You are on page 1of 40

Dicas e Truques de Lynn Allen para Utilizar o AutoCAD 2011

AutoCAD

Interface do usurio
A nova Interface do Usurio sensvel ao contexto est mais eficiente do que nunca, pois alterna- se automaticamente baseada nos objetos selecionados.
NOTA Caso voc ainda no esteja preparado para utilizar a faixa de opes possvel voltar para as barras de ferramentas e menus suspensos mudando sua rea de trabalho para o AutoCAD Clssico.

Alterando a Faixa de Opes


Para as pessoas que sempre desejaram que a faixa de opes ocupasse menos espao, agora certamente iro gostar do novo menu suspenso que foi adicionado ao boto de ciclo de faixa de opes. A nova opo Minimizar para os Botes de Panel apresenta cones grandes para cada painel. O painel se expandir quando voc parar sobre o boto.

rea de trabalho
O AutoCAD 2011 agora exibe um plano de fundo cinza escuro na rea de trabalho (padro). A opo Display em OPES permite que voc altere a cor com facilidade. A grade foi modificada para se assemelhar a papel grfico (linhas de grade horizontais e verticais). Voc tambm ver linhas vermelhas e verdes que se estendem desde o UCS para indicar os eixos X e Y, quando a grade est ativada.

Interface do Usurio

Acesso Rpido Barra De Ferramentas


Existem dois novos itens na barra de ferramentas de acesso rpido (Quick Access Toolbar), o Menu de rea de Trabalho e o SALVAR COMO. Voc tambm pode mover a barra de ferramentas de acesso rpido abaixo da faixa de opes.

Personalizando a Faixa de Opes


As novas melhorias permitem a incluso de painis dobrveis. medida que voc altera o tamanho da sua janela do AutoCAD ou adiciona e remove painis de uma guia, os paineis dobrveis redimensionam-se horizontalmente para preencher todo espao disponvel. possvel especificar um tamanho padro mximo e mnimo de boto para cada painel no CUI.

Interface do Usurio

DICA Coloque a lista suspensa na barra de ferramentas de acesso rpido para um ter acesso mais veloz! Um simples clique com o boto direito do mouse na lista suspensa permite que a adicione facilmente.

Navegao
Uma nova barra de navegao substitui as ferramentas de navegao anteriormente disponveis na barra de status. Esta nova barra est localizada no lado direito da tela como modo padro, e inclui Autodesk Completa, ViewCube, Pan, Zoom estendido e rbita e ShowMotion. Interface do Usurio A barra de navegao tambm inclui suporte para os dispositivos de Conexo 3D quando o controlador de sistema 3D Connexion est presente.

O ViewCube agora suporta o estilo visual 2D Wireframe (voc pode notar que os controles em sentido horrio e anti-horrio so bastante teis para rotao do ponto de vista no plano em 2D).

cone UCS
Cada eixo agora possui sua prpria cor: Vermelho para X, verde para Y e azul para Z.

Seleo de Objeto e Ferramentas de Criao

Seleo de Objeto e Ferramentas de Criao

Visibilidade do Objeto
Agora possvel controlar a visibilidade de objeto independentemente da visibilidade da camada! A ferramenta Isolar Objetos (localizado com um clique com o boto direito do mouse no menu) exibe apenas os objetos selecionados (todo o restante fica oculto). Isso facilita o trabalho quando os desenhos so mais complicados. possvel utilizar a ferramenta Ocultar Objetos (tambm localizada no menu de clique com o boto direito do mouse) para ocultar os objetos selecionados. Restaure rapidamente os objetos ocultos com a ferramenta DESFAZER OCULTAR OBJETOS.

NOTA Utilize a varivel do sistema ISOLAR OBJETOS para controlar se o isolamento de objeto persiste entre as sesses de desenho. O cone de lmpada no canto inferior direito da barra de status indica se o isolamento do objeto est ativo no desenho.

DICA Estas ferramentas podem ser MUITO valiosas quando estiver trabalhando em 3D!

Seleo de Objeto e Ferramentas de Criao

Seleo de Objeto
A nova ferramenta Selecionar Similar permite selecionar rapidamente os objetos de mesmo tipo e propriedades (muito mais rpido que o Quick Select). Encontre esta ferramenta clicando com o boto direito do mouse no menu quando um ou mais objetos so selecionados. Utilize a opo Configuraes para especificar quais so as propriedades que devem ser filtradas (disponveis apenas quando acessar o SELECIONARSIMILAR a partir da linha de comando).
DICA DICA possvel selecionar mais de um objeto para combinar com o

Select Similar. Por exemplo, se o filtro de camada estiver ativado e voc selecionar um crculo e uma linha que se localizam em duas camadas diferentes, o AutoCAD encontrar todos os objetos que combinam com o crculo e todos os objetos que combinam com a linha.

PICKADD
Para vocs Programadores: a varivel do sistema PICKADD possui um novo valor padro de 2. Os objetos selecionados com o comando SELECIONAR agora permanecero em estado pickfirst aps a sada do comando.

Seleo de Objeto e Ferramentas de Criao

Seleo de Ciclo
Selecione facilmente objetos sobrepostos com a nova ferramenta Ciclo de Seleo (controlada pela barra de status). Quando voc seleciona um objeto que se sobrepe a outros objetos, o AutoCAD exibe uma lista de todos os objetos sobrepostos. Os objetos so destacados medida que voc percorre a lista.
DICA A ferramenta Ciclo de Seleo pode ser bastante til quando estiver trabalhando em 3D.

Criao de Objeto
Precisa desenhar um objeto de mesmo tipo e propriedades de um outro j existente? Utilize a nova ferramenta Copiar Seleo para finalizar o trabalho rapidamente! Por exemplo, selecione uma polilinha, escolha Copiar Seleo clicando com o boto direito do mouse no menu e o AutoCAD estar pronto para criar outra polilinha com as mesmas propriedades. Isto uma ENORME economia de tempo!

Parametria: Restries Geomtricas

Parametria: Restries Geomtricas

A adio de Parametria ao AutoCAD permite que seus objetos do AutoCAD sejam mais avanados do que nunca! As Restries geomtricas permitem que voc crie uma relao entre objetos ou pontos principais nos objetos. Embora as referncias tradicionais dos objetos sejam temporrias, as restries permanecem com os objetos para assegurar e manter a inteno do projeto. Por exemplo, voc pode optar que duas linhas estejam sempre perpendiculares uma a outra, ou que um arco e um crculo estejam sempre concntricos. A opo Parametria facilita a adio e controle de restries geomtricas. Voc tambm pode usar o comando GEOMCONTRAINT.

Adicionando Restries
Simplesmente selecione uma ferramenta de restrio geomtrica, como paralelos, e selecione os dois objetos que voc queira manter uma relao de paralelos. O primeiro objeto selecionado o principal, e o segundo se ajustar a um modo paralelo ao primeiro. Este o processo de todas as restries geomtricas.
NOTA As restries geomtricas agora foram aperfeioadas para que sejam elipses e textos!

O AutoCAD 2011 incorporou novos cones de restrio para restries fixas, horizontais, verticais e simtricas, que so restritas a um objeto (em vez de ponto).

Um novo cone de restrio para Simetria sobre uma linha tambm foi adicionado. Uma caracteristica nova no AutoCAD 2011 a capacidade de facilmente repetir a ltima opo de restrio geomtrica apenas pressionando ENTER para repetir o ltimo comando. Agora cada restrio possui seu prprio comando individual quando for selecionado a partir do Painel Geomtrico. Os cones geomtricos aparecero nas barras de restrio nos objetos para indicar as restries inseridas. Estas barras de restrio podem ser arrastadas para qualquer posio na tela, podem ser ocultadas ao selecionar Ocultar da faixa

de opes ou ativ-las novamente com Mostrar. A opo Mostrar permite que voc selecione os objetos que deseja exibir nas barras de restrio. Administre uma variedade de opes de barra de restrio no Gerenciador de Configuraes de Restries, incluindo a nova opo que permite a visualizao das barras de restrio quando os objetos so selecionados, mesmo que estejam ocultos no momento.

Parametria: Restries Geomtricas

Inferir Restries Geomtricas


O AutoCAD 2011 facilita mais do que nunca a criao de objetos com restries geomtricas com o novo boto Infer Constraints (Inferir Restries) na barra de status.

Quando a opo Inferir Restries estiver ativada, as restries so automaticamente adicionadas medida que a geometria desenhada (ou editada). Por exemplo, ajustes em objetos perpendiculares incorporam restries perpendiculares.

10

Parametria: Restries Geomtricas

As Restries inferidas funcionam muito bem com retngulos (feitos com o comando RECTANG), filetes e chanfros adicionados automaticamente as restries geomtricas apropriadas. Imagine um retngulo que na verdade atuou como um retngulo (com restries perpendiculares) ou filetes que seguiaram sua geometria base (tangente e coincidente).
DICA Voc pode utilizar o boto do objeto mais prximo para aplicar uma restrio coincidente entre um ponto e um objeto. Por exemplo, possvel utilizar o local mais prximo para colocar um bloco em uma linha, onde o bloco pode se mover para qualquer lugar ao longo da linha, incluindo a extenso virtual da linha.

tolerncias etc. (Use o comando CONSTRAINTSETTINGS caso no queira utilizar a faixa de opes.)

Auto Restrio
Esta a melhor ferramenta de todos os tempos! Selecione um grupo de objetos previamente desenhados e o AutoCAD automaticamente realizar a restrio para voc! Utilize a opo Auto Restrio do gerenciador de configuraes de restries para configurar as prioridades,

DICA Melhore desenhos com pequenas lacunas e espaamentos configurando os valores de tolerncia em AutoRestrio. mgico!

Parametria: Restries Dimensionais


A geometria no AutoCAD sempre conduziu as dimenses. Desenhamos uma linha no comprimento correto e em seguida dimensionamos a linha. O que aconteceria se fosse possvel conduzir a geometria a partir das dimenses? Voc altera o valor da dimenso e a geometria atualizada automaticamente! Isso exatamente o que temos no AutoCAD 2011. Voc encontrar as restries dimensionais localizadas no centro da guia Parametrics. Voc tambm pode usar o comando DIMCONSTRAINT. Aqui voc encontrar as classes habituais de dimenses, porm, estas dimenses so capazes de conduzir nossa geometria. Por exemplo, possvel dimensionar um crculo com a opo Radius (raio) e depois controlar este valor. Voc desejar utilizar as Restries Dimensionais para a geometria que queira alterar facilmente ou para geometria que desejar restringir a um tamanho especfico. Caso a distncia entre dois orifcios deva ser sempre de 3 mm, ao realizar a restrio dimensional, essa distncia ser adaptada independentemente do que ocorrer com o restante da geometria.
DICA possvel converter uma dimenso tradicional para a nova dimenso restringida com o comando DIMCONSTRAINT.

11

Parametria: Restries Dimensionais

12

Parametria: Restries Dimensionais

Um cone de bloqueio exibido para auxili-lo a distinguir visualmente uma dimenso restringida a partir de uma dimenso tradicional. Seu tamanho de zoom invarivel (facilmente legvel, no importando o quanto aproximado ou afastado) e dimenses geometricamente restringidas no podem ser plotadas. Voc notar que cada um recebe um nome, como D1 ou Ang1. Estes nomes so completamente personalizveis e as expresses tambm podem ser configuradas para serem dependentes tambm de outros valores.

O AutoCAD 2011 permite que voc selecione as restries dimensionais existentes para inserir o nome da restrio (se voc usurios do Autodesk Inventor certamente gostar disso). As dimenses dinmicas que fazem referncia a outro parmetro possuem prefixo de fx. Voc pode facilmente editar uma restrio dimensional clicando duas vezes no texto de dimenso ou alterando o valor no gerenciador de parmetros (Parameters Manager). Desta mesma forma, possvel tambm renomear as restries.

13

Alterando Dimenses de Anotaes


E se voc quiser imprimir estas restries dimensionais? Sem problemas simplesmente selecione as dimenses que precisa imprimir e converta em dimenses de anotaes no gerenciador de propriedades. Aqui voc poder controlar seu estilo, tamanho etc.

A boa notcia que estas so as restries geomtricas inteligentes, o que significa que voc ainda pode clicar nelas duas vezes para alterar seu valor!

Parametria: Restries Dimensionais

DICA Caso prefira trabalhar com dimenses de anotaes desde o incio, configure a varivel de sistema CONSTRAINTFORM para 1 ou selecione a opo de forma no comando DIMCONSTRAINT.

14

Gerenciador de Configuraes de Restries


O gerenciador de configuraes de restries controla a exibio de suas restries dimensionais. Aqui possvel alternar os valores para visualizao sem a expresso ou desativar o cone de bloqueio.

Gerenciador de Parmetros
O gerenciador de parmetros simplesmente uma lista de parmetros em forma de grfico. Aqui possvel modificar os nomes e valores e at mesmo acrescentar novos parmetros de usurio. O AutoCAD 2011 apresenta um painel de filtros para lhe auxiliar a organizar seus parmetros (muito parecido com as camadas). Simplesmente crie um grupo de filtro e arraste os parmetros para o grupo.

Parametria: Restries Dimensionais

Parametria: Blocos Dinmicos


timas notcias! A parametria tambm pode ser combinada com a potncia dos blocos dinmicos!

15

Editor Atualizado de Blocos


A opo do editor de bloco contm tanto as restries geomtricas como as restries dimensionais. A paleta de criao de bloco tambm contm uma opo para as restries paramtricas. A atribuio de restries geomtricas no editor de blocos funciona de forma bastante semelhante ao editor de desenho. Caso voc traga a geometria restringida ao editor de bloco, ela permanecer restringida.

Parametria: Blocos Dinmicos

16

Restries Dimensionais
Os parmetros de restrio dimensional podem ser incorporados geometria de bloco dinmicos. Seu nome , por sua vez, exposto como propriedade para o bloco, muito parecido com os parmetros de bloco dinmico padro. Quando as restries dimensionais forem inseridas para a geometria de bloco, voc tambm poder controlar o nmero de alas disponveis ao usurio para fins de edio. Para os melhores resultados, assegure-se que suas restries estejam contidas na definio de bloco e no adicionado posteriormente.
NOTA DICA Assegure-se de fixar a faixa de opes do editor de bloco quando inserir as restries dimensionais. (No adquira-as a partir da opo Parametrics!)

geometria existente para geometria de construo, que se apresenta em um estilo de linha tracejado cinza.

Blocos de Teste
Voc no precisa mais sair do editor de bloco para fazer teste! A ferramenta de bloco de teste permite que voc teste seu bloco sem a necessidade de salvar as alteraes e sair do editor de blocos (o que lhe poupar bastante tempo!).

Parametria: Blocos Dinmicos

Gerenciador de Parmetros
possvel acessar todos os parmetros e atributos de bloco classificados no gerenciador de parmetros. possvel controlar se um parmetro exibido na paleta de propriedades e a ordem que aparece no parmetro.

Geometria de Construo
possvel criar geometria de construo visualizada no editor de bloco, mas no no bloco que foi inserido. A ferramenta BCONSTRUCTION facilita a converso de

17

Uma nova opo foi adicionada coluna de exibio para converso entre parmetros restringidos definidos no editor de desenho e o editor de bloco.

Tabela de Bloco
Aqui possvel aumentar a potncia de seus blocos dinmicos! Utilizando a ferramenta BLOCO voc pode definir diferentes variaes de um bloco. possvel ajustar estas variaes de forma manual ou copiar e colar em uma planilha do Excel. Voc ainda controla a insero de bloco selecionando a propriedade de bloco, que deve combinar com uma coluna na tabela, e assim, evitar a criao de partes fora de padro aleatrias.

voc rapidamente alterne os diferentes valores listados na tabela de bloco. A seleo da tabela de propriedades a partir do menu de alas exibe toda a tabela do bloco, de modo que voc conseguir visualizar todos os valores e inclusive classificar em diferentes colunas. Parametria: Blocos Dinmicos

Configuraes de Editor de Bloco

Uma ala no bloco inserido permite que

18

possvel controlar todas as configuraes para o ambiente de editor de bloco na caixa de dilogo Editor de Bloco incluindo cores, tamanhos e opes de alinhamento.

Poupadores de Tempo Poderosos


H uma grande variedade de ferramentas que otimizam tempo dentro do AutoCAD 2011- atendendo a pedidos!

Transparncia
Parametria: Blocos Dinmicos Agora possvel atribuir transparncia a objetos e camadas de maneira semelhante a qualquer outra propriedade! Voc pode definir a transparncia a um valor entre 0 e 90. O valor 0 indica que no h nenhuma transparncia, enquanto 90 indica alta transparncia.

DICA Meclar as novas restries dimensionais e geomtricas com os parmetros tradicionais e aes convencionais pode levar a resultados variados. Esta no uma ao recomendada.

19

Poupadores de Tempo Poderosos

Voc encontrar a nova propriedade de transparncia em todos os dilogos de camadas, e poder at mesmo atribuir a Transparncia por janela de viso. Voc tambm pode definir a transparncia por objeto (que substituir a configurao de transparncia de camada). A transparncia pode ser facilmente localizada em propriedades ou na opo Home.
DICA A nova varivel de sistema CETRANSPARENCY pode ser utilizada para definir a propriedade de transparncia para novos objetos. NOTA A opo CAMADAS, Seleo Rpida, Filtro e Propriedades Rpidas agora

incluem a Transparncia como opo. possvel temporariamente desativar a transparncia, bastante semelhante a espessuras de linha, a partir da barra de status (isto no afeta a plotagem). Uma nova opo de plotagem foi adicionada para desativar a Transparncia.

DICA A transparncia trabalha muito bem com hatches slidos!

20

Polilinhas
As polilinhas possuem alas extras para tornar a edio muito mais fcil. Novas alas secundrias so colocadas no ponto central de cada segmento. Passar sobre uma ala proporciona diversas opes de edio, tais como alongar, adicionar ou remover vrtice e Converter para Arco/Linha.

seu ponto de ajuste) e parametrizao de ns (que controla a forma da curva conforme passa pelo ponto de ajuste) possvel controlar o nvel de spline de um CV (o nmero de dobrasde 1 a 3 que o spline pode ter no total). Utilize o menu de alas para ter mais controle sobre os splines.

Poupadores de Tempo Poderosos

Splines.
O AutoCAD 2011 permite que voc defina um Spline utilizando ponto de ajuste

DICA Utilize uma spline CV caso planeja criar superfcies 3D NURBS para obter melhores resultados.

o SPLINEDIT foi atualizado para incluir mais opes de Edio de Vrtice assim como adicionar retorcimentos ou elevar a solicitao.

ou vrtices de controle (CV). Quando desenhar um spline de ajuste, possvel especificar as tangncias de incio e fim, tolerncia (a distncia de um spline at

21

Spline para PLINE


A converso para a opo de Polilinhas no comando Ajustar Spline permite que voc realize a converso rapidamente. Voc ser avisado sobre um valor de preciso entre 0 e 99, com o valor maior sendo mais preciso.
NOTA Um valor muito alto poder impactar o desempenho.

Listas de Escala
possvel agora criar uma Lista de Escala Padro (comando Opo, guia User Preferences) que automaticamente exibido em todos os seus desenhos.

SHX e Arquivos de Fontes Perdidos


Poupadores de Tempo Poderosos possvel agora ignorar os arquivos SHX faltantes quando abrir um desenho sem especificar uma substituio (embora o texto utilizando os arquivos SHX faltantes no sero exibidos).

Voc tambm pode selecionar um objeto de spline no comando PEDIT e convertlo em um pline. A nova varivel de sistema PLINECONVERTMODE controla se os segmentos retos (0) ou arcos (1) so utilizados.

Alinhamento de Texto em Estilos de Linha


Uma nova opo de U (para perpendicular) pode ser adicionada a seus estilos de linha para manter a legibilidade do estilo de linha em qualquer orientao.

Comando JOIN
possvel juntar linhas, arcos e polilinhas em polilinhas ou splines em 3D sempre que forem contguos. Apenas assegurese de selecionar primeiro o objeto mais complexo (polilinha ou spline em 3D). Voc tambm pode juntar um hlice a um spline.

22

Aperfeioamento em Comandos Dirios


Seleo de Cor
possvel acessar a caixa de dilogo Selecionar Cor diretamente da lista suspensa de camada selecionando uma amostra de cor. Caso a camada possua uma substituio de janela de viso, a mesma possui agora uma aresta branca. tambm muito mais fcil dizer qual cor voc est procurando na caixa de dilogo Selecionar Cor com a nova aresta e seta pretas! referncia na guia de insero.

Aperfeioamento em Comandos Dirios

Anexe Arquivos em PDF!


Um grande favorito entre o pblico possvel transformar um arquivo em PDF no AutoCAD em uma camada inferior. Facilmente corte, ajuste, controle a visibilidade de camada e faa o PDF desaparecer (fade).
NOTA O OSNAPS funciona apenas em PDFs criados a partir do AutoCAD 2010 ou superior.

Referncias externas
A paleta de referncias externas (External References palette) agora inclui uma opo para separar tabelas de extrao de dados de um desenho. Voc tambm descobrir que a referncia correspondente destacada na paleta de referncias externas quando selecionada. possvel facilmente fazer desaparecer arquivos de referncia do painel de

Quadros
A varivel do sistema FRAMES permite que voc controle a visibilidade de todos os seus arquivos referenciados externamente. O QUADRO substitui as variveis de sistema de quadro individuais (como o IMAGEFRAME).

23

Crie Arquivos em PDF de maior ou menor Qualidade!


A resoluo padro de vetor foi aumentada de 400 dpi para 600 dpi (melhor preciso de estilo de linha). Os tipos de letras agora so exportadas como texto (em vez de grficos), diminuindo assim o tamanho do arquivo e conduzindo a si mesmo a busca e cpia de texto no PDF final. Voc tambm pode especificar o controle de fuso, incluir a informao de camada e visualizar automaticamente o arquivo em PDF quando estiver finalizado.

NOTA Assegure-se de selecionar DWG para PDF. PC3 no comando de Plot.

possvel encontrar opes semelhantes na guia Sada, Exportar para opes de DWF/PDF, incluindo a capacidade de especificar mltiplas folhas.

Aperfeioamento em Comandos Dirios

Reverso
Em algum momento voc teve um estilo de linha com texto indo para a direo errada com o texto invertido? O comando REVERTER facilita o processo de reverso da direo de qualquer estilo de linha. Esta opo tambm foi adicionada ao comando PEDIT.

Eliminar
Uma opo para eliminar geometria de comprimento zero e esvaziar objetos de texto foi adicionada ao comando ELIMINAR. Isto realmente lhe ajuda a limpar completamente seu desenho!

24

Janelas de Viso Rotacionadas


Quando rotaciona uma janela de viso no AutoCAD, voc deseja que a visualizao gire junto com ela? Bem, agora voc possui uma escolha. Quando o VPROTATEASSOC definido como O a visualizao no girar. Quando o VPROTATEASSOC definido como 1 (padro), ela girar!

Aperfeioamento em Comandos Dirios

Ferramentas de Medio
As ferramentas de medio visual no AutoCAD 2011 agilizar o trabalho de explorao de informaes valiosas a partir de seu desenho. O painel de utilidades da guia Home possui estes comandos de medio atualizados (tambm localizados no comando MEASUREGEOM).

25

ngulo
Mede o ngulo rapidamente entre duas linhas, de um vrtice, dois pontos em um crculo, ou um arco.

rea
Bastante aperfeioada sobre o comando AREA padro, as informaes visuais tornam sua seleo clara. As opes Add e Subtract (adicionar e subtrair) tambm esto disponveis com as reas subtradas aparecendo em cor diferente. Uma opo de arco facilita a medio de espaos encurvados.

Distncia
Utilizado para medir a distncia entre dois pontos, o AutoCAD 2011 agora exibe visualmente a distncia, delta x, delta y e o ngulo (no plano xy). A opo mltipla permite que voc continue a separar pontos enquanto o AutoCAD exibe uma distncia cumulativa. Caso necessite incluir um arco na distncia, possvel facilmente alternar para o modo Arc (arco).

Ferramentas de Medio

Radius (Raio)
Utilize a ferramenta Radius para exibir rapidamente o raio de um arco ou crculo selecionados. (Propriedades Rpidas tambm funcionariam aqui.)

Volume
Facilmente adicione uma altura a um limite para calcular o volume. Tambm possvel encontrar o volume de slidos e regies.

26

Hachuras e Gradientes

Hachuras e Gradientes

O sombreamento ficou muito melhor no AutoCAD 2011! A sensibilidade do contexto da guia de criao de hachuras realiza um timo trabalho ao tornar o sombreamento muito mais fcil e intuitivo. Voc ser questionado imediatamente. (O qu? Sem caixa de dilogo de hachura?) Ao apenas passar o cursor sobre uma rea habilitada possvel visualizar como ficar a hachura. Utilize a opo Criao de Hachura para realizar as alteraes de forma mais dinmica.
NOTA Mesmo que parea como se tivesse criado hachuras separadas quando clicouelas no esto realmente separadas, a menos que tenha selecionado Criar Hachuras Separadas (localizado em Padro).

Alas
A funcionalidade do Grip Hatch (ala da hachura) fantstica. O novo centro de alas permite manipulao direta de objetos de hachura. Passe o mouse sobre a ala para alongar, mover, ou alterar a origem, ngulo ou escala.

DICA Voc tambm descobrir que fcil manipular padres de hachura noassociativos com as alas!

27

Cor do Plano de Fundo


As hachuras agora suportam cor do plano de fundoisso acrescenta o efeito de hachuras em camadas dentro de um objeto.

Envie as Hachuras para Trs


Utilize o novo comando ENVIAR PARA TRS para mover as hachuras debaixo de todos os objetos. Este comando est localizado no painel de modificaes (Modify) na guia Home.

Camada da Hachura (Hatch Layer)


Geralmente desejamos que todas as nossas hachuras residam em uma camada especfica. Agora possvel definir uma camada padro para hachuras que substituem a camada atual.

Hachuras e Gradientes

28

DICAS PARA 3D
Nunca houve poca melhor para uma jornada pelo mundo do 3D. Os aperfeioamentos em 3D no AutoCAD 2011 facilitam a transformao de suas ideias em realidade 3D!

AMBIENTES DE TRABALHO EM 3D
Um novo ambiente de trabalho bsico em 3D um timo local para iniciar sua aventura no 3D. Este ambiente de trabalho simples contm as ferramentas mais bsicas para criao e visualizao de seus projetos em 3D. Aps se familiarizar com os aspectos bsicos possvel avanar para o full 3D Modeling Workspace (Ambiente de Trabalho de Modelagem em 3D completo).

Dicas para 3D

29

3D Object Snaps
Um novo conjunto de ajustes de Objeto 3D esto presentes no AutoCAD 2011 junto ao novo boto na barra de status para ativ-los e desativ-los.

Caso esteja utilizando um estilo visual em 3D, o gizmo mostrar quando um objeto selecionado. O painel subobjeto na opo Home facilita a alterao de um modo de gizmo para outro.

Dicas para 3D

O Gizmo 3D
O AutoCAD 2007 apresentou o gizmo com opes para Mover 3D e Rotacionar 3D. Um gizmo 3D Scale foi adicionado para produzir ainda mais funcionalidade em 3D.

Tambm possvel ir diretamente a um gizmo especfico com os comandos 3DMOVER, 3DROTACIONAR e 3DESCALA. Voc descobrir que os gizmos vo diretamente ao centro do conjunto de seleo. (Poupando-o de uma etapa extra.)

30

Um clique com o boto direito do mouse em um gizmo permite que voc modifique o comportamento do gizmo. Aqui possvel restringir a um diferente eixo ou plano, realoc-lo ou realinh-lo.

Nova Aresta de Concordncia e Aresta Chanfrada


Localizada na guia Slido, as novas ferramentas Aresta de Concordncia e Chanfrar Aresta proporcionam uma pr-visualizao dinmica e suportam manipulao direta ao colocar na ala anexada.

Dicas para 3D

Selecionando arestas, faces e vrtices


No passado era complicado selecionar entre uma aresta, face ou vrtice. O painel Subobjectos na opo Home agora torna o trabalho mais rpido! Estas opes tambm esto disponveis ao clicar com o boto direito do mouse no menu quando no h objetos selecionados.

Modelagem de Slidos
Atualizaes para EXTRUSO, ELEVAR, REVOLUO e VARREDURA permitem que selecione uma aresta ou face para utilizar como perfil ou curva de modo a criar uma nova superfcie ou slido.
NOTA Voc no est mais limitado a utilizar curvas planas!

Modelagem de Superfcie

31

A modelagem de superfcie no AutoCAD 2011 assistiu a dramticos aperfeioamentos. Um novo tipo de superfciechamado superfcie processual, na verdade associada sua geometria determinada. Isto torna a escultura de seus projetos em 3D mais fcil do que nunca. Superfcies NURBS no so associativas (e no possuem histrico). Eles possuem vrtices de controle que lhe permitem esculpir seus projetos. A nova opo de superfcie proporciona fcil acesso a ferramentas de modelagem de superfcie.

Ferramentas de Criao de Superfcie


H trs novos tipos de superfcies analticas em AutoCAD 2011: Misture, Retoque e Trabalhe em Rede O novo comando SURFBLEND pode ser utilizado para criar uma mistura contnua entre duas superfcies existentes. Modelagem de Superfcie

32

O SURFPATCH permite que voc retoque um objeto, com aresta fechada.

Modelagem de Superfcie

O SURFNETWORK utilizado para criar uma superfcie por meio de um conjunto de curvas entre as arestas de cada superfcies e slidos. possvel at mesmo escolher um conjunto de curvas que no esto conectados entre si.
NOTA

DICA Acione a Associatividade de Superfcie quando criar superfcies de modo que as superfcies possam ser conduzidas por sua geometria determinada.

Ferramentas de Edio de Superfcie


H algumas timas ferramentas novas de edio de superfcie no AutoCAD 2011 todas localizadas no painel Editar. A ferramenta SURFFILLET cria um filete entre duas arestas de superfcies. A poderosa ferramenta SURFTRIM pode ser utilizada para criar arestas e buracos complexos.

O SURFOFFSET pode ser utilizado para criar uma nova superfcie ao contrabalancear uma j existente.

NOTA Utilize o comando UNTRIM para desfazer uma superfcie recortada.

33

No painel Geometria de Projeto voc encontrar ferramentas que lhe permitiro projetar a geometria no topo das superfcies. O Auto Trim utilizado para especificar se voc deseja superfcies automaticamente recortadas aps uma projeo. Modelagem de Superfcie

O SURFEXTEND utilizado para estender uma superfcie ao selecionar uma aresta. O SURFSCULPT cria um objeto slido com base no volume envolvido de mais de duas superfcies que se interceptam.

possvel converter uma superfcie ou slido em superfcie NURBS com a nova ferramenta Convert to NUBS. Utilize o Show CV para exibir os vrtices para edio com o gizmo junto com as outras ferramentas no painel Vrtices de Controle.
NOTA Voc perder qualquer associatividade quando converter para o NURBS.

34

Ferramentas de Anlise
Um novo conjunto de ferramentas de anlise foi adicionado no AutoCAD 2011 para lhe auxiliar a validar a continuidade, curvatura e ngulos de sada de superfcies. Zebra: Mapeia faixas em superfcies e as captura para anlise. Quanto mais as faixas se alinharem, maior ser a continuidade entre as superfcies. Curvatura: Exibe uma cor gradiente que indica reas altas e baixas de curvatura junto com alteraes repentinas inaceitveis, como salincias, entalhes e ondulaes. Anlise de ngulo: Exibe uma cor gradiente indicando que h ngulo de sada adequado entre a parte e a forma.

Impresso em 3D (3D Printing)


Utilize o comando 3DPrint para enviar seus desenhos em 3D do AutoCAD para um fornecedor de impresso que suporte STL. Um utilitrio amigvel lhe conduzir ao longo das etapas necessrias para assegurar que seu modelo esteja pronto em Impressao 3D. Aps selecionar os objetos slidos que deseja imprimir, voc se encontrar na caixa de dilogo Enviar para o servio de impressao 3D. Aqui voc encontrar um painel de prvisualizao e controles de escala (com um tamanho til de sada finalizada). Um OK final ser enviado a voc para um site com possveis fornecedores de Impresso em 3D.

Modelagem de Superfcie

Modelagem de Malha

35

A Modelagem de Malha facilita a criao de projeto de forma livre. Todas as suas ferramentas de Modelagem de Malha podem ser localizadas na opo Malha. Voc encontrar formas familiares como Caixa, Cone e Cilindro no painel Primitivos. Configure o nmero de linhas de mosaico e o padro de suavidade na caixa de dilogo Mesh Primitive Options.

possvel aumentar ou reduzir facilmente a suavidade com as opes Mais Liso e Menos Liso no painel Malha. Ao refinar uma malha voc aumentar o nmero de faces em sua malha.

Modelagem de Malha

DICA Utilize a ferramenta Suavizar Objeto para tornar um objeto slido 3D em um objeto de malha.

Para criar uma aresta dura em sua malha, possvel utilizar a ferramenta Adicionar Dobra.

36

possvel dividir ou extruir uma face no painel Edio de Malhas.

A ferramenta Fechar Furo cria uma face de malha entre as arestas abertas. Utilize a ferramenta Colapse Face ou Edge para forar os vrtices das faces da malha do entorno para convergir.

Modelagem de Malha

A grande vantagem? possvel converter as malhas impermeveis (sem lacunas) em slidos. Estas e mais ferramentas de converso esto disponveis no painel Converter Malhas.

Ferramenta Mescla de Malha


A nova ferramenta MESCLAR FACE utilizada para mesclar duas ou mais faces adjacentes em uma face nica.

Utilize a ferramenta Spin Triangle Face para girar as arestas que unem as faces de duas faces.

Materiais
O Navegador de Materiais facilita a navegao e busca mais de mil materiais na Biblioteca de Materiais da Autodesk. O Navegador de Materiais pode ser localizado na opo Render da rea de Trabalho em 3D. Crie facilmente, categorize e abra sua prpria biblioteca de materiais a partir do Navegador de Materiais. Utilize a funo de busca robusta para encontrar materiais especficos e em seguida acrescent-las ao desenho atual. possvel facilmente editar os materiais no Materials Editor atualizado. Os materiais que foram colocados no desenho sero dinamicamente atualizados.

37

Materiais

38

Nuvem de Pontos
possvel anexar e exibir nuvens de pontos criadas a partir de dispositivos de 3D Scanning no AutoCAD 2010. Nuvens de Pontos so anexados de forma bastante semelhante a outros arquivos de referncia e podem conter at 2 bilhes de pontos.

Nuvem de Pontos

possvel criar geometria a partir dos dados da nuvem de pontos ajustando os pontos (o ajuste de objeto de n). Ajuste a densidade de ponto na barra de controle deslizante Densidade.

DICA Voc provavelmente desejar bloquear as nuvens de pontos de modo que os pontos no se movam.

Extras Adicionados
Ajuda online
O novo sistema de ajuda online facilita mais do que nunca o acesso Ajuda atualizada. possvel retornar para a ajuda do produto especfico na opo Sistema em Options. Mais de 1200 fabricantes e 35.000 produtos esto disponveis no Autodesk Seek (mais de 100.000 arquivos DWG). Tambm possvel compartilhar seus arquivos ao carreg-los diretamente no AutoCAD.

39

Autodesk Seek
No perca o timo contedo disponvel (grtis!) no servio Autodesk Seek. Acesse facilmente o Autodesk Seek a partir do painel contedo na guia Inserir ou de dentro do Design Center. Extras Adicionados

Lynn Allen, colunista da Cadalyst e Promotora Tcnica da Autodesk, fala com mais de 30.000 usurios a cada ano. H quinze anos escreve uma coluna mensal na revista Cadalyst, chamada Circles and Lines e a voz por trs de Tips and Tricks Tuesdays da Cadalyst. Lynn comeou a utilizar o software AutoCAD* com a verso 1.4 h vinte anos atrs, e iniciou seu trabalho ensinando em corporao e em Universidades durante 12 anos. uma oradora altamente solicitada com estilo cmico nico. Lynn trabalha como mestre de cerimnias na Autodesk University h dez anos e sempre uma das mais renomadas e requisitadas palestrantes. Seu ltimo livro intitulado AutoCAD Professional Tips and Techniques.

Autodesk, AudoCAD, DWF, DWG, SteeringWheels e ViewCube so marcas registradas ou marcas comerciais da Autodesk, Inc., e/ou suas subsidirias e/ ou afiliadas nos EUA e/ou outros pases. Todos os demais nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietrios. A Autodesk se reserva o direito de alterar as ofertas e especificaes de produtos a qualquer tempo sem prvio aviso e no responsvel por erros tipogrficos ou grficos que possam aparecer neste documento. 2010 Autodesk, Inc. Todos os direitos reservados.

You might also like