You are on page 1of 1

ESCOLA BSICA DOS 2 E 3 CICLOS DE PAREDES

Curso de Educao e Formao de Adultos (EFA) Nvel Secundrio Sociedade, Tecnologia e Cincia 2011/2012

Formando - _______________________________________

Data: ____/____/____

Unidade de Competncia 4: Identificar, compreender e intervir em situaes de gesto e economia, desde o oramento privado e familiar at a um nvel mais geral atravs da influncia das instituies monetrias e financeiras na economia em que se est inserido e tendo em conta princpios das cincias econmicas. Ncleo Gerador: Economia e Gesto (EG) Domnio Tema Competncia Critrios de evidncia
Sociedade: Atuar nos usos e na gesto do tempo, compreendendo que os diferentes elementos do sistema econmico variam consoante os setores de atividade e esto em permanente evoluo ao longo do tempo. Tecnologia: Atuar tendo em conta as tecnologias existentes na gesto do tempo (por exemplo, o transporte areo versus a vdeo conferncia). Cincia: Atuar ao nvel da gesto do custo do tempo compreendendo a evoluo ao longo da histria e tendo em conta fatores diversos tais como o custo da hora de salrio, encargos socais e amortizao de equipamentos, considerando uma vez mais as potencialidades da matemtica na simulao de situaes alternativas tendo em vista a procura de solues optimais.

DR4

Usos e Gesto do Tempo

Diagnosticar os impactos das evolues sociais, tecnolgicas e cientficas nos usos e gesto do tempo

O Homem e a Pedra
Certa vez um homem encontrou uma enorme pedra no caminho e ficou a pensar como poderia passar por ela. Aps avaliar a situao resolveu comear a parti-la. Depois de um longo perodo do dia no atingiu o objetivo, que era ver o tamanho da pedra reduzido para continuar. Resolveu ento desistir e voltar exausto para casa. Noutro dia, outro homem encontrou a mesma pedra, no mesmo caminho, e tambm tendo que continuar o percurso, avaliou e resolveu talhar a pedra. Passadas 8 (oito) horas de trabalho, com uma pausa para descanso pelo meio, pensou... Vou para casa e amanh continuo, hoje no tenho mais foras, criatividade e motivao. E assim foi dia aps dia at conseguir abrir uma fenda na pedra e passar. Aps esse dia pensou: mais vale um pouco por dia com bons resultados, que um dia todo sem resultado algum.

1 de Maio - Dia do Trabalhador Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador, data com o maior significado poltico na cultura e identidade de toda uma classe. Da que no devemos ver este dia como mais um oportuno feriado. Numa altura em que atravessamos uma crise econmica, mais do que nunca, [...] Sabia que s a partir de Maio de 1996 que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar 8 horas por dia?

Atividade de pares: Faam uma pesquisa sobre as origens do Dia do Trabalhador e elaborem um texto para lerem turma onde incluam as vossas descobertas.

You might also like