You are on page 1of 7

EUROPEAN COMMISSION

RESEARCH DIRECTORATE-GENERAL

6 Programa-Quadro de Investigao da UE
Perguntas frequentes O que o Programa-Quadro (PQ) de Investigao da UE?
O PQ constitui o principal instrumento de financiamento da investigao na Europa. O PQ proposto pela Comisso Europeia e adoptado pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu no mbito do procedimento de co-deciso. O PQ abrange um perodo de cinco anos, verificando-se uma sobreposio entre o ltimo ano de um PQ e o primeiro ano do PQ seguinte. Os PQ tiveram incio em 1984. O 6 PQ estar plenamente operacional em 1 de Janeiro de 2003.

Quais so os principais objectivos do 6 PQ?


O 6 PQ tem como objectivo contribuir para a criao de um verdadeiro Espao Europeu da Investigao (EEI). O EEI uma viso para o futuro da investigao na Europa: um mercado interno da cincia e da tecnologia. Incentiva a excelncia cientfica, a competitividade e a inovao atravs da promoo de uma melhor cooperao e coordenao entre os intervenientes relevantes a todos os nveis. O crescimento econmico depende cada vez mais da investigao e muitos dos desafios presentes e futuros para a indstria e a sociedade j no podem ser resolvidos apenas a nvel nacional. Na Cimeira de Lisboa, realizada em Maro de 2000, os Chefes de Estado e de Governo apelaram para uma maior intensificao dos esforos europeus em matria de investigao atravs da criao do EEI. O PQ o instrumento financeiro que contribuir para tornar o Espao Europeu da Investigao uma realidade.

Quem decide sobre o modo de atribuio do financiamento da investigao e com base em qu?
Depois da adopo do PQ pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu, a Comisso Europeia responsvel pela sua execuo. No existem quotas nacionais para os financiamentos do PQ. Outros princpios-chave so: - A UE financia apenas projectos que envolvam vrios parceiros de diferentes pases; - Os financiamentos do PQ so atribudos na sequncia de convites apresentao de propostas concorrenciais publicados regularmente pela Comisso; - Os projectos s sero elegveis para financiamento do PQ se o seu mbito e objectivos reflectirem as prioridades indicadas nos convites apresentao de propostas; - A qualidade e a relevncia tecnolgica dos projectos apresentados para financiamento so avaliados por peritos externos independentes, sendo cada proposta avaliada, em mdia, por cinco peritos; - Os financiamento do PQ no constituem subsdios a organizaes ou empresas de investigao e apenas podem ser utilizados para a realizao de trabalhos de investigao ou de desenvolvimento que sejam objecto de uma descrio pormenorizada.

Qual a principal diferena entre o 6 PQ e os anteriores programas-quadro de investigao?


Os anteriores PQ contriburam para desenvolver uma cultura de cooperao cientfica e tecnolgica entre diferentes pases da UE e foram os instrumentos que tornaram possvel a obteno de bom resultados no domnio da investigao. No entanto, no criaram um impacto duradouro no que diz respeito a uma maior coerncia a nvel europeu. O 6 PQ foi consequentemente redefinido e optimizado tendo em vista os seguintes objectivos: - Concentrao dos esforos europeus num menor nmero de prioridades em especial em domnios em que a cooperao a nvel europeu apresenta um valor acrescentado claro; - Evoluo no sentido de uma integrao progressiva das actividades de todos os participantes relevantes que trabalham a diferentes nveis; - Promoo das actividades de investigao destinadas a ter um impacto estruturante duradouro; - Apoio a actividades que reforcem a base cientfica e tecnolgica geral da Europa; - Utilizao do potencial cientfico dos pases candidatos a fim de os preparar e de os ajudar no seu processo de adeso UE, em benefcio da cincia europeia em geral.

Qual o oramento global e de que modo ser distribudo?


O oramento do 6 PQ ser de 17,5 mil milhes de euros. Este montante representa perto de 4% do oramento global da UE (2001) e 5,4% de todas as despesas pblicas (no militares) em investigao na Europa. Sete por cento deste montante (1 230 milhes de euros) sero gastos em investigao nuclear no mbito do programa-quadro Euratom.

Quais so as principais prioridades do PQ?


O PQ tem como objectivo uma investigao mais orientada e integrada a nvel da UE, a estruturao do EEI e o reforo das suas bases. A maior parte do oramento do PQ ser gasto na orientao e integrao das futuras actividades de investigao em sete domnios temticos prioritrios. Estas prioridades e as respectivas dotaes oramentais so as seguintes:

Prioridade temtica Cincias da vida, genmica e biotecnologia para a sade Tecnologias da sociedade da informao Nanotecnologias, materiais multifuncionais e novos processos de produo Aeronutica e espao Qualidade e segurana alimentar Desenvolvimento sustentvel, alteraes globais e ecossistemas (incluindo investigao em energia e transportes) Cidados e governao na sociedade do conhecimento TOTAL

Oramento em milhes 2255 3625 1300 1075 685 2120 225 11285

Est reservada uma dotao de 555 milhes de euros para a investigao de apoio s polticas da UE e como meio de previso das necessidades cientficas e tecnolgicas. Para as actividades multisectoriais que envolvam pequenas e mdias empresas (PME) esto reservados 430 milhes de euros e esto previstos 315 milhes de euros para a cooperao cientfica internacional.

A fim de melhorar a Estruturao do Espao Europeu da Investigao foram atribudas as seguintes dotaes oramentais:

Actividades Investigao e inovao Recursos humanos e mobilidade Infra-estruturas de investigao Cincia e sociedade TOTAL

Oramento em milhes 290 1580 655 80 2605

Est prevista uma outra dotao de 320 milhes de euros para as medidas de Reforo das bases do Espao Europeu da Investigao. Desta dotao, 270 milhes de euros esto reservados para o Apoio coordenao das actividades, no mbito da qual a UE financiar os custos da coordenao entre programas ou actividades de investigao nacionais e regionais. Est prevista uma verba de 50 milhes de euros para o apoio ao desenvolvimento coerente das polticas de investigao e de inovao.

Quais so os novos instrumentos?


At data, os PQ tm sido sobretudo executados atravs de projectos de investigao em cooperao que embora adequados no momento da sua criao apresentam dois pontos fracos: - Na maioria dos casos, o termo de um determinado projecto implica tambm o termo do consrcio dos parceiros da investigao; - Em muitos casos, os projectos no atingiram a massa crtica necessria para obterem um verdadeiro impacto quer a nvel cientfico, industrial ou econmico. Para ajudar a resolver estes problemas e para avanar no sentido da criao do EEI, foram criados e sero aplicados no 6 PQ dois novos instrumentos: as redes de excelncia e os projectos integrados. A filosofia de ambos os instrumentos evoluir do financiamento de mltiplos projectos para o financiamento de programas coerentes de actividades de investigao, permitindo aos consrcios de investigao europeus usufruir do maior grau possvel de autonomia e de flexibilidade. As redes de excelncia tm como objectivo uma integrao progressiva das actividades dos parceiros da rede, criando assim centros de excelncia virtuais. Os projectos integrados sero projectos de dimenso substancial, destinados a contribuir para a criao da massa crtica em investigao orientada por objectivos com ambies e metas cientficas e tecnolgicas claramente definidas. Prev-se alm disso o incio da utilizao de um instrumento que tem estado disponvel, em princpio, desde h bastante tempo mas que nunca fora usado at data: a participao da UE em programas de investigao empreendidos por vrios Estados-Membros. Este instrumento est explicitamente previsto no artigo 169. do Tratado de Amesterdo.

O que so as regras de participao?


As regras de participao so as regras que regem a execuo prtica de todas as actividades de investigao da UE no mbito do PQ. Estas regras estabelecem disposies pormenorizadas relacionadas com questes como: - o tipo e pas de origem das organizaes que podem candidatar-se a financiamento da UE; - o nmero mnimo de parceiros participantes numa proposta de projecto para que esta possa ser elegvel para apoio da UE; - o tipo de instrumentos que sero utilizados no PQ;

o tipo de financiamento previsvel para cada projecto seleccionado; os princpios para a avaliao das propostas apresentadas; as regras que regem os contratos que a Comisso propor aos candidatos seleccionados; as regras de difuso e utilizao dos resultados da investigao obtidos em projectos de investigao financiados pela UE, etc. Tal como o PQ, as regras de participao so decididas pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu no mbito do procedimento de co-deciso. -

O que so os convites apresentao de manifestaes de interesse?


A Comisso publicou em 20 de Maro um convite apresentao de manifestaes de interesse a fim de receber tantas contribuies quanto possvel, da comunidade cientfica e industrial, sobre ideias para investigao de ponta consentnea com as prioridades e os novos instrumentos do 6 PQ. Mais especificamente, o convite apresentao de manifestaes de interesse apelou para que as equipas de investigao e consrcios apresentassem Comisso esboos de projectos que estes podero ter a inteno de apresentar para financiamento quando os convites apresentao de propostas formais forem publicados mais tarde, neste ano. Esta iniciativa destina-se a garantir que os objectivos da poltica neste domnio da Comisso Europeia e os interesses da comunidade cientfica e industrial estejam finalmente em consonncia. Esta a primeira vez que utilizada esta abordagem. A reaco a este convite nico confirmou que a Comisso optou pela abordagem correcta: foram apresentadas mais de 15 000 propostas. Estas sero analisadas durante o Vero e os resultados sero integrados na definio dos convites apresentao de propostas.

O que so os convites apresentao de propostas?


Dado que o oramento do PQ o dinheiro dos contribuintes, a execuo do PQ deve ser efectuada de uma forma aberta e transparente, garantindo um acesso idntico e um tratamento justo de todos os candidatos. Tal assegurado atravs de convites apresentao de propostas publicados no Jornal Oficial da UE e nas pginas Internet relevantes da Comisso. As equipas e consrcios de investigao que desejem apresentar uma proposta em resposta a esse convite tero normalmente um mnimo de trs meses para elaborar e apresentar a sua proposta. Na sequncia da recepo das propostas, estas sero, numa primeira fase, verificadas face aos critrios de elegibilidade relevantes, como: A proposta foi apresentada dentro do prazo? Os parceiros proponentes so elegveis para financiamento da UE? Os parceiros proponentes esto estabelecidos num dos pases elegveis? O tema da investigao proposta elegvel? Os aspectos ticos da investigao proposta foram tidos em devida considerao?

Em seguida, os peritos externos procedero avaliao da qualidade cientfica e tecnolgica do projecto proposto. Os peritos externos apresentaro ento Comisso uma lista de pr-seleco (short list) de projectos que recomendam para financiamento.

Que nvel de financiamento poderei esperar receber se a minha proposta for seleccionada para financiamento?
O montante poder variar substancialmente, dependendo do tipo de projecto, do nmero de parceiros no projecto e do mbito e carcter ambicioso da investigao a desenvolver.

Em termos gerais, pode-se todavia dizer que o objectivo da Comisso de concentrao dos esforos e de desenvolvimento da a massa crtica necessria atravs de aces de cooperao ter como resultados projectos e consrcios de maior dimenso e, por conseguinte tambm, financiamentos mais substanciais para cada um dos parceiros do projecto. A Comisso continuar todavia ainda a conceder um apoio adequado s pequenas e mdias empresas (PME) e a projectos de menor dimenso, mas tambm de uma forma mais consistente e coordenada.

Quem poder candidatar-se a apoio da UE no domnio da investigao? Quem tem uma verdadeira hiptese de o conseguir?
Qualquer entidade jurdica, ou seja qualquer pessoa singular ou colectiva, estabelecida ao abrigo da legislao nacional, internacional ou da UE pode candidatar-se e receber apoio. Em termos prticos isso significa que as universidades, institutos de investigao, PME e grandes empresas so igualmente elegveis tal como os potenciais utilizadores das tecnologias e das aplicaes tecnolgicas. claro que todos tero de preencher os requisitos essenciais estabelecidos nas regras de participao. O PQ no est, de forma alguma, reservado aos acadmicos nem s grandes empresas nacionais ou internacionais.

Existe qualquer tipo de assistncia ou apoio fornecido pela Comisso ou pelas autoridades nacionais a fim de ajudar os candidatos sem experincia com Bruxelas ou que se sintam perdidos com todas as novas regras e regulamentos?
A Comisso Europeia tem a obrigao de fornecer informao aberta, transparente e acessvel e responde a perguntas de carcter geral e especfico. A maior parte da informao geral encontra-se agora disponvel na Internet. Em relao a perguntas individuais e mais pormenorizadas, o melhor envi-las por fax ou correio electrnico. Quem preferir utilizar a sua prpria lngua ao solicitar informaes sobre o PQ e a investigao europeia na generalidade poder contactar os Pontos de Contacto Nacionais (PCN) nos seus respectivos pases. As autoridades nacionais designam os PCN. A rede de PCN para o 6 PQ est actualmente em elaborao.

Que relao existe entre a actividade Cincia e Sociedade no PQ e as outras actividades de alto nvel no domnio da investigao e do desenvolvimento tecnolgico?
As sociedades industrializadas esto cada vez mais dependentes das actividades de investigao e de tecnologias altamente sofisticadas. A omnipresena da cincia e das tecnologias cria oportunidades, mas tambm riscos. Estes riscos so visveis nomeadamente no debate pblico sobre a doena das vacas loucas, no debate sobre os organismos geneticamente modificados ou sobre a utilizao de clulas germinais na investigao mdica. O objectivo do PQ apoiar a investigao e o desenvolvimento tecnolgico de alto nvel com um debate pblico informado sobre o papel da cincia nas sociedades modernas. Espera-se que este debate conduzir a uma melhor compreenso das questes cientficas e do processo cientfico pelo pblico em geral, e tambm a uma melhor compreenso pelos cientistas das preocupaes do pblico em geral em relao cincia e investigao. Espera-se tambm que o desenvolvimento de uma melhor compreenso do papel da cincia na sociedade e a aproximao da cincia e dos temas cientficos em relao ao cidado contribuiro para aumentar o interesse dos jovens pela cincia e pelas carreiras cientficas.

Os cientistas visitantes fazem parte integrante da histria cientfica da Europa. Por que razo a UE comea de repente a investir to fortemente na mobilidade dos cientistas?
A promoo da mobilidade dos cientistas (e por conseguinte a promoo da sua formao) no teve incio no 6 PQ. Os programas de mobilidade contam-se entre as actividades mais bem sucedidas dos anteriores PQ. O principal ponto fraco destas actividades passadas foi tal como aconteceu

com outras aces de anteriores PQ no fazerem parte de um conceito global integral e ambicioso. isso que se pretende mudar. O futuro sistema no se limitar aos doutorandos ou doutorados, estar aberto a candidatos de pases terceiros e promover activamente o regresso Europa dos cientistas europeus que trabalham num pas terceiro, a fim de contrariar a fuga de crebros. As instituies podero candidatar-se a financiamento para o acolhimento de investigadores estrangeiros e os cientistas que desejem trabalhar num laboratrio fora do seu pas podero apresentar a sua candidatura individualmente. Por ltimo, mas no menos importante: no mbito do novo sistema, sero tratados todos os problemas estruturais que tm constitudo um obstculo mobilidade dos investigadores. Tal ser feito no que diz respeito segurana social e fiscalidade, bem como aos padres e perspectivas de carreira, nos casos em que os respectivos sistemas nacionais esto praticamente fechados a candidatos de outros pases incluindo de outros Estados-Membros. Este empenhamento na promoo dos recursos humanos e da mobilidade baseia-se na ideia de que, devido crescente complexidade e interdependncia da cincia moderna, os cientistas tero cada vez mais necessidade de uma forte componente internacional como parte do seu currculo cientfico. No h nenhuma boa razo para crer que uma tal especializao cientfica de alto nvel s possa ser obtida nos Estados Unidos da Amrica. O investimento no desenvolvimento dos recursos humanos na cincia e para a cincia atravs da promoo da sua mobilidade representa, nesta medida, um contributo essencial para os objectivos do EEI.

A UE pode realmente permitir-se investir fortemente na construo e manuteno de infra-estruturas de investigao?


A construo e manuteno de infra-estruturas de investigao essenciais na Europa continuar a ser da responsabilidade das autoridades nacionais e de outros investidores. As actividades do PQ relacionadas com as infra-estruturas de investigao ter um objectivo diferente. As infra-estruturas de investigao so essenciais, mas tambm extremamente onerosas. Elas no so por conseguinte omnipresentes. As dotaes do PQ destinam-se a ajudar as infra-estruturas de investigao a transformarem-se na espinha dorsal essencial do EEI. Neste sentido, importante planear, construir, manter e utilizar as infra-estruturas de investigao de uma forma coordenada para benefcio de um nmero mximo de investigadores e de equipas de todas as partes da Europa. disso que trata a futura aco do PQ neste domnio. Este conceito baseia-se numa definio lata do significado do termo infra-estruturas de investigao. Enquanto no passado estas estruturas estavam frequentemente associadas a grandes instalaes e mquinas (em especial no domnio da fsica), uma definio moderna e mais adequada de infra-estruturas de investigao incluir grandes bases de dados, coleces cientficas importantes e obviamente grandes redes de comunicao que so instrumentos essenciais para a realizao de investigao de alto nvel envolvendo indivduos e equipas que trabalham em diferentes locais.

O PQ promete promover a excelncia cientfica. Quem ir estabelecer o critrio de excelncia?


Em primeiro lugar e o mais importante de tudo: o PQ no promover a excelncia cientfica no sentido da promoo de campees nacionais. A avaliao da excelncia cientfica (em especial no contexto das redes de excelncia previstas) ser confiada a cientistas e peritos reconhecidos internacionalmente no respectivo domnio. Por outras palavras: a qualidade das propostas no ser avaliada no mbito de um processo burocrtico ou poltico, sendo pelo contrrio o resultado de uma avaliao e deciso efectuadas por peritos. Os peritos avaliaro o perfil cientfico e de excelncia de cada membro de uma determinada rede. Analisaro tambm a excelncia do programa de actividades do conjunto da rede, incluindo se a rede tem probabilidades de atingir a massa crtica necessria. Avaliaro ainda a excelncia e relevncia das actividades de investigao propostas pela rede e analisaro pormenorizadamente a qualidade da gesto da rede proposta. Deste modo garantir-se- que o termo excelncia assumir um real significado no contexto do 6 PQ.

Para mais informaes poder visitar o stio Internet: http://europa.eu.int/comm/research/fp6/index_en.html Setembro 2002

You might also like