You are on page 1of 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS MAGDA CRISTINA LOPES

A IMPORTNCIA DO CICLO REVERSO DO LIXO

viosa 2011

MAGDA CRISTINA LOPES

A IMPORTNCIA DO CICLO REVERSO DO LIXO

Trabalho de concluso apresentado Universidade Norte do Paran - UNOPAR, como requisito parcial para a obteno de mdia bimestral nas disciplinas de: Cadeia de Suprimentos;Introduo a Logstica;Administrao da Produo;Simulao Empresarial e Seminrio IV. Orientadores: Prof:Mnica Maria; ProfRegis Garcia;Thiago Bazzolli;Ulysses Januzzi; Jamile e Rinaldo.

viosa 2011

SUMRIO 1. INTRODUO....................................................................................4 2. DESENVOLVIMENTO........................................................................4 3. CONCLUSO.....................................................................................5 4. BIBLIOGRAFIA..................................................................................6

1.INTRODUO A vida de um produto, do ponto de vista logstico, no termina com sua entrega ao cliente. Produtos se tornam obsoletos, danificados, ou no funcionam e devem retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados. Outra questo refere-se a produtos adquiridos pela internet, em que o consumidor tem o direito de arrepender-se da compra em at sete dias a contar da data de recebimento do produto. 2. DESENVOLVIMENTO O crescimento da sensibilidade ecolgica tem sido acompanhada, reativa e proativamente, por empresas e governantes com viso estratgica variada, visando o equacionamento de aes que amenizaro os efeitos mais visveis dos diversos tipos de poluio ambiental, protegendo a sociedade e seus interesses. Desta forma, alm das possveis oportunidades econmicas oriundas dos programas de recuperao ambiental, a questo da preservao ambiental direcionar esforos das empresas no sentido de sustentar sua imagem corporativa e de seus negcios. Quanto s sociedades, estas se resguardaro atravs de legislaes e regulamentaes especficas, juntamente com a conscientizao ecolgica, atravs da educao ambiental em todos os nveis de ensino. As empresas que no considerarem a interao com o ambiente, como premissa de sobrevivncia, estaro se expondo ao perigo de perder futuros negcios. crescente o nmero de empresrios, em pases do primeiro mundo, que esto mudando seus processos industriais, a fim de tornarem suas empresas mais responsveis ecologicamente. Existem hoje evidncias suficientes de mudanas que sugerem que, se as empresas ou instituies no derem ateno estas mudanas, perdero uma importante vantagem competitiva. neste contexto que a logstica faz-se necessria porque, no seu potencial mximo pode melhorar a produtividade, possibilitando ao mesmo tempo uma reduo de custos, fazendo a movimentao de produtos de forma gil, eficaz e eficiente, do fornecedor ao consumidor final.

O destino final dos rejeitos industriais hoje um problema a ser enfrentado em curto prazo por parte das empresas. Estas empresas, numa primeira etapa investiram em insumos de produo, dando prioridade para o processo produtivo no priorizando as perdas de processo. Os rejeitos so encaminhados a locais determinados e retirados das instalaes por empresa terceirizada, que por sua vez responsabiliza-se pela destinao final deste material. Portanto, ainda no parece importante para o empresrio o ciclo reverso deste lixo. Todo este processo somente ser eficiente, a partir de um sistema de gesto ambiental que identifique meios e procedimentos formais para que todo o ciclo de vida do produto esteja em conformidade com o ambiente sustentvel. Acredita-se que os volumes transacionados e as condies ambientais no justificam uma organizao formal e uma estruturao deste ciclo reverso, sendo uma atividade econmica pouco visvel. Este desconhecimento indica as possveis causas do problema enfrentado na implantao da logstica reversa, entre elas: - a falta de uma cultura ambiental; - o desconhecimento do impacto ambiental que seus rejeitos podero causar; - a falta de postura governamental na exigncia de um compromisso maior, fazendo valer a lei ambiental; - as empresas terceirizadas so deficientes em divulgar seu trabalho, talvez por precauo quanto fiscalizao por um trabalho mal realizado; - como no se estuda o processo reverso, tanto o gerador de rejeitos como o receptador acaba no visualizando valor agregado neste processo; - sistema de coleta e transporte inadequado; - vulnerabilidade frente a concorrentes, quando da exposio dos componentes dos produtos. O tamanho do problema j visvel. Acidentes ambientais vm ocorrendo devido s falhas gerenciais e de processos industriais, que no prevem possibilidades de acidentes com comprometimento do meio ambiente. A Implantao de um sistema de gesto ambiental facilitar o aprendizado empresarial quanto ao tema da logstica reversa. As empresas tero que se adaptar com objetivo de facilitar a interao da cadeia produtiva com o meio ambiente.

3.CONCLUSO Usualmente pensamos em logstica como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisio at o seu ponto de consumo. No entanto, existe tambm um fluxo logstico reverso, do ponto de consumo at o ponto de origem, que precisa ser gerenciado. Por outro lado, observa-se que o escopo e a escala das atividades de reciclagem e reaproveitamento de produtos e embalagens tm aumentado consideravelmente nos ltimos anos pela importncia crescente das questes ambientais, da concorrncia -diferenciao de servio e a busca pela reduo contnua de custo. As iniciativas relacionadas logstica reversa tm trazido considerveis retornos para as empresas. Alm disto, os esforos em desenvolvimento e melhorias nos processos de logstica podem produzir tambm retornos financeiros, de imagem corporativa e de nvel de servio considerveis que justificam os investimentos realizados. No tocante ao projeto de logstica Reversa, os pontos de maior concentrao de esforos e particulares neste caso so os estudos de Viabilidade (parcerias e alianas, financiamento, aspectos ambientais), processo de Coleta de materiais, Processamento do material e canais de Reutilizao.

BIBLIOGRAFIA LACERDA, Leonardo. Logstica Reversa Uma viso sobre os conceitos bsicos e as prticas operacionais. Disponvel em http://www.cel.coppead.ufrj.br/fr-rev.htm. TRIGUEIRO, www.guialog.com.br VIEIRA, Darli Rodrigues. Implantar e gerenciar a logstica reversa. Disponvel em: www.terra.com.br. MALINVERNI, Cludia. Tomra Latasa: A Logstica da Reciclagem. Revista Tecnologstica. Julho/2002. http://www.recielectric.pt/links.html Felipe G. R. Logstica Disponvel em

You might also like