consideraes sobre os Parmetros Curriculares Nacionais Lngua Estrangeira (doravante PCNLE) (Brasil, 1998), assim como sobre a Proposta Curricular para a Educao de Jovens e Adultos: segundo segmento do Ensino Fundamental: 5 a 8 srie, Lngua Estrangeira (Brasil, 2002a). Alm disso, apresento um breve panorama histrico da Educao de Jovens e Adultos no Brasil. Para finalizar, fao as consideraes sobre a prtica da lngua estrangeira na vida destes estudantes.

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Par

O PROJOVEM Por muito tempo o sistema de ensino procurou atender exclusivamente as necessidades educacionais do publico infanto-juvenil, no entanto com este tipo de proposta de ensino acabava por assim dizer, uma excluso, de uma classe de estudantes conhecida hoje: jovens e adultos. Na tentativa de reverter essa situao, o governo federal por presses externas como da ONU (Organizao das Naes Unidas) criou medidas socioeducativas, com o propsito de recuperar esse pblico que por motivos dos mais variados deixou de freqentar as aulas dos ensinos fundamentais da escola. Segundo a LDB : A educao de jovens e adultos tem como um de seus objetivos oferecer educao bsica a jovens e adultos que, por diversos motivos, foram excludos do sistema educacional na idade adequada. (LEI N. 9.394,1996). Foi com essa proposta de devolver a cidadania a estes Jovens e Adultos que foi criado no ano de 2005 o Programa Nacional de Incluso de jovens (PROJOVEM). Os objetivos do programa surgiu com o seguinte propsito:
O PROJOVEM tem como finalidade proporcionar formao integral ao jovem, por meio de uma associao entre: elevao da escolaridade, tendo em vista a concluso do ensino fundamental; qualificao profissional com certificao inicial; e desenvolvimento de aes comunitrias do interesse pblico. Alm disso, o Programa contribui especificamente para a re-insero do jovem na escola, a identificao de oportunidades de trabalho e capacitao, a identificao, elaborao de planos e o desenvolvimento de experincias de aes comunitrias e a incluso digital como instrumento de trabalho e comunicao. (BRASIL,2007)

O programa PROJOVEM tem diversas modalidades tais como: ProJovem Adolescente, ProJovem Urbano, ProJovem Campo, ProJovem Trabalhador, neste estudo focaremos a modalidade ProJovem Urbano. Esta ultima com a seguinte metodologia:
ProJovem Urbano, que tem como finalidade elevar o grau escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exerccio cidadania, por meio da concluso do ensino fundamental, qualificao profissional e do desenvolvimento de experincias partio cidad. (PROJOVEM URBANO, 2009, p.16) de da de de

E com esta meta que foi implementado no municpio de Igarap-A o programa. Neste percebemos uma grande procura de interessados, j que possui pontos atrativos. E primeiro lugar procurou atender aqueles que apesar de serem alfabetizados, no concluram o ensino fundamental. Em segundo plano a qualificao profissional, onde estes jovens passariam a se inserir no mundo do trabalho. No municpio estes alunos tinham aulas correspondentes ao ensino fundamental, com as seguintes disciplinas: Lngua Portuguesa, Lngua Inglesa, Matemtica, Cincias da Natureza, Cincias Humanas e Informtica. Alm destas o programa oferece reas que auxiliam no desenvolvimento social destes estudantes, tais como: Qualificao Profissional, Participao Cidad. O programa objetivou em oferecer oportunidades a estes estudantes, sejam elas na ampliao de conhecimentos, de experimentar novas vivncias de mundo ao mesmo tempo em que re-insere na sociedade como sujeitos. A proposta do programa se baseia em tais fatores (PROJOVEM URBANO, 2009, p.37-38): y y Afirmar sua dignidade como seres humanos, trabalhadores e cidados; Utilizar a leitura e a escrita, assim como outras formas contemporneas de linguagem, para se informar e aprender, expressar-se, planejar e documentar, alm de apreciar a dimenso esttica das produes culturais; Compreender os processos sociais e os princpios cientficos e tecnolgicos que sustentam a produo da vida na atualidade; Utilizar tecnologias de informtica necessrias busca de informaes e insero cultural e profissional; Desenvolver competncias necessrias para o desenvolvimento de uma ocupao que gere renda; Estabelecer um projeto de desenvolvimento profissional, considerando suas potencialidades, suas necessidades de aprendizagem e as caractersticas de seu contexto de trabalho; Acessar os meios necessrios para exercer efetivamente seus direitos de cidadania, tais como: obter ou renovar documentos pessoais, usas os servios da rede pblica disponveis para jovens e suas famlias etc.; Assumir responsabilidades em relao ao seu grupo familiar e sua comunidade, assim como frente aos problemas que afetam o pas, a sociedade global e o planeta;

Identificar problemas e necessidades de sua comunidade, planejar iniciativas concretas visando a sua superao e participar da respectiva implementao e avaliao; Refletir criticamente sobre sua prpria prtica; Conviver e trabalhar em grupo, valorizando a diversidade de opinies e a resoluo negociada de conflitos; Exercitar valores de solidariedade e cooperao, posicionando-se ativamente contra qualquer forma de racismo e discriminao; Exercer direitos e deveres da cidadania, participar de processos e instituies que caracterizam a vida pblica numa sociedade democrtica; Continuar aprendendo ao longo da vida, tanto pela insero no sistema de ensino formal quanto pela identificao e o aproveitamento de outras oportunidades educativas. As propostas citadas acima tm fundamental importncia na efetivao

y y

do programa, pois servem de base para construo da cidadania na vida destes jovens que por muitas vezes foram excludos da sociedade. No entanto, sabemos que metas e objetivos nem sempre so alcanados. Mais ainda assim preciso continuar a luta pelo direito educao para todos, para quem sabe um dia vivermos em um pas em que todos, alm de saber ler e escrever utilize esse seu saber em suas prticas sociais.

PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS LNGUA ESTRANGEIRA Viver em uma sociedade competitiva nos impulsiona a buscar

conhecimento, isso graas claro a globalizao, fenmeno pelo qual promove a relao massificadora entre pessoas, mundos e culturas diferentes. A exemplo disso temos a questo do aprendizado de outra lngua, no caso deste estudo a lngua inglesa. A necessidade de se aprender lngua inglesa no de agora, este fenmeno comeou nos meados da segunda guerra mundial, no qual o governo e as universidades realizaram um projeto de ensino da lngua inglesa,

com o intuito de levar o conhecimento aos jovens para que pudesse se comunicar oralmente e em segundo plano por escrito. De acordo Luciano Amaral Oliveira apud Digenes Cndido de Lima (2009, p.24)
Os movimentos migratrios que levaram para os Estados Unidos um grande contingente de imigrantes, que passaram a ter a necessidade de aprender a se comunicar em Ingls. O resultado dessas pesquisas foi o mtodo audiolingual, que viria a dominar o ensino de lnguas estrangeiras durante as dcadas de 1950 e 1960, influenciando muitos professores at os dias atuais (Richards; Rodgers, 1994)

Segundo Luciano Amaral o ensino de ingls no Brasil se deu em decorrente as relaes comerciais e polticas do Brasil entre outros pases, isso precisamente nos anos de 1935, poca em que o pas estava passando por um forte crescimento econmico. Com medidas pra instaurar o ensino de Lngua Estrangeira (LE), o ingls nas escolas que os PCNs (1997,15) reformularam a seguinte proposta:

A aprendizagem de lngua estrangeira (LE) uma possibilidade de aumentar a autopercepo do aluno como ser humano e cidado. Por esse motivo, ela deve centrar-se no engajamento discursivo de aprendiz, ou seja, em sua capacidade de se engajar e engajar outros no discurso de modo a poder agir no mundo social.

Nesse sentido estudar uma lngua estrangeira (LE) faz com que o aluno aumente o seu conhecimento de mundo, como por exemplo, o aluno acaba por entrar em contato com outra cultura, alm disso, proporcionado no estudante uma reflexo acerca do outro e de si prprio. No entanto no devemos nos esquecer que tal medida foi desenvolvida no ensino bsico que conhecemos de ensino fundamental, mais tarde que foi pra srie da EJA. De acordo com a proposta curricular para a EJA-LE (Brasil, 2002: 67), a aprendizagem de lngua estrangeira (LE) contribui para a construo da cidadania e favorece a participao social, permitindo que os alunos jovens e adultos ampliem a compreenso do mundo em que vivem. A compreenso da existncia do outro e os valores de outras comunidades, tendo, portanto, papel relevante na formao interdisciplinar dos alunos, na medida em que favorece a reflexo sobre seus prprios hbitos e valores, propiciando um ambiente escolar que valoriza a identidade do individuo. Tais medidas de implementao da lngua estrangeira (LE) na escola se deu por trs fatores importantes, tais como: A primeira de natureza legalista:

cumprir o que o Ministrio da Educao (MEC) determina por meio dos PCNs. Portanto, tem-se que aprender, pelo menos, uma lngua estrangeira. Segunda razo: de natureza social: o desenvolvimento da leitura em lngua estrangeira pode ajudar o estudante no processo de insero cultural. Finalmente, a aprendizagem de lnguas estrangeiras cumpre a funo de ajudar o estudante a se desenvolver cognitivamente j que o auxilia na construo de conhecimento. (LIMA, 2009, p. 30)

ENSINO- APRENDIZAGEM DE LNGUA INGLESA


A linguagem considerada a primeira forma de socializao da criana, e, na maioria das vezes, efetuada explicitamente pelos pais atravs de instrues verbais durante atividades dirias, assim como atravs de histrias que expressam valores culturais. A socializao atravs da linguagem pode ocorrer tambm de forma implcita, por meio de participao em interaes verbais que tm marcaes sutis de papis e status (Ely & Gleason, 1996). Desta maneira, por meio da linguagem a criana tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenas e regras. Ao longo que a criana se desenvolve, seu sistema sensorial - incluindo a viso e audio - se torna mais apurado e ela alcana um nvel lingstico e cognitivo mais elevado, enquanto seu campo de socializao se estende, principalmente quando ela entra para a escola e tem maior oportunidade de interagir. Ponto importante para reforar esta idia. Segundo Cagliari (2009, p.14):
Uma criana de 7 anos que entra na escola para se alfabetizar j capaz de entender e falar a lngua portuguesa com desembarao e preciso, nas mais diversas circunstncias de sua vida. Essa criana aprendeu a falar e a entender o que lhe falam, revelando um processo de aquisio da linguagem que teve grande desenvolvimento a partir, aproximadamente, de seu primeiro ano de idade [...] A criana de que falamos qualquer criana normal, de qualquer parte do mundo.

Assim podemos afirma que o papel da escola seria por assim dizer aperfeioar a linguagem j adquirida, ensinando os diversos tipos de situaes em que essa linguagem pode ser empregada. Segundo Vygotsky (1995), a conquista da linguagem representa um marco no desenvolvimento humano. A funo primordial da fala, tanto nas crianas quanto nos adultos, a comunicao, o contato social.

Mas no caso da Lngua Estrangeira (LE), o Ingls este processo bem diferente. Pois em primeiro caso, este estudante no esta inserido em um meio em que se faz uso desta lngua. Segundo caso, a aquisio desta nova lngua, no caso a estrangeira, seria necessrio um estudo mais aprofundado na rea, para que este aluno pudesse obter habilidades de leitura e fala (Linguagem). Pensando em mtodos de como este aluno pudesse adquirir tais habilidades, hoje em dia existem algumas prticas de ensino, como assuntos que envolvam as regras gramaticais, habilidades de leitura, compreenso e produo de textos. Porm vale ressaltar que este mtodo do qual conhecemos hoje, no de agora. Tal postura vem desde os sculos passados. Antes o Latim era uma lngua em uso, mas com o fim do Imprio Romano no sculo V da Era Crist esta lngua falada desapareceu, ficando apenas sua utilidade em grandes obras clssicas, no entanto na tentativa de no perder essas obras que foi necessrio a criao de mtodos de aprendizado da lngua do latim em universidades, com a finalidade de pesquisar e estudar estes clssicos literrios. Segundo Luciano Amaral Oliveira apud Digenes Cndido de Lima (2009, p. 23-24)
Com esse objetivo em mente, os professores de latim buscaram uma forma adequada de ensin-los. Uma das formas foi a ajudar os estudantes a desenvolverem sua competncia de leitura. Dessa forma, o ensino de latim como lngua estrangeira era feito por meio da analise detalhada das suas estruturas sintticas, fonolgicas e por meio da traduo. Acreditava-se que, se o estudante aprendesse gramtica e o vocabulrio do latim por meio da traduo de textos do latim para a lngua nativa do estudante e desta para o latim, ele se tornaria competente na leitura de textos literrios escritos em latim.

Tal medida de ensino de Lngua Estrangeira (LE) ficou no plano gramtica - traduo continuou e continua sendo usada pelos professores at hoje. muito comum essa prtica de ensino, nos livros didticos o que mais vemos textos longos e cheios de regras gramaticais e sintticas, e em seguida perguntas em que o aluno identifique-os no texto proposto. Mas ser que essas medidas proposta acima, tem mesmo eficcia no aprendizado dos alunos, em especial os da EJA e como foco deste trabalho os alunos do PROJOVEM? A resposta a essa pergunta no to simples, porm

neste estudo tentaremos ser o mais preciso possvel. o que veremos no prximo ponto.

AS DIFICLUDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES ADULTOS. A tarefa de ensina LE no fcil, no caso do Brasil a situao bem desafiadora, principalmente na EJA, pois a carga horria na escola pra ensino de lngua estrangeira, no caso lngua inglesa bem reduzida, um elevado nmero de alunos por turma, sem falar no pouco grau de conhecimento de estudos desta classe de alunos devido a longos perodos longe da escola. Alm disso, outro fator curioso, que mais de 70% dos estudantes nunca terem estudado LE na series iniciais. No caso dos alunos do PROJOVEM URBANO do municpio de IgarapA, alm dessas dificuldades citadas acima, a maioria desses alunos de alguma forma tinha vnculo empregatcio, com essa justificativa muitos deles chegavam atrasados em sala, no faziam os trabalhos de pesquisas ou extraclasses, prejudicando o seu aprendizado no programa. Mas no posso generalizar, pois muitos deles em meio a muitas dificuldades enfrentadas durante o dia, mesmo assim eles tentavam realizar suas atividades escolares. O que pude perceber que nas aulas durante as explicaes sobre determinados assuntos, era perceptvel nestes alunos a falta de ateno, devido ao cansao, ou preocupaes familiares que de alguma maneira os afligiam durante as aulas. Outro aspecto que no pode ser esquecido a dificuldade na escrita devido a pouca habilidade de leitura. Entenda aqui no como crtica a escrita a estes alunos, pois segundo Perini (1985) Creio que ao se enfatizar o ensino da escrita no se deve ignorar a fala, pois a escrita reproduz a seu modo e com regras prprias [...]

Referncias

BRASIL / ProJovem. Web site oficial do Programa Nacional de Incluso de Jovens ProJovem. www.proJovem.gov.br. acessado em 18/12/11 ________, Proposta curricular para educao de jovens e adultos Lngua
Estrangeira: segundo segmento do Ensino Fundamental: 5 a 8 srie. Braslia: MEC. 2002a. v.2.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizao e Lingustica. So Paulo: Scipione, 2009

LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. LEI No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 PERINI, M. A. Para uma Nova Gramtica do Portugus. So Paulo. tica. 1985
PROJOVEM URBANO, Manual do Educador Orientaes Gerais, Braslia, DF, 2009 LIMA, Digenes Cndido. Ensino e Aprendizagem de Lngua Inglesa, So Paulo: Parbola Editora, 2009

You might also like