You are on page 1of 5

Notas de Aula

Ensino Mdio ( 1o at o 3o ano)


Data : ( incio )=> (fim) =>

CLULA
Aula 1 Definio -> menor unidade viva de todos os seres vivos. Unidade funcional, estrutural e gentica de todos os seres vivos.

Data:

Produz energia (ATP) => respirao / fermentao e digesto.

Reproduo => perpetuar a clula/ ser vivo. Transmitir informaes/ caractersticas desta clula para as outras. Ateno : Pensar macro ( se a clula obtm energia/o ser vivo obtm energia) Seja esse ser vivo do tamanho que for ( unicelular ou pluricelular) Unicelular -> Uma nica clula Pluricelular-> Muitas clulas.
Continua

Revendo ideias:

Data : ( incio )=>

(fim) =>

METABOLISMO
Aula 1 Definio -> reaes que permitem a uma clula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que ser utilizada pelas clulas para que as mesmas se multipliquem, cresam, movimentem-se, etc.

Data: O Metabolismo constitudo de dois processos : Anabolismo & Catabolismo -Anabolismo: Implica na construo de molculas a partir de outras. A sntese proteica, a sntese de cidos graxos e a sntese de hormnios so exemplos de reaes anablicas.

-Catabolismo: So processos metablicos que implicam na quebra de substncias complexas em substncias mais simples. A quebra das protenas do tecido muscular para obter energia um exemplo de catabolismo.

Exemplo(s): Anabolismo -> Fotossntese 6 CO2+ 12 H2O ----> C6H12O6+ 6 H2O + 6 O2

Catabolismo -> Respirao Celular C6H12O6 + O2 6 CO2 + 6 H2O + energia Ateno : C6H12O6 = Glicose

continua

Data : ( incio )=>

(fim) =>

HOMEOSTASE
Aula 1 Definio -> regular o seu ambiente interno para manter uma condio estvel, mediante mltiplos ajustes de equilbrio dinmico controlados por mecanismos de regulao interrelacionados. Um tipo de homeostase a trmica A homeostase trmica consiste em manter a temperatura do corpo constante.

Data:

Assim os seres vivos podem manter a temperatura do corpo de duas maneiras: Alguns seres vivos precisam da temperatura do ambiente para manter a sua temperatura corprea. - Ectotrmicos => so animais cuja temperatura do corpo varia, de acordo com a temperatura do ambiente onde se encontram. Os animais anfbios so um exemplo de animais ectotrmicos.

Outros seres vivos mantm a temperatura do corpo usando seu prprio metabolismo - Endotrmicos => so animais que mantm a temperatura do corpo usando os processos de seu metabolismo, sua temperatura no depende do meio ambiente. Os mamferos e as aves so endotrmicos

continua

Data : ( incio )=>

(fim) =>

Aula 1

VANTAGENS E DESVANTAGENS ENDOTERMIA E ECTOTERMIA


Endotrmicos=>

DA

Data:

Vantagem - Colonizam qualquer ambiente mesmo os mais frios. Desvantagem - Produzem o calor usando muitas energia de seu metabolismo ( tm que se alimentar mais) , o calor tem que ficar isolado no corpo ( meio de penas/ pelos) Taxas metablicas muito altas para manter a endotermia

Ectotrmicos => Vantagem Os animais ectotrmicos no necessitam de tanto alimento e atividade metablica para manter a temperatura do corpo.

Desvantagem No conseguem colonizar todos os ambientes ( principalmente os mais frios).

Para o dia :

Avaliao Ver o Roteiro de Estudo

Continua

Roteiro de Estudo

ROTEIRO DE ESTUDO
Aula 1 1) Clula Definio 2) Correlacionar as atividades celulares com as atividades do organismo. Para alunos 3) Definir e dar exemplos de seres unicelulares e pluricelulares. 4) Metabolismo O que ? a) Correlacionar o metabolismo com a termorregulao. b) Definir catabolismos e anabolismo. c) Representar com esquemas Fotossntese e Respirao correlacionando com o anabolismo e catabolismo. 5) Homeostase Definir 6) Diferenciar endotermia e ectotermia. a) Dar exemplos de animais endotrmicos e ectotrmicos. b) Correlacionar o tipo de ambiente com os seres endotrmicos e exotrmicos. c) Correlacionar o tipo de tegumento ( penas/ pelos) com a endotermia. 7) Escrever as vantagens e desvantagens da endoterrmia e da ectotermia.
FIM Aula 1

You might also like