You are on page 1of 3

SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADMICO DE ENSINO

RESOLUO n 06/2011
Estabelece critrios para ingresso de estudantes graduados em Bacharelado Interdisciplinar da UFBA nos Cursos de Progresso Linear desta Universidade.

O Conselho Acadmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuies e em conformidade com o disposto no art. 6 da Resoluo 02/2008 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extenso, RESOLVE: Art. 1 - O processo de seleo para ingresso de estudantes graduados em Bacharelado Interdisciplinar (BI) da UFBA nos Cursos de Progresso Linear (CPL) ocorrer com base em edital elaborado e divulgado pelo Servio de Seleo, Orientao e Avaliao (SSOA), rgo responsvel por toda a gesto do referido processo. Art. 2- As vagas destinadas aos CPL para alunos graduados em BI sero preenchidas automaticamente pelos postulantes, caso estes sejam em nmero no superior s vagas oferecidas, respeitando-se a obrigatoriedade de prova de habilidade especfica para os cursos que a exigem no vestibular. Art. 3 So elegveis para inscrio no Processo Seletivo de que trata o Artigo 1 : I- Estudantes do BI com provvel integralizao curricular no semestre em curso. II- Portadores de diploma em BI que no tenham realizado inscrio na condio de diplomado em BI em outro processo seletivo. 1 - O candidato selecionado, mencionado no Inciso I do caput, perder direito vaga caso no integralize o BI naquele semestre. Art. 4 - Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato s poder pleitear o ingresso em cursos de progresso linear que se inserem na rea do BI cursado, de acordo com a seguinte correspondncia com os grupos de cursos descritos na tabela do Anexo I do Manual do Vestibular: I - Cursos dos Grupos A1 e A2 para o BI de Cincia e Tecnologia; II - Cursos do Grupo B para o BI de Sade; III - Cursos dos Grupos C e D para o BI de Humanidades; IV - Cursos do Grupo E para o BI de Artes.

1 No momento da inscrio, o candidato optar por at trs cursos e indicar a ordem de sua preferncia. 2 Os candidatos que no lograrem xito em nenhuma das opes podero concorrer s vagas no preenchidas, mediante nova inscrio, nos mesmos moldes estabelecidos no 1. Art. 5 - Caso o nmero de postulantes ao CPL seja superior ao nmero de vagas, a classificao respeitar a ordem de preferncia em que o curso figura na lista de opes de cada candidato e ser feita de acordo com os critrios abaixo, na ordem indicada: I - Ter cursado a rea de Concentrao vinculada ao CPL pretendido; II - Ter obtido maior Coeficiente de Rendimento, a ser computado com duas casas decimais, sem aproximao, incluindo-se em sua frmula as notas obtidas nos componentes curriculares obrigatrios e optativos da rea de Conhecimento do BI (conforme Artigo 4), multiplicadas pelo fator 2, e as notas obtidas nos componentes curriculares obrigatrios e optativos do CPL pretendido, multiplicadas pelo fator 2,5. Art. 6 - Em caso de empate, sero considerados os critrios de desempate na ordem abaixo: I A maior mdia das notas obtidas pelo candidato nos componentes curriculares obrigatrios do seu BI. II A maior carga horria cumprida em componentes curriculares obrigatrios da matriz curricular do CPL pretendido. III A maior carga horria cumprida em componentes curriculares optativos da matriz curricular do CPL pretendido. Art. 7 - Nos cursos em que exigida prova de habilidade especfica no vestibular os candidatos aos CPL, egressos do BI, devero ser submetidos quela prova, que ter carter eliminatrio. Pargrafo nico - Sero dispensados dessa avaliao os candidatos que tiverem sido aprovados nas provas de habilidade especfica para ingresso nas reas de Concentrao, exceto para o Curso de Msica, cuja prova de habilidade especfica ser nos mesmos moldes do Vestibular. Disposies transitrias Art. 8 - Para as turmas de 2009, 2010 e 2011 ser considerado como critrio de seleo: I - Ter cursado a rea de Concentrao do CPL pretendido; II - Ter obtido maior Coeficiente de Rendimento, a ser computado com duas casas decimais, sem aproximao, incluindo-se em sua frmula as notas padronizadas nos componentes curriculares obrigatrios e optativos da rea de Conhecimento do BI (conforme Artigo 4), multiplicadas pelo fator 2. 1 - Para efeitos do disposto nesta Resoluo entende-se como nota padronizada, obtida por um estudante em um componente curricular, um nmero expresso com duas casas decimais, entre zero e dez, calculado com a mesma metodologia utilizada para o cmputo dos escores padronizados nos processos seletivos de ingresso nos cursos de progresso linear da UFBA, a saber:

a) Depende da mdia aritmtica das notas obtidas pelos alunos que cursaram o componente curricular na mesma turma do candidato e do desvio padro dessas notas com respeito quela mdia; b) obtido adicionando-se ao nmero cinco a razo entre o desvio, relativo mdia referida na alnea (a), da nota obtida pelo candidato e o desvio padro mencionado. 2 - Em caso de empate, ser considerado o descrito no Art. 6 para efeito de desempate. Art. 9 - Considerando o carter pioneiro desta experincia de projeto pedaggico interdisciplinar dos BI e a relao com as demais Unidades Universitrias, esta regulamentao dever ser submetida a avaliao em maio de 2014. Art. 10 Os casos omissos sero resolvidos pelo CAE. Art. 11 - Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Palcio da Reitoria, 30 de novembro de 2011.

Maria das Graas Reis Martins Presidente

You might also like