You are on page 1of 4

Dirio da Repblica, 1. srie N.

174 8 de Setembro de 2009

6053

PRESIDNCIA DA REPBLICA
Decreto do Presidente da Repblica n. 85/2009
de 8 de Setembro

Vaz, efectuada por deliberao de 19 de Agosto de 2009 do Conselho de Chefes de Estado-Maior e aprovada por despacho do Ministro da Defesa Nacional de 20 do mesmo ms. Assinado em 31 de Agosto de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA.

O Presidente da Repblica decreta, nos termos do n. 2 do artigo 25. da Lei Orgnica n. 1-A/2009, de 7 de Julho, o seguinte: confirmada a promoo ao posto de Major-General do Coronel Piloto Aviador Slvio Jos Pimenta Sampaio, efectuada por deliberao de 19 de Agosto de 2009 do Conselho de Chefes de Estado-Maior e aprovada por despacho do Ministro da Defesa Nacional de 20 do mesmo ms. Assinado em 31 de Agosto de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Decreto do Presidente da Repblica n. 86/2009
de 8 de Setembro

ASSEMBLEIA DA REPBLICA
Lei n. 101/2009
de 8 de Setembro

Estabelece o regime jurdico do trabalho no domiclio

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: Artigo 1.
mbito

O Presidente da Repblica decreta, nos termos do n. 2 do artigo 25. da Lei Orgnica n. 1-A/2009, de 7 de Julho, o seguinte: confirmada a promoo ao posto de Major-General do Coronel Piloto Aviador Amndio Manuel Fernandes Miranda, efectuada por deliberao de 19 de Agosto de 2009 do Conselho de Chefes de Estado-Maior e aprovada por despacho do Ministro da Defesa Nacional de 20 do mesmo ms. Assinado em 31 de Agosto de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Decreto do Presidente da Repblica n. 87/2009
de 8 de Setembro

O Presidente da Repblica decreta, nos termos do n. 2 do artigo 25. da Lei Orgnica n. 1-A/2009, de 7 de Julho, o seguinte: confirmada a promoo ao posto de Major-General do Coronel Piloto Aviador Valdemar Oliveira Cabral, efectuada por deliberao de 19 de Agosto de 2009 do Conselho de Chefes de Estado-Maior e aprovada por despacho do Ministro da Defesa Nacional de 20 do mesmo ms. Assinado em 31 de Agosto de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Decreto do Presidente da Repblica n. 88/2009
de 8 de Setembro

1 A presente lei regula a prestao de actividade, sem subordinao jurdica, no domiclio ou em instalao do trabalhador, bem como a que ocorre para, aps comprar a matria-prima, fornecer o produto acabado por certo preo ao vendedor dela, desde que em qualquer caso o trabalhador esteja na dependncia econmica do beneficirio da actividade. 2 Compreende-se no nmero anterior a situao em que vrios trabalhadores sem subordinao jurdica nem dependncia econmica entre si, at ao limite de quatro, executam a actividade para o mesmo beneficirio, no domiclio ou instalao de um deles. 3 O disposto no n. 1 ainda aplicvel: a) A trabalhador no domiclio que seja coadjuvado na prestao de actividade por membro do seu agregado familiar; b) Quando, por razes de segurana ou sade relativas ao trabalhador ou ao agregado familiar, a actividade seja executada fora do domiclio ou instalao daquele, desde que no o seja em instalao do beneficirio da actividade. Artigo 2.
Proibio de trabalho no domiclio

O Presidente da Repblica decreta, nos termos do n. 2 do artigo 25. da Lei Orgnica n. 1-A/2009, de 7 de Julho, o seguinte: confirmada a promoo ao posto de Major-General do Coronel Engenheiro de Aerdromos Adelino Lopes

1 O beneficirio da actividade no pode contratar trabalhador no domiclio para produo de bens ou servios na qual participe trabalhador abrangido pelas seguintes situaes: a) Reduo temporria do perodo normal de trabalho ou suspenso do contrato de trabalho por facto respeitante ao empregador, desde o incio do respectivo procedimento e at trs meses aps o termo da situao;

6054

Dirio da Repblica, 1. srie N. 174 8 de Setembro de 2009 Artigo 5.


Segurana e sade no trabalho

b) Procedimento para despedimento colectivo ou por extino do posto de trabalho e at trs meses aps a cessao dos contratos de trabalho. 2 O beneficirio da actividade no pode renovar a atribuio de trabalho a trabalhador no domiclio contratado nos 60 dias anteriores ao incio de qualquer dos procedimentos referidos no nmero anterior. 3 Constitui contra-ordenao grave a violao do disposto neste artigo. Artigo 3.
Trabalho de menor

1 O trabalhador no domiclio abrangido pelos regimes jurdicos relativos segurana e sade no trabalho e a acidentes de trabalho e doenas profissionais, assumindo para o efeito o beneficirio da actividade a posio de empregador. 2 No trabalho realizado no domiclio ou instalao do trabalhador proibida a utilizao de: a) Substncias nocivas ou perigosas para a sade do trabalhador ou do agregado familiar; b) Equipamentos ou utenslios que no obedeam s normas em vigor ou apresentem risco especial para o trabalhador, membros do seu agregado familiar ou terceiros. 3 Constitui contra-ordenao grave a violao do disposto no n. 2. Artigo 6.
Formao profissional

1 A menor que coadjuve o trabalhador no domiclio, na situao a que se refere a alnea a) do n. 3 do artigo 1., aplicvel o disposto nos nmeros seguintes. 2 O menor com idade inferior a 16 anos pode prestar a actividade desde que tenha concludo a escolaridade obrigatria e se trate de trabalhos leves. 3 So aplicveis ao exerccio da actividade as limitaes estabelecidas no regime do contrato de trabalho celebrado com menor, nomeadamente em matria de proteco da sade, segurana e desenvolvimento deste, durao e organizao do tempo de trabalho. 4 Consideram-se trabalhos leves, para efeitos do n. 2, os definidos como tal no regime do contrato de trabalho celebrado com menor. Artigo 4.
Direitos e deveres das partes

1 O beneficirio da actividade deve assegurar ao trabalhador no domiclio formao adequada sua prestao, que no deve ser inferior proporcionada a trabalhador que realize idntico trabalho em estabelecimento em cujo processo produtivo se insere a actividade por aquele prestada. 2 Constitui contra-ordenao grave a violao do disposto no nmero anterior. Artigo 7.
Remunerao

1 O beneficirio da actividade deve respeitar a privacidade do trabalhador no domiclio e os tempos de descanso e de repouso do agregado familiar. 2 O beneficirio da actividade apenas pode visitar o local de trabalho para controlo da actividade laboral do trabalhador e do respeito das regras de segurana e sade, nomeadamente no que se refere utilizao e funcionamento dos equipamentos, em dia normal de trabalho, entre as 9 e as 19 horas, no espao fsico onde exercida a actividade e com a assistncia do trabalhador ou de pessoa por ele designada, com idade igual ou superior a 16 anos. 3 Para efeitos do nmero anterior, o beneficirio da actividade deve informar o trabalhador da visita ao local de trabalho com antecedncia mnima de vinte e quatro horas. 4 O trabalhador est obrigado a guardar sigilo sobre tcnicas e modelos que lhe estejam confiados, bem como a observar as regras de utilizao e funcionamento dos equipamentos. 5 O trabalhador no pode dar matria-prima e ao equipamento fornecido pelo beneficirio da actividade uso diverso do inerente prestao dessa actividade. 6 Constitui contra-ordenao grave a violao do disposto no n. 2 e contra-ordenao leve a violao do disposto no n. 3.

1 Na determinao da remunerao do trabalho no domiclio, deve atender-se: a) Ao tempo mdio de execuo do bem ou servio e retribuio estabelecida em instrumento de regulamentao colectiva de trabalho aplicvel a idntico trabalho prestado em estabelecimento em cujo processo produtivo se insere a actividade realizada ou, na sua falta, retribuio mnima mensal garantida; b) Aos encargos do trabalhador inerentes ao exerccio da actividade, nomeadamente relativos a energia, gua, comunicaes, aquisio e manuteno de equipamentos. 2 Qualquer alterao do montante da remunerao devida a defeito na execuo da actividade ou a danificao de matria-prima pertencente ao beneficirio da actividade s pode ser feita com base em critrios previamente acordados por escrito. 3 Para efeitos do n. 1, considera-se tempo mdio de execuo o normalmente despendido na execuo de idntico trabalho em estabelecimento em cujo processo produtivo se insere a actividade exercida. 4 Salvo acordo ou uso diverso, o crdito remunerao vence-se com a apresentao pelo trabalhador dos bens ou servios devidos.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 174 8 de Setembro de 2009 5 No acto de pagamento da remunerao, o beneficirio da actividade deve entregar ao trabalhador no domiclio documento do qual conste a identificao daquele, o nome completo deste, o nmero de beneficirio da segurana social, a quantidade, a natureza e o perodo da prestao do trabalho, os descontos ou dedues e o montante lquido a receber. 6 Constitui contra-ordenao grave a violao do disposto nos n.os 1, 2 ou 4 e contra-ordenao leve a violao do disposto no n. 5. Artigo 8.
Subsdio anual

6055

outros bens pertencentes ao beneficirio da actividade responsvel pelos danos causados, sem prejuzo da responsabilidade penal a que houver lugar pela violao das obrigaes do fiel depositrio. Artigo 11.
Indemnizao e compensao

1 O trabalhador no domiclio tem direito a um subsdio igual ao duodcimo da soma das remuneraes auferidas em cada ano civil, que se vence em 31 de Dezembro de cada ano ou na data da cessao do contrato se anterior. 2 Constitui contra-ordenao grave a violao do disposto no nmero anterior. Artigo 9.
Compensao durante a suspenso ou reduo da actividade

1 A suspenso ou reduo da actividade por facto imputvel ao beneficirio desta, no recuperada nos trs meses seguintes, confere ao trabalhador no domiclio o direito a compensao pecuniria por forma a perfazer, em relao ao perodo em causa, metade da remunerao que lhe corresponda ou, no sendo possvel o seu apuramento, metade da remunerao mdia dos ltimos 12 meses, ou dos meses de execuo de contrato de durao inferior. 2 Constitui contra-ordenao grave a violao do disposto no nmero anterior. Artigo 10.
Cessao do contrato

1 A inobservncia de prazo de aviso prvio previsto no artigo anterior confere outra parte o direito a indemnizao no montante da remunerao correspondente ao perodo de aviso prvio em falta. 2 A insubsistncia dos motivos alegados pelo beneficirio da actividade para resoluo do contrato, nos termos dos n.os 2 ou 3 do artigo anterior, confere ao trabalhador o direito a indemnizao igual a 60 ou 120 dias de remunerao, consoante o contrato tenha durado at dois anos ou mais de dois anos, respectivamente. 3 Em caso de caducidade do contrato nos termos do n. 4 do artigo anterior, o trabalhador tem direito a compensao igual a 60 ou 120 dias de remunerao, consoante o contrato tenha durado at dois anos ou mais de dois anos, respectivamente. 4 Para efeitos de clculo de indemnizao ou compensao, toma-se em conta a mdia das remuneraes auferidas nos ltimos 12 meses ou nos meses de execuo do contrato, caso seja de durao inferior. Artigo 12.
Registo de trabalhador no domiclio

1 O beneficirio da actividade deve manter no estabelecimento em cujo processo produtivo se insere a actividade realizada um registo actualizado de trabalhadores no domiclio, do qual conste: a) Nome, morada e local do exerccio da actividade do trabalhador; b) Nmero de beneficirio da segurana social; c) Nmero da aplice de seguro de acidentes de trabalho; d) Data de incio da actividade; e) Actividade exercida, as incumbncias de execuo de bens ou servios e as respectivas datas de entrega; f) Remuneraes pagas. 2 Constitui contra-ordenao grave a violao do disposto no nmero anterior. 3 O beneficirio da actividade deve comunicar, nos termos previstos em portaria do ministro responsvel pela rea laboral, ao servio com competncia inspectiva do ministrio responsvel pela rea laboral os elementos a que se refere o n. 1. Artigo 13.
Fiscalizao do trabalho no domiclio

1 O trabalhador pode denunciar o contrato mediante comunicao escrita com a antecedncia mnima de 7 ou 15 dias, consoante o contrato tenha durado at seis meses ou mais de seis meses, respectivamente, salvo se tiver incumbncia de trabalho em execuo, caso em que o aviso prvio se refere ao termo da execuo com o mximo de 30 dias. 2 O beneficirio da actividade pode, mediante comunicao escrita com a antecedncia mnima de 7, 30 ou 60 dias, consoante o contrato tenha durado at seis meses, at dois anos ou por perodo superior, respectivamente, denunciar o contrato para o termo de execuo da incumbncia de trabalho ou resolver o contrato por motivo justificativo no imputvel a qualquer das partes. 3 Qualquer das partes pode resolver o contrato por motivo de incumprimento da outra parte, mediante comunicao escrita e sem necessidade de aviso prvio. 4 Salvo acordo em contrrio, a falta de trabalho que origine a inactividade do trabalhador por prazo superior a 60 dias consecutivos implica a caducidade do contrato a partir desta data, desde que o beneficirio da actividade comunique por escrito a sua ocorrncia. 5 Em caso de cessao do contrato, se o trabalhador recusar a devoluo dos instrumentos de trabalho ou

1 O servio com competncia inspectiva do ministrio responsvel pela rea laboral s pode efectuar visitas aos locais de trabalho no domiclio: a) No espao fsico onde exercida a actividade; b) Entre as 9 e as 19 horas;

6056

Dirio da Repblica, 1. srie N. 174 8 de Setembro de 2009 e recreativos, pelo que o aproveitamento das suas potencialidades e a resoluo dos seus problemas exigem uma poltica de desenvolvimento sustentvel apoiada numa gesto integrada e coordenada dessas reas. Tal constatao determinou o compromisso assumido pelos pases com zonas costeiras, incluindo os da Unio Europeia, no mbito da Conferncia das Naes Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel realizada em 1992 no Rio de Janeiro, de promover o desenvolvimento sustentvel e a gesto integrada das zonas costeiras e marinhas. No seguimento desse compromisso, foram desenvolvidos diversos projectos e programas a nvel comunitrio, nos quais Portugal participou, que deram origem ao designado Programa de Demonstrao. Este Programa permitiu reunir um conjunto de orientaes e concluses sobre a gesto integrada das zonas costeiras na Europa, das quais resultou a Recomendao n. 2002/413/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de Maio de 2002, relativa execuo da gesto integrada da zona costeira na Europa, que define princpios gerais e opes para uma Estratgia de Gesto Integrada de Zonas Costeiras na Europa. De acordo com esta recomendao, cabe aos Estados membros estabelecer os fundamentos de tal estratgia, a qual deve garantir a proteco e requalificao do litoral, o seu desenvolvimento econmico e social, bem como a coordenao de polticas com incidncia na zona costeira. O documento prev um prazo de 45 meses para os Estados membros apresentarem Comisso os resultados da adopo da recomendao. Ao nvel comunitrio outras polticas sectoriais reflectem igualmente esta necessidade, com destaque para a Directiva Quadro da gua (Directiva n. 2000/60/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Outubro, que estabelece um quadro de aco comunitria no domnio da poltica da gua) e a Directiva Quadro Estratgia Marinha (Directiva n. 2008/56/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Junho, que estabelece um quadro de aco comunitria no domnio da poltica para o meio marinho). Tambm em Portugal, o reconhecimento da importncia estratgica da zona costeira, bem como da necessidade de proceder sua proteco e gesto integrada, levou a que nas ltimas trs dcadas fossem desenvolvidas vrias iniciativas pblicas, que se iniciaram com a clarificao do regime jurdico dos terrenos do domnio pblico martimo pelo Decreto-Lei n. 468/71, de 5 de Novembro, medida inovadora e precursora da filosofia de constituio de uma faixa de proteco do litoral e adoptada posteriormente em outros pases europeus, e que tiveram continuidade com o regime dos planos de ordenamento da orla costeira, aprovado pelo Decreto-Lei n. 309/93, de 2 de Setembro, a Estratgia para a Orla Costeira Portuguesa, pela Resoluo do Conselho de Ministros n. 86/98, de 10 de Julho, e a Estratgia Nacional da Conservao da Natureza, adoptada pela Resoluo do Conselho de Ministros n. 152/2001, de 11 de Outubro, no mbito da qual a poltica do litoral, nas suas vertentes terrestre e marinha, assumida como de crucial importncia para a prossecuo dos seus objectivos.

c) Na presena do trabalhador ou de pessoa por ele designada com idade igual ou superior a 16 anos. 2 Quando a actividade seja exercida em instalao do trabalhador, no aplicvel o disposto na alnea b) do nmero anterior. 3 Da diligncia lavrado o respectivo auto, que deve ser assinado pelo agente de fiscalizao e pela pessoa que tenha assistido ao acto. 4 Quando a actividade seja exercida em instalao do trabalhador, o servio referido no n. 1 deve, no mais curto prazo possvel, averiguar as condies em que o trabalho prestado e, se for caso disso, determinar as medidas que se justifiquem por razes de segurana e sade do trabalhador. Artigo 14.
Regime das contra-ordenaes

So aplicveis s contra-ordenaes decorrentes da violao da presente lei o regime do processo das contra-ordenaes laborais constante de diploma especfico, bem como o disposto no Cdigo do Trabalho sobre responsabilidade contra-ordenacional. Artigo 15.
Segurana social

O trabalhador no domiclio e o beneficirio da actividade so abrangidos, como beneficirio e contribuinte, respectivamente, pelo regime geral de segurana social dos trabalhadores por conta de outrem, nos termos previstos em legislao especfica. Artigo 16.
Entrada em vigor

A presente lei entra em vigor 30 dias aps a sua publicao. Aprovada em 23 de Julho de 2009. O Presidente da Assembleia da Repblica, Jaime Gama. Promulgada em 27 de Agosto de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 27 de Agosto de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS


Resoluo do Conselho de Ministros n. 82/2009 As zonas costeiras assumem uma importncia estratgica em termos ambientais, econmicos, sociais, culturais

You might also like