You are on page 1of 9

1

Casamento, Divrcio e Novo Casamento: uma perspectiva bblica


Por Fernando Ferreira de Sousa1

Introduo2 Polmico, o assunto polmico! Este vocbulo empregado com freqncia quando o assunto de casamento, divrcio e novo casamento abordado, porm no podemos desconsiderar a importncia de definirmos uma posio a este respeito. Todos os pastores e lderes responsveis por ensinar a Bblia para o rebanho precisam ter uma posio clara sobre este assunto to importante para os nossos dias, pois cada vez mais o assunto surge ao nosso redor e dentro das igrejas evanglicas. Na verdade, at mesmo as denominaes e movimentos evanglicos deveriam ter uma posio por escrito sobre este assunto. Neste breve artigo pretendemos expressar uma posio bblica sobre casamento, divrcio e novo casamento e para evidenciar que a posio evanglica e conservadora alguns telogos e exegetas sero citados como fundamentos tericos. Comearemos com uma abordagem sobre a definio de casamento para depois tratarmos dos tpicos divrcio e novo casamento e suas aplicaes para a vida crist.

Casamento - Definio: Casamento a unio monogmica entre um homem e mulher, com o propsito de viverem em harmonia todo o restante de suas vidas estabelecendo assim uma famlia. Em quase todo mundo esta unio deve ser registrada em cartrio, especialmente devido as questes legais relacionadas a bens e a herana. Porm, o casamento uma prtica bem mais antiga do que a existncia dos Estados organizados ou mesmo dos prprios cartrios de registros civis. No Brasil, os primeiros casamentos com registros em cartrios s vieram a ser realizados aps a proclamao da Repblica, ou seja, apenas aps 1889. Antes disso, durante o Brasil Colnia e Imprio, os casamentos eram feitos unicamente por sacerdotes catlicos (REIFLER, 1992, p. 148). Em Gn 2.24, antes da queda, temos o casamento como uma instituio divina para toda a raa humana. Por isso, os textos de Malaquias 2.14 e Provrbios 2.17 apresentam Deus como testemunha da aliana do matrimnio entre um homem e uma mulher.
Pastor da Igreja Batista Adonai Osasco - SP Passagens bblicas que abordam o assunto: Dt 24.1-4; Ed 9-10; Jr 3.6-10; Ml 2.13-16; Mt 5.31-32; Mt 19.3-12; Mc 10.2-12; Lc 16.18; 1 Co 7; Rm 7.2-3
2 1

Deus instituiu o casamento com dois aspectos: o deixar e o unir. Ento, o casamento aos olhos de Deus acontece quando um casal deixa os pais, no sentido geogrfico, emocional ou mesmo financeiro e se unem. Esta unio envolve os aspectos de propsitos em comum, mas tambm a questo do relacionamento sexual tornando-se os dois uma s carne. O texto tambm deixa claro que a unio conjugal deve ocorrer entre duas pessoas de sexo oposto une sua mulher e que esta unio deve ser monogmica. Porm, em obedincia ao princpio de submisso as autoridades (Rm 13.1), cabem aos cristos oficializarem seus casamentos segundo as leis do pas, sem substituir a bno por meio de uma celebrao eclesistica com a devida aprovao dos pais, uma vez que estes devem ser honrados pelos filhos (Ef 6.1-3). Destacamos tambm que crente s pode se casar com crente (2 Co 6.14 No vos ponhais em jugo desigual com os incrdulos, porquanto que sociedade pode haver entre a justia e a iniqidade? Ou que comunho da luz com as trevas). Paulo deixa claro isso ao dizer que uma mulher viva est livre para um novo casamento somente no Senhor (1 Co 7.39) e o mesmo princpio est presente no Antigo Testamento com a proibio do relacionamento do povo de Israel com povos idlatras. Tambm devemos ter em mente que o casamento aos olhos de Deus no acontece apenas entre os crentes. Em Mc 6.14-17, temos uma referncia ao casamento irregular de Herodes e em Jo 4.17-18, Jesus diz a mulher samaritana que o atual marido dela, na verdade no o era. Ainda em 1 Co 6.9-11 lemos o seguinte: Ou no sabeis que os injustos no herdaro o reino de Deus? No vos enganeis: nem impuros, nem idlatras, nem adlteros, nem efeminados, nem sodomitas... herdaro o reino de Deus. Tais fostes alguns de vs; mas vs vos lavastes, mas fostes santificados,.... (grifo meu). Em 1 Corntios 7.12-14 d a entender que alguns crentes se converteram depois de terem se casado, por isso Paulo diz que se a parte incrdula aceitar continuar casado, que a parte crente no se separe. Vemos ento, que o casamento, mesmo entre dois descrentes, tambm era considerado como casamento, independentemente da crena do casal. Sendo assim, independentemente da f da pessoa, seu casamento casamento aos olhos de Deus, no importando o que a legislao diz. ... Portanto, o que Deus ajuntou no o separe o homem. (Mt 19.6 e tambm Ml 2.14 e Pv 2.17). Lopes e Lopes (2001, p. 172) dizem:
Foi Deus quem o instituiu para a raa humana. Todo casamento, portanto, quaisquer que tenham sido os motivos e as circunstncias que culminaram nele, uma unio legtima entre um homem e uma mulher.

Portanto, no importa se a pessoa era crente quando casou ou no, ela tem o compromisso de manter a aliana matrimonial assumida, independentemente de sua religio. Tambm devemos considerar que o ato sexual por si s, no caracteriza um casamento. Em Gn 34 temos o relato que Siqum desejava se casar com Din, mesmo j tendo

mantido relao sexual com ela. Sendo assim, a pessoa que se envolve com prticas sexuais sem se casar, comete o pecado de praticar o ato sexual fora do casamento (fornicao) e assim ofende os planos de Deus (1 Co 6.16; Ex 22.16-17; Hb 13.4). Como reflexo podemos considerar uma questo: Ser que todo caso de gravidez antes do enlace matrimonial se resolve com o casamento? Parece que certos jovens se casam, sem qualquer planejamento nestas circunstncias e acham que desta forma tudo estar resolvido, quando na verdade muitos outros problemas podero surgir.

Aspectos do casamento Compromisso de auxlio mtuo Gn 2.18 Compromisso de propagao da raa humana Gn 1.27-28 Compromisso de impedir a impureza 1 Co 7.2,9 Compromisso indissolvel Ml 2.16

Divrcio A Bblia enftica em dizer que Deus odeia o divrcio (Ml 2.16 ...o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repdio...) e de que uma prtica que est presente mesmo entre os servos de Deus por causa da dureza do corao humano (...Por causa da dureza do vosso corao que Moiss vos permitiu repudiar vossa mulher... - Mt 19.8). Tanto que em Deuteronmio 24.1-4 temos uma regulamentao da prtica do divrcio, no um incentivo, mas apenas uma regulamentao de uma prtica comum j existente nos dias de Moiss. Tanto que o princpio geral que o casamento para a vida toda. Princpio geral citado, por exemplo, como ilustrao em Romanos 7.2-3. Mas existem algumas situaes nas quais o divrcio lcito segundo as Escrituras. Stott e Lopes e Lopes dizem o seguinte a respeito de uma das possibilidades para o divrcio:
A nica situao em que o divrcio e o novo casamento so possveis sem transgredir o stimo mandamento quando o casamento j foi quebrado por algum srio pecado sexual. (STOTT, 2001, p. 95). O ensino que o divrcio s lcito se houver adultrio de uma das partes. Os que se divorciam por outros motivos, se casarem outra vez, cometem adultrio, e quem casar com os divorciados tambm cometem adultrio, diz o Senhor (cf. Mt 5.23; 19.9; Mc 10.11; Lc 16.10). O ensino de Jesus este, qualquer separao exceto por adultrio, torna um novo casamento em adultrio, alm de se constituir em si mesmo uma desobedincia clara ordem divina aquilo que Deus ajuntou, no o separe o homem. (LOPES; LOPES, 2001, p. 172)

Vale lembrar que o texto de Mateus 5.32 usa a palavra grega porneia que significa qualquer ato de imoralidade ou depravao sexual, como: bestialidade, pedofilia, homossexualismo (RIENECKER; ROGERS, 1995, p. 12), e no somente adultrio e os prprios Augustus Nicodemus Lopes e Minka Schalkwijk Lopes reconhecem isto dizendo que os dois nicos motivos bblicos para a separao so a infidelidade conjugal e o abandono pelo descrente (p. 182) (grifo meu). Sendo assim, o pecado de infidelidade sexual destri a aliana do casamento conforme podemos ver em Mt 5.31-32 e 19.8-9. Por destruir a aliana matrimonial o divrcio torna-se uma opo, mas ainda assim a melhor coisa a se fazer a reconciliao do casal e restaurao da aliana matrimonial por meio da prtica do perdo. Porm, quando um dos cnjuges no se arrepende de seu pecado (Lc 17.3), ou seja, continua a praticar a imoralidade sexual, faz com que o outro cnjuge fique sem condies de manter a aliana matrimonial. Neste caso de pecado sexual sem arrependimento, a Bblia permite o divrcio, pois como seria possvel manter uma aliana matrimonial em um relacionamento de bigamia, poligamia ou de promiscuidade? E consequentemente, fica implcita a permisso para um novo casamento. O texto de Mateus 5.32 usa duas expresses que traz o entendimento de que com o divrcio pode-se contrair um novo casamento. A primeira expresso a expe a tornar-se adltera e a segunda aquele que casar com a repudiada, ou seja, com a separao entendido que a pessoa estar em condies de assumir novas npcias. O problema que se o divrcio no ocorreu por relaes sexuais ilcitas sem arrependimento, os envolvidos estaro cometendo um novo pecado, tanto o cnjuge que tomou a iniciativa na separao, quanto a parte repudiada. Vejamos o que diz o texto:
Eu, porm, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relaes sexuais ilcitas, a expe a tornar-se adltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultrio. Mt 5.32

Esta compreenso do texto consta na Confisso de F de Westminster (XXIV - 5) Confisso de f de orientao reformada de 1648: No caso de adultrio depois do casamento, parte inocente lcito propor divrcio e, depois de obter o divrcio, casar com outrem, como se a parte infiel fosse morta. Como vemos, mesmo no sculo XVII a compreenso de alguns grupos conservadores j era a de que com o divrcio baseado na exceo bblica de Mateus 5.32 era possvel a parte ofendida um novo casamento. Logo, no uma nova posio que procura se adequar aos aumentos de casos nos anos recentes. Por mais difcil que seja para alguns aceitarem que um divrcio por motivo ftil ou qualquer outro motivo que no seja de porneia, no d permisso para nem mesmo a parte inocente de se casar novamente, exatamente isto o que o texto de Mateus 5.32 diz. O nico motivo que possibilita um novo casamento justamente o de pecado de imoralidade sexual sem arrependimento. Porm, muitas vezes o que est por trs de um

motivo ftil para o repdio justamente uma situao de adultrio. Por exemplo: um homem diz que no quer mais continuar casado com sua mulher porque ela no tem pacincia e no o trata bem; eles se separam, e depois de algumas semanas ele est envolvido com uma outra mulher, ou seja, escondido por trs do motivo ftil da separao, estava a inteno de adultrio ou o prprio adultrio em si confirmado mais tarde. Ento, Jesus Cristo ensina neste texto que o casamento no pode ser dissolvido por qualquer motivo. Possivelmente a expresso de Jesus em Mt 5.31 (Tambm foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, d-lhe carta de divrcio) era uma interpretao de Dt 24.1-4. Entre os judeus duas escolas de interpretao desta passagem foram desenvolvidas Hillel e Shamai, evidenciando que mesmo nos dias de Jesus a prtica de divrcio era bem comum. Uma escola defendia a separao por qualquer motivo (Hillel) e outra somente em casos de imoralidade sexual (Shamai). Jesus em Mt 5.32 defende esta segunda interpretao. Outro ensino implcito que um solteiro deve considerar qual foi o motivo da separao da mulher com quem, possivelmente, ele est pretendendo se envolver, pois ele cometer adultrio se envolver-se com uma mulher, por exemplo, que no tenha sido divorciada por motivo de infidelidade sexual. Tambm devemos enfatizar que o motivo justo para um novo casamento o pecado de infidelidade sexual sem arrependimento, ou seja, por mais difcil que seja, por mais complicaes que um pecado sexual possa trazer para um lar, o ideal restaurar da aliana matrimonial. Sendo assim, a parte inocente precisa focar sua ateno em agradar a Deus e perdoar sinceramente a parte culpada. Por isso, s vezes ser necessria uma separao momentnea devido a gravidade do pecado, mas a esperana, especialmente da parte inocente dever ser a de aguardar a manifestao de arrependimento da parte ofensora. Isso poder levar semanas, meses, ou quem sabe at mesmo anos. Fica implcito aqui, que no ser prudente a parte ofendida de uma relao matrimonial em pouco tempo j se envolver com outro relacionamento. Isto expressar muitas dvidas, at a de que possivelmente a parte inocente no seja verdadeiramente inocente, pois pode-se caracterizar pelo menos uma culpa passiva, ou seja, uma culpa na qual a pessoa no se importava pelo seu casamento, deixando de agir como um cnjuge amoroso, gentil, paciente, etc., contribuindo para o pecado do cnjuge ofensor. Alguns telogos e comentaristas evanglicos conservadores at aceitam o motivo da separao, mas no o novo casamento. Todavia, a questo est intimamente ligada a definio do termo divrcio, repdio e tanto culturalmente quanto biblicamente divrcio uma anulao legal do casamento, por isso subtendido que com o divrcio h possibilidade de um novo casamento, em outras palavras, divrcio uma licena para novas npcias. Em Dt 24.1-4 a prtica era a de lavrar um documento e permitir que a mulher pudesse estabelecer um novo casamento. E o novo casamento no era visto

como adultrio, pois se assim fosse, deveria ser punido como diz Dt 22.13-21 e Nm 5.11-31. O Novo Dicionrio da Bblia (DOUGLAS, 1995, p. 1016), tratando Dt 24.1-4 diz: depreende-se que o divrcio era praticado, e que algum tipo de contrato era dado esposa rejeitada, e que ela ento ficava livre para casar-se com quem quisesse. O mesmo Dicionrio tambm aborda Mt 19.9: difcil dizer que Mt 19:9 exclui a permisso para um novo casamento; e entre os judeus no existia o costume de separao sem permisso para um novo casamento. (p. 1017). E Coleman tambm diz em seu livro Manual dos Tempos e Costumes Bblicos (1991, p. 110): Na poca de Jesus, quando um casal se divorciava, o marido tinha que dar mulher uma carta de divrcio. Isso dava a ela o direito de se casar de novo. Tambm devemos ter em mente que os evangelhos se completam. Temos quatro evangelhos inspirados (Mateus, Marcos, Lucas e Joo) e mesmo que as passagens paralelas encontradas em Mc 10.1-12 e Lc 16.16-18 no abordem a exceo tratada por Mateus, devemos nos lembrar que esta uma das razes para termos mais de um evangelho, para que um esclarea o outro, ou seja, o texto de Mateus to inspirado quanto os de Marcos e Lucas e por isso no podemos abrir mo da informao de um em detrimento da de outro. Da mesma forma, Marcos 10.11-12 apresenta uma particularidade que Mateus e Lucas no apresentam a mulher sendo a pessoa que pode tomar iniciativa para o repdio ao cnjuge (E se ela repudiar seu marido e casar com outro comete adultrio.). Tratando desta clusula de exceo de Mateus, Stott (2001, p. 93) diz:
... esta clusula autntica. Eu gostaria de argumentar, como fazem quase todos os comentaristas conservadores, que temos de aceitar esta clusula no s como parte genuna do Evangelho de Mateus (pois nenhum manuscrito a omite), mas tambm como palavra autntica de Jesus... Parece muito mais provvel que a sua ausncia em Marcos e Lucas deve-se no ignorncia deles, mas por pressuporem que esta clusula de exceo fosse assunto de conhecimento de todos.

Um segundo motivo legtimo para o divrcio consta em 1 Co 7.15 o abandono por motivo da converso. Essa clusula no significa simplesmente que o cnjuge crente tem a liberdade de ser abandonado, mas certamente tambm significa que tem o direito de casar-se novamente. (DOUGLAS, 1995, p. 1017) O contexto de 1 Co 7 deixa claro que a separao no deve ter origem na vontade do crente, mas se ela acontecer por iniciativa do descrente, nica e exclusivamente devido a f crist, ento o divrcio aceitvel. Cabe a parte crente analisar bem sua conduta para verificar se a parte descrente realmente est tomando a deciso somente devido sua f, pois pela graa de Deus, um

cnjuge pode ser usado como instrumento para ganhar seu cnjuge descrente, sem palavra alguma, por meio do procedimento (1 Pd 3.1). Portanto, se o divrcio acontece baseado em uma das duas excees ensinadas pela Bblia admitimos que o recasamento aceitvel. Pallister (2005, p. 188) diz o seguinte:
Na prtica, parece-nos extremamente severo e bastante arriscado proibir um novo casamento a uma pessoa que se divorciou sem que tivesse culpa na ocorrncia e que, de acordo a autorizao expressa da Bblia, tenha optado pelo divrcio.

Ou seja, se divrcio uma licena para um novo casamento e os ensinos bblicos nos apresentam possibilidades para o divrcio, logo a Bblia tambm permite o novo casamento nestas circunstncias para a parte ofendida.

A situao de um divorciado Algo que tambm devemos considerar que possvel sim uma pessoa viver sem cometer pecados de fornicao, adultrio, ou qualquer outro pecado de imoralidade sexual, ou seja, uma pessoa que se divorciou sem um motivo considerado justo pelas Escrituras, pode sim ficar o resto de sua vida sem se casar ou se reconciliar com o cnjuge. Isto lhe possvel.
No vos sobreveio tentao que no fosse humana; mas Deus fiel, e no permitir que sejais tentados alm das vossas forar; pelo contrrio, juntamente com a tentao, vos prover livramento, de sorte que a possais suportar. 1 Co 10.13

1 Corntios 10.13 ensina que ningum tentado alm do que pode suportar. Sendo assim, uma pessoa divorciada pode procurar se reconciliar com seu ex-cnjuge, refletindo a graa, misericrdia e perdo de Deus ou decidir viver sem envolvimento com o sexo de forma ilcita. Ser benigno, compassivo e perdoar como Deus perdoou uma ordem (Ef 4.32), por isso um casamento com uma parte apenas que seja fiel ao Senhor, pode enfrentar qualquer dificuldade, pois sua alegria ser obedecer a lei de Deus (Grande paz tm os que amam a tua lei... Sl 119.165) e no estar baseada em circunstncias ou pessoas. 1 Corntios 7.8-9 (E aos solteiros e vivos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que tambm eu vivo. Caso, porm, no se dominem, que se casem, porque melhor casar do que viver abrasado.) tambm diz que possvel um crente viver sem casamento. Em Mateus 19, aps Jesus tratar o assunto de casamento, divrcio e novo casamento, deixando claro que quem se casa no deve se separar, a no ser por causa de relaes sexuais ilcitas (v. 9), os discpulos entenderam que devido a seriedade do compromisso do casamento era melhor at que no se casassem (v. 10). Mas Jesus

continuou sua abordagem dizendo que nem todos esto preparados para viverem como eunucos, ou seja, como pessoas com deciso de abstinncia sexual, porm, existem pessoas que assim se fizeram por causa do reino dos cus (v. 12). Enfim, assim como possvel a um solteiro viver em santificao, se abstendo da imoralidade sexual (1 Ts 4.3-8), tambm possvel a uma pessoa divorciada viver da mesma forma (se, porm, ela vier a separar-se, que no se case, ou que se reconcilie com seu marido.. 1 Co 7.11), tendo domnio prprio (Gl 5.23) e procurando sempre glorificar a Deus em todas as coisas. Da mesma forma, uma pessoa que tem seu cnjuge em situao enferma que o impossibilite de conceder o que lhe devido (1 Co 7.3), ou seja, atende-la sexualmente, ainda assim, pela graa de Deus, possvel manter a aliana matrimonial, bem como a pureza sexual. Como diz BROGER: A paz e alegria de Deus esto disponveis ao crente independentemente de outras pessoas, bens materiais ou circunstncias (Sl 119.165; Mt 5.3-12; Jo 14.27; 15.11; 16.33; Rm 14.17; Fp 4.4-7; 1 Pe 1.6-9). (1996, p. 98) Ou seja, um crente pode ser feliz casado ou solteiro, desde que seu foco esteja no agradar a Deus com sua vida acima de todas as coisas.

Divrcios e novos casamentos antes da converso Devido ao grande crescimento de casos de divrcios e recasamentos na sociedade atual, a igreja crist de hoje vai encontrar vrios casos de novos convertidos com o passado marcado por estes erros. Talvez divrcio sem uma base justa segundo as Escrituras ou dois ou trs casamentos, e coisas parecidas, mas os erros cometidos em ignorncia no podem ser imputados sobre estas pessoas. Como diz Atos 17.30 Ora, no levou Deus em conta os tempos da ignorncia; agora, porm, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;. Um convertido que previamente se divorciara, sobre bases suficientes ou no, e que tornou a casar-se, no pode tornar ao cnjuge original, e seu atual casamento no pode ser reputado como adultrio (1 Co 6:9,11). (DOUGLAS, 1995, p. 1017). No devemos esperar que um novo crente abandone sua situao de casamento atual, at porque o recasamento no um pecado imperdovel. Devemos expressar perdo e incentivar prticas crists para que o casamento atual seja fortalecido, visando a glria de Deus. O evangelho deve expressar a graa de Deus e devemos tomar cuidado com o legalismo que pode at acabar com famlias, ao invs de fortalec-las em Cristo. Tambm podemos considerar o caso de algum que se separou sem as bases bblicas antes de sua converso. Esta pessoa, idealmente, deveria tentar voltar para o seu cnjuge como expresso de seu arrependimento, ou seja, se reconciliar ou mesmo assumir a vida de solteiro, no visando casamento com ningum. Porm, se o retorno ao cnjuge no

for mais possvel por causa de envolvimento conjugal deste com outra pessoa, podemos considerar que o caso est agora na clusula de exceo de Mateus 5.32.

Consideraes finais A posio bblica aqui defendida pode ser categorizada como uma perspectiva que aceita o divrcio e o novo casamento em circunstncias limitadas e que independentemente do pecado cometido para permitir o divrcio a prioridade a reconciliao e manifestao de perdo. O que deve ser enfatizado que o ideal de Deus deve ser sempre buscado, ou seja, uma unio monogmica para toda a vida. No importam as excees, elas so para casos excepcionais, sempre que possvel a unio com o primeiro cnjuge deve ser mantida ou restaurada. Cabe a cada crente se lembrar do princpio de negar a si mesmo (Lc 9.23-24), visando glorificar somente a Deus. E cabe as igrejas auxiliarem os casais a viverem seus casamentos de forma bblica e tambm ensinar os jovens a importncia de se casarem com pessoas que verdadeiramente amam ao Senhor, para que tenham casamentos bem sucedidos, fazendo a diferena nesta sociedade na qual vivemos.

Referncias bibliogrficas: ASSEMBLIA DE WESTMINSTER. A confisso de f de Westminster. So Paulo: Cultura Crist, 2005. BROGER, John. Autoconfrontao: um manual de discipulado em profundidade. 2. ed. Palm Desert: Biblical Counseling Foundation, 1996. BBLIA. Portugus. Bblia sagrada. Traduo: Joo Ferreira de Almeida, edio revista e atualizada. Barueri: SBB, 1969. COLEMAN, William. Manual dos tempos e costumes bblicos. Traduo de Myrian Talitha Lins. Venda Nova: Betnia, 1991. DOUGLAS, J.D., organizador. O novo dicionrio da Bblia. 2. ed. Traduo de Joo Bentes. So Paulo: Vida Nova, 1995. GIOIA, Egidio. Notas e comentrios harmonia dos evangelhos. 3. ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1987. LOPES, Augustus Nicodemos; LOPES, Minka Schalkwijk. A Bblia e a sua famlia: exposies bblicas sobre o casamento, famlia e filhos. So Paulo: Cultura Crist: 2001. PALLISTER, Alan. tica crist hoje: vivendo um cristianismo coerente em uma sociedade em mudana rpida. Shedd Publicaes: So Paulo, 2005. REIFLER, Hans Ulrich. A tica dos Dez Mandamentos. So Paulo: Vida Nova, 1992. RIENECKER, Fritz; ROGERS, Cleon. Chave lingustica do Novo Testamento grego. Traduo de Gordon Chown e Jlio Paulo T. Zabatiero. So Paulo: Vida Nova, 1995. STOTT, John. A mensagem do Sermo do Monte: contracultura crist. Traduo de Yolanda M. Krievin. 3. ed. So Paulo: ABU, 2001.

You might also like