You are on page 1of 8

ASTRONOMIA

Uso restrito para a Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts, IHabi. Primeiro Ano.

UA b|x
Prof. Boonie Oonie

1 - INTRODUO
Brevemente, a Astronomia (lei das estrelas) a cincia que tem o objetivo de compreender, de forma cientfica, todos os processos fsicos, qumicos, e as origens de tudo o que esta dentro da atmosfera terrestre e o que se pode ver no cu, usando da fsica, da matemtica e at da biologia. Essa forma de estudo existe, tanto na comunidade mgica tanto trouxa h muitos milnios, desde que as fazes da lua instigavam tanto os pr-histricos. O conhecimento dos astros foi sempre algo de muitas explicaes em todas as civilizaes, e tambm de muitas dvidas, que chegaram a muitas diversas explicaes ao longo do tempo, por isso, o contedo apresentado neste livro fala dos fatos que defendo, no necessariamente ter que concordar com eles, mas talvez, servir para se basear em seus prprios estudos.

2 - O SURGIMENTO DO UNIVERSO
Como dito, a origem de tudo ao nosso redor sempre foi alvo de muitas dvidas para a sociedade trouxa e mgica: a origem de todas as criaturas, a origem do planeta terra, das estrelas e at mesmo da humanidade. Porm, a explicao para como tudo se originou ainda baseada em muitas suposies e incertezas, por isso ento as vrias teorias da criao do Universo, com muitas delas envolvendo exploses atmicas, explicaes filosficas, religiosas, outras falando sobre vrias dimenses paralelas, exploses cheias de matria, e quem duvide, at teorias mgicas. A mais conhecida, e talvez mais aceitvel tese para a criao do Universo seja a teoria trouxa do Big-Bang, que com base em estudos de outros inteligentes e fsicos (como Albert Einsten) se pode deduzir que o espao est em constante movimento, expandindose continuamente, supondo que um dia, h 10/20 bilhes de anos atrs, as galxias e toda a matria universal estivessem mais prximos, talvez at unidos num ponto nico e infinitivo, que retinha toda a matria existente no universo. Segundo a teoria, neste mesmo ponto havia uma mistura de partculas subatmicas (qharks, eltrons, neutrinos e outras) que se moviam em todos os sentidos com velocidades prximas a da luz. Entre elas, particulas pesadas (prtons e nutrons) se associaram e formaram ncleos de tomos leves, como hidrognio, hlio e ltio (estes esto na composio dos elementos qumicos do universo). A explicao para o Big-Bang se da a partir da exploso deste pequeno ponto, que ento liberou uma grande quantidade de matria em expanso, criando os planetas, galxias, estrelas, poeira espacial etc. (Suas formaes veremos mais adiante).

E indescutvel que tenhamos que conhecer nossa prpria galxia antes de avanar e viajar por todo o Universo; e principalmente, ter conhecimento dos planetas e astros mais prximos ao nosso:

3 O SISTEMA SOLAR
Segundo a teoria mais defendida, o Sistema Solar teria se originado de uma grande nuvem de gases e poeira csmica denominada Nebulosa, nesta se encontrava no s minerais, gases e elementos slidos (como o ferro) mas tambm duas foras opostas, uma delas, a gravidade (que a contraia) e a presso csmica (que resistia em expandla). Esta nuvem csmica, para criar um sistema como o Sistema Solar, nescessita de muita densidade, de baixas temperaturas e de uma fora que acelere a sua contrao num movimento de rotao, e para conseguir que esta se contraia, necessrio que ela seja atindigida por algum tipo de choque/fora, ou pela aproximao de outra nebulosa. Depois de um breve processo (alguns milhes de anos), essa nuvem csmica, ao constrairsse e juntar sua matria, deu origem a uma estrela de aspcto nebuloso, uma estrela mdia, que hoje, denominamos Sol, a estrela que fica ao centro de nosso sistema. No se sabe ao certo como o restante dos planetas surgiu, mas h algumas hipteses que falam sobre a criao destes a partir da mesma Nebulosa, e outras contam sobre a criao dos planetas vindos do Sol, apartir de gases e elementos slidos que o rodeavam.

CONSTITUIO DO SISTEMA SOLAR


O Sol O Sol a estrela mais prxima de ns e a que mais conhecemos (usada ento para o estudo de outras estrelas), ela constitui cerca de 98% de todo o Sistema Solar, mas ainda assim, considerada uma estrela mdia e comum comparada a outras estrelas que podemos ver no cu, como por exemplo, a estrela vermelha da constelao de Orion, Betelguese, e outra chamada Antares, da constelao de escorpio. Todas milhares de vezes maiores que o Sol. O Sol a fonte de luz tanto para o nosso planeta tanto para o restante deles, seu brilho 200 bilhes de vezes maior do que Sirius (a estrela mais brilhante do cu) e seu calor passa dos 6.000 graus centgrados, produzindo energia a todo instante, assim como as vrias exploses qumicas que frequentimente ocorrem em sua superfcie fumegante feita de elementos gasosos. Planetas

Aqui estaro bem breves as informaes sobre os astros do sistema solar, apenas para se conhecer um pouco sobre eles (esto em ordem de distncia ao Sol):

Mercrio O menor planeta do sistema solar e o mais prximo ao Sol. Astronomos dizem no saber muito de Mercrio comparada outros planetas, mas se sabe que ele muito semelhante Lua em sua superfcie, com crateras feitas por meteoritos e plancies cheias de poeira. A temperatura em Mercrio pode variar muito, indo dos -183 at passar 400, dependendo sempre da regio onde se encontra. Cerca de 70% do planeta Mercrio composto por metal e os outros 30% de silicatos (minerais que formam as rochas). Mercrio um planeta sem satlites naturais, e considerado um planeta terrestre. Rotao, 59 dias terrestres. Translao, 87 dias. Vnus Vnus um planeta muito parecido com a Terra em seu tamanho e massa, alm do fato de ser um planeta terrestre Esse planeta esta entre os mais brilhantes do sistema solar, e entre os mais quentes (temperatura mxima de 482C), pois sua atmosfera densa e repleta de gs carbonico, alm de outros gases, como o Hlio e at Oxignio. Vnus o segundo planeta mais prximo ao Sol, e segundo vrios estudos, a rotao de Vnus dura mais que sua Translao. Rotao, 243 dias terrestres. Translao, 224 dias. Terra Como j dito, muito parecida com Vnus em tamanho e massa, mas no muito em constituio. O Planeta Terra o nico planeta j registrado que h presena de vida (alm dos microorganismos em Marte) e tambm com a presena de gua, o que possibilita a criao de vida. um planeta terrestre, onde sua superfcie est em constante eroso pelas chamadas placas tectnicas, um processo que ocorre na crosta terrestre do planeta. A Terra tem apenas um satlite natural, a Lua. Translao: 365 dias / Rotao: 24 horas

Marte Marte mais parecido com a Terra do que Vnus: A composio da atmosfera (com semelhantes gases: Oxignio, CO, vapor de gua, etc.), a presena de estaes climticas, e talvez at de vida, como j fora registrada bactrias, microorganismos e at gua congelada em Marte, no surpreendente que possa se desenvolver algum tipo de ser. O relevo de Marte apresenta formaes bastante diversas como imensos vulces, canyons gigantescos, extensas plancies, campos de dunas, reas com inmeras crateras de diferentes formas e tamanhos, calotas polares e abundante rede de canais e vales (os canais foram feitos em pocas remotas, quando se podia ver gua em Marte, supe os astrnomos). O clima do planeta frio, com temperaturas mdias de -60 negativos, -120 nos polos e 20 na regio equatorial. Mas mesmo assim, em Marte a temperatura pode variar muito, aumentando e decaindo muitas vezes ao dia. um planeta terrestre. dotado de dois satlites naturais, so eles: Fobos e Deimos. Rotao, aproximadamente 24h 37mim 22,7s. Translao, 687 dias. Jpiter O maior planeta do sistema solar, com mais matria do que todos eles juntos. Jpiter composto principalmente de gases (amnia, hidrognio e hlio), e no considerado um planeta terrestre. Sua atmosfera to profunda, que em termos pode ser comparado ao Sol, porm, seu clima de temperaturas baixas, passando dos -150. Jpiter tem anis feitos de poeira que o rodeia, invisveis visto da Terra, por exemplo. dotado de 16 satlites naturais, algumas dessas luas so: Ganmedes, Calisto, Europa e Io (j vista por Galileu Galilei a muito tempo atrs). O perodo de rotao de Jpiter incerta, j que o planeta feita de gases e ento gira de forma irregular, mas acredita-se que seja em torno de 9 horas e 54 minutos, e translao de 12 anos terrestres. Saturno o segundo maior planeta do sistema solar, que intriga tanto com seus trs anis formados de poeira, gele e elementos rochosos, que so visveis vistos da Terra.
5

No um planeta nada denso, tanto por que este at menos denso que a gua. Sua atmosfera basicamente formada por gases (no um planeta terrestre) formada principalmente por Hidrognio e uma pequena poro de Hlio. Sua parte interna composta por um ncleo rochoso e com aparncia de gelo, coberto por uma camada de gases. Neste planeta, os ventos passam de 500 km por hora, e a temperatura mdia de -125. dotado de 17 satlites naturais, entre as maiores luas esto: Lapetus, Rhea, Dione, Ttis etc. Sua roatao de 10 horas e 39 minutos, levando 29,5 anos terrestres para dar a volta ao Sol. Urano Assim como o restante dos planetas acima, Urano tambm formado de gases, e no considerado um planeta terrestre (83% de hidrognio, 15% de hlio, 2% de metano e pequenas pores de acetileno). por consequencia desses gases que sua colorao azul. dotado de 15 luas, entre elas: Titnea e Oberon Por incrvel que parea, Urano tambm tem anis, nove deles, mas estes, so diferentes dos de Jpiter e Saturno. Eles so compostos, alm de poeira, de blocos de gelo. Os anis podem ser visveis, como o mais famoso anl epsilon, ou podem ser at quase impossveis de ver, como outros anis que se supe existir. Sua temperatura mdia est em torno de -193. Rotao, 17 horas e 14 minutos. Translao, 84.01 anos terrestres. Netuno Sua composio tambm gasosa, parecida com a de Urano, composta basicamente de hidrognio, hlio, traos de metano etc. Mas ainda sim, pode-se encontrar um ncleo rochoso no interior de tantas nuvens de gs. Ele tem aproximadamente a densidade da Terra. Tipicamente de um planeta gasoso, Netuno tem ventos com velocidade muito elevadas, as mais elevadas do Sistema Solar, com mais de 2000km por hora. Seus anis so escuros assim como Jpiter e Urano, mas ainda no se sabe a composio destes.

O eixo por onde o planeta passa to excntrico, que hoje, no mais Pluto que est mais longe do Sol. S daqui a alguns anos que Netuno completar sua volta completa, e ento ser novamente o segundo planeta mais distante. dotado de 8 luas, sete delas so pequenas, mas uma em especial, a Trito, relativamente grande comparada as outras do sistema solar. Rotao, 16 horas e 11 minutos. Translao, 164 anos terrestres.

Estrelas As estrelas (assim como o Sol) so constituidas de gases que irradiam energia a todo instante. Essa energia produzida pelas reaes nucleares que acontecem no ncleo de cada estrela, tento como resultado no s energia mas as altas temperaturas caractersticas. Elas so formadas pelas nebulosas, quando pores de gs e poeira dessas nuvens csmicas colapsam sob a ao da gravidade, contraindo-se e formando regies escuras denominadas Proto-estrelas, que medida que se contraem, ficam mais densas e aumentam sua temperatura, at ter condies ideais para se tornar um estrela. Em nossa galxia existem mais de 500 bilhes delas, cada uma com tons variados, indicando sua temperatura, portanto, quanto mais Azuladas e Esbranquiadas, maior a sua a intensidade do calor, e quanto mais avermelhadas e alaranjadas, menor a sua temperatura. Cometas Os Cometas so corpos pequenos, irregulares e frgeis, formados principalmente de gases congelados e outros componentes volteis (passam do estado slido ao gasoso rapidamente) que viajam em torno de seus eixos extremamente elpticos ligados ao Sol pela gravidade. De princpio, os cometas no tm as caldas que costumamos ver, elas s aparecem quando eles passam rentes ao Sol, pegando velocidade e transformando-se em parte gasoso, e ento, pode-se ver bem toda a anatomia de um cometa. Primeiro temos o ncleo feito de material slido, envolto por uma nuvem de matria difusa, chamada coroa (O ncleo e a coroa formam a cabea do cometa), e ento, ao aproximar-se do Sol o cometa desenvolve mais a coroa e ento pode-se ver a calda, por consequncia da alta temperatura. A calda no nada mais nada menos do que matria luminosa que se desprende da cabea, que pode atingir milhares de quilmetros. E alm dela, h outra calda, feia de poeira espacial, e outra, feita ons. Da Terra, s se pode v-los se a luz solar for refletida sobre eles, j que so feitos de material congelado e quase invisveis, principalmente por que algumas radiaes que os cometas recebem do Sol so absorvidas pela nossa atmosfera, como as ondas ultravioleta. Porm, ao longo dos milnios, muitos cometas foram visto por muitas
7

civilizaes, e estes so vistos at hoje, alguns deles so: O cometa Halley, um dos mais importantes, cometas como Hyakutake, 1993a Mueller, tambm Hale-Bopp e West. Esto catalogados mais de 1000 cometas dos quais apenas cerca de 150 tm perodos orbitais bem identificados, da ordem de 200 anos ou menos.

Meteorides Um meteoroide a matria que gira em torno do Sol, ou qualquer objeto que seja to pequeno que no possa ser chamado de asteroide ou cometa (outros to pequenos so at chamados de micrometeoroides), porm, se sabe que os meteoroides so na maioria das vezes pedaos desprendidos destes, ou at de outros astros, como a Lua e Marte (j foram catalogados meteoritos com elementos lunares e elementos marcianos), mas apesar disso, no se tem certeza de onde eles se originaram. Eles so chamados de meteoritos quando atingem a nossa atmosfera sem serem completamente vaporizados, e h trs tipos bsicos de deles, so os: rochosos, rochosos ferrosos e ferrosos, sendo que os mais comuns so os condritos (rochosos) j que se tem indcios de estarem no nosso sistema desde sua criao.

You might also like