You are on page 1of 3

Investigao Criminal - resumo J. K. O.

Pereira
A palavra investigao derivada do latim investigare, e significa ato ou efeito de investigar, pesquisar; e criminal do latim criminalis, significando algo relacionado a crime. A investigao criminal pode ser conceituada como um conjunto de aes praticadas para obter informaes e elementos de convico com o fim de preparar a ao penal, seja apresentando denncia ou queixa, ou ainda, oferecendo ao Ministrio Pblico a provisria base fundamentada da sentena a ser dada. Esse conceito facilmente confundido com o de inqurito policial, j que normalmente so usados como sinnimos, porm diferem um do outro, tendo o conceito de investigao como gnero e o de inqurito a espcie, e ainda sendo este nada mais do que uma manifestao da persecuo criminal. Segundo Tourinho Filho, Inqurito policial o conjunto de diligncias realizadas pela Polcia judiciria para a apurao de uma infrao penal e sua autoria, a fim de que o titular da ao penal possa ingressar em juzo. A diferena entre os dois est, ainda, em funo de quem os exerce. Na investigao compete aos agentes pblicos determinados por lei a inquirio de crimes, enquanto no inqurito, somente a Polcia Judiciria pode instaur-lo. A investigao criminal tem sua origem por volta do sculo 17, quando se criou a figura dos alcaides, espcie de delegados, que tinham o poder de fazer diligncias e prender os bandidos nas vilas. Junto com o alcaide surgiu a figura do Escrivo. Surgem ainda nesse sculo, o Ministro Criminal que trabalhava nas colnias como juiz e polcia, mantendo a ordem e a paz. Com a chegada da famlia real ao Brasil, em 1808, D. Joo traz consigo o modelo europeu da poca e nomeia o Intendente Geral de Polcia da Corte, no Rio de Janeiro. Tinha a funo de proteger a colnia. A partir de ento, surgem os Ouvidores, Corregedores, Capites, Escrives e Meirinhos. A figura do Intendente cria seus representantes nas provncias, os chamados Delegados da Intendncia, esta ao considerada como o incio da Polcia Civil no Brasil.

A partir de 1871, a apurao dos crimes e seus autores passou a ser realizada por meio de um inqurito policial, tomando um modelo que vem a ser utilizado at os dias de hoje. Somente no ano da Declarao da Repblica (1889), que a Polcia Civil comeou a aparecer em todo o Brasil e passa a ser chamada de Polcia Judiciria. A investigao ia do suspeito em direo ao crime, o suspeito era interrogado e, diversas vezes, torturado, para que confessasse o crime, ou seja, no existiam mtodos investigativos, tudo era voltado para obteno da confisso, mesmo que fosse falsa e sob tortura. Com o surgimento do Cdigo Penal Brasileiro e o Cdigo de Processo Penal em 1940 e 1941, comeou a haver um maior direcionamento nas investigaes, para uma polcia normatizada e com um formato mais legalista. O pas vivia num perodo de ditadura militar, os direitos dos cidados investigados dificilmente eram respeitados. Com a queda do regime militar e uma nova interpretao da Constituio de 1988, a polcia passou a garantir os direitos individuais do cidado. Atravs disso, a investigao passou a ser do crime para o criminoso, e realizado todo um trabalho de investigao e percia para se chegar ao culpado. No incio do sculo passado no Brasil, ainda no se pensava em adotar mtodos cientficos na investigao criminal utilizando instituies especializadas em parceria com a polcia. Ento s em 1913, o Secretrio de Justia e Segurana do Estado de So Paulo, Dr. Rafael de Sampaio Vidal, convidou o professor Rudolph Archibald Reiss, diretor do Laboratrio de Polcia Tcnica e titular da ctedra de Polcia Cientfica da Universidade de Lausanne, para fazer uma srie de conferncias para a polcia de So Paulo. Desde ento, iniciou-se um movimento para formar uma instituio que usasse os mtodos cientficos disponveis na poca para investigao criminal. Adotando a tendncia mundial de autonomia das atribuies da polcia tcnica, passa a ser criada em So Paulo, no governo Mrio Covas, em 1998, a Superintendncia da Polcia Tcnico-Cientfica (SPTC) para gerenciar as percias criminalsticas e mdico-legais realizadas em todo o Estado. Sua funo assessorar a Polcia Civil e o Sistema Judicirio. Atualmente este estado conta com o maior e mais moderno centro de percia do pas. Mas, essa realidade no compartilhada por todos os estados da federao. Existem alguns que se mantm atualizados, porm, outros no possuem recursos

disponveis e permanecem margem da tecnologia na investigao criminal. Esse tipo de tecnologia permite a soluo de casos complexos. Na ausncia de confisso, a polcia tcnica fundamental na soluo do caso, se tornando nica testemunha do crime. E o futuro das investigaes criminais, est exatamente no crescente processo de inovao e adaptao de tcnicas mais avanadas para melhorar o desempenho da persecuo criminal. Mesmo que tenhamos avanado bastante em termos de tecnologia investigativa (avano esse ainda tmido), devemos nos preocupar em melhorar o setor humano, ou seja, temos que capacitar nossos investigadores, para que possam desenvolver suas habilidades e, assim, desempenhar de forma correta suas atribuies.

You might also like