You are on page 1of 3

Guio de apresentao oral

Aproximase a semana presencial. altura de comeares a preparar a apresentao oral do livro que seleccionaste no teu projecto individual de leitura. Segue as instrues deste guio para que a tua apresentao seja bem sucedida!

Parte A planificao1
1. Preenche a tabela com os elementos necessrios tua apresentao.
Tempo da apresentao: de 5 a 10 minutos

Autor da obra que vou apresentar Ttulo Editor(a) Data de publicao Ilustrador O que vou revelar turma? O que no quero revelar?

Lembrate de indicar claramente o nome do autor. No te esqueas de falarpausadamente para que todos possam ouvir bem o ttulo do teu livro. Geralmente, encontras essa informao na capa. Geralmente, esta informao est na folha de rosto do livro. Poders ou no indicla. Pode no existir.

Data em que foiescrito o livro Tradutor

Esta informao pode no constar do livro. Podes fazer uma pesquisa para obter esta i f S se aplica a livros de autores estrangeiros.

No tentes contar tudo! Selecciona os momentos do livro ou ideias chave que consideras serem mais interessantes para revelar aos teus colegas.

Para que os teus colegas no percam o interesse pelo teu livro, vai criando alguma expectativa ao longo da tua interveno. Surpreendeos no fim!

Como vou apresentar o meu livro?


Sem recurso a qualquer suporte. Em suporte electrnico (PowerPoint). Em suporte multimdia (udio e/ou vdeo). Com imagens e ilustraes. Outras possibilidades.

Observao: a parte A deste documento ser disponibilizada ao aluno com o tempo de antecednciaque o professor considerar

conveniente.

Como vou comunicar com os meus colegas?


No te podes esquecerde: utilizarumalinguagemcorrectaeapropriadaaumaapresentao; seleccionarideiaschavedatuainterveno; falardevagarepronunciarbemaspalavras; utilizarumaentoaoadequada; fazeraspausasnecessrias; enriqueceratuaexposiocomgestosapropriados; olharparaosteuscolegasdeformaaacompanharassuasreaces; captaraatenoeointeressedosteuscolegas; respeitarotempodisponibilizadoparaaapresentao.

Vou ler algumexcerto?

Podes optar por ler um excerto do teu livro ou no. Depende do efeito que queiras ter junto dos teus colegas. Mas, se o fizeres, seleccionao com cuidado, registando logo a pgina para no te esqueceres. Lo com: umtomdevozadequadoaoespao; aentoaomaisadequadaaotexto; umavelocidadedeleituraquepermitaaescuta; umaposturacorrecta,sempreaolharparaoauditrio; aclarezanecessria,pronunciandobemtodasaspalavras.
Aqui podes colocar as tuas prprias interrogaes e tudo aquilo que no est contemplado neste guio. Pensa nas melhores sugestes para que a tua apresentao oral corra mesmo bem.

Observaes

2.Apartirdatabelaquepreencheste,planeiaoquedirsemprimeirolugar ecomoirsdesenvolvereconcluiratuaapresentao.
Vou comear por... Depois vou falar de... Por fim, vou concluir com...
Ex.: apresentar o livro que li Ex.: um aspecto que me marcou Ex.: a minha opinio sobre o livro

Parte B avaliao2
Comodecorreuaminhaapresentao? Chegouahorademeautoavaliarpara,naprximavez,fazeraindamelhor.
Sim Utilizei uma linguagem correcta e apropriada? Seleccionei informao relevante para apresentar aos colegas? Adequei o meu tom de voz ao espao fsico? Utilizei uma entoao adequada? Preocupeime em fazer as pausas necessrias? Enriqueci a minha exposio com gestos apropriados? Fui olhando para os meus colegas de forma a acompanhar as suas Consegui captar a ateno e o interesse dos meus colegas? Respeitei o tempo disponibilizado para a apresentao? Convenci algum(a) colega a ler o meu livro? No A maior parte das vezes

Assim, considero que a minha apresentao do livro_______________________________


___ (data) _____ ______ ___ ___ (assinatura) ___ ___

Observao:aparteBdestedocumentopodeserfacultadaseparadamenteaoaluno.

You might also like