You are on page 1of 71

HOMEOPATIA

Bases da

Ruy Madsen Barbosa Neto


Liga de Homeopatia Medicina Unicamp

Bases da Homeopatia

Assim como um animal bem adestrado obedecer ao dono, por maior que seja a perplexidade em que se encontre e por maior que seja a necessidade de adotar novos padres de comportamento, assim tambm o racionalista convicto se curvar imagem mental de seu mestre, manter-se- fiel aos padres de argumentao que lhe foram transmitidos e aceitar esses padres, por maior que seja a perplexidade em que se encontre, mostrando-se incapaz de compreender que a voz da razo a que d ouvidos apenas o efeito causal tardio do treinamento que recebeu.

Paul Feyerabend (Contra o Mtodo)

Ruy Madsen Barbosa Neto

Bases da Homeopatia

Ao meu mdico Dr. Rodolfo Fernandes de Oliveira, pelo exemplo e incentivo

Agradecimentos Ao Dr. Milton Lopes de Souza, Dra Saeko Suzuke, Dra Rosalia Matera de Angelis, ao Dr Nelson Filice de Barros, ao Dr Joaquim Murray Bustorff Silva, ao Dr Matheus Marim, aos colegas do departamento de Homeopatia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e aos amigos da Liga de Homeopatia da Medicina Unicamp.

Ruy Madsen Barbosa Neto

Bases da Homeopatia

APRESENTAO

Na arte de curar, salvadora de vidas, deixar de aprender um crime. Samuel Hahnemann Este manual conseqncia de cinco anos passados a frente da Liga de Homeopatia dos estudantes de Medicina da faculdade de cincias mdicas da Universidade Estadual de Campinas e da convivncia e aprendizado com grandes amigos mdicos homeopatas. Quando nos deparamos com a falta de uma disciplina que abordasse os fundamentos dessa especialidade mdica dentro do currculo da graduao em Medicina, iniciamos um trabalho do qual j se avistam os frutos. A presena dessa liga de iniciativa estudantil, dentro de uma das mais respeitadas universidades do pas, possibilita o acesso a discusses e pesquisas, levando o aluno de medicina a formar sua prpria opinio sobre a racionalidade homeoptica. Alguns obstculos aparecem para os que querem pensar diferente, para os que ousam marchar em sentido contrrio ao da maioria. Essas pedras vo se tornando, aos poucos, partes fundamentais do caminho. A Homeopatia, assim como todas as culturas no hegemnicas, est acostumada s pedras e sabe fazer delas degraus. O estudo da histria de seu fundador, Samuel Hahnemann, e de seus seguidores, demonstra que a racionalidade homeoptica foi obrigada a crescer sozinha, com pouca ajuda. Uma histria da qual os homeopatas devem se orgulhar. Apesar das pedras habituais e das intencionalmente atiradas, no houve queda permanente, pois sempre a Homeopatia esteve fortemente fundamentada e sempre manteve seu ideal - a cura. Hoje a Homeopatia uma medicina adulta, especialidade mdica, opo barata e eficiente. No se pode admitir uma formao mdica que no contemple o estudo da medicina dos semelhantes. A falta de uma obra acessvel, destinada aos alunos de medicina e que cobrisse em poucas linhas os pontos fundamentais da doutrina homeoptica, nos levou a confeco destas Bases da Homeopatia. As obras mais importantes dos mestres homeopatas, bem como alguns de seus casos clnicos ilustrativos esto presentes em captulos curtos. Trata-se de um curso com durao de um semestre da Liga de Homeopatia da medicina da Unicamp. Esperamos estar contribuindo para a formao de um raciocnio crtico e uma postura verdadeiramente cientfica dos estudantes. Estudar tudo aquilo que no prejudique e que possa ser usado em benefcio dos pacientes este o dever do mdico. O autor. Campinas, janeiro de 2006.

Ruy Madsen Barbosa Neto

Bases da Homeopatia

SUMRIO
Contexto.....................................................................5 Hahnemann.................................................................7 Organon..................................................................... 8 Homeopatia no Brasil.................................................9 Os Fundamentos.....................................................11 A Experimentao em homens sos...........................11 Lei dos Semelhantes...................................................11 Conceito de Sade e Doena........................14 A Energia Vital......................................................17 A Consulta Homeoptica................................20 A Matria Mdica....................................................22 Diagnstico..............................................................23 Hierarquizao.........................................................24 Repertrio Homeoptico..........................................25 Farmcia Homeoptica......................................30 Fontes.......................................................................31 Preparo.....................................................................32 Doses e Potncias..............................................35 Leis de Hering,Supresso E Exonerao .....................................................................37 Similar x Similimum..............................................41 Agravao homeoptica...................................42 Prognsticos.........................................................43 Unicismo e Pluralismo......................................45 Efeito primrio e secundrio........................47 Enfermidades agudas e crnicas...............48 Miasmas......................................................................49 Psora.......................................................................50 Sicose......................................................................54 Sfilis.......................................................................55 Importncia dos miasmas.......................................56 Racionalidades mdicas...................................59 Homeopatia e Pesquisas.................................61 A Natureza do medicamento homeoptico.................64 Atividade farmacodinmica das ultradiluies...........67 Hipteses para o mecanismo de cura homeoptico....68 Bibliografia.............................................................69

Ruy Madsen Barbosa Neto

Bases da Homeopatia

I. CONTEXTO
O estudo da histria da Medicina, matria da qual pouco (ou nada) se fala durante a formao mdica, um passo fundamental para se entender os conceitos e as prticas atuais. De onde vem o que ensinado nas faculdades? Existem outras formas de se pensar a sade, a doena e o tratamento? Se a experincia nos mostra que h varias prticas, ento, por que uma determinada prtica conquistou a posio de medicina oficial? Os povos do Oriente pensam sobre a medicina h milnios. As racionalidades mdicas orientais mais importantes e utilizadas so a Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Ayurvedica. Essas racionalidades milenares no so ensinadas aos alunos de medicina. Como nasceu a medicina oficial do Ocidente - aquela que ensinada durante a formao dos mdicos? A Grcia antiga abrigou duas grandes escolas mdicas nas cidades de CNIDO e COS. Em Cnido predominava o raciocnio analtico (decompor o todo em seus elementos constituintes). Em Cos predominava o raciocnio sinttico (reunio dos elementos em um todo). Tais diferenas de pensamento levam a diferentes atitudes mdicas. Para o mdico de Cnido o que deveria ser estudado era a doena e a forma de se intervir nela. J para o mdico de Cos o importante era entender o doente em sua totalidade e aguardar as reaes naturais. Hipcrates (460-350 a.C.), o pai da medicina, foi professor em Cs. Era um talentoso observador da natureza. Ficou famoso pelos seus aforismos, sentenas breves que transmitem seus conselhos mdicos. Provavelmente, o Corpus hipocraticus (conjunto de obras atribudas a Hipcrates) no foi escrito s por uma pessoa, mas por um grupo de alunos do grande mdico que lanou as bases da medicina ocidental. Hipcrates se ope medicina mstica, ensina a observar os sinais dos males que afligiam os doentes. Conclui que a doena um processo natural. Os sintomas so reaes do organismo. Como Hipcrates (e seus seguidores) no possua uma teraputica sistematizada, sua principal preocupao era no atrapalhar a fora imaterial que naturalmente conduz cura. Para o pai da Medicina, a funo do mdico deveria ser a de ajudar a vis medicatrix naturae, ou seja, a fora natural de cura. Seus tratamentos baseavam-se em orientaes comportamentais, higinicas e dietticas. Hipcrates concluiu que existem trs maneiras de se tratar: contraria contariis curentur (sejam os contrrios curados pelos contrrios)base da Alopatia. similia similibus curentur (sejam os semelhantes curados pelos semelhantes)- base da Homeopatia. vis medicatrix naturae fora de cura natural, a defesa do organismo.
Ruy Madsen Barbosa Neto

Bases da Homeopatia

Esses caminhos apontados por Hipcrates foram sendo usados e comprovados ao longo da histria da medicina. O maior nome da Medicina aps Hipcrates o de Galeno (138 201 d.C.). Grande anatomista e fisiologista. Foi mdico dos gladiadores. No aceitava a concepo hipocrtica de poder curativo da natureza. Concebia o corpo humano como um instrumento da alma. As doenas eram, para ele, localizadas em rgos do corpo. Para ele toda alterao correspondia a uma leso em algum rgo. Propagou o mtodo de cura pelos contrrios, mas reconhecia a existncia do mtodo dos semelhantes. Seus pensamentos dominaram a medicina durante sculos. Como veremos so dois tipos de viso que predominam na histria da medicina: o Mecanicismo e o Vitalismo. Grandes mdicos ora defendem uma concepo, ora a outra. Os mecanicistas viam o homem como uma mquina, a doena como um defeito da mquina e a tarefa do mdico como o conserto da mquina. Tal viso, baseada na filosofia grega, tem seu pice na filosofia de Ren Descartes e na fsica newtoniana. Os vitalistas, por sua vez, conservaram a viso de totalidade do ser vivo, viam a doena como um desequilbrio da fora imaterial que mantm a vida. No perodo do renascimento destaca-se o nome de Paracelso (1493 1541 d.C.), o mdico dos pobres. Indignou-se com a medicina de sua poca e queria reform-la. O verdadeiro mdico, para ele, deveria basear-se na observao da natureza e no divagar em textos sem fim como fizeram Hipcrates e Galeno. Paracelso aceitava a Fora vital conforme o ensinamento de Hipcrates, mas ao contrrio deste, no se limitava a aguardar a reao do organismo, buscava meios de estimular a fora vital. Com sua doutrina das assinaturas, Paracelso administrava substncias que tivessem caractersticas (cor, forma, odor e sabor) semelhantes aos sintomas e rgos afetados dos doentes. Por exemplo: a flor da Eufrsia semelhante ris, portanto era recomendada para doenas dos olhos. A cor amarela da aafroeira a tornava indicada para tratar a ictercia (colorao amarelada da pele e mucosas)... No sculo XVII surge Thomas Sydenham (1624 1689). Foi chamado de Hipcrates britnico. Tambm defendia a observao da natureza como base para a medicina. O dever do mdico, para Sydenham, era ajudar a fora vital a manter o equilbrio, por isso os tratamentos que usava eram as orientaes higinico-dietticas, tal como Hipcrates fazia dois mil anos antes. No sculo XVIII predominavam os tratamentos mecanicistas, que visavam eliminar do corpo aquilo que estaria causando a doena. Os mtodos empregados eram: a sangria (retirada de sangue usando-se ventosas, sanguessugas e lancetas), administrao de substncias que causassem diarria e vmito, alm de irritativos sobre a pele. Acreditavam estar, desta forma, eliminando as impurezas.

Ruy Madsen Barbosa Neto

Bases da Homeopatia

O final do sculo XVIII e o incio do sculo XIX so marcados pelo nascimento da Homeopatia com Samuel Hahnemann. HAHNEMANN Para Hipcrates o princpio da tica mdica era, em primeiro lugar, no prejudicar (em latim: PRIMUM NON NOCERE). A medicina do sculo XVIII, no entanto, prejudicava e muito os doentes. Tratava-se de uma medicina iatrognica. IATROGENIA: sofrimento causado por uma ao mdica. Neste contexto surge o mdico alemo SAMUEL HAHNEMANN (1755-1843), que exerce a profisso at os 34 anos, quando decide abandonar a carreira por insatisfao com os efeitos nocivos da prtica mdica. Hahnemann conhecia vrios idiomas, por isso, para sustentar sua famlia, dedica-se traduo de obras de grandes autores da medicina. Nessa poca germina a idia de experimentar a ao de substncias sobre os homens saudveis. Aps traduzir um texto do Dr. CULLEN sobre a Quina (droga usada contra a malria), Hahnemann discorda das explicaes fornecidas pelo autor e decide experimentar em si mesmo a substncia. Percebe, ento, o surgimento de sintomas semelhantes aos da malria, restabelecendo sua sade ao parar de ingerir a droga. Formula a hiptese de que a Quina promove melhora dos sintomas dos doentes com Malria porque provoca, em pessoas saudveis, sintomas semelhantes aos da Malria. Hahnemann sabia que essa hiptese no era dele, Hipcrates e vrios outros autores j haviam sugerido que os semelhantes curam os semelhantes. Porm, coube a Hahnemann a comprovao e a sistematizao dessa lei de cura. Decide experimentar, em diversas pessoas saudveis, vrias substncias conhecidas pela medicina da poca. Os resultados dessas primeiras pesquisas foram publicados em 1796 num texto chamado de Ensaio sobre um novo princpio para descobrir as virtudes curativas das substncias medicinais, seguido de alguns comentrios a respeito dos princpios aceitos na poca atual. Esse texto marca o nascimento do sistema mdico que Hahnemann denominou Homeopatia (em alemo: homoopathie, do grego: homoios- semelhante + pathos- sofrimento). A histria oficial marca como incio dos estudos experimentais em medicina o ano 1843 com CLAUDE BERNARD, porm, Hahnemann quem inicia, 50 anos antes, uma teraputica baseada num mtodo experimental. Foi a primeira vez que um mdico se preocupou em documentar o que ocorria no organismo aps ele mesmo ingerir determinada substncia. As publicaes posteriores de Hahnemann so as obras que aperfeioam a Homeopatia: 1810. Organon da Arte de Curar 1811-1821. Matria Mdica 1828. Doenas Crnicas Hahnemann se empenhou na luta pela divulgao do sistema mdico que havia desenvolvido. Sofreu perseguies e censuras, sendo obrigado a mudar de cidade vrias

Ruy Madsen Barbosa Neto

Bases da Homeopatia

vezes para continuar seu trabalho. Nunca desistiu de ver crescer a utilizao da verdadeira Homeopatia para o bem dos doentes. Quando Hahnemann completou 80 anos, sua esposa, com quem teve 11 filhos, faleceu. Continua praticando a Homeopatia mesmo com idade avanada. Uma mulher francesa de 30 anos, doente de tuberculose, procura o famoso mdico homeopata e, em poucas semanas de tratamento, fica curada. A grande afinidade entre os dois acaba em casamento. Hahnemann, com 80, e Melanie, com 30 anos, mudam-se para Paris, onde a fama do mestre cresce ainda mais. Suas curas espetaculares provocam os mdicos tradicionais e a Academia de medicina francesa, que pede ao ministro do rei a expulso de Hahnemnan. O ministro Guizot responde com este texto sempre pertinente e atual: Hahnemann um sbio de grande mrito. A cincia deve ser para todos. Se a Homeopatia for uma quimera ou um sistema sem valor prprio, cair por si mesma. Se for, ao contrrio, um progresso, se estender apesar de todas as nossas medidas preventivas e a Academia deve desej-lo antes de tudo, pois ela tem a misso de fazer avanar a cincia e encorajar os descobrimentos. A Homeopatia se consagrou na Frana e, depois, se espalhou pelo mundo. Hahnemann trabalhou at 1843, quando morreu aos 88 anos de idade. O ORGANON O livro ORGANON DEL HEILKUNST (Organon da arte de curar), publicado na Alemanha em 1810 de autoria de Hahnemann, referncia obrigatria para quem se interessa por Homeopatia. No total, foram seis edies nas quais Hahnemann foi aperfeioando seus ensinamentos. No o livro que inaugura a Homeopatia. Em 1796 (catorze anos antes do Organon) o autor j havia publicado sua idia de experimentar substncias em homens saudveis, porm, sem dvida, o Organon seu livro mais importante, uma obra densa e rica, de impressionante atualidade e que contm todos os fundamentos tericos da Homeopatia. A leitura atenta dessa obra deve levar em considerao o contexto histrico de sua elaborao - incio do sculo XIX. O nome Organon vem do grego e significa instrumento. tambm o nome dado por Aristteles ao seu conjunto de tratados sobre lgica. Interessante ressaltar que Hahnemann no batiza seu livro de Organon da Homeopatia, mas sim de Organon da Medicina (arte de curar). Na verdade, os resultados incrivelmente superiores da Homeopatia, em contraposio com as prticas nocivas do sculo XVIII, obrigaram Hahnemann a reconhecer como nica a nova medicina que ele havia desenvolvido. Assim, em todo o Organon encontramos referncias antiga escola, ou seja, s prticas alopticas de seu tempo, cuja evoluo viria a constituir a medicina oficial contempornea.

Ruy Madsen Barbosa Neto

Bases da Homeopatia

HOMEOPATIA: termo criado por Hahnemann em sua obra Organon da arte de curar para designar o sistema mdico baseado na lei dos semelhantes (similia similibus curentur). ALOPATIA: (do grego: alloion - diferente + pathos - sofrimento) termo criado por Hahnemann para designar a medicina oficial de seu tempo. Emprega remdios de ao diferente da doena que se visa tratar. ENANTIOPATIA: (do grego: enantio - contrrio) baseada no princpio dos contrrios (contraria contrariis curentur). Utiliza remdios de ao oposta enfermidade natural. So exemplos desta teraputica os medicamentos anti: antibiticos, antiinflamatrios, analgsicos, antiespamdicos etc. Confunde-se com a Alopatia. ISOPATIA: (do grego: isos - igual) mtodo teraputico que utiliza (para curar ou prevenir) o mesmo fator que aparentemente a causa da doena. So exemplos: as vacinas e os soros. TAUTOPATIA: (do grego tautos - o mesmo) mtodo teraputico usado em algumas intoxicaes. Consiste em usar doses menores da prpria substncia que intoxicou o organismo.

A medicina convencional, a qual chamamos de medicina oficial ou Alopatia para continuar usando a denominao dada por Hahnemann, utiliza, na verdade, os mtodos aloptico, enantioptico, tautoptico, isoptico e at homeoptico. Exclumos deste estudo a Cirurgia, conjunto de tcnicas que visa tratar enfermidades ou promover correes atravs da atuao direta sobre o organismo. A Homeopatia (tratamento pelo semelhante) no pode ser confundida com a Isopatia ou com a Tautopatia.

HOMEOPATIA NO BRASIL Em 21 de Novembro de 1840 desembarcou no Brasil o mdico francs Jules Benoit Mure, discpulo de Hahnemann. Foi o primeiro a divulgar a prtica no pas, por isso, em 21 de Novembro comemora-se, no Brasil, o dia da Homeopatia.

Ruy Madsen Barbosa Neto

Bases da Homeopatia

Contando com o apoio do imperador Dom Pedro II, Benoit Mure funda em 1844 a Escola de Homeopatia do Rio de Janeiro. Devido ao seu baixo custo e eficincia, a Homeopatia, durante o perodo da escravido, foi a nica forma de medicina usada pelos escravos e pelas classes excludas. No incio do sculo XX, a Homeopatia cresce com a criao de ambulatrios e enfermarias nas foras armadas. Nesta poca surge uma figura importante, o Dr. NILO CAIRO, que funda a Revista Homeoptica do Paran e escreve um livro de Homeopatia (ainda hoje muito difundido entre o pblico leigo). Em 1912, nasce a Faculdade Hahnemaniana de medicina e, em 1916, o Hospital Hahnemaniano do Brasil. A associao Paulista de Homeopatia (APH) fundada em 1936, local onde passa a ser oferecido o curso de especializao em Homeopatia. Atualmente, em So Paulo, a Escola Paulista de Homeopatia (EPH) que responde pelo curso de especializao com durao de trs anos. Em 1952, torna-se obrigatrio o ensino de tcnicas de farmcia homeoptica nas faculdades de farmcia do Brasil. Em 4 de Julho de 1980 a Homeopatia reconhecida, no Brasil, como especialidade mdica pelo Conselho Federal de Medicina. Hoje a 16 especialidade em nmero de profissionais no pas. Infelizmente, desde a introduo da Homeopatia feita por Benoit Mure em 1840, nosso pas no mudou muito: persistem a misria, a desigualdade social e o alto custo da sade. Felizmente, tambm as caractersticas fundamentais da Homeopatia (baixo custo e eficincia) no mudaram. Uma medicina preocupada com a totalidade do doente e, por isso mesmo, preventiva; uma medicina que oferece possibilidade de sade para todos e que no depende de alta tecnologia para atingir seus objetivos; uma medicina cujo medicamento custa ao redor de US$ 3 (trs dlares) e que tem por princpio a prescrio de um nico remdio por vez. Tais caractersticas fazem da medicina homeoptica a mais adequada a um pas como o Brasil. Por isso, vem crescendo a insero da Homeopatia no sistema pblico de sade. Somente o meio acadmico permanece indiferente a esta realidade. As faculdades continuam formando profissionais da sade que no possuem o menor conhecimento das bases da Homeopatia. Noventa e cinco por cento das escolas mdicas brasileiras despejam no mercado, todos os anos, profissionais mdicos que no podero discutir outras opes de tratamento com seus pacientes. Esta postura adotada por grande parte do meio acadmico no apenas anticientfica, tambm antitica.

Ruy Madsen Barbosa Neto

10

Bases da Homeopatia

II. OS FUNDAMENTOS
A Homeopatia, como toda racionalidade mdica [veja conceito no captulo XVI], cincia e arte de curar. cincia porque possui um conjunto de conhecimentos organizados e uma metodologia prpria. As bases da Homeopatia, reconhecidas por Hahnemann aps suas experincias, so: 123Experimentao dos medicamentos em homens sos; Princpio da Semelhana (ou Lei dos Semelhantes); Administrao de medicamento nico e dinamizado. A EXPERIMENTAO EM HOMENS SOS Esta foi uma das maiores contribuies de Hahnemann para a Medicina. Uma inovao dos mtodos de pesquisa. A questo a ser respondida era: - Como descobrir possveis efeitos curativos de determinada substncia? Ao utilizar animais teremos sempre resultados parciais, falsos ou pobres em detalhes em virtude das caractersticas peculiares aos seres humanos. Ao utilizar pessoas doentes no saberamos quais aes so devidas droga e quais so devidas doena. Assim, Hahnemann estabelece orientaes para a experimentao de substncias: Em cada experincia deve-se estudar uma nica substncia diluda segundo o mtodo homeoptico; o Administr-la repetidamente a um grande nmero de indivduos saudveis de ambos os sexos; o Observar e anotar as alteraes que da surgirem no estado fsico e mental dos participantes. o Com a experimentao, o pesquisador homeopata descobre vrias manifestaes que cada substncia pode desencadear em uma pessoa que seja sensvel a ela. Atualmente as experimentaes de novos medicamentos so controladas usando-se o mtodo epidemiolgico. As descries minuciosas de todas as alteraes (sintomas) provocadas pela substncia experimentada so chamadas PATOGENESIAS. O conjunto de patogenesias recebe o nome de MATRIA MDICA. LEI DOS SEMELHANTES Toda substncia capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia capaz de curar sintomas semelhantes que se apresentam numa pessoa doente.

Ruy Madsen Barbosa Neto

11

Bases da Homeopatia

Esta lei no foi uma descoberta de Hahnemann. Hipcrates j expressara tal idia no aforismo: similia similibus curantur (semelhante cura semelhante). Pelo semelhante se produz a enfermidade e, aplicando-se o semelhante, ela curada. Desde Hipcrates (400 a.C.), muitos mdicos antes de Hahnemann aproximaram-se desta lei. Galeno (sc. II d.C.) a reconhecia; Paracelso (sc XVI) chegou perto ao utilizar substncias que tivessem caractersticas semelhantes aos sintomas do doente; Sydenham (sc XVII) observou o efeito da mesma quinina que Hahnemann experimentou e concluiu que ela curava a febre porque atiava a febre. Hahnemann cita vrias aplicaes da lei dos semelhantes relatadas por mdicos anteriores a ele. Alguns exemplos: Bertholon percebeu que a eletricidade aliviava um tipo de dor semelhante que ela mesma produz; Boulduc dizia que o ruibarbo um laxante para pessoas saudveis, por isso controla a diarria dos doentes; Stahl comprovou que o estanho curava violentas dores de estmago e produzia as mesmas dores em pessoas saudveis; Pesquisadores observaram que o arsnico produz fortes dores no peito e Alexander afirmou que o arsnico remdio eficaz contra a angina do peito; Cullen percebeu que a cnfora curava pacientes com febre baixa e fadiga e provocava esses mesmos sintomas numa pessoa s. (outros inmeros exemplos so citados por Hahnemann na introduo da sexta edio do Organon da arte de curar). Muitos anos antes de Hahnemann, Stahl, mdico do sculo XVIII, chegou a escrever: A regra admitida na medicina, de tratar as enfermidades por meios opostos, completamente falsa e equivocada. Estou persuadido de que as enfermidades cedem e se curam pelos agentes que produzem uma afeco semelhante. No sculo XIX, Hahnemann sedimenta definitivamente a lei dos semelhantes. Enuncia no pargrafo 26 do Organon o ncleo da Homeopatia: Uma afeco dinmica mais fraca destruda permanentemente no organismo vivo por outra mais forte, se esta ltima for muito semelhante quela em suas manifestaes. H aqui um conceito fundamental: para a Homeopatia a cura verdadeira se dar quando uma doena natural for vencida por uma doena artificial. Alm disso, essa cura s ocorrer se for respeitada a lei dos semelhantes, ou seja, se a doena provocada pelo medicamento for semelhante doena apresentada pelo doente. A semelhana entre o medicamento e o doente ser to maior quanto maior for a individualizao dos sintomas.

Ruy Madsen Barbosa Neto

12

Bases da Homeopatia

SINTOMA: sensao subjetiva. Aquilo que sentido pela pessoa, mas no visualizado. SINAL: um dado objetivo que pode ser observado. SNDROME: conjunto de sinais e sintomas.

Para a Homeopatia, tudo que a pessoa percebe como alterao do seu estado de sade, tudo que o incomoda, que o faz sofrer e tambm tudo aquilo que compe os traos de sua personalidade, suas idias, pensamentos, sonhos, desejos, averses... Tudo isso sintoma. Aps enunciar a lei dos semelhantes, Hahnemann refora no pargrafo 27 dizendo que o mtodo de cura mais radical, permanente e seguro ser a administrao de um medicamento capaz de produzir (numa pessoa saudvel) a totalidade dos sintomas daquele caso individual de enfermidade que se pretende curar. Isso Homeopatia. Surgem aqui dois conceitos de grande importncia na Homeopatia: individualidade e totalidade.

CHRISTIAN FRIEDRICH SAMUEL HAHNEMANN Nasceu em Meissen, Alemanha, em 10/04/1754. Filho de um pintor de porcelanas. J na juventude sabia alemo, ingls, francs, hebreu, grego, italiano, latim e rabe. Estudou Medicina em Leipzig, Viena e Erlanger. Em seu primeiro casamento teve 11 filhos. Desiste da Medicina por insatisfao com os resultados. Aps a descoberta da Homeopatia perseguido por seus contemporneos. Dedica toda sua vida ao aperfeioamento da nova medicina que fundara. Casa-se com uma jovem rancesa e muda-se para Paris, onde morre aos 88 anos, em 1843.

Ruy Madsen Barbosa Neto

13

Bases da Homeopatia

III. CONCEITO DE SADE E DOENA


Ao experimentar a quina, Hahnemann enriquece a Medicina com duas grandes idias: o A lei dos semelhantes o A necessidade da experimentao em pessoas ss Hahnemann descreve a sua experincia pioneira nestes termos: Tomei, como experincia, duas vezes ao dia, quatro dracmas de boa quina. Meus ps e as extremidades dos dedos ficaram frios, fui ficando lnguido e sonolento, depois ocorreram palpitaes do corao e o pulso ficou fraco, ansiedade intolervel, tremor, prostrao de todos os meus membros, em seguida, latejo na cabea, vermelhido nas faces, sede e, resumindo, apareceram todos esses sintomas que so ordinariamente caractersticos da febre intermitente, um aps o outro, sem, no entanto, o frio peculiar e o calafrio. Em suma, at mesmo esses sintomas que ocorrem regularmente e so especialmente caractersticos como o embotamento da mente, aquela espcie de rigidez dos membros e acima de tudo a desagradvel sensao de entorpecimento que parece ocorrer no peristeo, espalhando-se para todos os ossos do corpo tudo isso apareceu. Esse acesso durava duas ou trs horas de cada vez e s reaparecia se eu repetisse a dose, caso contrrio, no; interrompi a dosagem e fiquei com boa sade. Para Hahnemann, a totalidade sintomtica provocada pela ingesto da quina era muito semelhante ao quadro de sintomas da Malria (febre intermitente). Vejamos como o quadro clnico da mesma enfermidade apresentado nesta transcrio de um trecho do Harrison (famoso Tratado de Medicina Interna da atualidade): Os primeiros sintomas da Malria so inespecficos: mal estar, fadiga, desconforto abdominal e dores musculares seguidas por febre (...) nuseas, vmitos e hipotenso so comuns. Comparando-se o trecho de Hahnemann (sc. XIX) e o trecho atual, percebe-se que muitos dos sintomas dos dois textos se equivalem, porm a descrio de Hahnemann muito mais pormenorizada, rica em detalhes, levando em considerao a subjetividade, as sensaes vividas durante a experimentao e que, obviamente, s poderiam ser descritas por ele. Para a medicina convencional importam os sintomas e sinais descritos objetivamente com a inteno de encaix-los em alguma sndrome conhecida e, a partir da, descobrir a etiologia (fator que causou o problema). O mdico convencional busca coletar alguns dados do doente que apontem para uma causa dentre as inmeras possveis. Partindo do todo (o doente) chega na parte (a doena). Este raciocnio chamado de reducionista. O mdico Homeopata busca, alm das alteraes fsicas do doente, outros sinais e sintomas que caracterizem aquela pessoa em sua totalidade. Das partes (sintomas) chega no todo (o doente). Este raciocnio chamado sinttico.

Ruy Madsen Barbosa Neto

14

Bases da Homeopatia

A Homeopatia segue este raciocnio, pois s descobrindo a totalidade sintomtica do doente (e no apenas da doena) que se encontrar o medicamento mais semelhante possvel para alcanar a cura. Outra grande diferena entre o pensamento homeoptico e o da medicina convencional quanto funo do mdico. Um tratado de semiologia (Porto) de uso comum nas faculdades de medicina expe: ... qual seria a preocupao fundamental do mdico? o diagnstico. Pois lhe ser possvel atender aos dois outros (teraputica e prognstico). Hahnemann mostra sua viso sobre o tema no primeiro pargrafo do Organon: A nica e suprema misso do mdico restabelecer a sade, que o que se chama curar.... Logicamente, o mdico homeopata tambm se preocupa em diagnosticar as enfermidades de seus doentes, porm a teraputica no est presa ao diagnstico da doena (da entidade nosolgica). O mdico convencional, no entanto, fica de mos atadas enquanto no descobre o nome da doena do paciente. Toda cincia e arte da Homeopatia esto voltadas para a busca do medicamento mais semelhante totalidade da pessoa que se quer curar. As grandes diferenas entre as racionalidades homeoptica e convencional podem ser explicadas pelas vises que cada uma tem acerca de sade, doena e cura. A viso da Homeopatia dada pelos pargrafos 9 e 19 do Organon. Pargrafo 9. No estado de sade, a energia vital imaterial que dinamicamente anima o organismo material, governa de maneira absoluta e mantm todas as partes do organismo em uma admirvel atividade harmnica, tanto em relao s sensaes e funes, de modo que o esprito dotado de razo que reside em ns pode empregar livremente estes instrumentos vivos e sos para os mais altos fins da nossa existncia. A respeito deste pargrafo, James Tyler Kent, mdico homeopata contemporneo de Hahnemann, disse que inacreditvel como algum conseguiu dizer tanto em to poucas linhas. O pargrafo 9 descreve o que a sade para a Homeopatia: um equilbrio dinmico (sujeito a oscilaes), mantido pela energia vital, que a parte imaterial dos seres vivos. Para Hahnemann, a sade est intimamente ligada aos objetivos de vida, capacidade criativa do homem. A sade no pode ser um fim, mas um meio. Dizemos que um tratamento verdadeiro visa a cura do doente por inteiro, ou seja, todas as esferas da vida da pessoa (desde o mental at o fsico). O conceito de sade atual, ditado pela Organizao Mundial da Sade (OMS), estado de bem estar fsico, mental, social e espiritual. Ainda que tal conceito supere a antiga

Ruy Madsen Barbosa Neto

15

Bases da Homeopatia

viso de sade como ausncia de doena e considere outras dimenses do ser humano, ele continua defendendo uma viso esttica de sade. Para a Homeopatia, a sade est sujeita a flutuaes, a interferncias saudveis, que podem at levar a um mal estar momentneo, mas que no comprometem a capacidade criativa do sujeito. A sade seria ento um meio para se atingir os fins da existncia, no um fim em si mesma. O pargrafo 19 do Organon diz: As enfermidades no so mais do que alteraes do estado de sade do indivduo que se manifestam por sinais mrbidos. A cura s possvel por uma volta ao estado de sade do indivduo enfermo. Ento evidente que os medicamentos nunca poderiam curar as enfermidades se no possussem o poder de alterar o estado de sade do homem. A enfermidade, em sua totalidade, pode ser conhecida atravs de sinais. E deve ser conhecida integralmente. No apenas a alterao fsica deve ser considerada como enfermidade, mas todos os sinais que constituem aquele desequilbrio individual. Cada pessoa tem a sua forma de adoecer. A entidade nosolgica (ou seja, o nome da doena) apenas parte de um universo que a pessoa doente. Se quisermos alcanar uma cura completa no podemos nos ater apenas a uma parte da enfermidade. Curar promover um retorno ao estado de sade (equilbrio dinmico). Ora, o que mantm a sade de nosso organismo a energia vital, portanto o medicamento que promover a cura precisa ser capaz de afetar (influenciar) esta energia. Hahnemann recomenda o mtodo da experimentao no homem so para descobrir de que maneira uma substncia afeta a energia vital.

Ruy Madsen Barbosa Neto

16

Bases da Homeopatia

IV. A ENERGIA VITAL


Os diversos sistemas do corpo e suas funes existem em harmonia porque h um princpio vital totalizador. Por isso o organismo unidade. Claude Bernard diz: todos os fenmenos vivos so explicveis mecanicamente, mas no a ordem que os une. Essa ordem, da qual fala o famoso cientista, o processo dinmico que mantm o organismo vivo. Por ser dinmico no pode ser analisado quantitativamente, nem pode ser chamado de mecanismo fsico ou qumico; um princpio, anterior ao que material. Sempre frente de seu tempo, Hahnemann adianta o conceito de homeostase que s viria a ser formulado por Claude Bernard meio sculo mais tarde. No pargrafo 9 do Organon fala de uma admirvel atividade harmnica em relao s diversas funes orgnicas. Porm, Hahnemann vai alm da constatao da existncia da homeostase, ele enuncia aquilo que a mantm ou, em sua linguagem, aquilo que a governa: - a energia vital; um conceito que permeia a medicina desde Hipcrates. Energia vital a fora no material que mantm a vida. Sem ela o organismo material estaria completamente sujeito s aes do meio exterior. Para manter a vida, a energia vital precisa ser resistente, mas tambm flexvel, vencendo ou adaptando-se s influncias hostis que, na homeopatia, so chamadas de noxas. A eficincia da energia vital, ou seja, o equilbrio dinmico, sinnimo de sade. A alterao da energia vital, o desequilbrio do organismo, a verdadeira causa das enfermidades. No existem doenas, existem doentes. Essa frase de Hipcrates s foi verdadeiramente aplicada na medicina aps as descobertas e aperfeioamentos feitos por Hahnemann. A doena , para a Homeopatia, uma reao da energia vital frente ao das noxas. Assim, aquilo que normalmente chamamos de doena na verdade o caminho que o organismo encontrou para voltar sade. Se a energia vital estiver eficiente, a reao do organismo ser rpida, suave e completa, constituindo uma enfermidade aguda. Mas, se a reao da energia vital no for eficiente contra as noxas, a reao ser incompleta e o organismo adotar uma determinada condio compatvel com o que chamamos doenas crnicas, que so o melhor estado possvel que a energia vital foi capaz de alcanar para manter a vida . Sade e doena so as duas faces da energia vital. Toda reao do organismo se apresenta na forma de sintomas. Cada doente apresentar sua reao de maneira peculiar, individual. Resumindo: a presena de sinais e sintomas revela que h uma perturbao da energia vital, uma alterao do equilbrio dinmico e funcional.

Ruy Madsen Barbosa Neto

17

Bases da Homeopatia

Esses sinais e sintomas no so apenas alteraes fsicas. Se h uma perturbao da energia vital ela se manifestar na totalidade das funes do organismo, originando sintomas mentais e fsicos. Quando nosso organismo adoece, ele o faz por inteiro. Um dos tratados de Hipcrates - Dos lugares nos Homens - antecipa a concepo de Hahnemann de que no pode existir algo como uma doena restrita a um local, pois se a menor parte do corpo est sofrendo, o seu sofrimento comunicado a todo o organismo. Esta a concepo vitalista, base filosfica da Homeopatia: o ser vivo uma unidade indivisvel. Portanto, o diagnstico e a teraputica devem visar esta unidade. Tal viso compartilhada pela antropologia contempornea, que superou o modelo dualista grego-cartesiano que divide o homem em corpo e alma. O filsofo Renold Blank resume assim a opinio atual sobre a questo: O ser humano uma nica substncia indivisvel. O ser humano um ser multidimensional, e tudo o que acontece a este ser acontece a ele em todas as suas dimenses. A concepo dualista do homem irreversivelmente superada na antropologia atual. Ou seja, o homem uma unidade global com vrias dimenses: material, psquica, emocional, social, histrica... No entanto, a medicina convencional herdou a concepo mecanicista que diz que o ser vivo deve ser fragmentado em suas partes constituintes para poder ser entendido. Tal concepo v a doena como um fenmeno isolado, restrito a alguns rgos ou funes. Por isso, a medicina convencional, ao contrrio da Homeopatia, se limita a tratar aquilo que a enfermidade tem de repetitivo, de no individual, de localizado. Negligenciam-se as dimenses subjetivas do processo de adoecer. Pessoas totalmente diferentes so tratadas da mesma forma por apresentarem a mesma entidade nosolgica. Esta medicina tem seus fundamentos no sculo XIX, quando sobressaem os nomes de Giovanni Morgani e Rudolf Virchow como os pioneiros do estudo da patologia celular. Concentraram-se nos estudos das alteraes localizadas e visveis (graas ao microscpio) dos rgos e clulas. Tambm surge no sculo XIX o nome de Claude Bernard, que focalizou os processos que mantm o organismo em equilbrio. Considerava como causas das doenas as alteraes nesses processos de manuteno do meio interno. Suas pesquisas o conduziram idia de que as enfermidades ocorriam em um terreno predisposto, conceito prximo da suscetibilidade enunciada por Hahnemann. Seguindo outro caminho, Louis Pasteur dedicou-se ao estudo dos agentes microscpicos relacionados s enfermidades, fundando a moderna microbiologia e voltando os olhos da medicina para o meio externo, para aquilo que, vindo de fora, poderia afetar o organismo. Ao tomar tal caminho e negligenciar o estudo do terreno e da

Ruy Madsen Barbosa Neto

18

Bases da Homeopatia

suscetibilidade, a medicina conheceu, por um lado, avanos grandiosos e, por outro, um processo interminvel de desumanizao. A arte da medicina passou a ser a arte da guerra. A preocupao mdica foi deixando de ser o restabelecimento da sade para ser o combate doena. O vocabulrio mdico foi acrescido de termos blicos: arsenal teraputico, drogas de primeira linha, dose de ataque, inimigos multiresistentes etc... A medicina convencional passou a querer controlar a morte no mbito coletivo e, por isso, sem perceber, foi deixando o individuo de lado. Atualmente percebem-se as conseqncias dessa opo: uma verdadeira crise de paradigma da medicina, deficincia na relao mdico-paciente, tecnologia fria que separa o doente de seu mdico, medicalizao excessiva e grande procura por prticas ditas alternativas.

Ruy Madsen Barbosa Neto

19

Bases da Homeopatia

V. A CONSULTA HOMEOPTICA
Se, para a Homeopatia, a doena uma perturbao da energia vital que se manifesta pelos sinais e sintomas, ento o mdico homeopata deve coletar essas manifestaes para escolher, dentre as substncias j experimentadas, aquela que provoque, num indivduo saudvel, sinais e sintomas semelhantes aos do doente que se quer curar. Ora, quando a energia vital est afetada, h manifestaes na totalidade da pessoa. Quais sintomas devem, ento, ser considerados? A resposta est no pargrafo 12 do Organon: O que origina as enfermidades a fora vital afetada. Por isso, os fenmenos mrbidos acessveis aos nossos sentidos expressam todo o interior, em uma palavra, revelam toda enfermidade.... A observao que o mdico faz do seu paciente deve ser integral. Deve descobrir no s as alteraes fsicas localizadas em algum rgo, no apenas uma entidade nosolgica, mas todas as manifestaes fsicas e mentais que denunciam totalmente a perturbao da energia vital que rege a sade. Assim, o mdico homeopata no se preocupa com a totalidade por modismo ou preciosismo, mas porque no h outra maneira de descobrir o medicamento mais semelhante e, portanto, curativo. Pargrafo 18 do Organon: ... deduz-se inegavelmente que a soma de todos os sintomas e condies perceptveis em cada caso individual de enfermidade, deve ser a nica indicao, o nico guia que nos leve indicao do remdio. O que so os sintomas para a Homeopatia? - Expresses da reao da energia vital. Os sintomas podem ser classificados em: Subjetivos, quando podem ser percebidos apenas pela pessoa que os comunica (ex: medos, sensaes, iluses...). Objetivos, quando podem ser notados por um observador (ex: alteraes da pele, movimentaes, presso arterial...). Quanto localizao, os sintomas podem ser: Mentais. (ex: manifestaes psquicas, afetividade, inteligncia, iluses...). Gerais. (sintomas da interao com o ambiente. Ex: transpirao, sensibilidade ao tempo, sexualidade, apetite, sede...). Locais. (prprios de cada rgo ou regio do corpo. Ex: dores, inflamaes, pruridos...). Os sintomas locais so chamados de: o Funcionais ou reversveis: quando provocam somente alteraes da funo. o Lesionais ou irreversveis: quando, alm da funo, a estrutura do rgo foi afetada.

Ruy Madsen Barbosa Neto

20

Bases da Homeopatia

Quanto freqncia na populao, os sintomas podem ser: Comuns: apresentam-se em grande quantidade de doentes e surgem nas experimentaes de vrios medicamentos. Esses sintomas tm pouco valor na consulta homeoptica. (ex: dores, insnia, vmitos, cansao...). Patognomnicos: so sinais e sintomas que quando esto presentes indicam obrigatoriamente uma determinada entidade nosolgica. So muito valiosos para a medicina convencional, que visa diagnosticar a doena para poder instituir o tratamento. Para a Homeopatia esses sintomas tm valor relativo, pois, assim como os sintomas comuns, no contribuem na individualizao do paciente. Caractersticos: so os sintomas comuns acrescidos de alguma modalidade. So chamados sintomas modalizados. Essas modalidades so fatores que melhor individualizam o sintoma, ou seja, aquilo que diferencia o sintoma de um doente para o outro. Ex: cefalia (dor de cabea) um sintoma comum, aparece em vrios doentes e vrios medicamentos o provocam nas experimentaes. Porm uma cefalia que piora com o movimento, piora por tossir e melhora com presso externa um sintoma caracterstico que aparece em poucas pessoas e poucos medicamentos o provocam. Podemos ter ainda sintomas raros e peculiares, que so ainda menos freqentes e, por isso, ajudam muito na individualizao do caso. Ex: paciente sente-se como se no fosse amado por seus pais; paciente sente alegria durante as tempestades. Para encontrarmos os sintomas que mais interessam em cada paciente, os sintomas que mais diferenciam uma pessoa de outra, necessrio colher uma histria clnica completa e cuidadosa. A isso denominamos anamnese (coletar e anotar toda a histria dos sintomas do doente). Logicamente, o paciente procura o mdico por uma queixa especfica, por uns poucos sintomas. Cabe ao homeopata no se prender a esses pontos que mais visivelmente incomodam o doente, mas sim encontrar outros sintomas mais profundos (individualizantes), que denunciaro toda a enfermidade e no apenas uma parte dela. Muitos mdicos da medicina convencional tambm fazem uma anamnese completa. Porm, os sinais e sintomas comuns e patognomnicos bastam para que formulem o diagnstico e instituam a teraputica. Os sintomas modalizados, peculiares e raros interessam apenas ao homeopata, posto que este busca o diagnstico individual da perturbao da energia vital para descobrir a medicao mais apropriada para cada caso. Por isso se fala que o homeopata ainda nem iniciou sua histria clnica quando o alopata j terminou.

Ruy Madsen Barbosa Neto

21

Bases da Homeopatia

CASO CLNICO 1 Menina, 5 anos, irritada, com febre h 2 dias e dor de ouvido. A me refere que h 1 ano a criana apresenta este mesmo quadro todos os meses. Para um mdico no-homeopata esta histria suficiente para fazer o diagnstico de otite mdia recorrente, e instituir a terapia (antibitico). Um homeopata, depois de uma investigao mais aprofundada, descobrir que essas infeces de ouvido comearam desde o nascimento do novo irmozinho da paciente e que o problema sempre no ouvido esquerdo. Alm disso, ela voltou a fazer xixi na cama e chupar o dedo segundo o relato da me. Seus ps e mos so frios. No gosta de alimentos quentes. Durante a consulta ela ficou agarrada na roupa da me. Todos esses sinais sero importantes na escolha do medicamento mais apropriado (ou seja, o mais semelhante, homeoptico) para esta criana.

No pargrafo 83 do Organon, Hahnemann diz: O exame individualizante de um caso de enfermidade no exige do mdico mais que sentidos perfeitos, ausncia de preconceitos, ateno ao observar e exatido ao traar o quadro da enfermidade. A MATRIA MDICA O mdico homeopata dispe de um compndio de clnica denominado matria mdica. Trata-se da descrio minuciosa dos sintomas provocados, ou comprovadamente curados na prtica, pelas inmeras substncias que j fazem parte do rol de medicamentos homeopticos. As experimentaes (ou Patogenesias) so as pesquisas bsicas realizadas em Homeopatia. Sem a realizao de experimentaes no existiria Homeopatia. E, para que a prtica mdica homeoptica se aperfeioe, fundamental a realizao de novas patogenesias. Atualmente, estas experimentaes so realizadas seguindo mtodos rigorosos, com o relato completo e detalhado dos sintomas manifestados. Assim tambm, a consulta homeoptica deve ser um estudo completo e detalhado da pessoa doente.

Ruy Madsen Barbosa Neto

22

Bases da Homeopatia

DIAGNSTICO Os passos de uma consulta mdica convencional devem ser realizados normalmente pelo mdico homeopata: - ver o doente, ouvir suas queixas, perguntar, examinar, solicitar exames complementares que ajudem a concluir o diagnstico nosolgico comum... Porm, o verdadeiro conhecimento do doente (sua totalidade) s conseguido aps uma escuta atenta da histria de vida relatada. O homeopata necessita saber como aquela pessoa pensa, como age, quais so seus gostos, os sonhos, medos, costumes, sentimentos, expresses, vontades etc e etc. S assim poder chegar a encontrar um medicamento, dentre os milhares conhecidos, que mais se assemelhe ao doente em questo. Alm do diagnstico clnico (patolgico), o homeopata visa um diagnstico individual, um diagnstico constitucional e um diagnstico medicamentoso. 1. Diagnstico clnico (ou patolgico). Significa descobrir qual a entidade nosolgica do doente, ou seja, qual o nome da doena. Para isso todo mdico pesquisa os sintomas e sinais comuns e patognomnicos que o doente apresenta e solicita exames complementares se forem necessrios. s vezes, no h doena nenhuma a ser descoberta e a pessoa procura ajuda por querer se prevenir ou por sentir-se mal sem queixas especficas. 2. Diagnstico individual. Significa descobrir qual o modo de ser daquele sujeito, o que diferencia aquela pessoa de outra, quais seus sintomas caractersticos (modalizados), peculiares e raros. Qual a sua maneira prpria de adoecer. 3. Diagnstico constitucional (Biopatogrfico). Significa descobrir o modo que o doente viveu at agora. Sua histria. Como reagiu frente a adversidades da vida. Sua susceptibilidade. Seu desequilbrio dinmico e histrico. 4. Diagnstico medicamentoso. Todos os outros diagnsticos visam atingir este objetivo: descobrir qual o medicamento que ir curar o doente. Esta a razo de ser do mdico. S se consegue atingir este objetivo comparando a totalidade sintomtica caracterstica do doente com a totalidade caracterstica das diversas substncias j experimentadas. O medicamento cuja totalidade a mais semelhante possvel totalidade do doente chamado de similimum, este o melhor remdio para aquela pessoa, aquele que levar cura. Muitas vezes no se descobre o similimum do paciente, mas apenas medicamentos que so menos semelhantes. Estes so chamados de similares, so aqueles que levaro a resultados parciais. Duas questes surgem: - Como o mdico homeopata consegue descobrir, dentre centenas de substncias conhecidas, aquela que desperta em pessoas ss sintomas semelhantes aos do doente que se pretende curar? - E, de tantos sintomas que o paciente relata, quais so os mais importantes?

Ruy Madsen Barbosa Neto

23

Bases da Homeopatia

A resposta Hierarquizao e Repertorizao. HIERARQUIZAO Hierarquia uma classificao por ordem, uma escala. Hierarquizar organizar seguindo uma ordem. Em Homeopatia, a compreenso de qual sintoma o mais ou o menos importante denomina-se hierarquizao dos sintomas. Veja a orientao de Hahnemann (Organon, par. 153): Na busca por um remdio homeoptico especfico devemos ter em conta, principal e unicamente os sinais e sintomas mais notveis, singulares, extraordinrios e caractersticos do caso patolgico (...) Os sintomas mais gerais e indefinidos como perda de apetite, mal estar geral etc merecem pouca ateno quando apresentam este carter vago indefinido, pois so observados em todas as enfermidades e em quase todas as drogas. A busca do homeopata por sintomas prprios do SUJEITO doente e no especficos da entidade nosolgica. Logicamente, a queixa principal, a manifestao mais chamativa, aquilo que levou o doente ao mdico ser investigado. O mdico homeopata, como qualquer outro mdico, objetivando um diagnstico clnico, solicitar os exames complementares que forem necessrios e a opinio de outros especialistas. Porm, estas manifestaes que levam a um diagnstico clnico ( descoberta de qual o nome da doena) constituem, para a Homeopatia, apenas uma imagem mais generalizante, evidente e impessoal do doente. A analogia com a observao de uma pintura pertinente. Os sintomas mais comuns so aquelas formas bvias que qualquer um percebe ao admirar um quadro, o prprio paciente nota, pois ele o seu primeiro mdico. ele quem faz seu primeiro diagnstico ao pensar que precisa de ajuda. Ele percebe que algo no est certo ou que alguma coisa falta no seu quadro. Um mdico convencional, aps uma anlise superficial, dir o que que no est certo, quais so os desvios da normalidade que esto promovendo as manifestaes incmodas (quais os erros grosseiros da obra). Mas, aqueles sintomas mais singulares, extraordinrios e caractersticos, no dizer de Hahnemann, so os detalhes da pintura que poucos vem. So os sintomas que conduzem individualizao do quadro, ao diagnstico constitucional do doente. Uma mulher com pneumonia diferente de outra mulher com pneumonia. O diagnstico clnico o mesmo, mas certamente o diagnstico constitucional ser diferente. Da mesma forma que uma mulher pintada por Monet diferente de uma pintada por Renoir. Sendo necessrios olhos atentos (sentidos perfeitos) para perceber os detalhes que individualizam uma obra da outra. Na Medicina convencional (Alopatia) as duas mulheres sero tratadas da mesma forma: - antibiticos. Na Homeopatia sero tratadas cada uma com seu medicamento individualizado (de acordo com a lei dos semelhantes).

Ruy Madsen Barbosa Neto

24

Bases da Homeopatia

A partir do momento em que dispomos dos sintomas mais caractersticos do sujeito doente passamos a orden-los, ou seja, fazemos a hierarquizao. Os autores homeopatas concordam que os sintomas mentais so os de maior valor (a personalidade, o intelecto, a afetividade, etc), depois os sintomas gerais (a relao com o clima, alimentao, transpirao, sexualidade etc) e por ltimo os sintomas locais e fsicos. Ressalte-se que os sintomas mais antigos (que se manifestam h mais tempo) tm mais valor que os sintomas recentes. Este o esquema didtico proposto pelo mdico homeopata argentino Francisco Eizayaga para a hierarquizao dos sintomas: I. II. Sintomas constitucionais (personalidade/ angstia principal/ sentimento predominante). Sintomas Individualizantes/ caractersticos: 1. Mentais (medos, ansiedade, tristeza, sonhos, memria etc) 2. Gerais (desejo alimentar, sede, sono, transpirao etc) 3. Locais (sintomas fsicos raros, sensaes localizadas etc) Sintomas comuns (transtornos funcionais, leses orgnicas, dores etc).

III.

CASO CLNICO 2 Mulher, 50 anos, queixa-se de dor de cabea desde os 20 anos. V pontos brilhantes antes das crises de dor. Sente-se cansada todos os dias. Dores nas mamas durante as menstruaes. Desde que sua me morreu, sonha com ela e tem a sensao de ver seu rosto. Tem medo do escuro e de que algo ruim possa acontecer. Deseja alimentos salgados e peixes. Quais sintomas seriam mais valiosos para individualizar esta senhora: o que a diferencia de outras pessoas? 1- A dor de cabea? certamente no, este um sintoma fsico, localizado, muito comum. 2- O desejo de sal e peixes? estes so sintomas gerais, mais valiosos. 3- Os medos, sonhos e iluses? estes so sintomas mentais muito significativos para a Homeopatia. Provavelmente, a paciente procurou o mdico por causa das dores de cabea, pois isto que mais a incomoda. Porm, o homeopata precisou descobrir sintomas que melhor caracterizem (individualizem) esta paciente. Escolheu ento os sintomas mentais e gerais (por serem mais valiosos) para buscar no Repertrio o medicamento mais apropriado, conforme a lei dos semelhantes. REPERTRIO HOMEOPTICO Repertrio homeoptico um dicionrio dos sintomas registrados na matria mdica.

Ruy Madsen Barbosa Neto

25

Bases da Homeopatia

Nos livros de matria mdica, cada captulo corresponde a um medicamento com a lista de sintomas que o mesmo provocou nas experimentaes. O Repertrio segue o caminho inverso: procura-se determinado sintoma e este seguido da lista de medicamentos que o provocam. O mdico homeopata, aps recolher a totalidade caracterstica do doente numa consulta completa e detalhada, elege os sintomas mais e menos importantes, ou seja, faz a Hierarquizao. necessrio eleger sintomas e no utilizar todos, pois seria invivel trabalhar com um universo to grande de caractersticas mentais e fsicas que compem um ser humano. Mas, para termos certeza de que esses sintomas escolhidos retratam mesmo a totalidade do doente, o quadro de sintomas hierarquizados deve ter ao redor de cinco sintomas bem caractersticos e significativos. a chamada sndrome mnima de valor mximo. Depois, procura-se no repertrio estes sintomas, buscando quais so os medicamentos que nas experimentaes produziram tal conjunto de sintomas. Este processo de consulta ao repertrio chama-se Repertorizao. Se apenas um medicamento cobrir todos os sintomas hierarquizados, ento este ser, provavelmente, o melhor remdio para o paciente. A dificuldade ocorre quando mais de um medicamento cobre todos os sintomas, ou ento, quando nenhum medicamento consegue cobrir o conjunto. Receitaramos, ento, mais de um medicamento para o paciente? No. Um dos fundamentos da verdadeira homeopatia a administrao de um remdio nico por vez, da mesma forma que em cada experimentao os participantes sos ingeriram apenas uma substncia. Qual a sada? No repertrio, os sintomas recebem uma pontuao: Sintoma que s apareceu em uma experimentao daquela substncia = 1 ponto. Sintoma que tambm apareceu em novas experimentaes da mesma substncia = 2 pontos. Sintoma que surgiu na experimentao, nas novas experimentaes e que foi confirmado na clnica (pela cura dos doentes que apresentaram este sintoma) = 3 pontos.

Depois de eleger a totalidade sintomtica do doente (ou seja, os sintomas que melhor individualizam aquele paciente), o mdico procura o medicamento que cobre essa totalidade. Mas, alm de cobrir a totalidade sintomtica, o medicamento precisa

Ruy Madsen Barbosa Neto

26

Bases da Homeopatia

somar maior nmero de pontos. Uma pontuao alta significa que os sintomas so comprovadamente provocados e, pela lei dos semelhantes, curados por aquela determinada substncia. Assim, ele ser (muito provavelmente) o remdio mais adequado para o caso. Atualmente, dispomos de repertrios computadorizados que agilizam o processo. O mdico elege a totalidade sintomtica caracterstica e o computador mostra quais so os medicamentos que cobrem essa totalidade. A repertorizao uma tcnica que auxilia o homeopata, porm ela no isenta de erros. O mdico deve sempre conferir na Matria Mdica se h verdadeiramente similitude entre a totalidade do medicamento apontado na repertorizao e a totalidade do doente. O repertrio um instrumento. A repertorizao uma tcnica e, como tal, corre o risco de ser banalizada. Obviamente a complexidade de um ser humano (o seu modo nico de ser, de agir e de adoecer) limita qualquer tentativa de simplificao. Eleger alguns poucos sintomas que representem o universo daquele sujeito doente uma tarefa, no mnimo, difcil. A experincia demonstrou aos homeopatas que a totalidade muito mais do que a soma de alguns sintomas importantes. Resumindo. A base da consulta homeoptica a busca pelo medicamento mais semelhante ao doente. Os passos dessa busca so: a observao minuciosa, a escuta atenta, o questionamento, a anotao da histria de vida e o exame fsico. A repertorizao facilitada com o uso do computador, mas no dispensa a verificao no livro de medicamentos (matria mdica). A grande dificuldade - a parte artstica da medicina homeoptica - est na eleio dos sintomas a serem repertorizados, ou seja, na escolha daqueles sintomas que representam a totalidade da pessoa doente. Saber quais so os sintomas que tm valor para melhor individualizao do paciente a chave para a cura. EXEMPLO DE HIERARQUIZAO E REPERTORIZAO. CASO CLNICO 3 Mulher, 38 anos, casada, dona de casa, branca, brasileira. O motivo da consulta priso de ventre. Ela focaliza nesse sintoma toda sua ateno. Acredita que todos os seus problemas vm da. Mostra-se relutante em contar sintomas mentais. Interrogada sobre a infncia diz que tinha muito medo de multido. Em tais ocasies seu pai precisava carreg-la no colo. Com o passar do tempo no teve mais esse problema. Aps contar esse sintoma da infncia, a paciente ficou mais animada e contou outros sintomas mentais. Em tudo que ela conta aparece o sintoma medo, o principal o medo de ficar louca. Sobre a menstruao conta que durante as regras sente os ps muito frios e, s vezes, apresenta calafrios que comeam nos ps e se estendem por todo o corpo.

Ruy Madsen Barbosa Neto

27

Bases da Homeopatia

Dentre os desejos e averses alimentares sobressai o desejo acentuado por frutas (Ela diz: se pudesse passaria a vida inteira s com frutas). O caso acima apresentado de maneira resumida para chamar a ateno para pontos fundamentais. Dentre inmeros sintomas so relatados apenas os individualizantes. Passos da consulta: 1- Anamnese e Exame fsico; 2- Diagnstico clnico. Somente com a queixa principal da paciente (priso de ventre) j poderamos fazer uma hiptese diagnstica: Constipao intestinal. Para a medicina convencional bastariam esses passos para instituir a teraputica: melhorias na dieta da paciente, com aumento do consumo de fibras (frutas e verduras). Se no houver melhora o mdico passar a solicitar alguns exames complementares e introduzir substncias laxativas. (Uma curiosidade: neste caso a paciente j utiliza frutas na dieta e mesmo assim no h funcionamento regular do intestino). 3- Diagnstico constitucional e individual: O mdico homeopata, alm de estabelecer o diagnstico clnico, precisa conhecer sintomas muito prprios da paciente, aquelas caractersticas que a diferenciam das outras pessoas. Segundo o esquema de Eizayaga proposto anteriormente, os sintomas desta paciente ficariam assim hierarquizados: I- Diagnstico constitucional: trata-se de uma mulher medrosa. II- Diagnstico individual: Mental: - Medo em meio multido - Medo de ficar louca Geral: - Desejo de frutas - Calafrio que comea nos ps e se estende Local: - III- Sintomas Comuns: Constipao intestinal Em seguida, o homeopata faz a repertorizao. Para tanto, dentre aqueles sintomas encontrados, escolhe os mais caractersticos. Neste caso optamos por 3 deles: A. Medo de ficar louca B. Desejo de frutas C. Calafrio que comea nos ps e se estende Esse pequeno conjunto de sintomas caractersticos desta paciente a chamada: Sndrome Mnima de Valor Mximo. Procurando os sintomas A, B e C no livro de repertrio (ou ento, digitando-os em um programa de repertorizao em computador) encontraremos o seguinte: 47 medicamentos contemplam o sintoma A. 7 medicamentos tm em comum os sintomas A e B. 4 medicamentos tm em comum os sintomas A, B e C.

Ruy Madsen Barbosa Neto

28

Bases da Homeopatia

Ou seja, o sintoma Medo de ficar louca aparece na matria mdica de 47 medicamentos; porm apenas 4 medicamentos apresentam em suas matrias mdicas todos os sintomas da Sndrome Mnima de Valor Mximo da paciente. Esses quatro medicamentos so: Calcarea sulphurica, Magnsia carbonica, Pulsatilla e Natrum muriaticum. -Receitaramos os quatro medicamentos para nossa paciente? No. Uma das bases da original Homeopatia Hahnemaniana a administrao de uma nica substncia por vez, da mesma forma que nas experimentaes cada experimentador ingere apenas aquela substncia cujos efeitos esto sendo pesquisados. Um daqueles quatro medicamentos deve ser o mais semelhante possvel ao caso da paciente. Deve-se, portanto, conferir a pontuao de cada medicamento. O quadro repertorial deste caso assim representado:

Calcarea sulphurica Magnsia carbonica Pulsatilla Natrum muriaticum

Sintoma A 1 1 3 2

Sintoma B 1 2 1 1

Sintoma C 1 1 1 3

Calcarea sulphurica somou 3 pontos, Magnesia carbonica somou 4 pontos, Pulsatilla somou 5 pontos, Natrum muriaticum somou 6 pontos. A repertorizao aponta para Natrum muriaticum como a melhor opo.O prximo passo seria conferir na matria mdica de Natrum muriaticum se a imagem da doente confere com a imagem do medicamento. A repertorizao apenas uma tcnica e pode induzir ao erro se o homeopata negligenciar o estudo da matria mdica.

Ruy Madsen Barbosa Neto

29

Bases da Homeopatia

VI. FARMCIA HOMEOPTICA


A primeira publicao de Hahnemann relacionada Homeopatia foi o Ensaio sobre um novo princpio para descobrir o poder curativo das substncias medicinais..., publicado em 1796, em um importante peridico da Alemanha - o Jornal de Hufeland. Nesse texto, o fundador da Homeopatia comunica os resultados de suas experincias e lana as bases da primeira prtica mdica cientfica da histria. No sculo XVIII, grande parte da teraputica comumente utilizada era iatrognica, ou seja, a medicina provocava mais sofrimentos e doenas naquelas pessoas a quem pretendia ajudar. A grande dvida naquele tempo era: - como descobrir substncias que fossem teis para os cuidados mdicos? Os achados e descobertas incidentais de alguns produtos ou prticas que melhorassem os sintomas dos pacientes no supriam as necessidades e no eram muito eficazes. Quando Hahnemann decide experimentar algumas substncias conhecidas e anotar todo o tipo de manifestao que as mesmas provocavam em seres humanos saudveis, o que ocorreu foi a descoberta de um mtodo para conhecer a ao curativa das substncias. A partir desse mtodo experimental nascem os remdios homeopticos. O final do pargrafo 19 do Organon diz: ... evidente que os medicamentos nunca poderiam curar as enfermidades se no possussem o poder de alterar o estado de sade do homem, dependendo unicamente disto seu poder curativo. Em Homeopatia, so chamadas de medicamentos as substncias administradas repetidamente a seres humanos saudveis e que provocam o aparecimento de sintomas fsicos e mentais. Tais substncias so chamadas de remdios quando usadas para curar doentes que apresentem sintomas (fsicos e mentais) semelhantes queles provocados em pessoas saudveis. O doente comunica o que precisa ser curado, ou seja, sua totalidade sintomtica. O medicamento, por sua vez, mostra o que capaz de curar o quadro sintomtico que produz nos experimentadores sos. O doente apresenta uma enfermidade natural. O medicamento provoca uma enfermidade artificial. Alm de encontrar o mtodo experimental para descobrir medicamentos, Hahnemann encontrou tambm um novo mtodo para prepar-los: a Dinamizao. Como saber se as substncias altamente txicas e venenosas serviriam como medicamentos? Seria necessrio que o mtodo da experimentao em homens sos fosse til tambm para essas substncias. Hahnemann no poderia submeter seus colaboradores a riscos nas experimentaes. Decide, ento, diluir as substncias e

Ruy Madsen Barbosa Neto

30

Bases da Homeopatia

percebe que os sintomas continuam sendo provocados, porm sem os efeitos txicos das doses ponderais (ou seja, as doses que podem ser pesadas). Sintomas como: nusea, vmitos, diarria, mal estar generalizado, convulses, coma, so devidos ao txica das doses altas de muitas substncias. No entanto, doses pequenas produzem sintomas mais variados e refinados (mentais, emocionais e fsicos). A partir dessa constatao, Hahnemann passou a utilizar as doses mnimas, chamadas doses infinitesimais, posto que se submete a substncia original a diluies sucessivas indefinidamente. Entre cada diluio Hahnemann tambm agitava vigorosamente o medicamento, sendo este ato chamado de sucusso. O conjunto Diluio + Sucusso chamado Dinamizao. FONTES Os medicamentos homeopticos tm origem nos trs reinos da natureza: vegetal, animal e mineral. Reino vegetal: contribui com o maior nmero de medicamentos homeopticos. No preparo podem ser usadas plantas inteiras ou apenas suas partes (flores, folhas, frutos, sementes...). H condies ideais para o plantio e colheita, respeitando-se sempre a maneira original da composio do medicamento. Reino Animal: podem ser utilizados animais inteiros ou produtos de origem animal, secrees fisiolgicas ou mesmo patolgicas. Reino Mineral: podem ser utilizados sais, metais, cidos, bases...

Em princpio, qualquer substncia orgnica ou inorgnica pode ser submetida ao mtodo homeoptico de preparao medicamentosa. Porm, teoricamente, tal substncia somente deveria ser utilizada na prtica mdica homeoptica depois de ter passado pelo mtodo da experimentao em pessoas ss. Alguns exemplos de Medicamentos Homeopticos e suas fontes: Vegetal 1. Plantas inteiras. Ex: Pulsatilla (anmona dos ventos), Rhus toxicodendron (Hera-venenosa)... 2. Partes de plantas. Ex: Allium cepa (cebola), Belladonna... Animal 1. Animais inteiros. Ex: Apis mellifica (abelha), Formica rufa (formiga)... 2. Secrees normais. Ex: Lachesis (veneno da cobra surucucu), Lac caninum (leite de cadela), Sepia (tinta de um molusco)... 3. Produtos patolgicos. Ex: Medorrhinum (corrimento da gonorria), Malandrinum (crosta do casco do cavalo)...

Ruy Madsen Barbosa Neto

31

Bases da Homeopatia

Mineral 1. Naturais. Ex: Ferrum metallicum (Fe), Sulphur (S), Natrum muriaticum (NaCl) 2. Artificiais. Ex: Hepar sulphuris (CaS), Causticum... Existem tambm medicamentos chamados de imponderveis, que no podem ser classificados em um reino. Por exemplo: raio X, eletricidade, plo magntico etc... O preparo dos medicamentos homeopticos segue as orientaes originais de Hahnemann contidas no Organon, cuja primeira edio data de 1810. Desde ento, o fundador da Homeopatia e seus seguidores mdicos ou farmacuticos foram aperfeioando a tcnica de Dinamizao. Atualmente, existem as farmacopias homeopticas manuais com a sistematizao do preparo. Os estabelecimentos que comercializam os medicamentos so as farmcias homeopticas que devem funcionar sob a responsabilidade de um farmacutico com especializao em Homeopatia. PREPARO Depois de respeitadas as regras de coleta da matria-prima (poca do ano, qualidade da substncia...) produz-se a tintura-me. Tintura-me a substncia no estado lquido e altamente concentrada. Uma substncia originalmente lquida (p.ex. veneno de cobra, secrees...) j sua prpria tintura-me, assim tambm as substncias solveis em gua e lcool (p. ex. plantas e suas partes). J certas substncias insolveis como minerais, animais etc. precisam ser triturados com lactose para tornarem-se solveis. So trs os mtodos de Dinamizao: 1. Mtodo Hahnemaniano (frascos mltiplos) 2. Mtodo KorsaKov (frasco nico) 3. Fluxo contnuo. 1- O Mtodo Hahnemaniano tambm chamado de mtodo dos frascos mltiplos, pois para cada nova diluio e sucusso utiliza-se um novo recipiente. Trata-se do mtodo original, criado por Hahnemann. identificado pela letra H. A proporo entre substncia (soluto) e a soluo de gua e lcool (solvente) chamada escala. Para o mtodo hahnemaniano usam-se habitualmente duas escalas: A centesimal hahnemaniana (CH) A cinqenta milesimal (LM)

Ruy Madsen Barbosa Neto

32

Bases da Homeopatia

A CENTESIMAL HAHNEMANIANA (CH) Dilui-se uma parte da tintura-me em 99 partes de soluo gua/lcool, agita-se cem vezes a mistura com movimentos verticais (sucusses), obtendo-se assim a primeira dinamizao na centesimal hahnemaniana ou CH 1. Dilui-se, ento, uma parte desta CH 1 em outro frasco contendo 99 partes de gua/lcool, sucussiona-se cem vezes e obtm-se a 2 potncia centesimal hahnemaniana ou CH 2. Proceder assim at a potncia desejada, sempre diluindo na proporo 1:100, agitando a mistura e utilizando um novo frasco para cada potncia. A CINQENTA MILESIMAL (LM) No final de sua vida, Hahnemann elaborou esta outra escala de diluio. Props que o uso da cinqenta milesimal despertaria menor agravao nos pacientes. Num recipiente, junta-se 1 parte da tintura-me com 99 partes de lactose e tritura-se. Repete-se esse procedimento at a terceira triturao na proporo 1:100. Toma-se 0,06 gramas da terceira triturao e dilui-se em 500 gotas de soluo gua/lcool. Sucussiona-se 100 vezes. Uma gota dessa mistura diluda em 100 gotas de lcool. Realiza-se mais 100 sucusses. Obtm-se assim a 1 potncia na escala cinqenta milesimal do mtodo Hahnemaniano, ou LM 1. LM 1 corresponde a uma diluio de 1: 50 000. LM 2 corresponde a uma diluio de 1: 50 000 x 1: 50 000 ... ESCALA DECIMAL (D) Podem ser usadas algumas escalas no usuais, como a decimal. A diluio feita na proporo 1: 10 seguidas das mesmas 100 sucusses para cada potncia. Por exemplo: Pulsatila D4, corresponde a 4 diluies da tintura-me da planta Pulsatila na escala 1:10 em frascos diferentes com 100 sucusses entre cada potncia. 2- O mtodo de KorsaKov tambm chamado de mtodo do frasco nico. Korsakov era um nobre do exrcito russo e viveu na poca de Hahnemann. Interessou-se pela Homeopatia, mas percebeu dificuldades em utilizar os incontveis frascos necessrios para a dinamizao do mtodo hahnemaniano. Inventou, ento, um novo mtodo: diluise uma parte da tintura me em 99 partes de gua/lcool, sucussiona-se cem vezes. Essa a 1 potncia. Despreza-se, ento, todo o contedo. O mesmo frasco novamente enchido com soluo gua/lcool e sucussionado. Obtm-se assim a 2 potncia. Novamente despreza-se todo o contedo e enche-se o mesmo frasco com soluo gua/lcool, repetindo-se o processo at a potncia desejada.Admite-se que o resduo que fica no frasco quando se despreza o contedo suficiente para a prxima dinamizao.

Ruy Madsen Barbosa Neto

33

Bases da Homeopatia

3- Fluxo Contnuo um mtodo para o preparo de altas potncias. S possvel sua realizao com aparelhagem prpria. Uma corrente ininterrupta do solvente dilui e agita o medicamento ao mesmo tempo. No um mtodo perfeito do ponto de vista Hahnemaniano, mas na prtica clnica demonstra resultado. APRESENTAO Os medicamentos podem ser comercializados sob a forma lquida ou slida (tabletes, comprimidos, p e glbulos). As apresentaes mais comuns na prtica da Homeopatia so as formas lquidas e os glbulos. Os glbulos so esferas de sacarose, previamente embebidas na forma lquida correspondente potncia desejada. Por exemplo: Sulphur CH 30 gotas a substncia Sulphur diluda na escala 1:100, 30 vezes, seguindo o mtodo hahnemaniano, com 100 sucusses a cada nova potncia. Para se preparar Sulphur CH 30 glbulos basta embeber as esferas de sacarose com algumas gotas da forma lquida. O MEDICAMENTO Por fim, medicamento homeoptico toda substncia submetida dinamizao (diluio + sucusso), passvel de provocar sintomas em pessoas saudveis e de curar esses sintomas quando prescrita a doentes segundo a Lei dos Semelhantes. Se uma substncia for preparada segundo os mtodos da farmcia homeoptica, mas for administrada a um doente sem a devida consulta homeoptica, com intuito de melhorar algum sintoma, ou se esse medicamento for prescrito visando apenas o alvio de uma determinada doena tais prticas no configuram a verdadeira Homeopatia. No existem remdios homeopticos para dor de cabea, para emagrecer, para presso alta... O que existe na Homeopatia so medicamentos individualizados para cada doente. A Homeopatia a medicina do doente, no da doena. O professor Paulo Rosenbaum resume muito bem essa caracterstica ao dizer que a Homeopatia uma medicina sob medida. A medicina que no apenas leva em considerao o doente, mas que tem no sujeito doente seu fundamento a Homeopatia. Por isso, usar remdio homeoptico para tratar doenas especficas um erro conceitual, fazer Alopatia com medicamentos destinados ao uso homeoptico. Homeopatia Totalidade.

Ruy Madsen Barbosa Neto

34

Bases da Homeopatia

VII. DOSES E POTNCIAS


Em Homeopatia, dose a freqncia com que o medicamento ser administrado. Na farmacologia convencional, a indicao das doses costuma ser calculada para cada quilograma de peso do paciente e pode ser controlada atravs da concentrao da substncia no sangue. Esse mtodo vlido para medicaes de ao qumica, que apresentam doses ponderais (que podem ser medidas). O medicamento homeoptico age no organismo pela lei dos semelhantes. No tem ao qumica, trata-se de uma informao, de uma energia. um medicamento ultradiludo. Portanto, quando estudamos Homeopatia, no podemos falar de dose como quantidade, mas sim como freqncia de uso do remdio.

Na farmacologia clssica h noo de dose-efeito, ou seja, maior dose significa maior efeito. Na Homeopatia essa noo no vlida. O que realmente importa se o medicamento tem ou no similaridade com o doente. Se no for respeitada a lei dos semelhantes o paciente pode tomar litros do remdio e nada acontecer. No entanto, se houver semelhana entre a pessoa e o medicamento, somente algumas gotas so suficiente para mobilizar a energia vital.

H um segundo fator alm da freqncia: a potncia, ou seja, o grau de dinamizao do medicamento (quanto foi diludo e sucussionado). Essa potncia expressa em nmeros segundo o mtodo de dinamizao utilizado. Por exemplo: CH 30 (trigsima potncia do mtodo de dinamizao hahnemaniano na escala centesimal), K 200 (ducentsima potncia do mtodo de dinamizao de Korsakov), LM 4 (quarta potncia do mtodo de dinamizao hahnemaniano na escala cinqenta milesimal). Um mdico homeopata, ao prescrever o remdio dinamizado, se interessa menos pela quantidade de gotas ou glbulos que o paciente ir ingerir do que pela freqncia das tomadas e potncia do medicamento. Quanto freqncia, o remdio pode ser prescrito em: Dose nica: o paciente tomar o remdio na potncia indicada apenas uma vez. Doses repetidas: o remdio ser administrado a cada intervalo de tempo determinado.

No caso das doses repetidas, o homeopata pode optar por prescrever o remdio no chamado mtodo plus, que consiste em diluir algumas gotas ou glbulos do remdio na potncia indicada em um copo com gua e administrar uma poro ao doente agitando-se a mistura a cada nova tomada. O mtodo plus nada mais que

Ruy Madsen Barbosa Neto

35

Bases da Homeopatia

uma nova dinamizao antes de repetir a tomada do medicamento; tal procedimento permite que o tratamento ocorra com progressivo aumento da potncia. Quanto potncia que deve ser utilizada no h consenso entre os homeopatas. Alguns autores advogam que potncias menores estimulam maior reao na esfera fsica do doente, enquanto potncias maiores provocariam mais a esfera mental. Outros autores, no entanto, relembram que se o remdio est corretamente indicado ento ele provocar mudanas na totalidade do doente, independentemente da potncia e da dose. O aumento da potncia s serviria para que a energia vital no se acostumasse a um estmulo repetido. Apesar das novas compreenses, o estudo dos prognsticos de James Tyler KENT (abordados a seguir) ainda nos permite classificar as potncias em baixas, timas e altas: Diz-se que uma potncia est baixa quando o medicamento est corretamente indicado, mas no se percebe alterao nos sintomas do paciente. Diz-se que a potncia tima quando o remdio o similimum e cura o doente sem agravao dos sintomas (corresponde 4 possibilidade evolutiva ver a seguir). Diz-se que a potncia alta quando o remdio, corretamente indicado, promove agravao dos sintomas (corresponde 1, 2 e 3 possibilidade evolutiva ver a seguir).

Quando o paciente est em tratamento com um remdio homeoptico em determinada potncia e, aps confirmar que o remdio mesmo o mais indicado para o paciente, o mdico percebe que a melhoria no progride alm de certo limite esse um sinal de que a potncia deve ser aumentada.

Ruy Madsen Barbosa Neto

36

Bases da Homeopatia

VIII. LEIS DE HERING, SUPRESSO E EXONERAO


Aps o diagnstico e correta administrao do similimum (medicamento mais semelhante possvel ao sujeito) como pode o mdico avaliar se est ou no ocorrendo verdadeira cura? Para Hahnemann, cura restabelecimento da sade de maneira rpida, suave permanente (pargrafo 2 Organon) e s ocorre se houver restabelecimento integral da energia vital (par. 12) que por ser imaterial s pode ser influenciada por uma fora tambm imaterial (no caso, a energia do medicamento apropriado). Coube a um grande discpulo de Hahnemann, o mdico Constatine Hering, observar quais so os passos desse restabelecimento da energia vital. Tais passos da cura so denominados Leis de Hering. Possuem grande valor na prtica mdica, ajudam a interpretar os diversos fenmenos que ocorrem com o paciente e possibilitam avaliar erros e acertos no tratamento. No a ao direta do remdio que promove a cura. A Homeopatia no quer simplesmente atuar nos sintomas, mas sim na raiz deles na energia vital. Aps ser estimulada, essa energia vital deve voltar a governar a sade (par. 9). Enfim, o que o remdio homeoptico faz colocar o sujeito doente no caminho natural de cura, estimulando a fora defensiva natural do organismo (vis medicatrix naturae, como fora nomeado por Hipcrates). Qual esse caminho natural? Como saber se um paciente est melhorando aps receber o medicamento? Hering, dois anos aps a morte de Hahnemann, enuncia seus achados nestes termos: Cada mdico homeopata deve haver observado que a melhoria da dor ocorre de cima para baixo, e, das enfermidades, de dentro para fora (...) A cura completa de uma enfermidade (...) indicada pelos rgos mais importantes aliviados primeiro; a afeco se dissipa na ordem em que os rgos foram afetados, sendo os mais importantes aliviados primeiro, logo os menos importantes e a pele ao final.... Portanto, as leis de cura so: 1. De dentro para fora 2. De cima para baixo 3. Do rgo mais importante ao menos importante O adoecer o processo de manifestaes da perturbao da energia vital. Esse processo se estende totalidade do sujeito, ou seja, h manifestaes (sinais e sintomas) do desequilbrio energtico em todas as dimenses: esferas mental, emocional e fsica, ainda que em graus diferentes.

Ruy Madsen Barbosa Neto

37

Bases da Homeopatia

Assim, um paciente que apresenta uma lcera de estmago, no tem apenas seu estmago doente, pois todo um caminho foi percorrido desde a alterao da energia vital at o surgimento da lcera, passando por manifestaes mentais. Da mesma forma que a experincia mostrou aos homeopatas a hierarquia dos sintomas (1 mentais, 2 gerais e 3 fsicos), tambm evidenciou uma ordem no processo de adoecimento: do centro da vida periferia, do mais profundo no ser humano ao mais superficial. Assim se adoece e assim se cura. Os fenmenos vitais apresentam naturalmente esse sentido centrfugo, chamado de exonerativo. Quando essa exonerao impedida falamos em supresso. Exonerao o caminho centrfugo natural que a doena segue no seu processo de cura. Supresso o inverso da exonerao, o caminho centrpeto da doena. Supresso o aprofundamento da doena que teve seu percurso natural obstrudo, impedido por algum procedimento.

Exemplo de exonerao: um doente que experimenta sintomas emocionais fortes e, em seguida, desenvolve um sintoma na pele. Exemplo de supresso: um doente com problemas de pele e que, aps o uso de algum tipo de pomada apresenta melhora na pele, mas piora dos sintomas do pulmo. CASO CLNICO 4 Paciente masculino, 30 anos, diagnstico clnico de asma e constipao intestinal. Est apresentando crises asmticas semanais nos ltimos meses. Na consulta o mdico tambm descobre que o paciente facilmente irritvel, apresenta muito medo do escuro, medo de doenas e enorme ansiedade com relao ao futuro. Est com muita dificuldade para se concentrar no trabalho. , ento, instituda terapia convencional para as crises de asma e orientaes para melhoria no hbito intestinal. Na consulta seguinte, o mdico ouve do doente que a asma melhorou muito e que notou alguma melhora tambm na constipao. Questionando um pouco mais percebe que a irritabilidade do paciente piorou, est ainda mais ansioso e agora refere estar muito triste, pois sua dificuldade de concentrao est levando a srios problemas no emprego. Discusso do caso: Um mdico convencional estaria satisfeito com o tratamento, pois sua preocupao era com a esfera fsica, ou seja, a entidade nosolgica (Asma) que apresentou grande melhora. Sua prxima conduta seria encaminhar o paciente para um especialista a fim de tratar os problemas psicolgicos.

Ruy Madsen Barbosa Neto

38

Bases da Homeopatia

Um mdico preocupado com a totalidade do paciente perceberia que os vrios problemas no esto separados, mas intimamente relacionados. O que ocorreu nesse caso foi uma supresso por uma terapia paliativa. A perturbao da energia vital manifesta-se em todas as esferas. No incio do caso, a esfera fsica estava afetada em maior grau, mas aps a terapia convencional a principal manifestao est na esfera emocional. A doena se aprofundou. A cura verdadeira ocorreria, primeiramente, com a melhoria dos sintomas mentais e emocionais, com posterior e gradual melhoria das crises asmticas e da funo intestinal. Esse um caminho de cura que respeita as leis de Hering, ou seja, uma cura de dentro para fora. CASO CLNICO 5 Homem, 40 anos. H 10 anos apresenta dor de cabea intensa, com sensao de opresso. Piora progressiva ao longo do tempo. A dor o obriga a ficar deitado por vrios dias, impedindo qualquer atividade. Tem muito medo de alturas e forte desejo por doces. Sente-se incompreendido, desamparado e abandonado. O mdico homeopata conclui que o medicamento mais semelhante ao caso Argentum nitricum. Dois dias aps ter tomado o remdio, o doente passa a apresentar sinusite com abundante secreo de catarro durante um ms. Todos os outros sintomas melhoraram. Discusso do caso: facilmente percebemos que o caminho de cura foi respeitado aps ser introduzido o correto tratamento homeoptico. Os sintomas emocionais e fsicos melhoraram com surgimento de sintoma perifrico (sinusite). Houve exonerao, melhoria do centro para a periferia. De rgos mais importantes para menos importantes. _________________________ As observaes de Hering a respeito do caminho de cura foram completadas por outro mdico discpulo de Hahnemann, o Dr. James Tyler Kent. Esse homeopata percebeu que as diferentes enfermidades que uma pessoa sofre ao longo da vida se curam na ordem inversa de sua apario. medida que os sintomas atuais vo desaparecendo (respeitando as leis de cura de Hering), reaparecem sintomas antigos. Problemas que a pessoa sofreu em outra poca e que acreditava terem desaparecido, na verdade estavam por baixo do quadro atual. A melhor analogia para o entendimento dessa constatao de Kent a raspagem da parede de uma casa. Camadas de tinta foram sendo superpostas ao longo do tempo. Com a raspagem vo aparecendo, uma a uma, as camadas antigas, encobertas (suprimidas) at ser encontrada a cor original.

Ruy Madsen Barbosa Neto

39

Bases da Homeopatia

CASO CLNICO 6 (ilustrao das leis de cura) Rapaz, 14 anos, apresentou amidalites repetidas vezes. O tratamento indicado foi a extrao das amdalas. Dois meses aps a cirurgia, comea a sofrer de crises de falta de ar com chiado no peito. feito o diagnstico de Asma que , ento, tratada com medicao convencional (corticides). Em seguida passa a ter dores de estmago que melhoram quando se alimenta. Aps exames feito o diagnstico de lcera duodenal. Procura, ento, um mdico homeopata. Na consulta, mostra-se um jovem impulsivo, emagrecido. A me refere que ele mal humorado quando acorda, ansioso quando tem que esperar. No tolera rudos, encoleriza-se quando contrariado. A dor no estmago melhora com calor sobre o local e piora quando se deita de bruos. Na repertorizao o homeopata utilizou apenas sintomas do quadro atual e optou por administrar o medicamento Chelidonium. Na consulta seguinte, o mdico homeopata percebe que a dor de estmago melhorou muito, porm os sintomas mentais no se modificaram. Realiza nova repertorizao, desta vez abarcando a totalidade sintomtica. Prescreve, ento, o medicamento Lycopodium. Depois de alguns dias, o estado geral do doente melhora, apresentando ganho de peso. Aps um ms, apresenta nova dor de estmago. Recebe nova dose da medicao e desenvolve crise asmtica. Um ms depois, apresenta secreo nasal abundante e, em seguida, cessam todos os sintomas. Discusso do caso: Neste exemplo observa-se a supresso (caminho centrpeto do aprofundamento da doena) ocasionada pela amidalectomia, com aparecimento da asma, esta ltima tambm suprimida com tratamento convencional. Observa-se, tambm, o retorno dos sintomas antigos: aps desaparecimento do sintoma recente (dor de estmago) reaparece a crise asmtica suprimida um ano antes. Em seguida, percebe-se a exonerao com a descarga nasal e melhoria de todos os outros sintomas.

Ruy Madsen Barbosa Neto

40

Bases da Homeopatia

IX. SIMILAR X SIMILIMUM


Com o caso clnico anterior (n6) podemos tecer consideraes sobre a diferena de medicamento similar e similimum. Pode-se indicar um medicamento de duas formas: 1- Tomando como base a enfermidade atual, manifestada pelos sintomas atuais modalizados. Encontraremos, assim, um medicamento que cobre parcialmente os sintomas e provoca alvio no doente. denominado similar. Trata-se de um efeito paliativo, passageiro. No cobre a totalidade caracterstica do doente. Esse tipo de conduta usado no quadro agudo, quando o paciente est passando por uma crise. um remdio circunstancial. No exemplo anterior houve melhora da dor de estmago pela introduo de Chelidonium, um medicamento que apenas cobria os sintomas atuais e no a totalidade do paciente. 2- O ideal da Homeopatia a descoberta do remdio que seja o mais semelhante possvel totalidade do caso. Um medicamento que escolhido aps serem considerados os sintomas mais caractersticos (mentais, gerais e fsicos) do doente e que promove a cura de maneira rpida, suave e permanente, seguindo as leis de Hering, esse um medicamento similimum. Um medicamento que promove o tratamento do sujeito inteiro, seu temperamento e constituio. Um medicamento que cure a tendncia ao adoecimento, ou seja, o miasma. tambm chamado de medicamento de fundo ou constitucional. No exemplo anterior, muito provavelmente o similimum do paciente Lycopodium. ________________________________

CONSTANTINE HERING Nasceu em 1800 na Alemanha. Estudou Medicina em Leipzig. Como era assistente de um mdico antagonista da Homeopatia, recebe a misso de escrever um livro contra a prtica homeoptica. Passa, ento, a estudar as obras de Hahnemann e repetir experimentos. Nessa poca fica doente e curado por um tratamento homeoptico. De perseguidor passa a ser grande admirador e pesquisador da Homeopatia. Escreveu vrios livros e ficou conhecido por estabelecer os caminhos da cura: as leis de Hering. Morreu em 1880.

Ruy Madsen Barbosa Neto

41

Bases da Homeopatia

X. AGRAVAO HOMEOPTICA
1- Exacerbao dos sintomas atuais Aps a correta indicao e administrao do medicamento homeoptico, uma reao forte do organismo pode ocorrer com uma piora passageira dos sintomas atuais do doente, antes da esperada melhoria a esse fenmeno denomina-se agravao homeoptica. Esta exacerbao temporria - ainda que desagradvel para o paciente - sinal de que houve mobilizao da energia vital pelo remdio mais semelhante. Assim como devemos respeitar as leis de Hering, permitindo o caminho natural de cura, a agravao homeoptica deve tambm ser respeitada. Uma interferncia nesse processo constitui um obstculo cura e encarada como uma supresso. Por essa razo, o relacionamento mdico-doente na Homeopatia deve ser de muita confiana. O homeopata precisa ser acessvel para esclarecer as dvidas do paciente. Kent diz: a agravao verdadeiramente homeoptica aquela em que pioram os sintomas e, apesar disso, o paciente sente-se melhor. 3- Sintomas novos Pode tambm acontecer que, aps correta indicao e administrao do medicamento homeoptico, o paciente manifeste sintomas que nunca havia apresentado. Se afastarmos a possibilidade desse novo sintoma ser parte do processo de exonerao, ou seja, do caminho centrfugo da cura, podemos dizer que se trata de uma experimentao da droga em uma pessoa doente e muito sensvel ao medicamento.

Ruy Madsen Barbosa Neto

42

Bases da Homeopatia

XI. PROGNSTICOS
Aps a correta administrao do medicamento, resta ao homeopata aguardar, acompanhar e observar. Se a substncia for verdadeiramente homeoptica, ou seja, se apresentar similaridade com o doente, sua ao ser imediata e tero incio as alteraes da energia vital. O que pode ocorrer com o doente?- A resposta a essa questo a elaborao de um prognstico, a previso de eventos futuros. O homeopata James Tyler Kent foi o responsvel pela sistematizao das observaes clnicas feitas aps a tomada do remdio homeoptico. Kent descreveu 12 observaes que so chamadas de prognsticos clnicos dinmicos de Kent. 1 possibilidade: agravao prolongada seguida de morte. Interpretao: foi administrado o similimum, mas o estado do paciente era muito ruim para suportar as leses estruturais graves de rgos vitais. O remdio homeoptico apenas acelerou a morte. Melhor conduta: seria ter administrado um remdio similar ao invs do similimum para no haver agravaes. 2 possibilidade: agravao prolongada seguida de lenta melhoria. Interpretao: o remdio estava correto e a doena, apesar de grave, no progrediu tanto nos rgos vitais. Havia ainda suficiente capacidade de reao da energia vital. Melhor conduta: aguardar para repetir a dose. 3 possibilidade: agravao rpida, breve e forte, seguida de rpida melhoria. Interpretao: remdio correto. Uma agravao que surge e desaparece rapidamente indica que a melhoria ser duradoura. Essa a agravao nas enfermidades agudas em pacientes sem leses orgnicas (ou com leses apenas superficiais, em rgos no vitais). Paciente com excelente vitalidade. 4 possibilidade: melhora sem agravao. Interpretao: remdio correto (similimum) na potncia adequada. Esse o melhor modo de obter a cura. 5 possibilidade: primeiro melhora e depois agrava. Interpretao: aps tomar o remdio volta dizendo que melhorou muito, mas em alguns dias est muito pior. Tal evoluo pode ter dois significados: ou o remdio apenas um similar (um paliativo) com alvio provisrio, ou o paciente incurvel. 6 possibilidade: Alvio curto dos sintomas.

Ruy Madsen Barbosa Neto

43

Bases da Homeopatia

Interpretao: a melhoria no dura o tempo que deveria durar. Rpida agravao como na 3 possibilidade, porm no duradoura a melhoria. Duas alternativas: remdio correto com potncia baixa ou paciente gravemente afetado em rgos vitais. 7 possibilidade: melhoria parcial de todos os sintomas. Interpretao: o remdio est correto, pois age na totalidade, mas a reao da energia vital no ultrapassa certos limites impostos por condies prprias do doente. Por exemplo: um paciente que fuma h muito tempo possui capacidade pulmonar j limitada, seus sintomas melhoraro, mas o tratamento no devolver a capacidade original definitivamente perdida. 8 possibilidade: remdio produz uma patogenesia. Interpretao: paciente hipersensvel e o remdio desperta novos sintomas como se fosse uma experimentao. Os sintomas so prprios da substncia administrada e desaparecero quando o doente parar de usar o remdio. 9 possibilidade: ao dos medicamentos sobre os experimentadores. Interpretao: a possibilidade anterior (8) a ocorrncia de novos sintomas em uma pessoa doente que est sob tratamento. J esta 9 possibilidade o surgimento de sintomas em experimentadores, ou seja, pessoas sadias que se submeteram voluntariamente a uma pesquisa homeoptica. 10 possibilidade: surgem sintomas novos. Interpretao: aps administrao do remdio, aparecem sintomas que o paciente nunca observou. Se neste caso for excluda a 8 possibilidade, ento, a prescrio est errada e no h similitude entre remdio e doente. 11 possibilidade: retorno de sintomas antigos. Interpretao: o remdio similimum e o doente est no caminho de cura. Reaparecem enfermidades antigas que foram suprimidas. A cura das vrias enfermidades ocorre na ordem inversa do seu aparecimento. A primeira suprimida ser a ltima a reaparecer para s ento desaparecer por completo. 12 possibilidade: supresso dos sintomas. Interpretao: se um paciente apresenta erupes na pele e, aps tomar o remdio, percebe melhora, mas em pouco tempo volta com sintomas cardacos dizemos que houve uma supresso. O remdio foi escolhido segundo sinais exteriores, segundo sintomas que no correspondem totalidade. Ocorreu o aprofundamento da doena, seguindo um caminho centrpeto, ou seja, das extremidades ao centro, de rgos no vitais para rgos vitais. um simples desaparecimento de sintomas e no uma verdadeira cura. Uma supresso que pode ocorrer aps a instituio de qualquer tipo de teraputica, inclusive com Homeopatia, se esta tiver seus fundamentos negligenciados por quem a pratica.

Ruy Madsen Barbosa Neto

44

Bases da Homeopatia

XII. UNICISMO E PLURALISMO


A Medicina no somente cincia, tambm arte: permite que cada mdico a exera imprimindo suas prprias marcas, conforme sua experincia. Segundo Lemos Torres, citado por Paulo Rosenbaum: A Medicina cincia no contedo e arte na sua aplicao. Com o tempo, a Homeopatia foi assistindo o surgimento de algumas vertentes com prticas distintas. Basicamente, podemos discernir duas escolas dentro da Homeopatia, dois modos de pratic-la: o Unicismo e o Pluralismo. o Unicismo tratamento com remdio nico, individualizado, objetivando o similimum (o remdio mais semelhante ao caso). o Pluralismo tratamento com uma mistura de medicamentos, chamados complexos homeopticos. Na verdade, a diferena no se limita prescrio. A forma do tratamento reflexo da viso que se tem sobre sade, doena e cura. A administrao de vrios princpios ativos por parte da prtica pluralista tem, por objetivo, sanar vrios problemas pontuais. Receita-se o remdio de acordo com a tendncia do mesmo em influenciar determinado rgo ou sistema do corpo. A Homeopatia original (fundada, desenvolvida e aperfeioada por Samuel Hahnemann e seus sucessores) tem como uma de suas bases a descoberta e a prescrio de um remdio nico, individualizado e dinamizado para a cura da totalidade sintomtica do sujeito doente. Remdio para o doente, no para a doena. Uma nica substncia dada para os experimentadores nas pesquisas patogenticas em seres humanos saudveis. So colhidos todos os tipos de sintomas que aquela determinada substncia em estudo capaz de provocar. Portanto, aps recolher a totalidade sintomtica de um doente, o homeopata dever colocar toda sua cincia e arte na busca por uma nica substncia conhecida que abarque essa totalidade de seu paciente. So vrios os argumentos contra a prtica pluralista: 1. S conhecemos a ao das substncias administradas individualmente nas experimentaes em homens sos. 2. Desconhecemos as interaes entre as vrias substncias de um complexo homeoptico (so vrios medicamentos juntos ou tornam-se um novo medicamento? ). 3. Se ocorrer melhora no saberemos qual a droga foi responsvel. 4. O alvio de sintomas no cura, h risco de supresso (12 prognstico de Kent).

Ruy Madsen Barbosa Neto

45

Bases da Homeopatia

Por que existem mdicos homeopatas pluralistas? Somos tentados a responder que prescrever vrias substncias mais fcil do que buscar, no universo de medicamentos conhecidos, o remdio similimum, o mais semelhante ao caso. Alm disso, quando o paciente apresenta queixas fsicas bem pontuais, o mdico acaba optando por administrar medicamentos consagrados que tradicionalmente aliviam os sintomas. Ocorrem curas utilizando-se a prtica pluralista. Certamente porque, entre as vrias substncias prescritas, estava tambm o remdio correto, o remdio constitucional, mais semelhante ao caso. _______________________________

JAMES TYLER KENT Nasceu nos Estados Unidos em 1849. Praticou a medicina aloptica at o dia em que sua segunda esposa, gravemente enferma, foi curada por um mdico homeopata. Tornou-se um grande estudioso das obras de Hahnemann. Foi professor em vrias escolas mdicas homeopticas e publicou livros que contriburam para o aperfeioamento da Homeopatia: Repertory, Lectures on homeopathic philosophy e Lectures on materia medica. Morreu em 1916. Durante o sculo XX, o pensamento de Kent dominou a prtica homeoptica.

Ruy Madsen Barbosa Neto

46

Bases da Homeopatia

XIII. EFEITO PRIMRIO E SECUNDRIO


Uma substncia no tem efeito sobre o estado do organismo se no for capaz de atuar sobre a energia vital. A essa capacidade dos medicamentos de alterar o estado do organismo por um determinado perodo de tempo Hahnemann deu o nome de efeito primrio da droga. Durante essa ao primria, a energia vital est receptiva, ou seja, passvel de ser afetada. Em seguida, ela desperta para reagir, opondo ao primria sua prpria fora. Essa reao da energia vital chamada de efeito secundrio. A reao pode ocorrer de forma exatamente oposta ao efeito primrio ou neutralizando esse efeito. Esse fenmeno de ao-reao ocorre em qualquer tipo de teraputica. O exemplo clssico o uso de substncias laxativas, cujo efeito primrio a diarria e o efeito secundrio (ou a reao) a piora da constipao. Os efeitos primrios e secundrios podem ser mais facilmente observados quando se administram drogas em doses ponderais (doses com ao qumica), como os medicamentos utilizados na medicina convencional, medicamentos sintomticos ou paliativos. Na farmacologia atual, o efeito secundrio chamado de efeito rebote. Rotineiramente, o mdico convencional se depara com esse efeito: aps a suspenso abrupta de um tratamento com drogas em doses ponderais, percebe-se que os sintomas iniciais se intensificam. Este efeito rebote conforme descrito por Hahnemann a reao da energia vital. Exemplo: pacientes que utilizam medicao antihipertensiva (diminuem a presso arterial como efeito primrio), ao interromperem bruscamente o tratamento, apresentam um considervel aumento rebote da hipertenso arterial; pacientes que utilizam medicao para abaixar os nveis de colesterol do organismo (efeito primrio), aps pararem de ingerir a droga, podem apresentar aumento significativo da concentrao de colesterol como efeito rebote (outros exemplos podem ser encontrados no livro Semelhante cura semelhante do Dr. Marcus Zulian Teixeira). O medicamento homeoptico, por ser dinamizado (ultradiludo e agitado), produz efeito primrio nas pessoas sensveis, porm o efeito secundrio ocorre no doente apenas em um grau suficiente para produzir a cura. Por isso dizemos que na Homeopatia a cura no se d pela ao direta do remdio, mas sim pela reao da energia vital (efeito secundrio) provocada por ele.

Ruy Madsen Barbosa Neto

47

Bases da Homeopatia

XIV. ENFERMIDADES AGUDAS E CRNICAS


Segundo o pargrafo 72 do Organon, temos: Enfermidades agudas so processos rpidos da alterao da energia vital, que tendem a durar perodo curto de tempo. Enfermidades crnicas so processos graduais do desvio da energia vital, sendo esta incapaz de restabelecer a sade por si mesma. A diferena pode ser assim resumida: enfermidade aguda possui comeo, meio e fim (ou prdromo, ascenso e declnio), enquanto que a enfermidade crnica no apresenta, em sua evoluo natural, a fase de declnio, ou seja, ela tende a se perpetuar. Interessante lembrar que Hahnemann organiza a idia de enfermidades agudas e crnicas mesmo escrevendo antes da descoberta dos microorganismos, que se daria no sculo XIX. - Por que uma pessoa adoece? Hahnemann discerne duas causas para o adoecimento: 1. A causa bsica das enfermidades: - um terreno predisposto (a suscetibilidade). 2. A causa associada das enfermidades: - a noxa, ou seja, todo agente que pode ser hostil vida (microorganismos, temperatura, emoes, agentes qumicos...). As enfermidades agudas dinmicas (no decorrentes de acidentes ou traumatismos) so, para Hahnemann, a exacerbao de uma tendncia. Essa tendncia ao adoecimento chamada de Miasma crnico.As enfermidades agudas correspondem aos sintomas que tendem a ocorrer na pessoa periodicamente, sendo devidos ao de uma noxa (agente agressor) sobre o organismo suscetvel. E essa enfermidade se repetir enquanto o terreno suscetvel (o miasma crnico) no for corrigido com a administrao do medicamento homeoptico similimum. As enfermidades epidmicas, infecto-contagiosas, possuem uma etiologia definida (bactria, vrus, fungos...) bem como um conjunto de sintomas que despertam no organismo. Se o organismo no tivesse susceptibilidade no adoeceria. Assim, um organismo suscetvel s desenvolver Sarampo se entrar em contato com o vrus do Sarampo. Da mesma forma, o vrus s desencadear o Sarampo em um organismo suscetvel. Se o terreno no for frtil para o agente agressor, ento, no haver enfermidade; por outro lado, uma determinada enfermidade somente ocorrer se o terreno frtil abrigar o agente especfico. Uma pessoa no est doente porque tem uma doena, mas tem uma doena porque est doente.

Ruy Madsen Barbosa Neto

48

Bases da Homeopatia

XV. MIASMAS

O termo miasma, ao longo da histria da medicina, serviu para designar as emanaes de locais ou de corpos em decomposio, que poderiam ser causas de doenas. Em Homeopatia, o termo miasma foi usado por Hahnemann para designar o mal que predispe o organismo a enfermar-se de determinada maneira. Se o objetivo maior do mdico curar, ento cabe a ele aprender o que preciso curar em cada doente. Hahnemann descobriu que necessrio curar a disposio do organismo em enfermar-se. Tal disposio est presente em cada sujeito de maneira diferente. Se o mdico coleta o conjunto de sintomas que corresponde ao estado atual do paciente e elege um remdio semelhante a esse estado, ento, o resultado ser, muito provavelmente, uma melhoria breve do paciente, um alvio e nada mais. Por longo tempo, Hahnemann e seus seguidores atuaram assim. Conseguiram bons resultados quando comparados com a medicina iatrognica da poca, porm no impediam as recadas e novas manifestaes de enfermidades. Hahnemann procurava a cura real e, para tanto, precisava saber a verdadeira causa que mantm as doenas. O fato dos sintomas atuais do paciente sumirem no significava cura, pois logo surgiam novos transtornos. A verdadeira enfermidade estava oculta. Aps longos anos de observao e prtica, Hahnemann encontrou o que denominou de verdadeira natureza dos milhares de afeces que resistem ao tratamento. Concluiu que existe um mal interno que se manifesta no organismo de tempos em tempos. Hahnemann observou trs disposies que condicionam o terreno, ou trs tendncias ao adoecimento: so os Miasmas crnicos. O miasma crnico se expressa nos modos de vida da pessoa. Portanto, da mesma maneira que o homeopata faz o diagnstico medicamentoso aps coletar a totalidade sintomtica do paciente, ele tambm elabora o diagnstico miasmtico. atravs dos sintomas que se descobre a enfermidade inteira do doente. Os sintomas comuns, os sintomas caractersticos e os sintomas raros e peculiares mostram ao homeopata qual o miasma predominante no caso.

Ruy Madsen Barbosa Neto

49

Bases da Homeopatia

O remdio similimum (ou remdio de fundo, ou ainda remdio constitucional) tambm chamado de remdio miasmtico. Ele influenciar a energia vital perturbada pelo miasma crnico e estimular o processo de cura. Importante salientar: um miasma crnico no uma doena, mas sim um fator que desequilibra (perturba) a energia vital e, por isso, predispe o organismo s enfermidades ao mesmo tempo em que condiciona as manifestaes desse desequilbrio. Quais so os miasmas crnicos? So trs os principais: Psora, Sicose e Sfilis. PSORA A psora a perturbao primordial da energia vital. a psora que predispe o organismo para todas as enfermidades, pois coloca a energia vital num estado de hipersensibilidade aos agentes agressores de qualquer natureza (emocional, microbiano, climtico...). O termo psora significa sarna. No tempo de Hahnemann, essa palavra denominava um quadro bem mais amplo do que aquilo que chamamos de sarna atualmente. Englobava vrias entidades patolgicas que possuem em comum sintomas da pele: pstulas, exantemas e principalmente o prurido. As manifestaes pruriginosas so a primeira forma de expresso fsica deste miasma crnico, por isso Hahnemann o chamou de psora. Segundo as leis de Hering, o organismo se cura de dentro para fora, do centro para a periferia, dos rgos mais nobres aos menos nobres. um processo centrfugo. A energia vital, cuja funo preservar o organismo, usa a exonerao, um processo de defesa que ocorre naturalmente. Portanto, a pele e as mucosas sero sempre as partes exonerativas por excelncia, j que constituem a periferia do organismo. As alteraes mais comuns da pele e mucosas demonstram o processo de liberao de energia necessrio para a cura. O miasma crnico psora a exacerbao dessa capacidade de defesa natural, dessa funo exonerativa da energia vital. Por que existe a psora? Porque o caminho de cura normal foi, em algum momento, contrariado. A capacidade de defesa do organismo encontrou um obstculo. Essa transgresso do curso natural de liberao de energia pode ocorrer objetivamente (com tratamentos supressivos), ou subjetivamente (erros do pensamento e da vontade).

Ruy Madsen Barbosa Neto

50

Bases da Homeopatia

A inibio do processo vital provoca uma tenso no organismo (podemos utilizar a analogia de uma panela de presso cuja vlvula de escape esteja obstruda). Para Hahnemann, a psora o resultado da supresso de uma manifestao cutnea exonerativa. As interferncias que uma pessoa sofreu ao longo de sua vida, e que impediram a trajetria natural de cura so supresses antigas. Essas acabam por intensificar a psora, deixando o organismo permanentemente suscetvel. Os sintomas na pele, que surgem em uma pessoa afetada pela psora, mostram o esforo espontneo da energia vital em restabelecer o caminho de cura previamente desrespeitado. As doenas podem ser entendidas como os variados aspectos que a energia pode assumir, desde o imaterial (transtornos mentais) at o concreto (leso de um rgo). A supresso a interiorizao dessa energia, a trajetria centrpeta que pode acometer rgos mais importantes. A exonerao, ao contrrio, a superficializao da energia, a trajetria centrfuga (de dentro para fora), caminho natural de cura, preservando pores mais importantes do organismo. Interessante notar que a palavra que denomina, em medicina, as erupes cutneas avermelhadas exantema, palavra de origem grega que significa eflorescncia, surgimento da flor, ou seja, uma manifestao que aflora, que exterioriza um desequilbrio interno. Sydeham, um grande mdico da histria, anterior a Hahnemann, j ressaltava que as manifestaes cutneas so saudveis e preservam o organismo de muitas complicaes.
Os sintomas psricos (sejam mentais, gerais ou fsicos) melhoram com o aparecimento de erupes na pele.

Ressalte-se que a psora no se limita aos sintomas da pele, ao contrrio, quando est ativa produz quadros agudos e repetidos, comumente chamados de crises. So exoneraes freqentes em resposta a supresses antigas. So exemplos de manifestaes da psora: crises de broncoespasmo, crises pruriginosas, inflamaes repetidas, erupes nas mucosas etc... Todas essas bruscas exaltaes das defesas do organismo so fenmenos psricos.

Ruy Madsen Barbosa Neto

51

Bases da Homeopatia

A medicina convencional tende a se preocupar com o agente agressor associado a essas crises, quase sempre a culpa maior recai sobre um fator externo (microorganismos) e, contra esse agente, direcionado o tratamento. Alm disso, o mdico convencional concentra sua terapia na parte do organismo que est sensivelmente afetada, como se o problema fosse restrito quele local especfico. A Homeopatia sabe que o fundamental no a agresso externa, mas sim a susceptibilidade do sujeito, a sua psora. essa psora que deixa o terreno propcio s doenas. No se pode tratar apenas o local anatomopatolgicamente afetado, ou seja, um rgo ou parte do corpo sabidamente atingido pela doena. Se o sintoma for removido para retornar depois, isso no constitui verdadeira cura. O verdadeiro tratamento homeoptico visa a cura da totalidade, a cura daquilo que permite o adoecimento: a psora. A cura da psora , ao mesmo tempo, verdadeiro tratamento e verdadeira profilaxia. Profilaxia: conjunto de medidas para evitar o surgimento de doenas.

A psora, por ser um aumento da capacidade do organismo de reagir para preservar a vida, demonstra a vitalidade do organismo. Portanto, curar este miasma crnico no promover sua desapario, mas sim levar a psora ativa a ficar como psora latente. A psora ativa sinnimo de hipersensibilidade. Permite o surgimento de transtornos funcionais. A psora latente (ou silenciosa) sinnimo de equilbrio dinmico. O sujeito encontra-se num estado de sade de sua totalidade, desde o mental ao fsico, mas esse estado no esttico. Existem os sintomas, porm eles no so exacerbados, no escravizam, no impedem a pessoa de viver e de se desenvolver buscando os altos fins de sua existncia. Um exemplo: sentir frio normal, porm sentir frio em excesso, em situaes que no justificam tal sensao, pode ser um sintoma da psora ativa. Assim tambm, um sentimento de tristeza com alguma situao da vida um sintoma da psora latente, faz parte da sade, do equilbrio dinmico, mas um sentimento de tristeza intenso, que impede a pessoa de se empenhar em suas atividades um sintoma de desequilbrio prprio da psora ativa. Outro exemplo: medo de ladres sintoma freqente e comum, mas um medo de ladres que impea a pessoa de sair de casa, assustando-se ao menor rudo um transtorno da psora ativa.

Ruy Madsen Barbosa Neto

52

Bases da Homeopatia

CASO CLNICO 7 Mulher, 39 anos, com doena inflamatria plvica apresenta-se extremamente ansiosa, irritada e violenta. Procura um mdico homeopata e, oito dias aps tomar medicao mais semelhante sua totalidade, apresenta um grande eczema no rosto. (Eczema, palavra de origem grega que significa efervescncia, designa uma alterao da pele, pruriginosa, caracterizada pelo surgimento de vesculas sobre uma rea avermelhada). Como interpretar? A medicina convencional segmentaria a paciente e, provavelmente, a mesma seria tratada por trs especialistas: um ginecologista pela doena inflamatria plvica, um psiquiatra pela alterao de comportamento e, por fim, um dermatologista pelo importante eczema no rosto. Cada um desses sintomas visto, comumente, como entidades patolgicas diferentes, pois a fisiopatologia no explica a conexo entre eles. Para a Homeopatia existe forte conexo entre todos os sintomas de um sujeito. No exemplo anterior, aps uma consulta mais detalhada o homeopata descobriria que, a mesma paciente que agora tem 39 anos, teve eczema aos 17 anos, tratado com remdios alopticos; depois disso tratou corrimento vaginal aos 22 anos e no incio do quadro atual de dores plvicas fez tratamento para parar de menstruar... Percebe-se na histria (anamnese) da doente uma srie de supresses, ou seja, desrespeito ao caminho natural (exonerativo) de cura, levando ao aprofundamento da doena, que agora se manifesta sensivelmente tambm na esfera mental. Pode-se ver nesse exemplo a manifestao da psora, que o miasma bsico das doenas. A primeira manifestao foi um eczema (manifestao cutnea) aos 17 anos que, suprimido, abriu as portas para manifestaes mais profundas, que por sua vez tambm foram impedidas culminando em alteraes psquicas. Durante anos a doente esteve com seu desequilbrio internalizado (tenso), a psora estava ativa, deixando o organismo suscetvel. Quando a paciente foi, ento, submetida ao tratamento homeoptico correto, a energia vital volta a se colocar no caminho natural de cura (do centro periferia) e eis que surge novamente o eczema suprimido na juventude, manifestao cutnea curativa. Evoluo: a paciente sente-se muito bem, sem dores e mais calma. Porm, passa trs meses com um eczema intenso no rosto, orelha e pescoo. No aplica nada para alvio desse sintoma, entendendo a importncia do processo. Depois disso, cura-se completamente. ___________________________

Ruy Madsen Barbosa Neto

53

Bases da Homeopatia

A psora o conceito bsico para entender o que doena para a Homeopatia. Se esse miasma crnico a origem de toda enfermidade, ento, ele deve ser o objetivo de todo tratamento que se prope curar verdadeiramente uma pessoa. Os livros de medicina detalham as diversas doenas em minuciosos mecanismos fisiolgicos, que buscam explicar seu surgimento e evoluo. Essa cincia denomina-se patologia. Constitui o estudo das entidades nosolgicas, das doenas. Assim, cada uma delas possui um conjunto de caractersticas prprias, que a individualizam frente s demais; sendo o maior objetivo do mdico convencional a classificao do problema de seu paciente sob o nome de uma das doenas conhecidas. Hahnemann, por sua vez, na contramo da medicina oficial, advertia que no existem doenas de carter fixo e invarivel. Cada doente expressar sua enfermidade a seu modo. Assim como no existem duas pessoas iguais, no existem duas pessoas que adoecem de maneira idntica. Dois pacientes com enxaqueca apresentam, cada um, uma maneira diferente de expressar sua enxaqueca, sua maneira particular de adoecer. O estudo analtico das diversas entidades nosolgicas faz com que o mdico convencional perceba os problemas de sade da vida do paciente como situaes independentes. Tal como encontrado nos livros de medicina, cada problema um captulo novo, parte do todo. Se o mdico trata uma alergia de pele e, meses depois, o paciente apresenta depresso, ento, ir tratar essa nova doena como se no houvesse relao entre as duas manifestaes. A idia de miasma crnico permite ao homeopata entender o modo com que o doente expressa seu desequilbrio ao longo da vida. Hahnemann, em seu livro, Doenas crnicas, diz que os mdicos de sua poca tratavam os pruridos de pele com paliativos e, aps a desapario dos sintomas, deixavam seus pacientes com a certeza de que agora tudo est certo, sem considerar ou ter a disposio para notar os transtornos que mais cedo ou mais tarde certamente seguir-se-o, ou seja, a psora, que ir manifestar-se, a partir de dentro, em mil doenas diferentes. Ao revisar esse pargrafo seis anos depois, Hahnemann constata, numa nova edio, que os mdicos continuavam com a mesma atitude, no se tornaram nem um pouco mais sbios ou mais humanos. Qual seria a reao de Hahnemann ao saber que nada mudou 200 anos depois? SICOSE O miasma crnico chamado sicose predispe o organismo s manifestaes proliferativas.

Ruy Madsen Barbosa Neto

54

Bases da Homeopatia

Surge em algumas pessoas anteriormente afetadas pelo miasma crnico fundamental, a psora. Hahnemann nomeou todos os estados crnicos segundo os sinais mais evidentes dos respectivos miasmas. Assim: - psora = sarna, prurido. - sicose = tumor, secrees. A palavra sicose se refere a tumor, pois as manifestaes externas principais desse miasma crnico so as tumoraes (verrugas, plipos, tumores...), alm das secrees patolgicas. Hahnemann associou o surgimento da sicose com a supresso de infeces genitais, da mesma forma que associou a supresso dos pruridos com a origem da psora. Com a evoluo da Homeopatia, outras associaes foram sendo feitas para justificar o aparecimento desse estado miasmtico crnico, por exemplo: as vacinaes e outras inoculaes repetidas de substncias estranhas ao organismo como antibiticos e soros. Os transtornos dos doentes sicticos melhoram com a liberao de secrees patolgicas como catarro, pus e corrimentos; na pele, a exonerao mais comum so as verrugas. A sicose representa uma modificao patolgica da capacidade reativa do organismo. A energia vital, que na psora expressa hiperfuno (para preservar o organismo atravs da exonerao) e produz sintomas funcionais, passa a produzir, na sicose, sintomas proliferativos (tanto mentais quanto fsicos) que expressam uma disfuno. A sicose a perverso da psora. So sintomas da sicose na esfera mental: perverso dos sentimentos, agressividade, exacerbao da sexualidade, egosmo (hipertrofia do ego). Na psora vemos o prurido mental refletir-se no prurido fsico. Na sicose vemos a hipertrofia do ego refletir-se na hipertrofia dos tecidos. So sintomas da sicose na esfera fsica: tumores benignos, verrugas, catarros, supuraes... SFILIS O miasma crnico denominado sfilis predispe o organismo s manifestaes destrutivas.

Ruy Madsen Barbosa Neto

55

Bases da Homeopatia

Assim como a sicose, tambm a sfilis surge em algumas pessoas previamente afetadas pelo miasma crnico primordial, a psora. O estado psrico conseqncia de um distrbio dos mecanismos normais de defesa do organismo, o qual se torna hipersensvel. A psora possibilita, ento, o aparecimento de outros miasmas a sicose e a sfilis. o A sicose caracteriza-se pela tendncia proliferao, hipertrofia. o A sfilis, por sua vez, caracteriza-se pela tendncia destruio. Essas tendncias que caracterizam cada miasma crnico so percebidas sempre na totalidade do sujeito, desde a esfera mental at o fsico. Por isso, um doente cujo miasma crnico predominante sfilis apresentar sintomas com tendncia destrutiva desde o mental at o fsico. Na psora, o prurido da mente reflete-se no prurido da pele. Na sicose, a hipertrofia do ego reflete-se na hipertrofia dos tecidos. Na sfilis, a destruio da mente reflete-se na destruio dos tecidos. So exemplos de manifestaes fsicas do miasma sifiltico: as ulceraes. So exemplos de manifestaes mentais do miasma sifiltico: a agressividade, o desejo de vingana, a tendncia ao suicdio (autodestruio), sentimentos de dio etc... Os transtornos do paciente sifiltico se aliviam com o surgimento de lceras na pele e mucosas e com as secrees purulentas. O miasma psora caracterizado pela hipersensibilidade do organismo. O miasma sicose caracterizado pela disfuno do organismo. J o miasma da sfilis leva deficincia ou falta de reao natural do organismo. Enquanto o a sicose perverte a psora, o miasma sfilis inibe a psora. No se pode confundir o miasma sfilis com a entidade patolgica denominada sfilis. Hahnemann usou a doena sfilis como modelo para ilustrar as manifestaes do miasma crnico caracterizado pela destruio, por isso utilizou o mesmo nome. IMPORTNCIA DOS MIASMAS Qual a importncia do estudo dos miasmas? Para que serve na prtica? A medicina se deparou, ao longo da histria, com a incerteza. comum ouvir que na cincia mdica no existe o sempre e no existe o nunca. A experincia mostra que as pessoas adoecem de maneiras diferentes. Duas pessoas podem ter doenas de mesmo nome, porm muitos sintomas, a evoluo e a recuperao certamente sero diferentes.

Ruy Madsen Barbosa Neto

56

Bases da Homeopatia

Por que umas pessoas adoecem e outras no? Por que uns recuperam-se bem enquanto outros evoluem mal? Essas e outras questes so apenas parcialmente respondidas ou, na maior parte das vezes, simplesmente renegadas. A medicina convencional aperfeioou seus mtodos para lidar com as conseqncias do processo do adoecimento: tcnicas para diagnstico, estatsticas de prognsticos, tratamentos para aliviar as conseqncias das doenas etc... As razes do problema so apenas superficialmente abordadas. Trava-se uma luta cega contra um inimigo desconhecido. Com a boa inteno de aliviar o sofrimento das pessoas e prolongar a vida, usam-se todas as armas disponveis sem que se interrogue a razo do sofrimento. A medicina parou de refletir sobre si mesma. Descartou as disciplinas que a questionavam: a filosofia, a teologia e at a epistemologia. So raras at mesmo as faculdades mdicas que abordam a histria da medicina. A evoluo das idias matria desconhecida pelos futuros mdicos. A culpa dos sofrimentos j recaiu sobre deuses, espritos, maus ares, at serem descobertos os microorganismos. Mas, com o tempo, percebeu-se que o germe, por si s, no leva ao adoecimento. Atualmente, com o aprimoramento da gentica, passou-se a culpar o genoma pela origem das doenas. Ainda que pesem as grandes mudanas de conceito sobre os culpados, as doenas foram sendo descortinadas em seus mais sutis processos evolutivos. fisiopatologia coube, ento, ensinar quais os possveis pontos em que a teraputica poderia atuar para controlar a doena. A medicina no sabe muito do porqu, mas sim do como ocorrem as doenas. A Homeopatia, h 200 anos, desde o seu nascimento, vem procurando entender o que h por trs dos mecanismos fisiopatolgicos. O que que realmente precisa ser curado? bvio que por trs dos processos bioqumicos existe uma dinmica que condiciona o processo do adoecer, ou seja, h na pessoa algo que predispe ao adoecimento. Deveria existir, portanto, indcios de que uma pessoa est predisposta a determinadas doenas. Seria interessante para o mdico poder reconhec-los e atuar antes que a doena se instale. Samuel Hahnemann reconheceu esses indcios no incio do sculo XIX.

Ruy Madsen Barbosa Neto

57

Bases da Homeopatia

H um estado anterior patologia, tal estado pode ser sentido pela pessoa (e reconhecido pelo mdico) como algo est errado. A essa predisposio ao adoecer, Hahnemann deu o nome de miasma crnico. Portanto, esse miasma crnico deve ser o objetivo do verdadeiro e definitivo tratamento. O professor Paulo Rosenbaum diz que a compreenso do miasma e a sua cura homeoptica so a forma de preveno mais completa de toda a medicina. Isso porque o homeopata consegue distinguir o momento de tratar antes mesmo de aparecerem os sintomas fsicos, antes que a doena surja como entidade nosolgica tal qual estudada pela patologia. O homeopata pode detectar a doena quando ela ainda apenas leso dos sentimentos. A correta seleo do medicamento homeoptico para cada caso necessita da compreenso do diagnstico miasmtico do paciente. Assim como as leis de cura de Hering e os prognsticos de Kent, o entendimento dos miasmas ajuda o mdico homeopata a prever e entender melhor a evoluo aps o tratamento. No h medicamentos predeterminados para tratar o miasma crnico. Homeopatia sempre individualizao do medicamento e tratamento da totalidade. Ainda que algumas substncias despertem mais sintomas relativos psora, ou sicose ou sfilis, os homeopatas concordam que os medicamentos so sempre trimiasmticos, ou seja, despertam e curam totalidades sintomticas referentes aos trs miasmas.

Ruy Madsen Barbosa Neto

58

Bases da Homeopatia

XVI. RACIONALIDADES MDICAS


A expresso medicinas alternativas comumente utilizada para designar maneiras diferentes de se praticar a medicina. Tal expresso abarca um espectro muito amplo de prticas distintas do modelo oficial: Homeopatia, Acupuntura, Fitoterapia, Medicina Antroposfica, Ortomolecular, Florais de Bach etc... A palavra alternativa implica em oposio, excluso de um modelo para a adoo de outro. Alternativo entendido como oposto ao modelo biomdico (aloptico, ocidental). Mas, o que ocorre normalmente a possibilidade de juno e a utilizao de duas ou mais prticas visando o bem do paciente. Por isso, um novo termo foi adicionado expresso. Fala-se hoje em Medicina Alternativa e Complementar, em ingls utiliza-se a sigla CAM. Essa a expresso usada atualmente em artigos cientficos. Outra expresso muito utilizada prticas no convencionais em sade. Se os termos complementar e no convencional significaram a superao de um modelo baseado na viso de mundo cartesiana (analtico, pares de opostos), eles no deixaram de tomar como ponto de referncia o modelo biomdico, ou seja, a medicina aloptica, ocidental, cientfica, oficial. Assim, todas as maneiras distintas de se praticar a medicina seriam estudadas tomando como padro o modelo convencional. Alm disso, essas expresses definem sob um mesmo ttulo os sistemas mdicos altamente complexos (como a Homeopatia e a Medicina Chinesa) e as distintas prticas teraputicas (como a Fitoterapia, os Florais de Bach etc...). A expresso que melhor define e distingue os sistemas mdicos Racionalidade Mdica. Conceito elaborado pela sociloga Madel Luz, racionalidade mdica todo sistema de proposies (...) verificveis de acordo com procedimentos racionais sistemticos (...) e de intervenes eficazes em face do adoecimento humano. A condio necessria - diz Madel Luz - para estarmos em presena de uma racionalidade mdica a existncia de cinco dimenses fundamentais (morfologia, dinmica vital, doutrina mdica, sistema de diagnose e sistema de interveno teraputica). Essas cinco dimenses so o que diferenciam uma racionalidade de outra. Se uma prtica mdica no possui essas cinco dimenses ela considerada uma teraputica. O estudo levanta quatro diferentes racionalidades mdicas conhecidas, duas ocidentais e duas orientais: 1. A medicina ocidental contempornea (biomedicina, ou alopatia, ou oficial, ou convencional). 2. A Homeopatia 3. A medicina tradicional chinesa

Ruy Madsen Barbosa Neto

59

Bases da Homeopatia

4. A medicina Ayurvdica As demais prticas so denominadas Teraputicas por no preencherem todos os critrios de racionalidade mdica: Fitoterapia, Florais de Bach, hidroterapia, cromoterapia, etc... As racionalidades mdicas so compostas de arte (aplicao/tekn) e cincia (episteme). Historicamente, arte e cincia mdicas no se separam. Medicina tecn + episteme. A medicina convencional ocidental progressivamente promoveu a separao entre a arte de curar e a cincia. A cincia da medicina convencional tornou-se cincia das doenas (produo de conhecimento acerca das patologias) e superou em importncia a arte de curar. Tal separao no ocorreu nas outras racionalidades mdicas. Na Homeopatia a cincia (episteme) voltada para a arte de curar, constituindo uma verdadeira cincia da teraputica. Percebe-se, atualmente, a tentativa da medicina convencional de se apropriar da arte de curar de outras racionalidades, desde que sejam comprovadas cientificamente. Assim, quer-se provar a tecn de uma racionalidade utilizando a episteme de outra racionalidade mdica. Como se um juiz de basquete pudesse utilizar suas regras para apitar uma partida de futebol. O exemplo mais marcante o uso que mdicos convencionais vm fazendo da acupuntura no tratamento de algumas doenas especficas. A acupuntura constitui uma tcnica (tecn /arte de curar) prpria da racionalidade da Medicina Tradicional Chinesa, cuja episteme (conhecimento/ doutrina mdica) totalmente distinta da episteme da medicina convencional. Usar somente a tcnica isolada de sua doutrina uma postura incoerente. A mesma contradio pode ser notada nas: 1. Pesquisas que visam avaliar a eficcia da Homeopatia fora de sua episteme. 2. Utilizaes de medicamentos homeopticos predeterminados para algumas doenas. Homeopatia uma racionalidade mdica, portanto, dotada de cincia e arte de curar prprias.

Ruy Madsen Barbosa Neto

60

Bases da Homeopatia

XVII. HOMEOPATIA E PESQUISAS


Desde seu nascimento, a Homeopatia alvo de crticas que so, na maior parte das vezes, infundadas. Proliferam os palpites e os preconceitos. Reina a mais completa e histrica desinformao nos discursos que querem desqualificar a medicina homeoptica. Travou-se, ao longo do tempo, um embate entre homeopatas e mdicos convencionais. Estes ltimos, especialmente nos meios acadmicos, rotulam a prtica homeoptica como uma atividade no cientfica. A Homeopatia tradicionalmente vista como alternativa e classificada ao lado (ou abaixo) de teraputicas como a fitoterapia, os florais de Bach, a antroposofia etc... Tais prticas variadas, muito menos complexas do que a Homeopatia, possuem suas tcnicas especficas e apresentam bons resultados, porm no podem equiparar-se com as racionalidades mdicas, como a Homeopatia, a medicina tradicional chinesa e a medicina Ayurvdica, alm da medicina convencional ocidental (ou Alopatia). Qual o argumento utilizado para desqualificar a Homeopatia? Repetem ad nausea que no h provas cientficas, no h respaldo, no h pesquisas... Mesmo que tal argumento fosse verdadeiro, se um determinado fenmeno no foi ainda explicado, isso faz dele um objeto de estudo, um campo novo para a investigao, e constituiria uma postura no cientfica o no reconhecimento da necessidade de se pesquisar a Homeopatia. Felizmente, existem sim pesquisas sobre a Homeopatia. E muitas. Falta, porm, espao no meio universitrio para que a medicina homeoptica seja ainda mais pesquisada, difundida e utilizada em benefcio dos doentes. O meio acadmico, sendo o locus da atividade cientfica, deveria impulsionar e encorajar o estudo da Homeopatia. A realidade, no entanto, continua sendo de preconceito, alimentado principalmente pelo desconhecimento das bases da Homeopatia. Apesar de ser uma especialidade mdica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, a Homeopatia no tem seus princpios ensinados na imensa maioria das faculdades mdicas. Mas o que evidenciam as pesquisas sobre Homeopatia? Primeiramente, evidenciam que os prprios pesquisadores desconhecem a verdadeira Homeopatia. Percebe-se que os resultados a favor da Homeopatia no convencem os cticos comprometidos com a racionalidade mdica convencional e, por

Ruy Madsen Barbosa Neto

61

Bases da Homeopatia

outro lado, os resultados contrrios Homeopatia no interferem na prtica dos mdicos homeopatas. Ao abordar o tema Homeopatia e Pesquisas necessrio entender e diferenciar duas atitudes: Pesquisar a Homeopatia diferente de pesquisar em Homeopatia.

Pesquisar a Homeopatia conduzir estudos que avaliem: 1. A eficcia do tratamento homeoptico (ou seja, se a Homeopatia atinge seu objetivo de curar). 2. Qual a natureza do medicamento homeoptico (se agem e como agem os medicamentos ultradiludos). Pesquisar em Homeopatia conduzir estudos que permitam a evoluo da medicina homeoptica, de sua teoria e prtica. Vale lembrar que a racionalidade da medicina dos semelhantes nasceu com uma pesquisa: a experimentao da quina realizada por Hahnemann. A partir daquela primeira constatao, a Homeopatia no parou mais de pesquisar, pois tem como uma de suas bases a pesquisa - a experimentao no homem saudvel. Essa a pesquisa fundamental em Homeopatia: a experimentao das substncias. Quanto mais experimentaes, mais medicamentos e sintomas tornam-se conhecidos e mais a lei dos semelhantes pode ser aplicada para a cura. A pesquisa de novos remdios em Homeopatia difere muito das pesquisas na medicina convencional. As grandes indstrias farmacuticas, muitas vezes, lanam um novo remdio no mercado para retir-lo e proibi-lo pouco tempo depois, devido a reaes s observadas posteriormente e que custam as vidas de muitos pacientes, ou no mnimo, os submetem a grandes riscos. Na Homeopatia, um remdio nunca se torna ultrapassado e nunca retirado da prtica. Medicamentos pesquisados e utilizados por Hahnemann, h 200 anos, continuam sendo receitados hoje. Sabemos que por trs das grandes pesquisas da medicina convencional est o lucro das grandes indstrias farmacuticas.A Homeopatia incomoda essas grandes multinacionais que respondem por grande parte do capital internacional. O verdadeiro objetivo da indstria farmacutica um s: vender remdios. Por isso, ela a maior interessada na rea da sade, proporcionando desde simples amostras grtis de seus produtos at o financiamento de pesquisas, passando pela oferta de coquetis, viagens e congressos aos profissionais.

Ruy Madsen Barbosa Neto

62

Bases da Homeopatia

Os estudantes de medicina, fascinados por esse mundo de riquezas e benefcios, so presas fceis, comeando desde a graduao a aprenderem o papel que os mdicos, aos poucos, assumiram - o de revendedores de remdios. A medicina convencional tornou-se o maior escudo da indstria farmacutica, pois sua atividade est centrada no diagnstico de doenas e na prescrio de remdios para essas doenas. Quanto mais doenas, mais remdios. Por isso, quase impossvel unir Homeopatia e modelo convencional. As pesquisas errneas que tentam avaliar o tratamento de doenas especficas com remdios homeopticos chegam invariavelmente ao mesmo resultado: Homeopatia igual a efeito placebo. Placebo: substncia inativa, cujo efeito benfico se deve a participao psicolgica (auto-sugesto) do indivduo.

A Homeopatia a medicina do sujeito, do doente. As doenas desaparecem medida que o sujeito for se curando na totalidade. Uma pesquisa sobre Homeopatia que quiser encontrar remdios para doenas especficas como asma, lcera, hipertenso, infeces, obesidade (etc...) est completamente equivocada. Para a Homeopatia o que importa a pessoa doente, a pessoa que apresenta asma (ou lcera, hipertenso, infeco etc...) como forma de manifestao de seu desequilbrio interno. Portanto, as pesquisas que visam avaliar a Homeopatia devem considerar as leis e princpios que constituem a racionalidade homeoptica, alm de respeitar o rigor metodolgico essencial para qualquer pesquisa. S ser coerente e legtima a pesquisa que avaliar a Homeopatia dentro de sua episteme. O que no pode faltar ao se pesquisar a Homeopatia? 1. Individualizao do tratamento e totalidade. Na Homeopatia so administrados medicamentos diferentes para pessoas diferentes mesmo que o nome da doena seja o mesmo. Isso porque os sintomas que norteiam a escolha do medicamento homeoptico no so os sintomas da doena, mas sim os sintomas da totalidade caracterstica do doente (mente e fsico). 2. Ateno quanto ao objetivo do tratamento. Na Homeopatia o objetivo do tratamento a cura, ou seja, o restabelecimento da sade. O sujeito, aps o tratamento homeoptico correto, deve apresentar melhora geral e no apenas da alterao clnica

Ruy Madsen Barbosa Neto

63

Bases da Homeopatia

que o levou a buscar ajuda mdica. Uma pesquisa cujo objetivo for somente o alvio ou desaparecimento de um determinado sintoma no estar de acordo com o modelo homeoptico. 3. Ateno quanto forma de prescrio. A Homeopatia original fundada por Hahnemann tem por princpio a administrao de um remdio constitucional, dinamizado e nico por vez. Uma pesquisa que utilize vrios medicamentos (ou os chamados complexos homeopticos) no estar avaliando a verdadeira homeopatia que, desde os tempos de Hahnemann, quer ser colocada prova. 4. Tempo de observao. Na Homeopatia a observao da evoluo do doente essencial para a confirmao do medicamento ou para a percepo da necessidade de reavaliar o caso. O medicamento homeoptico no cura pelo efeito primrio, mas sim pela resposta da energia vital. O similimum (medicamento mais semelhante e, portanto, mais indicado para o caso) coloca o doente num caminho de cura cujos sinais devem ser respeitados (agravao homeoptica, leis de Hering e retorno de sintomas antigos). Portanto, toda pesquisa precisa contar com um tempo longo de observao (6 a 12 meses) para que sejam notadas as mudanas profundas que o tratamento homeoptico visa provocar. A NATUREZA DO MEDICAMENTO HOMEOPTICO Muito mais do que as pesquisas sobre a eficcia do tratamento homeoptico, o tpico de maior polmica a pesquisa bsica sobre a natureza do medicamento. Pesquisa bsica em Homeopatia todo estudo que visa compreender o fenmeno das ultradiluies. Muito embora esse seja um campo de estudos para os fsicos e os qumicos, os mdicos homeopatas so, desde o tempo de Hahnemann, alvo dos mesmos questionamentos sobre o absurdo das diluies infinitesimais. Os medicamentos acima da 12 potncia da dinamizao hahnemaniana na escala centesimal, ou simplesmente, acima de CH 12, ultrapassam o limiar de disperso da matria (da ordem de 10-24, segundo o nmero de Avogadro), ou seja, a partir dessa dinamizao no existiria mais nenhuma molcula da substncia original. Um medicamento desse tipo no pode ter seus efeitos explicados pela farmacologia clssica, que se preocupa com o peso (gramas, miligramas...) e concentrao dos remdios (miligrama por mililitro...). No estudo das diluies infinitesimais no faz sentido falar em peso, concentrao etc... Ao analisarmos quimicamente o remdio homeoptico na

Ruy Madsen Barbosa Neto

64

Bases da Homeopatia

forma lquida encontraremos apenas gua e lcool que so os solventes, apenas veculos que transmitem a informao do remdio para o organismo. impossvel para a farmacologia clssica usar seus prprios conceitos para entender a farmacologia homeoptica. Assim, muitos pesquisadores, por no conseguirem adotar novos modelos de pesquisa, tomam o caminho mais fcil: o ceticismo comodista frente ao fenmeno das ultradiluies. O filsofo Friedrich Nietzsche diz que frente ao desconhecido o primeiro instinto humano : qualquer explicao prefervel a falta de explicao. Por isso, os cticos comodistas passaram sculos dizendo para si mesmos que a ultradiluio impossvel, buscam o alvio, pois o desconhecido perigoso. Excluem o imprevisto das possibilidades e, pior, impedem a sua investigao. Um livro de farmacologia convencional (Rang Dale) muito utilizado pelos alunos de medicina ilustra bem j em seu primeiro captulo essa postura preconceituosa frente farmacologia homeoptica: O sistema (da Homeopatia) rapidamente desviou-se para o absurdo: por exemplo, Hahnemann recomendou o uso de diluies de 1: 1060, equivalente a uma molcula na rbita de Netuno. Para a farmacologia clssica, entender a ao dos remdios estudar interaes qumicas convencionais entre frmacos e tecidos. Para a Homeopatia, entender a ao dos remdios observar aquilo que provocam na totalidade (mental-geral-fsico) do sujeito. A pergunta que sempre se fez : - Ser possvel que a gua, na qual a substncia foi diluda, possa produzir efeitos farmacolgicos mesmo na ausncia da substncia? Hahnemann respondeu mesma questo nestes termos: Algo que de fato ocorre deve ao menos ser possvel. Para o bom cientista, primeiro vm os fatos e depois as explicaes. E o fato este: h 200 anos os homeopatas observam curas e patogenesias desencadeadas por medicamentos ultradiludos. A experincia mostra que existe efeito. A pergunta, portanto, deveria ser: - Como a gua, na qual a substncia foi diluda, pode produzir efeitos sem que as molculas da substncia estejam presentes? Muitos estudos tm sido direcionados para desvendar o fenmeno da ultradiluio. At hoje nenhuma explicao foi to difundida quanto a teoria da memria da gua. A substncia dissolvida deixaria na gua uma marca que permaneceria mesmo em diluies extremamente altas. Essa marca seria

Ruy Madsen Barbosa Neto

65

Bases da Homeopatia

fruto do rearranjo das molculas de gua, que conservariam a energia (o frequencial) da substncia original. Poderamos comparar a ultradiluio com a gravao de uma msica, ao ouvi-la no se est ouvindo o cantor, mas a impresso permanentemente arquivada do som. O imunologista francs Jacques Benveniste foi o mais famoso defensor da hiptese da memria da gua. Um de seus artigos cientficos, publicado na revista Nature em 1988, comprova os efeitos das ultradiluies. Os responsveis pela revista aceitaram publicar o artigo desde que a pesquisa fosse repetida posteriormente para comprovao. A postura antitica dos responsveis pela revista configurou um dos maiores exemplos de sensacionalismo j vistos no meio cientfico. Benveniste aceitou as condies, porm os resultados no foram observados na repetio do experimento que contou com analistas no mnimo no especializados para julgar e repetir os experimentos A partir da, o autor foi alvo de grandes injustias e perdeu o apoio financeiro para novas pesquisas. Todo essa agitao em torno das ultradiluies ocorre porque, se o efeito fosse comprovado, a farmacologia e a medicina convencional precisariam rever muitos de seus conceitos. Na verdade, muitos outros trabalhos j foram realizados por outros grupos e os resultados comprovam as evidncias de Benveniste, fortalecendo a teoria da memria da gua. O livro de Rang & Dale, citado anteriormente, ridiculariza as farmacologias no convencionais ao elogiar o famoso cientista Paul Ehrlich que afastou a idia de que a potncia e especificidade da ao de algumas drogas as coloquem fora do alcance da qumica e da fsica, exigindo a interveno de foras vitais mgicas. Ao contrrio do que supem os autores do livro, no necessrio para a Homeopatia exigir a interveno de foras vitais mgicas para explicar o efeito de seus medicamentos. A existncia de efeitos das ultradiluies comprovada pela clnica homeoptica e pelas experimentaes em homens sos. Surgem, ento, duas questes: Em laboratrio, comprovam-se as atividades farmacodinmicas das ultradiluies? Qual seria o mecanismo de ao das ultradiluies? Seguem alguns poucos exemplos de pesquisas bsicas sobre as ultradiluies.

Ruy Madsen Barbosa Neto

66

Bases da Homeopatia

ATIVIDADE FARMACODINMICA DAS ULTRADILUIES DAVENAS,E et al. Human basophil degranulation triggered by very dilute antiserum aginst IgE. Nature, 1998. 333: 816-8. Estudo famoso, citado anteriormente, coordenado pelo imunologista francs Jacques Benveniste. Demonstra-se que a ultradiluio de anti-IgE capaz de produzir efeito in vitro: degranulao de basfilos (tipo de glbulo branco) com liberao de histamina. Os autores levantaram a hiptese de que a informao biolgica foi transmitida devido reorganizao molecular da gua provocada pelo processo de dinamizao. BELON, J. et al. Histamine dilutions modulate basophil activation. Inflammation Research, 2004. 53: 181-8. Este experimento segue caminho inverso do anterior: demonstra que ultradiluies de histamina (ordem de 10-30) inibem a ativao dos basfilos. Os pesquisadores concluram, com base em muitos outros estudos semelhantes, que ultradiluies exercem efeitos na atividade celular. ARGUEJOUF, O. et al. Time related neutralization of two doses acetyl salicylic acid. Thrombosis Research, 2000. 100 (4): 317-23. Comumente o cido acetil saliclico (AAS), conhecido como aspirina, administrado em miligramas pela medicina convencional para prevenir a trombose das artrias. O AAS inibe a agregao das plaquetas e aumenta o tempo de sangramento por dificultar a coagulao. Ao administrar AAS ultradiludo (10-30) os pesquisadores se depararm com o efeito inverso: reduo do tempo de sangramento e anulao do efeito do AAS em dose convencional. REY, L. Thermoluminescence of ultra high dilutions of lithium chloride and sodium chloride. Physica A, 2003. 323: 67-74. Este estudo foi publicado por um peridico cientfico de fsica. O autor analisou a intensidade da emisso de radiao de ultradiluies congeladas de cloreto de sdio, cloreto de ltio e gua pura. Essas ultradiuies haviam sido submetidos a uma determinada carga de irradiao e, conforme voltavam a temperatura ambiente, emitiam a radiao de volta. Comprou-se a diferena de atividade entre as ultradiluies: cada uma possui um espectro de emisso, demonstrando que a gua na qual dilui-se determinada substncia diferente da gua pura. O autor atribui tal fenmeno a uma mudana estrutural do solvente provocada pelo processo de dinamizao.

Ruy Madsen Barbosa Neto

67

Bases da Homeopatia

HIPTESES PARA O MECANISMO DE CURA HOMEOPTICO Segundo Eizayaga, podem ser citadas quatro teorias que tentam explicar como ocorreria a cura homeoptica: 1. Substituio mrbida. Segundo Hahnemann, no coexistem duas enfermidades semelhantes no mesmo organismo, a mais forte substitui (cura) a mais fraca. a Lei dos semelhantes. O remdio homeoptico promoveria uma enfermidade semelhante do doente, s que mais forte e duraria apenas o suficiente para cur-lo. 2. Princpio de ao-reao. A toda ao de determinada intensidade, o organismo ope uma reao de igual intensidade e sentido contrrio. Com o remdio homeoptico atuando no mesmo sentido da ao da doena (s que mais forte que esta), o organismo precisa opor uma fora curativa (reao) maior. Haver cura se a reao natural do organismo somada a reao ao medicamento homeoptico, superar a ao da doena. +
Ao da doena Ao do remdio

=
Reao ao remdio

+
Reao natural

3. Poder patognico / imunolgico As enfermidades possuem um poder patognico e despertam uma resposta imunolgica do organismo. O remdio homeoptico provocaria uma enfermidade artificial dinmica pouco patognica, mas com elevada resposta imunolgica. 4. Teoria vibratria. Todo ser vivo e substncias emitem energia vibratria, ondas eletromagnticas. Quanto mais a vibrao do remdio for semelhante vibrao do doente, mais perto se chegar da cura. Haver ressonncia. Como se uma onda (do remdio) com determinada freqncia e amplitude interferisse em outra onda (do doente) semelhante.

Ruy Madsen Barbosa Neto

68

Bases da Homeopatia

BIBLIOGRAFIA
ADAMS, K.E. et al. Ethical considerations of complementary and alternative medical therapies in conventional medical settings. Ann Intern Med, 2002. 137: 660-64. ALLEN, H.C. Sintomas-Chave da Matria Mdica Homeoptica. S.Paulo: Dynamis editorial, 1996. BERGO, H; LUZ, H.S. Entrevista com Kent. Rio de Janeiro: I.H.J.T.K., 1996. BARROS, N. F. A construo de novos paradigmas na medicina: a medicina alternativa e a medicina complementar. In Canesqui, A. M. Cincias Sociais e sade para o ensino mdico. Sade em debate. So Paulo: Fapesp. BLANK, R. J. Escatologia da Pessoa. So Paulo: Paulus, 2000. BRAUNWALD, E. Harrison Medicina Interna. 15a ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2002. CAIRO, N. Guia de Medicina Homeoptica. 21 ed. So Paulo: Livraria Teixeira, 1968. CSAR, A. T. Dinamizao. Cultura Homeoptica, 2003. 5: 25-41. CLOSE, S. The Genius of Homoeopathy. N.Delhi: B. Jain, 1993. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.Resoluo CFM n 1000/80, reconhece a homeopatia como especialidade mdica. Dirio Oficial da unio, seo I, parte II de 20 de Julho de 1980. DANTAS, F. O que Homeopatia. Coleo primeiros passos. So Paulo: Brasiliense, 1984. DAVENAS,E. Human basophil degranulation triggered by very dilute antiserum aginst IgE. Nature, 1998. 333: 816-8. DAVID, M. et al. Advising patients who seek alternative medical therapies. Ann Intern Med, 1997. 127: 61-69. EIZAYAGA, F. X. Tratado de Medicina Homeoptica. 2 ed. Buenos Aires: Ediciones Marecel. 1981. FARMACOPIA HOMEOPTICA BRASILEIRA. 2 ed. S.Paulo: Editora Ateneu, 1997. HAHNEMANN, S. Organon de la Medicina. 6 ed. Santiago: Hochstetter y cia. 1974. _____. Doenas Crnicas. 2 ed. So Paulo: Grupo de estudos homeopticos Benoit Mure, 1984. _____. Matria Mdica Pura. New Delhi: B. Jain Publishers,1994. KENT, J. T. Lies de filosofia homeoptica. Curitiba: Editorial Nova poca. KOSSAK-ROMANACH, A. Homeopatia em 1000 Conceitos. S.Paulo: Ed. Elcid, 2003. LINDE, K. et al. Are the clinical effects of homoeopathy placebo effects? A meta-analysis of placebocontrolled trials. Lancet, 1997. 350: 834-43. LUZ, M. T. Medicina e racionalidades mdicas: estudo comparativo da medicina ocidental contempornea, homeoptica, tradicional chinesa e ayurvdica. In Canesqui, A. M. Cincias Sociais e sade para o ensino mdico. Sade em debate. So Paulo: Fapesp.

Ruy Madsen Barbosa Neto

69

Bases da Homeopatia

____. A arte de curar versus a cincia das doenas: histria social da homeopatia no Brasil. So Paulo: Dynamis Editorial, 1996. MARIM, M. Por que a Homeopatia incomoda. Campinas: jornal Correio Popular 1997 nov 30. PASCHERO, T.P. Homeopatia. 2 ed. Buenos Aires: ED Ateneo, 1983. PORTO, C. C. Semiologia Mdica. 4 ed. Rio de Janeiro: Ed Guanabara Koogan, 2001. POZETTI, G. L. Medicamentos Homeopticos (algumas monografias). Instituto Homeoptico Franois Lamasson, 1988. RANG, H.P. DALE, M.M. Farmacologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan. 1993. REZENDE FILHO, A. A. Repertrio e repertorizao. So Paulo: Editorial Homeoptica Brasileira, 1972. REY, L. Thermoluminescence of ultra high dilutions of lithium chloride and sodium chloride. Physica A, 2003. 323: 67-74. RIBEIRO FILHO, A. Provas de ttulo de especialista da AMHB. So Paulo: Editora Organon, 2000. ROSENBAUM, P. Homeopatia: Medicina sob medida. So Paulo: Publifolha. 2005. ____. Conceito de Cincia. Disponvel em: http://www.homeopatia.med.br/biblioteca.htm ____.Uma opo natural para a medicina. Disponvel em: http://www.homeopatia.med.br/biblioteca.htm ____.Em defesa das culturas no - hegemnicas. Disponvel em: http://www.homeopatia.med.br/biblioteca.htm SCHOLTEN, J. Homoeopathy and the elements. Utrecht: Stichting Alonissos. 2002. SOUZA. M.L. Avaliao do nvel de conhecimento e interesse m Homeopatia entre estudantes da Faculdade de Cincias Mdicas da Universidade Estadual de Campinas. Homeopatia Brasileira, 2001. 7(2): 14-20. TEIXEIRA, M. Z. Semelhante cura semelhante: o princpio de cura homeoptico fundamentado pela racionalidade mdica e cientfica. So Paulo: Editorial Petrus. 1998. ____.Protocolo para pesquisa clnica em Homeopatia: aspectos fundamentais. Revista Diagnstico & Tratamento. 2001; 6 (4): 11-18. ____.O ensino de prticas no-convencionais em sade nas faculdades de medicina: panorama mundial e perspectivas brasileiras. Disponvel em http://www.homeozulian.med.br ____.Pesquisa bsica em Homeopatia: Reviso bibliogrfica. Rev de Homeopatia, 2001. 66 (2): 5-22. DAYRAUD, V. Biographies. Disponvel em: http://www.homeoint.org/biograph VITHOULKAS, G. Homeopatia, cincia e cura. So Paulo: Crculo do livro, 1981.

Ruy Madsen Barbosa Neto

70

You might also like