You are on page 1of 8

y

Reaces de oxidao reduo. Evoluo dos conceitos

Reaces de oxidao reduo como troca de oxignio Durante muito tempo, os qumicos consideraram reaces de oxidao, qualquer reaco entre o oxignio e um elemento ou um composto. Oxidao \ Ganho de oxignio Exemplo: Oxidao do ferro => 4 Fe (s) + 3 O2 (g) --> 2 Fe2O3 (s) Ao processo inverso, isto , diminuio do teor em oxignio de uma substncia, os qumicos chamaram reduo. Nota: O termo reduo vem do latim que significa voltar para trs. Reduo \ Perda de oxignio Exemplo: Obteno do magnsio a partir do seu xido, por reaco com o carbono => MgO (s) + C (s) --> Mg (s) + CO (g). Nota: A reduo do xido de magnsio implica a oxidao do carbono, ou seja, a oxidao e a reduo so simultneas. Nota: Utiliza-se o termo redox como abreviatura de reaco de oxidao reduo. Reaces de oxidao reduo como transfer=>ncia de electres Depois da descoberta dos electres, os qumicos chegaram concluso de que as reaces de oxidao reduo envolvem a transfer=>ncia de electres de um tomo para outro. Quando o magnsio se oxida produz-se o xido de magnsio, que um composto inico. A equao que traduz esta reaco : 2 Mg (s) + O2 (g) --> 2 MgO (s) No decurso desta reaco, cada tomo de magnsio perde dois electres, para formar um io Mg2+ => 2 Mg --> 2 Mg2+ + 4 e- ( semi-reaco de oxidao), e cada molcula de oxignio, O2, ganha quatro electres, para formar um par de ies O2- => O2 + 4 e- --> 2 O2- (semi-reaco de reduo).

Oxidao \ Processo em que h perda de electres Reduo \ Processo em que h ganho de electres Notas: . Reaco de oxidao reduo uma reaco em que h transfer=>ncia de electres. . Reaces redox tambm se aplicam a outras reaces em que no entra o oxignio, Exemplos: Mg (s) + Cl2 (g) --> MgCl2 (s) => Reaco de um metal com um no metal Mg (s) --> Mg2+ (s) + 2 e- => semi-reaco de oxidao Cl2 (g) + 2 e- --> 2 Cl- (s) => semi-reaco de reduo H2SO4 (aq) + Zn (s) --> ZnSO4 (s) + H2 (g) => Reaco de um metal com um cido 2 H+ (aq) + Zn (s) --> Zn2+ (aq) + H2 (g) => equao sob a forma inica Zn (s) --> Zn2+ (aq) + 2 e- => semi-reaco de oxidao 2 H+ (aq) + 2 e- --> H2 (g) => semi-reaco de reduo Zn (s) + Cu2+ (aq) --> Zn2+ (aq) + Cu (s) => Reaco entre um metal e um io de outro metal em soluo Zn (s) --> Zn2+ (aq) + 2 e- => semi-reaco de oxidao Cu2+ (aq) + 2 e- --> Cu (s) => semi-reaco de reduo

Oxidantes e redutores

Numa reaco redox h sempre uma espcie que sofre a oxidao e outra que sofre a reduo. Uma espcie que se oxida cede electres outra espcie, reduzindo-a, por isso, espcie que se oxida chama-se redutor ou agente redutor. Uma espcie que se reduz capta electres da outra espcie, oxidando-a, por isso, espcie que se reduz chama-se oxidante ou agente oxidante. Exemplos:

Uma definio mais ampla de oxidao reduo Mais tarde, os qumicos estenderam os conceitos de oxidao e reduo a reaces que, formalmente, no envolviam a transfer=>ncia completa de electres (reaces em que esto envolvidas espcies covalentes). Considere-se como exemplo a reaco entre o hidrognio e o oxignio: 2 H2 (g) + O2 (g) --> 2 H2O (g), neste caso no h transfer=>ncia completa de electres.

Enquanto nas molculas de hidrognio e de oxignio os electres de ligao so igualmente compartilhados pelos dois tomos da molcula (ligao covalente apolar), na molcula de gua as ligaes O H so polares, isto , os electres de ligao esto mais prximos do oxignio. Pode dizer-se que houve uma transfer=>ncia parcial do electro do hidrognio para o oxignio. possvel afirmar-se que o hidrognio se oxidou, pois o seu electro compartilhado com o oxignio est mais longe de si do que quando o partilhava com outro tomo de hidrognio. Do mesmo, o oxignio reduz-se porque os electres que formam a ligao O H esto mais prximos do oxignio do que quando estavam na ligao O = O. Resumindo: Um elemento oxida-se quando sofre uma perda total ou parcial de electres. Um elemento reduz-se quando sofre um ganho total ou parcial de electres.

Nmeros de oxidao

O nmero de oxidao de um tomo define-se como sendo o nmero de electres que esse tomo perde ou ganha na ligao inica, ou que perderia ou ganharia se, na ligao covalente, os electres da ligao fossem transferidos para o tomo mais electronegativo. Nos casos de ligao covalente, o nmero de oxidao puramente formal, isto , a carga fictcia. Notas: . O nmero de oxidao descreve o estado de oxidao de um tomo de um elemento, ou seja, a carga que tem em relao ao tomo neutro. . O nmero de oxidao representa-se pela abreviatura n.o. Regras para determinar os nmeros de oxidao . O nmero de oxidao de um tomo de um elemento no estado livre ou fazendo parte de uma substncia elementar zero.Exemplos: Fe; C; O2; S8. . O nmero de oxidao de um io monoatmico igual respectiva carga. Exemplo: No cloreto de magnsio, MgCl2 (Mg2+; Cl-), o n.o. (Mg2+) = +2 e o n.o. (Cl-) = -1. Nos ies poliatmicos, constitudos por uma nica espcie de tomos, o nmero de oxidao igual ao quociente entre a carga do io e o nmero de tomos que o constituem. Exemplo: n.o. (O22-) = = -1.

. A soma algbrica dos nmeros de oxidao dos tomos numa molcula zero. . A soma algbrica dos nmeros de oxidao dos tomos num io poliatmico igual carga do io. Nmeros de oxidao mais vulgares de alguns elementos em compostos . Os tomos do grupo 1 (Li; Na; K; ...) da Tabela Peridica apresentam sempre o n.o. = +1. . Os tomos do grupo 2 (Be; Mg; Ca; Sr; Ba; ...) da Tabela Peridica apresentam sempre o n.o. = +2. . O hidrognio apresenta o n.o. = +1, excepto nos hidretos que -1. Exemplos: Cloreto de hidrognio, HCl, n.o. (H) = +1; Hidreto de sdio, NaH, n.o. (H) = -1. . O oxignio apresenta sempre o n.o. = -2, excepto nos perxidos, nos quais n.o. = -1, e no fluoreto de oxignio, no qual n.o. = +2.Exemplos: gua, H2O, n.o. (O) = -2; Perxido de hidrognio, H2O2, n.o. (O) = -1; Fluoreto de hidrognio, OF2, n.o. (O) = +2. . O flor apresenta sempre o n.o. = -1.

Identificao de reaces redox atravs da variao dos nmeros de oxidao

Podemos definir as reaces redox atravs dos nmeros de oxidao. Toda a reaco redox decorre com variao dos nmeros de oxidao de alguns tomos que nela interv=>m. \ Um tomo oxida-se quando o seu nmero de oxidao aumenta. \ Um tomo reduz-se quando o seu nmero de oxidao diminui. Exemplos: Cl2 (aq) + 2 I- (aq) --> 2 Cl- (aq) + I2 (aq) O n.o. do cloro passou de 0 a -1, logo D n.o. (Cl) = -1 - 0 = -1, como o n.o. do cloro diminui, o cloro reduziu-se. O n.o. do iodo passou de -1 a 0, logo D n.o. (I) = 0 - (-1) = +1, como o n.o. do iodo aumentou, o iodo oxidou-se.

Cu (s) + 4 HNO3 (aq) --> Cu(NO3) 2 (aq) + 2 NO2 (g) + 6 H2O (l) Para os tomos do 1 membro: n.o. (Cu) = 0; n.o. (H) = +1; n.o. (O) = -2; n.o. (N) = +5 Clculo auxiliar: 1 (+1) + 1 n.o. (N) + 3 (-2) = 0 <=> n.o. (N) = +5

Para os tomos do 2 membro: n.o. (Cu) = +2; n.o. (O) = -2; n.o. (H) = +1; n.o. (N) = +5 em NO3-; n.o. (N) = +4 em NO2 Clculos auxiliares: Em NO3-, 1 x n.o. (N) + 3 x(-2) = -1 <=> n.o. (N) = +5; em NO2, 1 x n.o. (N) + 2 x(-2) = 0 <=> n.o. (N) = +4 O n.o. do azoto passou de +5 a +4, logo D n.o. (N) = +4 (+5) = -1, como o n.o. do azoto diminui, o azoto reduziuse. O n.o. do cobre passou de 0 a +2, logo D n.o. (Cu) = +2 - 0 = +2, como o n.o. do cobre aumentou, o cobre oxidouse. Designa-se por oxidante a espcie que contm o tomo que se reduz, neste caso o HNO3. Designa-se por redutor a espcie que contm o tomo que se oxida, neste caso o Cu.

Reaces de dismutao ou de auto oxidao reduo Quando numa reaco um elemento simultaneamente oxidado e reduzido diz-se que houve uma reaco de auto oxidao reduo ou reaco de dismutao. Exemplo:

Evoluo dos conceitos de oxidao e de reduo Oxidao Ganho de oxignio Perda total ou parcial de electres Aumento do nmero de oxidao Reduo Perda de oxignio Ganho total ou parcial de electres Diminuio do nmero de oxidao

Fora relativa de oxidantes e redutores

Pares redox conjugados

Reaces redox so reaces em que h transfer=>ncia de electres. Uma espcie s se comporta como oxidante na presena de um redutor e vice versa. Nas reaces redox, uma espcie que cede um ou mais electres (redutor) d origem a outra espcie (oxidante) capaz de aceitar esse(s) electro(es), regenerando a primeira espcie. Estas espcies constituem um par redutor oxidante conjugado ou par redox conjugado. Exemplo:

Examinando o que aconteceu ao zinco metlico e ao io Cu2+ na reaco anterior, pode reconhecer-se um aspecto importante das reaces de oxidao reduo: Zn (s) --> Zn2+ (aq) + 2 eCu2+ (aq) + 2 e- -> Cu (s) semi equao de oxidao semi equao de reduo

De cada vez que um redutor cede electres forma-se um oxidante que pode captar electres, na reaco em sentido contrrio. Contrariamente, de cada vez que um oxidante capta electres, forma-se um redutor, que pode ceder electres na reaco em sentido contrrio. a partir da ideia de que os oxidantes e os redutores esto associados que surge a designao par redutor oxidante conjugado ou par redox conjugado. Assim, para a reaco anterior os pares redox conjugados so: Zn / Zn2+ e Cu / Cu2+. Notas: . Se em vez de par redutor oxidante conjugado se disser par conjugado oxidante redutor ou par conjugado de oxidao reduo, escreve-se em primeiro lugar o oxidante e depois o redutor conjugado. Exemplo: Zn2+ / Zn e Cu2+ / Cu. . O par oxidante redutor tambm pode designar-se par oxi redutor. . Par conjugado de oxidao reduo --> par de espcies qumicas que se podem transformar uma na outra por perda ou ganho de electres. . Num par conjugado de oxidao reduo, as duas espcies podem diferir em mais do que um electro (e-).

Fora relativa de oxidantes e redutores

Nas reaces redox, quanto mais forte for um oxidante mais fraco o seu redutor conjugado e quanto mais forte um redutor mais fraco o seu oxidante conjugado.

Srie electroqumica qualitativa Com base em experi=>ncias os qumicos compararam o poder redutor de alguns metais, bem como o poder oxidante dos respectivos ies e criaram uma classificao qualitativa de alguns pares oxidante / redutor. Existem tabelas, como a que se apresenta a seguir, que ordenam de forma crescente ou decrescente os redutores / oxidantes e que permite decidir sobre quem tem maior poder redutor / oxidante.

Nota: Tambm existe uma srie electroqumica quantitativa.

Previso das reaces redox

Uma srie electroqumica pode ser utilizada para prever se uma reaco redox ter ou no lugar. Assim: Um agente oxidante pode oxidar um redutor situado abaixo de si na srie electroqumica, transformando-se cada um no respectivo par conjugado. Um agente redutor reduz um agente oxidante situado acima de si na srie electroqumica, transformando-se cada um no respectivo par conjugado. Um oxidante no tem aco sobre um redutor colocado acima de si na srie electroqumica. Um redutor no tem aco sobre um oxidante colocado abaixo de si na srie electroqumica.

A corroso dos metais

A corroso a aco destrutiva que o meio ambiente exerce sobre um metal, dando origem a problemas tcnicos e econmicos graves. H dois tipos de corroso: a corroso seca e a corroso hmida. A primeira o ataque sofrido pelos metais por parte dos gases sem qualquer humidade. A segunda, a mais grave, provocada pelos agentes dissolvidos na gua, no solo ou na humidade do ar. Um dos exemplos mais evidentes a corroso do ferro que, em contacto com o oxignio hmido, d origem ferrugem. Os xidos de ferro hidratados que constituem a ferrugem formam uma camada porosa, que no adere superfcie do metal e que se vai soltando, ficando novamente o ferro sujeito aco dos agentes atmosfricos. Uma maneira de proteger o ferro consiste em impedir o seu contacto com o ar, recobrindo-o de tinta ou de outros metais apropriados. Outra forma de prevenir a corroso a chamada proteco catdica, usada por exemplo na proteco dos cascos dos navios. Esta proteco consiste em pr em contacto com o ferro blocos de outro metal, como por exemplo o zinco, que se oxidam mais facilmente, resguardando assim o ferro da corroso.

You might also like