You are on page 1of 4

CONHEA O

ESPIRITISMO,
uma nova era para a humanidade
inteligncia suprema, causa primeira de todas as coisas o guia e modelo a base fundamental

DEus, JEsus,

KarDEc,

fora da caridade no h salvao

Caridade: benevolncia para com todos, indulgncia para as imperfeies dos outros, perdo das ofensas. (LE, 886)

conselho esprita internacional

Doutrina Esprita ou Espiritismo


O que
o conjunto de princpios e leis, revelados pelos Espritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificao Esprita: O Livro dos Espritos, O Livro dos Mdiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Cu e o Inferno e A Gnese. O Espiritismo uma cincia que trata da natureza, origem e destino dos Espritos, bem como de suas relaes com o mundo corporal. Allan Kardec (O que o Espiritismo O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que est na Terra; atrai para os verdadeiros princpios da lei de Deus e consola pela f e pela esperana.
Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo cap. VI 4) Prembulo) > > > > > > > > > >

O que revela
Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existncia e qual a razo da dor e do sofrimento.

sua abrangncia
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as reas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regenerao da Humanidade. Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: cientfico, filosfico, religioso, tico, moral, educacional, social.

seus ensinOs fundamentais


Deus a inteligncia suprema, causa primeira de todas as coisas. eterno, imutvel, imaterial, nico, onipotente, soberanamente justo e bom. O Universo criao de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Alm do mundo corporal, habitao dos Espritos encarnados, que so os homens, existe o mundo espiritual, habitao dos Espritos desencarnados.

No Universo h outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evoluo: iguais, mais evoludos e menos evoludos que os homens. Todas as leis da Natureza so leis divinas, pois que Deus o seu autor. Abrangem tanto as leis fsicas como as leis morais. O homem um Esprito encarnado em um corpo material. O perisprito o corpo semimaterial que une o Esprito ao corpo material. Os Espritos so os seres inteligentes da criao. Constituem o mundo dos Espritos, que preexiste e sobrevive a tudo. Os Espritos so criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, at a perfeio, onde gozam de inaltervel felicidade. Os Espritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnao. Os Espritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessrias ao seu prprio aprimoramento. Os Espritos evoluem sempre. Em suas mltiplas existncias corpreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforos que faam para chegar perfeio. Os Espritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeio que tenham alcanado: Espritos Puros, que atingiram a perfeio mxima; Bons Espritos, nos quais o desejo do bem o que predomina; Espritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorncia, pelo desejo do mal e pelas paixes inferiores. As relaes dos Espritos com os homens so constantes e sempre existiram. Os bons Espritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suport-las com coragem e resignao. Os imperfeitos nos induzem ao erro. Jesus o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou a expresso mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho, o roteiro para a evoluo segura de todos os homens, e a sua prtica a soluo para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade. O homem tem o livre-arbtrio para agir, mas responde pelas conseqncias de suas aes. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatveis com o procedimento de respeito ou no Lei de Deus. A prece um ato de adorao a Deus. Est na lei natural e o resultado de um sentimento inato no homem, assim como inata a idia da existncia do Criador. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiana se faz mais forte contra as tentaes do mal e Deus lhe envia bons Espritos para assisti-lo. este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.

>

>

> >

>

>

>

>

>

> >

>

>

>

>

>

prtica Esprita
Toda a prtica esprita gratuita, como orienta o princpio moral do Evangelho: Dai de graa o que de graa recebestes. A prtica esprita realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princpio cristo de que Deus deve ser adorado em esprito e verdade. O Espiritismo no tem sacerdotes e no adota e nem usa em suas reunies e em suas prticas: altares, imagens, andores, velas, procisses, sacramentos, concesses de indulgncia, paramentos, bebidas alcolicas ou alucingenas, incenso, fumo, talisms, amuletos, horscopos, cartomancia, pirmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior. O Espiritismo no impe os seus princpios. Convida os interessados em conhec-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razo, antes de aceit-los. A mediunidade, que permite a comunicao dos Espritos com os homens, uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religio ou da diretriz doutrinria de vida que adotem. Prtica medinica esprita s aquela que exercida com base nos princpios da Doutrina Esprita e dentro da moral crist. O Espiritismo respeita todas as religies e doutrinas, valoriza todos os esforos para a prtica do bem e trabalha pela confraternizao e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raa, cor, nacionalidade, crena, nvel cultural ou social. Reconhece, ainda, que o verdadeiro homem de bem o que cumpre a lei de justia, de amor e de caridade, na sua maior pureza.
nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal a lei. f inabalvel s o a que pode encarar frente a frente a razo, em todas as pocas da Humanidade. O estudo das obras de Allan Kardec fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Esprita.
> > > > > > >

campanha DE Divulgao Do Espiritismo


conselho esprita internacional http://www.intercei.com spiritist@spiritist.org

You might also like