You are on page 1of 5

A cincia de H adith

De Islmica Associao de Estudantes Muulmanos Server USC


Conscincia Islmica Todos os direitos reservados.

Em nome de Allah, o Clemente o Misericordioso Temos, sem dvida, enviamos a mensagem: e vamos guard-lo com certeza (de corrupo) (Alcoro 15:09) A promessa feita por Allah (SWT) no Alcoro 15:09 obviamente cumpridas na pureza incontestvel do texto do Alcoro ao longo das catorze sculos, desde a sua revelao. Entretanto, o que muitas vezes esquecido por muitos muulmanos que a promessa divina tambm inclui, por necessidade, a Sunnah do Profeta (P) , porque a Sunnah o exemplo prtico da aplicao da orientao do Alcoro, a sabedoria ensinada a o Profeta (P) , juntamente com a escritura, e nem o Alcoro nem a Sunnah pode ser entendida corretamente sem a outra. Allah (SWT) preservou a Sunnah , permitindo que os Companheiros e aqueles aps-los a memorizar, anotar e transmitir as declaraes do Profeta (P) , e as descries do seu caminho, bem como continuar as bnos de praticar o Sunnah . Mais tarde, como a pureza do conhecimento da Sunnah ficou ameaada, Allah (SWT) fez com que o muulmano Ummah para produzir indivduos com habilidades de memria excepcional e experincia analtica, que viajou incansavelmente para receber milhares de narraes e distinguir as verdadeiras palavras de sabedoria proftica de os corrompidos pelas memrias fracas, de falsificaes de mentirosos sem escrpulos, e das declaraes do grande nmero de Ulama (acadmicos), os Companheiros e aqueles que seguiram o seu caminho. Tudo isto foi conseguido atravs de uma precisa ateno para as palavras narradas, e familiaridade detalhado com as biografias dos milhares de jornalistas de h adith. A metodologia dos estudiosos do perito h adith para avaliar as narraes e classificar o genuno do engano e fabricado, para o MS objecto da cincia da h adith. Neste artigo, uma breve discusso dada sobre a terminologia e classificaes de h adith.

Componentes de H adith
Um h adith composto de trs partes (veja a figura [abaixo]):

Matn (texto), isnad (cadeia de reprteres), e t Araf (a parte, ou a sentena incio do texto que se refere s palavras, aes ou caractersticas do Profeta (P) , ou sua concordncia com a ao outros) . A autenticidade da h adith depende da confiabilidade de seus reprteres, ea ligao entre eles.

Classificaes da H adith
Um nmero de classificaes de h adith foram feitas. Cinco destas classificaes so mostrados na figura [abaixo], e so brevemente descritos posteriormente.

1. De acordo com a referncia a uma autoridade

Quatro tipos de h adith pode ser identificado.


o o o o

Qudsi - Divine, uma revelao de Allah (SWT) ; afinados com as palavras do Profeta (P) . Marfu - elevada, uma narrao do Profeta (P) , por exemplo, eu ouvi o Profeta (P) a dizer ... Mauquf - parado: a narrao de uma nica companhia, por exemplo, que foi ordenado ... Maqtu - cortado: a narrao de um sucessor.

2. De acordo com os links de isnad - interrompido ou ininterrupto Seis categorias podem ser identificadas.
o Musnad

o o o o o

- apoiada: a h adith que relatado por um tradicionalista, baseado no que ele aprendeu com seu professor em um tempo de vida adequado para a aprendizagem, do mesmo modo - de cada vez - para cada professor at o isnad atinge uma companhia bem conhecida, que em por sua vez, os relatrios do Profeta (P) . Mutta s il - contnua: a h adith com um ininterrupto isnad que remonta apenas a um companheiro ou sucessor. Mursal - apressou: se o elo entre o sucessor eo Profeta (P) est em falta, por exemplo, quando um sucessor diz: "O Profeta disse ...". Munqa t i - quebrada: um h adith cujo link em qualquer lugar antes que o sucessor (ou seja, mais prximo da gravao do tradicionalista h adith) est ausente. Mu ` um d al - perplexidade: um h adith cujo reprter omite duas ou mais jornalistas consecutivas na isnad . Mu ` allaq - suspenso: uma h adith cujo reprter omite toda isnad e cita o Profeta (P) diretamente (isto , o link est faltando no incio).

3. De acordo com o nmero de jornalistas envolvidos em cada etapa do isnad Cinco categorias de h adith podem ser identificados:
o o

Mutawatir - consecutivas: um h adith que relatado por esse grande nmero de pessoas que no se pode esperar chegar a acordo sobre uma mentira, todos eles juntos. Um h ad - isolado: um h adith que narrado por pessoas cujo nmero no chega a da mutawatir. Alm disso, classificado em:

Mash'hur - famoso: h adith relatado por mais de dois reprteres. ` Aziz - raras, fortes: em qualquer fase da isnad , apenas dois jornalistas encontram-se a narrar a h adith. Gh ARIB - estranha: Em algum momento da isnad , apenas um reprter encontrado relacionando-o. 4. De acordo com a natureza do texto e isnad o Munkar - denunciou: um h adith que relatado por um narrador fraco, e cuja narrao vai contra outra f h adith. o Mudraj - interpolados: uma adio de um reprter com o texto da h adith sendo narrado. 5. De acordo com a confiabilidade e a memria dos reprteres Isto proporciona o veredicto final sobre um hadith - quatro categorias podem ser identificadas:
o

o o

S um h i h - som. Imam al- Sh afi `i requiremetts afirma o seguinte para um h adith, que no Mutawatir , a ser aceitvel "de cada jornalista deve ser confivel em sua religio, ele deve ser conhecido por ser truthtul em sua narrativa, entender o que ele narra , para saber como uma expresso diferente pode alterar o significado, e que informe o teor da h adith literalmente, no s o significado "o seu. H asan - bom: aquele em que sua fonte conhecida e os seus jornalistas so inequvocos. Da ` se - fraco: a h adith que no consegue atingir o estatuto de H Asan . Geralmente, a fraqueza : a) uma da descontinuidade na isnad , caso em que o h adith poderia ser - de acordo com a natureza da descontinuidade - Munqa t i (quebrado), Mu ` allaq (suspensos), Mu ` Adal ( perplexidade), ou Mursal (apressado), ou b) um dos reprteres de carcter desvirtuada, como devido s suas mentiras contadas, erros excessivos, a oposio narrao de fontes mais confiveis, participao, inovao ou ambigidade em torno da sua pessoa . Maudu - fabricado ou falsificado: um h adith cujo texto vai contra as normas estabelecidas pelo Profeta ditos, ou seus reprteres incluem um mentiroso. Fabricados h adith so tambm reconhecidos por evidncia externa relacionada a uma discrepncia encontrada nas datas ou horrios de um incidente em particular.

6. http://www.islamic-awareness.org/Hadith/Ulum/

Uma Breve Histria Do Mu r ala h al- H adith (classificao do H adith)


Conscincia Islmica Todos os direitos reservados.

Conforme o tempo passava, mais reprteres estavam envolvidos em cada isnad, e assim a situao exigia uma disciplina rigorosa na admisso de uma h adith, as normas que regulam esta disciplina so conhecidos como Mu r ala h al- H adith (Classificao de H adith) .

Entre os tradicionalistas precoce (mu h adi th na, estudiosos da H adith), as regras e os critrios que regem o seu estudo de H adith foram meticulosos, mas alguns de seus terminologia variada de pessoa para pessoa, e seus princpios comearam a ser sistematicamente escrito, mas dispersos entre vrios livros, por exemplo, em Al-Risalah de al- Sh afi `i ( d . 204), "Introduo ao S um h i h de muulmanos ( d . 261) e Jami da al-Tirmi dh i ( d 279.), muitos dos critrios tradicionalistas cedo, por exemplo, al-Bu kh ari, foram deduzidas pelos estudiosos depois de um cuidadoso estudo de que os reprteres ou isnads foram aceitos e rejeitados por elas. Um dos primeiros escritos para tentar cobrir Mu r ala h abrangente, usando o padro (ou seja, geralmente aceitos) terminologia, foi obra da Al-Ramahurmuzi ( d . 360). A principal contribuio seguinte foi Ma'rifah Ulum `al- H adith por al- H akim ( d 405.), que abrangeu as classificaes de cinqenta H adith, mas ainda deixou alguns pontos intocados; Nu'aim Abu al-Isbahani ( d . 430) completou algumas das peas em falta para este trabalho. Depois disso veio Al-fi Kifayah Ilm alRiwayah de al- Kh atib al-Ba gh dadi ( d 463.) e outra obra sobre a maneira de ensinar e estudar H adith; estudiosos mais tarde foram consideradas uma grande dvida com al - Kh de trabalho atib. Depois de novas contribuies por Iyad al-Qadi Yahsubi ( d . 544) e Abu H af s al-Mayanji ( d . 580), entre outros, veio o trabalho que, embora modestos em tamanho, to abrangente em sua excelente tratamento do assunto que veio a ser o padro de referncia para milhares de estudiosos e estudantes de H adith para vir, ao longo dos sculos at os dias atuais: `al-Ulum H adith de Abu ` Amr ` U th homem Ibn al- S alah ( d . 643), vulgarmente conhecido como Ibn al-Muqaddimah S alah , compilados, enquanto ensinava no Dar al- H adith de vrias cidades na Sria. Algumas das inmeras obras posteriores, baseado no de Ibn al- S alah so:

Uma smula de Muqaddimah , Al-Irshad por al-Nawawi ( d 676.), que mais tarde ele resumiu em seu Taqrib ; al-Suyu t i ( d . 911) compilou um valioso comentrio sobre este direito Tadrib al-Rawi . Ikhtisar `al-Ulum H adith de Ibn Ka RI ( d . 774), Al- Kh ulasah da Al- T ibi ( d . 743), AlMinhal de Badr al-Din b. Jama'ah ( d . 733), Al-Muqni de Ibn al-Mulaqqin ( d . 802) e alMahasin Istilah de al-Balqini ( d . 805), que so condensaes de Muqaddimah Ibn al- S alah . Al-Nukat da Al-Zarka sh i ( d . 794), Al-Taqyid wa 'l-Idah de al- ` iraquiano ( d . 806) e AlNukat de Ibn H entreaberta al- ` Asqalani ( d . 852) , que so as notas sobre os pontos feitos por Ibn al- S alah. Alfiyyah al- H adith de al- do Iraque, uma reescrita da Muqaddimah sob a forma de um poema longo, que se tornou objecto de vrios comentrios, incluindo os dois (um longo, um curto) pelo prprio autor, Fath al-Mughith de al Sa- kh awi ( d . 903), Qatar Durar-al de alSuyu t i e Fath al-Baqi de Sh ay Zakariyyah al-Um s ari ( d . 928).

Outros tratados notvel sobre Mu r ala h incluem:


Al-Iqtirah Daqiq de Ibn al-'Id ( d . 702). Tanqih al-Aznar de Mu h Ammad b. Ibrahim al-Wazir ( d . 840), o tema do comentrio de al-Amir al- S uma ani ( d . 1182). Nukhbah al-Fikr de Ibn H entreaberta al- ` Asqalani, mais uma vez o tema de vrios comentrios, inclusive um do prprio autor, um por seu filho Mu h Ammad, e as de ` Ali al-Qari ( d . 1014), ` Abd al-al-Ra'uf Munawi ( d . 1031) e Mu h Ammad b. ` Abd al- H adi al-Sindi ( d . 1138). Entre aqueles que reformulou o Nukhbah em forma potica so al-Tufi ( d . 893) e al-Amir al- S uma ani. Alfiyyah al- H adith de al-Suyu t i, a obra mais abrangente potica no campo. Al-Manzumah de al-Baiquni, que foi expandida por, entre outros, al-Zurqani ( d . 1122) e Nawab S iddiq H asan Kh um ( d . 1307). Qawa'id al-Tahdi de Jamal al-Din al-Qasimi ( d . 1332). Taujih al-Nazar da T ahir al-Jaza'iri ( d . 1338), um resumo de al- H akim de Ma'rifah

You might also like