You are on page 1of 72

2. Ortografia. A ortografia a parte da lngua responsvel pela grafia correta das palavras.

. Essa grafia baseia-se no padro culto da lngua. As palavras podem apresentar igualdade total ou parcial no que se refere a sua grafia e pronncia, mesmo tendo significados diferentes. Essas palavras so chamadas de homnimas (canto, do grego, significa ngulo / canto, do latim, significa msica vocal). As palavras homnimas dividem-se em homgrafas, quando tem a mesma grafia (gosto, substantivo e gosto, 1 pessoa do singular do verbo gostar) e homfonas, quando tem o mesmo som (pao, palcio ou passo, movimento durante o andar). Quanto grafia correta em lngua portuguesa, devem-se observar as seguintes regras: O fonema s: Escreve-se com S e no com C/:

as palavras substantivadas derivadas de verbos com radicais em nd, rg, rt, pel, corr e sent.

Exemplos: pretender - pretenso / expandir - expanso / ascender - ascenso / inverter inverso / aspergir asperso / submergir - submerso / divertir - diverso / impelir impulsivo / compelir - compulsrio / repelir - repulsa / recorrer - recurso / discorrer discurso / sentir - sensvel / consentir - consensual Escreve-se com SS e no com C e :

os nomes derivados dos verbos cujos radicais terminem em gred, ced, prim ou com verbos terminados por tir ou meter

Exemplos: agredir - agressivo / imprimir - impresso / admitir - admisso / ceder cesso / exceder - excesso / percutir - percusso / regredir - regresso / oprimir opresso / comprometer - compromisso / submeter - submisso

quando o prefixo termina com vogal que se junta com a palavra iniciada por s

Exemplos: a + simtrico - assimtrico / re + surgir - ressurgir

no pretrito imperfeito simples do subjuntivo

Exemplos: ficasse, falasse Escreve-se com C ou e no com S e SS:

os vocbulos de origem rabe:

Exemplos: cetim, aucena, acar

os vocbulos de origem tupi, africana ou extica

Exemplos: cip, Juara, caula, cachaa, cacique

os sufixos aa, ao, ao, ar, ecer, ia, na, ua, uu.

Exemplos: barcaa, ricao, aguar, empalidecer, carnia, canio, esperana, carapua, dentuo

nomes derivados do verbo ter.

Exemplos: abster - absteno / deter - deteno / ater - ateno / reter - reteno

aps ditongos

Exemplos: foice, coice, traio

palavras derivadas de outras terminadas em te, to(r)

Exemplos: marte - marciano / infrator - infrao / absorto - absoro O fonema z: Escreve-se com S e no com Z:

os sufixos: s, esa, esia, e isa, quando o radical substantivo, ou em gentlicos e ttulos nobilirquicos.

Exemplos: fregus, freguesa, freguesia, poetisa, baronesa, princesa, etc.

os sufixos gregos: ase, ese, ise e ose.

Exemplos: catequese, metamorfose.

as formas verbais pr e querer.

Exemplos: ps, pus, quisera, quis, quiseste.

nomes derivados de verbos com radicais terminados em d.

Exemplos: aludir - aluso / decidir - deciso / empreender - empresa / difundir - difuso

os diminutivos cujos radicais terminam com s

Exemplos: Lus - Luisinho / Rosa - Rosinha / lpis - lapisinho

aps ditongos

Exemplos: coisa, pausa, pouso

em verbos derivados de nomes cujo radical termina com s.

Exemplos: anlis(e) + ar - analisar / pesquis(a) + ar - pesquisar Escreve-se com Z e no com S:

os sufixos ez e eza das palavras derivadas de adjetivo

Exemplos: macio - maciez / rico - riqueza

os sufixos izar (desde que o radical da palavra de origem no termine com s)

Exemplos: final - finalizar / concreto - concretizar

como consoante de ligao se o radical no terminar com s.

Exemplos: p + inho - pezinho / caf + al - cafezal lpis + inho - lapisinho O fonema j: Escreve-se com G e no com J:

as palavras de origem grega ou rabe

Exemplos: tigela, girafa, gesso.

estrangeirismo, cuja letra G originria.

Exemplos: sargento, gim.

as terminaes: agem, igem, ugem, ege, oge (com poucas excees)

Exemplos: imagem, vertigem, penugem, bege, foge. Observao Exceo: pajem

as terminaes: gio, gio, gio, gio, ugio.

Exemplos: sufrgio, sortilgio, litgio, relgio, refgio.

os verbos terminados em ger e gir.

Exemplos: eleger, mugir.

depois da letra "r" com poucas excees.

Exemplos: emergir, surgir.

depois da letra a, desde que no seja radical terminado com j.

Exemplos: gil, agente. Escreve-se com J e no com G:

as palavras de origem latinas

Exemplos: jeito, majestade, hoje.

as palavras de origem rabe, africana ou extica.

Exemplos: alforje, jibia, manjerona.

as palavras terminada com aje.

Exemplos: laje, ultraje O fonema ch: Escreve-se com X e no com CH:

as palavras de origem tupi, africana ou extica.

Exemplo: abacaxi, muxoxo, xucro.

as palavras de origem inglesa (sh) e espanhola (J).

Exemplos: xampu, lagartixa.

depois de ditongo.

Exemplos: frouxo, feixe.

depois de en.

Exemplos: enxurrada, enxoval Observao: Exceo: quando a palavra de origem no derive de outra iniciada com ch - Cheio (enchente) Escreve-se com CH e no com X:

as palavras de origem estrangeira

Exemplos: chave, chumbo, chassi, mochila, espadachim, chope, sanduche, salsicha. As letras e e i:

os ditongos nasais so escritos com e: me, pem. Com i, s o ditongo interno cibra. os verbos que apresentam infinitivo em -oar, -uar so escritos com e: caoe, tumultue. Escrevemos com i, os verbos com infinitivo em -air, -oer e -uir: trai, di, possui. ateno para as palavras que mudam de sentido quando substitumos a grafia e pela grafia i: rea (superfcie), ria (melodia) / delatar (denunciar), dilatar (expandir) / emergir (vir tona), imergir (mergulhar) / peo (de estncia, que anda a p), pio (brinquedo).

6.1 Crase: Crase no acento, e sim superposio de dois "as". O primeiro uma preposio, o segundo, pode ser um artigo definido, um pronome demonstrativo a(as) ou aquele(a/s),e aquilo. O acento que marca este fenmeno o grave (`). O domnio da crase depende de o aluno conhecer a regncia de alguns verbos e nomes. - crase da preposio a com o artigo definido a(s): Condies necessrias para ocorrer crase: termo regente deve exigir a preposio e o termo regido tem de ser uma palavra feminina que admita artigo. Uma dica trocar a palavra feminina por uma masculina equivalente, se aparecer ao (s) usa-se crase, caso aparea a ou o (s) no haver crase a) Todos iriam reunio. b) Todos iriam ao encontro. A crase obrigatria: - em locues prepositivas, adverbiais ou conjuntivas (femininas). queima-roupa, s cegas, s vezes, bea, medida que, proporo que, procura de, vontade Em expresses que indicam instrumento, crase opcional (escrevi a () mquina.) - expresso moda de, mesmo que subentendida. a) Era um penteado francesa. b) O jogador fez um gol Pele. - quando as palavras "rua", "loja", "estao de rdio" estiverem subentendidas. Maria dirigiu-se Globo (estao de rdio). As situaes onde no existe crase so:

- antes de palavra masculina e verbos. a) Vende-se a prazo. b) O texto foi redigido a lpis. c) Ele comeou a fazer dietas. - antes de artigo indefinido e numeral cardinal (exceto em horas). a) Refiro-me a uma blusa mais fina. b) O vilarejo fica a duas lguas daqui. - antes dos pronomes pessoais, inclusive as formas de tratamento. a) Enviei uma mensagem a Vossa Majestade. b) Nada direi a ela. Neste caso, os pronomes senhora e senhorita so excees. - antes de pronomes demonstrativos esta (s) e essa (s). a) Refiro-me a estas flores. b) No deram valor a esta idia. - antes de pronomes indefinidos, com exceo de outra. a) Direi a todas as pessoas. b) Fiz aluso a esta moa e outra. - antes da preposio a tiver outra preposio. Compareceu perante a juza no dia da audincia. Com a preposio at o uso facultativo. - no meio de expresses com palavras repetitivas. Ficamos cara a cara. - no a singular seguido de palavra no plural. Pediu apoio a pessoas estranhas. No haver crase antes de pronome interrogativo.

Na expresso devido (s) + palavra feminina ocorre a crase. - palavra feminina tomada em sentido genrico. Apena pode ir de advertncia a multa. Havendo determinao, a crase indispensvel (Ele admite ter cedido presso dos superiores.) Na dvida, e excluda qualquer das hipteses tratadas, basta substituir a palavra feminina por uma masculina equivalente. Se ocorrer ao no masculino, haver crase. Fui cidade fazer compras - (ao supermercado). A crase facultativa: - antes de nomes prprios femininos (exceto em nomes de personalidade pblica - sem artigo): Enviei um presente a () Maria. A exceo ocorre quando o nome feminino vier acompanhado de uma expresso que a determine a crase obrigatria (Dedico minha vida Rosa do Jaboato) - antes do pronome adjetivo possessivo feminino singular: a) Pediu informaes a minha secretria. b) Pediu informaes minha secretria. c) Pediu informaes a minhas secretrias. d) Pediu informaes as minhas secretrias. e) Pediu informaes s minhas secretrias. Se o pronome possessivo for substantivo e por regncia a preposio for exigida, a crase ser obrigatria (Foi a [] sua cidade natal e minha) - antes de topnimos, a menos que estejam determinados. a) Iremos a Curitiba. b) Iremos bela Curitiba. c) Iremos Bahia. Quando o topnimo no estiver determinado, usa-se o teste da troca do verbo para chegar. Se nesta troca aparecer chego da, h crase; se for chego de, no h crase.

- Crase da preposio a com o pronome demonstrativo e relativo: Com os demonstrativos aquele (s), aquela (s) e aquilo, basta verificar se, por regncia, alguma palavra pede a preposio que ir se fundir com o "a" inicial do prprio pronome. Uma dica trocar aquele (a/s) por este (a/s) e aquilo por isto, se antes aparecer a, h crase. a) Enviei presentes quela menina. b) A matria no se relaciona queles problemas. c) No se de nfase quilo. O pronome demonstrativo a (s) aparece antes de que ou de e pode ser trocado por aquela (s). Deve-se fazer o teste da troca por um masculino similar e verificar se aparece ao (s) a) Esta estrada paralela que corta a cidade (o caminho paralelo ao que corta a cidade). b) Conheo a moa de azul, no a de branco. Antes dos pronomes relativos "que" e "quem" no ocorre crase. J o pronome qual (s) admite crase Uma dica trocar o substantivo feminino anterior ao pronome por um masculino, se aparecer ao (s) h crase a) A menina a que me refiro no estudou. b) A professora a quem me refiro bonita. b) A fama qual almejo no difcil. Casos especiais sobre o uso da crase: - antes da palavra casa: Quando a palavra casa significa lar, domiclio e no vem acompanhada de adjetivo, ou locuo adjetiva, no se usa a crase. Iremos a casa assim que chegarmos (iremos ao lar assim que chegarmos). Quando a palavra casa estiver modificada por adjetivo ou locuo adjetiva. Iremos casa de minha me. - antes da palavra terra:

Oposto de mar, ar e bordo - no h crase O Marinheiro forma a terra. Quando terra significa solo, planeta ou lugar - pode haver crase. a) Voltei terra natal. b) A espaonave voltar Terra em um ms. - antes da palavra distncia: No se usa crase, salvo se vier determinada. a) Via-se o barco distncia de quinhentos metros (determinado). b) Olhava-nos a distncia.

1.1 Termos essenciais da orao: O sujeito e o predicado so considerados termos essenciais da orao, ou seja, sujeito e predicado so termos indispensveis para a formao das oraes. No entanto, existem oraes formadas exclusivamente pelo predicado. O que define, pois, a orao, a presena do verbo. O sujeito o termo que estabelece concordncia com o verbo. a) "Minha primeira lgrima caiu dentro dos teus olhos."; b) "Minhas primeiras lgrimas caram dentro dos teus olhos". Na primeira frase, o sujeito minha primeira lgrima. Minha e primeira referem-se ao conceito bsico expresso em lgrima. Lgrima , pois, a principal palavra do sujeito, sendo, por isso, denominada ncleo do sujeito. O ncleo do sujeito se relaciona com o verbo, estabelecendo a concordncia. A funo do sujeito basicamente desempenhada por substantivos, o que a torna uma funo substantiva da orao. Pronomes substantivos, numerais e quaisquer outras palavras substantivadas (derivao imprpria) tambm podem exercer a funo de sujeito. a) Ele j partiu; b) Os dois sumiram; c) Um sim suave e sugestivo.

Os sujeitos so classificados a partir de dois elementos: o de determinao ou indeterminao e o de ncleo do sujeito. Um sujeito determinado quando facilmente identificvel pela concordncia verbal. O sujeito determinado pode ser simples ou composto. A indeterminao do sujeito ocorre quando no possvel identificar claramente a que se refere a concordncia verbal. Isso ocorre quando no se pode ou no interessa indicar precisamente o sujeito de uma orao. a) Esto gritando seu nome l fora; b) Trabalha-se demais neste lugar. O sujeito simples o sujeito determinado que possui um nico ncleo. Esse vocbulo pode estar no singular ou no plural; pode tambm ser um pronome indefinido. a) Ns nos respeitamos mutuamente; b) A existncia frgil; c) Ningum se move; d) O amar faz bem. O sujeito composto o sujeito determinado que possui mais de um ncleo. a) Alimentos e roupas andam carssimos; b) Ela e eu nos respeitamos mutuamente; c) O amar e o odiar so tidos como duas faces da mesma moeda. Alm desses dois sujeitos determinados, comum a referncia ao sujeito oculto, isto , ao ncleo do sujeito que est implcito e que pode ser reconhecido pela desinncia verbal ou pelo contexto. Abolimos todas as regras. O sujeito indeterminado surge quando no se quer ou no se pode identificar claramente a que o predicado da orao se refere. Existe uma referncia imprecisa ao sujeito, caso contrrio teramos uma orao sem sujeito. Na lngua portuguesa o sujeito pode ser indeterminado de duas maneiras: a) com verbo na terceira pessoa do plural, desde que o sujeito no tenha sido identificado anteriormente: a.1) Bateram porta;

a.2) Andam espalhando boatos a respeito da queda do ministro. b) com o verbo na terceira pessoa do singular, acrescido do pronome se. Esta uma construo tpica dos verbos que no apresentam complemento direto: b.1) Precisa-se de mentes criativas; b.2) Vivia-se bem naqueles tempos; b.3) Trata-se de casos delicados; b.4) Sempre se est sujeito a erros. O pronome se funciona como ndice de indeterminao do sujeito. As oraes sem sujeito, formadas apenas pelo predicado, articulam-se a partir de m verbo impessoal. A mensagem est centrada no processo verbal. Os principais casos de oraes sem sujeito com: a) os verbos que indicam fenmenos da natureza: a.1) Amanheceu repentinamente; a.2) Est chuviscando. b) os verbos estar, fazer, haver e ser, quando indicam fenmenos meteorolgicos ou se relacionam ao tempo em geral: b.1) Est tarde. b.2) Ainda cedo. b.3) J so trs horas, preciso ir; b.4) Faz frio nesta poca do ano; b.5) H muitos anos aguardamos mudanas significativas; b.6) Faz anos que esperamos melhores condies de vida; b.7) Deve fazer meses que ele partiu. c) o verbo haver, na indicao de existncia ou acontecimento: c.1) Havia bons motivos para nossa apreenso; c.2) Deve haver muitos interessados no seu trabalho; c.3) Houve alguns problemas durante o trabalho.

O predicado o conjunto de enunciados que numa dada orao contm a informao nova para o ouvinte. Nas oraes sem sujeito, o predicado simplesmente enuncia um fato qualquer: a) Chove muito nesta poca do ano; b) Houve problemas na reunio. Nas oraes que surge o sujeito, o predicado aquilo que se declara a respeito desse sujeito. Com exceo do vocativo, que um termo parte, tudo o que difere do sujeito numa orao o seu predicado. a) Os homens (sujeito) pedem amor s mulheres (predicado); b) Passou-me (predicado) uma idia estranha (sujeito) pelo pensamento (predicado). Para o estudo do predicado, necessrio verificar se seu ncleo est num nome ou num verbo. Deve-se considerar tambm se as palavras que formam o predicado referem-se apenas ao verbo ou tambm ao sujeito da orao. Os homens sensveis (sujeito) pedem amor sincero s mulheres de opinio. O predicado acima apresenta apenas uma palavra que se refere ao sujeito: pedem. As demais palavras ligam-se direta ou indiretamente ao verbo. A existncia (sujeito) frgil (predicado). O nome frgil, por intermdio do verbo, refere-se ao sujeito da orao. O verbo atua como elemento de ligao entre o sujeito e a palavra a ele relacionada. O predicado verbal aquele que tem como ncleo significativo um verbo: a) Chove muito nesta poca do ano; b) Senti seu toque suave; c) O velho prdio foi demolido. Os verbos acima so significativos, isto , no servem apenas para indicar o estado do sujeito, mas indicam processos. O predicado nominal aquele que tem como ncleo significativo um nome; esse nome atribui uma qualidade ou estado ao sujeito, por isso chamado de predicativo do sujeito. O predicativo um nome que se liga a outro nome da orao por meio de um verbo.

Nos predicados nominais, o verbo no significativo, isto , no indica um processo. O verbo une o sujeito ao predicativo, indicando circunstncias referentes ao estado do sujeito: "Ele senhor das suas mos e das ferramentas." Na frase acima o verbo ser poderia ser substitudo por estar, andar, ficar, parecer, permanecer ou continuar, atuando como elemento de ligao entre o sujeito e as palavras a ele relacionadas. A funo de predicativo exercida normalmente por um adjetivo ou substantivo. O predicado verbo-nominal aquele que apresenta dois ncleos significativos: um verbo e um nome. No predicado verbo-nominal, o predicativo pode referir-se ao sujeito ou ao complemento verbal. O verbo do predicado verbo-nominal sempre significativo, indicando processos. tambm sempre por intermdio do verbo que o predicativo se relaciona com o termo a que se refere. a) O dia amanheceu ensolarado; b) As mulheres julgam os homens inconstantes No primeiro exemplo, o verbo amanheceu apresenta duas funes: a de verbo significativo e a de verbo de ligao. Esse predicado poderia ser desdobrado em dois, um verbal e outro nominal: a) O dia amanheceu; b) O dia estava ensolarado. No segundo exemplo, o verbo julgar que relaciona o complemento homens como o predicativo inconstantes. 1.2 Termos integrantes da orao: Os complementos verbais (objeto direto e indireto) e o complemento nominal so chamados termos integrantes da orao. Os complementos verbais integram o sentido do verbos transitivos, com eles formando unidades significativas. Esses verbos podem se relacionar com seus complementos diretamente, sem a presena de preposio ou indiretamente, por intermdio de preposio. O objeto direto o complemento que se liga diretamente ao verbo. a) Os homens sensveis pedem amor s mulheres de opinio; b) Os homens sinceros pedem-no s mulheres de opinio;

c) Dou-lhes trs. d) Buscamos incessantemente o Belo; e) Houve muita confuso na partida final. O objeto direto preposicionado ocorre principalmente: a) com nomes prprios de pessoas ou nomes comuns referentes a pessoas: a.1) Amar a Deus; a.2) Adorar a Xang; a.3) Estimar aos pais. b) com pronomes indefinidos de pessoa e pronomes de tratamento: b.1) No excluo a ningum; b.2) No quero cansar a Vossa Senhoria. c) para evitar ambigidade: Ao povo prejudica a crise. (sem preposio, a situao seria outra) d) com pronomes oblquos tnicos (preposio obrigatria): Nem ele entende a ns, nem ns a ele. O objeto indireto o complemento que se liga indiretamente ao verbo, ou seja, atravs de uma preposio. a) Os homens sensveis pedem amor sincero s mulheres; b) Os homens pedem-lhes amor sincero; c) Gosto de msica popular brasileira. O termo que integra o sentido de um nome chama-se complemento nominal. O complemento nominal liga-se ao nome que completa por intermdio de preposio: a) Desenvolvemos profundo respeito arte; b) A arte necessria vida; c) Tenho-lhe profundo respeito. Os nomes que se fazem acompanhar de complemento nominal pertencem a dois grupos:

a) substantivos, adjetivos ou advrbios derivados de verbos transitivos, b) adjetivos transitivos e seus derivados. 1.3 Termos acessrios da orao e vocativo: Os termos acessrios recebem esse nome por serem acidentais, explicativos, circunstanciais. So termos acessrios o adjunto adverbial, adjunto adnominal e o aposto. O adjunto adverbial o termo da orao que indica uma circunstncia do processo verbal, ou intensifica o sentido de um adjetivo, verbo ou advrbio. uma funo adverbial, pois cabe ao advrbio e s locues adverbiais exercer o papel de adjunto adverbial. Amanh voltarei de bicicleta quela velha praa. As circunstncias comumente expressas pelo adjunto adverbial so:

acrscimo: Alm de tristeza, sentia profundo cansao. afirmao: Sim, realmente irei partir. assunto: Falavam sobre futebol. causa: Morrer ou matar de fome, de raiva e de sede... so tantas vezes gestos naturais. companhia: Sempre contigo bailando sob as estrelas. concesso: Apesar de voc, amanh h de ser outro dia. conformidade: Fez tudo conforme o combinado. dvida: Talvez nos deixem entrar. fim: Estudou para o exame. freqncia: Sempre aparecia por l. instrumento: Fez o corte com a faca. intensidade: Corria bastante. limite: Andava atabalhoado do quarto sala. lugar: Vou cidade. matria: Compunha-se de substncias estranhas. meio: Viajarei de trem. modo: Foram recrutados a dedo. negao: No h ningum que merea. preo: As casas esto sendo vendidas a preos exorbitantes. substituio ou troca: Abandonou suas convices por privilgios econmicos. tempo: Ontem tarde encontrou o velho amigo.

O adjunto adnominal o termo acessrio que determina, especifica ou explica um substantivo. uma funo adjetiva, pois so os adjetivos e as locues adjetivas que exercem o papel de adjunto adnominal na orao. Tambm atuam como adjuntos adnominais os artigos, os numerais e os pronomes adjetivos. O poeta inovador enviou dois longos trabalhos ao seu amigo de infncia.

O adjunto adnominal se liga diretamente ao substantivo a que se refere, sem participao do verbo. J o predicativo do objeto se liga ao objeto por meio de um verbo. O poeta portugus deixou uma obra originalssima. O poeta deixou-a. O poeta portugus deixou uma obra inacabada. O poeta deixou-a inacabada. Enquanto o complemento nominal relaciona-se a um substantivo, adjetivo ou advrbio; o adjunto nominal relaciona-se apenas ao substantivo. O aposto um termo acessrio que permite ampliar, explicar, desenvolver ou resumir a idia contida num termo que exera qualquer funo sinttica. Ontem, segunda-feira, passei o dia mal-humorado. Segunda-feira aposto do adjunto adverbial de tempo ontem. Dizemos que o aposto sintaticamente equivalente ao termo que se relaciona porque poderia substitu-lo: Segunda-feira passei o dia mal-humorado. O aposto pode ser classificado, de acordo com seu valor na orao, em: a) explicativo: A lingstica, cincia das lnguas humanas, permite-nos interpretar melhor nossa relao com o mundo. b) enumerativo: A vida humana se compe de muitas coisas: amor, arte, ao. c) resumidor ou recapitulativo: Fantasias, suor e sonho, tudo isso forma o carnaval. d) comparativo: Seus olhos, indagadores holofotes, fixaram-se por muito tempo na baa anoitecida. Alm desses, h o aposto especificativo, que difere dos demais por no ser marcado por sinais de pontuao (dois-pontos ou vrgula). A rua Augusta est muito longe do rio So Francisco. O vocativo um termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipottico. A funo de vocativo substantiva, cabendo a substantivos, pronomes substantivos, numerais e palavras substantivadas esse papel na linguagem. 2. Perodo composto por coordenao:

O perodo composto por coordenao formado por oraes sintaticamente completas, ou seja, equivalentes. Os homens investigam o mundo, descobrem suas riquezas e constroem suas sociedades competitivas. O perodo acima formada por trs oraes, no entanto essas oraes so independentes e poderiam constituir oraes absolutas, caracterizando o perodo composto por coordenao. Quanto s oraes coordenadas, elas esto divididas em assindticas e sindticas, sendo estas aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. As oraes coordenadas assindticas so aquelas ligadas sem o uso da conjuno: Um p-de-vento cobria de poeira a folhagem das imburanas, sinh Vitria catava piolhos no filho mais velho, Baleia descansava a cabea na pedra de amolar. J as oraes coordenadas sindticas so aquelas ligadas por meio de conjunes: Dormiu e sonhou. As oraes coordenadas sindticas aditivas so ligadas por meio de conjunes aditivas. Ocorrem quando os fatos esto em seqncia simples, sem que acrescente outra idia. As aditivas tpicas so e e nem. Discutimos as vrias propostas e analisamos possveis solues. No discutimos as vrias propostas, nem (e no) analisamos quaisquer solues. As oraes sindticas aditivas podem tambm ser ligadas pelas locues no s, mas (tambm), tanto ... como. No s provocaram graves problemas, mas (tambm) abandonaram os projetos de reestruturao social do pas. As coordenadas sindticas adversativas so introduzidas pelas conjunes adversativas. A segunda orao exprime contraste, oposio ou compensao em relao anterior. As adversativas tpicas so mas, porm, contudo, todavia, entanto, entretanto, e as locues no entanto, no obstante, nada obstante. Este mundo redondo mas est ficando muito chato. O pas extremamente rico; o povo, porm, vive em profunda penria. J as coordenadas sindticas alternativas so introduzidas por conjunes alternativas, indicando pensamentos ou fatos que se alternam ou excluem. A conjuno alternativa tpica ou. H tambm os pares ora... ora, j... j, quer... quer, seja... seja. Diga agora ou cale-se para sempre.

Ora atua com dedicao e seriedade, ora age de forma desleixada e relapsa. As coordenadas sindticas conclusivas so introduzidas por conjunes conclusivas. Nesse caso, a segunda orao exprime concluso ou conseqncia lgica da primeira. As conjunes e locues tpicas so logo, portanto, ento, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, pois (apenas quando no anteposta ao verbo). Aquela substncia altamente txica, logo deve ser manuseada cautelosamente. A situao econmica delicada; devemos, pois, agir cuidadosamente. As coordenadas sintticas explicativas so introduzidas por conjunes explicativas e exprimem o motivo, a justificativa de se ter feito a declarao anterior. As conjunes explicativas so que, porque e pois (anteposta ao verbo). "Vem, que eu te quero fraco." Ele se mudou, pois seu apartamento est vazio. 3. Perodo composto por subordinao: O perodo composto por subordinao aquele composto por uma orao principal (aquela que tem pelo menos um dos termos representado por uma orao subordinada) e por oraes subordinadas (aquelas que exercem funo sinttica em outra orao). As oraes subordinadas podem ser substantivas, adjetivas e adverbiais. Quanto s formas, elas podem ser desenvolvidas (apresentam verbos numa das formas finitas [tempos do indicativo, subjuntivo, imperativo], apresentam normalmente conjuno e pronome relativo) e reduzidas (apresentam verbos numa das formas nominais [infinitivo, gerndio, particpio] e no apresentam conjunes nem pronomes relativos, podem apresentar preposio): Eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto. Eu sinto existir em meu gesto o teu gesto. As oraes subordinadas substantivas exercem funes substantivas no interior da orao principal de que fazem parte. Elas podem ser desenvolvidas ou reduzidas e so classificadas de acordo com suas seis funes: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto. As subordinadas substantivas subjetivas so aquelas oraes que exercem a funo de sujeito do verbo da orao principal: preciso que haja alguma coisa de flor em tudo isso. preciso haver alguma coisa de flor em tudo isso.

O verbo da orao principal sempre se apresenta na terceira pessoa do singular. E os verbos e expresses que apresentam essa orao como sujeito podem ser divididos em trs grupos:

verbos de ligao mais predicativo ( bom, claro, parece certo); verbos na voz passiva sinttica ou analtica (sabe-se, conta-se, foi anunciado); verbos do tipo convir, cumprir, importar, ocorrer, acontecer, suceder, parecer, constar, quando na terceira pessoa do singular.

As subordinadas substantivas objetivas diretas exercem a funo de objeto direto do verbo da orao principal: Juro que direi a verdade. Juro dizer a verdade. Algumas objetivas diretas so introduzidas pela conjuno subordinativa integrante se e por pronomes interrogativos (onde, por que, como, quando, quando). Essas oraes ocorrem em formas interrogativas diretas: Desconheo se ele chegou. Desconheo quando ele chegou. Os verbos auxiliares causativos (deixar, mandar e fazer) e os auxiliares sensitivos (ver, sentir, ouvir e perceber) formam oraes principais que apresentam objeto direto na forma de oraes subordinadas substantivas reduzidas de infinitivo: Deixe-me partilhar seus segredos. As subordinadas substantivas objetivas indiretas exercem o papel de objeto indireto do verbo da orao principal: Aspiramos a que a situao nacional melhore. Lembre-me de ajud-lo em seus afazeres. As subordinadas substantivas completivas nominais exercem papel de complemento nominal de um termo da orao principal: Tenho a sensao de que estamos alcanando uma situao mais alentadora. J as subordinadas substantivas predicativas exercem o papel de predicativo do sujeito da orao principal: Nossa constatao que vida e morte so duas faces de uma mesma realidade. As subordinadas substantivas apositivas exercem funo de aposto de um termo da orao principal:

S desejo uma coisa: que nossa situao melhore. As oraes subordinadas adjetivas exercem a funo sinttica dos pronome relativo. Exerce a funo sinttica de adjunto adnominal de um termo da orao principal, sendo introduzida por pronome relativo (que, qual/s, como, quanto/a/s, cujo/a/s, onde). Estes pronomes relativos podem ser precedidos de preposio. As subordinadas adjetivas dividem-se em restritivas e explicativas. As restritivas restringem o sentido da orao principal, sendo indispensveis. Apresentam sentido particularizante do antecedente. O professor castigava os alunos que se comportavam mal. As explicativas tem a funo de explicar o sentido da orao principal, sendo dispensvel. Apresentam sentido universalizante do antecedente. Grande Serto: Veredas, que foi publicado em 1956, causou muito impacto. Geralmente, as oraes explicativas vm separadas da orao principal por vrgulas ou travesses. Os pronomes relativos que introduzem as oraes subordinadas adjetivas desempenham funes sintticas. Para esse tipo de anlise, deve-se substituir o pronome relativo por seu antecedente e proceder a anlise como se fosse um perodo simples. O homem, que um ser racional, aprende com seus erros - sujeito Os trabalhos que fao me do prazer - objeto direto Os filmes a que nos referimos so italianos - objeto indireto O homem rico que ele era hoje passa por dificuldades - predicativo do sujeito O filme a que fizeram referncia foi premiado - complemento nominal O filme cujo artista foi premiado no fez sucesso - adjunto adnominal O bandido por quem fomos atacados fugiu - agente da passiva A escola onde estudamos foi demolida - adjunto adverbial Cujo sempre funciona como adjunto adnominal; onde como adjunto adverbial de lugar e como ser adjunto adverbial de modo. As orao subordinadas adverbial corresponde sintaticamente a um adjunto adverbial, sendo introduzida por conjunes subordinativas adverbiais. A ordem direta do perodo orao principal + orao subordinada adverbial, entretanto muitas vezes a orao adverbial vem antes da orao principal.

As oraes subordinadas adverbiais podem ser do tipo:

Causal, fator determinante do acontecimento relatado na orao principal. (Sa apressado, porque estava atrasado)

As principais conjunes so: porque, porquanto, desde que, j que, visto que, uma vez que, como, que... A orao causal introduzida por como fica obrigatoriamente antes da principal.

Consecutiva, resultado ou efeito da ao manifesta na orao principal. (Samos to distrados, que esquecemos os ingressos)

As principais conjunes so: que (precedido de to, tal, tanto, tamanho), de maneira que, de forma que...

Comparativa, comparao com o que aparece expresso na orao principal, buscando entre elas semelhanas ou diferenas. Pode aparecer com o verbo elptico. (Naquele lugar chovia, como chove em Belm)

As principais conjunes so: assim como, tal qual, que, do que, como, quanto...

Condicional, circunstncia da qual depende a realizao do fato expresso na orao principal. (Sairei, se voc der autorizao)

As principais conjunes so: se (= caso), caso, contanto que, dado que, desde que, uma vez que, a menos que, sem que, salvo se, exceto se...

Conformativa, idia de adequao, de no contradio com o fato relatado na orao principal. (Samos na hora, conforme havamos combinado)

As principais conjunes so: conforme, como, segundo, consoante...

Concessiva, admisso de uma circunstncia ou idia contrria, a qual no impede a realizao do fato manifesto na orao principal. (Samos cedo, embora o espetculo fosse mais tarde)

As principais conjunes: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, conquanto, sem que... As conjunes concessivas sempre aparecem com verbo no subjuntivo.

Temporal, circunstncia de tempo em que ocorreu o fato relatado na orao principal. (Samos de casa, assim que amanheceu)

As principais conjunes so: quando, assim que, logo que, to logo, enquanto, mal, sempre que...

Final, objetivo ou destinao do fato relatado na orao principal. (Fomos embora, para que no houvesse confuso)

As principais conjunes so: para que, para, a fim de que, com a finalidade de...

Proporcional, relao existente entre dois elementos, de modo que qualquer alterao em um deles implique alterao tambm no outro. (Os alunos saram, medida que terminavam a prova)

As principais conjunes so: medida que, proporo que, enquanto, ao passo que, quanto... Uma orao pode ser subordinada a uma principal e, ao mesmo tempo, principal em relao a outra (ele age / como voc / para estar em evidncia) A Norma Gramatical Brasileira no faz referncia s oraes adverbiais modais e locativas (introduzida por onde) - Falou sem que ningum notasse / Estaciona-se sempre onde proibido. As subordinadas reduzidas apresentam duas caractersticas bsicas:

no introduzida por conectivos, mas equivale a uma orao desenvolvida; apresenta verbo numa das trs formas nominais.

No a falta de conectivo que determina a existncia de uma orao reduzida, e sim a forma nominal do verbo. Classificam-se em reduzida de particpio, gerndio ou infinitivo, em funo da forma verbal que apresentam. As reduzidas de infinitivo podem vir ou no precedidas de preposio e, geralmente, so substantivas ou adverbiais, raramente adjetivas. As oraes adverbiais, em geral, vm precedidas de preposio. Entretanto, as proporcionais e as comparativas so sempre desenvolvidas. Algumas oraes reduzidas de infinitivo merecem ateno: vem depois dos verbos deixar, mandar, fazer, ver, ouvir, olhar, sentir e outros verbos causativos e sensitivos. Deixei-os fugir (= que eles fugissem) - oraes subordinada substantiva objetiva direta. Este o nico caso em que o pronome oblquo exerce funo sinttica de sujeito (caso de sujeito de infinitivo). As reduzidas de gerndio, geralmente adverbial, raramente adjetiva e coordenada aditiva. A maioria das adverbiais so temporais. No h consecutiva, comparativa e final reduzida de gerndio. Segundo Rocha Lima, as oraes subordinadas adverbiais modais s aparecem sob a forma reduzida de gerndio, uma vez que no existem conj. modais. (A disciplina no se aprende na fantasia, sonhando, ou estudando) A reduzida de particpio, geralmente adjetiva ou adverbial, tambm sendo mais comuns as temporais. Eventualmente, uma orao coordenada pode vir como reduzida de gerndio.

As adjetivas reduzidas de particpio so ponto de discusso entre os gramticos. A tendncia atual considerar estes particpios simples adjetivos (adjuntos adnominais). 4. Concordncia nominal: Na concordncia nominal, os determinantes do substantivo (adjetivos, numerais, pronomes adjetivos e artigos) alteram sua terminao (gnero e nmero) para se adequarem a ele, ou a pronome substantivo ou numeral substantivo, a que se referem na frase. O problema da concordncia nominal ocorre quando o adjetivo se relaciona a mais de um substantivo, e surgem palavras ou expresses que deixam em dvida. Observe estas frases: Aquele beijo foi dado num inoportuno lugar e hora. Aquele beijo foi dado num lugar e hora inoportuna. Aquele beijo foi dado num lugar e hora inoportunos. (aqui fica mais claro que o adjetivo refere-se aos dois substantivos)

regra geral - a partir desses exemplos, pode-se formular o princpio de que o adjetivo anteposto concorda com o substantivo mais prximo. Mas, se o adjetivo estiver depois do substantivo, alm da possibilidade de concordar com o mais prximo, ele pode concordar com os dois termos, ficando no plural, indo para o masculino se um dos substantivos for masculino.

Um adjetivo anteposto em referncia a nomes de pessoas deve estar sempre no plural (As simpticas Joana e Marta agradaram a todos). Quando o adjetivo tiver funo de predicativo, concorda com todos os ncleos a que se relaciona. (So calamitosos a pobreza e o desamparo / Julguei insensatas sua atitude e suas palavras). Quando um substantivo determinado por artigo modificado por dois ou mais adjetivos, podem ser usadas as seguintes construes: a) Estudo a cultura brasileira e a portuguesa; b) Estudo as culturas brasileira e portuguesa; c) Os dedos indicador e mdio estavam feridos; d) O dedo indicador e o mdio estavam feridos. A construo: Estudo a cultura brasileira e portuguesa, embora provoque incerteza, aceita por alguns gramticos.

No caso de numerais ordinais que se referem a um nico substantivo composto, podem ser usadas as seguintes construes: a) Falei com os moradores do primeiro e segundo andar./ (...) do primeiro e segundo andares. Adjetivos regidos pela preposio de, que se referem a pronomes indefinidos, ficam normalmente no masculino singular, podendo surgir concordncia atrativa. a) Sua vida no tem nada de sedutor; b) Os edifcios da cidade nada tm de elegantes. Anexo, incluso, obrigado, mesmo, prprio - so adjetivos ou pronomes adjetivos, devendo concordar com o substantivo a que se referem. a) O livro segue anexo; b) A fotografia vai inclusa; c) As duplicatas seguem anexas; d) Elas mesmas resolveram a questo. Mesmo = at, inclusive invarivel (mesmo eles ficaram chateados) / expresso "em anexo" invarivel. Meio, bastante, menos - meio e bastante, quando se referem a um substantivo, devem concordar com esse substantivo. Quando funcionarem como advrbios, permanecero invariveis. "Menos" sempre invarivel. a) Tomou meia garrafa de vinho; b) Ela estava meio aborrecida; c) Bastantes alunos foram reunio; d) Eles falaram bastante; e) Eram alunas bastante simpticas; f) Havia menos pessoas vindo de casa. Muito, pouco, longe, caro, barato - podem ser palavras adjetivas ou advrbios, mantendo concordncia se fizerem referncia a substantivos. a) Compraram livros caros; b) Os livros custaram caro;

c) Poucas pessoas tinham muitos livros; d) Leram pouco as moas muito vivas; e) Andavam por longes terras; f) Eles moram longe da cidade; g) Eram mercadorias baratas; h) Pagaram barato aqueles livros. bom, proibido, necessrio - expresses formadas do verbo ser + adjetivo No variam se o sujeito no vier determinado, caso contrrio a concordncia ser obrigatria. a) gua bom; b) A gua boa; c) Bebida proibido para menores; d) As bebidas so proibidas para menores; e) Chuva necessrio; f) Aquela chuva foi necessria. S = sozinho (adjetivo. - var.) / s = somente, apenas (no flexiona). a) S elas no vieram; b) Vieram s os rapazes. S forma a expresso "a ss" (sozinhos). A locuo adverbial "a olhos vistos" (= visivelmente) - invarivel (ela crescia a olhos vistos). Conforme = conformado (adjetivo - var.) / conforme = como (no flexiona). a) Eles ficaram conformes com a deciso; b) Danam conforme a msica. O (a) mais possvel (invarivel) / as, os mais possveis ( uma moa a mais bela possvel / so moas as mais belas possveis). Os particpios concordam como adjetivos. a) A refm foi resgatada do bote;

b) Os materiais foram comprados a prazo; c) As juzas tinham iniciado a apurao. Haja vista - no se flexiona, exceto por concordncia atrativa antes de substantivo no plural sem preposio. a) Haja vista (hajam vistas) os comentrios feitos; b) Haja vista dos recados do chefe. Pseudo, salvo (= exceto) e alerta no se flexionam a) Eles eram uns pseudo-sbios; b) Salvo ns dois, todos fugiram; c) Eles ficaram alerta. Os adjetivos adverbializados so invariveis (vamos falar srio / ele e a esposa raro vo ao cinema) Silepse com expresses de tratamento - usa-se adjetivo masculino em concordncia ideolgica com um homem ao qual se relaciona a forma de tratamento que feminina. a) Vossa Majestade, o rei, mostrou-se generoso; b) Vossa Excelncia injusto. 4.1 Regncia nominal: Substantivos, adjetivos e advrbios podem, por regncia nominal, exigir complementao para seu sentido precedida de preposio. Segue uma lista de palavras e as preposies exigidas. Merecem ateno especial as palavras que exigirem preposio A, por serem passveis de emprego de crase.

acostumado a, com; afvel com, para; afeioado a, por; aflito com, por; alheio a, de; ambicioso de; amizade a, por, com; amor a, por; ansioso de, para, por; apaixonado de, por; apto a, para; atencioso com, para; averso a, por;

vido de, por; conforme a; constante de, em; constitudo com, de, por; contemporneo a, de; contente com, de, em, por; cruel com, para; curioso de; desgostoso com, de; desprezo a, de, por; devoo a, por, para, com; devoto a, de; dvida em, sobre, acerca de; empenho de, em, por; falta a, com, para; imbudo de, em; imune a, de; inclinao a, para, por; incompatvel com; junto a, de; prefervel a; propenso a, para; prximo a, de; respeito a, com, de, por, para; situado a, em, entre; ltimo a, de, em; nico a, em, entre, sobre.

. Concordncia verbal: * sujeito simples - verbo concorda com o sujeito simples em pessoa e nmero. a) Uma boa Constituio desejada por todos os brasileiros; b) De paz necessitam as pessoas. * sujeito coletivo (singular na forma com idia de plural) - verbo fica no singular, concordando com a palavra escrita no com a idia. O pessoal j saiu. Quando o verbo se distanciar do sujeito coletivo, o verbo poder ir para o plural concordando com a idia de quantidade (silepse de nmero) - a turma concordava nos pontos essenciais, discordavam apenas nos pormenores. * sujeito um pronome de tratamento - verbo fica na 3 pessoa. a) Vossa Senhoria no justo; b) Vossas Senhorias esto de acordo comigo.

* expresso mais de + numeral - verbo concorda com o numeral. a) Mais de um candidato prometeu melhorar o pas; b) Mais de duas pessoas vieram festa. * mais de um + se (idia de reciprocidade) - verbo no plural (Mais de um scio se insultaram.). * mais de um + mais de um - verbo no plural (Mais de um candidato, mais de um representante faltaram reunio.). * expresses perto de, cerca de, mais de, menos de + sujeito no plural - verbo no plural. a) Perto de quinhentos presos fugiram. b) Cerca de trezentas pessoas ganharam o prmio. c) Mais de mil vozes pediam justia. d) Manos de duas pessoas fizeram isto. * nomes s usados no plural - a concordncia depende da presena ou no de artigo.

sem artigo - verbo no singular (Minas Gerais produz muito leite / frias faz bem). precedidos de artigo plural - verbo no plural ("Os Lusadas" exaltam a grandeza do povo portugus / as Minas Gerais produzem muito leite).

Para nomes de obras literrias, admite-se tambm a concordncia ideolgica (silepse) com a palavra obra implcita na frase ("Os Lusadas" exalta a grandeza do povo portugus). * expresses a maior parte, grande parte, a maioria de (= sujeito coletivo partitivo) + adjunto adnominal no plural - verbo concorda com o ncleo do sujeito ou com o especificador (AA). a) A maior parte dos constituintes se retirou (retiraram). b) Grande parte dos torcedores aplaudiu (aplaudiram) a jogada. c) A maioria dos constituintes votou (votaram). Quando a ao s pode ser atribuda totalidade e no separadamente aos indivduos, usa-se o singular (um bando de soldados enchia o pavimento inferior). * quem (pronome relativo sujeito) - verbo na 3 pessoa do singular concordando com o pronome quem ou concorda com o antecedente. a) Fui eu quem falou (falei).

b) Fomos ns quem falou (falamos). * que ( pronome relativo sujeito) - verbo concorda sempre com o antecedente. Fomos ns que falamos. * sujeito pronome interrogativo ou indefinido (ncleo) + de ns ou de vs - depende do pronome ncleo.

pronome-ncleo no singular - verbo no singular.

a) Qual de ns votou conscientemente? b) Nenhum de vs ir ao cinema.

pronome-ncleo no plural - verbo na 3 pessoa do plural ou concordando com o pronome pessoal.

a) Quais de ns votaram (votamos) conscientemente? b) Muitos de vs foram (fostes) insultados. * sujeito composto anteposto ao verbo - verbo no plural. O anel e os brincos sumiram da gaveta.

com ncleos sinnimos - verbos no singular ou plural (O rancor e o dio cegou o amante. / O desalento e a tristeza abalaram-me.). com ncleos em gradao - verbo singular ou plural (um minuto, uma hora, um dia passa/passam rpido). dois infinitivos como ncleos - verbo no singular (estudar e trabalhar importante.). dois infinitivos exprimindo idias opostas - verbo no plural (Rir e chorar se alternam.).

* sujeito composto posposto - concordncia normal ou atrativa (com o ncleo mais prximo). Discutiram / discutiu muito o chefe e o funcionrio. Se houver idia de reciprocidade, verbo vai para o plural (Estimam-se o chefe e o funcionrio.). Quando o verbo ser est acompanhado de substantivo plural, o verbo tambm se pluraliza (Foram vencedores Pedro e Paulo.). * sujeito composto de diferentes pessoas gramaticais - depende da pessoa prevalente.

eu + outros pronomes - verbo na 1 pessoa plural (eu, tu e ele sairemos).

tu + eles - verbo na 2 pessoa do plural (preferncia) ou 3 pessoa do plural (tu e teu colega estudastes/estudaram?).

Se o sujeito estiver posposto, tambm vale a concordncia atrativa (samos/sa eu e tu). * sujeito composto resumido por um pronome-sntese (aposto) - concordncia com o pronome. Risos, gracejos, piadas, nada a alegrava. * expresso um e outro - verbo no singular ou no plural (Um e outro falava/ falavam a verdade.). Com idia de reciprocidade - verbo no plural (Um e outro se agrediram). * expresso um ou outro - verbo no singular (Um ou outro rapaz virava a cabea para nos olhar). * sujeito composto ligado por nem - verbo no plural (Nem o conforto, nem a glria lhe trouxeram a felicidade.). Aparecendo pronomes pessoais misturados, leva-se em conta a prioridade gramatical (nem eu, nem ela fomos ao cinema). * expresso nem um nem outro - verbo no singular (Nem um nem outro comentou o fato.). * sujeito composto ligado por ou - faz-se em funo da idia transmitida pelo ou.

idia de excluso - verbo no singular (Jos ou Pedro ser eleito para o cargo / um ou outro conhece seus direitos) idia de incluso ou antinomia - verbo no plural (matemtica ou fsica exigem raciocnio lgico / riso ou lgrimas fazem parte da vida) idia explicativa ou alternativa - concordncia com sujeito mais prximo (ou eu ou ele ir / ou ele ou eu irei)

* expresso um dos que - verbo no singular (um) ou plural (dos que). Ele foi um dos que mais falou/falaram. Se a expresso significar apenas um, verbo no singular ( uma das peas de Nelson Rodrigues que ser apresentada). * sujeito nmero percentual - observar a posio do nmero percentual em relao ao verbo.

verbo concorda com termo posposto ao nmero (80% da populao tinha mais de 18 anos / dez por cento dos scios saram da empresa). o verbo concorda com o nmero quando estiver anteposto a ele (perderam-se 40% da lavoura).

verbo no plural, se o nmero vier determinado por artigo ou pronome no plural (os 87% da produo perderam-se / aqueles 30% do lucro obtido desapareceram).

* sujeito nmero fracionrio - verbo concorda com o numerador. 1/4 da turma faltou ontem. / 3/5 dos candidatos foram reprovados. * sujeito composto antecedido de cada ou nenhum - verbo na 3 pessoa do singular. Cada criana, cada adolescente, cada adulto ajudava como podia. / nenhum poltico, nenhuma cidade, nenhum ser humano faria isso. * sujeito composto ligado por como, assim como, bem como (formas correlativas) deve-se preferir o plural, sendo mas raro o singular. Rio de Janeiro como Florianpolis so belas cidades. / tanto uma, como a outra, suplicava-lhe o perdo. * sujeito composto ligado por com - observar presena ou no de vrgulas.

verbo no plural sem vrgulas (Eu com outros amigos limpamos o quintal.) verbo no singular com vrgulas, idia de companhia (O presidente, com os ministros, desembarcou em Braslia.)

* sujeito indeterminado + SE, verbo no singular. Assistiu-se apresentao da pea. * sujeito paciente ao lado de um verbo na voz passiva sinttica - verbo concorda com o sujeito. Discutiu-se o plano. / Discutiram-se os planos. * locuo verbal constituda de: parecer + infinitivo - verbo parecer varia ou o infinitivo. a) As pessoas pareciam acreditar em tudo. b) As pessoas parecia acreditarem em tudo. Com o infinitivo pronominal, flexiona-se apenas o infinitivo (Elas parece zangarem-se com a moa.) * verbos dar, bater e soar + horas - verbos tm como sujeito o nmero que indica as horas. a) Deram dez horas naquele momento. b) Meio-dia soou no velho relgio da igreja.

* verbos indicadores de fenmenos da natureza - verbo na 3 pessoa singular por serem impessoais, extensivo aos auxiliares se estiverem em locues verbais. a) Geia muito no Sul. b) Choveu por muitas noites no vero. Em sentido figurado deixam de ser impessoais (Choveram vaias para o candidato.) * haver = existir ou acontecer, fazer (tempo decorrido) impessoal. a) Havia vrios alunos na sala (= existiam). b) Houve bastantes acidentes naquele ms (= aconteceram). c) No a vejo faz uns meses (= faz). d) Deve haver muitas pessoas na fila (devem existir). Considera-se errado o emprego do verbo ter por haver quando tiver sentido de existir ou acontecer (J h um lugar ali. / L tem um lugar ali.) Os verbos existir e acontecer so pessoais e concordam com seu sujeito (Existiam srios compromissos. / Aconteceram bastantes problemas naquele dia.) * verbo fazer indicando tempo decorrido ou fenmeno da natureza (impessoal). a) Fazia anos que no vnhamos ao Rio. b) Faz veres maravilhosos nos trpicos. * verbo ser - impessoal quando indica data hora e distncia, concordando com a expresso numrica ou a palavra a que se refere (Eram seis horas. / Hoje dia doze. / Hoje ou so doze. / Daqui ao centro so treze quilmetros.). * se estiver entre dois ncleos das classes a seguir, em ordem, concordar, preferencialmente, com a classe que tiver prioridade, independente de funo sinttica. * pronome pessoal pessoa substantivo concreto substantivo abstrato pronome indefinido, demonstrativo ou interrogativo. a) Tu s Maria. b) Maria s tu. c) Tu s minhas alegrias. d) Minhas alegrias s tu. e) Maria minhas alegrias.

f) Minhas alegrias Maria. g) As terras so a riqueza. h) A riqueza so as terras. i) Tudo so flores. j) Emoes so tudo. * se o sujeito palavra coletiva, o verbo concorda com o predicativo (A maioria eram adolescentes. / A maior parte eram problemas.). * sujeito indica peso, medida, quantidade + pouco, muito, bastante, suficiente, tanto, verbo ser no singular (Trs mil reais pouco pelo servio. / Dez quilmetros j bastante para um dia.). * silepse de pessoa - verbo concorda com um elemento implcito. a) A formosura de Pris e Helena foram causa da destruio de Tria. b) Os brasileiros somos improvisadores (idia de incluso de quem fala entre os brasileiros). 5.1 a regncia verbal: D-se quando o termo regente um verbo e este se liga a seu complemento por uma preposio ou no. Aqui fundamental o conhecimento da transitividade verbal. A preposio, quando exigida, nem sempre aparece depois do verbo. s vezes, ela pode ser empregada antes do verbo, bastando para isso inverter a ordem dos elementos da frase (Na rua dos Bobos, residia um grande poeta). Outras vezes, ela deve ser empregada antes do verbo, o que acontece nas oraes iniciadas pelos pronomes relativos (O ideal a que aspira nobre).

alguns verbos e seu comportamento:

ACONSELHAR (TD e I) Aconselho-o a tomar o nibus cedo. Aconselho-lhe tomar o nibus cedo. AGRADAR * no sentido de acariciar ou contentar (pede objeto direto - no tem preposio). Agrado minhas filhas o dia inteiro. Para agradar o pai, ficou em casa naquele dia.

* no sentido de ser agradvel, satisfazer (pede objeto indireto - tem preposio "a"). As medidas econmicas do Presidente nunca agradam ao povo. AGRADECER * TD e I, com a preposio A. O objeto direto sempre ser a coisa, e o objeto indireto, a pessoa. Agradecer-lhe-ei os presentes. Agradeceu o presente ao seu namorado. AGUARDAR (TD ou TI) Eles aguardavam o espetculo. Eles aguardavam pelo espetculo. ASPIRAR * No sentido sorver, absorver (pede objeto direto - no tem preposio). Aspiro o ar fresco de Rio de Contas. * No sentido de almejar, objetivar (pede objeto indireto - tem preposio "a"). Ele aspira carreira de jogador de futebol. No admite a utilizao do complemento lhe. No lugar, coloca-se a ele, a ela, a eles, a elas. Tambm observa-se a obrigatoriedade do uso de crase, quando for TI seguido de substantivo feminino (que exija o artigo) ASSISTIR * No sentido de ver ou ter direito (TI - preposio A). Assistimos a um bom filme. Assiste ao trabalhador o descanso semanal remunerado. * No sentido de prestar auxlio, ajudar (TD ou TI - com a preposio A) Minha famlia sempre assistiu o Lar dos Velhinhos. Minha famlia sempre assistiu ao Lar dos Velhinhos. * No sentido de morar intransitivo, mas exige preposio EM. Aspirando a um cargo pblico, ele vai assistir em Braslia.

No admite a utilizao do complemento lhe, quando significa ver. No lugar, coloca-se a ele, a ela, a eles, a elas. Tambm observa-se a obrigatoriedade do uso de crase, quando for TI seguido de substantivo feminino (que exija o artigo) ATENDER * Atender pode ser TD ou TI, com a preposio a. Atenderam o meu pedido prontamente. Atenderam ao meu pedido prontamente. No sentido de deferir ou receber (em algum lugar) pede objeto direto No sentido de tomar em considerao, prestar ateno pede objeto indireto com a preposio a. Se o complemento for um pronomes pessoal referente a pessoa, s se emprega a forma objetiva direta (O diretor atendeu os interessados ou aos interessados / O diretor atendeu-os) CERTIFICAR (TD e I) Admite duas construes: Quem certifica, certifica algo a algum ou Quem certifica, certifica algum de algo. Observa-se a obrigatoriedade do uso de crase, quando o OI for um substantivo feminino (que exija o artigo) Certifico-o de sua posse. Certifico-lhe que seria empossado. Certificamo-nos de seu xito no concurso. Certificou o escrivo do desaparecimento dos autos. CHAMAR * TD, quando significar convocar. Chamei todos os scios, para participarem da reunio. * TI, com a preposio POR, quando significar invocar. Chamei por voc insistentemente, mas no me ouviu. * TD e I, com a preposio A, quando significar repreender. Chamei o menino ateno, pois estava conversando durante a aula.

Chamei-o ateno. A expresso "chamar a ateno de algum" no significa repreender, e sim fazer se notado (O cartaz chamava a ateno de todos que por ali passavam) * Pode ser TD ou TI, com a preposio A, quando significar dar qualidade. A qualidade (predicativo do objeto) pode vir precedida da preposio DE, ou no. Chamaram-no irresponsvel. Chamaram-no de irresponsvel. Chamaram-lhe irresponsvel. Chamaram-lhe de irresponsvel. CHEGAR, IR (Intransitivo) Aparentemente eles tm complemento, pois quem vai, vai a algum lugar e quem chega, chega de. Porm a indicao de lugar circunstncia (adjunto adverbial de lugar), e no complementao. Esses verbos exigem a preposio A, na indicao de destino, e DE, na indicao de procedncia. Quando houver a necessidade da preposio A, seguida de um substantivo feminino (que exija o artigo a), ocorrer crase (Vou Bahia) * no emprego mais freqente, usam a preposio A e no EM. Cheguei tarde escola. Foi ao escritrio de mau humor. * se houver idia de permanncia, o verbo ir segue-se da preposio PARA. Se for eleito, ele ir para Braslia. * quando indicam meio de transporte no qual se chega ou se vai, ento exigem EM. Cheguei no nibus da empresa. A delegao ir no vo 300. COGITAR * Pode ser TD ou TI, com a preposio EM, ou com a preposio DE. Comeou a cogitar uma viagem pelo litoral.

Hei de cogitar no caso. O diretor cogitou de demitir-se. COMPARECER (Intransitivo) Compareceram na sesso de cinema. Compareceram sesso de cinema. COMUNICAR (TD e I) * Admite duas construes alternando algo e algum entre OD e OI. Comunico-lhe meu sucesso. Comunico meu sucesso a todos. CUSTAR * No sentido de ser difcil ser TI, com a preposio A. Nesse caso, ter como sujeito aquilo que difcil, nunca a pessoa, que ser objeto indireto. Custou-me acreditar em Hipocrpio. Custa a algumas pessoas permanecer em silncio. * no sentido de causar transtorno, dar trabalho ser intransitivo, com a preposio A. Sua irresponsabilidade custou sofrimento a toda a famlia. * no sentido de ter preo ser transitivo direto. Estes sapatos custaram R$ 50,00. DESFRUTAR E USUFRUIR (TD) Desfrutei os bens de meu pai. Pagam o preo do progresso aqueles que menos o desfrutam. ENSINAR - TD e I Ensinei-o a falar portugus. Ensinei-lhe o idioma ingls. ESQUECER, LEMBRAR * quando acompanhados de pronomes, so TI e constroem-se com DE.

Ela se lembrou do namorado distante. Voc se esqueceu da caneta no bolso do palet. * constroem-se sem preposio (TD), se desacompanhados de pronome. Voc esqueceu a caneta no bolso do palet. Ela lembrou o namorado distante. FALTAR, RESTAR E BASTAR * Podem ser intransitivos ou TI, com a preposio A. Muitos alunos faltaram hoje. Trs homens faltaram ao trabalho hoje. Resta aos vestibulandos estudar bastante. IMPLICAR * TD e I com a preposio EM, quando significar envolver algum. Implicaram o advogado em negcios ilcitos. * TD, quando significar fazer supor, dar a entender; produzir como conseqncia, acarretar. Os precedentes daquele juiz implicam grande honestidade. Suas palavras implicam denncia contra o deputado. * TI com a preposio COM, quando significar antipatizar. No sei por que o professor implica comigo. Emprega-se preferentemente sem a preposio EM (Magistrio implica sacrifcios) INFORMAR (TD e I) Admite duas construes: Quem informa, informa algo a algum ou Quem informa, informa algum de algo. Informei-o de que suas frias terminou. Informei-lhe que suas frias terminou. MORAR, RESIDIR, SITUAR-SE (Intransitivo) * Seguidos da preposio EM e no com a preposio A, como muitas vezes acontece. Moro em Londrina.

Resido no Jardim Petrpolis. Minha casa situa-se na rua Cassiano. NAMORAR (TD) Ela namorava o filho do delegado. O mendigo namorava a torta que estava sobre a mesa. OBEDECER, DESOBEDECER (TI) Devemos obedecer s normas. / Por que no obedeces aos teus pais?

Verbos TI que admitem formao de voz passiva:

PAGAR, PERDOAR So TD e I, com a preposio A. O objeto direto sempre ser a coisa, e o objeto indireto, a pessoa. Paguei a conta ao Banco. Perdo os erros ao amigo. As construes de voz passiva com esses verbos so comuns na fala, mas agramaticais PEDIR (TD e I) * Quem pede, pede algo a algum. Portanto errado dizer Pedir para que algum faa algo. Pediram-lhe perdo. Pediu perdo a Deus. PRECISAR * No sentido de tornar preciso (pede objeto direto). O mecnico precisou o motor do carro. * No sentido de ter necessidade (pede a preposio de). Preciso de bom digitador. PREFERIR (TD e I) * No se deve usar mais, muito mais, antes, mil vezes, nem que ou do que.

Preferia um bom vinho a uma cerveja. PROCEDER * TI, com a preposio A, quando significar dar incio ou realizar. Os fiscais procederam prova com atraso. Procedemos feitura das provas. * TI, com a preposio DE, quando significar derivar-se, originar-se ou provir. O mau-humor de Pedro procede da educao que recebeu. Esta madeira procede do Paran. * Intransitivo, quando significar conduzir-se ou ter fundamento. Suas palavras no procedem! Aquele funcionrio procedeu honestamente. QUERER * No sentido de desejar, ter a inteno ou vontade de, tencionar (TD). Quero meu livro de volta. Sempre quis seu bem. * No sentido de querer bem, estimar (TI - preposio A). Maria quer demais a seu namorado. Queria-lhe mais do que prpria vida. RENUNCIAR * Pode ser TD ou TI, com a preposio A. Ele renunciou o encargo. Ele renunciou ao encargo. RESPONDER * TI, com a preposio A, quando possuir apenas um complemento. Respondi ao bilhete imediatamente.

Respondeu ao professor com desdm. Nesse caso, no aceita construo de voz passiva. * TD com OD para expressar a resposta (respondeu o qu?) Ele apenas respondeu isso e saiu. REVIDAR (TI) Ele revidou ao ataque instintivamente. SIMPATIZAR E ANTIPATIZAR (TI) * Com a preposio COM. No so pronominais, portanto no existe simpatizar-se, nem antipatizar-se. Sempre simpatizei com Eleodora, mas antipatizo com o irmo dela. SOBRESSAIR (TI) * Com a preposio EM. No pronominal, portanto no existe sobressair-se. Quando estava no colegial, sobressaa em todas as matrias. VISAR * no sentido de ter em vista, objetivar (TI - preposio A) No visamos a qualquer lucro. A educao visa ao progresso do povo. * No sentido de apontar arma ou dar visto (TD) Ele visava a cabea da cobra com cuidado. Ele visava os contratos um a um. Se TI no admite a utilizao do complemento lhe. No lugar, coloca-se a ele (a/s) So estes os principais verbos que, quando TI, no aceitam LHE/LHES como complemento, estando em seu lugar a ele (a/s) - aspirar, visar, assistir (ver), aludir, referir-se, anuir. Avisar, advertir, certificar, cientificar, comunicar, informar, lembrar, noticiar, notificar, prevenir so TD e I, admitindo duas construes: Quem informa, informa algo a algum ou Quem informa, informa algum de algo.

Os verbos transitivos indiretos na 3 pessoa do singular, acompanhados do pronome se, no admitem plural. que, neste caso, o se indica sujeito indeterminado, obrigando o verbo a ficar na terceira pessoa do singular. (Precisa-se de novas esperanas / Aqui, obedece-se s leis de ecologia) * Verbos que podem ser usados como TD ou TI, sem alterao de sentido: abdicar (de), acreditar (em), almejar (por), ansiar (por), anteceder (a), atender (a), atentar (em, para), cogitar (de, em), consentir (em), deparar (com), desdenhar (de), gozar (de), necessitar (de), preceder (a), precisar (de), presidir (a), renunciar (a), satisfazer (a), versar (sobre) lista de Pasquale e Ulisses.

as variveis na conjugao de alguns verbos:

Existem algumas variveis na conjugao de alguns verbos. Os lingistas chamam os desvios de variveis, enquanto os gramticos tratam-nos como erros. verbo ver e derivados. Forma popular: se eu ver, se eu rever, se eu revesse. Forma padro: se eu vir, se eu revir, se eu revisse. verbo vir e derivados. Forma popular: se eu vir, seu eu intervir, eu intervi, ele interviu, eles proviram. Forma padro: seu eu vier, se eu intervier, eu intervim, ele interveio, eles provieram. ter e seus derivados. Forma popular: quando eu obter, se eu mantesse, ele deteu. Forma padro: quando eu obtiver, se eu mantivesse, ele deteve. pr e seus derivados. Forma popular: quando eu compor, se eu disposse, eles disporam. Forma padro: quando eu compuser, se eu dispusesse, eles dispuseram. reaver. Forma popular: eu reavi, eles reaveram, ela reav. Forma padro: eu reouve, eles reouveram, ela reouve. 6. Pontuao:

H certos recursos da linguagem - pausa, melodia, entonao e at mesmo, silncio que s esto presentes na oralidade. Na linguagem escrita, para substituir tais recursos, usamos os sinais de pontuao. Estes so tambm usados para destacar palavras, expresses ou oraes e esclarecer o sentido de frases, a fim de dissipar qualquer tipo de ambigidade.

ponto:

Emprega-se o ponto, basicamente, para indicar o trmino de um frase declarativa de um perodo simples ou composto. Desejo-lhe uma feliz viagem. A casa, quase sempre fechada, parecia abandonada, no entanto tudo no seu interior era conservado com primor. O ponto tambm usado em quase todas as abreviaturas, por exemplo: fev. = fevereiro, hab. = habitante, rod. = rodovia. O ponto que empregado para encerrar um texto escrito recebe o nome de ponto final.

o ponto-e-vrgula:

Utiliza-se o ponto-e-vrgula para assinalar uma pausa maior do que a da vrgula, praticamente uma pausa intermediria entre o ponto e a vrgula. Geralmente, emprega-se o ponto-e-vrgula para: a) separar oraes coordenadas que tenham um certo sentido ou aquelas que j apresentam separao por vrgula: Criana, foi uma garota sapeca; moa, era inteligente e alegre; agora, mulher madura, tornou-se uma doidivanas. b) separar vrios itens de uma enumerao: Art. 206. O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idias e de concepes, e coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais; (Constituio da Repblica Federativa do Brasil)

dois-pontos:

Os dois-pontos so empregados para: a) uma enumerao: ... Rubio recordou a sua entrada no escritrio do Camacho, o modo porque falou: e da tornou atrs, ao prprio ato. Estirado no gabinete, evocou a cena: o menino, o carro, os cavalos, o grito, o salto que deu, levado de um mpeto irresistvel... (Machado de Assis) b) uma citao: Visto que ela nada declarasse, o marido indagou: - Afinal, o que houve? c) um esclarecimento: Joana conseguira enfim realizar seu desejo maior: seduzir Pedro. No porque o amasse, mas para magoar Lucila. Observe que os dois-pontos so tambm usados na introduo de exemplos, notas ou observaes. Parnimos so vocbulos diferentes na significao e parecidos na forma. Exemplos: ratificar/retificar, censo/senso, descriminar/discriminar etc. Nota: A preposio per, considerada arcaica, somente usada na frase de per si (= cada um por sua vez, isoladamente). Observao: Na linguagem coloquial pode-se aplicar o grau diminutivo a alguns advrbios: cedinho, longinho, melhorzinho, pouquinho etc. NOTA A invocao em correspondncia (social ou comercial) pode ser seguida de dois-pontos ou de vrgula: Querida amiga: Prezados senhores,

ponto de interrogao:

O ponto de interrogao empregado para indicar uma pergunta direta, ainda que esta no exija resposta:

O criado pediu licena para entrar: - O senhor no precisa de mim? - No obrigado. A que horas janta-se? - s cinco, se o senhor no der outra ordem. - Bem. - O senhor sai a passeio depois do jantar? de carro ou a cavalo? - No. (Jos de Alencar)

ponto de exclamao:

O ponto de exclamao empregado para marcar o fim de qualquer enunciado com entonao exclamativa, que normalmente exprime admirao, surpresa, assombro, indignao etc. - Viva o meu prncipe! Sim, senhor... Eis aqui um comedouro muito compreensvel e muito repousante, Jacinto! - Ento janta, homem! (Ea de Queiroz) NOTA O ponto de exclamao tambm usado com interjeies e locues interjetivas: Oh! Valha-me Deus!

O uso da vrgula:

Emprega-se a vrgula (uma breve pausa): a) para separar os elementos mencionados numa relao: A nossa empresa est contratando engenheiros, economistas, analistas de sistemas e secretrias. O apartamento tem trs quartos, sala de visitas, sala de jantar, rea de servio e dois banheiros.

Mesmo que o e venha repetido antes de cada um dos elementos da enumerao, a vrgula deve ser empregada: Rodrigo estava nervoso. Andava pelos cantos, e gesticulava, e falava em voz alta, e ria, e roa as unhas. b) para isolar o vocativo: Cristina, desligue j esse telefone! Por favor, Ricardo, venha at o meu gabinete. c) para isolar o aposto: Dona Slvia, aquela mexeriqueira do quarto andar, ficou presa no elevador. Rafael, o gnio da pintura italiana, nasceu em Urbino. d) para isolar palavras e expresses explicativas (a saber, por exemplo, isto , ou melhor, alis, alm disso etc.): Gastamos R$ 5.000,00 na reforma do apartamento, isto , tudo o que tnhamos economizado durante anos. Eles viajaram para a Amrica do Norte, alis, para o Canad. e) para isolar o adjunto adverbial antecipado: L no serto, as noites so escuras e perigosas. Ontem noite, fomos todos jantar fora. f) para isolar elementos repetidos: O palcio, o palcio est destrudo. Esto todos cansados, cansados de dar d! g) para isolar, nas datas, o nome do lugar: So Paulo, 22 de maio de 1995. Roma, 13 de dezembro de 1995. h) para isolar os adjuntos adverbiais: A multido foi, aos poucos, avanando para o palcio. Os candidatos sero atendidos, das sete s onze, pelo prprio gerente.

i) para isolar as oraes coordenadas, exceto as introduzidas pela conjuno e: Ele j enganou vrias pessoas, logo no digno de confiana. Voc pode usar o meu carro, mas tome muito cuidado ao dirigir. No compareci ao trabalho ontem, pois estava doente. j) para indicar a elipse de um elemento da orao: Foi um grande escndalo. s vezes gritava; outras, estrebuchava como um animal. No se sabe ao certo. Paulo diz que ela se suicidou, a irm, que foi um acidente. k) para separar o paralelismo de provrbios: Ladro de tosto, ladro de milho. Ouvir cantar o galo, sem saber onde. l) aps a saudao em correspondncia (social e comercial): Com muito amor, Respeitosamente, m) para isolar as oraes adjetivas explicativas: Marina, que uma criatura maldosa, "puxou o tapete" de Juliana l no trabalho. Vidas Secas, que um romance contemporneo, foi escrito por Graciliano Ramos. n) para isolar oraes intercaladas: No lhe posso garantir nada, respondi secamente. O filme, disse ele, fantstico. 7. Colocao pronominal: Em funo da posio do pronome em relao ao verbo, classifica-se: - prclise: antes do verbo (Nada se perde.) - mesclise: no meio do verbo (Dirigir-lhe-emos a palavra.) - nclise: depois do verbo (Fugiram-nos as palavras.) A regra geral diz que se deve colocar o pronome encltico, desde que no haja fator de prclise ou seja um dos futuros do indicativo, com ateno aos casos especiais.

So fatores de prclise: - orao negativa, desde que no haja pausa entre o verbo e as palavras de negao. a) Ningum se mexe. b) Nada me abala. Se a palavra negativa preceder um infinitivo no-flexionado, possvel a nclise: Calei para no mago-lo. - frases exclamativas (comeadas por palavras exclamativas) e optativas (desejo). a) Deus te guie! b) Quanto sangue se derramou inutilmente! - conjuno subordinativa. a) Preciso de que me responda algo. b) O homem produz pouco, quando se alimenta mal. A elipse da conjuno no dispensa a prclise: Quando passo e te vejo, exalto-me. - pronome ou palavras interrogativas. a) Quem me viu ontem? b) Queria saber por que te afliges tanto. - pronome indefinido, demonstrativo e relativo. a) Algum me ajude a sair daqui. b) Isso te pertence. c) Ele que se vestiu de verde est ridculo. - advrbio (no seguido de vrgula) e o numeral ambos. a) Aqui se v muita misria. b) Aqui, v-se muita misria. c) Ambos se olharam profundamente. Se o sujeito estiver logo antes do verbo, a prclise ser facultativa. Este fator, entretanto, no pode quebrar o princpio dos fatores de prclise.

Ele se feriu ou ele feriu-se. a) O homem se recupera ou o homem recupera-se. Ningum me convencer. b) Tudo se fez por uma boa causa. Por questo de eufonia, pode-se preferir a prclise ao invs da nclise, quando o sujeito vier antes do verbo "Cada dia lhe desfolha um afeto." Voc viu-o. Voc o viu. O uso de mesclise: Respeitados os princpios de prclise, far-se- mesclise caso o verbo esteja nos tempos futuros do indicativo. Dar-te-ia = daria + te. dar-te-ei = darei + te. a) Diante da platia, cantar-se-ia melhor. b) Os amigos sinceros lembrar-nos-o um dia. Usa-se nclise: - em incio da frase ou aps sinal de pontuao. - casos no proclticos e no mesoclticos em geral. - nas oraes imperativas afirmativa. Procure suas colegas e convide-as. - junto ao infinitivo no flexionado, precedido da preposio a, em se tratando dos pronomes o/a (s). a) Todos corriam a escut-lo com ateno. b) Ele comeou a insult-la. c) Nem sei se nos tornaremos a v-los novamente. Estando o infinitivo pessoal regido da preposio para, indiferente a colocao do pronome oblquo antes ou depois do verbo, mesmo com a presena do advrbio no.

a) Silenciei para no irrit-lo. b) Silenciei para no o irritar. Quanto s formas infinitas e locues verbais: Para as formas finitas: - infinitivo, regra geral = nclise (Viver adaptar-se.) Admite-se tambm a prclise se o infinitivo no-flexionado vier precedido de preposio ou palavra negativa (para te servir / servir-te, no o incomodar / incomodlo) Se o pronome for o/a (s) e o infinitivo regido da preposio a, obrigatria a nclise. Se o infinitivo vier flexionado, prefere-se a prclise (desde que no inicie o perodo) - gerndio, regra geral = nclise A prclise obrigatria se: o gerndio vier precedido da preposio em ou se o gerndio vier precedido de advrbio que o modifique diretamente, sem pausa (Em se tratando de colocao pronominal, sei tudo!) - particpio, Sem auxiliar no admite prclise ou nclise e sim a forma oblqua regida de preposio. Concedida a mim a preferncia, farei por merec-la. Para as locues verbais: - auxiliar + infinitivo (podem os pronomes, conforme as circunstncias, estar em prclise ou nclise, ora ao verbo auxiliar, ora forma nominal.) Devo calar-me / devo-me calar / devo me calar No devo calar-me / no me devo calar / no devo me calar. Mesmo com fator de prclise, a nclise no infinitivo correta. - Auxiliar + preposio + infinitivo (H de acostumar-se / h de se acostumar - No se h de acostumar / no h de acostumar-se.) - Auxiliar + gerndio (podem os pronomes, conforme as circunstncias, estar em prclise ou nclise, ora ao verbo auxiliar, ora forma nominal.): Vou-me arrastando / vou me arrastando / vou arrastando-me No me vou arrastando / no vou arrastando-me.

Com fator de prclise, o pronome no pode aparecer entre os verbos. Auxiliar + particpio (os pronomes se juntam ao auxiliar e jamais ao particpio, de acordo com as circunstncias. a) Os amigos o tinham prevenido. b) Os amigos tinham-no prevenido. 8. Curiosidades ortogrficas: A fim ou afim? Escrevemos afim, quando queremos dizer semelhante. (O gosto dela era afim ao da turma.) Escrevemos a fim (de), quando queremos indicar finalidade. (Veio a fim de conhecer os parentes. / Pensemos bastante, a fim de que respondamos certo. / Ela no est a fim do rapaz.) A par ou ao par? A expresso ao par significa sem gio no cmbio. Portanto, se quisermos utilizar esse tipo de expresso, significando ciente, deveremos escrever a par. Fiquei a par dos fatos. / A moa no est a par do assunto. A cerca de, acerca de ou h cerca de? A cerca de significa a uma distncia. (Terespolis fica a cerca de uma hora de carro do Rio.) Acerca de - significa sobre. (Conversamos acerca de poltica.) H cerca de - significa que faz ou existe(m) aproximadamente. (Mudei-me para este apartamento h cerca de oito anos. / H cerca de doze mil candidatos, concorrendo s vagas.) Ao encontro de ou de encontro a? Ao encontro de - quer dizer favorvel a, para junto de. (Vamos ao encontro dos nossos amigos. / Isso vem ao encontro dos anseios da turma.) De encontro a - quer dizer contra. (Um automvel foi de encontro a outro. / Este ato desagradou aos funcionrios, porque veio de encontro s suas aspiraes.) H ou a? Quando nos referimos a um determinado espao de tempo, podemos escrever h ou a, nas seguintes situaes:

H - quando o espao de tempo j tiver decorrido. (Ela saiu h dez minutos.) A - quando o espao de tempo ainda no transcorreu. (Ela voltar daqui a dez minutos.) Haver ou ter? Embora usado largamente na fala diria, a gramtica no aceita a substituio do verbo haver pelo ter. Deve-se dizer, portanto, no havia mais leite na padaria. Se no ou seno? Emprega-se o primeiro, quando o se pode ser substitudo por caso ou na hiptese de que. Se no chover, viajarei amanh (= caso no chova - ou na hiptese de que no chova, viajarei amanh). Se no se tratar dessa alternativa, a expresso sempre se escrever com uma s palavra: seno. V de uma vez, seno voc vai se atrasar. (seno = caso contrrio). Nada mais havia a fazer seno conformar-se com a situao (seno = a no ser). "As pedras achadas pelo bandeirante no eram esmeraldas, seno turmalinas, puras turmalinas" (seno = mas). No havia um seno naquele rapaz. (seno = defeito). Haja vista ou haja visto? Apenas a primeira opo correta, porque a palavra "vista", nessa expresso, invarivel. Haja vista o trgico acontecimento... (hajam vista os acontecimentos...) Em vez de ou ao invs de? A expresso em vez de significa em lugar de. (Hoje, Pedro foi em vez de Paulo. / Em vez de voc, vou eu para Petrpolis.) A expresso ao invs de significa ao contrrio de. (Ao invs de proteger, resolveu no assumir. / Ao invs de melhorar, sua atitude piorou a situao). Por qu, por que, porque ou porqu? A maioria da populao sofre com as dificuldades em entender a utilizao da lnguapadro portuguesa, principalmente na utilizao do "Por que / Por qu / Porque / Porqu". Confira alguns exemplos:

No sei por que voc acha isso. Claro. Por qu? No julgues porque no te julguem. D-me ao menos um porqu para sua atitude. A forma por que a seqncia de uma preposio (por) e um pronome interrogativo (que). equivalente a "por qual motivo", "por qual razo", vejamos: No sei por qual motivo voc acha isso. No sei por qual razo voc acha isso. Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto: final, de interrogao ou exclamao, ou um ponto de reticncias, a seqncia deve ser grafada por qu, pois, devido posio na frase, o monosslabo que passa a ser tnico. No sei por qu! Ainda no terminou? Por qu? Existem casos em que por que representa uma seqncia preposio + pronome relativo, equivalendo a pelo qual, pelos quais, pelas quais, pela qual. Em outros contextos por que equivale a "para que": O tnel por que deveramos passar desabou ontem. A forma porque tambm uma conjuno, equivalente a pois, j que, uma vez que, como: Voc continua implicando comigo! porque eu faltei ontem? Porque tambm pode indicar finalidade, como: para que, a fim de. Trata-se de um uso mais freqente na linguagem atual. A forma porqu representa um substantivo. Significa causa, razo, motivo e normalmente surge acompanha de uma palavra determinando, um artigo, por exemplo. Creio que os verdadeiros porqus mais uma vez no vieram luz. SEMNTICA Semntica o estudo do sentido das palavras de uma lngua. Na lngua portuguesa, o significado das palavras leva em considerao:

Sinonmia: a relao que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinnimos: Exemplos: Cmico engraado / Dbil - fraco, frgil / Distante - afastado, remoto. Antonmia: a relao que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrrios, isto , os antnimos: Exemplos: Economizar gastar / Bem - mal / Bom - ruim. Homonmia: a relao entre duas ou mais palavras que, apesar de possurem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonolgica, ou seja, os homnimos: As homnimas podem ser: Homgrafas: palavras iguais na escrita e diferentes na pronncia. Exemplos: gosto (substantivo) - gosto / (1 pessoa singular presente indicativo do verbo gostar) / conserto (substantivo) - conserto (1 pessoa singular presente indicativo do verbo consertar); Homfonas: palavras iguais na pronncia e diferentes na escrita. Exemplos: cela (substantivo) - sela (verbo) / cesso (substantivo) - sesso (substantivo) / cerrar (verbo) serrar ( verbo); Perfeitas: palavras iguais na pronncia e na escrita. Exemplos: cura (verbo) - cura (substantivo) / vero (verbo) - vero (substantivo) / cedo (verbo) - cedo (advrbio); Paronmia: a relao que se estabelece entre duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, mas so muito parecidas na pronncia e na escrita, isto , os parnimos: Exemplos: cavaleiro - cavalheiro / absolver - absorver / comprimento cumprimento/ aura (atmosfera) - urea (dourada)/ conjectura (suposio) - conjuntura (situao decorrente dos acontecimentos)/ descriminar (desculpabilizar - discriminar (diferenciar)/ desfolhar (tirar ou perder as folhas) - folhear (passar as folhas de uma publicao)/ despercebido (no notado) - desapercebido (desacautelado)/ geminada (duplicada) - germinada (que germinou)/ mugir (soltar mugidos) - mungir (ordenhar)/ percursor (que percorre) - precursor (que antecipa os outros)/ sobrescrever (enderear) subscrever (aprovar, assinar)/ veicular (transmitir) - vincular (ligar) / descrio discrio / onicolor - unicolor. Polissemia: a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vrios significados. Exemplos: Ele ocupa um alto posto na empresa. / Abasteci meu carro no posto da esquina. / Os convites eram de graa. / Os fiis agradecem a graa recebida. Homonmia: Identidade fontica entre formas de significados e origem completamente distintos. Exemplos: So(Presente do verbo ser) - So (santo) Conotao e Denotao: Conotao o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto. Exemplos: Voc tem um corao de pedra. Denotao o uso da palavra com o seu sentido original. Exemplos: Pedra um corpo duro e slido, da natureza das rochas.

Figuras de palavra: As figuras de palavra consistem no emprego de um termo com sentido diferente daquele convencionalmente empregado, a fim de se conseguir um efeito mais expressivo na comunicao. So figuras de palavras: Comparao: Ocorre comparao quando se estabelece aproximao entre dois elementos que se identificam, ligados por conectivos comparativos explcitos - feito, assim como, tal, como, tal qual, tal como, qual, que nem - e alguns verbos - parecer, assemelhar-se e outros. Exemplos: "Amou daquela vez como se fosse mquina. / Beijou sua mulher como se fosse lgico." (Chico Buarque); "As solteironas, os longos vestidos negros fechados no pescoo, negros xales nos ombros, pareciam aves noturnas paradas..." (Jorge Amado). Metfora: Ocorre metfora quando um termo substitui outro atravs de uma relao de semelhana resultante da subjetividade de quem a cria. A metfora tambm pode ser entendida como uma comparao abreviada, em que o conectivo no est expresso, mas subentendido. Exemplo: "Supondo o esprito humano uma vasta concha, o meu fim, Sr. Soares, ver se posso extrair prolas, que a razo." (Machado de Assis). Metonmia: Ocorre metonmia quando h substituio de uma palavra por outra, havendo entre ambas algum grau de semelhana, relao, proximidade de sentido ou implicao mtua. Tal substituio fundamenta-se numa relao objetiva, real, realizando-se de inmeros modos: - o continente pelo contedo e vice-versa: Antes de sair, tomamos um clice (o contedo de um clice) de licor. - a causa pelo efeito e vice-versa: "E assim o operrio ia / Com suor e com cimento (com trabalho) / Erguendo uma casa aqui / Adiante um apartamento." (Vinicius de Moraes). - o lugar de origem ou de produo pelo produto: Comprei uma garrafa do legtimo porto (o vinho da cidade do Porto). - o autor pela obra: Ela parecia ler Jorge Amado (a obra de Jorge Amado).

- o abstrato pelo concreto e vice-versa: No devemos contar com o seu corao (sentimento, sensibilidade). - o smbolo pela coisa simbolizada: A coroa (o poder) foi disputada pelos revolucionrios. - a matria pelo produto e vice-versa: Lento, o bronze (o sino) soa. - o inventor pelo invento: Edson (a energia eltrica) ilumina o mundo. - a coisa pelo lugar: Vou Prefeitura (ao edifcio da Prefeitura). - o instrumento pela pessoa que o utiliza: Ele um bom garfo (guloso, gluto). Sindoque: Ocorre sindoque quando h substituio de um termo por outro, havendo ampliao ou reduo do sentido usual da palavra numa relao quantitativa. Encontramos sindoque nos seguintes casos: - o todo pela parte e vice-versa: "A cidade inteira (o povo) viu assombrada, de queixo cado, o pistoleiro sumir de ladro, fugindo nos cascos (parte das patas) de seu cavalo." (J. Cndido de Carvalho) - o singular pelo plural e vice-versa: O paulista (todos os paulistas) tmido; o carioca (todos os cariocas), atrevido. - o indivduo pela espcie (nome prprio pelo nome comum): Para os artistas ele foi um mecenas (protetor). Catacrese: A catacrese um tipo de especial de metfora, " uma espcie de metfora desgastada, em que j no se sente nenhum vestgio de inovao, de criao individual e pitoresca. a metfora tornada hbito lingstico, j fora do mbito estilstico." (Othon M. Garcia). So exemplos de catacrese: folhas de livro / pele de tomate / dente de alho / montar em burro / cu da boca / cabea de prego / mo de direo / ventre da terra / asa da xcara / sacar dinheiro no banco. Sinestesia: A sinestesia consiste na fuso de sensaes diferentes numa mesma expresso. Essas sensaes podem ser fsicas (gustao, audio, viso, olfato e tato) ou psicolgicas (subjetivas). Exemplo: "A minha primeira recordao um muro velho, no quintal de uma casa indefinvel. Tinha vrias feridas no reboco e veludo de musgo. Milagrosa aquela

mancha verde [sensao visual] e mida, macia [sensaes tteis], quase irreal." (Augusto Meyer) Antonomsia: Ocorre antonomsia quando designamos uma pessoa por uma qualidade, caracterstica ou fato que a distingue. Na linguagem coloquial, antonomsia o mesmo que apelido, alcunha ou cognome, cuja origem um aposto (descritivo, especificativo etc.) do nome prprio. Exemplos: "E ao rabi simples (Cristo), que a igualdade prega, / Rasga e enlameia a tnica inconstil; (Raimundo Correia). / Pel (= Edson Arantes do Nascimento) / O Cisne de Mntua (= Virglio) / O poeta dos escravos (= Castro Alves) / O Dante Negro (= Cruz e Souza) / O Corso (= Napoleo) Alegoria: A alegoria uma acumulao de metforas referindo-se ao mesmo objeto; uma figura potica que consiste em expressar uma situao global por meio de outra que a evoque e intensifique o seu significado. Na alegoria, todas as palavras esto transladadas para um plano que no lhes comum e oferecem dois sentidos completos e perfeitos - um referencial e outro metafrico. Exemplo: "A vida uma pera, uma grande pera. O tenor e o bartono lutam pelo soprano, em presena do baixo e dos comprimrios, quando no so o soprano e o contralto que lutam pelo tenor, em presena do mesmo baixo e dos mesmos comprimrios. H coros numerosos, muitos bailados, e a orquestra excelente..." (Machado de Assis). OS TIPOS DE TEXTO

Basicamente existem trs tipos de texto:

Texto narrativo;

Texto descritivo;

Texto dissertativo.

Cada um desses textos possui caractersticas prprias de construo.

DESCRIO

Descrever explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrio esttica, sem movimento, desprovida de ao. Na descrio o ser, o objeto ou ambiente so importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo.

O emissor capta e transmite a realidade atravs de seus sentidos, fazendo uso de recursos lingsticos, tal que o receptor a identifique. A caracterizao indispensvel, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto.

H duas descries:

Descrio denotativa

Descrio conotativa.

DESCRIO DENOTATIVA

Quando a linguagem representativa do objeto objetiva, direta sem metforas ou outras figuras literrias, chamamos de descrio denotativa. Na descrio denotativa as palavras so utilizadas no seu sentido real, nico de acordo com a definio do dicionrio.

Exemplo:

Samos do campus universitrio s 14 horas com destino ao agreste pernambucano. esquerda fica a reitoria e alguns pontos comerciais. direita o trmino da construo de

um novo centro tecnolgico. Seguiremos pela BR-232 onde encontraremos vrias formas de relevo e vegetao.

No incio da viagem observamos uma tpica agricultura de subsistncia bem margem da BR-232. Isso provavelmente facilitar o transporte desse cultivo a um grande centro de distribuio de alimentos a CEAGEPE.

DESCRIO CONOTATIVA

Em tal descrio as palavras so tomadas em sentido figurado, ricas em polivalncia.

Exemplo:

Joo estava to gordo que as pernas da cadeira estavam bambas do peso que carregava. Era notrio o sofrimento daquele pobre objeto.

Hoje o sol amanheceu sorridente; brilhava incansvel, no cu alegre, leve e repleto de nuvens brancas. Os pssaros felizes cantarolavam pelo ar.

NARRAO

Narrar falar sobre os fatos. contar. Consiste na elaborao de um texto inserindo episdios, acontecimentos.

A narrao difere da descrio. A primeira totalmente dinmica, enquanto a segunda esttica e sem movimento. Os verbos so predominantes num texto narrativo.

O indispensvel da fico a narrativa, respondendo os seus elementos a uma srie de perguntas:

Quem participa nos acontecimentos? (personagens);

O que acontece? (enredo);

Onde e como acontece? (ambiente e situao dos fatos).

Fazemos um texto narrativo com base em alguns elementos:

O qu? - Fato narrado;

Quem? personagem principal e o anti-heri;

Como? o modo que os fatos aconteceram;

Quando? o tempo dos acontecimentos;

Onde? local onde se desenrolou o acontecimento;

Por qu? a razo, motivo do fato;

Por isso: - a conseqncia dos fatos.

No texto narrativo, o fato o ponto central da ao, sendo o verbo o elemento principal. importante s uma ao centralizadora para envolver as personagens.

Deve haver um centro de conflito, um ncleo do enredo.

A seguir um exemplo de texto narrativo:

Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o Capito Rodrigo Cambor entrara na vida de Santa F. Um dia chegou a cavalo, vindo ningum sabia de onde, com o chapu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabea de macho altivamente erguida e aquele seu olhar de gavio que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar l pelo meio da casa dos trinta, montava num alazo, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dlm militar azul, com gola vermelha e botes de metal.

(Um certo capito Rodrigo rico Verssimo)

A relao verbal emissor receptor efetiva-se por intermdio do que chamamos discurso. A narrativa se vale de tal recurso, efetivando o ponto de vista ou foco narrativo.

Quando o narrador participa dos acontecimentos diz-se que narrador-personagem. Isto constitui o foco narrativo da 1 pessoa.

Exemplo:

Parei para conversar com o meu compadre que h muito no falava. Eu notei uma tristeza no seu olhar e perguntei:

- Compadre por que tanta tristeza?

Ele me respondeu:

- Compadre minha senhora morreu h pouco tempo. Por isso, estou to triste.

H tanto tempo sem nos falarmos e justamente num momento to triste nos encontramos. Ter sido o destino?

J o narrador-observador aquele que serve de intermedirio entre o fato e o leitor. o foco narrativo de 3 pessoa.

Exemplo:

O jogo estava empatado e os torcedores pulavam e torciam sem parar. Os minutos finais eram decisivos, ambos precisavam da vitria, quando de repente o juiz apitou uma penalidade mxima.

O tcnico chamou Neco para bater o pnalti, j que ele era considerado o melhor batedor do time.

Neco dirigiu-se at a marca do pnalti e bateu com grande perfeio. O goleiro no teve chance. O estdio quase veio abaixo de tanta alegria da torcida.

Aos quarenta e sete minutos do segundo tempo o juiz finalmente apontou para o centro do campo e encerrou a partida.

FORMAS DE DISCURSO

Discurso direto;

Discurso indireto;

Discurso indireto livre.

DISCURSO DIRETO

aquele que reproduz exatamente o que escutou ou leu de outra pessoa.

Podemos enumerar algumas caractersticas do discurso direto:

- Emprego de verbos do tipo: afirmar, negar, perguntar, responder, entre outros;

- Usam-se os seguintes sinais de pontuao: dois-pontos, travesso e vrgula.

Exemplo:

O juiz disse:

- O ru inocente.

DISCURSO INDIRETO

aquele reproduzido pelo narrador com suas prprias palavras, aquilo que escutou ou leu de outra pessoa.

No discurso indireto eliminamos os sinais de pontuao e usamos conjunes: que, se, como, etc.

Exemplo:

O juiz disse que o ru era inocente.

DISCURSO INDIRETO LIVRE

aquele em que o narrador reconstitui o que ouviu ou leu por conta prpria, servindose de oraes absolutas ou coordenadas sindticas e assindticas.

Exemplo:

Sinh Vitria falou assim, mas Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrana! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. (Graciliano Ramos). COESO E COERNCIA TEXTUAL

Por Portugus Portugus Nota: Por: Cludia Kozlowski Na construo de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreenso do que se l / diz.

Esses mecanismos lingsticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito / dito so os referentes textuais e buscam garantir a coeso textual para que haja coerncia, no s entre os elementos que compem a orao, como tambm entre a seqncia de oraes dentro do texto. Essa coeso tambm pode muitas vezes se dar de modo implcito, baseado em conhecimentos anteriores que os participantes do processo tm com o tema. Por exemplo, o uso de uma determinada sigla, que para o pblico a quem se dirige deveria ser de conhecimento geral, evita que se lance mo de repeties inteis. Numa linguagem figurada, a coeso uma linha imaginria - composta de termos e expresses - que une os diversos elementos do texto e busca estabelecer relaes de

sentido entre eles. Dessa forma, com o emprego de diferentes procedimentos, sejam lexicais (repetio, substituio, associao), sejam gramaticais (emprego de pronomes, conjunes, numerais, elipses), constroem-se frases, oraes, perodos, que iro apresentar o contexto decorre da a coerncia textual. Um texto incoerente o que carece de sentido ou o apresenta de forma contraditria. Muitas vezes essa incoerncia resultado do mau uso daqueles elementos de coeso textual. Na organizao de perodos e de pargrafos, um erro no emprego dos mecanismos gramaticais e lexicais prejudica o entendimento do texto. Construdo com os elementos corretos, confere-se a ele uma unidade formal. Nas palavras do mestre Evanildo Bechara (1), o enunciado no se constri com um amontoado de palavras e oraes. Elas se organizam segundo princpios gerais de dependncia e independncia sinttica e semntica, recobertos por unidades meldicas e rtmicas que sedimentam estes princpios. Desta lio, extrai-se que no se deve escrever frases ou textos desconexos imprescindvel que haja uma unidade, ou seja, que essas frases estejam coesas e coerentes formando o texto. Alm disso, relembre-se que, por coeso, entende-se ligao, relao, nexo entre os elementos que compem a estrutura textual. H diversas formas de se garantir a coeso entre os elementos de uma frase ou de um texto: 1. Substituio de palavras com o emprego de sinnimos ou de palavras ou expresses de mesmo campo associativo. 2. Nominalizao emprego alternativo entre um verbo, o substantivo ou o adjetivo correspondente (desgastar / desgaste / desgastante). 3. Repetio na ligao semntica dos termos, empregada como recurso estilstico de inteno articulatria, e no uma redundncia - resultado da pobreza de vocabulrio. Por exemplo, Grande no pensamento, grande na ao, grande na glria, grande no infortnio, ele morreu desconhecido e s. (Rocha Lima) 4. Uso de hipnimos relao que se estabelece com base na maior especificidade do significado de um deles. Por exemplo, mesa (mais especfico) e mvel (mais genrico). 5. Emprego de hipernimos - relaes de um termo de sentido mais amplo com outros de sentido mais especfico. Por exemplo, felino est numa relao de hiperonmia com gato. 6. Substitutos universais, como os verbos vicrios (ex.: Necessito viajar, porm s o farei no ano vindouro) A coeso apoiada na gramtica d-se no uso de conectivos, como certos pronomes, certos advrbios e expresses adverbiais, conjunes, elipses, entre outros.

A elipse se justifica quando, ao remeter a um enunciado anterior, a palavra elidida facilmente identificvel (Ex.: O jovem recolheu-se cedo. ... Sabia que ia necessitar de todas as suas foras. O termo o jovem deixa de ser repetido e, assim, estabelece a relao entre as duas oraes.). Diticos so elementos lingsticos que tm a propriedade de fazer referncia ao contexto situacional ou ao prprio discurso. Exercem, por excelncia, essa funo de progresso textual, dada sua caracterstica: so elementos que no significam, apenas indicam, remetem aos componentes da situao comunicativa. J os componentes concentram em si a significao. Elisa Guimares (2) nos ensina a esse respeito: Os pronomes pessoais e as desinncias verbais indicam os participantes do ato do discurso. Os pronomes demonstrativos, certas locues prepositivas e adverbiais, bem como os advrbios de tempo, referenciam o momento da enunciao, podendo indicar simultaneidade, anterioridade ou posterioridade. Assim: este, agora, hoje, neste momento (presente); ultimamente, recentemente, ontem, h alguns dias, antes de (pretrito); de agora em diante, no prximo ano, depois de (futuro). Esse conceito ser de grande valia quando tratarmos do uso dos pronomes demonstrativos. Somente a coeso, contudo, no suficiente para que haja sentido no texto, esse o papel da coerncia, e coerncia se relaciona intimamente a contexto. 1- Denotao e Conotao A significao das palavras no fixa, nem esttica. Por meio da imaginao criadora do homem, as palavras podem ter seu significado ampliado, deixando de representar apenas a ideia original (bsica e objetiva). Assim, frequentemente remetem-nos a novos conceitos por meio de associaes, dependendo de sua colocao numa determinada frase. Observe os seguintes exemplos: A menina est com a cara toda pintada. Aquele cara parece suspeito. No primeiro exemplo, a palavra cara significa "rosto", a parte que antecede a cabea, conforme consta nos dicionrios. J no segundo exemplo, a mesma palavra cara teve seu significado ampliado e, por uma srie de associaes, entendemos que nesse caso significa "pessoa", "sujeito", "indivduo". Algumas vezes, uma mesma frase pode apresentar duas (ou mais) possibilidades de interpretao. Veja: Marcos quebrou a cara.

Em seu sentido literal, impessoal, frio, entendemos que Marcos, por algum acidente, fraturou o rosto. Entretanto, podemos entender a mesma frase num sentido figurado, como "Marcos no se deu bem", tentou realizar alguma coisa e no conseguiu. Pelos exemplos acima, percebe-se que uma mesma palavra pode apresentar mais de um significado, ocorrendo, basicamente, duas possibilidades: a) No primeiro exemplo, a palavra apresenta seu sentido original, impessoal, sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionrio. Nesse caso, prevalece o sentido denotativo - ou denotao - do signo lingustico. b) No segundo exemplo, a palavra aparece com outro significado, passvel de interpretaes diferentes, dependendo do contexto em que for empregada. Nesse caso, prevalece o sentido conotativo - ou conotao do signo lingustico. ESTRUTURA E FORMO DAS PALAVRAS Conceitos bsicos: Observe as seguintes palavras: escol-a escol-ar escol-arizao escol-arizar sub-escol-arizao Observando-as, percebemos que h um elemento comum a todas elas: a forma escol-. Alm disso, em todas h elementos destacveis, responsveis por algum detalhe de significao. Compare, por exemplo, escola e escolar: partindo de escola, formou-se escolar pelo acrscimo do elemento destacvel -ar. Por meio desse trabalho de comparao entre as diversas palavras que selecionamos, podemos depreender a existncia de diferentes elementos formadores. Cada um desses elementos formadores uma unidade mnima de significao, um elemento significativo indecomponvel, a que damos o nome de morfema. Classificao dos morfemas: Radical H um morfema comum a todas as palavras que estamos analisando: escol-. esse morfema comum o radical que faz com que as consideremos palavras de uma mesma famlia de significao os cognatos. O radical a parte da palavra responsvel por sua significao principal. Afixos Como vimos, o acrscimo do morfema ar cria uma nova palavra a partir de escola. De maneira semelhante, o acrscimo dos morfemas sub- e arizao forma escol- criou

subescolarizao. Esses morfemas recebem o nome de afixos. Quando so colocados antes do radical, como acontece com sub-, os afixos recebem o nome de prefixos. Quando, como arizao, surgem depois do radical os afixos so chamados de sufixos. Prefixos e sufixos, alm de operar mudana de classe gramatical, so capazes de introduzir modificaes de significado no radical a que so acrescentados. Desinncias Quando se conjuga o verbo amar, obtm-se formas como amava, amavas, amava, amvamos, amveis, amavam. Essas modificaes ocorrem medida que o verbo vai sendo flexionado em nmero (singular e plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira). Tambm ocorrem se modificarmos o tempo e o modo do verbo (amava, amara, amasse, por exemplo). Podemos concluir, assim, que existem morfemas que indicam as flexes das palavras. Esses morfemas sempre surgem no fim das palavras variveis e recebem o nome de desinncias. H desinncias nominais e desinncias verbais. Desinncias nominais: indicam o gnero e o nmero dos nomes. Para a indicao de gnero, o portugus costuma opor as desinncias -o/-a: garoto/garota; menino/menina Para a indicao de nmero, costuma-se utilizar o morfema s, que indica o plural em oposio ausncia de morfema, que indica o singular: garoto/garotos; garota/garotas; menino/meninos; menina/meninas. No caso dos nomes terminados em r e z, a desinncia de plural assume a forma -es: mar/mares; revlver/revlveres; cruz/cruzes. Desinncias verbais: em nossa lngua, as desinncias verbais pertencem a dois tipos distintos. H aqueles que indicam o modo e o tempo (desinncias modo-temporais) e aquelas que indicam o nmero e a pessoa dos verbos (desinncia nmero-pessoais):

cant--va-mos cant--sse-is cant: cant: radical radical --: vogal --: vogal temtica temtica -va-: desinncia sse-:desinncia modomodo-temporal temporal (caracteriza o (caracteriza o pretrito pretrito imperfeito do imperfeito do subjuntivo)

indicativo) -mos: desinncia -is: desinncia nmeronmero-pessoal pessoal (caracteriza a (caracteriza a segunda pessoa primeira do plural) pessoa do plural)

Vogal temtica Observe que, entre o radical cant- e as desinncias verbais, surge sempre o morfema a. Esse morfema, que liga o radical s desinncias, chamado de vogal temtica. Sua funo ligar-se ao radical, constituindo o chamado tema. ao tema (radical + vogal temtica) que se acrescentam as desinncias. Tanto os verbos como os nomes apresentam vogais temticas. Vogais temticas nominais: So -a, -e, e -o, quando tonas finais, como em mesa, artista, busca, perda, escola, triste, base, combate. Nesses casos, no poderamos pensar que essas terminaes so desinncias indicadoras de gnero, pois a mesa, escola, por exemplo, no sofrem esse tipo de flexo. a essas vogais temticas que se liga a desinncia indicadora de plural: mesa-s, escola-s, perda-s. Os nomes terminados em vogais tnicas (sof, caf, cip, caqui, por exemplo) no apresentam vogal temtica. Vogais temticas verbais: So -a, -e e -i, que caracterizam trs grupos de verbos a que se d o nome de conjugaes. Assim, os verbos cuja vogal temtica -a pertencem primeira conjugao; aqueles cuja vogal temtica -e pertencem segunda conjugao e os que tm vogal temtica -i pertencem terceira conjugao.

primeira conjugao govern-ava atac-a-va realiz-a-sse

segunda terceira conjugao conjugao estabelecdefin-i-ra e-sse cr-e-ra imped-i-sse mex-e-r ag-i-mos

Vogal ou consoante de ligao As vogais ou consoantes de ligao so morfemas que surgem por motivos eufnicos, ou seja, para facilitar ou mesmo possibilitar a leitura de uma determinada palavra.

Temos um exemplo de vogal de ligao na palavra escolaridade: o -i- entre os sufixos -ar- e -dade facilita a emisso vocal da palavra. Outros exemplos: gasmetro, alvinegro, tecnocracia, paulada, cafeteira, chaleira, tricota. H em Portugus palavras primitivas, palavras derivadas, palavras simples, palavras compostas. Palavras primitivas: aquelas que, na lngua portuguesa, no provm de outra palavra. Pedra, flor. Palavras derivadas: aquelas que, na lngua portuguesa, provm de outra palavra. Pedreiro, floricultura. Palavras simples: aquelas que possuem um s radical. Azeite, cavalo. Palavras compostas: aquelas que possuem mais de um radical. Couve-flor, planalto. As palavras compostas podem ou no ter seus elementos ligados por hfen. Processos de formao de palavras: Composio Haver composio quando se juntarem dois ou mais radicais para formar nova palavra. H dois tipos de composio; justaposio e aglutinao. Justaposio: ocorre quando os elementos que formam o composto so postos lado a lado, ou seja, justapostos: Para-raios, corre-corre, guarda-roupa, segunda-feira, girassol. Composio por aglutinao: ocorre quando os elementos que formam o composto se aglutinam e pelo menos um deles perde sua integridade sonora: Aguardente (gua + ardente), planalto (plano + alto) Pernalta (perna + alta), vinagre (vinho + acre) Derivao por acrscimo de afixos o processo pelo qual se obtm palavras novas (derivada) pela anexao de afixos palavra primitiva. A derivao pode ser: prefixal, sufixal e parassinttica. Prefixal (ou prefixao): a palavra nova obtida por acrscimo de prefixo. In--------feliz des----------leal Prefixo radical prefixo radical

Sufixal (ou sufixao): a palavra nova obtida por acrscimo de sufixo. Feliz----mente leal------dade Radical sufixo radical sufixo Parassinttica: a palavra nova obtida pelo acrscimo simultneo de prefixo e sufixo. Por parassntese formam-se principalmente verbos. En-------trist-----ecer Prefixo radical sufixo en--------tard-----ecer prefixo radical sufixo Outros tipos de derivao H dois casos em que a palavra derivada formada sem que haja a presena de afixos. So eles: a derivao regressiva e a derivao imprpria. Derivao regressiva: a palavra nova obtida por reduo da palavra primitiva. Ocorre, sobretudo, na formao de substantivos derivados de verbos. Derivao imprpria: a palavra nova (derivada) obtida pela mudana de categoria gramatical da palavra primitiva. No ocorre, pois, alterao na forma, mas to somente na classe gramatical. Observe: jantar (substantivo) deriva de jantar (verbo) mulher aranha (o adjetivo aranha deriva do substantivo aranha) No entendi o porqu da briga. (o substantivo porqu deriva da conjuno porque) Outros processos de formao de palavras: Hibridismo: a palavra formada com elementos oriundos de lnguas diferentes. automvel (auto: grego; mvel: latim) sociologia (socio: latim; logia: grego) sambdromo (samba: dialeto africano; dromo: grego)

NORMA CULTA E POPULAR A linguagem humana pode ser compreendida em dois termos especficos mais conhecidos como NORMA CULTA E NORMA POPULAR. Como o prprio nome j define, no primeiro caso, bem entendida como NORMA CULTA, entende-se o modo

correto, bonito, certo de uma pessoa se expressar, usando os termos mais sofisticados e quase chegando perfeio, omitindo, consequentemente o uso de grias e termos chulos da lngua me, ptria, ou no caso do Brasil, lngua portuguesa. Por outro lado, tambm como o prprio termo j expressa, a NORMA POPULAR (a linguagem do povo) no se esmera e muito menos se preocupa em falar, exibir como a anterior, isto , a considerada CULTA, e sim fala conforme o sentimento do povo, o uso comum, de maneira simples, inclusive apresentando diversos tipos de erros de concordncia gramatical, o que, sem dvida, passa totalmente despercebido pela pessoa que a ouve, sendo consequentemente da mesma estirpe e condio social, diga-se de passagem. Tudo isto sem falar nas apelaes, grias e termos chulos proferidos pela a grande maioria das pessoas. Em ambos os casos, como so ambientes distintos, tanto a NORMA CULTA quanto a NORMA POPULAR so entendidas, respectivamente, cada uma dentro dos seus parmetros, do seu contexto. As palavras CERTO e ERRADO, sendo assim, ficam em segundo plano. Pois se for colocar na berlinda ou na balana, numa anlise mais abrangente, estes dois tipos de linguagem, constatar-se- um grande paradoxo: como um povo pode se expressar de duas maneiras distintas, falando o mesmo idiomas? Perguntar o turista incauto que tanto se esforou para aprender os termos bsicos da lngua portuguesa e chegando aqui, dependendo do lugar que for, ficarar, desculpe a comparao popular, mais perdido do que cachorro em dia de mudana!... E a celeuma pode perdurar ao longo da convivncia diria, indagando com perguntas do tipo: quem est certo ou errado? Ora, turista das Arbias, voc no sabia: Ambas categorias esto certas ou erradas, conforme o lugar ou a hora em que estiverem se confabulando. Talvez voc desconhea totalmente que papo de botequim, de bar uma coisa e dilogo, conversa numa Academia Brasileira de Letras outro bem diferente. S que,no se esquea: a mesma e nica Lngua Portuguesa que esto falando. O imprescidvel mesmo que cada um entenda bem o que o ouro est querendo dizer. Se fingir que entende ser problema exclusivo de quem agir assim. Neste momento sempre bom ser sincero. Qualquer dvida, no tenha vergonha de dizer: "desculpe-me, no entendi o que voc est querendo dizer!". Ou se preferir pode at dizer mesmo : "Excuse-me ou I'm sorry. I don't understand" ou algo parecido. Pois sempre se encontra aqui no Brasil alguma pessoa que aprecia o ingls, agora se fala fluentemente, a so outros quinhentos...Olha a NORMA POPULAR finalizando... Joo Bosco de Andrade Arajo

You might also like