You are on page 1of 37

RODRIGUES, Dnia A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres enquanto indicadora de novas sensibilidades perante a morte.

. Sapiens: Histria, Patrimnio e Arqueologia. [Em linha]. N. 1 (Julho 2009), pp. 64-100. URL: http://www.revistasapiens.org/Biblioteca/numero1/A_simbolica_ma onica.pdf

A SIMBLICA MANICA EXISTENTE NO CEMITRIO DOS PRAZERES ENQUANTO


INDICADORA DE NOVAS SENSIBILIDADES PERANTE A MORTE

Dnia Rodrigues 1 Resumo: O sculo XIX assistiu a profundas revolues na histria das mentalidades. Estas subsistiram at aos dias de hoje gravadas e esculpidas em monumentos tumulares pertencentes s grandes necrpoles nas periferias das cidades. Os livros de registo dos cemitrios e os jazigos so perfeitos testemunhos das novas sensibilidades e preocupaes que se comeavam a afirmar no seio da sociedade. Este artigo pretende ilustrar algumas das mais marcadas tendncias do Portugal oitocentista atravs da anlise da simbologia manica patente nos tmulos do Cemitrio dos Prazeres. Esta alia uma escatologia milenar a fenmenos contemporneos, como o culto da razo ou o crescimento da sensibilidade familiar. Ser defendido que, no confronto com a morte, poucos so os que se atrevem a abandonar os cnones tradicionais de uma religio que em vida haviam fortemente atacado.. Palavras-chave: Morte; Maonaria; Simbolismo; Cemitrio dos Prazeres.

Abstract: The nineteenth century was a stage of profound revolutions in the history of the mentalities. These have endured until nowadays carved and sculpted in the funerary monuments of the great necropolis on the periphery of the cities. The registration books of the graveyards and the tombs can perfectly illustrate the new sensibilities and concerns that began to manifest in the middle of the society. This paper intends to illustrate some of the deepest tendencies in Portugal at this time through the analysis of the freemasonic simbology of the Cemitrio dos Prazeres tombs. This allies a millenary eschatology to contemporary phenomena, such as the cult of reason or the appearance of a familiar sensibility. It will be argued that, facing death, few are the ones who dared to abandon the traditional canons of a religion that in life had strongly attacked. Key-words: Death; Freemasonry; Simbolism; Cemitrio dos Prazeres.
1

Licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2008

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

dedicado memria de meu pai

Agradecimentos
Este trabalho no poderia ter sido concretizado sem a ajuda preciosa de algumas pessoas, a quem devido um profundo agradecimento. Devo, em primeiro lugar, agradecer ao Prof. Fernando Andrade Lemos e ao Dr. Licnio Fidalgo, pela sua disponibilidade sem limites, e ao Prof. Dr. Joo Medina pela orientao do trabalho. Tambm foram de extrema utilidade os contributos de Maria da Conceio Rodrigues, Evelina Rodrigues, Sandra Nascimento, Hugo Figueira, Ricardo Silva, Helena Bastos, Vasco Azinheira, Aida Rosa, Ins Valrio, Joana Barreto, Andrea Coccorese, Gianmarco, Arianna e Francesco, Ivo Bernardo, Catarina Ribeiro, Ins Courinha, Dr. Fernando Moreira e Prof. Manuel Gandra. A todos, um muito sentido obrigado.

1. A vivncia da morte durante o sculo XIX e incios do sculo XX

Gladstone, poltico liberal britnico do sculo XIX, disse um dia: Mostrai-me a maneira como uma Nao ou uma Sociedade se ocupa dos seus mortos e dir-vos-ei com razovel exactido quais os sentimentos delicados do seu povo e a sua fidelidade a um ideal elevado (Thomas: 339). De facto, a morte pode ser considerada como o grande revelador colectivo das sociedades e das civilizaes (Thomas: 339). O culto dos mortos , muitas vezes, o nico vestgio remanescente de populaes cuja memria no sobreviveu ao peso esmagador do passado. O mesmo no acontece numa poca mais recente, como os sculos XIX e incios do sculo XX, onde dispomos de abundante quantidade de informao. Neste caso, a anlise da emergncia de mltiplas sensibilidades perante a morte traduz uma crescente complexificao do pensamento e da sociedade.
65

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

Michel Vovelle, nos seus estudos sobre a evoluo do tratamento da morte na sociedade ocidental2, inicia sempre os seus captulos com um breve apontamento demogrfico. Indubitavelmente, este factor influi de forma determinante na metamorfose das concepes escatolgicas da sociedade3. No sculo XIX, comea a afirmar-se uma descida muito acentuada nas taxas de mortalidade, proporcionada por uma melhor alimentao de base, menor instabilidade poltica e social, e progressos na medicina. A desigualdade perante a morte mantm-se, porm. Para o mundo rural e para o mundo operrio, tardam a surgir as melhorias efectivas que a burguesia urbana comea a sentir logo nos incios do sculo. Por isso mesmo, as camadas populares iro reagir com virulncia aos novos modelos higienistas propostos para lidar com a morte, uma vez que estes contrariam os seus hbitos mais arreigados. Apenas no final do sculo, e como consequncia da revoluo demogrfica possibilitada por Pasteur, estes estratos se comeam lentamente a converter morte burguesa. O perodo em estudo assiste a uma medicalizao efectiva da morte. O mdico utiliza o medo largamente difundido em relao morte aparente para afirmar o monoplio do seu saber. Proclama que as pessoas continuam a ser enterradas vivas porque apenas o exerccio da actividade mdica confere a autoridade e o conhecimento para determinar a morte. Assim, lentamente, e tambm como resultado da progressiva secularizao da sociedade, o mdico vai tomando o lugar do padre cabeceira do morto. Em breve, as preocupaes higienistas que se comeam a delinear na sociedade vo-se materializar fisicamente, projectando um novo iderio no espao. O cemitrio romntico, impulsionado pelo decreto napolenico de 1804, vai-se progressivamente implantando ao longo da Europa. Em Portugal, a gesto pblica e laica da morte comea a afigurar-se em 18354, quando uma violenta epidemia de clera morbus dita a construo de dois cemitrios5 na periferia da cidade. luz da mentalidade iluminada da poca, a localizao fora dos centros urbanos neutralizaria os perigos de infeco. A legislao de Rodrigo da Fonseca Magalhes, publicada em
2 3

Ideia recorrente ao longo da obra de Vovelle, 2000. Veja-se, a ttulo de exemplo, como a ruptura populacional resultante da Peste Negra que assolou a Europa em 1348 se encontra em estreita relao com o despontar do fenmeno de La Danse Macabre. 4 Ser neste ano que se vero concretizados os esforos precursores de Ribeiro Sanchez, Jos Alvarez da Silva, Manuel Joaquim de Paiva, Jos Anastcio da Cunha, Pina Manique, entre outros. 5 Cemitrio dos Prazeres e Cemitrio do Alto de S. Joo.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

66

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

18356, vai reforar esta tendncia, obrigando construo de cemitrios pblicos por todo o pas e proibindo o enterramento intramuros. A esta seguiram-se numerosos decretos at 1881, dada a dificuldade de aplicabilidade da lei em mbito popular. A clebre revolta da Maria da Fonte, em 1846, o melhor exemplo de como a mentalidade burguesa e liberal se confrontava na prtica com as convices mais basilares dos estratos populares. No entanto, esta contradio entre os imaginrios burgus e popular era no fundo mais aparente que real. Desde meados do sculo XVIII que o racionalismo se esforava por banir o espectro de Thanatos. No campo da medicina, perseguia-se a anulao da morte pelo conhecimento: catalogando, inventariando, e dissecando exaustivamente, mdicos e cientistas procuravam control-la, subjugando-a ao domnio do racional. Na filosofia iluminista, a dissertao sobre a morte largamente evitada: Pascal, Voltaire, e Diderot preferem a reflexo sobre a vitalidade; Radicati di Passerano, um dos poucos que se dedica a este tema7, considera que o medo da morte no inato mas antes imposto pela casta sacerdotal. Mas a obsesso pelo macabro, com o advento do romantismo, revela a superficialidade desse manto de racionalidade. Ainda que muitos tentem relacionar este retorno s ideias negras com a crescente sucesso de guerras e calamidades, il verme era dunque nella mela, prima ancora che il vecchio mondo crolasse (o verme encontrava-se ainda na ma, mesmo antes que o mundo antigo desabasse) (Vovelle, 2000: 536). A morte enquanto veculo de emoes fortes, evaso, sonho, unio entre Eros e Thanatos, enfim, enquanto mistrio supremo e insondvel sucessivamente cantada por autores como Goya, Friedrich, Fussli, Goethe, Young, Grey ou Blair. A pulso do macabro, o ressurgir dos medos irracionais, a atraco pelo desconhecido, todos eles exprimem a viso de uma burguesia que no se identificava com a mundividncia iluminista, e que se alimentava ainda de um imaginrio popular com reminiscncias medievais. O romantismo encontra-se tambm ligado expresso de uma emotividade mais forte em confronto com a morte do outro. A manifestao do afecto familiar transcende o luto tradicional para o estdio de cordoglio, uma dor e perturbao interior muito profunda. dada toda uma nova importncia morte da mulher e da

Decretos de 27 de Setembro e de 8 de Outubro de 1835. Passerano elabora mesmo uma colectnea de reflexes pessoais sobre este assunto, em Philosophical Dissertations Upon Death.
7

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

67

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

criana. Este fenmeno encontra-se intimamente ligado com a emergncia da individualidade8, expresso por excelncia do liberalismo no plano moral. A anlise das novas sensibilidades fnebres revela a dimenso escatolgica deste individualismo, que se traduz no culto da memria e da posteridade. Ainda no sculo XVIII, Falconet concebia a posteridade como uma prova de imortalidade da alma; Diderot afirmava que esta era para o filsofo o substituto do Alm para o homem religioso. Nesta sua dissertao, o filsofo francs enuncia assim o fenmeno de laicizao da soteriologia crist da salvao individual. Assim, a nfase na posteridade acentua-se sobretudo nos sectores mais ligados secularizao da sociedade. A morte reveste-se ento de grande importncia para aqueles que desejam deixar um testemunho de anticlericalismo, tendncia que se comea a acentuar nos finais do sculo XIX. A coerncia com as convices de toda uma vida passa a ser tida em grande considerao, em contraponto s mltiplas converses atemorizadas no leito da morte. A descrena numa vida aps a morte prende-se em larga medida com o conceito da morte de Deus na sociedade ocidental. Para o liberal anticlerical, a religio ser substituda pela idolatria do Estado, considerada por Nietszche como mais fantica e perigosa9. O culto da memria estabelece os novos heris, figuras glorificadas e por vezes mesmo deificadas. Assiste-se desde o advento da Revoluo Francesa materializao fsica desta realidade, com a renomeao da toponmia, ou a instituio de Pantees Nacionais10. Com a Primeira Guerra Mundial, as camadas populares acabam por se render ao culto da memria, erguendo at na mais pequena aldeia um monumento em honra dos seus filhos cados. A Primeira Guerra Mundial marca tambm o incio de uma poca onde o enterramento no cemitrio romntico comea a cair em desuso. O gigantismo da paisagem de pedra11 substitudo por solues mais igualitrias, como a inumao em

A preocupao com a individualidade no plano tanatolgico pode aferir-se no art. 5. do Decreto promulgado por Rodrigo da Fonseca Magalhes em 27 de Setembro de 1835, o qual estipulava: Cada corpo ser enterrado em cova separada, a qual teria pelo menos cinco palmos de profundidade e distncia de palmo e meio das outras covas. Flores, 1993: 28. 9 Erradamente, a afirmao de Zaratustra que o Estado era o mais frio de todos os monstros tem induzido interpretao de Nietzsche como anarquista. Como Karl Jaspers sublinha, a ambiguidade de Nietzsche de tal ordem que a maioria dos partidos pode abrigar-se detrs da sua autoridade: ateus e crentes, conservadores e revolucionrios, socialistas e individualistas, sbios metdicos e sonhadores, homens polticos e apolticos, espritos livres e fanticos. Medina, 2004: 23. 10 Em Portugal, a longa controvrsia que se gerou em torno do Panteo Nacional, resolvida apenas em 1916, atesta o quo efmero e volvel pode ser o culto da memria. 11 Ideia recorrente ao longo da obra de Vovelle, 2000.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

68

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

campas ou a cremao. Progressivamente, a concesso de tmulos ou ossrios vai perdendo o seu cariz perptuo, permitindo gesto cemiterial desfazer-se dos despojos mortais ao fim de 25 anos. Na era do consumo desenfreado e do encanto pela efemeridade, tambm a morte ganha um cariz descartvel. Paradoxalmente, a morte torna-se omnipresente e invisvel: ao mesmo tempo que a comunicao social bombardeia o espectador com sucesses interminveis de mortes distantes e abstractas, os moribundos prximos so relegados para o facilitismo assptico dos lares e hospitais, onde permanecem entregues sua solido12. A morte do prximo vivida com uma angstia sem precedentes, mas a manifestao do luto deve ser nfima: o ser em sofrimento encarado como ser alienado da sociedade, o seu estado como uma anormalidade que deve ser resolvida o mais rapidamente (ainda que superficialmente) possvel.

O Cemitrio dos Prazeres, na zona Ocidental de Lisboa, um espao que patenteia as diferentes sensibilidades que se desenvolveram em torno da morte ao longo de mais de um sculo e meio. Atravessando um dos mais conturbados perodos da Histria Portuguesa, uma fonte inesgotvel de conhecimento do passado. Os seus jazigos, tmulos e ossrios perpetuam a efemeridade da passagem de aristocratas e populares, monrquicos e republicanos, portugueses e estrangeiros, homens e mulheres, bem como uma parte significativa das suas respectivas mundividncias. No dizer de Francisco Moita Flores, este espao configura um mundo onde o imaginrio dos vivos prefigurou a ideia da morte e a materializou naquela manifestao arquitectnica, carregada de smbolos que so a memria do tempo e o discurso sobre as ltimas finalidades da existncia (Flores, 1992: 66). Este estudo foca-se particularmente na simbologia manica, que comporta uma mitologia muito rica e particular. Esta reveste-se ainda de outra significncia quando encarada no apenas enquanto realidade isolada, mas enquanto veculo de atitudes variadas perante a morte. A anlise dos jazigos seleccionados complementada com dados provenientes dos livros de registo cemiterial, que fornece alguns esclarecimentos e informaes preciosas nalgumas questes. Um breve tratamento estatstico tambm enunciado, com o objectivo de localizar o objecto em estudo no universo mais vasto que representa o Cemitrio dos Prazeres.
12

Ideia recorrente ao longo da obra de Elias, 2004.


SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

69

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

2. Breve tratamento estatstico e anlise simblica

O programa de Divulgao e Valorizao Cultural do Cemitrio dos Prazeres contemplou a elaborao de dez percursos temticos, entre os quais o Percurso Manico. Trinta e dois jazigos foram includos neste percurso. Os critrios desta recolha foram no o de um reconhecimento exaustivo, mas a elaborao de um passeio apelativo para os visitantes, com uma significativa variao simblica e iconogrfica. Entre estes, vinte jazigos possuem simbologia inequivocamente manica. De seguida, apresenta-se uma breve exposio dos elementos mais relevantes, bem como o seu significado:

Delta radiante Quatro jazigos do Cemitrio dos Prazeres possuem tringulos equilteros radiantes: o 6893, o 6891, o 6962, e o 6853, nomeadamente os nmeros 1, 11, 22 e 25 do percurso manico. Todos eles foram construdos pelo mesmo arquitecto, C. Dias 13, e apresentam uma estrutura semelhante. O tringulo a base da Geometria, a mais nobre das sete cincias liberais (Reghini, 2002: 59). inseparvel do simbolismo do nmero trs e do conceito de trindade. Na concepo manica, pode representar os quatro elementos, consoante a abertura dos ngulos que o constituem14. O tringulo equiltero smbolo de harmonia, divindade, proporo. Na tradio judaica, representa Aquele cujo nome no se pode pronunciar, Deus. Alquimicamente, smbolo do fogo, e encontra-se ligado ao princpio masculino quando o seu vrtice se encontra voltado para cima. Smbolo de perfeio, o tringulo representa em duas de suas pontas a lei da dualidade, as foras bsicas da natureza que se combinam com a terceira para produzir a criao e que encontram a perfeio no ponto em que se unem e combinam15. O delta radiante representa a projeco da Luz e Sabedoria divinas. O raio refora a simbologia do tringulo: manifesta a omnipotncia do deus supremo. ao mesmo

Esta indicao encontra-se bem visvel, inscrita no lado direito de cada monumento. O tringulo issceles corresponde ao fogo, o escaleno gua, o rectngulo ao ar e o equiltero terra. 15 Nicola Aslan, cit. por Lemos (a): 7.
14

13

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

70

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

tempo vida e morte, porque gera e destri. Encontra-se tambm associado, nomeadamente nas concepes bramnicas, Sabedoria. Possuidor assim de uma simbologia extremamente complexa, por nele conflurem concepes pitagricas, crists, cabalsticas, hermticas e alqumicas, o delta radiante , em ltima instncia, o smbolo do Conhecimento, mas um conhecimento que provm de instncias divinas e que s revelado aos que percorrem o caminho para atingir a iluminao, aos que afeioam a pedra bruta para esta se transformar na pedra cbica.

guia bicfala A guia bicfala com o nmero 33 inscrito no peito um dos smbolos mais inequivocamente manicos. Representa o mais alto grau do Rito Escocs Antigo e Aceite, o de Soberano Grande Inspector Geral. Este smbolo encontra-se patente apenas num jazigo do Cemitrio Oriental, o n. 1338 (assinalado no percurso manico como 6). A guia, enquanto rainha das aves, um arqutipo fundamental de numerosas civilizaes. Sendo o smbolo imperial por excelncia, frequentemente acompanha ou representa os maiores deuses e heris (apenas na civilizao ocidental, Zeus, Cristo, Csar, Napoleo). Para alm de transmitir a ideia de vitria, realeza, agilidade, prontido, engenho, a guia encarnao dos estados espirituais superiores. Associada mais alta divindade uraniana e ao fogo celeste, por ser o nico animal capaz de olhar o sol de frente, simboliza assim a percepo directa da luz intelectiva. Importa salientar ainda o seu cariz augural, inicitico e psicopompo nas mais diversas tradies. A bicefalia, para alm de reforar todos os aspectos acima referidos, reporta-nos simbologia binria como Ado-Eva, Sol-Lua, justia-misericrdia, Roma-Constantinopla, etc. O nmero 33 reveste-se de uma dupla importncia, porque para alm de ser um reforar o simbolismo do nmero 3, tambm a idade da morte de Cristo e de Alexandre, o Grande. O jazigo n. 1338 um dos mais ricos em termos de simbologia manica. Para alm da guia bicfala, possui vrios outros elementos que reportam FrancoMaonaria, como o esquadro e compasso, o martelo, e a coroa de louros. excepo do primeiro, todos os outros se encontram representados em outros tmulos, como se poder constatar em seguida.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

71

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

Esquadro e compasso So cinco os jazigos assinalados no percurso manico deste cemitrio que possuem uma inscrio de um esquadro e um compasso entrecruzados: o 6 (1338), o 13 (2398), o 15 (5273), o 17 (4251), e o 30 (3005). O compasso geralmente considerado como emblema do rigor matemtico, da preciso e da razo. Esta ideia, que surge no final da Idade Mdia, com o despontar do Humanismo, precedida de toda um tradio medieval que confere uma carga cosmolgica a este instrumento, e que Blake to bem soube imortalizar na sua clebre obra O Ancio dos Dias Mede o Tempo. Aqui, o compasso marca a delineao do firmamento e representa a imposio de Ordem no Caos. Associado ao princpio masculino e activo, simboliza o esprito eterno e infinito, as possibilidades de conhecimento. Este instrumento permite medir e traar circunferncias de diferentes centros e dimetros, o que representa no patamar filosfico a flexibilidade do pensamento e os diferentes modos de raciocnio. Encontra-se ainda ligado s noes de justia, exactido, perfeio, harmonia e sabedoria. Por sua vez, o esquadro encontra-se associado ao quadrado. Exprime assim o elemento terra, a ideia de matria, da qual o nefito se deve progressivamente desprender no seu caminho para a perfeio. Transmitindo as noes de feminilidade, passividade e submisso, simboliza a rectido, o respeito pelas leis e regulamentos. Jia do Venervel, significa neste contexto que () a vontade de um chefe de Loja no pode ter mais do que um sentido, o do status da ordem, e que no deve agir seno de uma nica forma, a do bem. (Chevalier e Gheerbrant, 1994: 305).

Coluna com 3 roms Dois dos tmulos pertencentes ao percurso manico do Cemitrio Ocidental, assinalados como 8 (673) e 10 (842), so constitudos por uma coluna com capitel drico, sobre o qual se encontram representadas trs roms. Simbolizam as colunas entrada do templo de Salomo, Jachin e Boaz, que segundo o livro sagrado hebraico continham duas fileiras de roms () para cobrir os capitis de cada uma das colunas (I Reis 7, 18). Aparentemente, a coluna encontra-se ligada ao pensamento mstico e simblico desde tempos muito remotos. Relacionada com a ideia de suporte e de limite, toma na tradio judaico-crist um sentido csmico e espiritual a rvore da vida, o eixo dos
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

72

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

mundos, que une a esfera humana divina16. A rom, para alm de smbolo primordial de fecundidade, exprime tambm em contexto manico a ideia de fraternidade17. Assim, a associao dos dois elementos pode simbolizar a perpetuao do conhecimento e dos valores adquiridos pelo Homem enquanto elevado

espiritualmente, enquanto mediao entre os dois mundos.

Alfabeto manico Esta cifra de substituio mono alfabtica, conhecida tambm como Pig Pen, foi criada pelo mstico e alquimista Agrippa de Nettsesheim, nobre alemo que viveu durante o sculo XVI. Mais tarde veio a ser o alfabeto adoptado pela Maonaria, instituio que necessitava de um mtodo de comunicao escrito encriptado. Os jazigos n. 734 e 5428, referenciados como 3 e 19 no mapa onde se encontra registado o Percurso Manico, no possuem nenhum elemento que isoladamente se possa associar com o iderio maon; porm, a conjugao das diversas representaes permite de facto fazer esta identificao. O primeiro caso ser considerado mais adiante nesta exposio. Devido escassez de registos, no foi possvel confirmar nas fontes se de facto os chefes de famlia, ou mesmo os titulares dos jazigos acima referidos, eram filiados na Maonaria, ou se a incluso deste tipo de simbologia se encontraria preso a razes de outra ordem. Sabemos, por exemplo, que no tmulo de Sarah de Mattos a figurao de elementos manicos se encontra presa a motivos de propaganda poltica e anticlerical; ou que a influncia desta simbologia no jazigo do Duque de Palmela se ficou a dever ao seu arquitecto Cinatti. Apesar de no ser possvel no mbito deste trabalho uma anlise exaustiva deste monumental sepulcro, algumas breves referncias merecem ser evidenciadas. O espao consagrado a este monumento consiste numa gigantesca pirmide de pedra, em diante da qual se estende uma alameda calcetada, flanqueada por duas fileiras de terra batida, de onde despontam numerosos ciprestes. O terreno, delimitado por um extenso gradeamento, acede-se atravs da transposio de sete

Esta ideia encontra-se patente na tradio cabalstica, onde a coluna liga a ltima sfira (a terra) sexta (o cu). 17 A rom representaria a famlia manica universal, onde os seus gros, reunidos numa polpa transparente, simbolizam os maons unidos entre si por um ideal comum. Cit. por Pinto, 2007: 102.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

16

73

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

degraus cbicos. O orientalismo do sepulcro no se limita sua forma piramidal18. De facto, alguns autores, baseados na orientao e racionamento do espao, falam de uma recriao do Templo de Salomo. Com uma disposio geogrfica que o coloca organizado entre o Ocidente (porta de acesso ao jardim) e Oriente (local onde se encontra o mausolu), os mortos da famlia Palmela repousam nesse Oriente Eterno que na simblica da maonaria corresponde s zonas do imaginrio que integram os maons falecidos (Flores, 1992: 74). entrada da pirmide, quatro colunas suportam um frontispcio em forma de delta, semelhana dos templos helnicos. Jachin, a coluna direita do Templo de Salomo, posicionada a Sul, encarna o princpio masculino: apolnica, solar. Boaz, por sua vez, disposta a Norte, feminina, passiva, regida pela Lua. Assim, na fileira de terra que parte das colunas posicionadas esquerda, encontram-se sepultadas as mulheres que serviram na Casa Palmela, estando os defuntos servidores de sexo masculino depositados na fila da direita, perto das colunas que simbolizam Jachin. Os investigadores sublinham tambm a simbologia dos nmeros os sete degraus para aceder ao jardim, os cinco degraus para entrar no mausolu, e um duvidoso 3 na chave na mo do Anjo da Morte que encima a pirmide. Pode apesar de tudo dizer-se que, ainda que algumas ilaes paream foradas, e sejam mais um prolongamento da vontade e imaginao dos analisadores, a influncia manica neste monumento encontra-se bem documentada. No havendo notcias do ingresso do Duque de Palmela na Maonaria, a presena do imaginrio manico neste sepulcro tradicionalmente atribuda ao seu arquitecto italiano, Cinatti. Moita Flores vai mais longe, considerando que neste jazigo esse mesmo imaginrio revelador de uma lgica de compromisso entre os resqucios de uma mundividncia do Antigo Regime e o recente universo liberal (Flores, 1992: 70). Teramos ento patente neste mausolu, mais do que uma mera leitura poltica, o simbolismo manico enquanto revelador na morte da conciliao de duas cosmovises distintas. A alameda calcetada no jazigo da famlia Palmela tambm frequentemente apontada como smbolo intrinsecamente manico. De facto, o pavimento dos templos manicos constitudo por quadrilteros brancos e negros, que apresentam a dualidade Luz-Trevas; porm, estes jamais se dispem em posio oblqua, como
Importa assinalar que desde as invases Napolenicas ao Egipto, e da subsequente decifrao da Pedra da Roseta, as classes abastadas da Europa se encontravam consumidas por uma delirante egiptomania. O Duque de Palmela, nascido em Turim, sede do maior museu egpcio europeu, seguramente assimilou este imaginrio desde muito cedo.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009
18

74

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

neste caso ou no do jazigo n. 1638 (o 12 do Percurso Manico) encontram-se sempre dispostos paralelamente, como representado nos sepulcros n. 6647, 2524 e 6441 (respectivamente, o 26, 29 e o 31 do percurso acima referido). No entanto, resulta impossvel determinar se o apontamento axadrezado destes ltimos trs tmulos se insere intencionalmente na simblica manica, ou no passa de um ditame da Arte Nova sepulcral. Existem ainda vrios outros jazigos que fazem parte do Roteiro Manico proposto aos visitantes do Cemitrio dos Prazeres. Porm, no nos parece haver qualquer base slida para figurarem neste percurso. Oito deles so indicados apenas por neles figurar uma estrela de cinco pontas19. Ainda que esta se revista de um significado particular para a Maonaria, uma vez que smbolo de Perfeio, a manifestao central da luz, a representao do Homem, no um elemento exclusivo desta organizao, e a sua presena isolada no pode ser de alguma forma um indicador seguro de um simbolismo manico. Em todos estes jazigos, excepo do n. 5843 e 6837, a estrela encontra-se em estrita associao com a cruz crist. Parece fazer muito mais sentido identificar este elemento com a cosmoviso crist, uma vez que tambm aqui a estrela se reveste de uma importncia significativa estritamente ligada simbologia messinica, esta a imagem do Messias esperado. Por fim, no nos parece tambm correcto relacionar os jazigos 4 e 9 com o iderio manico. O primeiro possui quatro patas de leo; o segundo, duas pombas associadas a um tringulo. A simbologia de ambos ser explicitada mais adiante neste trabalho, mas mais uma vez duvidosa uma identificao inequvoca apenas a partir destes elementos. Por limitaes de espao, no seria possvel estudar exaustivamente todos os sepulcros contendo elementos manicos. Da lista acima indicada, apenas sero abordados os que mais se adequavam ao objectivo professo do trabalho a anlise de alguns tmulos com elementos manicos enquanto veculos de novas sensibilidades perante a morte. Decidimos incluir tambm o jazigo de Sarah de Mattos, que possui tambm algum simbolismo pertencente a este iderio, mas no se encontra assinalado neste Percurso elaborado pela Gesto Cemiterial da Cmara de Lisboa.
So eles os nmeros 14, 21 (6179), 23 (5843), 24 (6837), 27 (3018), 28 (5885) e 32 (1408) do Roteiro Manico.
19

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

75

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

3. Breve apontamento sobre os livros de registo do Cemitrio dos Prazeres

O propsito original da consulta dos livros de registo cemiterial era o de complementar a informao sobre os jazigos e os indivduos neles enterrados. Ainda que alguns dos sepulcros analisados pertenam a figuras de vulto do sculo XIX e incios do sculo XX, a maioria destes monumentos contm os restos mortais de elementos que no deixaram qualquer outra marca para a posterioridade para alm da sua marca fnebre. No entanto, a anlise do acervo documental deste cemitrio providenciou informao to valiosa para uma leitura da mutao das sensibilidades perante a morte que decidimos incluir um breve apontamento a este dedicado. Foram apenas considerados os registos estudados no mbito deste trabalho, pelo que ser seguramente uma anlise muito incompleta; assegura-se deste j que aqui se encontra um terreno frtil de pesquisa, o qual merecer ser investigado com maior profundidade. Ao longo de um sculo e meio de histria, alguns campos de entrada nos livros de registos mantiveram-se inalterveis, nomeadamente os que dizem respeito ao nome do falecido, a sua naturalidade, idade, estado civil, profisso,

parquia/freguesia, causa e data de morte. Encontram-se igualmente sempre presentes durante os diferentes perodos indicaes mais especficas ao prprio mbito cemiterial, como a data de entrada no cemitrio, a altura e local de enterramento, a autoridade que deu o bilhete e outro tipo de observaes. As informaes mais relevantes para o estudioso da histria das mentalidades encontram-se na forma de preenchimento destes mesmos campos e nas entradas que vo sendo introduzidas ou eliminadas. Nos livros de registo mais antigos, a informao mais parca. Para alm dos elementos acima referidos, existe apenas mais uma entrada Hora determinada para o enterramento depois do falecimento. Esta mantm-se pelo menos at ao ano de 1911 e particularmente reveladora do medo da morte aparente. A tafofobia, que se comea a acentuar em meados do sculo XVIII, vai percorrer todos os estratos sociais, tendo como principal consequncia um alargamento do perodo entre a decretao da morte e o sepultamento. De facto, enquanto se encontram frequentemente nos registos paroquiais indicaes de inumaes perpetradas no prprio dia, no acervo
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

76

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

documental do cemitrio o perodo de espera decretado pelo mdico 20 frequentemente de 24 horas, chegando a 43 horas no caso do Duque de Palmela. Entre as diferentes anlises sociolgicas para explicar este fenmeno, importa sublinhar a de Philippe Aris, que defende que o medo da morte se agudizou no plano inconsciente, tomando a forma de tafofobia21. Em 1891, foram acrescentadas duas novas entradas: a filiao e a indicao da sua legitimidade. Aqui poder-se-ia ver o convergir de preocupaes da organizao eclesistica com as correntes laicas que preconizam a reforma da sociedade: enquanto a primeira indica a ancestral preocupao em relao ascendncia, a segunda demonstra quer a preocupao catlica de procriao dentro do casamento, como a legitimao legal do indivduo perante a sociedade. A partir de 1907, acrescentaram-se s entradas dos registos, que continham j um campo com molstia que causou a morte, as causas do mdico e o nome do mdico que declarou o bito. O registo burocrtico assinala assim uma efectiva medicalizao da sociedade e uma crena teleolgica. A f inabalvel no progresso e na cincia sofre um rude golpe no rescaldo da Primeira Guerra Mundial. Assim, em 1937, estes dois campos tinham j sido eliminados. A estruturao do livro de registo volta a assemelhar-se com os exemplares mais antigos, sendo de assinalar a modificao do campo Parquia para Freguesia. Esta modificao assinala o impacto que a Lei de Separao da Igreja do Estado de 1911 teve em termos de organizao Estatal. As unidades orgnicas a partir das quais se estrutura a sociedade passam a ser as freguesias e os municpios, deixando o Estado de se servir das habituais divises em parquias e dioceses. Importa tambm assinalar, a partir de 1937, a indicao das agncias funerrias no campo Autoridade que deu o bilhete. Tal traduz a prtica cada vez mais generalizada da famlia relegar o trabalho de preparao do morto para uma entidade que se prope para o tratamento de todas as formalidades. A partir desta poca, no se voltam a registar mudanas significativas na organizao dos registos, mas o seu preenchimento vai sendo progressivamente mais
A concepo mdica difundida de vrios estdios da morte, os primeiros dos quais poderiam ser reversveis, originou a crena que a morte de um indivduo s se poderia estabelecer com certeza quando este apresentasse indcios de putrefaco. Em nome da higiene e sade pblicas, os mdicos foram forados a impor a sua autoridade para no deixar que o perodo de espera se prolongasse at este extremo. 21 Ideia recorrente ao longo da obra de Aris, 1989.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009
20

77

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

parco. Em 1988, apenas so completados os campos que dizem respeito ao nome, filiao, morada, os dados concernentes ao cemitrio e a entidade que passou o bilhete. registado o falecimento do defunto no hospital, instituio assptica onde os indivduos vo morrer na solido22. A informao relativa ao defunto perde a sua importncia, da mesma forma que a sua dolorosa memria vai sendo progressivamente apagada da sociedade.

4. A emergncia de novas sensibilidades perante a morte patenteadas atravs do simbolismo manico

1) a individualizao da morte e o culto familiar: o jazigo da famlia Magalhes Basto

a) informao sobre o jazigo e nota biogrfica

O jazigo 734 situa-se na rua 27 do cemitrio em estudo. O seu titular originrio foi Antnio Jos de Magalhes Basto, que comprou o terreno em 29 de Julho de 1857 por 144$250. A sua propriedade passou para a Cmara em 9 de Agosto de 1924. Os epitfios do sepulcro assinalam a presena de trs defuntos: Maria Thereza, esposa do titular, Maria Amlia, sua filha, e Antnio Libnio, seu jovem filho. No livro de registos, porm, apenas se encontram documentados os dois filhos e o proprietrio. Sobre este ltimo foi apenas possvel recolher a informao procedente do livro de registo de bitos e dos prprios epitfios. Originrio de S.Martinho da Trofa, podemos auferir que numa parte da sua vida viveu no Brasil, na provncia de Pernambuco, onde nasceram os seus dois filhos. Podemos presumir que voltou a casar, uma vez que a data de nascimento do segundo filho posterior data de falecimento da sua esposa. Estabelecendo-se a dado ponto em Lisboa, e tornando-se proprietrio do Pao do Lumiar, o patriarca da famlia Magalhes Basto sobreviveu morte da primeira esposa e dos dois jovens filhos, vindo a falecer a 26 de Setembro de 1889.

22

Ideia recorrente ao longo da obra de Elias, 2004.


SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

78

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

b) constituio do jazigo

O monumento constitudo por cinco partes. Assente em trs degraus encontra-se um cubo macio de mrmore, separado de uma pequena pirmide por quatro pilares encimados por tochas, dispostos em cada vrtice da base quadrangular. No espao entre estes dois elementos encontra-se uma urna com quatro ps de leo. Uma cruz com uma estrela de cinco pontas no cruzamento dos seus braos encima todo o conjunto. O espao do sepulcro encontra-se delimitado por um gradeamento em forma quadrangular. Este constitudo por quatro pilares de pedra encimados por pinhas nos vrtices do quadrado, que se encontram ligados por uma estrutura de ferro. Cada lado composto por trs unidades de deltas, que se entrecruzam numa cabea de leo. Em trs das faces do cubo marmreo existem inscries epigrficas desgastadas pelo tempo. Na face Este do monumento encontra-se registado o seguinte: VERBA MEA AURIBUS PERCIPE DOMINE/ PsI V/ AQUI REPOUSO US RESTOS MORTAES/ DE/ D. MARIA AMLIA DE MAGALHAES BASTO,/ NASCEU NA CIDADE DE RECIFE PROVINCIA DE PERNAMBUCO/ EM 28 DE SETEMBRO DE 1841/ E FALECEU EM LISBOA A 22 DE OUTUBRO DE 1861/ FLOR CEIFADA EM BOTO NA MANH DA VIDA DEIXOU/ COPIOSA HERANA DE JUSTAS SAUDADES./ ATTENDEI SENHOR AS PRECES ANGUSTIOSAS DO PAE, COMO/ DEVEIS TER ACOLHIDA A INNOCENTE ALMA DA FILHA. A face Norte, que se encontra de frente para o visitante, reza: AQUI JAZ/ MARIA THEREZA DE MOURA MAGALHAES BASTO/ NASCEU/ NA CIDADE DE PERNAMBUCO AOS 12 DE OUTUBRO DE 1807/ FALECEU/ EM LISBOA (A)OS 15 DE NOVEMBRO DE 1856/ ULTIMA HOMENAGEM DAMOR E SAUDADE/ QUE/ LHE CONSAGRA SEU ESPOSO/ ANTONIO JOZE DE MAGALHAES BASTO. Por ltimo, na face virada para Ocidente, encontra-se o seguinte apontamento: AQUI JAZ/ ANTONIO LIBANIO DE/ MAGALHAES BASTO/ NASCEU A 6 DE SEPTEMBRO/ DE 1858/ NA CIDADE DE RECIFFE CAPITAL DE/ PERNAMBUCO/ MORREO EM/ LISBOA A 6 DE ABRIL/ DE 1860.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

79

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

c) leitura global do monumento

Aparentemente, este monumento, ainda que simbolicamente muito rico, parece no conter em si nenhuma ideologia manica. Apenas a sua leitura global revela o universo conceptual em que foi realizado. De facto, o espao configurado por este sepulcro pretende emular a Jerusalm celeste, a cidade divina idealizada para onde o maon se dirige aps a sua morte terrena. A sua forma quadrangular permite um relacionamento com o Tetragrama divino23; o seu gradeamento, dividido em doze partes iguais, simboliza as doze portas desse mesmo Oriente Eterno. Em cada uma delas se encontra consagrada a cabea do leo, animal psicopompo destinado vigilncia do espao. As quatro pinhas que se encontram nos vrtices do quadrado sublinham a ideia de imortalidade veiculada por todo o conjunto. Em todo o monumento predominam as formas quadrangulares e triangulares, smbolos respectivamente da terra e do fogo. A urna encontra-se entre a matria e o esprito, servindo de mediao entre as duas esferas de existncia, o divino e o profano, o mundo dos vivos e dos mortos. Os trs degraus acentuam esta ideia, reportando para a simbologia da Escada de Jacob. Ligao entre o Cu e a Terra, esta escadaria representa tambm o progresso espiritual e o caminho percorrido por cada maon. na parte superior do monumento que iremos encontrar maior profuso de simbologia manica os trs deltas inscritos em cada lado da pirmide, reportando mais uma vez para a simbologia do nmero 12 (doze signos do Zodaco, doze meses do ano, doze tribos de Israel) e a estrela de cinco pontas em alto relevo no cruzamento dos dois braos da cruz. Simbolizando o Homem no esplendor da sua perfeio, a estrela vai posicionar-se no Centro de todos os referenciais de orientao, no Centro da Glria Eterna.

Na tradio hebraica, o Nome da divindade impronuncivel. Constitudo pelas letras iod, he, vav e he, convencionou-se que Deus deveria ser referido como Yahweh, aquele que . Cada elemento que constitui a palavra possui uma complexa simbologia, e objecto de profunda reflexo por parte da vertente mstica do judasmo, a Cabala. Dispostas no Tetragrama, as quatro letras representam assim o Divino.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

23

80

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

Atravs de todos estes referentes simblicos, manifesta-se o despontar de uma sensibilidade diferente perante a morte. A sociedade burguesa dos finais do sculo XVIII afirma uma organizao em famlias nucleares, onde se estreitam os laos entre parentes. O confronto com a morte de um ente querido altera-se radicalmente, comeando a parecer insuportvel, e originando grandes manifestaes de pesar24. Philippe Aris ir mesmo catalogar este perodo num referencial tanatolgico como a morte do outro (Aris, 1989: 43-54). Cada um dos epitfios demonstra desolao pela separao da pessoa amada. A mais pungente e comovedora destas anotaes consiste naquela dedicada filha a morte mais lamentada neste perodo a que colhe os jovens promissores, outrora plenos de vitalidade. igualmente importante assinalar o apontamento dedicado ao jovem filho. Numa poca onde grassava abundantemente a mortalidade infantil, revela-se extremamente difcil encontrar um epitfio que assinale a existncia de uma criana de to tenra idade. Estes raros testemunhos evidenciam porm a germinao de uma nova sensibilidade perante a morte infantil, e no geral, uma nova atitude manifestada pela famlia no confronto do falecido.

2) A morte romntica: o jazigo de Joaquim Geadas

a) informao sobre o jazigo e nota biogrfica

Este jazigo situa-se no cruzamento da rua 19 com a rua 8 do Cemitrio Ocidental. O primeiro titular do jazigo foi Joo Antnio Dias, que efectuou a sua compra a 6 de Maio de 1850. No entanto, a sua concesso sofreu quatro alteraes: Jos dAlmeida Belm em 1890, Leonarda Lemos em 1892, Maria Jos de Lemos em 1902, e Maria Arsnia Geadas em 1917. Depois desta data foram efectuados trs sepultamentos, entre os quais o de Joaquim Geadas, havendo indicao de cinco inumaes anteriores.

Importa assinalar que a dor desmedida no confronto da morte de um ente querido comporta em si laivos de secularizao o bom cristo chora a morte, mas no demasiado, uma vez que o falecido conhece agora o esplendor da glria de Deus.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

24

81

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

Tudo leva a indicar que o universo manico se encontre associado figura de Joaquim Geadas, o nome que se encontra gravado na pedra. Sobre ele foi apenas possvel apurar que era empregado de comrcio, e que faleceu a 26 de Junho de 1917.

b) constituio do jazigo

O sepulcro constitudo por trs partes. Sobre uma base paralelepipdica orientada na vertical ergue-se uma coluna, encimada por trs roms. A meio da coluna encontra-se a seguinte inscrio: JAZIGO/ MEMRIA DE/ JOAQUIM GEADAS/ FALLECIDO EM 26-6-917/ SUA ME/ MARIA GEADAS. Na sua base, encontra-se ainda um apontamento de teor potico: OH SOMBRA, OH SAUDOSA SOMBRA!/ L DO LGUBRE LUGAR/ ESCUTA TERNOS SUSPIROS/ QUE TE VIMOS TRIBUTAR. Nos arabescos gravados sob este epitfio, encontra-se dissimulado um tringulo com trs pontos nos seus vrtices.

c) leitura global do monumento

Atravs da simbologia manica, este jazigo deixa antever uma sensibilidade romntica perante o confronto com a morte. Esta configurada na modesta representao de uma coluna do templo de Salomo, componente fundamental na arquitectura de qualquer loja manica. De facto, ainda que admitindo a influncia de cultos mistricos e iniciticos consideravelmente mais antigos, muitos autores consideram que a Maonaria nasceu com a construo do templo de Salomo, no sculo X a.C. Embora no havendo qualquer confirmao histrica para este mito, entendido essencialmente de forma alegrica, este reclamado como referncia fundacional por nas suas premissas conter as bases estruturais fundamentais nas quais a Maonaria se ir basear ao longo dos tempos25.

Reza o mito da construo do Templo de Salomo que foi este foi construdo ao longo de sete anos por 100 000 operrios, entre os quais 8000 pedreiros. Hiram, o arquitecto do projecto, dividiuos em trs categorias aprendizes, companheiros, e mestres. Por recusar transmitir a palavra e os sinais prprios do ltimo grau a trs companheiros que pretendiam ascender ao nvel superior, foi barbaramente assassinado por estes. Com o mestre Hiram foi enterrada a palavra perdida, que os maons procuram deste ento, constituindo esta a essncia do segredo manico.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

25

82

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

Revestem-se ento de particular significado as duas imponentes colunas estabelecidas na entrada deste mtico Templo. Etimologicamente, estas encontram-se associadas ideia de solidez, estabilidade (Jachin), e de fora (Boaz)26. A tradio hermtica associa Jachin com o princpio activo, masculino e inventivo, com a razo, com a ideia de fecundao a coluna apolnica e solar. Por sua vez, Boaz encontra-se relacionado com o princpio feminino e passivo, a compreenso, emotividade e imaginao, com a ideia de concepo e gestao. O seu smbolo alqumico por excelncia a Lua, o astro que reflecte a claridade do Sol. Por se encontrarem revestidos de significados to diversos, vale a pena reflectir qual das colunas se encontra representada neste monumento. Normalmente, estas distinguem-se pela sua posio e cor27, mas estas referncias so inteis neste caso, onde existe apenas uma coluna e esta no se encontra pintada. No entanto, existe toda a probabilidade que esta simbolize Jachin, o princpio masculino e activo. Por uma feliz coincidncia, a etimologia do nome Joaquim corresponde da prpria coluna: Jehoiakim (Jeho+Yakim), derivado da mesma raiz hebraica, significa o elevado de Deus, ou Jeov levantado Um pequeno detalhe dissimulado nos arabescos que se encontram na base da coluna atenta para o requinte e pelo gosto pelo pormenor manicos, que devem ser observados com extrema ateno por parte do investigador. O delta com trs pontos nos seus vrtices simboliza uma concepo trinitria, como avanado anteriormente, podendo significar liberdade, igualdade e fraternidade; sabedoria, fora e beleza; luz, trevas e tempo, etc. A inscrio que se encontra na base da coluna permite antever a sensibilidade romntica que invadia os entes prximos a Joaquim Geadas. O romantismo vido de intensidade e de emoes fortes encara a morte como o derradeiro mistrio, como algo que pertence ao domnio do inescrutvel. Esta encarada como evaso, repouso, refgio. O confronto com a morte do outro reveste-se de enorme nostalgia, por vezes mesmo de demonstraes excessivas e desmesuradas de consternao e pesar. O
26

Traduzido literalmente, Boaz significa nele a fora; Jachin, decompe-se em duas palavras Jah, Jeov e Iachin, o que estabelece. Uma interpretao entre muitas para a conjugao das duas seria: Deus estabeleceu na fora, solidamente, o templo e a religio de que ele o centro Crampon, cit. por Chevalier e Gheerbrant, 1994: 211-213. 27 No Rito Escocs Antigo e Aceite Jachin encontra-se colocada esquerda e Boaz direita da entrada no Templo; no Rito Francs, esto posicionadas de forma oposta. Jachin encontra-se sempre associada ao vermelho, e Boaz ao branco.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

83

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

sono eterno de Joaquim Geadas foi encarado com uma enorme dose de melancolismo por parte dos que lhe eram prximos. A quadra que os seus entes queridos lhe dedicaram condensa em quatro linhas toda uma sensibilidade que incendiou a Europa ao longo do sculo XIX, a vivncia de milhares de pessoas que no se coadunavam com uma realidade racionalista e positivista, que advogava a supremacia do Sentimento no confronto com a Razo.

5. A ostentao de uma ideologia: os jazigos de Joz Joaquim de Almeida Moura Coutinho e Joaquim Jos Cardoso Neves

O jazigo de Joaquim Jos de Almeida Moura Coutinho

a) informao sobre o jazigo e nota biogrfica

O tmulo de Joaquim Jos de Almeida Moura Coutinho encontra-se localizado na rua 14 do Cemitrio dos Prazeres, entre as ruas 43 e 25. A indicao no epitfio afirma que o tmulo teria sido oferecido pelos seus amigos. Nestes casos, usualmente, a concesso do jazigo pertence aos irmos maons que o mandaram construir, mas nesta situao a titular Mariana Cndida Moura Coutinho, uma dos seus 8 filhos. Encontram-se sepultadas 13 pessoas, entre as quais a sua esposa, alguns dos filhos e pelo menos uma neta. Jos Joaquim de Almeida Moura Coutinho foi uma das figuras mais proeminentes da Maonaria portuguesa durante o perodo cabralista. Nasceu no Porto a 5 de Janeiro de 1801, onde aderiu causa liberal. Combateu na guerra civil, onde a gravidade dos ferimentos o forou a amputar uma perna. Bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra, exerceu funes de juiz nas Relaes dos Aores e Lisboa, e foi deputado de 1843 a 1846. Homem ligado s leis, adoptou o nome simblico de Licurgo, o mtico legislador espartano, na altura da sua iniciao. Esta concretizou-se na loja Unio Aoreana de Ponta Delgada, filiada no Grande Oriente Lusitano. Foi o segundo maon portugus a ascender ao grau 33 do Rito Escocs Antigo e Aceite, que lhe foi conferido por Costa Cabral em Maio de 1842. Participou no Supremo Conselho desde a sua constituio, em 1844, onde obteve os cargos de Soberano Grande
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

84

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

Comendador Lugar-tenente (1849-1854) e de Soberano Grande Comendador (18541861). Em 1849, na sequncia da crise que seguiu as eleies gerais ao cargo de GroMestre do Grande Oriente Lusitano, encabeou a faco anti-cabralista (Marques, 1986, vol II: 98-99). O triunfo da Regenerao em 1851 foi favorvel a este grupo, que entretanto adoptara o nome de Grande Oriente de Portugal. Moura Coutinho desempenhou a funo de Gro-Mestre desta organizao entre 1853 e 1861. A sua dirigncia foi marcada pela sua inflexibilidade e autoritarismo, o que teria afastado muitos obreiros e impedido um crescimento normal da sua Obedincia (Marques, 1986, vol II: 98-99). Veio a falecer a Lisboa em 15 de Outubro de 1861, com 60 anos. Entre as suas numerosas publicaes sobre justia, administrao pblica, poltica e histria contempornea, destacam-se os Cathecismos referentes aos graus 1 a 7 e o Manifesto do Ir. Lycurgo. Gr. Insp. Geral da Ordem dos Franco-Maons em Portugal28.

b) constituio do jazigo

O monumento constitudo por 5 partes. Encima o conjunto uma guia bicfala com o nmero 33 inscrito no peito. Esta apoia-se numa seco de um prisma pentagonal onde se encontram esculpidos um esquadro, um compasso, uma fita, um martelo e uma coroa de louros. A seco encontra-se suportada por um tronco piramidal com um braso inscrito, que se encontra sobre dois troncos paralelepipdicos de diferentes tamanhos, com duas inscries distintas na parte frontal do monumento. A primeira inscrio reza o seguinte: MEMRIA/ DO/ CONS.JOZ JOAQUIM DE ALMDA MOURA COUTINHO/ OFERECEM OS SEUS AMIGOS/ 1862. Posteriormente, foi acrescentada uma outra inscrio, referente neta do magistrado: CLAUDINA R. DE A. P. MOURA COUTINHO/ NASCEU A 26-10-1897/ FALECEU A 28-3-1950/ SAUDADE ETERNA DE SUA ME.

28

Manifesto do Ir. Lycurgo. Gr. Insp. Geral da Ordem dos Franco-Maons em Portugal. Obra cit. por Marques, 1986 ou 1997?, vol. II: 76-214.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

85

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

c) leitura global do monumento

Neste tmulo, a importncia do contedo ultrapassa largamente o da sua forma. O pentgono que encima o monumento pode ser decomposto em duas figuras, tringulo e quadrado, remetendo para a unio entre o esprito e a matria, entre os elementos fogo e terra. Pode tambm ser relacionado com o simbolismo inerente ao nmero 5, relacionado nas mais diversas cosmogonias com a perfeio, o Homem, o universo, a vontade divina. No entanto, a mensagem veiculada por este jazigo reside nos elementos ostentatrios que exibe. A guia bicfala que encima o monumento, sobre a qual j foi explicitado o significado, o emblema do Supremo Conselho do Grau 33, o mais alto cargo do Rito Escocs Antigo e Aceite, a que Joaquim de Moura Coutinho pertencia. Sob este smbolo encontram-se um esquadro e um compasso entrecruzados, conjugados com outros elementos. Primeiramente, tal poder induzir o investigador em erro, uma vez que usualmente estas figuras conjugadas representam o grau de companheiro, que se encontra num estado onde o esprito (compasso) se encontra em equilbrio com a matria (esquadro). Porm, a pesquisa mais profunda revelar que a associao destes smbolos ao mao e coroa de louros representam o Grande Oriente de Portugal, a grande loja da qual Joaquim de Moura Coutinho foi Gro-Mestre. No dizer de Oliveira Marques, O Supremo Conselho () no tinha, ao tempo, grande significado. O nmero de lojas do Rito era pequeno e os maons pertencentes aos altos graus em escasso nmero. A grande maioria das oficinas do G.O.L. continuava a trabalhar no Rito Francs. () Isso no impediu que os irmos decorados com o grau 33 e, provavelmente, com outros graus ao 18, se exibissem ostentando as respectivas insgnias sempre que podiam. (Marques, 1986, vol. II: 82). Para Joaquim de Moura Coutinho, a exibio adquiriu uma importncia tal que devia ser perpetuada no seu jazigo. De facto, tudo neste monumento ostentao. Desde o braso familiar, que sublinha as origens nobilirquicas, aos emblemas do G.O.P. e do Supremo Conselho do Grau 33, tudo neste sepulcro transmite a ideia de autoridade. As preocupaes escatolgicas encontram-se totalmente ausentes deste jazigo; o discurso tanatolgico encontra-se orientado numa lgica de exibio de poder, sacrificando para isso todos os referenciais tradicionalmente associados ideia de morte. O que importa sublinhar a vida, e no a morte; o Homem vale pela memria
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

86

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

que deixa, pela imagem que transmite posterioridade. Ainda que no exista nenhuma referncia que abertamente aponte para a existncia de um anticlericalismo, a ausncia de qualquer iconografia crist e a nfase na posterioridade preconizam claramente, em 1862, alguns indcios que apontam para um processo de laicizao da sociedade e da prpria Maonaria.

O jazigo de Joaquim Neves

a) informao sobre o jazigo e nota biogrfica

O jazigo n. 3971 localiza-se no cruzamento da rua 7 com a rua 12 do Cemitrio dos Prazeres. O seu primeiro titular foi Joaquim Jos Cardoso Neves, que efectuou a compra em 13 de Setembro de 1893 por 53$460, destinando-o unicamente a si e sua mulher. Em 1909, a concesso do jazigo passou para Sancho de Jesus Cardoso Ai e Archimedes de Jesus Cardozo Homem. O jazigo foi ainda averbado em 1969 por Arquimedes Monteiro Cardoso Ai. Os restos mortais de 2 senhoras da famlia Cardoso Ai foram depositados em 1947 e 2007. Sobre o titular original no foi possvel obter qualquer informao, por o livro referente ao seu registo de bito se encontrar actualmente para restauro.

b) constituio fsica

O sepulcro consiste num enorme prisma trapezoidal encimado por um frontispcio em forma de delta, enquadrado na sua parte inferior por um friso com motivos espiralides. Na parte da frente do monumento, orientada a Sul, encontram-se gravados trs degraus que desembocam na representao de uma porta arredondada, e que se encontra ladeada por 2 pequenas janelas compostas por trs crculos. A porta contm uma inscrio em alfabeto manico, cuja traduo a seguinte: / MEMORIA/ SAUDOSA DE MINHA/ QUERIDA, ESTREMOSA/ ESPOSA,/ ADELAIDE BAPTISTA MEVES/ NESCEU A 27 DE AGOSTO/ DE 1858/ VIVEU 33 ANNOS, 2 MEZES,/ E 19 DIAS/ FALLECEU

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

87

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

A 15 DE NOVEMBRO/ DE 1891/ MANDADO ERIGIR/ POR SEU MARIDO/ JIAQUIM JOSE CARDOSO NEVES/ EM 16 DE NOVEMBRO DE 1894/ PAZ, A TUA ALMA.

c) leitura global do monumento

Para o viandante, este tmulo possivelmente um dos mais enigmticos em todo o Cemitrio dos Prazeres. Devido ao facto de a cifra Pig Pen ser relativamente pouco conhecida, no sero muitos os que so sequer capazes de relacionar este mausolu com o universo manico. Nenhuma leitura de particular interesse pode ser feita em relao forma do jazigo. Pelo seu frontispcio em delta, o monumento reporta a um templo grego, o qual porm no sustentado por quaisquer colunas. Os trs degraus numerados encontram-se tambm relacionados com o imaginrio manico e a toda a simbologia inerente ao nmero trs, (desde os graus da Ordem, passando pela idade dos Aprendizes e o nmero de Luzes da Loja). Neste caso, no entanto, a escadaria no representa a mediao entre o cu e a terra, porque desembocam numa porta permanentemente selada. No entanto, o factor realmente fundamental neste sepulcro a utilizao de um alfabeto diverso. Usualmente, as cifras so utilizadas para encriptar informao que no pode ser acessvel a todos, mas apenas aos que tiverem a chave para a decifrar. por isso natural que imediatamente se pense que um segredo se deve esconder por trs de to enigmticos glifos. Porm, a sua traduo quase desapontante. O epitfio no passa de uma sentida homenagem de um maon sua esposa, um comum lamento que em pouco difere de todos os outros que o rodeiam. Qual ento a necessidade de o redigir num alfabeto diverso? Na nossa leitura, a explicao mais plausvel na interpretao deste facto que a cifra Pig Pen represente a ostentao de uma ideologia a poucos reservada. A ideologia do tmulo reporta para a ideia do segredo manico, de algo apenas acessvel aos iniciados. Apresenta um caso de auto-definio e auto-descoberta pela excluso do Outro. A Maonaria apresenta-se assim como uma comunidade identitria, que enche de sentido uma existncia de tal forma que exclui a necessidade dos habituais referenciais escatolgicos.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

88

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

6.

A morte enquanto expresso de anticlericalismo: o jazigo de Sarah de Mattos

a) informao sobre o jazigo e nota biogrfica

Este sepulcro localiza-se no cruzamento da rua 12 com a rua 6A deste cemitrio. O seu titular Jos Joaquim da Silva Graa, na qualidade de Administrador do Jornal O Sculo. Comprou-o a 1 de Outubro de 1895, pela quantia de 23$000. Sarah foi aqui sepultada cinco anos aps a sua morte, a 26 de Julho de 1896. No mbito do projecto de Divulgao e Valorizao Cultural desta necrpole, este jazigo foi qualificado na categoria da Histria do Cemitrio. Sara Pereira Pinto De Matos nasceu em Lisboa, filha de Domingos Martins e de Domlia Mattos. Perdendo os pais em tenra idade, foi internada aos 14 anos de idade no Convento das Trinas, com o consentimento do seu tutor Dr. Jos Pereira Goulo, 2. oficial do Ministrio da Justia. Adoeceu gravemente ao fim de poucos dias de internamento, morrendo a 23 de Julho de 1891 sem qualquer assistncia mdica. Ainda que a causa de bito que se encontre registada seja sncope, cedo se comearam a espalhar os rumores de envenenamento. A autpsia veio a confirm-los, bem como a perpetrao de uma violao. O caso apaixonou a opinio pblica da poca. A campanha instigada pelo jornal O Sculo, pelo seu director Magalhes Lima e redactor Lus Judicibus, que lhe chegam mesmo a subscrever um jazigo mais digno das mltiplas romarias de que era alvo. Sarah torna-se o baluarte do anticlericalismo portugus, mas tambm chorada por uma larga camada popular, cada vez mais desiludida com o modelo de governao vigente.

b) constituio fsica

O monumento consiste numa lpide de mrmore, dividida em duas partes atravs de uma divisria horizontal. A parte de cima constituda por um pentgono, onde se encontra representada em grande plano uma pomba a debicar uma roseira. Por cima da pomba encontra-se um pequeno tringulo radiante, com um esquadro, um compasso e um olho inscritos. No resto da laje, encontra-se representada uma coroa de flores, nomeadamente a flor do maracuj e a alcachofra, de onde pende um
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

89

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

lao. Por baixo, encontra-se a seguinte inscrio: AQUI JAZ/ SARAH DE MATTOS/ FALLECIDA NO CONVENTO DAS TRINAS/ A 23 DE JULHO DE 1891/ POR SUBSCRIPO PBLICA NO JORNAL O SCULO/ O POVO LIBERAL DE LISBOA. Uma placa foi acrescentada posteriormente, onde reza: REMEMORANDO/ FAZ HOJE 20 ANNOS SARAH/ QUE DEIXASTE DE EXISTIR VCTIMA/ DUM ABOMINVEL CRIME!/ H 20 ANNOS QUE MOS PIEDOSAS AQUI VEEM EM ROMARIA/ JUNGAR DE FLORES A TUA CAMPA COMO PREITO DE SAUDADE/ MAS ESTE ANNO O MAIS SOLEMNE POR SER O DA TUA GLORIFICAO/ SIM! J FORAM EXPULSOS OS JESUTAS! E COMO TRIUMPHO AOS TEUS MARTYRIOS AQUI TE DEPOMOS/ DESCANA EM PAZ! EST VINGADA A TUA MORTE!/ DOS TEUS IRMOS CLLIA E REYNALDO

c) leitura geral do monumento

Este tmulo encontra-se envolto numa das polmicas que mais agitou a opinio pblica nos ltimos anos do sculo XIX, e que fez correr largos rios de tinta na imprensa da poca. A figura de Sarah de Mattos transformou-se no eixo em volta do qual se reuniu a indignada causa anticlerical, ao mesmo tempo que se tornou tambm objecto de uma curiosa e interessantssima devoo popular. O monumento encontra-se profuso de simbologia manica, que ganha um significado ainda mais profundo quando relacionado com toda a controvrsia que na poca se viveu. A forma pentagonal da lpide superior remete mais uma vez para a unio do esprito com a matria, para o nmero cinco enquanto smbolo do Homem e da perfeio. Mas o seu contedo consideravelmente mais significativo. Em plano principal, destacado em alto-relevo, uma pomba debica uma roseira. A pomba sinnimo de pureza e virgindade; a rosa, smbolo mstico riqussimo em significados, representa neste contexto o sangue derramado. O conjunto uma alegoria que simboliza Sarah, a jovem e pura virgem que derrama o seu sangue vtima da hedionda organizao eclesistica. Mais abaixo, uma coroa de flores incorpora trs alcachofras e duas flores de maracuj. Mais uma vez vincada a ideia de sofrimento, veiculado pelo smbolo por excelncia da paixo de Cristo29. Os elementos manicos, constitudos

29

Coroa de espinhos, cinco chagas e trs espiges.


SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

90

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

por um delta radiante que engloba um esquadro, um compasso, e um olho, pretendem assinalar o seu papel activo na luta da sociedade liberal contra a tirania da Igreja. Tal foi a comoo que a figura desta jovem menina, violada e assassinada s mos desse terrvel leviat, que o epitfio posterior recorda 20 anos de permanentes romarias. Congratula-se ainda pela vitria liberal que assinalou a Lei de Separao da Igreja e do Estado em 1911, em consequncia da qual foram expulsos os jesutas. A vingana encontra-se finalmente perpetuada: a baleia branca no voltar a fazer as suas vtimas, Sarah pode finalmente descansar em paz.

Concluso

O advento do iluminismo na Europa veio provocar uma profunda mudana no seio da sociedade ocidental. Perante a impossibilidade higinica de continuar a efectuar o enterramento ad sanctus, cada Estado moderno foi confrontado com um desafio: o tratamento dos seus defuntos. Enquanto nas naes do Norte da Europa optam por solues mais modestas, o cemitrio-jardim, as civilizaes latinas vo optar por uma paisagem de pedra, pela ostentao, pela transmisso de uma mensagem atravs da morte. O romantismo veio adicionar uma quantidade de novas respostas ao problema da morte, onde se assiste a uma maior emotividade e comoo. A todas as diferentes solues arquitectnicas que vo manifestar estas diferentes mundividncias, vo tambm somar-se os factores de crescente laicizao da sociedade, que se manifesta num abandono significativo de referenciais cristos e na heroicizao de vultos de grande importncia para a sociedade. O simbolismo manico ser um veculo de transmisso de todas estas novas sensibilidades perante o confronto da morte. Os jazigos do Cemitrio dos Prazeres que recriam este imaginrio deixam testemunhos de humildade, imponncia, ostentao, piedade, romantismo ou anticlericalismo. Porm uma questo se impe muito poucos so os maons que incluem na sua ltima morada os smbolos da conduta que os guiou durante a vida. Mesmo alguns Gro-Mestres da Maonaria Portuguesa, como Rodrigo da Fonseca Magalhes, ou Antnio da Costa Cabral, recusam a incluso deste iderio no seu sepulcro. A esmagadora maioria dos maons no vai transpor a sua
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

91

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

linguagem simblica para o discurso escatolgico, seja pela preferncia de outros referenciais, ou por imposio familiar ou social. No fundo, no confronto com o derradeiro mistrio, so muitos os que encontram maior segurana no refgio nos cnones tradicionais, que no se encontram dispostos a danar a sua alma eternamente devido a um mero capricho da sua efmera existncia.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

92

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

6. Anexos

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

93

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

94

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

95

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

96

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

97

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

Bibliografia:

A morte nos sculos XIX e XX: ARIS, Philippe Sobre a Histria da Morte no Ocidente desde a Idade Mdia. Lisboa: Teorema, 1989. CATROGA, Fernando A Militncia Laica e a Descristianizao da Morte em Portugal (1865-1911). Coimbra: [s.n.], 1989. 2 vols. ELIAS, Norbert La solitudine del morente. Bari: Laterza, 2004. FLORES, Francisco Moita Cemitrios de Lisboa: entre o real e o imaginrio. Lisboa: C.M., 1993. LEMOS, Fernando (dir.) O Cemitrio de S. Cornlio, Olivais. Fotocpias cedidas pelo autor. MATTOSO, Jos (dir.) Histria de Portugal. Lisboa: Crculo dos Leitores, 1994. Vol. VIII. MEDINA, Joo De Homero a Kafka, passando por Cervantes e Nietzsche: grandes mitos do imaginrio cultural europeu. CLIO Nova Srie. Vol. XI, 2004. MORIN, Edgar O Homem e a Morte. Lisboa: Ed. Europa Amrica, 1970. POIRIER, Jean (dir.) Histria dos Costumes Cdigos e Modelos. Lisboa: Editorial Estampa, 2001. Vol. VI. SOZZI, Marina Dispense di Tanatologia Storica, 2006/7. Fotocpias cedidas pelo autor. THOMAS, Louis Vincent O Homem e a Morte. In Histria dos Costumes Cdigos e Modelos. Lisboa: Editorial Estampa, [s.d.]. Vol. VI. VOVELLE, Michel La morte e l' Occidente. Dal 1300 ai giorni nostri. Bari: 'Ed. Laterza, 2000.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

98

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

O simbolismo manico: ASLAN, Nicola Grande Dicionrio Enciclopdico de Maonaria e Simbologia. Rio de Janeiro: Editora Artenova, 1974. BLUNT, Anthony Blake's 'Ancient of Days': The Symbolism of the Compasses. Journal of the Warburg Institute. London: The Warburg Institute. Vol. 2, n. 1 (Jul. 1938). BOURDIEU, Pierre O Poder do Simblico. Lisboa: Difel, 1989. CHASSAGNARD, Guy Petit Dictionnaire de la Franc-Maonnerie. Paris: ditions Alphe, 2005. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain Dicionrio dos smbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, nmeros. Lisboa: Teorema, 1994. LEMOS, Fernando; CORTINHAS, Ana Lcia; MOREIRA, Andr (a) Leitura Simblica do Tmulo da Famlia Santos Monteiro Jazigo 124 do Cemitrio Oriental de Lisboa. Fotocpias cedidas pelos autores. LEMOS, Fernando; CORTINHAS, Ana Lcia; MOREIRA, Andr (b) O Tmulo de Jos Elias Garcia no Cemitrio Oriental de Lisboa. Fotocpias cedidas pelos autores. LIGOU, Daniel Dictionnaire de la Franc-Maonnerie. Paris: ed.Ruf, 1987 MELLOR, Alec Dicionrio da Franco-Maonaria e dos Franco-Maons. S.Paulo: Liv. Martins Fontes Editora, Lda, 1989. PINTO, M. J. Do meio-dia meia-noite compndios manicos do Primeiro Grau. S. Paulo: Madras Editores, 2007. REGHINI, Arturo Escritos sobre a Maonaria. Lisboa: Hugin Editores, 2002. WIRTH, Oswald O simbolismo hermtico na sua relao com a Franco-Maonaria. Lisboa: Hugin Editores, 2004. ZEFERINO, Joaquim; SANTOS, Manuel Com a Maonaria no se brinca! Lisboa: Hugin Editores, 1999.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

99

| Dnia Rodrigues - A Simblica manica existente no Cemitrio dos Prazeres

Os maons portugueses: ARNAUT, Antnio Introduo Maonaria. Coimbra: Fora do Texto, 2006. CARVALHO, Antnio No tempo em que a pedra era linda. Historia. Ano XXIV (III serie), n. 46 (Junho 2002). DIAS, Graa; DIAS, Joo Os Primrdios da Maonaria em Portugal. Lisboa: Instituto Nacional de Investigao Cientfica, 1986. Vol.II, tomo II. DIAS, Joo Jos Levantar templos virtude. Histria. Ano XXIV (III Srie), n. 46 (Junho 2002). FERREIRA, Antnio Matos; CLEMENTE, Manuel (coord.) Histria Religiosa de Portugal. Lisboa: Crculo de Leitores, 2000. Vol. III. FLORES, Francisco Moita Jazigo da famlia Palmela: Uma simblica do Antigo Regime e da Ordem Manica. Histria. N. 152 (Maio 1992). GRAINHA, Manuel Borges Histria da Maonaria em Portugal. Lisboa: Tip. A Editora, Lda., 1912. Reedio na Editorial Veja. MARQUES, A. H. Oliveira Dicionrio da Maonaria em Portugal. Lisboa: Ed. Delta, 1986. 2 vols. MARQUES, A.H. Oliveira Histria da Maonaria em Portugal. Lisboa: Editorial Presena, 1997. 3 vols. MEDINA, Joo (dir.) Histria Contempornea de Portugal. Lisboa: Amigos do Livro/Multilar, [1986-1990]. Vols. III e IV. MEDINA, Joo (dir.) Histria de Portugal. Lisboa: Ediclube, 1993. Vol. IX.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 1, 2009

100

You might also like